quarta-feira, 13 de abril de 2022

Benfica empata em Liverpool e não consegue evitar eliminação da Champions

“Águias” perderam por 6-4 na eliminatória dos quartos de final.

O Benfica empatou esta quarta-feira na visita ao Liverpool por 3-3, na segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Um resultado que não evitou a eliminação da equipa portuguesa da prova milionária.

As “águias” entraram em Anfield Road com a difícil missão de reverter o resultado negativo de 1-3 da primeira mão, no Estádio da Luz.

O Liverpool foi a primeira equipa a marcar no terreno de Anfield. Aos 21 minutos, Ibrahima Konaté que já tinha marcado na Luz, voltou a faturar e a colocar os “reds” em vantagem na partida, aumentando o resultado da eliminatória para 4-1.

O Benfica respondeu aos 32 minutos com um tento de Gonçalo Ramos. As “águias” voltavam a precisar de marcar dois golos para empatar a eliminatória.

Na segunda parte, Roberto Firmino entrou na lista de marcadores. Aos 55 minutos, o avançado brasileiro marcou a passe do português Diogo Jota, colocando os “reds” em vantagem no marcador.

O brasileiro bisou 10 minutos depois na sequência de um livre indireto cobrado por Konstantinos Tsimikas, que já tinha assistido Konate no primeiro golo. O Liverpool aumentava o marcador para 3-1.

O Benfica ainda reduziu a desvantagem com um golo de Roman Yaremchuk. O ucrâniano que foi lançado no jogo na segunda parte por Nélson Veríssimo marcou aos 73 minutos.

Nos últimos minutos do tempo regulamentar, as “águias” consigram empatar a partida. Darwin Núñez fez o 3-3 após assistência de João Mário.

Com este resultado, o Benfica está eliminado da Liga dos Campeões. As “águias” caíram aos pés dos ingleses do Liverpool nos quartos de final da prova milionária, com uma derrota por 6-4 no conjunto dos dois jogos.

O Liverpool vai encontrar os espanhóis do Villarreal, que eliminaram o Bayern Munique, nas meias-finais da Champions.

SIC Notícias

Imagem: O Jogo

Tropa de elite portuguesa preparada em tempo recorde parte para a Roménia

 O objetivo é dissuadir qualquer ataque a um país membro da NATO. 

Para a Roménia segue já na sexta-feira a primeira força nacional destacada, com 221 militares. Portugal prepara também o envio do terceiro pacote de apoio à Ucrânia com 99 toneladas de armamento e medicamentos.

Uma tropa de elite preparada em tempo recorde para fortalecer a segurança do flanco leste do espaço da Aliança Atlântica. O objetivo é dissuadir qualquer ataque a um país membro da NATO.

A primeira força nacional destacada viaja esta sexta-feira para a Roménia, de Figo Maduro, em Lisboa, com 221 militares a bordo. Vinte são de equipas de operações especiais, os restantes pertencem à companhia de atiradores que nas últimas semanas viu reforçado o treino em defesa antiaérea.

guerra obrigou a antecipar esta viagem, prevista apenas para o final do ano.

Entretanto, parte do material de guerra a usar durante a missão já partiu por via marítima na semana passada.

Segundo o Diário de Notícias, as Forças Armadas pagaram a transportadoras privadas para fazer chegar à Roménia, por via marítima e aérea, os militares e ainda todo o material de guerra.

Os respetivos contratos, também consultados pela SIC, mostram que foram feitos ajustes diretos de mais de 1,2 mil milhões de euros. Contactado pela SIC, o Governo admite não ter recursos próprios suficientes para assegurar toda a operação.

Fonte e Imagem: SIC Notícias

17 NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NOS ESTÁGIOS DE CADETES E INFANTIS DA ANC

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, foi o clube mais representado nos estágios de capacitação técnica de Cadetes e Infantis levados a cabo pela Associação de Natação de Coimbra.

Estiveram envolvidos 7 atletas cadetes e 10 atletas infantis nos trabalhos que se realizaram nos dias 12 e 13 de abril, nas piscinas Luis Lopes da Conceição em São Martinho do Bispo, na cidade de Coimbra.

Estes estágios onde estiveram em avaliação um total de 48 atletas (24 cadetes e 24 infantis) decorreram em todas as associações distritais do Pais e sobre as orientações normativas definidas pela Federação Portuguesa de Natação.

Durante os trabalhos foram avaliados o modelo técnico de cada atleta (nado, partidas, viragens) com corresponde intervenção e correção técnica, sendo igualmente, também avaliadas as características individuais e dados antropométricos como a altura, peso e envergadura.

NADADORES CADETES DA COLUMBÓFILA PARTICIPARAM EM DUAS COMPETIÇÕES

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve representada em 2 competições que se realizaram em simultânea no passado dia 10 de abril.

A edição do presente ano realizada nas piscinas municipais de São Martinho do Bispo, na cidade de Coimbra, contou com a presença de 62 atletas em representação de 8 Clubes.

