sexta-feira, 22 de outubro de 2021

De 22 a 27 de outubro Cantanhede assinala Semana da Igualdade

Vai decorrer de 22 a 27 de outubro, no concelho de Cantanhede, um conjunto de iniciativas sob o tema Semana da Igualdade. Com organização do Município de Cantanhede, em parceria com o EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza e AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, as atividades visam estabelecer um compromisso coletivo com a igualdade.

A iniciativa local Semana da Igualdade, prevê momentos de partilha e reflexão com diversos públicos, de forma a disseminar as políticas de Cidadania e Igualdade de Género, bem como da prevenção da Irradicação da Pobreza.

Estas ações têm como objetivo dar visibilidade ao roteiro Cidadania em Portugal, desafiando as comunidades locais a uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre cidadania e participação cívica, assinalando diferentes momentos e iniciativas junto da comunidade.

Uma aula de desporto, no dia 23 de outubro no Parque Verde, junto das Piscinas Municipais, pelas 11h00, marca o início dos trabalhos, a que se seguem inúmeras ações de sensibilização ao longo destes 6 dias, nomeadamente relacionadas com temáticas como “Dia Internacional para a Irradicação da Pobreza”, “Despir os Preconceitos, Vestir a Inclusão”, “1.ª Caminhada da Igualdade – Percurso do Marquês”, Mural “Mensagem para a Igualdade”, Flash mob da Igualdade” e “Igualdade em Rede”.

O Dia Municipal da Igualdade foi criado em 2008, através de um projeto cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, apresentado pela ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local.

A primeira comemoração do DIA MUNICIPAL PARA A IGUALDADE foi a 24 de outubro de 2010, celebrado por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, que promovem iniciativas de CIDADANIA LOCAL que coloca a tónica na IGUALDADE como fator de desenvolvimento, promovendo iniciativas que dão visibilidade a questões como os Direitos das Mulheres, a Violência Doméstica, a Igualdade Salarial, o Combate à Pobreza, o Acolhimento de Migrantes, a Inclusão de Pessoas com Deficiência e Incapacidade, a Igualdade de Oportunidades, entre outras.

A Comissão Organizadora constituída em 2013 e que se tem vindo a alargar, é uma parceria informal de plataformas e coletivos de associações, organizações da sociedade civil e entidades públicas, atuando nos domínios da igualdade entre mulheres e homens, das migrações e da integração das pessoas com deficiência, comprometidas institucionalmente com a promoção da Igualdade, procurando divulgar e promover o Dia 24 de outubro e a Agenda de Iniciativas comemorativas que se realizam um pouco por todo o território continental e arquipélagos.


23 OUT - 11h00 às 12h00

Desporto para todos/as - Aula de Grupo

Parque Verde junto às Piscinas  


23 OUT - 14h45 às 15h00

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza 

Campanha Nacional sobre o Direito à Habitação da EAPN 

Auditório do Museu da Pedra  


23 OUT - 15h00 às 17h30

Campanha “Despir os Preconceitos, Vestir a Inclusão”

Lançamento dos livros “Todos somos Um” e “Sem dor somos livres de pensar e sentir”, no âmbito dos Núcleos Distritais de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu da EAPN Portugal

Auditório do Museu da Pedra 


24 OUT - 09h30 às 10h30

1ª Caminhada da Igualdade - Percurso do Marquês 

Praça Marquês de Marialva, junto à Estátua (ponto de encontro) 


25 OUT - 10h00 às 16h30 

Mural "Mensagens para a Igualdade" 

Casa Francisco Pinto 


26 OUT - 12h00h às 12h15  

"Flash mob da igualdade"

Praça Marquês de Marialva 


27 OUT 

Igualdade em Rede 

Difusão de mensagem aos Parceiros da Rede Social através de canal digital  


Covilhã | CAFÉ LITERÁRIO COM MANUELA RIBEIRO

A escritora Manuela Ribeiro é a convidada da Câmara Municipal da Covilhã para o próximo “Café Literário”.

A tertúlia sobre literatura retoma o caráter presencial no dia 26 de outubro, pelas 18h00, no Paço 100 Pressa. O “Café Literário” com Manuela Ribeiro contará com a apresentação de Pedro Leitão Pais.

Complementarmente e no âmbito da iniciativa “Trocado para Miúdos”, a escritora estará ainda presente em várias escolas do concelho da Covilhã, para contar histórias e apresentar os seus últimos livros aos mais novos.

Manuela Ribeiro nasceu nas Caldas da Rainha em 1951.

É licenciada em Estudos Germanísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi professora de Português, Inglês e Alemão do 2.º e 3.º ciclos; docente na Escola de Produção e Formação Profissional da Liga Portuguesa dos Deficientes Motores; professora cooperante na prática pedagógica de Inglês de alunos do Instituto Politécnico de Leiria.

Traduziu diversas obras de caráter literário, artístico e técnico e foi responsável pela adaptação para língua portuguesa do projeto inglês “Lost My Name”.

É autora dos romances juvenis “Horas de Acordar” e “Eu sou bom mas não me gabo”, das coleções “Aventuras de Miguel e Ricardo” e “Para os mais Pequenos”; “Uma letra, mil palavras” e “Versos para meninos que comem sempre a sopa toda”. Alguns dos seus livros integram o Plano Nacional de Leitura.

Atualmente dedica a maior parte do seu tempo à escrita e a dinamizar sessões de promoção da leitura em escolas e bibliotecas de todo o país.

Nona edição da CONFIA arranca dia 28 em formato presencial

 A nona edição da CONFIA – Conferência Internacional de Ilustração e Animação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai decorrer nos dias 28 e 29 de outubro, em Aveiro, assinalando o regresso à normalidade presencial, depois da realização online no ano passado.

Organizada pela Escola Superior de Design (ESD) do IPCA e pelo Centro de Investigação ID+, esta nona edição terá lugar no Auditório da Universidade de Aveiro, onde são esperados cerca de uma centena de participantes.

