terça-feira, 29 de março de 2022

Lugar mais frio da Terra regista temperatura inédita

Uma estação de pesquisa na Antártida reportou temperaturas acima do normal este mês naquela região, fator que chocou diversos cientistas. A temperatura na estação Concordia Research, no Planalto Antártico, conhecido como o lugar mais frio da Terra, subiu para -11,5.ºC no dia 18.

A temperatura máxima habitual é de cerca -49.ºC, o que faz com que nessa sexta-feira, 18 de março, tenha estado 38.ºC mais quente que o normal. Se a Organização Meteorológica Mundial documentasse esta métrica, os cientistas diriam que seria, provavelmente, estabelecido um recorde.

Parece ter sido estabelecido um novo recorde mundial para o maior excesso de temperatura acima do normal já medido por uma estação meteorológica estabelecida”, disse na segunda-feira passada Robert Rohde, cientista da Berkeley Earth, na rede social Twitter.

Em entrevista à CNN, Randall Cerveny, professor de ciências geográficas da Universidade Estadual do Arizona e relator de registos extremos da Organização Meteorológica Mundial (WMO, sigla em inglês), disse que este tipo de acontecimento – temperatura mais alta ou mais baixa que o normal – não é algo que a WMO rastreie ou verifique.

"Tudo o que eu, pessoalmente, tenho visto sobre a observação do Dome C sugere que é uma observação legítima”, disse Cerveny.

Embora -11.ºC não seja quente, é raro a Antártida chegar a tal temperatura, pelo que 38.ºC acima da média é algo surpreendente para os cientistas.

De acordo com Etienne Kapikian, metereologista do Meteo-France (serviço de meteorologia francês), a temperatura registada em Concordia foi um recorde, não apenas no mês de março, como “um recorde absoluto” para qualquer mês. Com mais de 60 anos de dados, esse registo “é inédito na história da climatologia”, acrescentou.

Uma combinação de eventos meteorológicos justifica o aumento da temperatura da Antártida naquele dia.

Houve “um fluxo húmido de um rio atmosférico” e “também uma intrusão de ar muito quente, raro para esta época do ano, no planalto antártico”, pelo que “a chegada da humidade prendeu o ar quente, permitindo que as temperaturas disparassem no leste da Antártida”, explicou Cerveny à CNN.

A extrema temperatura no continente preocupa os cientistas, que temem os efeitos a longo prazo, como é o caso de uma plataforma de gelo, do tamanho de Los Angeles, que se desintegrou em poucos dias devido a uma onda de calor.

SIC Notícias

Aumento do preço dos combustíveis: “Bombeiros já estão a fazer transporte de doentes às suas custas”

Os bombeiros alertam para o “impacto terrível” e “insustentável”.

O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Castelo Branco afirmou esta terça-feira que o aumento do preço do combustível está a ter um “impacto terrível” nas corporações, criando uma situação “insustentável”.

Neste momento, muitas das associações e corpos de bombeiros já estão a fazer transporte de doentes às suas custas. Já estão a pagar para poderem fazer o transporte dos utentes. Isto está a ter um impacto terrível”, disse José Neves à agência Lusa.

Este responsável sublinhou que a situação é “insustentável” e adiantou ainda que as particularidades do distrito de Castelo Branco “até agravam mais a situação”, porque é necessário percorrer distâncias maiores para chegar às unidades hospitalares.

“Caso não sejam tomadas medidas, não acredito que seja possível aguentar [as 12 associações distritais] mais de dois ou três meses. Obviamente que não podemos continuar com uma situação onde estamos a suportar uma coisa que é da responsabilidade do Estado”, sustentou.

Aumento dos combustíveis deixa transporte de doentes não urgentes em risco

O presidente da federação e comandante dos bombeiros de Castelo Branco explicou que as associações sabem que a atividade que exercem não tem que ser lucrativa, mas também não tem que ser prejudicial.

Segundo José Neves, no distrito de Castelo Branco, não há ainda uma tomada de posição: “Confiamos na Liga dos Bombeiros Portugueses que está a desenvolver negociações, no sentido de perceber o que é que se pode fazer para diminuir os custos”.

Adiantou também que não está em causa o transporte dos utentes, “que são quem tem menos culpa no meio disto tudo”.

Contudo, realçou que “com os aumentos sucessivos não é uma situação que possa passar mais de dois ou três meses”.

José Neves explicou ainda que no transporte de doentes, o impacto do custo do combustível anda entre os 30 e 50% numa deslocação.

“O preço que nos pagam por quilómetro não é atualizado há anos. Obviamente que isto está a ter um impacto muito negativo”, concluiu.

SIC Notícias/Lusa

Caso Marega: arguidos publicam pedido de desculpas ao futebolista

Após, num jogo entre o Vitória de Guimarães e o FC Porto, terem dirigido insultos a Moussa Marega

O trio de arguidos investigado pelo Ministério Público na sequência do caso Marega, com origem nos insultos racistas ao futebolista num jogo da I Liga portuguesa de futebol, publicou esta terça-feira um pedido de desculpas ao jogador.

No jogo entre Vitória de Guimarães e FC Porto, de 16 de fevereiro de 2020, o futebolista maliano deixou o relvado por volta do minuto 70, face aos insultos dirigidos por alguns vitorianos, entre os quais Hélder Manuel Pereira Gonçalves, Joaquim Pedro Sousa Ribeiro e Bruno Cristiano Pereira Teixeira, que, depois de constituídos arguidos, aceitaram pagar 1.000 euros de multa ao Estado e emitir um pedido de desculpas num “jornal desportivo local”.

Os arguidos reconheceram, na edição desta terça-feira do semanário Desportivo de Guimarães, terem sido “três das pessoas” que assistiram ao jogo no Estádio D. Afonso Henriques e que se associaram “aos cânticos que surgiram no estádio, e vaiaram e insultaram o jogador da equipa visitante Moussa Marega”.

