domingo, 27 de março de 2022

Presidente da República apela à “tranquilidade” e “serenidade” na ilha de São Jorge

Atividade sísmica na ilha açoriana continua “acima do normal” e já foram registados 197 sismos sentidos pela população.

O Presidente da República chegou este domingo à ilha de São Jorge, nos Açores. Marcelo Rebelo de Sousa reforça que nunca teve receio de viajar para a ilha açoriana e considera que não há razões para alarmismos, “não justificados até ao presente”.

No discurso, apelou à “serenidade” e “tranquilidade” às populações dos concelhos mais afetados pela crise sismo vulcânica.

A atividade sísmica na ilha de São Jorge continua “acima do normal” e já foram registados 197 sismos sentidos pela população

A ilha está com o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”.

Mais de 1.500 pessoas já abandonaram São Jorgepor via marítima e aérea, desde o início da crise sísmica, de acordo com os dados mais recentes das autoridades.

SIC Notícias

Imagem: Rádio Comercial

Kiev apela a boicote da Auchan por manter atividade na Rússia

Cadeira francesa argumenta que a sua principal missão é alimentar o povo.

O chefe da diplomacia ucraniana apelou este domingo para o boicote da cadeia francesa de supermercados Auchan, após esta anunciar a intenção de manter a sua atividade na Rússia para apoiar o poder de compra dos cidadãos russos.

Aparentemente, as perdas de empregos na Rússia são mais importantes do que as perdas de vidas na Ucrânia”, escreveu Dmytro Kuleba na rede social Twitter.

Se a Auchan ignora as 139 crianças ucranianas assassinadas neste mês de invasão russa, ignoremos a Auchan e todos os seus produtos”, acrescentou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.

O apelo ao boicote alarga-se às lojas de artigos para o lar Leroy-Merlin e à marca de desporto Decathlon, todas detidas pelo grupo empresarial francês Mulliez.

O grupo francês anunciou este domingo que manterá a sua atividade na Rússia, argumentando que abandoná-la neste momento seria “inimaginável do ponto de vista humano”.

O mais importante na nossa opinião é manter os nossos trabalhadores e garantir a nossa principal missão, a de alimentar o povo“, disse o responsável do grupo, Yves Claude, ao semanário Le Journal du Dimanche.

SIC Notícias

Boletim InfoADASCA, Edição Nº. 20, para Abril 2022

ESTENDER AS MÃOS À CARIDADE é o tema do editorial desta edição, além de outros como é óbvio. Não o escrevi com prazer, nem com o propósito de ofender quem quer que seja, apenas para dar a conhecer aos dadores, e à comunidade em que condições a ADASCA funciona para que não falte sangue nos hospitais. Aveiro também também um hospital no seu meio.

Fiz um esforço para ser leal com os meus princípios, com os sentimentos que me invadem, com as angústias que sofro na qualidade de dirigente, sendo estas impossíveis de descrever. Aqui não existe drama, infelizmente, a situação é bem mais real do que procurei descrever.

Vivesse uma crise de recursos humanos na área de dirigentes que queiram integrar os órgãos sociais sem precedentes. A ADASCA este ano vai entrar em processo eleitoral. Há por ai alguém que queira assumir cargos? A recompensa são dores de cabeça todos os dias, com o dever de ser obediente à tutela.

Perante o IPST devemos ser os obedientes, não incomodar, dizer amém a tudo, não apontar lacunas, desleixos, etc. etc. Quem ganha com todas as aparências que nos surgem pela frente? Porque não devemos ser realistas? O faz de conta, que está tudo bem, sempre se transformou em situações graves, mais para uns, do que para outros. Aconteceu… o que fazer agora? Ninguém assume que se podia ter evitado...

Sem meios financeiros até onde podemos ir? O que podemos fazer? Como nos devemos libertar das angústias? Convém realçar que todos somos voluntários. Vale a pena passarmos por situações destas, quando o IPST é a primeira entidade a beneficiar com o resultado do nosso trabalho por cada sessão de colheitas que se realiza? Nem um contacto telefónico a procurarem saber quais são as nossas necessidades!!!

Em que País vivemos nós? Que indiferença assassina vem a ser esta? Está na hora de dizermos adeus? Ou chegou o momento do IPST destacar um administrativo para vir fazer o nosso trabalho?

Ficamos à espera sentados ou de pé? O resultado é sobejamente conhecido.

