quarta-feira, 22 de maio de 2019

REVISTA MUNICIPAL TORRES VEDRAS ENTRE AS MELHORES PUBLICAÇÕES AUTÁRQUICAS


A revista municipal “Torres Vedras” foi considerada uma das melhores publicações de informação autárquica do país. A publicação conquistou o terceiro lugar no âmbito da exposição de revistas e boletins municipais que decorreu à margem do Encontro de Marketing e Comunicação Autárquica, a 17 e 18 de maio, em Pinhel.

Os participantes no encontro votaram nas 85 publicações que deram forma à mostra, que refletiu o trabalho desenvolvido pelas autarquias no âmbito da comunicação institucional. Torres Vedras e Óbidos partilham o terceiro lugar, atrás de Lagos e Odemira, que ficaram em primeiro e segundo lugar, respetivamente.

Torres Vedras voltou, desta forma, ao “pódio” das melhores publicações, depois de ter conquistado o segundo lugar no encontro de 2017.

Os desafios da era digital para os boletins municipais, a pegada digital das autarquias e o papel da cultura na promoção dos territórios foram alguns dos temas em destaque na 28ª edição do Encontro de Marketing e Comunicação Autárquica. O evento, de carácter anual, é organizado pela Associação dos Trabalhadores da Administração Local – ATAM.

Recorde-se que a “Torres Vedras” é a publicação da Câmara Municipal de Torres Vedras, de periodicidade trimestral, que pretende dar a conhecer a atividade do Município.

CEARTE forma “cirurgiões de árvores”

O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), promoveu, durante o mês de abril, o curso de formação “Escalada de Árvores”, destinado a arboristas de empresas privadas e entidades públicas.
Esta é uma formação fundamental para quem realiza cirurgia de árvores seculares e património arbório, e que necessita de competências específicas para desenvolver uma atividade considerada de alto risco.
O engenheiro florestal Francisco Caetano, um dos maiores  especialistas do país nesta área, é o formador responsável pelo curso.
A componente prática do curso – manobras de escalada – decorreu nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Penela durante dois dias (devido ao mau tempo), e no Parque de Arborismo da freguesia do Espinhal, que oferece condições de excelência para a prática desta atividade.
O CEARTE teve a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Penela, da Junta de Freguesia do Espinhal e da empresa de arborismo ExperTree. Em conjunto, as três entidades criaram sinergias que culminaram em valor acrescentado para os formandos.

Barcelos | Multinacionais Google e BOSCH presentes no 15º aniversário da Escola Superior de Tecnologia do IPCA

24 de maio | 10h30 | Auditório Eng. António Tavares - Escola Superior de Tecnologia, Barcelos

A Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai celebrar, no próximo dia 24 de maio, 15 anos de existência. 
Entre as várias atividades previstas, destacam-se a participação da multinacional Google (na pessoa do Eng. César Magalhães - Google AI) que vai apresentar uma comunicação sobre os recentes desenvolvimentos da empresa na área da inteligência artificial, e da multinacional BOSCH (na pessoa do CEO da marca, Eng. Carlos Ribas),  que vai apresentar uma comunicação sobre as soluções de mobilidade conectada e autónoma que a empresa tem desenvolvido. 
A sessão solene decorre no auditório Eng. António Tavares, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia, em Barcelos, pelas 10h30.


4th Symposium of Applied Research (SAR)
No âmbito das comemorações do 15.º aniversário do Dia da Escola, a EST vai promover o 4th Symposium of Applied Research (SAR), simpósio de Tecnologia Aplicada, dedicado à investigação e projetos aplicados realizados pelos estudantes de mestrado da EST | IPCA, no dia 23 de maio.
10h00 — 12h00 | Poster Evaluation by Scientific Committee
14h00 — 14h15 |Opening Ceremony
14h15 — 15h00 | Workshop: | bersecurity by José Silva (IEEE Portugal & Critical Software)
15h00 — 16h00 | Current Master Thesis Projects
16h00 — 17h00 |Completed Master Thesis
17h00 — 17h30 | Poster Session Discussion
17h30 — 18h00 | Coffee Break
18h00 — 18h15 | Winners Announcement and Closing Ceremony


4 th IPCA Game Jam 2019

4 th IPCA Game Jam 2019, inserido no nas comemorações do dia da EST, acontece nos dias 24 a 26 de maio, espera-se cerca de 50 participantes, entre outros investigadores, profissionais, e estudantes com interesse na área do desenvolvimento de videojogos.

No dia 24 de maio às 18 horas inicia-se com o lançamento do tema, e encerramento dia 26 de maio às 18 horas, que culmina com a entrega de prémios.

São 48 horas sem interrupção.

CINCO DIAS DE FESTEJOS VÃO ATRAIR MILHARES DE VISITANTES - CASTELO DE PAIVA PREPARA-SE PARA AS GRANDES FESTAS DE S. JOÃO

Anselmo Ralph é a grande atracção deste ano
Em Castelo de Paiva já se sente o ambiente festivo, como a chegada dos Santos Populares e as grandiosas Festas de S. João deste ano vão arrancar no dia 19, com a realização das Marchas dos Idosos, representativas de todas as IPSS localizadas no concelho, e apresenta um programa bem atractivo para o espaço do Largo do Conde, bem no “coração” da urbe paivense, naquele que será o início de quatro dias de grande animação e folguedo.

Esta iniciativa festiva, da responsabilidade da autarquia paivense, é um evento que arrasta milhares de visitantes ao concelho, sendo que as Festas de S. João, este ano com a presença de Anselmo Ralph como “cabeça de cartaz”, são o verdadeiro “prelúdio” para o grande momento que será a Feira do Vinho Verde, uma aposta ganha da Câmara Municipal e cuja 22ª edição tem lugar já no primeiro fim de semana de Julho.

Por terras de Paiva, a tradição ainda se vai mantendo e os paivenses preparam-se, uma vez mais, em maré de Santos Populares, para comemorar com grande alegria e animação, asFestas de S. João, tempo de foliões à solta, de loucura e de folguedo, num ambiente único e de convivialidade que, nesta terra, até dá direito a Feriado Municipal.

Registando uma forte adesão por parte da população, as festas São Joaninas costumam atrair milhares de visitantes, em busca da diversão, da animação tradicional, dos bailaricos, das marchas populares, dos concertos musicais, e do premiado vinho verde e da famosa gastronomia regional.

Um programa excelente no S. João com maior tradição na região

Manifestação popular que se realiza desde 1969, o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não vão faltar os habituais atractivos, evidenciados num programa ambicioso que vai privilegiar os próximos dias19,21,22, 23 e 24 de Junho.

A música popular, as bandas de música, os grupos musicais e as marchas populares são participações que estão asseguradas num evento festivo que não podia passar sem as tradicionais barracas de “comes e bebes”, os divertimentos mecânicos, os bailaricos, a animação de rua e a típica festa da sardinha assada e vinho verde, que a autarquia distribui gratuitamente à população, no final da tarde de 24 de Junho.