Segundo Paula Tavares, diretora da ESD e principal responsável pela CONFIA, adianta que “esta edição pretende proporcionar um momento crucial na discussão contemporânea das áreas da ilustração e animação, que possuem uma longa tradição e, simultaneamente, são pioneiras em inovação tecnológica”.

“Tratando-se de um encontro científico, será explorada a extensão do espaço multidisciplinar que inclui uma ilustração e a imagem animada”, adianta, acrescentando que serão abordadas “as áreas tradicionais do Desenho, Ilustração Editorial, Ilustração Científica, Animação, Animação 3D, com as últimas inovações e experiências proporcionadas pela tecnológica, o Storytelling e as Narrativas Visuais”.

Com este objetivo, estarão presentes oradores internacionais que são referências nas suas áreas.

Lawrence Zeegen – académico, escritor de design e ilustrador britânico – vai apresentar o trabalho “Fifty (Seven) Years of Illustration: Passion, Patterns, Potential and People”. Na mesma área, também do Reino Unido, Andrew Selby traz uma comunicação subordinada ao tema “Editorial Illustration: Audience Interaction through Time and Space”.

A CONFIA deste ano contará, ainda, com a presença do ilustrador Isidro Ferrer, que vai apresentar “Respirar”, revisitando-se enquanto criador, e Luciana Eguti, que trará a sua visão de animadora em “Animation: from the individual process to the studio workflow”.

Além destes oradores principais, a Comissão Científica da CONFIA selecionou 54 artigos de mais de uma centena de autores de 15 nacionalidades.

Mais informações: https://confia.ipca.pt/

Marinha Grande | CÂMARA INTERVÉM EM CHAMINÉS CENTENÁRIAS


A Câmara Municipal da Marinha Grande vai realizar uma intervenção de manutenção em duas das chaminés de alvenaria de tijolo, que se encontram localizadas na cidade, na sequência da avaliação estrutural que realizou.
Vão ser removidos alguns elementos soltos nas chaminés localizadas junto ao Edifício Cristal Atrium e ao Parque Municipal de Exposições, que poderão causar danos em pessoas ou bens, garantindo-se a sua estabilidade e segurança.

Por iniciativa da Câmara Municipal foi realizada uma verificação estrutural a cinco chaminés localizadas na Fábrica Escola Irmãos Stephens, Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, Fábrica de Vidros da Marinha Grande – IVIMA e nos locais já referenciados, segundo a normativas europeias e nacionais em vigor.
A análise de estabilidade incluiu variáveis como peso próprio, ação do vento, pressão do pico, força do vento sobre as chaminés e ação de um possível sismo.

As chaminés fazem parte do património edificado e histórico da Marinha Grande, reportando-se a antigas fábricas de vidro que foram o berço da indústria vidreira.

Assinatura de acordo de cooperação Sábado, 23 de Outubro, 9h30 Câmara Municipal das Caldas da Rainha

 O Município de Caldas da Rainha, Politécnico de Leiria e o Instituto de Bolsas de Estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique assinam, amanhã, sábado, 23 de Outubro, pelas 9h30, na Câmara Municipal, um acordo de cooperação.

Através do presente protocolo o Município e o Politécnico de Leiria acordam atribuir apoios aos estudantes selecionados pelo Instituto de Bolsas de Estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique que ingressem, através do concurso especial de acesso e ingresso para estudantes internacionais, nos cursos Técnicos Superiores Profissionais ministrados pelo Politécnico de Leiria.

Estarão presentes o presidente da Câmara Municipal, Vítor Marques; o presidente do IPL, Rui Filipe Pinto Pedrosa; e a Diretora-Geral do Instituto de Bolsas de Estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique, Carla Maria Elias Caomba.

 

Alec Baldwin mata acidentalmente uma pessoa durante rodagem de filme

O ator norte-americano Alec Baldwin matou acidentalmente a diretora de fotografia do filme que estava a rodar, ao disparar uma arma de adereço que não devia estar carregada, afirmou hoje a polícia local.

A vítima mortal foi identificada como Halyna Hutchins, de 42 anos, tendo os disparos ferido também o realizador do filme, Joel Souza, de 48, que foi admitido na unidade de cuidados intensivos do centro médico Christus St. Vincent, nos arredores de Santa Fé, no estado do Novo México, sudoeste dos Estados Unidos.

As vítimas foram atingidas quando "Alec Baldwin disparou uma arma de fogo utilizada para as filmagens" de "Rust", tendo sido já iniciada uma investigação, de acordo com um comunicado do gabinete do xerife de Santa Fé.

O acidente ocorreu durante a tarde (hora local) de quinta-feira, no rancho de Bonanza Creek, onde estavam a ser filmadas várias cenas do western, do qual Baldwin era produtor e protagonista. O local é famoso para rodar este tipo de filmes nos Estados Unidos, sendo pano de fundo em "Cowboys & Aliens" ou "Longmire".

De acordo com os responsáveis pela investigação, que se deslocaram ao local, o incidente parece ter sido causado pela utilização, como adereço, de uma arma de fogo, disparada durante uma cena do filme.

"A polícia está a investigar que tipo de bala foi


disparada e como", acrescentou o comunicado, sem referir quantos tiros foram disparados.

Produção devastada com acidente

De acordo com um jornalista do 'Santa Fe New Mexican', que publicou uma foto de Baldwin depois de interrogado, o ator, de 63 anos, está abalado pelo incidente.

Ninguém foi detido e até o momento não foram apresentadas acusações, segundo a polícia, que se encontra a interrogar as testemunhas.

"Todo o elenco e os trabalhadores [do filme] estão absolutamente devastados com a tragédia de hoje, e queremos enviar as nossas mais profundas condolências à família de Halyna e aos seus entes queridos", explicou a produtora num comunicado.

"Interrompemos a produção do filme por tempo indeterminado e estamos a cooperar totalmente com o departamento de investigação da polícia de Santa Fé", completa a nota.

