segunda-feira, 14 de março de 2022

Integração de Refugiados, medidas e políticas de acolhimento | 16 Março | com Plataforma de Apoio a Refugiados e Serviço Jesuíta aos Refugiados

A CLDS 4G Aveiro, vai realizar uma Sessão sobre a temática indica abaixo, que contará com a presença do Serviço Jesuíta a Refugiados e da Plataforma de Apoio a Refugiados. 

Esta sessão terá como tema " Integração de Refugiados, medidas e políticas de acolhimento" e realizar-se-á no dia 16 de março, na Junta de Freguesia de Oliveirinha, das 17h00 às 19h00 (cf. cartaz).

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através deste link: Inscrição – A.1 CASE – “Integração de refugiados – políticas e medidas de acolhimento” – CLDS 4G Aveiro (cspnsfatima.pt)

 

 

Militares portugueses no ativo “estão proibidos de se deslocar para a Ucrânia”, avisa o Governo


O ministro da Defesa afirmou esta segunda-feira que os militares portugueses no ativo “estão proibidos de se deslocar para a Ucrânia” de forma voluntária, informa a TSF.

João Gomes Cravinho foi questionado se sabia de militares e ex-militares portugueses que tivessem ido para a Ucrânia para se juntarem de forma voluntária às forças ucranianas. O ministro observou uma diferença relevante, explicando que os ex-militares já não estão sob a alçada do Ministério da Defesa. Por esse motivo, o Ministério da Defesa “não acompanha aquilo que fazem nas suas vidas”.

Por outro lado, os militares no ativo “estão proibidos” de irem para Ucrânia.

O governante afiançou que os preparativos para enviar militares portugueses para a Roménia “estão a avançar” e que essa operação deve arrancar “no início de abril”.

O ministro acrescentou que já está no terreno uma equipa do exército para fazer o reconhecimento e para trabalhar com as forças militares da Roménia no tratamento de questões logísticas como o alojamento dos soldados portugueses.

Quanto à contribuição portuguesa no pacote de armamento da União Europeia, Gomes Cravinho frisou que isso “ainda está a ser estudado” e lamenta que a guerra na Ucrânia “vá sair muito cara a todos”.

No entanto, o responsável pela pasta da Defesa reconhece é “importante” dar o apoio necessário à Ucrânia, “porque não dar esse apoio sairia mais caro ainda”.

NADADORES DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE CONQUISTARAM 10 PÓDIOS NO INTERDISTRITAL DE JUVENIS, JUNIORES E SENIORES

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve presente com 10 atletas na edição de 2022 do Campeonato Interdistrital de Juvenis, Juniores e Seniores de piscina longa.

A competição que se realizou nos dias 12 e 13 de março no Centro Olímpico de Coimbra, contou com a presença de 425 atletas, em representação de 37 clubes oriundos das 3 associações distritais em competição, nomeadamente Centro Norte de Portugal (Aveiro), Coimbra e Leiria.

Os nadadores da Secção de Natação da ASSSCC estiveram em muito bom plano, tendo conquistado 10 pódios interdistritais.

Os maiores destaques individuais vão para os 4 pódios obtidos pelo Juvenil B Martim Silva, que se sagrou Campão interdistrital nos 100 e 200 livres e vice-campeão nos 100 bruços e 200 estilos.

Na categoria de Juvenil A, destaca-se os 4 pódios alcançados por João Lucas, o atleta conquistou a medalha de ouro nos 200 mariposa, prata nos 800 e 1500 livres, atingindo ainda o bronze nos 400 livres.

No mesmo escalão o seu colega de equipa Tomás Oliveira sagrou-se vice-campeão nos 100 Bruços.

Em Juniores, destaque pelo 3ºlugar obtido por Guilherme Cardoso nos 800 Livres.

Estes 4 atletas alcançaram mínimos de participação para o Campeonato nacional que se realizará nos dias 31 de março, 1, 2 e 3 de abril tendo o mesmo palco, ou seja, o Complexo Olímpico de Coimbra.

Participaram ainda nestes campeonatos interdistritais os atletas da ASSSCC Camila Silva, Beatriz Marques, Luna Rodrigues, Catarina Teixeira, Mariana Almeida e Inês Santos.

O CHAPÉU DA MULHER – HISTÓRIA E EVOLUÇÃO NA BIBLIOTECA DA COVILHÃ

A Câmara da Covilhã em parceria com a Academia Sénior tem patente ao público, a partir do dia 14 de março de 2022, a exposição “O chapéu da mulher”.

Cerca de meia centena de peças registam a história e a evolução da chapelaria feminina que, ao longo dos séculos, se tornou um indispensável adereço de moda e um reflexo do próprio estatuto social da mulher.

Nesta mostra são visíveis os mais variados estilos de chapéus, bonés e tocados, desde os mais simples aos mais sofisticados, com vários tamanhos, formas, materiais e cores bem como uma interminável série de detalhes em tule, penas, flores, fitas e sedas.

A exposição “O chapéu da Mulher” estará patente ao público, de 14 de março a 20 de maio 2022, na Biblioteca Municipal, podendo ser visitada gratuitamente nos dias úteis, das 10h00 às 18h30.

MISSÃO DE ACOLHIMENTO: COVILHÃ REFORÇA ARTICULAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÕES.


A Câmara da Covilhã reuniu na passada sexta-feira, dia14 de março, com a segurança Social, IEFP, Forças de Segurança e instituições sociais para articularem uma estratégia comum de acolhimento aos refugiados ucranianos.

Na primeira fase a autarquia procedeu ao lançamento da iniciativa- Missão Acolhimento- junto da sociedade civil e empresários da região e reconverteu o hospital de retaguarda instalado no seminário do Verbo Divino, numa unidade de acolhimento provisório.

Na segunda etapa ficou definido o papel do Centro Hospitalar e Universitário da Covilhã que irá disponibilizar refeições e roupa de cama aos refugiados que fiquem instalados no centro de acolhimento.

