sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Acordeonistas Portugueses - Petar Maric

Livros | Antologia de Poesia Romena Contemporânea

Cinco décadas de poesia romena celebradas
em Portugal com uma antologia bilingue
Uma imagem com edifício

Descrição gerada automaticamente
Antologia de Poesia Romena Contemporânea celebra os últimos cinquenta anos da poesia romena. Múltipla e diversa, a poesia daquele país é representada, nesta edição, por vinte e sete dos mais eminentes poetas contemporâneos, de Dinu Flamand a Teodor Dună. A edição bilingue da Guerra e Paz (português e romeno) foi traduzida por Corneliu Popa. O livro chega às livrarias no próximo dia 19 de Novembro.

Antologia de Poesia Romena Contemporânea celebra os últimos cinquenta anos da poesia romena, representada por vinte e sete dos seus maiores poetas contemporâneos, de Dinu Flamand e Ileana Mălăncioiu até Teodor Dună*. Uma obra que nos dá a conhecer a cultura romena, o seu contexto histórico e as suas particularidades.

A primeira das vigorosas gerações poéticas representadas surgiu em meados dos anos 60 do século XX, quando um clima de relativa liberdade criativa se instalou, fruto das revoluções culturais que proliferavam um pouco por todo o mundo.

Seguiu-se o pós-modernismo dos anos 70, vencido pelo neo-expressionismo após a queda do comunismo, em 1989. O novo milénio trouxe uma tendência minimalista e biográfica associada ao trauma, e, entre os poetas mais recentes, observa-se a busca pela autenticidade e originalidade.

O universo da poesia contemporânea romena é uma viagem no tempo e na literatura, e lê-la é apenas o início.

A edição bilingue (português e romeno) da Guerra e Paz contou com a tradução de Corneliu Popa e o apoio do Instituto Cultural Romeno, Bucareste. A selecção dos poetas e dos poemas foi feita pelo Museu Nacional de Literatura Romena.

Esta é a segunda vez que a Guerra e Paz publica poesia romena, depois de, em 2017, ter editado Sombras e Falésias, de Dinu Flamand, obra apadrinhada pelo escritor português António Lobo Antunes, amigo do poeta romeno desde a década de 1980.

Antologia de Poesia Romena Contemporânea chega às livrarias de todo o país na próxima terça-feira, dia 19 de Novembro. O livro pode ainda ser adquirido através da loja online da editora.

*A lista completa dos vinte e sete autores incluídos na antologia está disponível na ficha do livro, em anexo.

Antologia de Poesia Romena Contemporânea
Tradução e Notas: Corneliu Popa
Ficção / Poesia
600 páginas · 15x23 · 29,90 €
Nas livrarias a 19 de Novembro
Guerra e Paz, Editores




Proença-a-Nova | Importadores internacionais visitaram empresas do concelho


Dois produtores da marca Proença-a-Nova Origem - Lagares da Catraia, S.A. e Almeida e Filhos Lda - receberam a visita de importadores da Bélgica, Alemanha e Estados Unidos da América, no dia 14 de novembro, no âmbito da iniciativa “Missão inversa de importadores/compradores”, organizada pela AEBB - Associação Empresarial da Beira Baixa. 

“As oportunidades que abrimos com a marca Proença-a-Nova Origem aos nossos produtores, e que através da AEBB e outras instituições parceiras que em rede se congregam para abrir novos destinos e realizar negócio, torna imperativa uma resposta e ação determinada dos nossos agentes”, afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. 

A AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa é uma das entidades nacionais copromotoras do projeto “Negócios no Mundo”, uma iniciativa da AIP - Associação Industrial Portuguesa, no âmbito do Sistema de Incentivos "Internacionalização das PME", em parceria com 7 Associações Regionais. Esta iniciativa pretende dar a conhecer aos importadores internacionais as empresas portuguesas interessadas em estabelecer contatos comerciais e exportar para os países selecionados. 

Integrada nesta missão empresarial, a marca Proença-a-Nova Origem terá um espaço dedicado à mostra de produtos em Pinhel, no âmbito da 5ª edição da feira “Beira Interior Vinhos & Sabores” a decorrer nos dias 15, 16 e 17 de novembro, organizada pela CVRBI - Comissão Vitivinícola da Região da Beira Interior e Município de Pinhel. 

O certame vai ter lugar no Centro Logístico de Pinhel e, a par do Salão de Vinhos e Sabores (que contará com cerca de 60 expositores oriundos de toda a Beira Interior), haverá ainda provas comentadas de vinhos, degustações de produtos locais, showcookings, um seminário e, ao longo dos três dias, animação musical a condizer com o ambiente pretendido para este evento.

Oeste | DO POPULAR AO VANGUARDISMO NO ACORDEÕES DO MUNDO

Em época propícia, de castanhas e água-pé, que convidam às sonoridades do acordeão, o concelho de Torres Vedras acolheu mais um festival dedicado a este instrumento musical, no qual o mesmo foi abordado na sua dimensão mais popular mas também num registo moderno e vanguardista.

Integrado nas Festas da Cidade de Torres Vedras, teve assim lugar entre os dias 26 de outubro e 11 de novembro a 16.ª edição do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo.

Uma iniciativa que se saldou por um balanço bastante positivo, a atestar desde logo pela adesão aos respetivos concertos, realizados no Teatro-Cine de Torres Vedras, nos quais se contabilizaram 1.320 entradas, uma afluência superior relativamente às edições anteriores do evento.

