terça-feira, 1 de novembro de 2022

Bolsonaro quebra o silêncio: o discurso de dois minutos que demorou 40 horas a chegar

Jair Bolsonaro não falou de derrota, nem fraude. Também não cumprimentou Lula da Silva, vencedor das eleições de domingo.
Com quase duas horas de atraso e um discurso de apenas dois minutos, Jair Bolsonaro quebrou esta terça-feira o silêncio sobre as eleições de domingo.
O ainda Presidente do Brasil nunca falou em derrota, nem reconheceu a vitória de Lula da Silva. Pediu aos apoiantes para pararem com os bloqueios e agradeceu aos que votaram nele.
Quero começar agradecendo os 58 milhões de brasileiros que votaram em mim no último dia 30."
O candidato derrotado agradeceu a todos os brasileiros que votaram nele e falou sobre os protestos que estão a decorrer por todo o país, com o bloqueio de estradas.
Os atuais movimentos populares são fruto de indignação e de um sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral (…) Manifestações pacíficas são sempre bem-vindas", disse sobre os protestos, afirmando ainda que "os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população".
Num discurso de dois minutos e dois segundos, o candidato derrotado destacou que a "direita surgiu de verdade" no Brasil e que a "robusta representação" no Congresso "mostra a força dos nossos valores": "Deus, Pátria, Família e Liberdade".
"Os nossos valores seguem mais vivos do que nunca. Somos pela Ordem e pelo Progresso (…) Mesmo enfrentando todo o sistema, superámos uma pandemia e as consequências de uma guerra."
Mais de 40 horas depois da oficialização do resultado, Bolsonaro discursou no Palácio da Alvorada, onde negou ser antidemocrático e que "sempre jogou dentro das quatro linhas da Constituição".
Nunca falei em controlar os media e as redes sociais (…) Enquanto Presidente da República e cidadão, continuarei cumprindo todos os mandamentos da nossa Constituição. É uma honra ser o líder de milhões de brasileiros que, como eu, defendem a liberdade económica, religiosa, de opinião, a honestidade e as cores verde e amarelo da nossa bandeira. Muito obrigado.”
Lula da Silva venceu as eleições presidenciais de domingo por uma margem estreita, recebendo 50,9% dos votos, contra 49,1% de Jair Bolsonaro.
Perante o resultado, milhares de brasileiros bloquearam esta terça-feira centenas de estradas e pontos de acesso, no país, em contestação pelo resultado das eleições.

SIC Notícias

Carromeu e a sua Festa de São Martinho… três dias em grande!”

A Associação de Melhoramentos e Cultural de Carromeu (AMCC), volta a organizar a já tradicional Festa de São Martinho, que este ano se vai realizar nos próximos dias 11, 12 e 13 de novembro.
Para além dos festejos normais, a organização tem preparado uma tarde de sábado diferente, dedicada à Motorizadas Antigas com a realização de uma Gincana e uma corrida “O mais lento”.
Os festejos começam a partir das 17 horas de sexta-feira, dia 11, com a abertura do bar e com a realização da Grande Castanhada a partir das 18h30. Para a noite, a animação estará a cargo do Grupo VINIL a partir das 22h30.
No sábado realiza-se o jogo entre solteiros vs casados, no campo de jogos de Carromeu, a partir das 11 horas. A partir das 15 horas decorrerá uma prova de Gincana de Motorizadas Antigas e uma corrida “O mais lento”, organizado pela seção da AMCC, Sostróbas. A noite será animada pelo Grupo TV5 a partir das 22h30.
domingo, dia 13 de novembro, começa bem cedo com o grupo de gaiteiros, que irão percorrer e animar as ruas da localidade. Da parte da tarde, pelas 15 horas, haverá a Missa Solene CAMPAL em Honra de São Martinho, que encerrará os festejos deste ano.
Com a esperança que o tempo colabore, a organização espera que os festejos sejam um sucesso e convida todos a aparecerem em Carromeu, entre os dias 11 e 13 de novembro, para comemorar o São Martinho com muita animação!