Pelo comportamento assumido, [os três arguidos] pretendem apresentar um pedido público de desculpas ao visado Moussa Marega e a quem se possa sentir ofendido com tal comportamento, designadamente o assistente Vitória Sport Clube”, lê-se na nota publicada no jornal.

Os arguidos ficaram ainda “interditos de aceder a qualquer recinto desportivo como espetadores, onde decorra um espetáculo desportivo de qualquer modalidade, profissional ou amador, por um período de um ano“, referiu ainda o documento do processo de 11 de outubro de 2021, consultado pela Lusa.

Esse processo foi então suspenso pelo Ministério Público por um ano, com a concordância do Juiz de Instrução Criminal, após o Procurador da República Marinho de Sousa ter entendido que os arguidos “não atuaram com um grau de culpa elevado” e verbalizaram arrependimento aquando dos interrogatórios.

Em outubro de 2021, o advogado dos arguidos, Pedro Miguel Carvalho, disse que estes “aceitaram o pedido de desculpas público” quer ao jogador Moussa Marega, quer ao Vitória de Guimarães.

A seu ver, o clube foi “injustamente penalizado” pelos “comportamentos” de alguns adeptos, aos quais “foi alheio”. Na sequência desse episódio, o clube minhoto cumpriu três jogos à porta fechada e pagou uma multa de 53.500 euros por imposição do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

SIC Notícias

Jovem esfaqueada à porta de escola em Sintra está estável

 Tem 17 anos.

A jovem de 17 anos esfaqueada hoje à porta de uma escola no concelho de Sintra, pelo ex-namorado, foi operada e encontra-se “estável”, disse à agência Lusa fonte do Hospital de Santa Maria, onde está internada.

Aquilo que podemos dizer é que já foi operada e está estável. Está a ser acompanhada”, adiantou a mesma fonte.

A jovem sofreu ferimentos no pescoço, depois de ter sido esfaqueada esta manhã à porta da Escola Secundária de Mem Martins, no concelho de Sintra, pelo ex-namorado, também de 17 anos.

A vítima foi transportada “em estado muito grave” para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, segundo tinha dito à Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.

O suspeito desta agressão encontra-se detido.

A investigação deste caso ficou a cargo da Polícia Judiciária.

SIC Notícias

Morreu Ferreira Diniz, médico e condenado do processo Casa Pia

Tinha 67 anos.

O médico João Ferreira Diniz, um dos arguidos condenados no processo Casa Pia de Lisboa, morreu na madrugada de domingo, vítima de doença, disse à agência Lusa a sua advogada.

Ferreira Diniz tinha 67 anos e estava doente há vários anos, tendo falecido na sua casa em Lisboa.

Foi em 13 fevereiro de 2014 que o médico João Ferreira Diniz abandonou o Estabelecimento Prisional da Carregueira, em Sintra, para cumprir em casa o resto da pena do processo Casa Pia, numa altura em que já se debatia com problemas de saúde.

A libertação nesse dia de Ferreira Diniz ocorreu depois de o Tribunal de Execução de Penas de Lisboa ter autorizado a sua ida para casa, com pulseira eletrónica.

Ferreira Diniz foi um dos arguidos condenados no processo Casa Pia. O tribunal condenou-o a sete anos de prisão (cumpriu 16 meses de prisão preventiva), por abuso sexual de menores.

Além de Ferreira Diniz, foram também condenados a penas de prisão efetiva o ex-apresentador de televisão Carlos Cruz, o ex-embaixador Jorge Ritto, o ex-provedor da Casa Pia Manuel Abrantes e o antigo motorista da Casa Pia Carlos Silvino.

O advogado Hugo Marçal foi também condenado a seis anos e meio de prisão e esteve cinco meses em prisão preventiva, pelos crimes cometidos na Casa de Elvas.

Na repetição do julgamento, no que se refere aos crimes na Casa de Elvas, o tribunal entendeu absolvê-lo, assim como a Gertrudes Nunes, dona da residência.

Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica impulsiona

 Novo Laboratório de Inovação Pedagógica promove experimentação de metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras 

 

No âmbito do 1.º Encontro de Inovação Pedagógica da Universidade Católica Portuguesa, a decorrer no dia 30 de março de 2022, será lançado um novo Laboratório de Inovação Pedagógica designado Católica Learning Innovation Lab (CLIL). Um projeto colaborativo interdisciplinar, com representantes das várias Faculdades da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Coordenado pela investigadora Diana Soares, da Faculdade de Educação e Psicologia, o CLIL terá como consultor Paul Trowler, investigador e docente da Lancaster University. 


A formação pedagógica dos docentes do ensino superior tem sido enfatizada pela literatura enquanto questão central a desenvolver, particularmente premente no atual contexto pandémico. A transição de ensino remoto de emergência para a consolidação de um verdadeiro campus híbrido implica uma transformação das metodologias de ensino-aprendizagem e a reconfiguração do papel do docente e das suas competências pedagógicas. Assim nasce o Católica Learning Innovation Lab, orientado para e na Inovação Pedagógica. Este novo laboratório pretende constituir-se como um espaço de projeção e experimentação de novas metodologias de ensino-aprendizagem, assente na capacitação pedagógica e no estabelecimento de redes e parcerias entre a comunidade docente.  

 

Diana Soares, membro da direção da Faculdade de Educação e Psicologia e coordenadora desta nova iniciativa, explica que “o Católica Learning Innovation Lab nasce de uma Iniciativa Estratégica da Faculdade de Educação e Psicologia, reforçada no interesse comum pela Inovação Pedagógica das várias Unidades Académicas da Universidade Católica Portuguesa.”  

 

Um dos primeiros projetos será o “Mapeamento das Práticas Pedagógicas na Universidade Católica Portuguesa” através de um Inventário de Práticas Pedagógicas desenvolvido pela equipa do CLIL. Seguir-se-á o projeto “Learning for Sustainability: Designing an Innovative Pedagogy for Sustainable Development in UCP Porto” que visa a promoção de projetos interdisciplinares, na resposta a um problema comum como as Alterações Climáticas (ODS 13).  