A autarquia vai liderar o acompanhamento das famílias e a respetiva intervenção sociocultural, posteriormente serão desenvolvidos planos específicos de integração.

Em termos de atuação no âmbito da Missão Acolhimento, a reunião serviu para esclarecer o papel de cada parceiro e instituição neste processo de apoio aos refugiados, traçando desde o primeiro momento prioridades e linhas de atuação.

A autarquia tem neste momento 165 camas disponíveis para receber refugiados, entre diversos tipos de tipologias, que vão desde apartamentos camarários até Alojamento Local e residências. No âmbito da Missão de Acolhimento, o município criou também uma bolsa de emprego que tem já 113 postos de trabalho para diversos setores de atividade.

A Câmara municipal da Covilhã faz um balanço positivo da resposta da comunidade a esta - Missão de Acolhimento Covilhã Ucrânia-

A grave situação que neste momento se vive na Ucrânia está a provocar um movimento de milhões refugiados que procuram abrigo seguro nos países europeus.

A Covilhã é uma comunidade solidária e é em nome dessa tradição que o Município da Covilhã criou um programa de acolhimento - “Missão de Acolhimento Covilhã - Ucrânia”, para colaborar com o Governo de Portugal a fim de disponibilizar o apoio necessário ao acolhimento dessas pessoas.

Estamos a mobilizar meios e a congregar vontades para cumprir esta missão.

MUNICÍPIO DE SILVES CELEBRA DIA MUNDIAL DA POESIA

 O Município de Silves associa-se às comemorações do Dia Mundial da Poesia e, no dia 21 de março, as ruas da cidade vão encher-se de poesia.

O recital de poesia algarvia com acompanhamento musical “A Ilha Fria”,  tem início às 10h00, no Largo do Município,  percorrendo a Rua Samora Barros, a Rua 5 de Outubro, a Rua Elias Garcia e a Rua João de Deus, cada espetáculo tem a duração aproximada de 15 minutos.

A poesia vai estar no ar com a revisitação dos poemas “A Primavera” - Ibn Darraj al Qastalli, “Evocação de Silves” - Al-M`utamid “Eu poeta me confesso” - João Braz , “Liberdade” - Nuno Miguel Neto,  “Minha Terra” - Cândido Guerreiro,  “É isto o amor” - Nuno Júdice,  “Rua do Mar” - António Pereira e “Nesta Hora” - Sophia de Mello Breyner, com a participação dos declamadores Zacarias Pinheiro e Nuno Miguel e ainda de Arsénio Martins, na guitarra.

Criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999, esta efeméride comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação.

O Dia Mundial da Poesia visa promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.

 

+ SOBRE ARSÉNIO MARTINS

Pianista e compositor, nasceu em Rouen Normandie França 14 de Julho 1970. Apresenta-se neste projeto como guitarrista e interprete de algumas composições originais. Iniciou a sua atividade em 1996 em Lisboa. Nos anos 90 liderou o seu quinteto, Arsénio Martins Ensemble, violoncelo, violino, flauta, piano e percussão. Posteriormente , o seu quarteto de jazz Arsénio Martins e Aroma jazz trio e desde 2005 tem composto bandas sonoras para acompanhar dezenas de obras de cinema mudo em Cinematecas e festivais de cinema de vários países. Reparte a suas atuações entre França, onde nasceu, Itália, onde vive, Espanha onde mais tempo residiu e o nosso pais, onde nunca deixou de trabalhar.

 

+ SOBRE NUNO MIGUEL NETO

Nascido em 1986. Trabalha como Criativo, Consultor de Acessibilidades e Iniciador de Projetos. Desenvolve palestras e ações de Sensibilização na Área da Mobilidade de pessoas com necessidades especiais e está envolvido na conceção e execução de diversos projetos sociais de apoio a pessoas com deficiência e em desfavorecimento social. Gosta de agir em contacto direto com as pessoas, socializando, dando ideias e ouvindo ideias, fazendo melhoramento constante das mesmas. A poesia é o seu "hobby" de referência, gostando de poemas curtos e intensos, que abordem História e as grandes Questões Sociais da Humanidade. A esta ocupação junta o Design, a Rádio, e a Música.

 

+ SOBRE ZACARIAS PINHEIRO

Zacarias Pinheiro, nascido em 1957. Assistente Técnico. Estudou Teatro no Porto, onde se iniciou também como ator, encenador e formador amador, em alguns grupos, em 1980. No Algarve desde 1990, esteve como ator nos Grupos Leathes, 100 Palavras, Teatro da Estrada e colaborador (técnico e ator) da Companhia “Ao Luar Teatro”. Participou em diversas formações de Teatro com formadores e Mestres nacionais e estrangeiros. Fez formação para crianças em Associações Culturais. Durante alguns anos fez parte do grupo de musica tradicional "E Viva a Música". Leu poesia em alguns eventos a esta dirigida, no Porto e Algarve, e continua a ler fazendo parte deste projeto de levar poemas a quem os quer ouvir, principalmente escritos pelos nossos poetas (mas não só), pelo gosto que sente na representação e interpretação da palavra, que embora diferente da conceção do texto dramático, pode também ser objeto de criação teatral.

Declaração do Príncipe Dom Bertrand contra o ataque russo na Ucrânia

 O Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança [Foto PRC]

Mensagem do Príncipe Imperial do Brasil a propósito da invasão russa à Ucrânia

Em nome de meu irmão, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e no meu próprio, manifesto nosso apoio ao valoroso povo da Ucrânia, bem como nosso indignado repúdio à grave e injusta agressão do tirano russo Vladimir Vladimirovich Putin contra aquela nobre nação, em violação das mais elementares regras do direito internacional, visando aniquilar sua identidade religiosa, cultural e histórica, e colocando em risco a paz, não apenas na Europa, mas em todo o mundo.

Neste dia 13-3-22, foi bombardeada a histórica Lviv, no oeste da Ucrânia, cidade localizada nas fronteiras com a Polônia.

A esses sentimentos de repúdio e consternação, se somam os de solidariedade a todos os brasileiros que se encontram na Ucrânia, bem como à vigorosa comunidade de ucranianos no Brasil.