As festas, promovidas pela Câmara Municipal, depois de realizadas as Marchas dos Idosos com os utentes das IPSS, na tarde do dia 19, no espaço do Largo do Conde, em Sobrado, começam com muita animação na manhã do dia 21, realizando-se com grande entusiasmo e adesão, as Marchas Populares Infantis, no Largo do Conde, integrando cerca de 1000 crianças, oriundas das escolas, jardins de infância e IPSS’s do concelho, sendo que, a noite será preenchida com a actuação do Grupo Musical Karisma às 22 horas e depois, um espectáculo com o Agrupamento Musical “ Os Lotus “, sendo que, no Sábado, dia 22, a animação da noite vai contemplar uma actuação do grupo local LMC Band e um grande espectáculo de Augusto Canário

Os festejos de S. João prosseguem com animação musical, mas na véspera de Feriado Municipal, a noite orienta para folia e as Marchas Populares voltam a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as representações deGração, Fonte, Frutuária e Vale da Rua, as quatro marchas que vão desfilar na zona doLargo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense, que as acolhe sempre com grande entusiasmo e carinho.

Concerto de Anselmo Ralph a seguir às Marchas Populares

Como sempre, a música, as letras, os arcos e os coloridos dos trajes são aspectos que não são deixados ao acaso e continuam envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da Vila, um momento único destas festas que consagram o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes deCastelo de Paiva acarinham há quase cinco décadas.

Pela noite dentro, depois do desfile das Marchas Populares, e porque o momento continua a potenciar a folia e a diversão, está agendado um grande concerto com ANSELMO RALPH, seguindo-se uma actuação do DJ Victor Correia, não sem antes ser realizado um vistoso espectáculo pirotécnico. 

No Segunda Feira, dia 24, Feriado Municipal, a tarde será preenchida com a filarmónicas, destacando-se o sempre apreciado concerto musical, este ano protagonizado pelas Banda dos Mineiros do Pejão e Banda Marcial de Bairros, seguindo-se às 16 horas, a habitual Festa da Sardinha Assada, distribuída gratuitamente a toda a população e visitantes que, neste dia festivo, rumam até terras de Paiva, terminando o programa das festas com uma actuação do Agrupamento Musical Alfa Music Band.

Como sempre, em tempo de Santos Populares, quem manda em Castelo de Paiva é o S. João, num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo, sendo que a edilidade paivense continua a apostar forte nestas festas, daí o convite do presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, a sugerir dias de animação constante, aproveitando a oportunidade para dar a conhecer as suas festas, a sua beleza e potencialidades turísticas que o concelho apresenta.

Carlos Oliveira

Proença-a-Nova | Abertas as inscrições para os IV Jogos Interassociações


Sueca, malha, jenga, matraquilhos, descobre a tigelada, jogo para crianças e jogo surpresa: estes são os sete jogos que compõem a competição interassociações que irá acontecer a 13 de junho, Dia do Município, no Pergulho. 

Abertos à participação de todas as associações do concelho de Proença-a-Nova, os jogos interassociações são inspirados no programa “Jogos sem Fronteiras” e pretendem dinamizar o convívio entre gerações, os jogos tradicionais e um saudável espírito de competição. Cada associação tem de inscrever 8 jogadores (obrigatório) e de uma a cinco crianças (entre 5 a 10 anos - opcional), entregando a ficha de inscrição até 3 de junho na receção da Piscina Municipal ou enviando-a pelo email desporto@cm-proencanova.pt. O sorteio das equipas será realizado no dia 6 às 19h45 no Auditório Municipal. 

Um jogador só pode estar inscrito num jogo e todos os elementos da equipa terão de participar no jogo surpresa. Os jogos são pontuados, cada equipa tem a possibilidade de apostar o joker num dos jogos – duplicando a pontuação recebida – e no fim vence a equipa com mais pontuação. As normas de funcionamento dos jogos Interassociações estão disponíveis para consulta aqui. 

O local escolhido para a realização da quarta edição desta iniciativa foi o Pergulho, pois será inaugurada neste dia a Oficina da Tigelada, pelas 15h30, seguindo-se o início dos jogos às 16h00, e vai ao encontro do tema da Festa do Município deste ano: a tigelada e o mel.

Programa OTL - Curta Duração Inscrições para Jovens - Estão abertas as inscrições para jovens, até 5 dias antes do início de cada projeto.


Estão abertas as inscrições para Jovens do Programa OTL – Ocupação de Tempos Livres, modalidade de curta duração (Os projetos na modalidade Curta Duração decorrem de 10 de junho a 13 de setembro): 

Estas são as vantagens se participares num projeto do Programa OTL – Modalidade Curta Duração. 

Podes: 

- Ocupar os teus tempos livres; 
- Participar em projetos para a comunidade; 
- Desenvolver capacidades e competências pessoais, formativas e sociais; 
- Fazer novos amigos. 

Para outras informações (como por exemplo sobre os projetos disponíveis a nível nacional e te inscreveres): 


Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda,Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.

Moçambique | Com crise e economia a desacelerar Millennium bim aumenta lucros bilionários