O 1.º Encontro de Inovação Pedagógica da Universidade Católica Portuguesa, a decorrer no dia 30 de março de 2022, realizar-se-á online a partir das 14h30 com inscrição aqui. 

Proença-a-Nova | Reconversão de áreas florestais iniciada nas aldeias de Vale de Água e Galisteu

As aldeias do Vale de Água e do Galisteu receberam na passada sexta-feira, dia 25 de março, a primeira de duas tranches de árvores a serem entregues à população. No âmbito do projeto ‘Condomínio da Aldeia - Programa de apoio às aldeias localizadas em territórios de floresta’, uma iniciativa da Direção-Geral do Território, apoiada pelo Fundo Ambiental, com a intenção de reconverter áreas florestais em áreas agrícolas, localizadas na faixa dos cem metros de proteção em redor do aglomerado populacional. Num investimento a rondar os 31 000€, serão, no total, distribuídas cerca de 19 000 árvores entre os habitantes destas populações.

João Lobo, presidente da Câmara de Proença-a-Nova, refere que “esta iniciativa se insere naquilo que tem sido a estratégia do município na reformulação e ordenamento da nossa floresta e território.” O autarca aponta ainda que “estas ações do Condomínio da Aldeia são uma das variáveis de uma equação maior, que assentam noutras ferramentas que estão agora desenhadas para se virem a realizar em ações do território, nomeadamente as áreas de intervenção de gestão da paisagem (AIGP) e os mosaicos florestais. É, portanto, imperativo que proprietários, administração local e administração central convirjam naquilo que são as soluções para, de facto, a traduzirmos na floresta que queremos”.

A quantidade de árvores a ser distribuída por cada habitante foi calculada tendo em conta os metros quadrados dos terrenos de cada um, de forma a garantir uma distribuição justa e equitativa por toda a população. Algumas das árvores listadas não chegaram ainda nesta primeira fase, por indisponibilidade do Viveiro que fornece as árvores, sendo presumível que as possam chegar por volta do mês de outubro.

Fazem também parte deste projeto as aldeias das Giesteiras e Sobrainho dos Gaios, (à responsabilidade da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira) Corgas e Malhadal (responsabilidade da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral). A aldeia das Fórneas já recebeu apoio no ano de 2020, tendo sido a primeira a iniciar esta reconversão.

No âmbito deste projeto, no ano de 2022 o Município irá candidatar os seguintes condomínios: Vale Porco e Parque Empresarial, Montinho e Zona Industrial de Proença-a-Nova; Ribeiro de Gomes, Zona Industrial de Sobreira Formosa e Cunqueiros; Vale da Ursa e PEPA (Parque Empresarial de Proença-a-Nova). Frisar que estas propostas carecem ainda de aprovação, tratando-se simplesmente de uma vontade expressa pelo Município.


Águeda | Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills volta a dinamizar o património molinológico da Região Centro

 Estão previstas várias atividades, desde visitas a moinhos, caminhadas e workshops

A Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, constituída pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos, apresenta, pela segunda vez, um programa conjunto e diversificado de atividades, entre 7 e 10 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Moinhos.

Este projeto envolve municípios de duas comunidades intermunicipais (Região de Aveiro e Viseu Dão Lafões) e foi distinguido no âmbito do programa ALA + T - Programa Nacional de Qualificação para a Administração Local Autárquica para o Turismo, sendo a sua concretização apoiada pelo Turismo de Portugal.

A Rota dos Moinhos pretende criar uma rede de agentes públicos e privados, a nível nacional, que se proponham a trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico.

Os programas de atividades dos diferentes municípios vão estar disponíveis nas redes sociais de cada um dos cinco municípios.

Experiências únicas aguardam por todos os que, nestes dias, visitarem estes municípios, onde estão programadas diversas atividades ligadas ao património molinológico, desde visitas aos moinhos, moagem de milho, degustação de pão, workshops, trilhos pedestres, storytelling, piqueniques, entre muitas outras atividades.

Em Águeda, poderão ser visitados a moinhola de Macieira (9 e 10 de abril) e o moinho do Vale das Senhoras, em Paradela (7 a 10 de abril). Neste último, a visita terá como mote a homenagem aos ex-combatentes do Lugar de Paradela, estando programada uma degustação gastronómica, petiscos tradicionais, confecionados por senhoras da aldeia e ainda a presença de “personalidades” trajadas a rigor, como o moleiro, a mulher do moleiro e outras associadas ao moinho.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida realizará, no âmbito desta iniciativa, uma caminhada no dia 8 (9 horas) com destino ao moinho de Paradela, tendo como ponto de encontro o Largo 1.º de Maio, no centro da cidade de Águeda.

Para dia 9 de abril, às 11 horas, está prevista uma ação temática, integrada na rubrica “Porque hoje é sábado” da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, onde será contada uma “História com cheiro a pão” com o atelier “Quem me ajuda a fazer pão”.

A programação desta rota dos Moinhos terminará com uma caminhada na Aldeia do Casal, promovida em parceria com a Associação Cultural e Recreativa de Eventos dos Amigos do Casal, que terá como ponto de partida o Largo do Souto, na Aldeia do Casal, às 9h30.

Para mais informações, os interessados deverão contactar a Divisão de Ambiente e Sustentabilidade – Turismo da Câmara de Águeda, através do número de telefone 234 180 197 ou do email visitagueda@cm-agueda.pt

Autores da peça “Suite 2020” anunciam “Sinfonia La Paz”. Projeto apoiado pelo Município de Cantanhede

Os autores da peça “Suite 2020”, obra musical de que é coautor o maestro Francisco Manuel Relva Pereira, juntamente com os compositores Charalampos Makris, da Grécia, Francisco José Rosal Nadales, de Espanha, e Ilio Volante, de Itália, foram recebidos esta segunda-feira, 28 de março, no Município de Cantanhede, que apoia este projeto desenvolvido nos primeiros meses da pandemia Covid-19.