Não surpreende que um povo que suportou 70 anos de perseguições, cárceres e o pavoroso genocídio de milhões nos anos trinta do século passado, o Holodomor, se levante agora face ao muito mais poderoso agressor em defesa de sua identidade e de seu território. A Fé da Igreja Greco-Católica Ucraniana, acrisolada pela perseguição, alenta uma Nação inteira, dando à acomodada Europa e ao mundo uma lição de desassombro, valor e fidelidade aos princípios irrenunciáveis da Civilização Cristã.

A Família Imperial brasileira sente-se particularmente concernida nessa heroica resistência, pois em suas veias corre o sangue de São Vladimir o Grande, pelo casamento de sua neta a Princesa Ana de Kiev com o Rei Henrique I da França, de quem provem o Marechal Conde d’Eu, nosso bisavô.

Rogo, pois, a Deus Nosso Senhor, por intercessão de Nossa Senhora – que em Fátima previu que a Rússia espalharia seus erros pelo mundo – e de São Vladimir, o fundador da nação ucraniana, que alente e proteja seu povo nesta hora de extremo perigo. Rogo também pelo cumprimento da promessa, feita pela Santíssima Virgem, de que, depois de sofrer terrivelmente enquanto nação, a Ucrânia consolidaria sua soberania.

Assim sendo, urge que o Papa – e com ele os Bispos de todo o mundo – atendam finalmente ao pedido feito por Nossa Senhora à Irmã Lúcia, consagrando a Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Somente assim será possível sua conversão e, consequentemente, o retorno da paz ao mundo. Do contrário, estaremos sujeitos aos castigos – e, notadamente, ao flagelo de guerras ainda mais devastadoras do que as do passado – anunciados em Fátima.

Que a Divina Providência nos livre deste terrível desfecho e nos permita a concretização do anelo de grandeza cristã palpitante em nossos corações.

São Paulo, 5 de março de 2022

Dom Bertrand de Orleans e Bragança

Príncipe Imperial do Brasil

MUNICÍPIO DE SILVES AVANÇA COM A REVISÃO DA CARTA EDUCATIVA


Consciente da dinâmica social e territorial do concelho, a Câmara Municipal de Silves deu início ao procedimento de revisão da Carta Educativa, instrumento estratégico de gestão do sistema educativo, nomeadamente dos estabelecimentos de ensino e das suas especificidades. O processo decorre de deliberação tomada em reunião do executivo, realizada no final do mês de fevereiro.

Refira-se que no presente, e em particular no decurso da concretização da transferência de competências para os órgãos municipais, os desafios que se colocam ao Município de Silves no domínio da educação implicam uma necessária articulação, conformidade e compatibilidade dos diferentes instrumentos ao dispor da autarquia, concretamente no que diz respeito à Estratégia de Desenvolvimento Territorial definida no Plano Diretor Municipal de Silves, do qual a carta educativa é um instrumento integrante.

Na prática, e assumindo-se a revisão em apreço como um procedimento prioritário a desenvolver internamente, irão os serviços municipais desencadear um trabalho de articulação direta com a comunidade educativa e, simultaneamente, avançar com a caraterização e diagnóstico da realidade municipal, promovendo a articulação com os demais instrumentos (estratégicos e operacionais) em vigor.

 

MUNICÍPIO DE SILVES INICIOU OBRA DE REFORÇO DE ADUÇÃO À ZONA NASCENTE DO SUBSISTEMA DE SB MESSINES


Município de Silves iniciou a empreitada de “Reforço de Adução à Zona Nascente do Subsistema de São Bartolomeu de Messines” (Aldeia Ruiva para nascente) cujo investimento ascende a cerca de 160 mil euros.

Com um prazo de execução previsto de execução de 4 meses, esta empreitada faz parte de um conjunto de intervenções prioritárias, que resultaram de um estudo hidráulico contratado por este Município, com o objetivo de aumentar a resiliência do subsistema de abastecimento de água e melhorar as condições do serviço prestado, nomeadamente no que toca à pressão das redes.
A execução da empreitada, em conjunto com outros trabalhos já realizados, no âmbito da obra de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Subsistema de Água”, que abrange todo o concelho, permitirá:

- a redução da pressão existente nas zonas baixas da Vila de São Bartolomeu de Messines;

- o aumento da pressão durante o período de maior consumo nos prédios situados nas Fontainhas e na Urbanização Horta Acima;

- a melhoria da capacidade de adução ao reservatório de Messines de Cima;

- a criação de condições para a ampliação da rede para nascente, nomeadamente Vale Figueira.

Estas empreitadas inserem-se na linha estratégica do Município de Silves de reorganização, consolidação e modernização da rede de abastecimento de água, visando o controlo e redução das perdas, a elevação da eficiência energética e hídrica e um serviço público de maior qualidade. O Município de Silves iniciou a empreitada de “Reforço de Adução à Zona Nascente do Subsistema de São Bartolomeu de Messines” (Aldeia Ruiva para nascente) cujo investimento ascende a cerca de 160 mil euros.

Com um prazo de execução previsto de execução de 4 meses, esta empreitada faz parte de um conjunto de intervenções prioritárias, que resultaram de um estudo hidráulico contratado por este Município, com o objetivo de aumentar a resiliência do subsistema de abastecimento de água e melhorar as condições do serviço prestado, nomeadamente no que toca à pressão das redes.

A execução da empreitada, em conjunto com outros trabalhos já realizados, no âmbito da obra de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Subsistema de Água”, que abrange todo o concelho, permitirá:

- a redução da pressão existente nas zonas baixas da Vila de São Bartolomeu de Messines;

- o aumento da pressão durante o período de maior consumo nos prédios situados nas Fontainhas e na Urbanização Horta Acima;

- a melhoria da capacidade de adução ao reservatório de Messines de Cima;

- a criação de condições para a ampliação da rede para nascente, nomeadamente Vale Figueira.