No terceiro ano da crise económica e financeira em que Moçambique está mergulhado e teve o Produto Interno Bruto a desacelerar para níveis de há duas décadas atrás o Millennium bim conseguiu aumentar ainda mais os seus lucros: o resultado líquido atingiu o valor mais elevado dos últimos quatro anos, passando de 3,4 biliões em 2015 para 6,4 biliões de Meticais em 2018, a margem financeira cresceu de 11,4 biliões em 2017 para inéditos 12,3 biliões de Meticais.
A crise que os moçambicanos vivem, precipitada por empréstimos ilegalmente contraídos em bancos estrangeiros, aliada a Política Monetária implementada pelo Banco de Moçambique está a ser uma oportunidade para lucros inéditos para as instituições financeiras que operam no nosso país.
Suplantando os lucros de 9,8 biliões de Meticais e resultado líquido de 4 biliões de Meticais do Banco Comerciais e de Investimentos, considerado o maior banco em Moçambique, o Millennium bim obteve no exercício económico de 2018 os maiores proveitos desde que opera no nosso país.
“O ano de 2018 pautou-se por um desaceleramento do crescimento da economia moçambicana. A tendência que se verificou ao longo do ano na descida das taxas de juro de referência, bem como o aumento da concorrência que se fez sentir no mercado, faziam adivinhar um ano com uma tendência de descida ao nível dos seus resultados. No entanto, a realidade sobrepôs-se registando o banco uma Margem Financeira que aumentou em 912 milhões de Meticais face a 2017”, afirma no seu Relatório e Contas do ano passado.
No documento a instituição financeira regista que a margem financeira aumentou 8 por cento, totalizando 12,3 biliões de Meticais em 2018, face aos 11,4 biliões de Meticais apurados em 2017, impulsionada essencialmente pelo efeito positivo da redução no custo dos Depósitos, reflexo da queda das taxas directoras do mercado”.
O Millennium bim explica que a estratégia para os lucros passou para aposta na “solidez financeira em detrimento da quota de mercado. Ainda assim, a captação de recursos teve uma evolução positiva, resultando numa taxa de crescimento de 14 por cento face ao ano anterior”.
“Relativamente à carteira de activos financeiros, essencialmente constituída por títulos emitidos pelo Estado Moçambicano e Banco de Moçambique, designadamente Obrigações do Tesouro e Bilhetes do Tesouro, o banco gozou em 2018 da manutenção em carteira de títulos com maturidades longas e a taxas fixas altas, que favoreceram o bom desempenho num contexto de descida das taxas de mercado, sobretudo na primeira metade do ano”, afirma o banco reconhecendo que o investimento na Dívida Interna Pública rendeu dois terços dos seus lucros.
A carteira de Títulos do Tesouro passou de 34,6 biliões em 2017 para 49,3 biliões de Meticais em 2018.
Resultado líquido foi positivo em 6,4 biliões e activos cresceram para 148,9 biliões de Meticais
O outro terço da Margem Financeira resultou de proveitos líquidos com comissões líquidas, que reduziram, assim como os serviços bancários de câmbios e intermediação, ainda assim renderam 4,1 biliões de Meticais em 2018, 13,5 por cento acima do valor apurado em igual período de 2017.
O banco privado onde o Estado é accionista com 17,12 por cento assinalou ainda “O resultado líquido foi positivo em 6,4 biliões de Meticais em 2018 comparando com o resultado líquido positivo de 5,6 biliões de Meticais apurados em 2017, o que representa um crescimento de 14 por cento face aos resultados do ano anterior”.
O Relatório e Contas mostra ainda que o Millennium bim ficou mais robusto, os activos totais evoluíram para 148,9 biliões de Meticais, um acréscimo de 10 por cento comparado ao ano anterior e os “capitais próprios aumentaram 17 por cento y/y, contribuindo no fortalecimento do rácio de solvabilidade, que evoluiu para 39 por cento em 2018, nível mais alto desde a implementação de Basileia II”.
Além do Estado são accionistas do Millennium bim o banco português BCP, tem 66,69 por cento do capita, o Instituto Nacional de Segurança Social, 4,95 por cento, a Empresa Moçambicana de Seguros, 4,15 por cento, a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, 1,08 por cento, e Trabalhadores com 6,01 por cento.
Recorde-se que o Millennium bim foi um dos 4 bancos moçambicanos que investiram nos empréstimos ilegais, mesmo sabendo que haviam sido contratadas violando a Constituição da República, segundo a Auditoria da Kroll o banco comprou 37,2 milhões de Dólares norte-americanos em dívidas da Proindicus... e empurraram os moçambicanos para a crise em 2016 da qual estão a tirar lucros!

Estabelecimentos comerciais abastecem-se ilegalmente de água através de residências vizinhas com escalão doméstico


A empresa Águas da Região de Maputo (AdeM) vai proceder, dentro em breve, à instalação de contadores totalizadores, numa primeira fase, em cerca de 30 condomínios e prédios, previamente identificados, na cidade de Maputo, visando mitigar as perdas de água, cujo índice atingiu, em Abril, 21 por cento.

As perdas de água fazem com que este líquido precioso não chegue a mais consumidores, para além de gerar uma queda na eficiência da rede de distribuição, representando encargos financeiros para a AdeM, que se reflectem negativamente na facturação.

Com o objectivo de dar uma resposta cabal a este problema, o Departamento Técnico na Área Operacional de Maxaquene da AdeM realizou um levantamento, no terreno, com vista a identificar situações anómalas, que originam estas perdas de água, para a sua posterior correcção.

O gestor do Departamento Técnico na Área Operacional de Maxaquene, na AdeM, Romão Moisés, explicou, a propósito, que uma das acções previstas no combate às perdas de água é a instalação de contadores totalizadores nos prédios e condomínios, onde se regista um consumo que não é fiável.

Esta situação, conforme indicou, constitui uma das maiores preocupações da empresa, uma vez que ela depara-se, nos últimos tempos, com o registo de um elevado índice de perdas.

Com efeito, numa visita efectuada, recentemente, a dois prédios localizados no Bairro Central, uma equipa da AdeM constatou a existência de residências, com contratos em dia, mas que fornecem ilegalmente água a alguns estabelecimentos comerciais vizinhos.

“Nestes casos, os nossos clientes possuem contratos correspondentes ao escalão doméstico e fornecem água a lojas, sem vínculo contratual com a AdeM, que deviam ser consideradas clientes do escalão comercial”, explicou Romão Moisés, destacando o facto de isso acarretar enormes prejuízos na facturação da empresa.

Foram, igualmente, apuradas, no bairro Central, situações em que os clientes removeram os contadores parciais de água, para outros locais propensos às ligações irregulares.

“Queremos melhorar a situação das perdas. Estas constatações afectam negativamente a facturação da empresa, daí que resolvemos instalar contadores totalizadores, que vão aferir o volume de água que entra num determinado prédio ou condomínio, com vista a apurar o volume do líquido distribuído parcialmente, o que irá determinar a quantidade real das perdas e assim definir o respectivo plano de correcção”, concluiu o gestor.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Mundo | Ex-banqueira admite culpa no caso das dívidas ilegais de Moçambique mas não implica Credit Suisse



A antiga vice-presidente da unidade de financiamento global do Credit Suisse admitiu a um juiz norte-americano ter ajudado “a lavar as receitas de actividades criminais, nomeadamente subornos ilegais pagos por uma empresa chamada Privinvest” no âmbito das dívidas ilegais de Moçambique. Contudo Detelina Subeva não apontou nenhuma responsabilidade ao banco suíço o que mantém o ónus de todos os moçambicanos pagarem as dívidas da Proindicus, EMATUM e MAM.

“Concordei, juntamente com outros, em ajudar a lavar as receitas de atividades criminais, nomeadamente subornos ilegais pagos por uma empresa chamada Privinvest e pelo seu representante, Jean Boustani”, disse Subeva esta segunda-feira (20) ao juiz William Kuntz II durante uma sessão do tribunal de Brooklyn, no Estado norte-americano de Nova Iorque.

De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, Subeva explicou ao juiz que o seu chefe, Andrew Pearse, lhe disse que ia transferir 200 mil Dólares norte-americanos para uma conta que ela tinha recentemente aberto, e que vinham de subornos pagos por Boustani e a Privinvest a Pearse, no valor de um milhão de Dólares.

Esses pagamentos ilícitos, que Subeva diz terem sido feitos em 2013, estavam ligados a um empréstimo do Credit Suisse para a Proindicus, a primeira das três estatais que contraíram dívidas de 2,2 biliões de Dólares norte-americaos com Garantias Soberanas emitidas violando a Constituição de Moçambique.

“Eu concordei em aceitar e ficar com estes dinheiros sabendo que eram provenientes de actividades ilegais”, confessou a antiga banqueira, que viu o Ministério Público norte-americano desistir de três outras acusações de conspiração, não sendo ainda claro se também foi feito um acordo sobre a pena, que pode ir de ficar em liberdade até 20 anos de cadeia.