De destacar do programa desta edição de 2019 do mesmo, o concerto do grupo Danças Ocultas, que “abrira” o evento, ao atuar na sua primeira edição, tendo há quatro anos este quarteto regressado ao Acordeões do Mundo para tocar com a Orquestra Filarmonia das Beiras. Desta vez veio a Torres Vedras para comemorar os seus 30 anos de carreira, num espetáculo de lotação esgotada, onde voltou a encantar com o seu folk impressionista.

De salientar também desta 16.ª edição do Acordeões do Mundo o concerto do cantor e multi instrumentista argentino Melingo, que se apresentou com Facundo Torres (bandoneonista de renome internacional, que integrou grupos como Gotan Project, Grand Orchestre de Tango, Cuarteto Cedrón), proporcionando sonoridades inspiradas no tango que se cruzaram com outras influências como o rock ou a chanson.

Outro momento alto deste Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras foi o concerto do grupo de Janusz Prusinowski, o qual se tem dedicado à recuperação, promoção e valorização da música tradicional polaca, um trabalho que já lhe valeu a medalha de Bronze Gloria Artis, do Ministério da Cultura e Património polaco.

De realçar também da edição deste ano do Acordeões do Mundo o concerto de João Barradas e Vítor Rua, o qual foi especialmente encomendado para a iniciativa, que protagonizaram nesse espetáculo um "Diálogo". Recorde-se que João Barradas já atuara em 2013 neste festival, na altura, em trio.

Referência também do programa deste 16.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras para o baile realizado no Teatro-Cine de Torres Vedras com o duo franco-italiano Cochayuyo.

Por último, de relevar desta edição do Acordeões do Mundo as suas 29 merendas, que levaram as populares sonoridades do acordeão às mais diversas zonas do concelho de Torres Vedras, principalmente a cafés, restaurantes e associações, tendo nessas ações se contabilizado cerca de 900 participações.


Aveiro | CARTAZ DA MANIFESTAÇÃO DE 23 DE NOVEMBRO


Este é o momento para, em conjunto, lutarmos PELA DEFESA DO PATRIMÓNIO, para exigirmos a DEFESA DO AMBIENTE e para salvaguardarmos a DEFESA DAS NOSSAS ÁRVORES.

Faça chuva ou faça sol, DIA 23 DE NOVEMBRO ÀS 15H JUNTO À ESTÁTUA DE JOÃO AFONSO DE AVEIRO.
-----
-----

Anadia apoia mais um jovem empreendedor

Resultado de imagem para camara de anadia

A Câmara Municipal de Anadia assinou, no passado dia 14 de Novembro, mais um protocolo de apoio ao empreendedorismo, desta feita, com a jovem empresária, Liliana Henriques, sediada no Curia Tecnoparque, Tamengos, Anadia, no âmbito do Regulamento de Incentivos à Promoção do Empreendedorismo, do Investimento e Criação de Empresas “Invest em Anadia”.

A empresária desenvolve a atividade de prestação de serviços de consultoria (elaboração e acompanhamento de candidaturas, nomeadamente ao nível da elaboração e submissão de pedidos de pagamento, pedidos de alteração, esclarecimentos e relatórios de encerramento de projetos) e de realização de ações de formação em áreas diversas, incluindo a agrícola.

O protocolo prevê a atribuição de uma bolsa mensal, no valor de 250,00 euros, não reembolsável, durante o período de um ano, bem como apoio para a contratação dos serviços da Incubadora de Empresas do Curia Tecnoparque até aos seguintes limites anuais: 480,00 euros, 360,00 euros e 240,00 euros, no primeiro, segundo e terceiros anos de incubação, respetivamente.

A Câmara Municipal de Anadia procedeu a uma revisão às normas de execução da atribuição de benefícios fiscais e apoios municipais, no âmbito do Regulamento “Invest em Anadia”, por forma a clarificar alguns aspetos de aplicação prática das mesmas.

As alterações introduzidas têm por objetivo valorizar as candidaturas pelo seu caráter de inovação e diferenciação, pelo seu potencial interesse para o desenvolvimento do concelho e pelo perfil e competência do promotor nas especificidades do seu negócio.

Este tipo de apoios municipais faz parte de um conjunto de medidas e de mecanismos concretos de apoio e de incentivo à atividade empresarial no concelho de Anadia, visando atrair empreendedores e investimento, e apoiar o tecido empresarial instalado, à luz das orientações estratégicas descritas no “Invest em Anadia”. Com este programa, o executivo procura gerar dinâmica e atrair investimento, sobretudo aquele que se traduza em emprego nas diversas áreas estratégicas para o concelho.



Sabores do Minho| Mercado Gourmet Valença

De norte a sul Portugal é rico em produtos regionais, e neste caso concreto Valença do Minho não foge à regra.
MERCADO GOURMET VALENÇA é um exemplo da nossa afirmação. O Litoral Centro vai visitar este magnifico espaço no próximo dia 8 de Dezembro, bem como os excursionistas que integram a dita excursão, pois vão ter a possibilidade de participar num evento de provas de vinho e outros produtos da região.
Ocasião indicada para fazer compras a pensar no Natal, porque não? O que é bom tem o seu preço, e um sabor sem igual.