A revista American Cinematographer apontou Halyna Hutchins, a vítima mortal, como uma das estrelas em ascensão da fotografia no cinema. Apesar de morar Los Angeles, nasceu na Ucrânia e foi criada numa base militar soviética dentro do círculo polar ártico.

Os sets de filmagens têm normas para o uso de armas, mas existem vários acidentes deste género a apontar nas últimas décadas.

Um dos mais famosos aconteceu quando Brandon Lee, filho da lenda das artes marciais Bruce Lee, morreu durante as filmagens de "O Corvo", após ser baleado com uma arma que deveria de ser pólvora seca, sem projétil.

A irmã de Brandon Lee, Shannon Lee, comentou o incidente no Twitter.

"Os nossos corações estão com as famílias de Halyna Hutchins e de Joel Souza e de todos os envolvidos no incidente em 'Rust'", publicou na conta oficial no Twitter de Brandon Lee. "Ninguém deveria de ser morto por uma arma num set de um filme", completou.

"Rust"

Escrito e realizado por Joel Souza, "Rust" conta a história de um marginal, Harland Rust, interpretado por Alec Baldwin, que vem em auxílio do neto, de 13 anos, condenado a ser enforcado por homicídio.

Baldwin é protagonista de filmes e séries de televisão desde os anos 1980, mas tornou-se particularmente popular nos EUA nos últimos anos pelas imitações de Donald Trump no programa "Saturday Night Live".

Madremedia/lusa

Imagens:cinepop (inside)/ revistaoeste (outside)

Familia e clima são os fatores que mais pesam para o regresso dos emigrantes portugueses

Uma análise às expectativas de regresso dos emigrantes portugueses em França, Luxemburgo e Alemanha revelou que a família e o clima são os principais motivos para quererem voltar, ao contrário do emprego e dos benefícios sociais.

“Expectativas de regresso dos portugueses residentes na União Europeia” é o nome do estudo apresentado hoje durante a Conferência “Regresso de emigrantes portugueses: expectativas e experiências na União Europeia”, promovida pelo Observatório da Emigração.

Apresentado por Pedro Candeias, o estudo analisou as expectativas dos portugueses que residem em França, Luxemburgo (onde a emigração portuguesa é mais antiga) e Alemanha, com uma emigração mais recente, oriunda de Portugal.

Contribuíram para este estudo respostas de 302 pessoas em França, 167 do Luxemburgo e 139 a residirem na Alemanha.

Na Alemanha, mais de metade dos emigrantes inquiridos tinha um doutoramento e mestrado, sendo mais significativa a presença de mulheres emigrantes portuguesas.

Os portugueses residentes nestes três países elegem os serviços sociais, a saúde, a segurança social, a componente económica (profissão e rendimento) como aqueles que lhes proporcionam maior satisfação.

No polo oposto, o clima e a vida social, com o primeiro a influenciar o segundo, são os mais negativos.

Os emigrantes portugueses revelam-se mais satisfeitos na Alemanha, seguindo-se os que vivem no Luxemburgo e finalmente em os que residem em França.

Em França, pesa a insatisfação com a segurança pública e a situação política.

Questionados sobre a vontade de regressar a Portugal, todos os inquiridos disseram que pretendem ficar no país onde estão a residir, com metade a dizer que planeiam voltar no prazo de dez anos.

Sobre o regresso, os que residem em França são os que mais querem voltar para “a terra” onde viviam.

A família e o ambiente são os fatores mais apontados como motivos para voltar, com os emigrantes na Alemanha a referirem em maior quantidade a questão do reencontro familiar.

Este aspeto pode justificar-se, segundo Pedro Candeias, com o facto da emigração portuguesa na Alemanha ser mais composta por mulheres, mais qualificadas, que optaram por emigrar, muitas vezes sozinhas, em busca de melhorar a sua carreira e serem mais bem remuneradas por isso.

Dos três destinos, a França é a dos emigrantes que acreditam conseguir alcançar os objetivos da emigração, nomeadamente acumular dinheiro e depois regressar.

Os motivos mais apontados para continuarem no país onde vivem são os benefícios sociais, o rendimento e o mercado de trabalho.

Na conferência foram igualmente apresentados os resultados de um estudo sobre as “Expectativas de regresso dos portugueses do Reino Unido”, que resultou de um inquérito com 423 participações.

Dos inquiridos, 67,1% tinha habilitações superiores, trabalhando em áreas como as ciências médicas, enfermagem e tecnologia.

Como motivos apresentados para terem saído de Portugal, os inquiridos indicaram os fatores laborais, os baixos salários, a falta de oportunidades de progressão na carreira e de um emprego compatível com a sua formação.

São precisamente estes os motivos apontados pelos inquiridos para a sua satisfação por estarem emigrados no Reino Unido.

A situação política no Reino Unido, em parte relacionada com a saída da União Europeia (UE), e o clima são os fatores negativos mais apontados pelos inquiridos.

O estudo apurou que 39% pretende regressar, 28% quer voltar, mas não sabe quanto, 28% está indecisa e existe ainda uma minoria que pretende voltar a emigrar, mas para outro país.

Também neste caso, são os motivos familiares e emocionais, assim como o clima, os que pesam mais para a vontade de regressar.

Madremedia/Lusa

Jornada em memória das vítimas arranca hoje com centenas de iniciativas

A jornada em memória das vítimas da covid-19 arranca hoje com centenas de iniciativas por todo o país que se estendem até domingo, dia em que os promotores apelam a um minuto de silêncio às 14:00.

Em resposta ao desafio colocado pelo manifesto “Memória e Esperança”, promovido por um grupo de 100 pessoas de várias áreas e que recebeu o apoio do Presidente da República, vão ser realizadas a partir de hoje centenas de iniciativas, sobretudo, nas escolas, mas também nas juntas de freguesia, disse à agência Lusa o jornalista Jorge Wemans, da comissão promotora da “Jornada de memória, luto, e afirmação da Esperança”.