A Justiça norte-americana acusa Detelina Subeva, outros dois banqueiros do Credit Suisse, Andrew Pearse e Surjan Singh, um representante do grupo Privinvest, Jean Boustani, o ex-ministro das Finanças, Manuel Chang, e o moçambicano Teófilo Nhangumele de violação da lei anti-corrupção, lavagem de dinheiro e fraude.

O @Verdade sabe que acusação que corre no United States District Court for Eastern District of New York foi iniciada por investidores norte-americanos das dívidas da Proindicus que se julgam defraudados, e de certa forma marginalizados pelas autoridades moçambicanas que estão perto de acordar com os credores da EMATUM e MAM novas modalidades de amortização das dívidas que deixaram de ser pagas em 2017.

Aliás a responsabilização destes cinco arguidos, e mesmo dos outros detidos em Maputo por corrupção, não resolvem o problema fundamental dos moçambicanos que é não pagarem as dívidas que foram contraídas ilegalmente mas ainda o Governo de Filipe Nyusi está a negociar para a retoma do seu pagamento.

Além disso, mesmo que todos fossem condenados e devolvessem os subornos que terão recebido, mal daria para amortizar uma parcela das dívidas que o Executivo de Nyusi entende que os moçambicanos devem pagar pois “não conseguimos provar que aquelas Garantias não foram assinadas por um agente do Estado”, afirmou na Assembleia da República em Março último o ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Mundo | ANC faz vontade da Frelimo e África do Sul extradita Chang para Moçambique


O ex-ministro das Finanças e assinante das dívidas ilegais, Manuel Chang, vai ser extraditado para Moçambique, anunciou nesta terça-feira (21) o Ministério sul-africano da Justiça e Desenvolvimento Constitucional confirmando a decisão política do partido ANC em aceder aos desejos dos seus “camaradas” da Frelimo.

“Eu decidi que o acusado, o senhor Manuel Chang, será extraditado para enfrentar julgamento pelos seus alegados crimes em Moçambique”, declarou em comunicado o ministro da Justiça e Serviços Correcionais da África do Sul, Michael Masutha.

Pode-se ainda ler no comunicado que Masutha notou “que o pedido dos Estados Unidos da América foi submetido algumas semanas antes do que pedido da República de Moçambique. Contudo, analisando o assunto no contexto global, tendo em considerado os critérios do Tratados de extradição da África do Sul para os Estado Unidos e por outro lado o Protocolo de extradição da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, assim como os factos relevantes, estou satisfeito que o interesse da Justiça será melhor servido acedendo ao pedido da República de Moçambique”.

Contudo, mais do que os factos judiciais, parecem ter pesado na decisão os laços históricos dos partidos libertadores que estão no poder na África do Sul e em Moçambique, o ANC e a Frelimo, respectivamente, tal como prenunciara a ministra sul-africana da Cooperação e Relações Internacionais, Lindiwe Sisulu, em Fevereiro. Porém esta decisão do ministro Masutha é passível de recurso, pelas autoridades norte-americanas, o que pode adiar a extradição.

Chang, que assinou as Garantias bancárias ilegais que possibilitaram os empréstimos da Proindicus, EMATUM e MAM foi detido pela Polícia Internacional (Interpol) a 29 de Dezembro no Aeroporto Internacional OR Tambo, onde estava em trânsito de Maputo para o Dubai, ao abrigo de um mandado de captura internacional emitido pela Justiça norte-americana.

Contudo o United States District Court for Eastern District of New York não pretende julgar o ex-ministro das Finanças pelas violações da Constituição da República de Moçambique violações das leis orçamentais mas por fraude electrónica, fraude de valores mobiliários, suborno e branqueamento de capitais.

Por outro lado, a decisão de extraditar Chang para Moçambique pode ser uma reafirmação da soberania da África do Sul no âmbito da guerra comercial entre os EUA e a China, afinal o país vizinho é um aliado comercial do país asiático no grupo dos países emergentes conhecido como BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Tendo em conta que a imunidade de deputado da Assembleia da República não foi levantada é expectável que Manuel Chang possa até ser detido quando chegar ao Aeroporto Internacional de Mavalane, mas será uma questão de tempo (pouco) até voltar a estar livre enquanto aguarda que a Procuradoria-Geral da República o acuse formalmente e quiçá possa ser julgado... nunca antes das Eleições Gerais de Outubro próximo.


Proença-a-Nova | BiodivSummit promove debate sobre biodiversidade no sítio certo


Já está a decorrer no Centro Ciência Viva da Floresta o primeiro de dois dias do BiodicSummit, uma conferência que pretende assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado precisamente a 22 de maio, promovendo o debate sobre uma preocupação que é cada vez maior e que se prende com a continuidade da espécie humana no planeta terra e em que condições. 

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, apresentou alguns números alarmantes que dão conta do impacto sem precedentes das alterações climáticas. “Não podemos nem devemos ficar indiferentes”, afirmou João Lobo. Na sua perspetiva, os “municípios são hoje aqueles que olham sobre o território e que têm a condição de melhor zelar pela biodiversidade”, numa ideia suportada pelo Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, que destacou a publicação, em 21 de janeiro deste ano, do Decreto-Lei 11/2019 que transferiu a competência de autorização e comunicação prévia de ações de arborização e rearborização, que antes era da responsabilidade do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza, para as autarquias. “O que é que isto tem de novo e de importante para os territórios, para as câmaras municipais, para a vida das pessoas e para a economia local? Os municípios, que sempre tiveram a capacidade, mediante as regras que estão na lei e em discussão com as pessoas, de definir no seu território onde é que se pode construir habitação e zonas industriais, quando se tratava da floresta não tinham nem uma palavra a dizer sobre isso”. 

O Secretário de Estado considera que esta medida terá importantes impactos futuros pois desta forma são as autarquias a definir as zonas de floresta e que tipo de árvores é possível plantar, com um instrumento de ordenamento semelhante ao Plano Diretor Municipal, mas aplicado à área florestal. Carlos Miguel incentivou a que se procurem soluções de planeamento “que sejam boas para a biodiversidade, que sejam boas para minimizarmos os impactos que as alterações climáticas estão a criar na nossa vida, mas que sejam boas para o território e que possam ajudar as pessoas”. O Secretário de Estado das Autarquias Locais deu ainda os parabéns ao CCV da Floresta pelo trabalho de todos os dias na criação de consciência cívica e de sensibilização ambiental junto dos seus visitantes. 