A coletividade de Cantanhede colocou 8 atletas dos escalões de Cadetes B e C na 3ª jornada do 1ª mergulho, prova organizada pelo Município de Arganil e pela Associação de Natação de Coimbra e que contou com a participação de 99 atletas em representação de 9 clubes.

Em simultâneo decorreu a 3ª jornada do Circuito Regional, prova que proporciona a primeira experiência em Águas Abertas ao escalão de cadetes.

A competição organizada pela ANC contou com a participação de 51 atletas em representação de 4 clubes, realizando-se na piscina olímpica sem os habituais separadores, proporcionando umas eliminatórias e finais de elevada qualidade e emoção.


Candidaturas ao Programa Porta 65, fase de abril. Apoiar o arrendamento por jovens isolados/as, constituídos/as em agregados ou em coabitação


Foi publicada, através do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (IHRU), a data para o próximo período anual de candidaturas ao Programa Porta 65. A fase de abril decorre nas seguintes datas/hora do continente:

Das 10h00 do dia 19 de abril de 2022
Até 17h00 do dia 24 de maio de 2022

O Programa Porta 65 | Jovem é um sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens, isolados, constituídos em agregados, ou em coabitação, regulado por um conjunto de diplomas legais. Dinamiza, anualmente, três fases de candidaturas.

Em caso de dúvidas ou pedidos de esclarecimento contacte, preferencialmente, o

IHRU:
Telefone 21 723 1500







Mais informações:

Portal do IPDJ em: https://www.ipdj.gov.pt






Silves | NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ESCULTOR VILLARES PIRES


O Município de Silves manifesta o seu profundo pesar pela morte de Villares Pires, aos 70 anos de idade.
Natural do Porto, mas residente em Silves, Villares Pires deixa uma vasta obra enquanto pintor e escultor em cidades como Faro, Porto e Évora, e em coleções particulares, não só no nosso país como no Brasil, Espanha, Venezuela e Alemanha. Do seu percurso, destaque, ainda, para o seu importante papel enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, Professor na ESAD (Escola Superior de Arte e Design), de Matosinhos; e Diretor Artístico do I Simposium da Pedra, encontro internacional de escultura figurativa em pedra, que reuniu em Silves, no ano 2015, escultores de sete países. Templo do Tempo era o nome do seu ateliê no concelho de Silves, localizado nos antigos armazéns da Estação de Silves da CP.

Deixa um vasto legado de obras que perpetuarão a sua memória.

O Município de Silves apresenta à família e aos amigos as mais sentidas condolências.

Morreu o ator francês Michel Bouquet

Com uma carreira de mais de 70 anos e apelidado de “monumento do teatro”.

O ator francês Michel Bouquet, com uma carreira com mais de 70 anos e apelidado de “monumento do teatro” em França, morreu esta quarta-feira, em Paris, aos 96 anos, noticiou a agência France-Presse.

Apesar de ter filmado com nomes como Claude Chabrol ou François Truffaut, o teatro foi “o reino” de Michel Bouquet, escreveu hoje o jornal Le Monde, considerando-o “um monstro sagrado no exercício da sua arte”, pela exigência, rigor e intensidade em palco.

Nascido em Paris em 1925, Michel Bouquet iniciou-se na representação ainda na adolescência, no Teatro Chaillot, na capital francesa, e despediu-se dos palcos em 2017, com 93 anos, a interpretar “Tartufo”, de Molière.

No teatro, a personalidade do autor é tão majestosa, seja [Harold] Pinter ou Molière, que não fazemos mais do que tentar transmitir a palavra da forma mais obediente possível. O mais importante é esquecermo-nos de nós próprios”, afirmou o ator, em 2019, em entrevista à France-Presse.

 Nos palcos, Michel Bouquet interpretou tanto textos clássicos como contemporâneos, de August Strindberg a Samuel Beckett, de Molière a Eugene Ionesco, autor de quem interpretou pelo menos 800 vezes, ao longo de duas décadas, a peça “O rei está a morrer”.

No cinema, Michel Bouquet trabalhou com Jean Delannoy, François Truffaut, Luis Buñuel e, sobretudo, com Claude Chabrol. Deu ainda a voz ao documentário “Noite e nevoeiro”, de Alain Resnais, sobre o Holocausto.

Michel Bouquet venceu por duas vezes o César de melhor ator em “Como matei o meu pai” (2001), de Anne Fontaine, e em “Um passeio pela História” (2005), de Robert Guédiguian, no qual interpreta o papel do antigo presidente francês, François Mitterrand.

Um dos seus últimos papéis no cinema foi num filme de Gilles Bourdos, encarnando o pintor Pierre-Auguste Renoir, nos últimos anos de vida.

SIC Notícias/Lusa

imagem: JN

Detido suspeito de ataque que fez dezenas de feridos no metro de Nova Iorque

Pelo menos 10 pessoas foram baleadas na estação de metro de Brooklyn.