Sempre a pensar no sucesso das suas viagens e fidelização dos seus clientes, apresentamos um espaço em Valença do Minho: o MERCADO GOURMET VALENÇA.
 Sempre que realizar uma viagem para o Alto Minho ou Galiza, poderá agendar uma degustação GRÁTIS de produtos regionais no Mercado Gourmet.

 Este espaço foi criado com o intuito de atendimento de grupos e está organizado da seguinte forma: (envio fotos em anexo)
 - Loja de produtos regionais com sabores tipicamente portugueses, com uma ampla oferta de vinho, azeite, compotas, queijo, chouriço, presunto, bacalhau, chocolate, biscoitos, entre outros produtos delicadamente selecionados.

 - 3 salas de degustação de produtos regionais
 - 8 Wc´s
 Para visitar a nossa loja e usufruir da degustação GRÁTIS que consta de:  vinho verde, queijo, chouriço, presunto e broa, deverá efetuar marcação prévia através dos contatos telefónicos abaixo mencionados ou por email.

 O MERCADO GOURMET VALENÇA, terá todo o gosto em recebe-lo e proporcionar um momento de convívio com o seu grupo.
 “MERCADO GOURMET VALENÇA – PARAGEM OBRIGATÓRIA PARA OS SEUS GRUPOS”

Contacte-nos sem qualquer compromisso através de:
251 818 116
964 057 076


Fica o convite: sigma o Litoral Centro pelo link que se segue:http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/




Leiria | Município cria regulamento de atribuição de apoios às freguesias


Resultado de imagem para Leiria
O Município de Leiria aprovou esta terça-feira, em reunião do Executivo, o regulamento que estabelece as condições e os critérios na atribuição de apoios às Freguesias e Uniões das freguesias.
Segundo o projeto de regulamento, trata-se de um instrumento “uniformizador e proficiente de equidade e transparência”, que pretende contribuir para a prestação do serviço público às respetivas populações por parte das Freguesias e das Uniões de Freguesias, entidades que “têm uma especial relação de proximidade que lhes confere uma posição privilegiada”.
Considerando que “algumas freguesias dispõem de meios bastante escassos”, o Município definiu como objetivos a promoção do desenvolvimento cultural, recreativo, artístico, social, educativo, desportivo e o apoio a iniciativas que promovam atividades de interesse municipal, bem como o incentivo ao relacionamento institucional.
De natureza financeira ou não financeira, o apoio pode ser pontual e abranger atividades regulares ou relativo à infraestruturação, beneficiação e modernização.
As Freguesias e Uniões de Freguesias deverão apresentar as suas candidaturas até 30 de setembro do ano anterior ao da execução da atividade, sendo que, em caso de apoio financeiro, este não deverá exceder os 85 por cento do valor da despesa efectiva e não comparticipada.
Recorde-se que, para 2020, o Orçamento da Câmara Municipal prevê a duplicação do investimento nas freguesias do concelho, com a transferência de 6,1 milhões de euros, num sinal de preocupação com o desenvolvimento equilibrado de todo o território.

Aprovada a empreitada do Centro Náutico e Piscatório da Praia da Vagueira

Foi aprovada a abertura do procedimento para a empreitada do Centro Náutico e Piscatório da Praia da Vagueira, com um preço base de cerca de 800.000 euros e um prazo de execução de 12 meses, cuja candidatura foi submetida ao Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro, no âmbito do Programa Operacional MAR2020, e aprovada com um valor de financiamento de cerca de 683.000 euros que corresponde a uma taxa de comparticipação comunitária de 85%, não reembolsável.
O projeto consiste na requalificação da zona adjacente ao canal de Mira na Praia da Vagueira, com vista à criação de um Centro Náutico e Piscatório e uma zona de areal. Este Centro Náutico e Piscatório está assim localizado na principal entrada da Praia da Vagueira e assume deste modo especial destaque urbanístico. Esta estrutura vai incorporar funções sociais, desportivas e económicas para a população residente e visitante. Está previsto o aumento do cais existente com a criação de um equipamento em madeira com 13 apoios a pescadores e 1 apoio à zona de areal, com uma rampa e guindaste de movimentação para acesso dos barcos à água e zona de acondicionamento de embarcações em terra.
Neste projeto está ainda previsto um segundo equipamento do outro lado da estrada, com dois volumes distintos mas adjacentes. O primeiro em madeira, onde se insere um bar, sala e esplanada e uma Escola de Vela com gabinetes e balneários. O segundo volume, em estrutura metálica, é uma zona open-space de garagem para barcos pertencente à Escola de Vela.
A área total de implantação deste projeto é de 8273 m2

Ana Gomes reconhecida pela campanha política para aprovar “Lei Magnitsky” europeia