Estas empreitadas inserem-se na linha estratégica do Município de Silves de reorganização, consolidação e modernização da rede de abastecimento de água, visando o controlo e redução das perdas, a elevação da eficiência energética e hídrica e um serviço público de maior qualidade.

Silves | SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE A CAPACITAÇÃO DAS ENTIDADES GESTORAS DAS ÁREAS INTEGRADAS DE GESTÃO DA PAISAGEM TEVE LUGAR EM SILVES

A capacitação das entidades gestoras das Áreas integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), para a elaboração das respetivas Operações Integradas de Gestão da Paisagem, foi o tema que esteve em cima da mesa, numa sessão de esclarecimento realizada no dia 10 de março, em Silves. A ação contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, da Diretora Geral do Território, Fernanda do Carmo, e demais entidades com responsabilidade no ordenamento do território florestal do Algarve.


Tratando-se de uma componente central do Programa de Transformação da Paisagem, as AIGP visam uma abordagem integrada da gestão do território florestal, fomentando um território ecologicamente mais diverso e resiliente aos incêndios rurais, garantindo simultaneamente viabilidade económica aos proprietários.

Neste contexto, importa relembrar que o concelho de Silves é o único a sul do Tejo que irá constituir Áreas Integradas de Gestão da Paisagem – AIGP, num total de 47 candidaturas aprovadas a nível nacional. A constituição resulta de três candidaturas apresentadas pela autarquia para a criação das AIGP Vale do Odelouca, AIGP Falacho Enxerim e AIGP Nova Serra, abrangendo cerca de 5250 hectares. As mesmas mereceram aprovação do Governo, tendo sido alvo de assinatura de contratos programa no passado mês de julho.

 

MUNICÍPIO DE SILVES DÁ AS BOAS VINDAS À PRIMAVERA COM YOGA

O Município de Silves vai assinalar o equinócio da primavera com aulas abertas de yoga.

A iniciativa “Equinócio da Primavera” terá lugar no dia 20 de março, com duas sessões, às 10h00 na Praia dos Pescadores em Armação de Pêra e às 16h30 no parque da cidade de Silves.

A participação está sujeita a inscrição prévia obrigatória, é dirigida à comunidade em geral e limitada às vagas existentes.

A atividade está relacionada com o simbolismo da nova estação, que inicia um período de renascimento.

As inscrições para as aulas abertas de yoga decorrem até dia 17 de março, podendo ser efetuadas em: https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=8593&ver=16580, ou na receção do complexo das piscinas municipais.

Para mais informações poderá contatar o sector de desporto através do telefone: 282440270 ou via email: desporto@cm-silves.pt

 

Espanha quer ser o distribuidor de gás na Europa

Espanha pode tornar-se o novo centro de gás da Europa, uma vez que a União Europeia planeia abdicar do gás russo antes de 2030. Atualmente, o país possui 45% do armazenamento de gás natural liquefeito da Europa e um terço do trabalho europeu de regaseificação - um processo que converte o gás líquido em gás natural.

O diretor executivo do Operador Nacional Espanhol de Gás Enagas Arturo Gonzalo, refere que "temos um sistema extremamente versátil e flexível. Podemos digerir gás de uma variedade de fontes. No ano passado, por exemplo, recebemos gás de 14 países diferentes. Também temos duas ligações através de gasodutos com França... Por isso, sem dúvida, somos um ator chave quando se trata de diversificar o fornecimento de gás natural à Europa."

Espanha tem uma das infraestruturas de gás mais extensas da Europa, com uma enorme capacidade de armazenamento de gás que chega por navio, assim como dois gasodutos que ligam a Europa aos campos de gás no norte de África.

No entanto, o fornecimento atinge um estrangulamento quando chega aos Pirenéus. São necessárias novas e maiores ligações com a rede europeia se Espanha quiser realmente contribuir para a segurança energética na Europa.

"Estamos a falar em garantir o fornecimento de energia na Europa, e esta nova infraestrutura pode ser crítica. Portanto, penso que neste momento a vontade política é muito maior e, provavelmente, também o acesso ao financiamento", refere o diretor do departamento de Consultoria de Energia e Serviços Públicos da PWC, Oscar Barrero.

O Governo espanhol solicitou que quaisquer novas ligações de gás com a Europa fossem compatíveis com outras fontes de energia renováveis, tais como o hidrogénio ou o biogás.

"Uma das prioridades, no futuro, para reduzir a nossa dependência do gás russo e cumprir os nossos objetivos de descarbonização é o hidrogénio renovável. Acreditamos que a Espanha tem um papel importante a desempenhar nesta matéria", refere Gonzalo.

A Administração está a trabalhar 24 horas por dia para assegurar o fornecimento de energia até ao final de 2022, mas à medida que a Rússia continua a invasão da Ucrânia, a Europa pode ser forçada a enfrentar o frio do inverno.

Fonte: euronews.

Independência de Angola

Independência de Angola: José Severino, Presidente da Associação Industrial de Angola, publica livro de memórias.
Aos 81 anos, José Severino, Presidente da Associação Industrial de Angola, que alguns conhecem por «Pacaça» ou por «Dinho», publica Batalhas, Peripécias e Economia num Recanto de Angola, um livro de memórias da Benguela dos anos 60 e 70, que cruza as estórias dos angolanos, com a história de Angola, desde as primeiras acções independentistas, em 1961, à Independência de Angola, em 1975. Batalhas, Peripécias e Economia num Recanto de Angola chega à rede livreira nacional no próximo dia 22 de Março, com a chancela da Guerra e Paz Editores.

Uma história «sem qualquer pretensão cronológica» e sem os sangrentos detalhes da Guerra Colonial, em Benguela, «suavizados com estórias e testemunhos de combatentes». Esta é a proposta de José Severino, Presidente da Associação Industrial de Angola e Conselheiro Económico do Presidente da República de Angola, João Lourenço, em Batalhas, Peripécias e Economia num Recanto de Angola: um livro de memórias que nos traz as peripécias e vivências de homens e mulheres durante um longo período da história de Angola, desde 1961, com as primeiras acções independentistas, à Independência de Angola, no dia 11 de Novembro de 1975.