Polícia de Nova Iorque deteve esta quarta-feira um homem suspeito de ser o autor dos disparos que provocaram dezenas de feridos no metro de Brooklyn. Pelo menos 29 pessoas receberam tratamento hospitalar, sendo que 10 foram baleadas na manhã de terça-feira na estação de metro de Brooklyn.

De acordo com a CNN, cinco pessoas continuam hospitalizadas devido aos ferimentos. Para o local, foram mobilizados centenas de veículos de emergência.

Em conferência de imprensa, a polícia de Nova Iorque confirmou que o suspeito tem 62 anos e chama-se Frank James. Trata-se de um homem com vários registos no cadastro e mandados de detenção em vários estados norte-americanos, como o Wiscosin, Nova Jérsia e Nova Iorque.

De acordo com os investigadores, o suspeito agora detido "disparou 33 vezes sobre nova-iorquinos inocentes", acrescentando que a arma do crime, uma Glock de nove milímetros, foi recuperada "do local do crime".

TSF

Benfica goleia Sporting e apura-se para as meias-finais da UEFA Youth League

O Benfica apurou-se hoje, pela quarta vez, para as meias-finais da UEFA Youth League de futebol, ao golear o Sporting por 4-0, no dérbi dos quartos de final da prova, disputado em Alcochete.

Os ‘encarnados’, finalistas em 2013/14, 2016/17 e 2019/20, construíram o triunfo com golos de Pedro Santos, aos 29 e 59 minutos, e Diego Moreira, aos 57 e 89, num encontro no qual os ‘leões’ ficaram reduzidos a 10 elementos, por expulsão do central Chico Lamba, aos 64.

Nas meias-finais, o Benfica vai defrontar os italianos da Juventus, em 22 de abril, em Nyon, no mesmo dia em que os espanhóis do Atlético de Madrid e os austríacos do Salzburgo jogam a outra meia-final, na mesma localidade suíça.

A final da UEFA Youth League está agendada para 25 de abril, também em Nyon.

Madremedia

Transmissibilidade Covid-19 “muito elevada”. O alerta e as recomendações da DGS para a Páscoa

Numa conferência de imprensa de balanço sobre a situação epidemiológica em Portugal, Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, alertou que a “epidemia mantém uma transmissibilidade muito elevada” e deixou algumas recomendações para o período da Páscoa.

A Diretora-Geral da Saúde alertou, esta quarta-feira, que a transmissibilidade da covid-19 ainda é "muito elevada", apesar de a tendência geral decrescente e de o R(t) ser inferior a 1.

"A pandemia não acabou a nível global e em Portugal também não "e só na última semana foram reportados cerca de 60 mil casos de covid, número que ainda é elevado, avisou Graça Freitas numa conferência de imprensa de balanço sobre a situação epidemiológica.

Graça Freitas sublinhou ainda que a mortalidade por covid-19 traz "bastante preocupação", adiantando que se encontra nos 28,6 óbitos a 14 dias por milhão de habitantes, valor que continua superior ao limiar de 20 óbitos a 14 dias por milhão de habitantes definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) e que constitui uma das referências determinadas pelo Governo para o país passar para um nível sem restrições de controlo da pandemia.

A diretora-geral da Saúde ressalvou que já está a haver uma "tendência ligeiramente decrescente” da mortalidade, mas, ressalvou, “vamos ver se mantém ou não”.

Em época de Páscoa, a Diretora-Geral da Saúde pediu que os espaços fechados continuem a ser arejados e recomendou o uso de máscara em convívios, especialmente quando há "contacto com pessoas mais vulneráveis" (principalmente dos mais velhos, mais doentes e pessoas que estão em instituições).

As "grandes recomendações" passam ainda pelo isolamento dos doentes infetados e pela realização de testes para "a participação em convívios mais alargados".

A Diretora-Geral da Saúde adverte que "estamos longe de um verão descontraído e seguro" e que é necessário "continuar a vigilância epidemiológica e recomendar as medidas de proteção individual" (o uso da máscara obrigatória em espaços fechados, a lavagem das mãos, a etiqueta respiratória).

O Governo prolongou esta terça-feira a situação de alerta devido à pandemia de covid-19 até ao dia 22 de abril. A situação de alerta, nível mais baixo de resposta a situações de catástrofes da Lei de Base da Proteção Civil, terminava no próximo dia 18.

“Foi aprovada a resolução que prorroga a declaração da situação de alerta, no âmbito da pandemia da doença covid-19, até às 23:59 do dia 22 de abril de 2022”, refere o comunicado do Conselho de Ministros.

Segundo o Governo, a resolução “mantém inalteradas as medidas atualmente em vigor”.

Entre as medidas em vigor está a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços interiores públicos, serviços de saúde e transportes.

Madremedia

Dia 14 de Abril, Colheita de Sangue das 9 horas às 13 horas na Altice-Labs (ex-PT de Aveiro)

 

Não é engano. 5ª. Feira | dia14 de Abril | vai decorrer a primeira sessão de colheitas de sangue do ano na ex-PT- Inovação | das 9 horas às 13horas, agora Altice-Labs. Os dadores do exterior podem comparecer, na condição de se identificarem junto dos elementos da segurança à entrada.