Resultado de imagem para Ana Gomes reconhecida pela campanha política para aprovar “Lei Magnitsky” europeia
Renascença
A antiga eurodeputada socialista Ana Gomes prometeu "continuar a lutar" pela defesa de causas ligadas aos direitos humanos ao ser distinguida em Londres com o prémio Sergei Magnitsky, juntamente com jornalistas e advogados de vários países.
Ana Gomes foi reconhecida na quinta-feira com o prémio na categoria de Campanha Política pelo seu envolvimento na aprovação do regime de sanções europeias a pessoas ou países responsáveis por violações graves dos direitos humanos.
O diploma foi inspirado na Lei Magnitsky dos EUA, adotada em 2012 e criada para punir responsáveis pela morte do advogado russo que denunciou vários casos de corrupção e de fraude fiscal por parte das autoridades do seu país e morreu em prisão preventiva, em 2009.
Em Março deste ano, Ana Gomes foi uma das promotoras de uma resolução aprovada por larga maioria no Parlamento Europeu que defende a imposição de medidas restritivas, como o congelamento de bens e a proibição de entrada na União Europeia, "contra qualquer pessoa ou entidade que seja responsável - através da participação, assistência, financiamento ou contribuição - pelo planeamento, pela direção ou pela perpetração de graves violações dos direitos humanos, abusos e atos de corrupção sistémica" com elas relacionados.
"Sempre lutei e quero continuar a lutar por causas que relacionam a corrupção com os direitos humanos", disse a portuguesa à agência Lusa no final da cerimónia, realizada na quinta-feira à noite em Londres.
Este ano foram também distinguidos as jornalistas Maria Ressa e Gulchehra Hoja, os advogados James Goldston e Rupert Skilbeck, a opositora russa Lyubov Sobol e o saudita Jamal Kashoggi, este postumamente.
No ano passado, o Prémio de Campanha Política foi atribuído ao atual ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab, por ter liderado, enquanto deputado do Partido Conservador, um grupo de colegas de diferentes partidos políticos para introduzir uma emenda à Lei de Finanças Criminais que permite o congelamento de bens de pessoas responsáveis por violações graves dos direitos humanos e que depois tentam lavar dinheiro no Reino Unido.
Lusa / Madremedia

Moçambique | FMI revê em alta crescimento económico de Moçambique em 2019 mas rebaixa PIB para 2020

Foto de Adérito Caldeira

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em alta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique até ao fim do ano. “As projecções para 2019 foram revisadas, no caso do crescimento do PIB, em alta de 1,8 por cento para 2,1 por cento” indicou nesta quarta-feira (13) o chefe da equipa do FMI que visitou o nosso país, Ricardo Velloso, que no entanto rebaixou as expectativas para o próximo ano “espera-se que o crescimento do PIB real venha a atingir 5,5 por cento em 2020”.

Em Maio último o Fundo Monetário rebaixou o crescimento do PIB, que fora estimado em 3,8 por cento, prevendo o impacto dos ciclones Idai e Kenneth na economia nacional porém agora: “As projecções para 2019 foram revisadas, no caso do crescimento do PIB, em alta de 1,8 por cento para 2,1 por cento e a razão é que a agricultura tem estado um pouco melhor do que esperávamos”.

“A projecção de inflação foi revisada em baixa, de 8,5 por cento para 3 por cento este ano, e essa foi uma grande surpresa. Normalmente quando há um choque de oferta tão grande, quanto o que aconteceu em Março e em Abril se nota uma aceleração muito grande da inflação, isso não aconteceu, a inflação de Maputo é muito baixa, por exemplo”, revelou o chefe da equipa do FMI que desde 6 de Novembro esteve em Maputo para analisar os desenvolvimentos económicos recentes e actualizar as projecções macroeconómicas.

No entanto estas estimativas revistas do FMI continuam a ser muito conservadoras comparativamente às projecções do Governo de Filipe Nyusi que incluindo o impacto dos dois ciclones que em Março e Abril fustigaram o Centro e o Norte de Moçambique reviu o crescimento este ano para 2,5 por cento e espera que a inflação cresça para 7 por cento.

Entretanto a missão do Fundo Monetário rebaixou as expectivas de um crescimento de 6 por cento no próximo ano. “As perspectivas para 2020 são de uma forte recuperação da actividade económica e de uma inflação baixa. Espera-se que o crescimento do PIB real venha a atingir 5,5 por cento em 2020, suportado pelos esforços de reconstrução pós-ciclones, uma recuperação na agricultura, e pelo estímulo económico de um relaxamento gradual adicional das condições monetárias e da regularização dos pagamentos internos em atraso aos fornecedores. O sector da construção e outras actividades deverão também ser impulsionadas pelos investimentos nos megaprojectos de gás natural liquefeito (GNL)”, declarou Velloso que projectou que a “inflação deverá permanecer baixa, com uma ligeira subida para 5 por cento no final de 2020”.

“Consistente com as recomendações da última consulta ao abrigo do Artigo IV, a missão recomenda uma consolidação fiscal gradual a médio prazo, com vista a eliminar o défice fiscal primário até 2022, salvaguardando ou aumentando, simultaneamente, despesas sociais bem direccionadas. O financiamento deve continuar a apoiar-se em donativos externos e empréstimos altamente concessionais, dado o elevado nível da dívida pública. A missão saúda os progressos significativos na regularização dos pagamentos internos em atraso aos fornecedores e sublinha que, apesar de alguns progressos, são necessários esforços adicionais para regularizar os reembolsos do IVA em atraso”, recomendou o FMI.

Al Shabaab ainda não representa um risco para a economia moçambicana

Entretanto, e embora o Comité de Política Monetária (CPMO) do banco central tenha interrompido a descida das suas taxas de referência para o sistema financeiro, a missão do Fundo Monetário Internacional avalia “que há amplo espaço para o Banco de Moçambique continuar a relaxar a política monetária face às expectativas de inflação bem ancoradas, desde que este relaxamento seja suportado por uma política fiscal prudente”.