Numa cerimónia que contou com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, os quatro compositores anunciaram a vontade de abraçar novo desafio compartilhado, centrado nesta famigerada e belicosa realidade, com mais este inequívoco sinal de esperança a que chamarão “Sinfonia de La Paz”. Esta nova composição musical para além do mesmo espírito beneficente e solidário, “pretende ser um grito que nos convoca a todos a lutar por este imperativo ético que é a Paz, condição da convivência harmoniosa de todos os homens e do verdadeiro desenvolvimento. No fundo, a música enquanto linguagem universal ao serviço de uma cultura de paz assente nos valores da democracia, da justiça e da solidariedade”.

Pedro Cardoso disse ser “um enorme prazer receber tão renomados e distintos compositores”, salientando “a importância deste projeto criativo único que permitiu conjugar o esforço, empenho e dedicação de incríveis compositores de quatro países, para além do claro e meritório alcance social e cultural que apresenta”.

O autarca espera que “a reabertura gradual das associações culturais, que tantas dificuldades têm enfrentado, permita a tão aguardada apresentação pública executada pelas 4 bandas do concelho: a Banda Filarmónica de Covões, banda da Associação Musical da Pocariça, Phylarmónica Ançanense e Filarmónica Marialva de Cantanhede”.

Responsável pelo pelouro da Cultura do Município, Pedro Cardoso, sem saber do desafio que os compositores tinham abraçado, ao avançar com a ideia de uma “nova criação musical”, manifestou o enorme regozijo com o anúncio de que esta já se encontra em preparação.

Pedro Cardoso destacou também a importância da “Sinfonia La Paz”, “não só pelo contexto difícil e complicado que estamos a viver, nomeadamente na Ucrânia, como também pelo sinal de esperança e união que esta nova peça pode transmitir a todos os homens de boa vontade de que a Paz é uma construção de todos”.

Por seu lado, o maestro Francisco Relva Pereira agradeceu, visivelmente emocionado, “o pronto acolhimento e apoio do Município de Cantanhede ao projeto “Suite 2020””, realçando o papel do executivo municipal “pela forte sensibilidade para a música, para a cultura, levando a que criações como estas surjam naturalmente”.

Sobre a peça que está em preparação, o compositor adiantou que “será um grande desafio, mas que estão todos motivados para este novo processo criativo”, numa clara alusão também ao cariz solidário e à sua expressão universal/global que se pretende com este projeto.

Na sessão interveio ainda Charalampos Makris, que em nome dos quatro maestros, agradeceu à Câmara Municipal de Cantanhede “o tratamento de excelência, revelador da grande sensibilidade para a Cultura”.

Ao entregar uma lembrança a Pedro Cardoso, o compositor helénico manifestou o desejo “de que a “Suite 2020” seja tocada por todas as bandas da Europa como sinal de esperança e de união entre os povos”.

Recorde-se que a peça “Suite 2020” é um projeto musical que, ultrapassando as fronteiras territoriais e os limites da expressão artística, visa também angariar receitas para entidades de carácter sociocultural, tendo em vista a realização de ações tendentes a mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19 e estimular a retoma económica no setor cultural dos países de origem dos autores envolvidos.

O desafio passou pela composição da “Suite 2020” em quatro partes, registando assumidamente diferentes estilos e expressões, mas unidas pela memória da pandemia e de tudo o que se lhe seguiu.

Cada compositor foi chamado a trazer à obra aproximadamente 5 minutos, com manifestas referências musicais de cada país, para orquestra de sopros de dificuldade média (grau 3), para que possa ser interpretada por todos os agrupamentos do género (todas as bandas filarmónicas).

Marinha Grande | CURSO DE VIDREIRO: VENHA APRENDER AS TÉCNICAS DE TRABALHAR O VIDRO

 Inscreva-se gratuitamente no Percurso Modular de Vidreiros, no Cencal da Marinha Grande e receba bolsa de formação, subsídio de refeição e de transporte e possibilidade de alojamento.

Inscreva-se até 26 de abril ou até ser atingido o limite de inscrições.

Duração da formação (300 horas): 2022-05-09 - 2022-07-21
De 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 17h00.

Objetivo:
Possibilitar aos participantes a aquisição de competências para a execução de peças de vidro por processos de sopro a partir de desenhos, modelos ou uma ideia original em unidades de produção.

Apoios Sociais:
Bolsa de formação, subsídio de refeição e de transporte de acordo com a legislação em vigor. Possibilidade de alojamento no Cencal.
Inscrições:

Inscrição: diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar cópia da sua autorização de residência, no ato de inscrição. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.

Saiba mais em https://bit.ly/3Dms0Gz

Barcelos | Estudantes do IPCA envolvidos em ações de voluntariado pela Ucrânia


O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) tem incentivado os seus estudantes para a prática do voluntariado no âmbito do apoio ao povo ucraniano.

Um mês depois da invasão russa à Ucrânia, e respondendo aos apoios que são solicitados no apoio às vítimas da guerra que se vêm obrigadas a sair dos seus países apenas com uma mochila às costas, a comunidade IPCA não se mostrou indiferente com esta causa, estando a cooperar diretamente com os parceiros das Câmara Municipais do Quadrilátero Urbano do Baixo Minho na recolha de bens, assim como ao nível de voluntariado através da Associação de Estudantes do IPCA.
Os estudantes do ensino superior e, particularmente os estudantes do IPCA, estão hoje muito comprometidos com as questões sociais, a invasão da Ucrânia e sucessivamente a guerra, estão a confranger significativamente esta faixa etária.

Paula Tavares, Vice-Presidente do IPCA para a Comunicação, Internacionalização e Cultura, lembra que “hoje, mais do que nunca, os estudantes percebem o importante que é ‘estar envolvidos’ e comprometidos com o futuro da Europa” sendo que o exemplo de resiliência do povo ucraniano é uma lição, mas sobretudo faz repensar e discutir os valores da Europa considerados como garantidos.