_______________

Exactamente isso: Dar Sangue, Dar Vida. O leitor desta mensagem pode fazer a diferença da indiferença. A tua dádiva pode significar salvar a vida de uma pessoa ainda que não a conhecemos.

Não é possível fabricar sangue artificialmente, independentemente do avanço gigantesco da ciência, só o ser humano o pode doar, o que quer dizer que para os Serviços de Sangue - Imunohemoterapia dos nossos hospitais - terem sangue disponível diariamente, dependem inteiramente do gesto valiosíssimo de quem o dá.

Todos os dias, toda a hora, a cada instante é necessário sangue, para doentes com anemia, cirurgias, pessoas acidentadas, pessoas que fizeram transplantes, doentes oncológicos em quimioterapia, entre muitos que fazem tratamentos diários com componentes sanguíneos.

Precisamos entender que a alimentação dos bancos de sangue funciona como a água no depósito do prédio: estando cheio, todos dela se beneficiam, seja no uso quotidiano, seja em casos de maior necessidade. Nada mais certo e coerente, portanto, do que o consagrado chavão: Dar Sangue é Dar Vida.

A solidariedade expressa pelos dadores de sangue, no mundo de hoje, não é uma palavra vã. É mais que um sentimento, que brota do coração de cada um à sua maneira e, isso reflecte-se em cada dádiva consumada, apesar de não serem respeitados como deviam pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

É com base nesta inabalável convicção que me assiste, não registo à tentação de lançar o seguinte convite: Se tens entre os 18 e 60 anos de idade, peso igual ou superior a 50 Kgs, comparece nas próximas Colheitas de Sangue, que vão decorrer entre as 15 e as 19 horas nos locais indicados no anexo com uma imagem.

Não deves dar sangue em jejum, convém tomar um pequeno-almoço ligeiro, sem álcool. Sendo a primeira vez que decides passar pela experiência da dádiva de sangue, faz-te acompanhar sempre do teu B.I.

É nosso desejo conseguir nesta e em toda as colheitas de sangue promovidas pela ADASCA, o melhor resultado possível. Afinal, não é assim tão difícil como estavas a pensar...
Nunca é demais recordar que os hospitais necessitam mais de 1.200 unidades de sangue por dia. Como cidadão saudável, cumpro sempre com o meu dever, e tu do que estás à espera.

Apoio:http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/
Para visionar basta clicar no Link do vídeo
https://youtu.be/mMecCMmuljA
Para ver basta clicar neste link
https://sicnoticias.pt/.../pandemia-nao-afastou-dadores.../

Telef: 234 338 018 (sede)




Tropas russas vandalizam imagem de Nossa Senhora. Santuário de Fátima disponível para oferecer outra

O Santuário de Fátima manifestou-se hoje disponível para oferecer uma imagem da Virgem de Fátima, para substituição da que, segundo a Fundação AIS, terá sido destruída por soldados russos no seminário ucraniano de Vorzel.

A Fundação AIS (Ajuda à Igreja que Sofre) informou hoje, em comunicado, que “soldados russos invadiram, profanaram e saquearam o seminário da Igreja Católica em Vorzel, uma pequena cidade na região de Kiev” e adiantou que, “entre os objetos destruídos, está uma imagem de Nossa Senhora de Fátima e um cálice que São João Paulo II utilizou e ofereceu à Igreja ucraniana após a visita apostólica ao país em 2001”.

“O refeitório do seminário tinha a imagem da Virgem Maria de Fátima. Quando entraram lá, jogaram-na no chão, e ficou quebrada…”, descreve o padre Lucas Perozzi, atualmente na capital ucraniana, citado na nota da Fundação.

O comunicado adianta que, “com a saída das tropas russas da região, a Igreja quer voltar a tomar conta das instalações do seminário, procurando impedir novos atos de vandalismo”.

Contactada pela agência Lusa, a diretora do Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima, Carmo Rodeia, informou que a instituição “está, como sempre esteve, disponível para oferecer uma escultura de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Neste caso em concreto, do Seminário de Vorzel, ainda por maioria de razão dadas as circunstâncias em que a comunidade ficou privada dessa Imagem”.

“Contudo, é importante dizer que o faremos mediante o pedido dos responsáveis, pois há canais próprios para que tal pedido seja formulado e apreciado”, acrescentou Carmo Rodeia.

Madremedia

Cantanhede| Biblioteca Municipal promoveu atividades de Leitura e de Expressão Plástica. Alusivas ao tema da Páscoa

Decorreu no dia 12 de abril, na Biblioteca Municipal, uma sessão de leitura e de expressão plástica, alusivas à Páscoa. Para o desenvolvimento da atividade de leitura foi escolhido o conto “A galinha dos ovos de ouro”, com revisão de Cláudia Cruz, a que se seguiu a oficina de expressão plástica “Vamos decorar um ovo da Páscoa”, na qual os participantes pintaram e enfeitaram com diversos materiais um modelo de ovo em cartolina.