Jorge Wemans adiantou que a resposta ao desafio feito pelos promotores “superou todas as expectativas”, com mais de 150 iniciativas registadas no ‘site’ “memoriaeesperanca.pt” pelas mais diversas entidades de todo o país, “mas serão o dobro ou o triplo”, porque não era obrigatório fazer o registo das atividades.

“Acreditamos que durante estes três dias haverá de facto uma expressão pública muito interessante e nós não queremos, e não podemos esquecer o que vivemos durante a pandemia e afirmamos a esperança de que temos necessariamente que caminhar em direção a uma sociedade menos desigual, mais capaz de aproveitar as qualidades e tudo quanto constitui a força de cada um de nós”, declarou.

Segundo Jorge Wemans, as iniciativas que visam fundamentalmente homenagear as vítimas, lembrar todos os profissionais dos diversos setores, como os da saúde, que mantiveram a “sociedade viva durante os tempos de confinamento” e, sobretudo, “sublinhar a esperança num futuro melhor”.

Ao fim da manhã de hoje, a Assembleia da República aprova um voto de solidariedade e felicitação pela convocação desta jornada.

Na manhã de domingo, a Banda de Música da Força Aérea e a Banda de Música da Armada enchem o Rossio, em Lisboa, com música tocada em homenagem à memória das vítimas da pandemia e pela esperança num país mais justo, mais fraterno e mais marcado pela igualdade.

Às 14:00, a população é desafiada a parar e fazer um minuto de silêncio.

Este minuto de silêncio servirá para, mais uma vez, tomarmos consciência de que temos razões para acreditar que, se uma sociedade foi capaz de se unir para vencer uma pandemia, é também capaz, de alguma forma, de ir muito mais longe para construirmos uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais solidária”, sublinhou.

A cerimónia de encerramento da jornada será presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que “acompanhou de perto a iniciativa”.

“Vai estar connosco no encerramento desta jornada no domingo por volta das 18:00 nos terrenos anexos ao Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde vamos plantar uma árvore, a que chamaremos a Arvore da Memória”, salientou.

O grupo que apresentou esta proposta é composto por pessoas de várias áreas, figurando entre elas músicos, atores, escritores, médicos, políticos, jornalistas, juristas, entre outros.

A escritora Alice Vieira, o ex-ministro da Justiça Laborinho Lúcio, o psiquiatra Daniel Sampaio, o humorista Bruno Nogueira e os músicos Pedro Abrunhosa e Rui Veloso são alguns dos promotores desta jornada.

Madremedia/Lusa

Cerca de 200 polícias em operação de “grande envergadura” de combate ao tráfico de armas

 

A operação policial “Scorpion” está a decorrer desde as 5h00 da mahã desta sexta-feira, e está a cargo do Departamento de Armas e Explosivos da Direção Nacional da PSP, adianta a instituição em comunicado.

Cerca de 200 polícias estão a realizar hoje de manhã uma operação de “grande envergadura” nos distritos de Lisboa, Setúbal e Faro para cumprimento de mais de 50 mandados de detenção no âmbito do combate ao tráfico armas, anunciou a PSP.

A operação policial “Scorpion” está a decorrer desde as 5h00 da mahã desta sexta-feira, e está a cargo do Departamento de Armas e Explosivos da Direção Nacional da PSP, adianta a instituição em comunicado.

“No âmbito das suas competências de controlo de armas e explosivos e de investigação criminal, está desde as 05:00 do dia de hoje a executar uma operação policial de grande envergadura, em três distritos do país (Lisboa, Setúbal e Faro), para cumprimento de mais de cinco dezenas de mandados de detenção, mandados de busca (domiciliária e não domiciliária)”, sublinha.

A investigação conta com a participação de efetivos policiais dos departamentos de Armas e Explosivos da Direção Nacional da PSP, de Investigação Criminal da PSP, do Comando Metropolitano de Lisboa, dos Comandos Distritais de Faro e Setúbal, da Unidade Especial de Polícia, através do Grupo de Operações Especiais e Corpo de Intervenção, e da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana.

Técnicos de emergência pré-hospitalar realizam hoje greve e concentração em frente ao INEM

Decretada pelo Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH), a greve começou as 00h00 e termina às 24h00, estando previstos os serviços mínimos.

Os técnicos de emergência pré-hospitalar estão em greve esta sexta-feira, 22 de outubro, e realizam uma concentração em frente às instalações do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para exigir a revisão da carreira e melhores condições de trabalho.

Decretada pelo Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH), a greve começou as 00h00 e termina às 24h00, estando previstos os serviços mínimos.

A concentração em frente às instalações do INEM, em Lisboa, está prevista para as 11h00.

Além da revisão da carreira e melhores condições de trabalho, os técnicos de emergência pré-hospitalar exigem também salários dignos e abertura de concursos para fixar profissionais.

O presidente do sindicato, Rui Lázaro, explicou que os motivos são os que têm vindo a ser reivindicados pela estrutura sindical e que se mantêm sem resposta, “apesar da reunião de julho onde foram assumidos compromissos” pela tutela.

“Continuamos sem data para iniciar o processo de revisão da carreira, o que tem trazido transtornos à emergência médica, e a nossa elevada taxa de abandono está manifestada no concurso que está a correr e cujos candidatos já estão a um quarto das vagas em aberto”, afirmou o responsável, acrescentando: “Isto prova por si só a fraca atratividade da carreira e a necessidade de revisão”.

Segundo o STEPH, o Acordo Coletivo de Carreira Especial, cujo processo negocial ficou concluído em 2018, está ainda por publicar passados três anos.

Além deste acordo coletivo, o sindicato aponta a perseguição de trabalhadores, a formação dos técnicos – “que deveria demorar seis meses e volvidos cinco anos continua por concluir” - e os equipamentos das ambulâncias.