Instado pelo @Verdade a clarificar os motivos que teriam levando o CPMO a não baixar a Taxa Mimo, as taxas da Facilidade Permanente de Depósitos e da Facilidade Permanente de Cedência, assim os coeficientes de Reservas Obrigatórias para os passivos em moeda nacional e em moeda estrangeira, Ricardo Velloso explicou que: “Se você relaxa a Política Monetária muito rápido e esses riscos se materializam há a possibilidade do Banco de Moçambique ter que aumentar as taxas de referencia e eles querem evitar isso”.

“Então o jeito é a Política Fiscal, nós esperamos que 2020 seja um ano de consolidação fiscal, um ano pós-eleitoral, mas há riscos. O Orçamento (de Estado) vai ser preparado um pouco mais adiante, o Banco de Moçambique não tem hoje esses elementos para julgar. Mas há outros riscos como o processo de paz, está a caminhar bem mas não se sabe se ele vai continuar a caminhar bem. Há um risco que vem da economia internacional, há uma guerra comercial em andamento, se as coisas se resolverem bem óptimo, se não se resolverem bem é um problema e Moçambique é parte da economia internacional e por isso o banco de Moçambique tem que ser cauteloso”, argumentou.

Relativamente a insurgência protagonizada há mais de 2 anos por grupos apelidados de “Al Shabaab” na Província de Cabo Delgado o Fundo Monetário Internacional considerou que ainda não representa um risco para a economia moçambicana. “No Norte do país há sim problemas de violência que precisam de ser enfrentados, mas para a economia eu acho que o processo de paz (com a Renamo) talvez seja um pouco mais importante, uma parte importante do país fica sem acesso aos produtos”.

“No Norte do país o risco é para execução dos megaprojectos, no momento não aconteceu nada, os megaprojectos seguem, a informação que temos é que é possível protege-los e continuar com os investimentos, mas o risco é que essa violência se escale, tomamos muito boa nota dos esforços que o Governo está fazer para controlar a situação”, concluiu Ricardo Velloso.

Fonte: Jornal A Verdade, Mçambique

Moçambique | Nyusi adia novamente Lei do Conteúdo Local e avisa “nem todos vamos caber nestes negócios de gás”

O Presidente Filipe Nyusi voltou a adiar “sine die” a aprovação da Lei de Conteúdo Local e avisou nesta quarta-feira (13) aos empresários moçambicanos “nem todos vamos caber nos negócios de gás”.

Discursando na abertura da 6ª Cimeira sobre gás natural, em Maputo, o Chefe de Estado começou por sonhar com um futuro melhor “a afirmação da economia moçambicana na região, no continente e no mundo doravante está ligada, em parte, a exportação e exploração de recursos naturais, acção da qual esperamos tirar maiores benefícios quer no que diz respeito a mão-de-obra, quer no que tange na participação de empresas moçambicanas no fornecimento de bens e prestação de serviços”.

Em seguida Nyusi falou da realidade actual, imposta pelas petrolíferas: “Muitas vezes temos estado a falar na lei de inclusão ou de Conteúdo Local, a lei por si só pode sair amanhã, ou no próximo semestre, o importante é nós os moçambicanos estarmos preparados para sairmos de simples reclamações, não fazemos isto não fazemos aquilo, precisamos de ser empresas fornecedoras de serviços de qualidade e credíveis, e é possível com parcerias com aqueles que sabem fazer mas também com associativismo”.

“A consolidação do associativismo e cooperativismo empresarial a que tenho estado a apelar é uma estratégia simples mas eficaz para o empoderamento dos próprios empresários, quer para a aquisição de certificados de qualidade que lhes permitam explorar mais as suas áreas de negocio e crescimento enquanto empresários, a nossa experiencia mostra-nos e ensina-nos que a união faz a força, ninguém sairá vitorioso actuando neste mercado complexo e tão competitivo de forma isolada, precisamos de sinergias”, sugeriu.

Tentando conter a expectativas dos moçambicanos, muito poucos presentes na 6ª Cimeira sobre gás natural, o Presidente da República reeleito para um segundo mandato divagou sobre a diversificação da economia indicando a agricultura e pesca como o caminho para o desenvolvimento e enfatizou: “nem todos vamos caber nestes negócios de gás”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Oeste | PRODUTOS ENDÓGENOS EM DESTAQUE NAS FESTAS DA CIDADE DE TORRES VEDRAS

Mais de 80 atividades deram forma ao programa da 16.ª edição das Festas da Cidade de Torres Vedras, que decorreu entre 26 de outubro e 11 de novembro. Cultura, gastronomia e desporto uniram-se em torno da tradição para 17 dias de festa, que contaram com a participação de cerca de 40 mil pessoas.

O Pavilhão Multiusos do Parque Regional de Exposições acolheu as tradicionais tasquinhas, com as freguesias do Concelho a apresentar os petiscos típicos da região, sempre acompanhados por um programa de animação diária. Ao longo do certame, cerca de 30 mil pessoas passaram por aquele espaço, que recebeu os concertos de Susana Félix e Camané.