Participaram nestas atividades dez alunos do ATL do Centro Social e Polivalente de Ourentã, que se fizeram acompanhar por duas técnicas da instituição.

Os participantes puderam, ainda, visitar as exposições patentes na Biblioteca Municipal, a saber Cruzeiros e Alminhas do Concelho de Cantanhede, mostra de maquetas de Carlos Garcia e Abelhas à chuva, trabalhos realizados por alunos dos Jardins de Infância dos Agrupamentos Gândara Mar, Tocha e Lima-de-Faria, Cantanhede e Febres, a propósito do centenário do escritor Carlos de Oliveira, que se assinalou em 2021.

De autoria incerta, este famosíssimo conto “A galinha dos ovos de ouro” tem inúmeras versões escritas, com particular destaque para a de Esopo e a dos Irmãos Grimm.

Recorde-se ainda que o ovo, símbolo que para os povos antigos representava fertilidade e renascimento, foi um dos elementos figurativos que os Cristãos começaram a utilizar, sobretudo na Páscoa, como representação de conceitos como renovação e esperança.


Cantanhede integra rede de parceiros do Turismo Industrial da região Centro de Portugal. Apresentação decorreu no Entroncamento

Cantanhede é um dos municípios subscritores da declaração de compromisso de constituição da rede de parceiros do Turismo Industrial do Centro de Portugal, cuja formalização decorreu esta terça-feira, 12 de abril, numa sessão realizada no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.

A par do Município de Cantanhede integram esta rede como parceiros o Museu da Pedra, o Centro de Interpretação da Arte Xávega e o Museu LOAD ZX Spectrum.

O empenho na implementação das boas práticas e critérios de conformidade associados aos serviços de Turismo Industrial, a participação conjunta em iniciativas para a promoção do Turismo Industrial, e a disponibilidade para prestar informação clara e atualizada sobre a oferta de Turismo Industrial nos respetivos websites são alguns dos compromissos assumidos pelos parceiros desta rede.

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede considera que “a integração da oferta de que o concelho dispõe no campo do Turismo Industrial numa rede que terá expressão a nível nacional é mais uma boa aposta para rentabilizar os ativos existentes a esse nível, no que deve ser visto como mais um fator de incremento da atividade do setor turístico no nosso território. Além do Museu da Pedra, do Centro de Interpretação da Arte Xávega e do Museu LOAD ZX Spectrum, há várias empresas do concelho que já manifestaram interesse em aderir à rede”, refere Helena Teodósio, adiantando que “a autarquia está a trabalhar com a Turismo Centro de Portugal para que essa adesão seja concretizada o mais rapidamente possível”.

Para o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, a criação daquele que se espera vir a ser a futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial permitirá estruturar este produto turístico, e constitui “uma receita para sermos mais atrativos e mais competitivos, mas também para podermos alavancar o crescimento de uma indústria fundamental na nossa região”.

Ainda de acordo com este responsável, “este é um produto turístico com características únicas, já que está disponível 365 dias por ano, o que permite alavancar estadias mais prolongadas e combater a sazonalidade”.

Além de Cantanhede, subscreveram a declaração de compromisso os municípios de Abrantes, Entroncamento, Marinha Grande, Porto de Mós, Seia, Sever do Vouga e Tomar.

I Encontro Cantanhede – História, Arte e Património decorreu em Cantanhede. Iniciativa que decorreu em Cantanhede

 

O Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede recebeu, nos dias 8 e 9 de abril, o I Encontro Cantanhede – História, Arte e Património. Com organização do Município de Cantanhede em pareceria com o Círculo Português de Estudos Humanísticos Humana.Idade XXI, Universidade Aberta e Centro de Formação da Associação de Escolas de Beira-Mar, a iniciativa visou reforçar o propósito já antigo e comunitário de divulgação do saber cultural e histórico associados à génese da cidade e da região, tanto no plano teórico como prático.

Presente neste encontro esteve, Pedro Cardoso, o vice-presidente da Câmara, que salientou “a riqueza e a qualidade científica das palestras apresentadas pelos oradores convidados, assim como as oportunas intervenções do público, contribuíram para um conhecimento pluridisciplinar da História de Cantanhede e abriram portas paras novos vetores de investigação”. Nessa perspetiva, o autarca enfatizou, que “este é um primeiro encontro, um começo, um projeto que se quer reeditado e que permitirá um aprofundar do conhecimento historiográfico da cidade de Cantanhede e do território de todo o concelho, assim como resgatar ao risco de desaparecimento um património valioso, atualmente disperso e nalguns casos sob o anonimato”, concluiu.

Contando com um vasto painel de conceituados palestrantes, a iniciativa iniciou-se no dia 8, com a apresentação a palestra Cantanhede através da Arqueologia pelo Mestre Guilherme Cruz, a que se seguiu D. Sisnando e a sua relação com Cantanhede pelo Prof. Doutor João da Cunha Matos, e a dissertação sob o tema Cantanhede e os Marqueses de Marialva pelo Mestre Doutorando Diogo Marques em parceria com Prof.a Doutora Margarida Sobral Neto. Paralelamente o conjunto de intervenções foram complementadas com uma exposição fotográfica de jornais sob o tema 50 anos da Imprensa Periódica de Cantanhede 1889 -1939 pelo Mestre Manuel Cidalino Madaleno, concluindo-se os trabalhos com uma visita à Capela da Varziela, magistralmente orientada pelo escultor Alves André.