Universidade de Évora na certificação europeia de produção agrícola

Através da Universidade de Évora (UÉ) Portugal passa a integrar uma rede europeia que visa implementar um certificado de integração da biodiversidade na gestão dos agroecossistemas, nomeadamente a do olival. Liderado no nosso país por José Herrera, o investigador da UÉ espera que este instrumento valorize o papel da biodiversidade na sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

É no contexto do projeto OLIVARES VIVOS +, financiado pelo Programa LIFE na área de Natureza e Biodiversidadeque Portugal passa a integrar uma rede de países europeus que vai testar e implementar um novo certificado que garanta a integração da biodiversidade na gestão dos agroecossistemas.

Liderado no nosso país por José M. Herrera, coordenador do Grupo de Investigação em Biodiversidade e Alterações Climáticas no Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora, o investigador adianta que o principal objetivo é “desenvolver um certificado que garante o compromisso dos olivicultores com a conservação da biodiversidade”, para tal, “será testado o impacte das práticas agrícolas na biodiversidade, bem como a eficiência de diferentes actuações destinadas à sua conservação, nomeadamente o incremento da disponibilidade de refúgios artificiais para a fauna vertebrada e invertebrada”.

José Herrera, sublinha ainda a importância de “valorizar o papel da biodiversidade na sustentabilidade dos sistemas agrícolas, e providenciar aos agricultores um certificado que garanta o seu compromisso com a biodiversidade e os serviços derivados da sua conservação”. Os investigadores esperam ainda "contribuir para uma maior resiliência e resistência, face às alterações climáticas, do olival, uma cultura chave para a economia da Europa mediterrânea em geral e de Portugal em particular", recorda o investigador.

O projeto denominado por OLIVARES VIVOS + (LIFE20 NAT/ES/001487), conta com a participação de 4 paises europeus, com particular relevância na cultura da oliveira, nomeadamente Espanha, Itália, Grécia e Portugal.

Pequim utiliza vacinas como arma de conquista

A Mongólia esperou “um verão sem Covid”, o Bahrein contava “voltar à vida normal” e as ilhas Seychelles almejavam retomar a economia, confiando nas vacinas chinesas. Mas estas não foram eficazes e agora está em curso uma escalada de contágios e óbitos nesses países.

“diplomacia das vacinas” comunista está ávida de conquistar nações debilitadas pela pandemia. Muitas delas pedem indenizações multibilionárias pela irresponsabilidade da China na origem e proliferação do maldito vírus.

Mas isso pouco importa aos chefes marxistas de Pequim, insensíveis à vida das vítimas de suas falaciosas promessas. Batbayar Ochirbat, do Ministério da Saúde da Mongólia, lamenta: “Cantamos vitória com antecedência. Meu conselho é não confiar antes do tempo”.

ABIM

Fundação GRÜNENTHAL apoia de investigadores do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Projetos da Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMed) e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra foram os grandes vencedores

A Fundação Grünenthal acaba de premiar um projeto de investigação clínica e outro de investigação experimental, através do Apoio a Projetos de Investigação na Área da Dor, dotados de 10 a 12 mil euros cada um.

O projeto Endophenotypical Determinants of Chronic Post-Surgical Pain Trajectories, liderado pelo investigador Hugo Almeida, da Escola de Medicina da Universidade do Minho foi um dos grandes vencedores. Da equipa fazem também parte os investigadores Inês Ferreira Vieira e José Miguel Pêgo. “Porque é que dois indivíduos com as mesmas condições de base evoluem de forma diferente em relação à dor crónica?” foi a pergunta que deu início a esta investigação focada na neurofisiologia da dor. A equipa pretende agora alavancar o projeto para conseguir identificar os biomarcadores que protegem da dor para predizer que indivíduos estão mais suscetíveis a evoluir para dor crónica e de que forma se pode atuar diretamente para a tratar. A investigação vai estudar doentes pré-cirurgia, de modo a avaliar as suas condições em duas linhas fundamentais: a neuroimagem e os estudos serológicos para identificar marcadores inflamatórios no sangue. Através destas duas análises, e com base em estudos prévios que ajudaram a definir o âmbito da investigação, poderá ser possível identificar quem evolui para dor crónica e perceber que alterações existiram no nosso cérebro ou no nosso sangue que conduziram a esta condição.

O projeto Dor Crónica Pós-AVC: Neuroimagem e Regulação da Emoção, das investigadoras Teresa Lapa, Mafalda Castro, Ana Filipa Correia e dos investigadores César Nunes, Miguel Castelo Branco e João Sargento do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), foi igualmente premiado. O projeto envolve um estudo observacional de coorte prospetivo que pretende avaliar a incidência, prevalência, fatores de risco e localização neuroanatómica da dor crónica pós-AVC (DPCA). Pretende-se também estudar a regulação emocional nos doentes que desenvolvem DCPA e o impacto deste tipo de dor na vida dos doentes.

O Apoio a Projetos de Investigação na Área da Dor da Fundação Grünenthal tem como propósito apoiar até dois projetos de investigação, clínica ou experimental, dotados de 10 mil a 12 mil euros cada um.

Os vencedores apresentaram os seus projetos esta quinta-feira, no Colóquio da Fundação Grünenthal, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.



Distribuídos pelouros em Castelo de Paiva: VEREADOR JOSÉ ANTÓNIO VILELA DESIGNADO VICE-PRESIDENTE DA AUTARQUIA

 Liliana Vieira assume as pastas de Turismo, Cultura, Saúde e Finanças

      Nos termos do disposto no artigo 58º, da Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha, designou ontem, para o exercício de funções em Regime de Tempo Inteiro, o Vereador José Antonio Vilela, atribuindo lhe as competência nos domínios das Obras por Administração DirectaObras Públicas, Equipamento Rural e Urbano, Iluminação Pública, Transportes e Comunicações, Armazéns Oficinas e Feiras e Mercados.