Abrangendo o período de organização do MPLA e a invasão de Angola pela Frente Sul nos meses anteriores à Independência, o livro dá-nos um olhar sobre as movimentações políticas em torno da luta pela libertação nacional, sem esquecer os pequenos apontamentos pitorescos da vida em Benguela naquela época: «Na instrução, a única arma com que se lidava era aprender a preparar cocktails molotov usando garrafas de cerveja Cuca, a chamada baixinha, cheias com gasoil e um pavio.»

Um contributo, diz o autor, «para que os de hoje e os de amanhã não se sintam marginalizados, mas talvez ansiosos por conhecer o passado», Batalhas, Peripécias e Economia num Recanto de Angola chega à rede livreira nacional no próximo dia 22 de Março, com a chancela da Guerra e Paz Editores.

Batalhas, Peripécias e Economia num Recanto de Angola
José Severino
Não-Ficção / História
232 páginas · 15x23 · 16 €
Nas livrarias a 22 de Março

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NO TRAIL TRILHOS DOS CORNOS


Numa organização da equipa Adões Trail e contando com o apoio do Centro Cultural e Recreativo de Adões, da Comissão Organizadora das Festas em Honra de Nossa Senhora do Livramento, do Município da Mealhada, da União de Freguesias de Trouxemil e Torre Vilela e de diversos patrocinadores, realizou-se no passado dia 13 de março, na Aldeia de Adões, na freguesia de Barcouço, o I Trail Trilhos dos Cornos.
Participaram nesta competição que foi disputada nos trilhos, caminhos rurais e florestais, daquela localidade do Município da Mealhada, 9 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo na distância de 12 km, Pedro Cardoso, alcançado o 5º lugar na classificação geral masculino e no sector feminino, Anabela Almeida, alcançado a 26ª posição na geral feminina e Ana Cláudia Ferreira, a 27ª na geral feminina.
Na prova de 19km, Ruben Novo, alcançou o 34° lugar na geral masculino e o 17º lugar no escalão Senior M, Joselito Marques, 65º geral masculino, 23° M40, André Santos, 93° geral masculino, 45º Senior M e José Mendes, 178° geral masculino, 72º Senior M.
No sector feminino e na mesma distância, Catarina Marques, alcançou a 31ª posição na classificação geral feminina e a 19ª no escalão F40 e Luísa Santos, foi a 48ª classificada na geral feminina e 28ª no escalão F40.
Coletivamente fomos 15° em 25 equipas classificadas na prova de 19km.
Seguem fotos que devem ser utilizadas tal como estão de:

Kabazuk Photography
Por Aqui Por Ali Por Acoli
José António Duarte Moura

SECÇÃO DE BASQUETEBOL DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA REALIZOU TORNEIO DE MINIBASQUETE – MINIS 10



Realizou-se no dia 12 de março, numa organização da Secção de Basquetebol da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense o 2.º Torneio de Minibasquete de 2022, e que foi destinado ao escalão de Minis 10 e que teve lugar no Pavilhão Marialvas, gentilmente cedido pelo Municipio de Cantanhede.
Este torneio que reuniu muitas crianças, contou com a participação, para além das equipas da Sociedade Columbófila A e B, da AD Vagos e do Ginásio Figueirense.
A equipa da ASSSCC foi constituída, por 30 – Benjamim Costa, 9 – Daniel Gaspar, 4 – Eduardo Pereira, 45 – Gabriel Mosca, 18 – Gabriel Faria, 23 – João Santos, 5 – Manuel Bento, 18 – Martim Pinto, 13 – Salvador Gaspar, 8 – Luan Silva, 10 – Lucas Silva, 23 – Diogo Gonçalves, 12 – Joaquim Peixoto e 7 – Vasco Soares.
A equipa foi orientada pelas Treinadoras Rita Mendes e Mariana Melo, contando com o apoio do Coordenador João André Costa e da Delegada Ana Maria Rodrigues, que e coordenou toda a logística do torneio.
Como bem sendo habitual, os pais não deixaram de estar presentes, aplaudindo os pequenos atletas.
Uma palavra especial para os atletas da ASSSCC Minis 12, Sub 16 e Sub 18, que estiveram presentes para colaborarem no torneio, na montagem e desmontagem dos campos e ainda como árbitros e juízes de mesa.

Câmara das Caldas da Rainha assinala “16 de março”

 

A Câmara Municipal vai assinalar o “16 de março”, na próxima quarta-feira, com uma cerimónia evocativa desta data histórica, para as Caldas da Rainha e para o País, junto ao “Monumento 16 de março”, pelas 11h00. (em frente à ESE).

Santa- Barbara, o autor da peça escultórica que simboliza a “nova democracia”, também estará presente.



Neste mesmo dia, a Autarquia vai oferecer a todas as bibliotecas escolares do concelho, um exemplar da banda desenhada que conta a história do “Golpe das Caldas”, da autoria do mestre de BD José Ruy.


Uma forma de continuar a partilhar com todas as gerações a importância deste evento, que aconteceu nas Caldas da Rainha,  nos acontecimentos que levaram ao “25 de abril”.

Marinha Grande | SÉNIORES VÃO RECITAR POESIA NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

O Museu Joaquim Coreia, na Marinha Grande, realiza um Recital de Poesia, protagonizado pela população sénior, no dia 26 de março, pelas 15h00, no âmbito da programação do seu 25º aniversário, que se assinala este ano.
O Museu pretende abrir-se à comunidade para ampliar os conhecimentos sobre a obra de Joaquim Correia e ajudar à sua divulgação, desta feita para e com o apoio da população sénior.
A partir de fotografias da exposição "Mestre na Lente", complementadas pelo seu descritivo e referências à peça original de Joaquim Correia, os séniores são convidados a escrever um poema original, que depois será declamado no Museu, no dia 26 de março.
A memória é um tema importante na terceira idade e para os museus, que são lugares de preservação de uma memória coletiva e identitária. O MJC estimula estratégias de envelhecimento ativo de âmbito cultural, enquanto ajuda os séniores a treinarem a memória e a desfrutarem da Arte através da palavra, da fotografia e da escultura.