No sábado, durante a manhã, retomaram-se os trabalhos com a apresentação de Cantanhede durante o Triénio Liberal (1820-1823) pelo Prof. Doutor Fernando Larcher, seguindo-se a palestra sob o tema D. João Crisóstomo de Amorim Pessoa, através da sua Biblioteca, pela Prof.a Doutora Maria Madalena Larcher.

Este I Encontro Cantanhede – História, Arte e Património terminou com uma visita guiada a alguns dos mais emblemáticos e históricos locais da cidade de Cantanhede, muito deles anteriormente analisados durante o encontro.

Recorde-se que com este conjunto de ações, a autarquia cantanhedense pretendeu através das palavras dos experientes palestrantes intervenientes, promover um diálogo entre oradores e assembleia, contribuindo assim para um assinalável enriquecimento coletivo, para além da promoção uma perspetiva dinâmica e pluridisciplinar sobre esta importante vertente cultural. Através deste género de iniciativas, a Câmara Municipal pretende ainda recontar algumas das etapas identitárias de construção histórica de um território tão rico e diversificado a nível cultural.

40 dias – do Entrudo à Páscoa apresentado em Cantanhede. Na Praça Marquês de Marialva

Foram cerca de 400 pessoas que assistiram no passado sábado, 9 de abril, na Praça Marquês de Marialva, ao espetáculo 40 dias – do Entrudo à Páscoa.

Integrado na programação cultural em rede “Tradição – Da Serra ao Mar”, que envolve os municípios de Cantanhede, Oliveira do Hospital e Mortágua, a iniciativa surgiu no âmbito de uma parceria com o Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede e levou o público presente a desfrutar de um momento teatral bastante intenso, muito expressivo e repleto de saudosismo.

Entre o público há a destacar a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Célia Simões e Adérito Simões, vereadores da autarquia, presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira, e do pároco, João Pedro Silva, entre muitos convidados que marcaram presença nesta iniciativa cultural.

Os grupos de projeção etnográfica têm granjeado respeito e admiração, também pela ambição de fazer sempre mais e melhor, quer seja recriando quadros agrícolas, etnográficos ou históricos que o devir temporal vai fazendo desaparecer”, refere o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso.

Ainda de acordo com o autarca, que tutela o setor da Cultura, “a etnografia e folclore não são parentes pobres, são uma dimensão fundamental da cultura e, por isso, é justo destacar estas pessoas que muito têm contribuído com o seu trabalho, para que a representação das vivências, dos usos e costumes dos nossos antepassados não sejam esquecidos e, de uma forma mais ou menos fiel, sejam representadas dignamente, o que a cultura deste país muito agradece”.

40 dias – do Entrudo à Páscoa apresentou-se como um espetáculo bem diversificado que visou recriar quadros, momentos, expressões e costumes que o atual enquadramento sociocultural já se vai perdendo, traduzindo vivências de um tempo peculiar em que uma vez mais o sagrado e o profano se entrecruzam. Das vivências da folia carnavalesca, passando por esse outro tempo de maior recolhimento e de maior introspeção, de preparação para a grande festa da Páscoa, que posteriormente prossegue com tantas outras expressões. Bombos, cabeçudos ou gigantones, caretos, baile da Micareme, as pulhas, amenta d’almas, serração da velha, os martírios, o badalo e a queima do Judas foram os ingredientes perfeitos para momento cultural memorável, preparados com a mestria e requinte dos grupos participantes, que souberam adicionar os condimentos necessários para esta extraordinária recriação histórica.

Recorde-se que os grupos de projeção etnográfica assumem, cada vez mais, uma forma responsável e elevada na preservação de usos e costumes, designadamente na dimensão sociocultural verdadeiramente representativa da relação que a população / comunidade mantinha com o espaço onde se desenrolavam as suas atividades e vivências. Estes grupos folclóricos são uma referência incontornável da memória coletiva no seio da comunidade, permitindo aos mais velhos recordar épocas passadas e às novas gerações tomar contacto com uma realidade que já não é a sua, recriando quadros agrícolas, etnográficos, históricos que o devir temporal vai fazendo desaparecer.

O projeto “Tradição da Serra ao Mar” surge no âmbito de uma parceria entre os três municípios (Cantanhede, Mortágua e Oliveira do Hospital) e tem como principal objetivo fomentar o investimento na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do Património Cultural dos territórios dos três territórios. A iniciativa resulta de uma candidatura ao “Centro 2020 – Programação Cultural em Rede – Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios” e está assente numa programação cultural focada na Tradição e no património local e regional, que visa ainda contribuir para a diminuição das assimetrias e reforçar a coesão territorial, contribuindo, simultaneamente, para o incremento da imagem externa da região nas suas similitudes e particularidades.