Considerando o Centro Ciência Viva da Floresta o sítio certo para acolher o BiodivSummit, João Lobo destacou o papel fundamental da educação para provocar mudanças de atitude. “É verdade que ações como o BiodivSummit são potenciadoras de nos irem transformando, à nossa forma de pensar e de agir, mas é nos escalões mais jovens, é na educação, de facto, que nós nos transformamos”. Dando o exemplo da Escola Ciência Viva, a funcionar no CCV da Floresta, apelou ainda à ação individual. “Às vezes pensamos que individualmente não temos força, mas temos que ser nós a cuidar desta nossa grande casa e de todos os seres que nela habitam”. O presidente da autarquia elencou, para além do trabalho desenvolvido por este equipamento, outros projetos em que o Município está envolvido para promover a biodiversidade, nomeadamente a reconversão das áreas florestais junto aos aglomerados urbanos em áreas que potenciem a diversidade biológica ou o Concelho Carbono Mais – um mercado de créditos de carbono que, a ser apoiado pela Administração Central ou pela União Europeia, pode ter importantes consequências na valorização do ativo florestal e, consequentemente, da biodiversidade. O BiodivSummit continuará durante a tarde desta quarta-feira e manhã de quinta-feira, 23 de março, decorrendo ainda diversas atividades paralelas.

Torres Vedras | A GRANDE FESTA DA CRIANÇA - OESTEINFANTIL COMPLETA TRÊS DÉCADAS DE EXISTÊNCIA


"É tudo a brincar, mas tem tudo o que o mundo tem" é o mote d' A Grande Festa da Criança – Oesteinfantil deste ano, que completa três décadas de existência.

A partir desta frase, proferida pela Raquel, de 4 anos, em 1990, neste evento, pretende-se proporcionar no mesmo precisamente que a brincar, este contenha tudo o que o mundo tem (um cabeleireiro, um restaurante, um banco, um hospital ou até mesmo uma discoteca). Este ano será assim, para muitos, um recordar dos primeiros anos de vida da Oeste Infantil.

A iniciativa decorrerá de 28 de maio a 1 de junho, como já é hábito, no Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras, possibilitando a crianças dos 3 aos 12 anos divertirem-se num universo feito à sua medida onde poderão usufruir, em mais de 40 ateliês interativos, de experiências lúdico-pedagógicas variadas, com o devido acompanhamento. No seu decorrer vão ser ainda dinamizadas várias outras atividades de animação de caráter lúdico e educativo.

A Grande Festa da Criança tem como objetivo primordial constituir-se como um evento que favoreça o caráter lúdico das aprendizagens e, simultaneamente, como um espaço de convívio e reflexão entre profissionais da educação que possibilite a divulgação e troca de experiências relativamente a projetos educativos em desenvolvimento nos estabelecimentos de ensino.

De referir, a propósito da temática do evento, que “é inegável a importância do brincar no desenvolvimento social, físico, emocional e cognitivo da criança. Através da brincadeira, a criança explora e reflete sobre a realidade e a cultura na qual está inserida, interiorizando-a. A experimentação de diferentes papéis sociais (o papel de mãe, pai, bombeiro, super-homem) através do “faz de conta” é, provavelmente, das brincadeiras favoritas, e das mais antigas, de qualquer criança. O “faz de conta” permite à criança compreender o papel do adulto e aprender a comportar-se e a sentir como ele, constituindo-se como uma preparação para a entrada no mundo dos adultos. A criança procura assim conhecer o mundo e conhecer-se a si mesma”.

Promovido pelo Município de Torres Vedras, em parceria com escolas das redes pública, privada, solidária e profissional do Concelho de Torres Vedras e outras instituições, A Grande Festa da Criança contará durante a semana com um horário destinado a grupos escolares, abrindo as suas portas também para receber as famílias no sábado, 1 de junho (Dia Mundial da Criança). Nesse dia será proporcionado o seguinte programa de atividades:

10h às 13h e das 15h às 20h (a confirmar) | Recolha de Vestígios Lofoscópicos – Técnicos de Inspeção e Identificação Judiciária

10h às 13h e das 15h às 18h | Animação de Rua itinerante "Marcha Popular" - Escola de Serviços e Comércio do Oeste 

10h às 13h e das 15h às 20h | Circo na Estrada

10h às 13h e das 15h às 20h | Apresentação de meios do Destacamento de Intervenção e do Destacamento de Trânsito da Guarda Nacional Republicana

11h às 13h e das 18h às 20h | Animação e Pinturas Faciais - Purpurina Bandolete

17h | Concerto Disney - Sociedade Filarmónica Ermegeirense 

18h30 | Demonstração de Ginástica Acrobática - Sporting Clube de Torres

19h | Animação itinerante de Precursão e Movimento - Projeto "Rufinhos"

A inauguração do evento está marcada para o dia 28 de maio, pelas 10h.

A entrada no mesmo é gratuita.

Lista de entidades parceiras: Académico de Torres Vedras; Agrupamento de Escolas de São Gonçalo; Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira; Agrupamento de Escolas Madeira Torres; Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias; Associação de Solidariedade e Promoção de A-dos-Cunhados; Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras; Associação Cerca Futebol Clube – Férias em Grande; Associação de Jardins Escolas João de Deus | Escola Superior de Educação João de Deus; Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras – Alinha-te / Centro Educativo e ATL; Casa do Povo da Freguesia do Ramalhal – Creche Nossa Senhora D' Ajuda; Centro Social Paroquial de Santo António de Campelos; Centro Social e Paroquial de Silveira; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Torres Vedras; Creche do Povo – Jardim de Infância; Creche e Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Torres Vedras; Creche e Jardim de Infância de S. Vicente; Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Torres Vedras; Equipamento de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras; Escola de Serviços e Comércio do Oeste; Escola Academia Sporting Turcifal; Escola Internacional de Torres Vedras; Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal; Escola Técnica e Profissional de Mafra; Fundação Lar São Francisco – Centro Infantil da Sagrada Família do Varatojo; Guarda Nacional Republicana – SPC – Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário; International House Torres Vedras; Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães; Livraria União; Mundo da Criança; Parque Aventura Cova da Baleia | Centros Mini-Futebol; Pax Óptica; Polícia de Segurança Pública; Radioeste; Serviços Educativos da Câmara Municipal de Torres Vedras; Sporting Clube de Torres.

MARISA NOBRE INTEGRA SELECÇÃO NACIONAL PRÉ-JUNIOR PARA DISPUTAR O 12º MEETING DE COIMBRA


Marisa Nobre, nadadora da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, foi convocado pela Federação Portuguesa de Natação para representar a Seleção Nacional Pré - Júnior no 12º Meeting de Coimbra - XXXI Torneio Internacional “Queima das Fitas”, que se realiza em Coimbra, de 24 e 25 de maio de 2019, sob a organização da Associação Académica de Coimbra. Para além de Marisa Nobre, da Columbófila de Cantanhede, foram também convocados os nadadores, Diogo Matos Ribeiro CUC, Ana Rita Oliveira CNPO, Beatriz Ferreira Gaspar NBM, Duarte Monteiro Castro FCP, Carolina Miranda Fernandes CGA, Martim Miranda Machado CUC, Carolina Teixeira Pinho FCP, Paulo Vakulyuk CNTN, Daniela Magalhães Lopes GDNFAMA, Ricardo Lopes Silva DNM, Leonor Esteves Santos EULX, Ricardo Samuel Pereira SLB, Maria Ferreira Moura SCP, Maria Gomes Pereira SAD e Mariana Pacheco Cunha CFP. O enquadramento técnico será assegurado por Daniel Marinho e pelos treinadores convidados, Paulo Santos, CT ANC; Jorge Crespo, DTR ANCNP e a Fisioterapeuta Joana Carvalho.