As entidades participantes farão visitas ao Museu durante as semanas antecedentes ao recital. As instituições participarão com vídeos em que os séniores declamarão as suas poesias e trarão comitivas de declamadores a representá-las dia 26 de março (Dia do Livro Português, instituído pela Sociedade Portuguesa de Autores, para relevar a importância da palavra escrita e dos escritores de língua portuguesa).

 Todos os séniores da Marinha Grande que queiram participar no recital, poderão fazê-lo enviando a sua poesia para o email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt, até ao dia 23/03/2022 (identificar autoria) e depois vindo declamá-la in loco. A atividade é exclusiva para séniores. Os poemas devem ter por base as fotos da exposição "Mestre na Lente" ou as obras originais de Joaquim Correia.

Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Museu Joaquim Correia, em parceria com a Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego; e Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande - Lar das Vergieiras.

MARINHA GRANDE RECEBE FASE DISTRITAL DO PARLAMENTO JOVEM


A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, recebe a segunda fase da sessão distrital do Parlamento Jovem do Circulo Eleitoral de Leiria, no dia 22 de março, das 09h00 às 18h00.
O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

São entidades parceiras deste projeto o Ministério da Educação, através da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE); Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas; e Instituto Português do Desporto e Juventude, IP (IPDJ). A fase distrital de Leiria tem o apoio do Município da Marinha Grande.

O Parlamento Jovem pretende educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República e o seu funcionamento; promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; estimular os jovens à participação em processos eleitorais; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo; entre outros.

Na Sessão Distrital participa o grupo de deputados que foram eleitos na Sessão Escolar para representar a escola. Vão lá estar também os deputados eleitos nas outras escolas do mesmo círculo eleitoral (distrito), estando todas representadas com o mesmo n.º de deputados.

Têm de redigir a “exposição de motivos” do Projeto de Recomendação aprovado na Sessão Escolar, explicando as razões pelas quais estão a apresentar as suas medidas. Os deputados eleitos devem também conhecer todos os outros Projetos de Recomendação do seu círculo, para poderem intervir no debate com maior segurança e propriedade.

A Sessão Distrital serve para dar oportunidade a um número significativo de jovens, em cada distrito, de participar numa sessão semelhante à Sessão Nacional, uma vez que não é possível ter na Sessão Nacional todos os participantes.

Serão também eleitos os deputados à Sessão Nacional, por voto secreto, e o Porta-Voz, que vai coordenar a participação do grupo de deputados deste círculo na Sessão Nacional e articular com eles a pergunta a propor, para colocar a um Deputado da Assembleia da República, no Plenário da Sessão Nacional.

Outro dos objetivos desta sessão será votar as propostas de temas para a edição do ano seguinte do Parlamento dos Jovens, aprovadas nas Sessões Escolares, para que seja selecionado um tema, em cada círculo eleitoral.

Évora | Solidariedade com o povo Ucraniano


Recolha de donativos 
A partir de hoje, 14 de março, a Câmara Municipal de Évora está a recolher donativos de apoio aos refugiados ucranianos, nas Piscinas Municipais.
O ponto de recolha funciona de segunda-feira a domingo, das 8 às 21 horas.

Lista dos bens necessários:

Roupa
Roupa de homem, senhora, jovens, crianças e bebés | gorros, luvas e meias | roupa de cama (cobertores, lençóis, almofadas) | sacos cama.
  
Higiene
Fraldas (bebé e adulto) | toalhitas húmidas | produtos de higiene pessoal (sabonete/sabão, pasta de dentes, escovas de dentes, pensos higiénicos, etc…).

Alimentação
Enlatados (conservas, salsichas, leguminosas, fruta em calda, etc…) | arroz e massas | sopas instantâneas | bolachas (secas) | chá em saquetas e chocolate em pó | leite em pó.

Diversos
Lanternas (mão e cabeça) | pilhas | carregadores telemóvel | powerbank.

Material medicinal
Material curativo (bandas elásticas, ligaduras, algodão, compressas,…) | desinfetantes | pomadas para cicatrização | analgésicos | álcool | máscaras descartáveis | cobertor térmico de emergência | luvas descartáveis.

Proença-a-Nova | Inscrições abertas para expositores no Festival das Sopas e Condutos


O Festival das Sopas e Condutos é o primeiro evento gastronómico que o Município irá promover com a presença de associações - e um programa de animação nos dois dias - desde a paragem forçada pela crise de saúde pública da COVID-19. Com um formato mais reduzido, e cumprindo-se as normas da Direção-Geral de Saúde que estiverem em vigor ao momento, o objetivo é retomar a promoção dos recursos endógenos do território, apresentando motivos acrescidos de visitação ao concelho.
O Festival realizar-se-á no Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova, e as associações que pretendam participar deverão formalizar a sua inscrição até ao dia 25 de março, mediante o preenchimento da respetiva ficha de inscrição, estando o limite fixado em sete associações. O enfoque gastronómico está assente nas sopas com maior tradição e nos condutos – tudo aquilo que pode servir de acompanhamento num petisco ou como complemento ao prato de sopa. Como nas anteriores edições, estará à venda o Kit do Festival, com a tradicional malga de sopa: a verba realizada será repartida pelas associações participantes e uma outra parte terá uma finalidade solidária, revertendo a favor de apoio humanitário aos refugiados da Ucrânia.

O programa de animação, que incluirá música, arruadas, teatro, folclore e sessões de cozinha ao vivo, será divulgado em breve nos canais do Município.