A principal novidade desta edição passou pelo Fórum de Inovação de Gastronomia e Vinho RESERVA, que decorreu entre os dias 1 e 3 de novembro, no Pavilhão Expo. Um evento que visou promover o trabalho dos produtores locais, mas também dar a conhecer iniciativas e projetos inovadores associados ao vinho e à vinha, à gastronomia local, aos produtos endógenos e aos serviços associados. Na ocasião foi, ainda, lançado o Guia de Enoturismo de Torres Vedras e realizou-se a cerimónia de entrega de prémios dos concursos de pastel de feijão e de vinhos de Torres Vedras de 2019.

O passeio de máquinas agrícolas antigas percorreu as principais artérias da Cidade, no dia 3 de novembro, dando a conhecer algumas das “relíquias” que integraram a Exposição de Máquinas Agrícolas Antigas, que esteve patente durante as Festas da Cidade no Parque Regional de Exposições.

Os atletas torrienses estiveram em destaque na cerimónia de entrega de prémios do Campeonato Municipal de Atletismo, que decorreu na noite de 4 de novembro. No âmbito desportivo, o programa das Festas da Cidade contou ainda com a realização da "Torres Vedras Night Run", do passeio pedestre São Martinho pelas Escarpas da Maceira, da Rota das Adegas em BTT, do Trail Run e Caminhada, do Torneio de Golf e do Torneio de Petanca, que foi adiado para o dia 17 de novembro.

Compras, vinho e acordeão conjugaram-se para o “São Martinho, Compras e Vinho”, que se realizou a 8 de novembro. Dezenas de estabelecimentos comerciais do centro histórico de Torres Vedras estiveram de portas abertas, durante o período noturno, com provas de vinho e atuações de acordeonistas.

Em véspera de Dia de São Martinho, o Teatro-Cine acolheu a Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal, onde foram atribuídas medalhas municipais a cidadãos, empresas e associações do Concelho. O dia já tinha começado em festa, com o desfile de bandas filarmónicas do Concelho.

No dia em que se assinalou o Feriado Municipal realizou-se a conferência “Torres Vedras no caminho da sustentabilidade: os próximos 40 anos”, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho. Uma sessão que promoveu a reflexão sobre o futuro, a sustentabilidade e as alterações climáticas, no ano em que se celebra os 40 anos de elevação de Torres Vedras a cidade.

O programa das Festas da Cidade de Torres Vedras encerrou com a final do Festival das Vindimas, que decorreu no Pavilhão Multiusos. Beatriz Flamino, da Freguesia de Ponte do Rol, foi eleita Rainha das Vindimas, num espetáculo que contou com uma assistência de aproximadamente duas mil pessoas.

No âmbito das Festas da Cidade de Torres Vedras decorreu, ainda, o Acordeões do Mundo - Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras. 29 merendas do acordeão, quatro concertos e um baile deram forma a esta edição do Festival, que registou uma maior afluência de público.

Durante o certame foram, também, proporcionados almoços de confraternização a cerca de 2.500 seniores do Concelho, que decorreram no Pavilhão Multiusos.


Conferência sobre aleitamento materno

A Ministra da Saúde felicitou os 15 hospitais do SNS “amigos dos bebés”
“Investir no aleitamento materno, adaptar as instituições e serviços do SNS para que possam melhor responder às necessidades das mães e das crianças é fundamental para criar as bases de um desenvolvimento saudável da criança e da jovem mãe” afirmou hoje a Ministra da Saúde que participou na sessão de encerramento da Conferência Internacional sobre Aleitamento Materno. Numa iniciativa organizada pela Comissão Nacional Iniciativa Amigos do Bebé, a conferência decorreu no Centro de Reabilitação do Norte, inserido no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.
Marta Temido felicitou os 15 hospitais do Serviço Nacional de Saúde que atualmente detêm o estatuto de “Hospitais Amigos dos Bebés”, na medida em que este reconhecimento “demonstra preocupação e compromisso para com as pessoas, com a sua centralidade no SNS e para com a necessidade de prestar melhores cuidados”.
A prioridade dada à saúde desde os primeiros anos de vida ganha relevo no novo programa do Governo, tendo a Ministra sublinhado na sua intervenção que crianças e adolescentes mais saudáveis, capacitadas para fazer escolhas mais informadas e gerirem a sua saúde com qualidade, asseguram que “os adultos de amanhã serão, também, mais saudáveis, mais autónomos e independentes, até ao envelhecimento”.
Sob o lema “Capacitar as famílias favorece a Amamentação hoje e sempre”,  a Conferência Internacional de Aleitamento Materno contou com o apoio da Unicef Portugal. O programa contemplou diversos temas, como a “estratégia nacional para a alimentação nos primeiros mil dias de vida”, o “papel dos municípios na promoção de uma alimentação saudável” e ainda “política de promoção do aleitamento materno no sistema de saúde.