O IPCA, como instituição de ensino superior público, mostrou-se disponível para o acolhimento de estudantes que poderão ingressar nos seus ciclos de estudo e concluir a sua formação em Portugal, bem como professores e investigadores para que possam continuar o seu trabalho em Portugal. “Neste momento, não foi ainda identificada nenhuma situação para o acolhimento de estudantes, professores ou investigadores refugiados, no entanto o IPCA tem mantido uma estreita comunicação com as Câmara Municipais do Quadrilátero de forma a dar resposta imediata às necessidades que venham a ser sinalizadas” refere a Vice-Presidente.

Oleksandr Afanasyev está em Portugal desde setembro e faz parte de um grupo de quatro estudantes de nacionalidade ucraniana que se encontram atualmente em mobilidade no IPCA e que têm sido muito ativos no programa de voluntariado promovido pela Câmara Municipal de Barcelos e noutras ações com os refugiados que se encontram na cidade, nomeadamente no apoio à tradução e comunicação com os seus concidadãos.

Oleksandr é natural de Kherson, cidade que fica a sul da Ucrânia e que já bombardeada, sendo tomada por militares que já fizeram várias vítimas o que o deixa triste e preocupado pois ainda lá tem a sua família.

O estudante ucraniano quer voltar ao seu país assim que a guerra termine e sente-se muito acarinhado pelo nosso país, ainda mais nesta fase de solidariedade. “Estou muito surpreendido e contente com o que Portugal, e outros países, estão a fazer pelo meu país. As ações que estão a ser desenvolvidas cá ajudam muito os refugiados. Essas pessoas são ajudadas a encontrar emprego, estadia, encaminhar as crianças para a escola - é um trabalho muito importante e necessário”.

Também Mariana Lima, Presidente da Associação Académica do IPCA, tem acompanhado de perto as ações de voluntariado e mostra-se orgulhosa com a resposta da comunidade IPCA. “A nossa equipa lançou o mote aos restantes Grupos Académicos e à comunidade estudantil para que fosse realizada uma recolha de bens. Não foi uma surpresa, mas ficamos muito orgulhosos de todos os que contribuíram pois, conseguimos recolher uma quantidade avultada de bens que, posteriormente, foram entregues junto dos Municípios onde o IPCA está representado, sendo distribuídos localmente ou enviados para a Ucrânia ou para os países fronteiriços que estão a acolher, numa primeira instância a população ucraniana”.

Mariana considera ainda que “estas ações de voluntariado são cada vez mais importantes e têm um impacto muito positivo na comunidade académica. Atualmente todos somos fundamentais para apoiar e receber os refugiados no nosso país.”, refere.

O IPCA tem presente nos seus objetivos estratégicos o estímulo de valores humanistas e solidários entre a comunidade académica. A preocupação não é apenas formar, mas assentar essa formação nos valores humanos da sociedade e dotar a sua comunidade de uma consciência social, sensibilizando para práticas de cidadania ativa e voluntariado.

O IPCA criou uma página de apoio para o acolhimento de estudantes, professores e investigadores: https://ipca.pt/en/hosting-ukrainian-students-teachers-and-researchers/

Ana Teixeira

Município de Castelo de Paiva vai alargar Cemitério de Sobrado. Concretizada a adjudicação da empreitada


Depois de ter adquirido recentemente uma parcela de terreno de 2,844 metros quadrados, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai avançar com a obra de alargamento do Cemitério Municipal, localizado na zona da Ranha, em Sobrado, tendo avançado com o concurso público, e mais recentemente, com a adjudicação da empreitada, no valor de 329,725,36€.

O prazo de execução da obra, entregue à empresa Mário Ferreira Pinto & Filhos Ldª é de 365 dias, a partir da data da assinatura do auto de consignação, sendo que, pretende-se com este investimento municipal, concretizar o alargamento do espaço através de uma parcela do terreno anexo ao existente do lado oeste do cemitério municipal, proporcionando o equilíbrio entre as partes, a antiga e a nova, respondendo às necessidades sentidas face à limitação de ocupação.
Recorde-se ainda, que a aquisição da parcela de terreno que vai permitir este alargamento necessário, significou um custo aproximado de 29 mil euros para os cofres da autarquia paivense.

O presidente do município, José Rocha, considera que esta, “ é uma obra importante e bastante necessária nesta freguesia urbana, até porque este cemitério municipal está a ficar com uma capacidade de ocupação muito limitada, sendo por isso, urgente esta intervenção para criar mais espaço disponível para garantir mais sepulturas.

Carlos Oliveira

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO “PORTUGAL ACÚSTICO | PORTUGAL MAIS VERDE” NO NAC

 

A Câmara Municipal da Marinha Grande inaugura a exposição “PORTUGAL ACÚSTICO I PORTUGAL MAIS VERDE”, no dia 2 de abril (sábado), pelas 16h00, no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro.  

O Projeto “Portugal Acústico – Nos Braços do Património” é um projeto em rede de abrangência intermunicipal que se destina a promover os valores culturais e patrimoniais dos concelhos de Arruda dos Vinhos, Caldas da Rainha e Marinha Grande.

Portugal mais Verde é uma exposição que aborda o lado mais desconhecido de alguns dos músicos portugueses, que nos últimos 20 anos lançaram álbuns em formato acústico, apresentando objetos pessoais (a primeira guitarra, o álbum preferido, uma peça de roupa, o livro preferido,...), álbuns galardoados, curiosidades, histórias, entre outros.
A exposição tem ainda uma vertente de educação ambiental, através da difusão de vídeos de músicos portugueses, que apelam à adoção de boas práticas ambientais.

Trata-se de uma atividade dinamizada no âmbito da Candidatura “Portugal Acústico – Nos Braços do património” | Centro-07-2114-FEDER-000273.

A exposição pode ser visitada gratuitamente, de 2 de abril a 1 de maio, ao fim-de-semana, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, ou de terça a sexta-feira, mediante marcação prévia através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt ou telefone 244573377.