     

      Este Vereador foi ainda designado Vice-Presidente da autarquia, substituindo e representando o presidente da Câmara Municipal na suas faltas ou impedimentos, enquanto a Vereadora Liliana Vieira, também Regime de Tempo Inteiro, vai assumir as pastas das Finanças e EconomiaRecursos Humanos, Modernização Administrativa e Informática Turismo, Desporto, Cultura e Juventude, bem como Educação, Saúde e Empreendedorismo

      Já o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, chama a si os pelouros da Habitação, Urbanismo, Acção Social, Património, Fiscalização Municipal, Relações Publicas, Ambiente, Equipamentos Municipais, Protecção Civil e Fundos Comunitários.     

 

 Carlos Oliveira

Aveiro | Reunião de Câmara – 21 de outubro de 2021

Foi enviado ao Litoral Centro ( Jornal Diário Digital) o comunicado que se segue, dando conta dos assuntos decididos em reunião da Câmara Municipal de Aveiro:

Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje quinta-feira, dia 21 de outubro de 2021, nos Paços do Concelho.

  1. Câmara investe 1,4 milhões de euros na requalificação da Avenida 25 de Abril

O Executivo Municipal deliberou adjudicar a requalificação urbana da Avenida 25 de Abril, em Aveiro, à empresa Urbiplantec – Urbanizações e Terraplanagens Lda., num investimento da Câmara Municipal de Aveiro de 1.399.200€, com um prazo de execução previsto de 540 dias.

A obra tem como objetivo primordial a valorização do espaço público e do património histórico do local, com nota relevante para a promoção dos modos suaves de mobilidade, com a criação de uma ciclovia dedicada e qualificação dos passeios existentes.

O projeto prevê também o cuidado com as zonas de acesso às duas Escolas (Mário Sacramento e José Estevão) e a construção de novos espaços de estadia por forma a aumentar atratividade da zona, vetores fundamentais para captar novas dinâmicas na utilização do espaço público.

  1. Requalificação urbana da Praceta Infante D. Henrique

O Executivo Municipal tomou conhecimento, do despacho do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, que decidiu adjudicar a qualificação urbana da Praceta Infante D. Henrique, situada entre a Avenida 25 de Abril e a Rua de São Martinho, no centro da Cidade de Aveiro, à empresa Vítor Almeida & Filhos Lda., pelo valor de 486.540€ e um prazo de execução de 240 dias.

Em termos globais o principal investimento será feito no aumento da qualidade do espaço público, com destaque para o aumento da largura dos corredores pedonais, as travessias para peões e a organização do estacionamento automóvel.

Com esta obra a CMA vai cuidar da zona da Praceta, com o aumento da sua área e a introdução de uma forte componente arbórea. As infraestruturas de águas pluviais e a rede de iluminação pública também vão ser qualificadas.

A opção pela qualificação deste local tem em conta a qualificação recente do Largo das “5 Bicas” e a futura intervenção de qualificação da Avenida 25 de Abril (em concurso público), que vai trazer harmonia entre os espaços, onde a mobilidade suave, os peões e as zonas de estar ganham importância na vivência urbana. Nesta lógica estratégica de intervenção, os materiais utilizados na qualificação da Praceta Infante D. Henrique serão em muito semelhantes aos utilizados no Largo das “5 Bicas”.

  1. Avança a construção de um novo Parque Urbano em Santa Joana

O Executivo Municipal tomou conhecimento do despacho do Presidente, Ribau Esteves, que decidiu adjudicar a construção de um novo Parque Urbano junto ao Campo Desportivo da FIDEC, com a construção de um espaço verde e de lazer, com Polidesportivo e um Parque Infantil, num investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) 156.223,64€ a realizar pela empresa Henriques Fernandes & Neto S.A..

Neste local vai ser construído também o novo Armazém da Junta de Freguesia de Santa Joana (na sua zona Sul, com frente para a Rua do Cócaro), um investimento conjunto da CMA e da Junta de Freguesia, no âmbito da Delegação de Competências.

Recordamos que a parcela de terreno com a área de 4.025m2, onde vai nascer este novo espaço, foi adquirida pela CMA em 2020 à Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Joana, pelo valor global de 80.500€, e no último mês de junho o Executivo Municipal aprovou o Estudo Urbanístico que veio permitir a sua realização.

  1. Protocolo de colaboração com os Agrupamentos de Escolas para apoio socioeducativo aos alunos do 1.º ciclo

Anualmente, através dos Serviços de Apoio à Família, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) atribui apoios socioeducativos a alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), situação que se mantém para o presente ano letivo de 2021/2022.

Assim, o Executivo Municipal deliberou aprovar os protocolos de colaboração com os Agrupamentos de Escolas do Município, para apoio socioeducativo aos alunos 1.º CEB, no valor global de 23.100€, o que significa um aumento do apoio por aluno, no “Escalão A” de 4,00€, dos atuais 36,00€ para os 40,00€ e no “Escalão B” de 2,00€, dos 18,00€ para os 20,00€.

O montante, a ser gerido por cada Agrupamento, tem como objetivo principal apoiar os agregados familiares que não consigam fazer face aos encargos com a aquisição de fichas de trabalho, material didático e visitas de estudo. As comparticipações para as refeições escolares são assumidas diretamente pela CMA.

  1. Protocolos de Colaboração para apoio à Gestão Escolar

O Executivo Municipal aprovou a realização de protocolos de colaboração para Apoio à Gestão Escolar para o ano letivo 2021/2022, a estabelecer com os sete Agrupamentos de Escolas do Município e a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, representando um investimento no valor global de 267.625€.

A primeira tranche no valor de 120.431,25€ será transferida ainda no decorrer do mês de outubro, enquanto que a segunda tranche no valor de 147.193,75€ será entregue aos estabelecimentos de ensino em fevereiro de 2022.