Fonte: Mira Online


Lançado concurso para construção da rotunda do Peneireiro, em Aguim

A Câmara de Anadia vai lançar o concurso público para a construção da rotunda na EN1/IC2, no lugar do Peneireiro. A deliberação foi tomada na última reunião de executivo, no passado dia 27 de outubro.
O valor base é de 377.775,27€, com um prazo de execução de 150 dias. O projeto tem o intuito de melhorar as condições de segurança rodoviária e de circulação dos seus utilizadores.
A negociação entre o Município de Anadia e a IP – Infraestruturas de Portugal decorreu durante vários meses, tendo culminado com a assinatura do Acordo de Gestão para a execução da referida rotunda.
Segundo o mesmo, o Município de Anadia é responsável pela execução da obra, tendo por base o projeto de execução elaborado pela IP. Cabe ainda à autarquia anadiense lançar, gerir, executar e fiscalizar a obra, desde o procedimento pré-contratual até ao seu encerramento administrativo, cabendo-lhe ainda a responsabilidade pela execução material, financeira e contabilística da mesma.

Pombal atinge a pontuação mais elevada de sempre e volta a ser o Município mais sustentável do País

O Município de Pombal apresenta um percurso cada vez mais consistente no caminho da sustentabilidade tendo registado a pontuação mais elevada alguma vez alcançada no programa Bandeira Verde ECOXXI, sendo o primeiro município a integrar o escalão do índice igual ou superior a 90%.
Há 16 anos que Pombal participa no programa promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, tendo obtido a melhor pontuação do país nas últimas três edições. Este ano candidataram-se ao galardão 59 municípios que foram avaliados em 21 indicadores e mais de 70 sub-indicadores, que contribuíram para medir o grau de concretização dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O grupo de peritos que integram a Comissão Nacional onde estão representadas 14 instituições, atribuiu a mais elevada pontuação a Pombal nos indicadores: Promoção da educação ambiental/EDS por iniciativa do município; Sustentabilidade nas zonas balneares; Transparência, digitalização e conectividade; Saúde e bem-estar; Ordenamento do território: espaços públicos, planeamento e requalificação urbana; Mobilidade sustentável; e, Agricultura sustentável e desenvolvimento rural.
O município destacou-se, ainda, nos indicadores de Cooperação com a sociedade civil em matéria de ambiente de promoção do desenvolvimento sustentável; Gestão e conservação da floresta; Qualidade do ar e informação ao público.
Durante a cerimónia de divulgação de resultados, realizada em Ermesinde, Nuno Salvador, Chefe de Divisão de Informática, Modernização Administrativa e Serviços Inteligentes do Município de Pombal apresentou as boas práticas do município em termos de transparência, digitalização e conectividade.

Documento segue para votação na Assembleia Municipal. Câmara de Cantanhede aprovou orçamento superior a 41 milhões de euros

 

O Executivo Municipal aprovou, por maioria, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2023, documentos previsionais que serão agora sujeitos à votação da Assembleia Municipal, no seu próximo plenário.

Foi na última reunião camarária que o executivo camarário liderado por Helena Teodósio votou favoravelmente um programa orçamental que ascende a 41.075.758 euros.

No texto introdutório, a presidente da Câmara Municipal enfatiza que “os documentos previsionais do Município de Cantanhede para 2023 foram elaborados num contexto de pessimismo relativamente à evolução da economia portuguesa e do cenário macroeconómico que se antevê para o próximo ano”. Daí que, “a elaboração do Orçamento e Grandes Opções do Plano tenha sido um exercício particularmente difícil, não só pela perspetiva do comportamento imprevisível de vários fatores que condicionam a atividade camarária, mas também pela circunstância de o Município ver alargado seu leque de competências transferidas da Administração Central, como de resto se constata pelo aumento da despesa corrente”.

Relativamente às orientações de fundo que estão na base dos documentos previsionais para 2023, elas visam garantir a prossecução da estratégia de desenvolvimento económico e social preconizada nos últimos anos, “com um ou outro ajustamento determinado pela evolução da conjuntura e das condições que vier a dispor para cumprir com as novas competências e atribuições”.