Arouca | forma ‘mestres’ junto da comunidade sénior

Para promover o envelhecimento ativo e saudável da sua população, o Município de Arouca conta com o projeto DESenvelheSER através do qual, em parceria com o Centro Juvenil Salesiano, tem vindo a capacitar alguns seniores arouquense para se tornarem ‘mestres’ com um papel ativo junto da comunidade mais envelhecida.

Trata-se de uma ação inovadora que se diferencia de tantos outras por não se apresentar como uma atividade ‘para seniores’, mas sim ‘com seniores’. Nascido de uma necessidade identificada através da Rede Social do município e abraçado pelo Centro Juvenil Salesiano, o DESenvelheSER tem vindo a selecionar elementos da comunidade sénior e a capacitá-los tanto na componente de bem-estar físico e mental, como nas áreas da saúde, da nutrição ou da gerontologia, para que estes possam estimular a adoção de boas práticas que proporcionem um envelhecimento ativo e saudável junto de amigos, vizinhos e/ou familiares, independentemente da idade.

“Estamos muito expectantes face a este projeto, esperando que o mesmo se configure como mais um marco na intervenção que vimos a fazer junto dos nossos seniores”, salienta a presidente da autarquia, Margarida Belém. Dada a dispersão geográfica do território arouquense, “este projeto surge também como resposta à necessidade de atenuar a solidão e o isolamento das populações mais idosas, com uma intervenção descentralizada, indo, de freguesia em freguesia, ao encontro das pessoas”, remata.

A seleção dos ‘mestres’ é feita pelo Centro Juvenil Salesiano, em estreita colaboração com a Rede Social do município, bem como com as juntas de freguesia, associações locais e os técnicos do balcão de Arouca do Instituto da Segurança Social, I.P., através de uma breve entrevista centrada nas temáticas abarcada neste projeto, seguida de um inquérito de avaliação do nível de isolamento social e da motivação dos inscritos para ajudar e ensinar os outros.

Entre as atividades desenvolvidas, a título de exemplo, estão a realização de caminhadas e jogos tradicionais, ações para o desenvolvimento da motricidade fina, como aulas de fisioterapia, exercícios de capacitação motora e tratamentos ou aconselhamentos individualizados. Na área da saúde mental, procura-se promover o bem-estar através da implementação de estratégias interventivas em problemáticas como a depressão e ansiedade; a estimulação cognitiva; o isolamento social, promoção do convívio de forma a melhorar a rede de suporte social. Entre outros, há ainda espaço ao aconselhamento nutricional para o cumprimento da Dieta Mediterrânica, o entendimento da roda dos alimentos e, inclusive, a criação de planos individualizados para pessoas com problemas de saúde tais como colesterol elevado, hipertensão arterial ou diabetes.

A abordagem contém uma forte componente de capacitação e empoderamento colocada em prática pelos próprios seniores entre si, o que promove uma atitude mais proativa do cidadão sénior face ao seu envelhecimento. Estimula ainda a comunidade a ter uma atitude de valorização e inclusão face aos mais velhos.

Inscrito sob o propósito de promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação, o projeto DESenvelheSER é desenvolvido pelo Centro Juvenil Salesiano de Arouca – Associação Cultural e Recreativa e tem financiamento elegível de 171.471,55€, com cofinanciamento assegurado através da iniciativa Portugal Inovação Social e pelo Município de Arouca, enquanto investidor social, a quem cabe 30% da comparticipação financeira.

Feira da Saúde e Bem-estar Porto de Mós - 4ª Edição

 

Porto de Mós acolhe a 4ª Feira da Saúde e Bem-estar nos próximos dias 7, 8 e 9 de abril, este ano subordinada ao tema “Viver Saudável - Saúde ao Longo da Vida”.

Esta é uma iniciativa do Pelouro da Saúde, liderado por Telma Cruz, que vê nesta atividade a oportunidade de sensibilizar a população para os cuidados de saúde, a prevenção e a adoção de estilos de vida mais saudáveis, como a realização de atividades desportivas e de bem-estar ou a integração de um regime alimentar mais saudável.

 

Por outro lado, a iniciativa visa promover os serviços de saúde locais e regionais, dando a conhecer, com este programa, o leque alargado de opções que a população tem ao seu dispor.

 

Assim, quem participar na feira terá oportunidade de fazer rastreios diversos, avaliações, assistir a conferências e palestras e conhecer uma panóplia de serviços de saúde.

 

Programa completo em anexo.

 

Patrícia Alves

COLUMBÓFILIA: Gonçalo Paião venceu concurso de Algoz - 2


E assume a liderança da Classificação Geral de Concorrentes, assumindo José Catarino a liderança do Troféu Crédito Agrícola.
Com a realização da prova nacional de Algoz - 2, decorreu a quinta prova do Campeonato 2022 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 29 equipas.

Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de meio-fundo, foi ganho por Gonçalo Paião, continuando a liderar a Classificação Geral de Concorrentes, a equipa Nuno & Filho, assumindo igualmente, a liderança do Troféu Crédito Agrícola, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:

Prova – Algoz - 2 - (Meio-Fundo)
1º lugar – Nuno & Filho – 427 pontos; 2º - Gonçalo Paião - 425; 3º - Humberto Carvalho - 420; 4º - José Oliveira - 420; 5º - Paulo Santos - 413; 6º - José Catarino - 405; 7º - António Santos – 399; 8º - Emanuel Ventura - 380; 9º - António Oliveira - 375; 10º - Vitor Ferreira - 364.