DGS | Alimentação Saudável

Nova campanha visa diversificar hábitos alimentares.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) lança esta quarta-feira, dia 6 de novembro, uma campanha nacional para incentivar os portugueses a aumentarem o consumo de fruta, hortícolas, leguminosas e água, enriquecendo a dieta de forma progressiva.
A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, explicou que o incentivo ao consumo destes alimentos pretende ser uma estratégia para modificar «passo a passo» a dieta dos portugueses, sublinhando a base científica destas recomendações.
«Sabemos que não é de um dia para o outro que se alteram hábitos alimentares. E não é só acrescentar estes alimentos. Naturalmente, os hábitos alimentares vão mudando e haverá um ajuste no consumo de outros alimentos», disse Graça Freitas.
Para a responsável, o objetivo é diversificar a alimentação, com base na evidência científica.
A Diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), Maria João Gregório, sublinhou que esta campanha, que dura três semanas, será «pela positiva».
A responsável recordou que mais de metade dos portugueses não atinge o consumo recomendado de frutas e hortícolas e, quanto às leguminosas, só se consome um quarto das doses recomendadas.
«E a água é cada vez mais substituída por outras bebidas com açúcar adicionado, o que não é recomendável», alertou.
Reconhecendo que as mudanças nos hábitos alimentares são difíceis, Maria João Gregório sublinhou a importância das pequenas alterações, «passo a passo», explicando que os alimentos abrangidos por esta campanha não foram escolhidos por acaso.
A campanha terá cobertura nacional e será divulgada nas televisões, rádios, imprensa, nacional e regional, em mupis e cartazes nos transportes públicos, além dos meios online, para motivar os portugueses a diversificar a sua alimentação.
«Comer melhor, uma receita para a vida» é o slogan da campanha, que na primeira semana se focará em motivar o consumo de água, na segunda semana o de leguminosas e na terceira e última semana o consumo de fruta e hortícolas.
Segundo o relatório de 2019 do PNPAS, os hábitos alimentares inadequados são um dos principais determinantes da perda de anos de vida saudável pelos portugueses e que o baixo consumo de cereais integrais, fruta e frutos oleaginosos são os principais fatores que contribuem para a perda de anos de vida saudável.
O documento indica que cada português consumiu no ano passado 60 litros de refrigerantes, o que equivale a 3,3 quilogramas de açúcar, um valor menor do que no ano anterior, quando começou a ser aplicado o imposto sobre estas bebidas.
Contudo, o relatório revela que entre fevereiro e abril deste ano houve um aumento de 4% nas vendas destes produtos relativamente ao período homólogo de 2018.
Fonte: Lusa

Porto | Obras no Serviço de Imuno-hemoterapia do São João

CHSJ_Porto651
Serviço de Imuno-hemoterapia do CHUSJ vai ter novas instalações.
As obras nas futuras instalações do serviço de Imuno-hemoterapia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, incluindo o Banco de Sangue, começaram hoje, dia 4 de novembro, e devem estar concluídas até fim de novembro, divulgou o hospital.
Esta empreitada vai permitir a transferência daquele serviço e do Banco de Sangue para «outro local do hospital», onde entram «em funcionamento no início de dezembro», libertando espaço necessário para a construção da nova ala pediátrica, explica o CHUSJ em comunicado.
O hospital destaca que o novo espaço do serviço de Imuno-hemoterapia contempla «melhoria das infraestruturas, equipamentos e estacionamento para receber todos os dadores de sangue, bem como o aumento da capacidade e da qualidade de resposta do serviço».
De acordo com o CHUSJ, o Banco de Sangue do São João «é o maior banco de sangue hospitalar no país, com cerca de 20 mil doações por ano, permitindo garantir a autonomia da instituição no que se refere aos componentes sanguíneos».
Quanto às novas instalações, «os condicionamentos de acesso e as alterações de circulação no perímetro do hospital serão comunicados oportunamente», acrescenta o comunicado.
«A transferência das instalações do serviço de Imuno-hemoterapia do CHUSJ está contemplada no plano de construção da ala pediátrica, libertando espaços programados para o desenvolvimento da obra».
O hospital destaca ainda que aquela empreitada «está a decorrer de acordo com o calendário previamente estabelecido, permitindo que a ala pediátrica esteja concluída até ao final do primeiro semestre de 2021».
Fonte: LUSA

Aveiro | Novas instalações para endoscopia

Hospital de Aveiro renova Serviço de Gastrenterologia.
A administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) anunciou no dia 4 de novembro, que entraram em funcionamento novas instalações para endoscopia do Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Aveiro.
As novas instalações contam com «duas salas de endoscopia, com sanitários e vestiários, uma sala de reprocessamento, com três máquinas de lavagem, com capacidade para desinfeção de cinco endoscópicos em simultâneo e com sistema de traceabilidade da utilização dos endoscópios, e uma sala para armazenamento dos endoscópicos, dotada de dois armários, com um sistema de traceabilidade integrado, que asseguram o controlo microbiológico».
De acordo com uma nota de imprensa do CHBV, foram também adquiridas duas torres de endoscopia «de última geração», com endoscópios de alta definição que, »além da melhor qualidade de imagem, permitem realçar imagens endoscópicas, através de um sistema de imagem avançado – NBI (Narrow-Band Imaging)».
«A nova funcionalidade, que requer treino adequado e empenho de toda a equipa, irá possibilitar maior deteção e melhor caracterização das lesões, importante na tomada de decisões terapêuticas, endoscópicas ou cirúrgicas) e orientação adequada dos doentes», explica o texto.
As novas instalações da área endoscópica, cujas obras de adaptação demoraram cerca de três meses e meio, possibilitam ainda a realização de exames com insuflação de dióxido de carbono, em vez de ar ambiente, “que proporcionará exames menos dolorosos e mais confortáveis».
Segundo a administração do CHBV, a área da Pequena Cirurgia também foi alvo de remodelação, com criação de uma sala de recobro, capacitada para três macas e dois cadeirões, «que irá permitir um recobro mais confortável e seguro».
A requalificação das instalações afetas ao Serviço de Gastrenterologia vai possibilitar que aquele serviço inicie a realização do rastreio do cancro colorretal, que havia sido acordado com a Administração Regional de Saúde do Centro, informa ainda o CHBV.
Fonte: LUSA