Proença-a-Nova | Desporto e Aventura em destaque na maior feira de turismo de Portugal


O Município de Proença-a-Nova irá marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre entre os dias 16 e 20 de março, destacando no seu stand os desportos que se podem praticar no concelho bem como os eventos gastronómicos previstos para 2022. “Sendo o maior certame de promoção turística do país, e naquela que tem vindo a ser a estratégia de desenvolvimento para este sector, o Município encontra-se representado na BTL mais uma vez, num ano expetável de abertura para o tráfego turístico”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. “Quisemos que este ano de 2022 materializasse todas as ações que congregam a oferta desportiva e de aventura. Também os nossos agentes económicos são sempre importantes parceiros e vetores de criação de valor para o território. Exemplo disso são os vouchers que serão sorteados durante os dias do evento, convidando a que visitem o nosso espaço nos dias de feira e que se desloquem a Proença-a-Nova durante todo o ano”.
O Ano Municipal do Desporto e Aventura dá o mote para as iniciativas previstas que incluem a presença de responsáveis ligados a diversas modalidades e eventos que vão decorrer em Proença-a-Nova, com transmissão em direto no Facebook do Município. No dia de abertura, Madjer e Alan Cavalcanti, ex-jogadores de futebol de praia, Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, e João Manso, vice-presidente da autarquia, vão falar sobre desportos de areia, divulgando-se por essa via o campo de areia da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva. No mesmo dia, Eduardo Lagoa, um dos impulsionadores do Paramotor no concelho, falará sobre a Liga Nacional de Paramotor, evento que decorreu no Aeródromo Municipal, e a criação de pista de parapente na Serra das Talhadas.

No dia 17 de março, Luís Dias, diretor da Trilhos do Zêzere, apresentará a prova do Campeonato Nacional de Carrinhos de Rolamentos que vai decorrer numa das descidas mais emblemáticas do concelho a 3 de julho. A Proença-a-Nova Cup, torneio de futebol infantil que se realizará de 14 a 16 de abril, é o mote para a conversa com o dinamizador da iniciativa a 18 de março, Armando Lopes, que convidou o ex-jogador de futebol do Sport Lisboa e Benfica e da Seleção Nacional Nuno Gomes e a jornalista Cláudia Lopes para abordar o tema da formação e da importância destes torneios para as camadas mais jovens. Nesse dia, as condições do concelho para acolher campos de basquetebol é o mote para a conversa com os treinadores Marco Galego, Luís Roseiro e João Pedro Vieira.

A Via Ferrata das Talhadas e o seu potencial turístico será enquadrado por Hugo Marques, da empresa Momentos do Centro, no sábado, 19 de março. Também nesse dia, os desportos motorizados – em especial a EcoRally Proença-a-Nova, marcada para 30 e 31 de julho – serão divulgados, com a presença de Nuno Serrano e Alexandre Berardo, equipa que venceu o Campeonato Nacional de Novas Energias, e de Eduardo Carpinteiro Albino e João Fernandes, vice-campeões que ganharam a Eco Race Proença-a-Nova 2021. A encerrar esta iniciativa, no domingo, as ultramaratonas e trails serão abordados por Paulo Garcia, da Horizontes, e pelos atletas David Faustino e Isabel Moleiro.

Caso esteja de visita à BTL pode acompanhar estas iniciativas ao vivo: o Município encontra-se no Pavilhão 02, stand 2E34, podendo ainda ganhar vouchers com descontos para estadias em alguns alojamentos do concelho entre outros brindes.

Proença-a-Nova | Alunos mostram aptidões profissionais em espetáculos abertos ao público


Os alunos finalistas do Curso Profissional de Animador Sociocultural do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova vão dinamizar dois espetáculos no âmbito das provas de Aptidão Profissional: o primeiro, intitulado Festivart – Festival de Artes e Teatro decorreu no dia 5 de março no auditório municipal e o segundo terá lugar no dia 26 deste mês. O Sarau Cultural irá ter dois momentos distintos, um em Montes da Senhora e outro no auditório municipal, com o programa a ser divulgado em breve nas redes sociais do Município.
No caso do Festivart, o programa foi da responsabilidade da aluna Ana Marques e envolveu momentos musicais e teatrais, com muita animação à mistura. Para além de ter interpretado algumas músicas, Ana Marques contou ainda com a participação neste espetáculo de elementos do Clube de Música e de alguns dos seus colegas do Curso Profissional, acompanhadas pelo professor Mário Cardoso. Também a Companhia de Teatro dos Montes da Senhora dinamizou um conjunto de variadas e diferentes peças teatrais, com a presença de inúmeros jovens, e Mário Faísca puxou por muitos sorrisos e gargalhadas junto da moldura humana que esteve presente no auditório.

O espetáculo fechou com o agradecimento a todos os envolvidos na preparação do evento, nomeadamente os alunos dos cursos profissionais de Animador Sociocultural e de Técnico de Restaurante e Bar - que serviram o coffee break e receberam os convidados -, a Companhia de Teatro dos Montes da Senhora, Mário Faísca, o professor Mário Cardoso e a Câmara Municipal, representada pelo vice-presidente João Manso. “Um muito obrigado por contribuir para fazer acontecer cultura e formação”, referiu na ocasião o professor Jorge Santos, coordenador dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas.

PELOS RECANTOS E ENCANTOS DOS MONTES DA SENHORA: Os Montes da Senhora, freguesia do concelho de Proença-a-Nova, dará ênfase à atividade "Pelos recantos e encantos dos Montes da Senhora", promovida no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Catarina Alves, do Curso Profissional de Animador Sociocultural. No sentido de dar a conhecer aspetos de cariz social e cultural ligados à freguesia, o programa da iniciativa conjuga um conjunto de atividades bastante diverso, onde a interligação com a população local será um dos pontos de destaque. A atividade decorre no dia 26 de março, com início marcado para às 08h30, no adro da Igreja. Qualquer informação estará disponível através do email: catarinaalves.6070@aeproencaanova.pt.