Castelo de Paiva | ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A XXIII FEIRA DO VINHO VERDE. INICIATIVA MUNICIPAL CONTINUA A DESPERTAR GRANDE INTERESSE

A XXIII Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato de Castelo de Paiva já tem data confirmada, realizando-se nos dias 1, 2 e 3 de Julho, sendo que, as inscrições para a participação dos expositores já estão abertas na Câmara Municipal e terminam a 6 de Maio

A exemplo das edições anteriores, para este evento municipal, que cada vez desperta mais entusiasmo e motiva forte adesão, as inscrições estão abertas a naturais e/ou residentes no concelho de Castelo de Paiva.

 Para além dos produtores vitivinícolas individuais ou de marca, dos restaurantes, das tasquinhas, dos artesãos do concelho, também a Associação Comercial e Industrial, que é entidade parceira deste evento, podem participar nesta grande iniciativa que promove as potencialidades do Município Paivense e que, todos os anos, no primeiro fim de semana de Julho, cativa milhares de visitantes a vir a Castelo de Paiva para três dias de loucura, na Rota do Melhor Vinho Verde do Mundo, entre uma grande oferta de saberes e sabores.


 Carlos Oliveira

Área de Regeneração Urbana em Proença-a-Nova ganha novo investimento


“Sendo um equipamento diferenciado no Município de Proença-a-Nova, este investimento traduz um duplo sentido: através da Regeneração Urbana tira partido de um imóvel que estava em condições deficitárias e que, desta forma, cria valor para o concelho na área do turismo”. Foi assim que João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, descreveu o investimento realizado no Alojamento Local “Oliva Welcoming Apartments”, localizado na Área de Regeneração Urbana de Proença-a-Nova, durante a inauguração realizada no dia 8 de abril.

O autarca recordou os dados estatísticos que demonstram um crescimento acentuado do turismo em toda a Zona Centro do país, quando comparado com outras regiões: “apesar de tudo aquilo que de mal trouxe a pandemia da Covid-19, trouxe também a redescoberta destes territórios, relativamente a esta identidade, que mesmo sem grande intervenção humana, tem condições diferenciadas para atrair turistas”. João Lobo apontou ainda à necessidade de os concelhos próximos geograficamente trabalharem em conjunto, para que seja possível assegurar estadias mais prolongadas na região, referindo que “Proença-a-Nova, sozinha, dificilmente conseguirá traduzir-se como atrativa numa estadia de três, quatro ou mais noites, tem que ser um território mais vasto, aproveitando as complementaridades de cada um dos Municípios”, frisou.

Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal (TCP), afirmou que a grande preocupação neste momento é “retomar a atividade dita ‘normal’, e retomamos com crescimento devido a estes sinais, como a inauguração de espaços como este que ficam agora à disposição da comunidade e que irão servir como resposta aqueles que possam querer vir cá”. O presidente do TCP frisou a importância do regresso aos padrões que se verificavam nos anos anteriores à pandemia, afirmando a possibilidade de se virem a registar valores ainda mais elevados no turismo da Zona Centro: “retomar é importante também num momento em que nos apercebemos que os dados de fevereiro de 2022 superaram os de fevereiro de 2019, o nosso melhor ano de sempre até à data. Significa que estamos a recuperar a esperança e a confiança dos turistas, não só nacionais, como internacionais”.

Em relação ao setor do turismo que se deve praticar na região Centro, Pedro Machado sublinha que “as pessoas estão a redescobrir Portugal, estão a vir mais para o Interior, a procurar turismo desportivo, turismo ao ar livre, turismo de natureza, e estes territórios têm tudo isso. As pessoas já não querem unidades verticais, querem evitar cotovelos, elevadores e multidões, esta foi uma das tendências que veio juntamente com a pandemia”.

Alfredo Moreira, responsável pelo Alojamento Local “Oliva Welcoming Apartments”, explica que este é “um investimento de família e que pretende dar a Proença-a-Nova um novo espaço, pronto para atrair novas valências para ao concelho e motor de desenvolvimento económico”. Lembra ainda que serve de homenagem ao seu avô, Joaquim Lopes, e à avó, Maria de Jesus, ambos naturais do concelho de Proença-a-Nova e onde passaram grande parte das suas vidas.

O Alojamento, situado na Rua de Santa Cruz, é composto por seis apartamentos T3, estando preparados para receber famílias (até seis pessoas) que queiram alojar-se num apartamento completo ou simplesmente um indivíduo ou casal que pretenda ocupar apenas um quarto e partilhar o apartamento.