A valorização da base económica, com a atração de mais empresas, e o reforço da coesão do território com a construção e renovação de infraestruturas e equipamentos coletivos são linhas de força da política que o executivo camarário prosseguirá, no entendimento de que estas são duas condições indispensáveis para promovermos a elevação dos padrões de qualidade de vida no concelho.

Por outro lado, mantém-se a aposta na cooperação com as Juntas de Freguesia, financiando ou apoiando importantes investimentos em vários domínios, bem como a concessão de algum suporte financeiro às associações e outras entidades, quer atuando como parceira na realização de certas despesas de capital, quer subsidiando a sua atividade regular.

É também de relevar o investimento previsto na melhoria contínua das condições em que funcionam os setores da Educação, Cultura, Ação Social, Saúde e Desporto, designadamente através da crescente qualificação dos equipamentos, alguns de caráter estruturante já em curso e outros em fase de projeto e negociação com outras instâncias”, adianta a autarca.

Entretanto, os serviços camarários têm vindo a desenvolver “um trabalho notável” na elaboração de candidaturas para obtenção de financiamento comunitário para projetos estruturantes em várias áreas, de modo a que o Município possa tirar o melhor proveito possível dos programas de financiamento do PRR e do Portugal 20/30.

A terminar, a líder do executivo cantanhedense confia que, apesar do elevado grau de incerteza sobre o que virá a acontecer em 2023, “este Orçamento será executado nos termos previstos, no sentido de o concelho dar mais um passo importante na consolidação do seu processo de desenvolvimento económico e social”.

Pagamentos do Estado aos setores agroflorestal e das pescas atingem 640 milhões de euros em outubro


“O Ministério da Agricultura e da Alimentação, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. (IFAP), procedeu hoje, 31 de outubro, a pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas, num montante total de 639,6 milhões de euros”, lê-se na nota enviada pelo Ministério liderado por Maria do Céu Antunes.

O Ministério da Agricultura e da Alimentação fez pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas no valor de 639,6 milhões de euros, informou o Governo, em comunicado.

“O Ministério da Agricultura e da Alimentação, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. (IFAP), procedeu hoje, 31 de outubro, a pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas, num montante total de 639,6 milhões de euros”, lê-se na nota enviada pelo Ministério liderado por Maria do Céu Antunes.

Segundo a tutela, a este montante é deduzido o valor antecipado em julho, no âmbito do Apoio Excecional de Crise.

No âmbito do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA), destacam-se o Regime de Pagamento Base (158,7 milhões de euros), o Regime de apoio à Pequena Agricultura (29,6 milhões), o Pagamento Específico ao Arroz (quatro milhões), o Prémio por Ovelha e Cabra (27,4 milhões), o Prémio por Vaca em Aleitamento (44,9 milhões), o Prémio por Vaca Leiteira (10,4 milhões), a Reestruturação e Reconversão de Vinhas – VITIS (8,7 milhões) e os Fundos Operacionais - Frutas e Produtos Hortícolas (3,9 milhões).

Já no contexto do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), a tutela destacou o pagamento do apoio à Manutenção da Atividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas (126,1 milhões de euros), as Medidas Agroambientais (138,9 milhões) e os apoios ao Investimento (18,7 milhões).

Por último, no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos das Pescas (FEAMP), foram realizados pagamentos num montante de cerca de 3,7 milhões de euros no território do Continente.

A ministra da Agricultura salientou, na mesma nota, que “o pagamento atempado destas ajudas permite aos produtores ter estabilidade e reforça a confiança dos consumidores em relação à segurança no abastecimento alimentar, contribuindo para minimizar o impacto da crise no setor primário e atenuando a pressão inflacionista sobre os bens alimentares”.