Presidente da Câmara apela a mais investimento público em Leiria


O Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, pediu esta quarta-feira uma maior aposta por parte do Governo na cidade e na região, lamentando a falta de investimento público em alguns setores.
Na cerimónia solene das comemorações do Dia do Município, o autarca afirmou que “somos, em diversas áreas, uma região do interior à beira mar plantada” e exemplificou com o setor ferroviário, a abertura do aeroporto de Monte Real à aviação civil e a transformação do Instituto Politécnico de Leiria em universidade.
“Mas no que diz respeito ao pagamento de impostos e contribuição para o equilíbrio das contas públicas, estamos no coração do Estado”, acrescentou.
Raul Castro falou também da abertura do Jardim da Almuinha Grande, marcada para as 15:30, um espaço que se pretende de lazer, cultura e desporto, considerando que “saldamos uma dívida antiga do Município para com a população do concelho”.
Agendado para as 15:00, o tributo ao Polícia Sinaleiro foi ainda mencionado pelo Presidente, para quem se trata de uma homenagem “a todos os leirienses anónimos que marcaram o ritmo e a vida de Leiria e engrandecem o nosso concelho”.
Num discurso em que não esqueceu a importância do papel autárquico, Raul Castro referiu-se ao Dia do Município como “uma data em que somos desafiados a esquecer as nossas naturais e saudáveis divergências e de nos reunirmos em torno desta ideia que nos é consensual: Leiria.”
O Jardim da Almuinha Grande foi também destacado pelo Presidente da Assembleia Municipal.
António Sequeira defendeu que, para além de ser a “melhor prenda que uma comunidade urbana pode receber no seu seio”, é uma “forma nobre e civilizada de olhar a vida” e a “típica obra antieconómica”, já que “custa muito a fazer, custa muito a manter e demora muito a crescer”.
Direcionando a sua intervenção para as relações com a Administração Central, o responsável manifestou a sua preocupação quanto à transferência de competências para as autarquias, afirmando que existe um “receio da desproporção entre a envergadura das obrigações e o pacote financeiro atribuído” e “na prática, a conexão do binómio “despesas/receitas” ficou aquém do que era suposto”.
Para além disso, “vão-se assumir maiores responsabilidades e submeter-se a um escrutínio bem mais exigente por parte dos munícipes”, disse António Sequeira.
A sessão solene teve como orador convidado o Presidente da Fundação Oriente, Carlos Monjardino, que falou das atuais ameaças à democracia, dando os exemplos os acontecimentos na Venezuela, Brasil, Hungria e Polónia.
Para o também ex-Governador de Macau, a ascensão de partidos populistas radicais e nacionalistas pode resultar no terceiro maior grupo nas próximas eleições europeias e, por isso, é necessário tomar algumas medidas, como um novo contrato social, estimular a investigação científica e o desenvolvimento económico.
No seu discurso, Fernando Costa, vereador do PSD da Câmara Municipal, elogiou a construção do Jardim da Almuinha Grande e a homenagem ao Polícia Sinaleiro, bem como a redução do IMI e o processo em curso de revisão das taxas municipais.
O momento foi aproveitado pelo autarca para apelar a que o Município assuma um papel mais reivindicativo junto do Governo em determinados assuntos, tendo destacado a despoluição do rio Lis, o aeroporto de Monte Real e o alargamento das instalações do Centro Hospitalar de Leiria.
Com abertura feita pelo Grupo Coralis, a cerimónia encerrou com a entrega de medalhas da cidade a 18 personalidades e entidades:
Categoria Cultura
- Insígnia de 1.ª Classe (Ouro) a Ricardo Charters d’Azevedo pelo empenho na defesa de Leiria e das suas causas, em especial na área cultura e da defesa da identidade patrimonial do concelho.
- Insígnia de 1.ª Classe (Ouro) a Saul António Gomes Coelho da Silva em reconhecimento pelo seu prestimoso contributo para a história estudada do concelho.
- Insígnia de 2.ª Classe (Prata) a Ernesto Luís de Oliveira Azevedo Henriques (a título póstumo) em reconhecimento do seu talento na área das artes plásticas e pelo contributo dado ao enriquecimento cultural de Leiria.
- Insígnia de 2.ª Classe (Prata) a José Santa-Rita (a título póstumo) pela importante marca que deixa no urbanismo de Leiria e pelo trabalho de reconhecido mérito que desenvolveu na arquitetura em Portugal.
- Insígnia de 3.ª Classe (Cobre) a Débora Umbelino (Surma) pelo valor artístico do seu projeto musical, com amplo reconhecimento internacional, assumindo-se como uma embaixatriz cultural de Leiria, oferecendo grande projeção ao concelho.
- Insígnia de 3.ª Classe (Cobre) a Rita Jacinta Monteiro Pereira (a título póstumo) pelo contributo que deu ao desenvolvimento cultural de Leiria enquanto jovem maestrina, organista e professora da Barreira.
Categoria Desporto
- Insígnia de 1.ª Classe (Ouro) a Fernando Soares Gomes da Silva pelo relevante trabalho que tem desenvolvido na promoção do desporto e da prática desportiva e apoio ao associativismo, prestando uma atenção muito especial a Leiria, de que é exemplo a realização de vários jogos da Seleção nacional no Estádio Municipal de Leiria.
- Insígnia de 2.ª Classe (Prata) à Juventude Desportiva do Lis pelo trabalho desenvolvido na promoção da atividade física, nomeadamente ao nível das camadas jovens, e pela projeção que oferece em Leiria pela excelência dos resultados obtidos nas múltiplas provas em que se faz representar.
- Insígnia de 2.ª Classe (Prata) a Pedro André Caseiro Portela  pelo seu assinalável percurso e desempenho desportivos, resultantes da sua especialização na modalidade do Andebol.
- Insígnia de 2.ª Classe (Prata) a Ricardo Porém pelo seu assinalável percurso e desempenho desportivos, resultantes da sua especialização em TT.
- Insígnia de 2.ª Classe (Prata) a Sara de Brito pelo seu assinalável percurso e desempenho desportivo no Atletismo, resultantes da sua especialização nas competições de Trail.
Categoria Empresas
- Insígnia de 1.ª Classe (Ouro) a João Vasconcelos (a título póstumo) pelo seu excecional contributo para a promoção do desenvolvimento local, em especial na área das novas tecnologias e do empreendedorismo.
 - Insígnia de 1.ª Classe (Ouro) a Jorge Santos pelo contributo ao desenvolvimento empresarial da região, pelo trabalho desenvolvido na liderança da Associação Empresarial da Região de Leiria – Nerlei, assumindo-se como promotor da internacionalização e afirmação competitiva das empresas da região.
- Insígnia de 2.ª Classe (Prata) à LaRedoute – A LAREDOUTE conta com história notável de crescimento e afirmação, pioneira no seu modelo de negócio e capaz de responder e liderar o processo de mudança, nomeadamente no que diz respeito ao paradigma digital. Além do impacto na economia local, dimensão social, esta empresa, pelo seu reconhecido sucesso, tem dado um importante contributo à afirmação de Leiria como território de excelência ao nível empresarial.
 - Insígnia de 2.ª Classe (Prata) à NOVARES pelo contributo para o desenvolvimento da região de Leiria e afirmação da excelência empresarial do concelho. A NOVARES constitui um excelente exemplo da vocação exportadora das empresas locais e da capacidade de incorporação de tecnologia nos processos produtivos, num sector de elevados índices competitivos.
Categoria Serviços Relevantes
- Insígnia de 2.ª Classe (Prata) ao Agrupamento de Escolas D. Dinis pelo seu inestimável contributo para a história educativa leiriense.
- Insígnia de 2.ª Classe (Prata) a INATEL pelo papel que desempenha na promoção da prática desportiva e oferta de atividades para ocupação recreativa e cultural dos tempos livres da população do concelho.
- Insígnia de 2.ª Classe (Prata) a Pe. Augusto Gonçalves pelo reconhecido trabalho em favor das comunidades locais e como forma de distinção pelas suas ações cívicas.