Classificação Geral de Concorrentes
1º lugar – Nuno & Filho – 1687 pontos; 2º - Paulo Santos - 1620; 3º - Emanuel Ventura - 1217; 4º - Gonçalo Paião - 1601; 5º Humberto Carvalho - 1598; 6º - José Catarino - 1564; 7º - Lusitano Espinhal & Irmão– 1546; 8º - António Santos - 1507; 9º - José Rossa Ribeiro - 1460; 10º - Fernando Pereira - 1435; 11º - Manuel Barreto - 1375; 12º - José Oliveira - 1344; 13º - António Oliveira - 1332; 14º - Vitor Ferreira - 1297; 15º - Marco Ferreira - 1218; 16º - Nelson Rainho - 1217; 17º - Matias & Vila Nova - 1177; 18º - José Rossa Ribeiro/B - 1065; 19º - Asas de Lemede - 991; 20º - José Santos – 949; 21º - Avelino Soares - 919; 22º - Cidálio Salvador – 897; 23º - Manuel Frade - 867; 24º - Euclides Pimenta - 812; 25º - Fábio Cruz- 753; 26º - Xrb & Bea - 569; 27º António Pertornilho - 494; 28º - Jorge Monteiro - 402; 29º - Avelino Soares/B - 378; 30º– Fernando Cruz - 359; 31º - José Vinagreiro – 334; 32º - Carlos Pereira – 209; 33º - Fernando Pinho – 84; 35 - António Sargaço – 34.

Troféu Crédito Agrícola
1º - Nuno & Filho – 1501 pontos; 2º - Emanuel Ventura – 1467; 3º - Gonçalo Paião– 1458 pontos.

​ Portalegre | 25 doaram sangue em Alter

Na terra mundialmente conhecida pela sua coudelaria, efetuou a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP, conjuntamente com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA, mais uma colheita. Rumaram 25 voluntários ao centro de saúde de Alter do Chão .E nove eram do sexo feminino.
Todos os dadores puderam concretizar o seu objetivo pelo que foram 25 as mais do que preciosas unidades de sangue recolhidas em Alter. Refira-se que um jovem deu sangue pela primeira vez na vida.


Sousel a 02 de abril

Sábados de manhã são quando se concretizam as nossas colheitas. A 02 de abril vamos estar no centro de saúde de Sousel.

Dê sangue e vá passeando também por: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/

JR

Festas em Downing Street: polícia vai multar 20 pessoas por violação das regras sanitárias

Não se sabe ainda se Boris Johnson será um dos visados. 

A polícia britânica informou que vai emitir 20 multas por violação das regras sanitárias impostas durante a pandemia de covid-19 no Reino Unido na sequência das festas em Downing Street.

Apesar de o primeiro-ministro ter admitido a participação em alguns dos eventos, não se sabe se Boris Johnson será um dos multados.

As festas em Downing Street, residência e escritório do primeiro-ministro britânico, eram semanais durante o confinamento, realizando-se todas as sextas-feiras.

O escândalo conhecido por “partygate” causou uma onda de indignação, já que muitas pessoas ficaram impossibilitadas de acompanhar familiares e próximos que morreram ou que estavam doentes ou sozinhos.

SIC Notícias

Prisão preventiva para 13 pessoas em caso de furtos e tráfico de droga na Figueira da Foz

A PSP tinha detido 20 pessoas, na terça-feira, mas no Tribunal de Coimbra foram presentes a juiz 21 arguidos, afirmou fonte judicial.

O Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra determinou esta segunda-feira, 28 de março, a prisão preventiva para 13 dos 21 detidos em operação da PSP, que procurou desmantelar grupo da Figueira da Foz que furtava catalisadores e traficava droga.

Inicialmente, a PSP tinha detido 20 pessoas, na terça-feira, mas no Tribunal de Coimbra foram presentes a juiz 21 arguidos, afirmou à agência Lusa fonte judicial. A mesma fonte informou que 13 dos 21 arguidos ficaram em prisão preventiva, três dos quais com possibilidade de cumprirem a pena numa instituição, com vista ao tratamento de toxicodependência.

Os restantes arguidos ficaram sujeitos a apresentações periódicas, acrescentou. Todos os arguidos, residentes no concelho da Figueira da Foz, ficaram proibidos de contacto entre si. As quatro mulheres que tinham sido detidas no âmbito da operação ficaram em prisão preventiva, aclarou fonte do Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra.

A PSP de Coimbra deteve na terça-feira 20 pessoas por suspeita da prática de crimes de furto, recetação, branqueamento de capitais, associação criminosa, simulação de crime, detenção de arma proibida e tráfico de estupefacientes e pessoas.

De acordo com o Comando Distrital de Coimbra da Polícia, todas as detenções – 16 homens e quatro mulheres, com idades dos 30 aos 40 anos -, ocorreram, âmbito da operação Palladium, na Figueira da Foz.

Em conferência de imprensa, nas instalações daquele Comando da PSP, o comissário Renato Neto explicou que a operação Palladium culmina cerca de um ano de investigação, realizada sob a coordenação do Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Coimbra, por suspeita de vários crimes, entre eles o furto qualificado e recetação de catalisadores.

No que diz respeito especificamente ao furto de catalisadores, este grupo de suspeitos vinha praticando ilícitos com elevada mobilidade e dispersão geográfica, nomeadamente nos distritos do Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Lisboa”, informou.

De acordo com o responsável, “a participação dos suspeitos no crime é diferente: um grupo considerado mais organizado assumia a qualidade de chefia e um grupo assumia o papel de operacionais e procediam ao furto de catalisadores e venda de drogas na Figueira da Foz”.

Aos jornalistas, o responsável recordou ainda que, no contexto da presente investigação, a PSP já havia desencadeado diversas ações operacionais, nomeadamente no âmbito da Operação Carbono.

Nessa altura tinham sido detidos 14 suspeitos, dos quais cinco ficaram em prisão preventiva.

Foram apreendidos 507 catalisadores, aproximadamente 725 doses de cocaína e 100 doses de heroína, cinco viaturas, cerca de 74 mil euros em dinheiro, uma pistola de calibre 6,35mm e 805 kg de componentes de catalisadores já devidamente processados e avaliados em mais de 100 mil euros.

Museu do Vinho Bairrada acolhe exposição do Tex

 O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, recebe a 7ª edição da Mostra do Clube Tex Portugal que vai decorrer no fim de semana de 30 de abril e 1 de maio, com o apoio do Município de Anadia. O programa contempla exposições, aulas de desenho ao vivo, workshops e sessões de autógrafos.