Atletas da Columbófila competiram no Circuito da ATRP

Com a época de Trail Running 2021/2022 terminada, divulgam-se os resultados obtidos pelos atletas que defenderam as cores da da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação  Columbófila Cantanhedense, que estiveram envolvidos em provas de estrada, corta-mato e trail. 
O foco principal esteve nas provas que pontuaram para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra (CDTRC), promovido pela Associação Distrital Atletismo de Coimbra e clubes associados e pela primeira vez no Circuito Nacional de Trail, da responsabilidade da ATRP Associação de Trail Running de Portugal.
No Circuito Nacional de Trail, a Secção de Ar Livre e Aventura da Sociedade Columbófila, esteve pela primeira vez representada coletivamente, competindo naquelas provas com 9 atletas a participar e 8 a completar o número mínimo de provas exigido para ser considerado finisher em 3 zonas nacionais.
Coletivamente foi a 12ª equipa estando representada em 10 provas. 
No setor feminino completaram o circuito Ana Caçoete, que alcançou a 10ª posição na classificação geral do escalão F40; Otília Costa, a 13ª F40 e Gabriela Oliveira, a 18ª F40.
No setor masculino Nuno Coelho, alcançou o 8º lugar no escalão M45; Pedro Cardoso, o 9º M45; Nuno Almeida, o 21º M45; Nuno Ribeiro, o 23º M40 e José Machado, o 35º M40, foram os atletas finishers.
Destaque para Ana Caçoete, Nuno Coelho e Pedro Cardoso no Top10 dos respetivos escalões do Circuito Nacional de Trail.

Multas e tropas de choque: o que São Paulo vai fazer para travar camionistas pró-Bolsonaro

Desde a madrugada de segunda-feira, grupos de camionistas bloquearam várias rodovias do país por não aceitarem o resultado das eleições.
O governador do estado brasileiro de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou esta terça-feira que vai usar "toda a força necessária" contra camionistas que apoiam o Presidente, Jair Bolsonaro, e bloqueiam estradas em protesto contra a sua derrota nas eleições presidenciais.
"As eleições acabaram, vivemos em um país democrático (...) Há resultado das urnas e temos um Presidente eleito, que é Lula [da Silva]", disse Garcia num comunicado aos 'media' em São Paulo.
Desde a madrugada de segunda-feira, grupos de camionistas bloquearam várias rodovias do país por não aceitarem o resultado das eleições, que Luiz Inácio Lula da Silva venceu com 50,9% dos votos, contra 49,1% obtidos por Bolsonaro.
Alguns dos bloqueios em São Paulo estão a dificultar o acesso ao aeroporto de Guarulhos, que é o aeroporto mais movimentado do país, o que já causou o cancelamento de pelo menos 25 voos, segundo a concessionária do aeroporto.
Os camionistas alegam que houve fraude nas eleições presidenciais, posição que Bolsonaro defendia antes do sufrágio, pois considera, sem provas, que o sistema de votação eletrónica poderia ser manipulado.
O chefe de Estado, que deixará o poder em 1 de janeiro de 2023, ficou em silêncio sobre o resultado das eleições desde que a sua derrota, que foi oficializada na noite de domingo, aumentando a incerteza sobre qual será sua posição.
A maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil endossou uma decisão anterior que ordenou o fim dos bloqueios e que Garcia cumprirá imediatamente, conforme noticiado nesta terça-feira.
O governador de São Paulo, o estado mais rico e populoso do país, declarou que está em busca de "dialogar e negociar com aqueles manifestantes" para que desbloqueassem as estradas, mas que a partir de agora "aplicarão" o que a Justiça determinar.
Nesse contexto, anunciou "multas de 100 mil reais (quase 20 mil euros) por hora e por veículo" que estiver a bloquear as vias.
Também vão acionar a Polícia Militar, cuja gestão é da responsabilidade dos governos regionais, para "assinar" e "prender" aqueles que "resistirem" à desobstrução das estradas.
Vamos usar toda a força necessária", incluindo “tropas de choque”.
O governador de São Paulo apoiou Bolsonaro na segunda volta das eleições presidenciais, mas foi firme nas suas declarações e insistiu que "nenhuma manifestação fará a democracia retroceder."
"São Paulo respeita a democracia e o Estado Democrático de Direito"
Garcia afirmou que "São Paulo respeita a democracia e o Estado Democrático de Direito" e não permitirá "manifestações em que os resultados das eleições não sejam reconhecidos".
Os protestos, alegadamente inorgânicos e sem líder, já foram condenados por proeminentes apoiantes de Bolsonaro ligados ao agronegócio e à indústria de transportes, como a Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA).
Entre as estradas bloqueadas encontrava-se a Via Dutra, estrada que liga o Rio de Janeiro a São Paulo e a que regista maior volume de tráfego no Brasil.
A presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, responsabilizou o chefe de Estado brasileiro e acusou Bolsonaro de orientar "o caos no país".
O chefe de Estado e candidato derrotado, Jair Bolsonaro, ainda não telefonou a Lula da Silva para o felicitar e está há mais de 24 horas sem fazer qualquer declaração pública desde o anúncio do resultado das presidenciais de domingo.
Bolsonaro esteve reunido, na segunda-feira, no Palácio do Planalto, com vários ministros, mas até agora ainda não lançou qualquer informação sobre quando falará sobre as eleições presidenciais.
Com 100% dos votos contados, Luiz Inácio Lula da Silva venceu as presidenciais de domingo por uma margem estreita, recebendo 50,9% dos votos, contra 49,1% para Jair Bolsonaro, que procurava obter um novo mandato de quatro anos.