S. Pedro do Su | II FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DO INTERIOR | 13 A 17 DE JUNHO | S. PEDRO DO SUL


O Município de S. Pedro do Sul irá acolher a segunda edição do FLII - Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”, que conta com um total de 12 municípios aderentes e com o patrocínio da Presidência da República.


No nosso concelho, a iniciativa decorrerá na Praça do Município, de 13 a 17 de junho de 2019, e conta, também, com diversos encontros com escritores nacionais e internacionais nas escolas do concelho, no Cineteatro Jaime Gralheiro e no Balneário Rainha D.ª Amélia.


Para além da Feira do Livro, de inúmeras iniciativas dedicadas à promoção da leitura, da participação e o envolvimento de outras tantas entidades do concelho e de vários momentos musicais, no domingo, dia 16, a partir das 15:00 horas, damos voz aos autores locais que tanto têm feito pela promoção e projeção do nosso concelho.

Neste contexto literário, a Câmara Municipal de S. Pedro do Sul tem honra de o convidar, para a abertura oficial do Festival, que terá lugar no dia 13 de junho, quinta-feira, às 17h00, na Praça do Município, e para participar nas diversas atividades que irão decorrer até ao dia 17.

Bracelos | Estudantes da Escola Superior de Gestão do IPCA vencem o concurso Tax Tank da PwC

Carlinda Sousa, Daniela Ferreira, Márcio Martins e Rui Gomes, estudantes do curso de Licenciatura em Fiscalidade da Escola Superior de Gestão, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)            formaram a equipa – a IPCA Fiscal Team – que se sagrou vencedora do concurso Tax Tank da PwC.

O concurso Tax Tank da PwC tem por objetivo divulgar e dinamizar a área da fiscalidade, premiando os estudantes do ensino superior das áreas de Economia e Gestão, ou similares, que venham a demonstrar uma maior competência na análise fiscal de uma empresa.

O concurso baseia-se no apuramento do resultado contabilístico da referida empresa antes e depois de impostos e na análise de algumas questões tributárias específicas relativas a operações concretas da empresa, assim como na preparação de um relatório de conclusões e a sua posterior apresentação mediante um painel de jurados.

Cada elemento da equipa vai agora fazer um estágio com a duração de 3 meses, numa Unidade de Negócio do Departamento de Tax da PwC a realizar em período a acordar entre a PwC e cada elemento, e com o montante de EUR 500 no pagamento de propina ou inscrição em formação na área da Fiscalidade à escolha do elemento.

Este é um excelente resultado que nos orgulha e prestigia, pois o sucesso dos nossos estudantes é também o sucesso da instituição.

Muitos parabéns aos vencedores!

Vouzela | Iniciativa realiza-se a 31 de maio, Manuel Marques e Eduardo Madeira trazem espetáculo de stand-up comedy a Vouzela


O cineteatro João Ribeiro recebe no dia 31 de maio, pelas 21h30, os humoristas Manuel Marques e Eduardo Madeira para um supreendente espetáculo de stand-up comedy "Neverending tour. 

Durante cerca de 75 minutos serão debatidos e analisados temas sociais, políticos e desportivos de uma forma muito pouco séria e isenta. 
Os bilhetes estão à venda no Posto de Turismo de e em ticketline.pt 

Castelo de Paiva | Concurso “Got Talent “ é a novidade da iniciativa XIII Feira Social de Castelo de Paiva Volta a ter lugar no Largo do Conde

Festival das Sopas continua a ser atractivo do certame


Castelo de Paiva volta animar-se no final do mês, com a realização da XIII Feira Social, uma iniciativa que, no âmbito do trabalho desenvolvido pela Rede Social, é promovida pelaCâmara Municipal, com a colaboração das IPSS Locais – Instituições Particulares de Solidariedade Social e que tem como objectivo dar a conhecer o trabalho realizado pelas diversas entidades que, no território concelhio, trabalham na área social, assim como as dinâmicas de parceria que vão sendo criadas e fortalecidas durante a sua actividade.


O evento, que junta todas as IPSS existentes no concelho, tem lugar no espaço do Largo do Conde, apresentando agora uma organização enquadrada num modelo diferente, obviamente envolvendo todos os parceiros da Rede Social para a concretização de uma jornada social que ao longo de dois dias, vai potenciar uma intervenção em diversas áreas de actividade, abrangendo crianças e jovens, seniores e cidadãos portadores de deficiência e outras parcerias.