Unidade Móvel de Saúde realizou 52 rastreios à diabetes no Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova


Na celebração do dia Mundial da Saúde (7 de abril), os alunos do 10º A da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca convidaram a Unidade Móvel de Saúde do Município de Proença-a-Nova, para a realização de rastreios à Diabetes, no âmbito da iniciativa “Vida doce sem açúcar”. Durante a manhã, Carlos Dias, técnico de Diagnóstico e Terapêutica, esteve reunido com alunos desta turma na sala GD Bloco F da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, tendo sido realizados no total 52 rastreios. Nesta iniciativa, direcionada para professores e funcionários, os participantes tinham direito uma experiência gratuita na qual poderiam medir os níveis de glicémia, tensão arterial, perímetro de cintura, peso e cálculo de índice de massa corporal.

Na parte da tarde, na mesma sala do Bloco F, houve espaço para que todos os alunos das turmas do 9ºA e 9ºB, participassem num curso de Suporte Básico de Vida, com demonstrações práticas de como agir em situações de socorro, nas quais os jovens foram solicitados a participar ativamente. As sessões mostraram-se dinâmicas, com os jovens a interromperem para expor algumas questões. Ambas as turmas chegaram a esta demonstração prática depois de terem sido já confrontadas com outras aulas teóricas.

Carlos Dias, técnico responsável pela Unidade Móvel de Saúde, aponta: «uma vez que a diabetes é cada vez mais uma das doenças mais prevalentes das sociedades modernas, devido a hábitos de vida e alimentação pouco saudáveis, faz todo o sentido este tipo de atividade com jovens adolescentes, como foi o caso. Ao influenciarmos positivamente os jovens vamos conseguir que as gerações vindouras consigam reverter os números preocupantes de incidência de Diabetes, ainda mais porque a iniciativa de realização da atividade partiu deles mesmos». No que concerne ao Suporte Básico de Vida (SBV), Carlos Dias refere que a iniciativa partiu dos docentes de Ciências Naturais, uma vez que esta temática é parte integrante dos alunos do 9º ano de escolaridade. «O tema gerou muito interesse por parte dos alunos, sendo que, e segundo me pareceu, alguns descobriram mesmo o que queriam ser quando forem ‘grandes’», referiu.

Os rastreios, conselhos / dicas de alimentação e vida saudáveis é já o foco e ação central da UMS no decorrer dos últimos anos. Carlos Dias afirma ainda que «toda a população devia ter conhecimentos básicos de SBV», abrindo a porta da UMS para novas e possíveis colaborações com qualquer Escola ou Instituição.


INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 14 DE ABRIL NA RUA DA HORTA NO ALGOZ NA UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALGOZ E TUNES ENTRE AS 09H00 E AS 13H00


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido na Rua da Horta no Algoz, na União de Freguesias de Algoz e Tunes, no dia 14 de abril, entre as 09h00 e as 13h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Barcelos | Open IPCA traz centenas de estudantes a Barcelos

 O Open IPCA está de regresso em formato presencial nos dias 10 e 11 de maio, no Campus em Barcelos. 

Para esta 8ªedição do Open IPCA são esperados centenas de estudantes vindos de escolas secundárias e profissionais dos distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.  

Os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer um Campus Verde, Seguro e Saudável, visitar os espaços e infraestruturas do IPCA, conhecer recursos e serviços em prol de uma melhor experiência. 

Nos dois dias abertos, os participantes vão viver de perto o ambiente do ensino, da investigação e da vida académica. Conhecer o IPCA de uma perspetiva integral, nomeadamente a oferta educativa que através das várias atividades dinamizadas pelas escolas e unidades da instituição podem experienciar workshops, palestras, entre outras dinâmicas 

Acompanhados pelos seus professores, os estudantes vão ter a oportunidade de ser recebidos pelos grupos académicos do IPCA e interagirem com a comunidade estudantil que, além de os ajudar na realização das atividades, vão também dar o seu testemunho e esclarecer dúvidas sobre o que é ser estudante nesta Instituição. A visita será realizada por área de interesse dos visitantes. 

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, mostra-se satisfeita por voltar a ver a casa cheia. “Durante o período de pandemia tivemos que nos adaptar e dar a conhecer o IPCA em formato online. Obviamente que preferimos receber cá os estudantes, até porque vivenciam a experiência de outra forma. O Open IPCA torna-se fundamental não só na captação de novos estudantes e de potenciais candidatos, mas também na aproximação da academia à sociedade”, refere a Presidente. 

A Comissão do Open IPCA já avançou com o programa e entre as várias atrações e atividades a realizar, destaque para a possibilidade de programar um Sphero numa pista todo terreno, pintar peças de artesanato de Barcelos, fazer uma visita virtual ao Minho, pilotar um drone, entre outras atividades. Os participantes podem ainda visitar o laboratório de mecânica, laboratório de design de produto, laboratório de audiovisuais, laboratório de jogos e laboratório de Inteligência Artificial. Estão ainda agendados vários workshops: Inovação Alimentar, Tipografia, Matemática, Desenho e Impressão 3D.  

Esta será uma oportunidade para os candidatos ao ensino superior ficarem a conhecer o que de melhor se faz no IPCA. O Open IPCA é já uma referência no panorama do ensino superior público e o IPCA é cada vez mais uma instituição procurada. 

 

Link de inscrições:https://open.ipca.pt/


Ana Teixeira