SIC Notícias

TAP deverá cancelar 400 voos até ao fim do ano, diz sindicato

SPAC acusa a companhia de culpar os profissionais por causa de licenças de parentalidade.
Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) diz que a TAP pretende cancelar mais de 400 voos, entre novembro e dezembro, acusando a companhia de culpar os profissionais por causa de licenças de parentalidade, segundo uma nota interna.
Na mensagem, a que a Lusa teve acesso, o SPAC disse que a TAP, "através da Comunicação Social, informou os portugueses de que está preocupada com 40 pilotos e 110 tripulantes de cabine que, de acordo com a lei, colocaram para o mês de dezembro as licenças de parentalidade".
De acordo com a organização, "a empresa optou por despedir pilotos e tripulantes de cabine num passado recente, num processo trágico que ainda hoje se arrasta e escolheu alienar aviões que hoje tanta falta fazem", acrescentando que a TAP "agora, ignora este facto e a escassez de pilotos e tripulantes, ignora o planeamento de voos desfasado da realidade que tem, ignora o direito consagrado na lei, transversal a todas as empresas e a todos os trabalhadores em Portugal de gozarem as suas licenças e atribui a responsabilidade colocando o ónus em 3% dos pilotos".
A não ser que a legislação que regula as licenças de parentalidade seja uma novidade deste ano, estamos perante uma tentativa de preparação da opinião pública para tornar plausível o cancelamento de mais de 400 voos, entre os meses de novembro e dezembro", acusou o SPAC.
“Temos a mais sincera esperança”
O sindicato disse que este número é "incompreensível", referindo que "por mais que se tente justificar tantos cancelamentos com a ausência de 40 pilotos, que foram pais e mães, num universo de 1.200, nunca vão conseguir escamotear a verdade irrefutável: faltam pilotos, faltam tripulantes de cabine e faltam aviões".
Temos a mais sincera esperança que, na tentativa de escamotear esta realidade, não se recorra mais uma vez aos avultados gastos de capital na contratação de empresas externas (ACMI)", disse o SPAC.
Para a estrutura sindical, "estas opções de gestão são reféns de um plano desajustado que foi incapaz de prever o futuro que todas equipas de gestão das empresas de aviação viram", uma situação "que acarreta custos elevadíssimos para todos e causa danos graves, tanto na credibilidade da marca TAP, como na confiança dos passageiros".
"Mais uma vez, revela-se a incapacidade e irresponsabilidade de uma gestão que não está à altura do bom nome da marca TAP", acusou o SPAC.

SIC Notícias/Lusa