Joaquim Carlos

Anexo:

O Dia Nacional do Dador de Sangue assinala-se a 27 de março

Vídeo com mensagem https://youtu.be/8VrbDAn6Apw

O Dia Nacional do Dador de Sangue foi instituído oficialmente através da Resolução do Conselho Ministros n.º 40/86, tinha (note-se tinha) por objectivo reconhecer a importância da contribuição desinteressada dos Dadores de Sangue para o tratamento de doentes.

A institucionalização do Dia Nacional do Dador de Sangue deve constituir, a expressão oficial desse reconhecimento e servir para evidenciar, junto da população em geral, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a sua prática como imprescindível, esta é a sua introdução, que não podia ser melhor, mas, faz parte do passado. O texto pode ser lido por inteiro no Boletim InfoADASCA, EDIÇÃO Nº. 19 através deste link http://www.adasca.pt/node/1545

Boletim InfoADASCA, Edição Nº. 20, para Abril 2022

http://www.adasca.pt/node/1560


O Dia Nacional do Dador de Sangue assinala-se a 27 de março

O Dia Nacional do Dador de Sangue assinala-se a 27 de março

Vídeo com mensagem https://youtu.be/8VrbDAn6Apw

O Dia Nacional do Dador de Sangue foi instituído oficialmente através da Resolução do Conselho Ministros n.º 40/86, tinha (note-se tinha) por objectivo reconhecer a importância da contribuição desinteressada dos Dadores de Sangue para o tratamento de doentes.

A institucionalização do Dia Nacional do Dador de Sangue deve constituir, a expressão oficial desse reconhecimento e servir para evidenciar, junto da população em geral, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a sua prática como imprescindível, esta é a sua introdução, que não podia ser melhor, mas, faz parte do passado. O texto pode ser lido por inteiro no Boletim InfoADASCA, EDIÇÃO Nº. 19 através deste link http://www.adasca.pt/node/1545


“Basta! Calem as armas! Empenhem-se seriamente pela paz!”, pede o Papa

Francisco pede erradicação da guerra para evitar "autodestruição da humanidade".

O Papa reforçou a sua condenação da guerra na Ucrânia, falando no perigo de “autodestruição” da humanidade.

“Renovo o meu apelo: Basta! Parem! Calem as armas! Empenhem-se seriamente pela paz! Rezemos sem descanso à Rainha da Paz, a quem consagrámos a humanidade, de modo particular, a Rússia e a Ucrânia, com uma participação grande e intensa, pela qual agradeço a todos.”

Da janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ângelus, Francisco recordou aos peregrinos que “passou mais de um mês do início da invasão da Ucrânia, do início desta guerra cruel e sem sentido”.

“Como qualquer guerra, representa uma derrota para todos, para todos nós”, lamentou.

Defende ser preciso “repudiar a guerra, lugar de morte, onde pais e mães sepultam os filhos, onde homens matam os seus irmãos, sem os ter sequer visto, onde os poderosos decidem e os pobres morrem”.

A guerra não devasta apenas o presente, mas também o futuro de uma sociedade”, insistiu.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou, entre a população civil, pelo menos 1.081 mortos e 1.707 feridos, provocando a fuga de mais 10 milhões de pessoas, 3,7 milhões das quais para fora do país.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

rr

Holanda e Alemanha contestam exceção concecida a Portugal e Espanha para fixarem o preço máximo do gás

Portugal e Espanha conseguiram que se aplicasse um regime de excepção para criar um teto máximo para os preços do gás natural na Península Ibérica.

Os pequenos produtores agrícolas, que vendem os seus produtos diretamente nas feiras, queixam-se do aumento sucessivo dos meios de produção, sobretudo dos adubos e combustível.

A subida dos preços é uma das consequências da guerra na Ucrânia que também motivaram uma longa reunião dos chefes de estado da União Europeia, onde foi decidido que Portugal e Espanha podem fixar um preço máximo para o gás.

A excepção acabou por ser contestada por países como a Alemanha e a Holanda.

SIC Notícias

F1: Mick Schumacher não vai correr no Grande Prémio da Arábia Saudita após acidente

A confirmação foi deixada, este sábado, pela equipa Haas nas redes sociais.

O piloto alemão Mick Schumacher não vai participar no Grande Prémio da Arábia Saudita de Fórmula 1 após o acidente sofrido durante a qualificação de sábado.

Sergio Pérez (Red Bull) conquistou hoje a primeira ‘pole position’ da carreira ao ser o mais rápido na qualificação para o GP, numa sessão marcada pelo acidente do piloto da Haas.

A sessão teve de ser interrompida durante 57 minutos depois de o pilito alemão Mick Schumacher se ter despistado contra as barreiras do circuito citadino, na segunda fase da qualificação (Q2).