Os referidos protocolos traduzem-se no pagamento das despesas correntes (expediente, higiene e limpeza, material de escritório, entre outros) e desenvolvimento de projetos educativos, inerentes ao funcionamento dos estabelecimentos de ensino desde a Educação Pré-Escolar até ao Ensino Secundário e ao Ensino Artístico da rede pública Municipal, bem como um apoio adicional para pequenas reparações.

Trata-se de um investimento que ultrapassa em mais do dobro do montante transferido pelo Orçamento de Estado para fazer face às despesas com as despesas correntes das Escolas.

Para além deste apoio monetário, a CMA assume as despesas com o fornecimento de energia, água, gás e comunicações, estando a proceder à mudança da titularidade dos contratos que se encontravam em nome dos Agrupamentos de Escolas, correspondendo estas despesas a mais de 800.000€ anuais.

  1. Protocolo de colaboração para realização do serviço de refeições aos alunos da EB1 de São Jacinto

O Executivo Municipal deliberou aprovar o protocolo de colaboração com o Centro Social e Paroquial de São Jacinto, no valor de 2.373,69€, para fornecimento de refeições aos alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo (EB1) local, durante o ano letivo 2021/2022.

Este serviço irá abranger um total de 12 crianças e tem enquadramento no Programa de Generalização de Refeições Escolares nas EB1, que permite a articulação com entidades que integrem o tecido social e coletivo, numa lógica de rentabilização dos recursos existentes, em benefício dos alunos e respetivas famílias.

  1. Apoio aos artistas selecionados para a Residência Artística do CreArt2

Ao longo do mês de novembro e integrada no programa da XV Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, terá lugar uma nova Residência Artística sediada em Aveiro do projeto CreArt2 | Rede de Cidades para a Criação Artística, a qual Aveiro pertence.

Com a curadoria de Helena Mendes Pereira, a residência, vocacionada para a cerâmica artística, reúne em Aveiro as artistas Manuela Pauk (Zagreb, Croácia) e Bettina Geisselmann (alemã radicada em Valladolid, Espanha), selecionadas de entre as 9 candidaturas rececionadas de toda a rede CreArt2.

Assim, o Executivo Municipal deliberou aprovar a atribuição de um apoio financeiro no valor global de 2.000€ (1.000€ a cada artista), para a deslocação e estadia em Aveiro destes talentos, durante o período da Residência Artística, que acontece entre o dia 01 e o dia 30 de novembro.

Este é o terceiro ano que o CreArt2 promove em Aveiro residências artísticas, tendo orientado esta edição de 2021, ano da Bienal, para a cerâmica artística. Contribuindo para a mobilidade dos artistas, a troca de experiências e para a sua valorização e formação artística, as residências são uma das ações centrais do projeto CreArt2 no seu objetivo de promover talentos emergentes.

  1. Permuta para instalação nova unidade industrial de cerâmica na AAE – Aveiro Norte

No âmbito da Área de Atividades Económicas (AAE) Aveiro Norte/ Zona Industrial de Taboeira, o Executivo Municipal deliberou autorizar a permuta com a empresa Another Sucess Lda. de dois terrenos na Rua das Fontainhas, em Cacia, com a área global de 3550 m2 e o valor correspondente de 87.862,50€, que vai permitir a instalação de uma unidade industrial de produção de cerâmica, contribuindo fortemente, quer para a capacidade exportadora de Aveiro, quer para a criação de emprego qualificado.

Importa referir que de entre os objetivos definidos pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) para AAE Aveiro Norte encontra-se também a concretização de uma solução integradora que permita requalificar esta parte do território do Município, melhorando as condições e qualidade dos espaços como fator de atração para instalação de mais e melhores empresas, ao mesmo tempo que investimos na qualidade ambiental e renovação paisagística, situação que será potenciada com a possibilidade de realização deste novo investimento privado.

  1. Aquisição de terrenos para regularização e ampliação do Parque de Feiras e Exposições

O Executivo Municipal deliberou adquirir um terreno e uma parcela de outro terreno com a área total de 4.310 m2 pelo valor global de 107.750€, a fim de regularizar a ocupação dos terrenos pertencentes aos herdeiros do José António Batista do Pombal já ocupados pela rotunda do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro e do Eixo Estruturante.

  1. Desmantelamento de veículos abandonados na via pública

No âmbito do serviço de recolha, depósito e tratamento de veículos abandonados nas várias vias públicas do Município de Aveiro, o Executivo Municipal deliberou desmantelar 23 viaturas em fim de vida, que foram recentemente recolhidas do espaço público.

A remoção destes veículos da via pública respeita o conceito de prioridade, quer pela sua localização ou avançado estado de degradação, como pelo local onde se encontram, contribuindo para a má organização do espaço público envolvente, a que adicionamos sempre a reiterada e prioritária preocupação ambiental.

Para a realização desta operação e de acordo com a lei e com o devido processamento administrativo, foram considerados abandonados, decorrido o prazo de 45 dias sem que os seus titulares os tenham reclamado.

  1. Alteração da data da primeira Reunião de Câmara de novembro

Considerando a realização da audição da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) na Assembleia da República e sobre a Proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2022, na qual o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, participará, como Vice-Presidente do Conselho Diretivo e o agendamento de outras importantes reuniões em Lisboa na tarde de quinta-feira, 04 de novembro, o Executivo Municipal deliberou aprovar a alteração da data da primeira Reunião de Câmara do mês de novembro.

Assim, a primeira Reunião prevista para o dia 04 de novembro, será realizada na sexta-feira, dia 05 de novembro, pelas 15h30, com carácter público e audição do público pelas 17h30, nos Paços do Concelho.

Proença-a-Nova | Festival de Arte Urbana dá vida a muro da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca

Proença-a-Nova acolhe o Festival de Arte Urbana, na Rua Ezequiel Lopes Ribeiro, até ao próximo sábado, 23 de outubro, numa iniciativa promovida pela Associação “Sapiência e Paciência”, num projeto aprovado no âmbito do orçamento participativo 2020. O festival trouxe até ao concelho quatro artistas dos grupos ‘Pandemónio Studio’, Kruella D’ Enfer e Jaqueline Arashida - e ‘Los Pepes’ - Meggie Prata e Francisco Leal - que pretende colorir o muro exterior da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca.