O evento conta com a presença dos consagrados desenhadores italianos, Laura Zuccheri e Roberto Diso, que, à semelhança de edições anteriores, irá atrair centenas de fãs e colecionadores desta emblemática personagem da BD italiana.

Tex ou Tex Willer é um personagem de banda desenhada, criado em 1948 e originalmente publicado na Itália. Tex é um dos personagens de westerns mais longevos da história, sendo publicado em diversos países do mundo.

Liga MEO Surf – Allianz Figueira Pro com confrontos inaugurais empolgantes

 

Quadro de competição masculino - Clique aqui
Quadro de competição feminino - Clique aqui
Spot do evento - Clique aqui
Fotos: Teresa Bonvalot, Zé Ferreira e Yolanda Hopkins (Jorge Matreno/ANSurfistas)

Figueira da Foz (29/03/2022) - O Allianz Figueira Pro, etapa inaugural da Liga MEO Surf 2022, principal prova de surf em Portugal e a que define os títulos máximos da modalidade, está prestes a ir para a água. De 1 a 3 de Abril as maiores estrelas do surf nacional vão iniciar a temporada na histórica Praia do Cabedelo e com emoção prometida logo para as primeiras rondas. O quadro de competição já é conhecido e existem vários heats excitantes em perspetiva, que prometem um nível muito elevado logo a abrir a ação, liderada pelos licras amarelas Go Chill: Vasco Ribeiro e Kika Veselko.
Do lado masculino, a prova vai ser marcada pelo regresso à ação do campeão nacional e europeu em título Vasco Ribeiro, depois de uma lesão que comprometeu o início da temporada. Há também alguns regressos importantes, como é o caso do vice-campeão nacional de 2016 e ex-top 100 mundial Zé Ferreira. A experiência vai ter pela frente a forte nova geração do surf nacional, liderada por Afonso Antunes, Guilherme Ribeiro e Joaquim Chaves que, em 2022, prometem assaltar definitivamente os primeiros lugares da Liga MEO Surf.

Destaques do quadro masculino – Round 1:
H8: Vasco Ribeiro x Henrique Pyrrait x Bruno Mendonça x trialista
H12: Gony Zubizarreta x João Moreira x Vasco Cordeiro x Matias Canhoto
H14: Arran Strong x Francisco Mittermayer x Cainã Souza x Zé Ferreira
Já do lado feminino a fortíssima armada que tem elevado a bandeira portuguesa além-fronteiras prepara-se para mostrar nas ondas da Figueira da Foz o excelente momento que atravessa. O último fim-de-semana foi prova disso, com Teresa Bonvalot a vencer mais uma prova do circuito de qualificação europeu, desta vez em Israel, juntando também o título europeu. Mafalda Lopes e Kika Veselko saltaram para a vice-liderança desse mesmo ranking, compondo assim, em conjunto com Teresa, o top3 europeu ao momento. Facto inédito e muito enriquecedor para a atualidade do surf português.

Teresa chega à Figueira da Foz com a motivação em alta para tentar recuperar o título máximo do surf em Portugal, depois de Kika Veselko, ainda júnior, ter-se sagrado campeã nacional Open e Sub-18 no ano passado. Mas há muito mais talento de olho na disputa e os dedos de uma mão não chegam para contar as candidatas, onde ainda se incluem nomes como Yolanda Hopkins (diploma olímpico em 2021), Carolina Mendes, Mafalda Lopes, Carina Duarte ou Gabriela Dinis. Algumas delas irão enfrentar-se diretamente logo na ronda inaugural do Allianz Figueira Pro. É o caso de Kika Veselko e Yolanda Hopkins, que vêm de um duelo recente nos quartos-de-final em Israel, que sorriu à primeira. Mas também da bateria que coloca em simultâneo na água as duas campeãs nacionais mais jovens da história: Carina Duarte e Teresa Bonvalot.

Destaques do quadro feminino – Round 1:
H5: Kika Veselko x Yolanda Hopkins x Matilde Pinto
H7: Carina Duarte x Teresa Bonvalot x Bianca Nicoleta x Sofia Silva
H8: Camila Cardoso x Maria Salgado x Beatriz Carvalho x Benedita Teixeira

A Liga MEO Surf conta, pelo quarto ano consecutivo, com o Grupo Jerónimo Martins como parceiro de sustentabilidade. O Grupo reforça, assim, a importância que atribui à preservação da biodiversidade dos oceanos, “habitat natural” das competições de surf. Com o seu programa Amar o Mar, o Pingo Doce junta-se a esta parceria no âmbito das ações de limpeza de praia, ações de sensibilização e de pedagogia do público mais jovem relativamente a esta problemática. Em Portugal, o Grupo Jerónimo Martins e as suas companhias Pingo Doce e Recheio têm contribuído para a oferta de soluções mais responsáveis e para a sensibilização dos consumidores para a proteção dos oceanos. Em 2021, por exemplo, estas Companhias eliminaram as palhinhas de plástico da totalidade das suas bebidas de Marca Própria. Esta decisão permite a poupança de cerca de 15 toneladas de plástico por ano. A sensibilização para a proteção dos oceanos continua a ser feita através de diferentes iniciativas, com destaque para a campanha do Pingo Doce, o Bando do Mar, direcionada para o público infantil.

Durante o primeiro dia do Allianz Figueira Pro, a iniciativa Amar o Mar irá contar com a participação de cerca de 100 crianças das escolas do concelho da Figueira da Foz.

Em termos de troféus laterais, o grupo Joaquim Chaves Saúde vai premiar a melhor onda da etapa, enquanto o Bom Petisco Girls Score distinguirá o melhor score feminino. A isso junta-se a luta pela Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina como feminina. Por fim, destaque ainda para o prémio atribuído pela Câmara Municipal da Figueira da Foz aos melhores surfistas locais deste Allianz Figueira Pro.

Fantasy Surfer – Façam as V/ apostas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

A nível televisivo, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona Extra e Rip Curl, o parceiros de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Figueira da Foz, e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.