SARAU CULTURAL "O ENSINO PROFISSIONAL E A ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL: Também no dia 26 de março, o auditório municipal de Proença-a-Nova recebe o Sarau Cultural intitulado "O Ensino Profissional e a animação sociocultural", organizado no âmbito da Prova de Aptidão Profissional das alunas Filipa Cardoso e Marisa Maurício, do Curso Profissional de Animador Sociocultural do Agrupamento. Com início marcado para as 20h30, esta iniciativa pretende destacar a música e a dança como focos de promoção da cultura em qualquer contexto. O evento será de entrada livre, obedecendo às normas instituídas pela DGS, para a data em causa. Qualquer informação poderá ser obtida pelo email: cursosprofissionais@aeproencaanova.pt

Marinha Grande | CONCURSO MUNICIPAL DE IDEIAS PROMOVE EMPREENDEDORISMO NOS JOVENS

O 7.º Concurso Municipal de Ideias, dirigido aos alunos do 3.º CEB e dos ensinos secundário e profissional, realiza-se no dia 24 de março, pelas 16h00, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, no âmbito do Programa de Empreendedorismo nas Escolas da Comunidade Intermunicipal de Leiria (CIMRL), em parceria com os 10 municípios associados.

O Concurso de Ideias tem como objetivo sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa, de liderança, criatividade, interajuda e dinamismo.

As equipas apuradas para o Concurso Municipal foram selecionadas de acordo com os critérios e pontuação constantes em Regulamento da CIMRL e serão avaliadas por um júri nomeado para o efeito, constituído por um representante do Município da Marinha Grande, um do Instituto de Emprego e Formação Profissional e um da OPEN – Oportunidades Específicas de Negócio.

Participaram do Concurso Municipal de Ideias da Marinha Grande, equipas provenientes dos Agrupamentos de Escolas Marinha Grande Poente e de Vieira de Leiria, bem como do CENFIM e da EPAMG.

As equipas finalistas de cada nível de ensino, vencedoras do Concurso Municipal de Ideias que se posicionarem em 1.º lugar, representarão o Município da Marinha Grande, na final intermunicipal.

A final do Concurso Intermunicipal do Ensino Secundário e Profissional realiza-se no dia 1 de abril de 2022, às 20h30, na Casa da Cultura da Batalha e a do 3.º Ciclo, no dia 5 de abril de 2022, às 16h30, na Casa da Cultura de Castanheira de Pera.

MARINHA GRANDE REPRESENTADA NA TOMADA DE POSSE DO NOVO BISPO

O Município da Marinha Grande esteve representado pelo presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, na sessão solene de tomada de posse do sexto bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. José Ornelas Carvalho, que decorreu no dia 13 de março, na Sé de Leiria.

Após a cerimónia, na sessão de cumprimentos, o presidente da Câmara felicitou o novo bispo e deixou o convite para visitar a Marinha Grande, que foi favoravelmente acolhido. Aurélio Ferreira destaca o facto da Diocese “continuar representada por uma personalidade reconhecida e respeitada na sociedade civil e na Igreja e que será, certamente, unificador num contexto nacional e internacional cada vez mais exigente e instável”.
D. José Ornelas, de 68 anos, foi nomeado pelo Papa Francisco, no dia 28 de janeiro, para suceder no cargo ao cardeal D. António Marto, que apresentou a sua renúncia.
O novo bispo estava à frente da Diocese de Setúbal desde 2015, depois de ter sido responsável mundial pela Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

O sexto bispo de Leiria-Fátima desde a restauração da diocese nasceu a 5 de janeiro de 1954, no Porto da Cruz (Madeira), tendo feito a sua formação religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos); foi ordenado padre na sua terra natal, a 9 de agosto de 1981.

Reguengos de Monsaraz | Luzes da Porta da Vila e da Torre do Relógio em Monsaraz desligadas na Hora do Planeta

O Município de Reguengos de Monsaraz aderiu à 15.ª edição da Hora do Planeta, que vai acontecer no dia 26 de março entre as 20h30 e as 21h30, para dar o seu apoio ao maior movimento global contra as alterações climáticas. No âmbito desta ação, a autarquia vai desligar as luzes da Porta da Vila e da Torre do Relógio em Monsaraz.
A câmara municipal assumiu igualmente o compromisso de implementar durante este ano medidas sustentáveis para promover a poupança da água e desenvolver a discussão entre os agentes locais de ações para a salvaguarda da biodiversidade. A Hora do Planeta é uma iniciativa organizada pela World Wide Fund for Nature, surgiu em 2007 em Sidney, na Austrália, e apela à população mundial para apagar as luzes durante uma hora em defesa do planeta.
A edição deste ano em Portugal lançou à população o desafio “Move-te pela Natureza”, que tem como objetivo restaurar a natureza, protegendo o que está intacto e recuperando o que está degradado. Segundo a organização, “os sistemas naturais enfrentam a maior perda global de sempre, colocando em risco os recursos essenciais à vida na Terra. Sendo a natureza uma aliada fundamental contra as alterações climáticas, tornou-se urgente e necessário reparar os danos, restaurar os ecossistemas e unir esforços para prevenir a biodiversidade”.
A Hora do Planeta tornou-se num movimento de sustentabilidade global com mais de 3,5 mil milhões de pessoas em 192 países e territórios a mostrarem o seu apoio desligando simbolicamente as suas luzes.

Carlos Manuel Barão

MARINHA GRANDE RECEBEU TORNEIO NACIONAL DE TÉNIS DE MESA

O Pavilhão Gimnodesportivo da Marinha Grande recebeu no passado fim-de-semana, dias 12 e 13 de março, o VI Torneio Nacional de Ténis de Mesa, organizado pela SBR 1º de Janeiro, com o apoio da Câmara Municipal.
Nos dois dias do Torneio, estiveram presentes o vereador da Câmara Municipal da Marinha Grande, João Brito; o secretário do executivo, João Carriço; e a representante da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Maria Neves.
O vereador João Brito faz um “balanço positivo da iniciativa, que, apesar do contexto de pandemia, reuniu cerca de 160 atletas de vários pontos do país, que mostraram grande fairplay e, mais uma vez, dignificaram este evento desportivo”.
O Torneio foi organizado pela SBR 1º de Janeiro e contou com o apoio do Município da Marinha Grande, Junta de Freguesia, Federação Portuguesa de Ténis de Mesa e empresas da região.