Num tempo em que o gabinete local da Rede Social concretiza mais de uma dúzia de anos de existência, com um trabalho notável, no âmbito do apoio e da solidariedade social junto da comunidade paivense, o presidente da edilidade, Gonçalo Rocha evidencia o desejo de que este certame volte a ser um êxito e que todos possam partilhar uma convivência saudável e feliz, manifestando depois, a vontade da Câmara Municipal, como entidade parceira, continuar a trabalhar em conjugação de esforços e recursos, para colmatar dificuldades, para minimizar e combater eficazmente a pobreza e a exclusão social e, ir ao encontro das pessoas mais necessitadas, considerando que, entender a responsabilidade social e apostar na valorização da condição humana é um dever de todos, enquanto cidadãos.
A feira arranca dia 31 de Maio com uma Acção de Sensibilização por parte da GNR para a “ Condução Segura “, e a Sessão de Abertura está agendada para as 15 horas, e contará com a presença do presidente da CM, Gonçalo Rocha, do vereador da Acção Social, José Carvalho, do director do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro, Fernando Mendonça, para logo a seguir registar-se a apresentação dos Projectos “ Repara “ e do Balcão da Inclusão, seguindo-se o habitual périplo pelos espaços das IPSS e instituições e entidadespresentes no certame.
Durante a tarde está também marcada uma demonstração de meios dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva e de actividades com a GNR, bem como algumas apresentações do Projecto RIAA, sendo que a noite vai contemplar a participação musical daBanda LMC.
                O programa para Sábado, dia 1 de Junho, inicia-se com uma Caminhada, uma Aula de Zumba, e actividades desportivas com Jogos TradicionaisTorneio de Sueca e Artes e Ofícios, seguindo –se a entrega de prémios do Campeonato Municipal de Bóccia Sénior,sendo que, às 12h30 horas realiza-se mais uma edição do Festival das Sopas ( Arca do Sabor ) com a participação de 10 entidades, e durante a tarde, para além de rastreios, mural de pinturas e insufláveis, atelier de turismo e ambiente, mascotes, estão agendadas diversas actividades de animação, lúdicas e recreativas, com a participação do Rancho Folclórico Infantil do CS do Couto Mineiro do Pejão e da Academia de Danças de Castelo de Paiva,para além da apresentação do “ Centro Saber “, seguindo-se uma actividade do ProjectoMICAS e uma apresentação da APPACDM de Castelo de Paiva.
O programa da noite será preenchido com um espectáculo musical com a participação daTuna da Universidade Sénior de Castelo de Paiva, registando-se depois a realização da segunda edição do Concurso “ Got Talent Castelo de Paiva “, cujo objectivo principal é potenciar a descoberta de novos talentos nas mais diversas áreas artísticas, sendo que, aoorganizar este concurso, a Rede Social de Castelo de Paiva procura novos valores, gente que se possa distinguir nas mais diversas áreas artísticas e culturais, propondo-se também, dá-los a conhecer no concelho, através da organização de um espectáculo que vai trazer visitantes ao concelho.


Carlos Oliveira 

Diretores das escolas dizem que faltas dos alunos que adiram à greve estudantil pelo clima serão injustificadas

Resultado de imagem para Diretores das escolas dizem que faltas dos alunos que adiram à greve estudantil pelo clima serão injustificadas
SAPO 24
As faltas dos alunos que participem na greve estudantil internacional em defesa do clima serão injustificadas, segundo os diretores escolares, que garantem que as escolas vão funcionar normalmente com a realização de aulas e testes. A ação vai acontecer em pelo menos 111 países, entre os quais Portugal, onde o número de localidades tem vindo a aumentar, ultrapassando já as três dezenas.
Na sexta-feira, os alunos das escolas portuguesas voltam a participar na greve climática estudantil, depois de em março cerca de 20 mil terem aderido ao protesto internacional que juntou 1,6 milhões de estudantes em todo o mundo.
A poucos dias do novo protesto, estão marcadas ações para 34 cidades portuguesas que deverão contar com a presença de estudantes de todas as idades, desde alunos do ensino básico até ao ensino superior que prometem voltar a faltar às aulas.
Nesse dia, as escolas portuguesas irão funcionar normalmente, disseram à Lusa os dois presidentes das associações representativas dos diretores escolares.
“A iniciativa dos jovens é muito importante porque chama a atenção da opinião pública para um problema, do qual serão eles serão as vítimas, um dia mais tarde. Espero que o protesto sirva para ajudar o planeta”, defendeu Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).
Também Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), saudou os alunos pela sua “capacidade de se mobilizarem e de lutarem em torno de uma causa”.
No entanto, não haverá qualquer alteração no funcionamento das aulas nem alteração de testes marcados para esse dia.
“As atividades já estão programadas há muito tempo e estamos a chegar ao final do ano letivo. Claro que se muitos alunos faltarem a um teste a escola tem autonomia para tomar medidas e, eventualmente, poderá decidir por repetir a prova. Mas, neste momento, não está nada decidido nesse sentido”, explicou Manuel Pereira.
Quem aderir ao protesto não terá as faltas justificadas: “As escolas terão um dia normal de aulas e as faltas não serão justificadas até porque nem sequer sabemos onde estão realmente os alunos que não compareçam as aulas”, sublinhou Filinto Lima.
Em Portugal, a iniciativa tem vindo a ganhar seguidores: em março aderiram 26 localidades e para o protesto de sexta-feira já estão agendadas ações para 32, segundo dados da organização da “Greve Climática Estudantil Portugal”.
Estes alunos juntam-se a estudantes de outros 110 países que também já anunciaram a sua participação no protesto inspirado na jovem ativista sueca Greta Thunberg.
No verão do ano passado, a estudante começou sozinha uma greve às aulas manifestando-se em frente ao parlamento sueco de onde esperava ver tomadas medidas no sentido de revolver a crise climática.
A 15 de março, 1,6 milhões de estudantes inspirados na sueca de 16 anos também saíram à rua para exigir dos políticos ações concretas contra as alterações climáticas.
Segundo a página eletrónica http://www.fridaysforfuture.org, que reúne as informações dos protestos a nível mundial, já aderiram à iniciativa de sexta-feira 111 países e há protestos agendados para 1.387 cidades, mas os números têm vindo a ser atualizados.
Para Portugal, por exemplo, só estão registadas cinco cidades no “www.fridaysforfuture.org” – em Lisboa, Lamego, Funchal, Celorico da Beira e Viana do Castelo - quando na realidade já estão anunciadas ações em 32 localidades.
Contra o aquecimento global, os jovens dizem que não querem como herança um planeta quase a morrer, que é o resultado de políticas erradas ou da simples inércia dos governantes, alertando que o tempo está a esgotar-se para lhes reservar um futuro.
“A nossa principal exigência ao Governo português é que faça da resolução da crise climática a sua prioridade, cumprindo com todo o zelo e respeito o Acordo de Paris e as metas estabelecidas pela União Europeia”, defendem os representantes portugueses da greve climática estudantil”.
A proibição da exploração dos combustíveis fósseis em Portugal, a meta para a neutralidade carbónica ser reduzida para 2030, e não 2050, como previsto pelo Governo são duas das medidas que os jovens querem ver em prática.
A luta dos alunos é também pela expansão significativa das energias renováveis, em especial a solar, por passar uma produção elétrica 100% assegurada por energias renováveis até 2030 e pelo encerramento das duas centrais elétricas ainda movidas a carvão - central de Sines e central do Pego.
O melhoramento eficiente e drástico do sistema de transportes públicos, de maneira a que possam substituir o uso do transporte particular é outra das lutas dos jovens que pedem aos governantes para agirem.
As localidades portuguesas que, até ao momento, aderiram ao protesto são: Alcácer do Sal, Armamar, Arcos de Valdevez, Aveiro, Barcelos, Braga, Caldas da Rainha, Castelo Branco, Chaves, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Figueira da Foz, Fundão, Guarda, Guimarães, Leiria, Lisboa, Mértola, Ourém, Pombal, Ponte da Barca, Portalegre, Porto, Sabugal, Santa Maria, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real.
Lusa