Região Norte | Obras no Hospital de Gaia

enfermaria e camas
Ministra da Saúde garante concretização na legislatura.
A Ministra da Saúde, Marta Temido , garantiu, dia 8 de novembro, que as obras projetadas para o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) vão concretizar-se «sem dúvida nesta legislatura».
«O Governo vai desencadear todos os esforços para que a obra que é necessária possa acontecer no mais curto espaço de tempo possível. Esta tem sido uma obra complexa, mas sem dúvida que nesta legislatura queremos concretizar», disse a Ministra da Saúde.
Marta Temido , que falava aos jornalistas à saída de uma conferência no Centro de Reabilitação do Norte, gabou a «qualidade técnica dos profissionais» do CHVNG/E, admitiu que este estabelecimento de saúde «tem passado por algumas turbulências» e avançou que poderão existir novidades «na semana que vem», apontando que têm decorrido reuniões com o novo Conselho de Administração do hospital.
«Está garantido que o Governo vai desencadear as diligências necessárias para concretizar esta obra», que se traduz numa nova urgência e em novas enfermarias, disse a governante.
Na mesma altura, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, avançou que a fase C de obra custará cerca de 60 milhões de euros e «poderá estar no terreno» em 2021. A fase B da obra estará concluída em março de 2020.
Fonte: Lusa

Health at a Glance 2019

Portugal é o 3.º país da OCDE com maior rácio de médicos per capita.
Portugal surge na terceira posição, no total de 45 países, relativamente ao indicador «número total de médicos per capita» da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Existem, atualmente, cinco médicos por cada mil habitantes, o que coloca Portugal à frente de países como Alemanha, França e Reino Unido.
Os dados foram revelados na publicação anual Health at a Glance, referente a 2019, divulgada esta quinta-feira, dia 7 de novembro, pela OCDE.
Na análise da evolução de um conjunto de indicadores ao longo do tempo, observam-se várias tendências positivas. Assim, no que respeita à esperança de vida Portugal surge ligeiramente acima da média da OCDE com 81,5 anos (mais oito meses que a média).
Portugal apresenta resultados favoráveis no consumo de tabaco, em que a média de fumadores diários maiores de 15 anos é de 16,8%, abaixo da média da OCDE, segundo o documento, que indica que as taxas de tabagismo variam de mais de 25% na Grécia, na Turquia e na Hungria, para menos de 10% no México e na Islândia. Já no que respeita ao consumo de álcool, os portugueses reduziram em cerca de dois litros o consumo de álcool ‘per capita’ entre 2007 e 2017, bebendo em média 10,7 litros por ano.
Esta edição do relatório Health at a Glance 2019 apresenta os dados mais recentes, comparáveis entre os estados membros da organização, designadamente sobre o estado de saúde das populações, o acesso aos cuidados de saúde, a qualidade dos cuidados prestados e o desempenho dos sistemas de saúde.

Para saber mais, consulte:

OCDE – Health at a Glance 2019 (em inglês e francês)

Primeiro robô cirúrgico do SNS

Hospital Curry Cabral já tem equipamento de cirurgia robótica.
O Hospital Curry Cabral inaugurou esta sexta-feira, dia 8 de novembro, o primeiro robô para cirurgias do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O equipamento, que foi doado ao Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Central (CHULC) pelo Imamat Ismaili, terá custado entre três a quatro milhões e meio de euros e poderá ser utilizado em várias especialidades como substituto da mão do cirurgião, permitindo maior precisão e cirurgias menos invasivas.
A cerimónia de inauguração contou a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do príncipe Aga Khan, da Ministra da Saúde, Marta Temido , e do Presidente da Universidade Aga Khan, Firoz Rasul.
Na sua intervenção, a Ministra da Saúde agradeceu «o gesto generoso que Sua Alteza o Aga Khan concedeu ao SNS e a Portugal», sublinhando que «cabe a nós ser sábios o suficiente para garantir que o SNS possa fazer as mudanças necessárias que garantam que esse elemento básico da democracia portuguesa permaneça eficiente, robusto, universal e acessível».
Marta Temido lembrou que, atualmente, os desafios a ser enfrentados pelo SNS são «diferentes e mais complexos do que os já enfrentados até agora» e que «nos próximos anos, o SNS deve encontrar maneiras inovadoras e eficientes de continuar a fornecer cuidados de saúde de qualidade e sustentáveis».
O Presidente da República, que teve a oportunidade de experimentar o equipamento, considerou que «o SNS, além de preocupado permanentemente com o ir ao encontro das necessidades, que mudam e são crescentemente exigentes numa sociedade que muda, também tem de dar saltos do ponto de vista da qualidade científica e tecnológica».
«Este é um grande salto que só foi possível devido à doação do príncipe Aga Khan, porque implica muito – implica uma transição, implica uma formação, formação cá dentro e lá fora – e é muito significativo que esteja a ocorrer no SNS, portanto, em unidades públicas que estão dedicadas à saúde dos portugueses», afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
Para saber mais, consulte:
Portal SNS > SNS | Robot cirúrgico