Entre planeamento e execução do projeto estão envolvidas oito pessoas, incluindo Isabela Ferro, que se encarregou de efetuar a ligação entre a Associação e os artistas convidados. Além das pinturas no muro exterior da Escola, também estão colados alguns cartazes, da autoria da promotora do festival. Isabela refere que contou com a ajuda de “Carolina Aguiar, uma artista brasileira, de Pedro Bento, um artista português que se mudou recentemente para Proença-a-Nova, e Sara Fernandes, que vai incluir figuras de metal no gradeamento da escola”. Quanto à forma como decorreu o processo de planeamento, Isabela refere que só depois de ter aprovado o projeto avançou para a chamada de artistas: “são artistas que já têm alguma experiência, por exemplo, os Los Pepes que têm já vários trabalhos deste género, a Jaqueline é apenas a segunda pintura em muro”.

Quanto ao sítio escolhido, Isabela confessa: “moro aqui em Proença-a-Nova desde 2017 e sentia, de cada vez que passava por esta rua, que a devia colorir e dar-lhe vida, espero que para o ano já não seja necessário orçamento participativo”, referiu entre risos. O feedback recebido tem sido, segundo a própria, “muito positivo, as pessoas param para ver, elogiam e fazem muitas perguntas”, frisou.

Os artistas confessaram desconhecer Proença-a-Nova, o que parece não ter complicado o trabalho destes. Para eles, o objetivo era trazer vida ao muro da Escola, com várias cores e que fosse de fácil interpretação para crianças e jovens, que os levasse a comentar e gostarem de passar ali, construindo uma obra focada essencialmente para este público. Os quatro artistas continuam no nosso concelho até ao próximo sábado e estão disponíveis para receber interessados e responder a possíveis dúvidas de quem os quiser visitar.

PRESIDENTE DA CÂMARA DA MARINHA GRANDE DELEGA COMPETÊNCIAS

 O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, delegou competências nos vereadores, definindo também os regimes de tempo inteiro a membros do executivo municipal, esta quinta-feira, 21 de outubro de 2021.

Na sequência do despacho do presidente, foi definido o regime de tempo inteiro para os vereadores Ana Isabel de Jesus Alves Monteiro e João Emanuel Brito Filipe.

Sob a responsabilidade direta do presidente ficam as seguintes áreas:

Cooperação externa e internacionalização;

Segurança e Proteção Civil
Segurança,
Proteção Civil,
Policiamento de proximidade,
Gestão florestal e áreas protegidas;

Desenvolvimento Económico e Turismo
Promoção do desenvolvimento económico e empreendedorismo,
Turismo;

- Administrativa e Financeira
Expediente geral,
Gestão financeira,
Fundos estruturais,
Contratação pública,
Controlo de contratos,
Património municipal,
Logística e aprovisionamento,
Publicidade,
Ocupação do espaço público,
Licenciamentos diversos;

Edifícios e Equipamentos Municipais;

Assessoria Jurídica e Contencioso
Apoio jurídico,
Contencioso,
Execuções fiscais,
Fiscalização municipal,
Contraordenações;

Informática e Comunicação
Informática e novas tecnologias,
Modernização administrativa,
Proteção de dados,
Comunicação;

Planeamento, Ordenamento do Território e Urbanismo
Planeamento e ordenamento do território,
Urbanismo (operações urbanísticas),
Informação geográfica,
Reabilitação urbana;

Mobilidade e transportes
Mobilidade,
Acessibilidades,
Transportes e parque automóvel do Município,
Estacionamento público,
Trânsito, segurança e prevenção rodoviária, sinalética e toponímia;

Saúde
Gestão, manutenção e conservação de equipamentos afetos aos cuidados de saúde primários,
Programas de prevenção da doença, com especial incidência na promoção de estilos de vida saudáveis e de envelhecimento ativo,
Gestão de recursos humanos da saúde afetos ao Município;

Gestão Organizacional
Representação municipal,

Coordenação geral,
Relações públicas,
Auditoria e certificação municipal,
Articulação com as freguesias,
Transferência de competências.

Ana Alves Monteiro, designada como vice-presidente, assume os seguintes pelouros:

- Habitação e Coesão Social
Assuntos sociais,
Desenvolvimento social,
Habitação social,
Rede social,
Equipamentos sociais,
Exclusão social,
Envelhecimento,
Deficiência,
Minorias étnicas e migrações,
Associativismo,
Voluntariado;

Educação, Desporto e Juventude
Educação,
Ensino superior e ciência,
Desporto,
Infância e juventude;

Cultura
Gestão de equipamentos culturais,
Programação cultural;

Património
Património cultural;

Gestão organizacional
Recursos humanos,
Formação,
Higiene e segurança no trabalho,
Articulação com as Freguesias na área da sua responsabilidade,
Transferência de competências na área da sua responsabilidade.

No vereador João Brito são delegadas competências nas seguintes áreas:

- Obras Municipais
Obras públicas por empreitada ou por administração direta,
Fiscalização de obras públicas,
Energia e iluminação pública,
Manutenção e conservação das infraestruturas viárias,
Manutenção e conservação das infraestruturas de águas e saneamento;

Estudos e Projetos;

Ambiente e Sustentabilidade
Ambiente e sustentabilidade,
Jardins e espaços verdes,
Património arbóreo municipal,
Gestão de resíduos,
Ruído,
Proteção e saúde animal,
Limpeza de espaços públicos e resíduos urbanos,
Gestão das praias;

Equipamentos Municipais
Espaços de jogo e recreio,
Gestão de mercados e feiras municipais,
Metrologia,
Cemitérios;

Gestão Organizacional
Articulação com as Freguesias na área da sua responsabilidade,
Transferência de competências na área da sua responsabilidade.