Schumacher descontrolou-se ao pisar o corretor e foi embater no muro de cimento que delimita a pista, a alta velocidade.

O piloto foi assistido no local pelas equipas médicas da prova e transportado de ambulância ao centro médico do circuito, consciente.

Apesar de não ter sido detetado nenhum ferimento, foi ainda transportado de helicóptero ao Hospital das Forças Armadas Rei Fahad, onde os exames complementares não detetaram lesões.

madremedia

Quase 22.500 pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia já obtiveram proteção temporária em Portugal, revela hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), segundo o qual mais de um terço são crianças.

 O SEF adianta que já concedeu 22.455 pedidos de proteção temporária a cidadãos ucranianos e a cidadãos estrangeiros que residiam na Ucrânia, desde o início da invasão do país pela Rússia.

Revela ainda que entre os 22.455 pedidos estão 8.032 crianças, ou seja, 35,7% dos casos.

O SEF tem uma plataforma ‘online’, em três línguas, para pedidos de proteção temporária para pessoas que fogem da Ucrânia por causa da guerra.

A plataforma ‘SEFforUkraine.sef.pt’ “possibilita a todos os cidadãos ucranianos e seus familiares (agregado familiar), bem como a qualquer cidadão estrangeiro a residir na Ucrânia, fazer ‘online’ um pedido de proteção temporária de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses”, segundo o SEF.

No decorrer do processo para proteção temporária em Portugal, os cidadãos que a requeiram têm acesso aos números fiscal, de Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde, pelo que podem beneficiar assim destes serviços e ingressar no mercado de trabalho.

A plataforma contém ainda informação relativa aos demais aspetos de acolhimento e integração de pessoas deslocadas.

Madremedia

Antidepressivos, benzodiazepinas ou opiáceos. Baterista dos Foo Fighters tinha dez substâncias no sangue quando morreu

O baterista do grupo de rock alternativo Foo Fighters, Taylor Hawkins, consumiu canábis, opiáceos e antidepressivos antes de morrer na noite de sexta-feira num hotel de Bogotá, anunciaram hoje as autoridades colombianas.

“A análise toxicológica detetou até ao momento dez substâncias encontradas no corpo de Taylor Hawkins, incluindo THC (canábis), antidepressivos, benzodiazepinas e opiáceos”, anunciaram os investigadores colombianos.

Ainda sem causa de morte oficial avançada, as autoridades colombianas prometem que o Instituto de Medicina Legal do país vai continuar a trabalhar "tendo em vista um esclarecimento total dos factos que levaram à morte de Taylor Hawkins".

O baterista dos Foo Fighters Taylor Hawkins, de 50 anos, morreu na sexta-feira à noite em Bogotá, onde a banda de rock alternativo norte-americana ia atuar no festival Estéreo Picnic. A morte de Hawkins foi anunciada uma hora antes de subirem ao palco.

De acordo com meios de comunicação social locais, o músico, que integrou a banda em 1997, foi encontrado morto no quarto do hotel onde a banda estava hospedada em Bogotá.

“A família Foo Fighters está devastada pelo trágico e prematuro desaparecimento do nosso querido Taylor Hawkins. O seu espírito musical e risos contagiantes viverão para sempre connosco”, escreveu a banda, na rede social Twitter.

“Os nossos corações estão com a mulher, filhos e família”, acrescentou a banda, pedindo que a privacidade da família fosse respeitada.

Madremedia

Breaking News: Fortenberry resigns from Congress after felony convictions

Rep. Jeff Fortenberry (R-Neb.) announced he is resigning from Congress after being convicted of three felonies related to a federal probe of illegal campaign contributions.

His decision, which he announced after he returned to his home state, caps a remarkable political fall and came after top House leaders prodded him to end his nine-term career in the lower chamber following the guilty findings Thursday night by a jury in Los Angeles.

“Due to the difficulties of my current circumstances, I can no longer serve you effectively. I will resign from Congress shortly,” Fortenberry said in a statement.

Read more: https://www.politico.com/news/2022/03/26/fortenberry-resigns-from-congress-after-felony-convictions-00020677

POLITICO

Marinha Grande | ENCERRAMENTO TEMPORÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL TRANSFERÊNCIA PARA O EDIFÍCIO SEDE

 A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que, devido à transferência dos serviços da Biblioteca Municipal do Edifício da Resinagem para a sede das suas instalações, situadas frente ao Jardim Stephens, a Biblioteca estará temporariamente encerrada, a partir do dia 28 de março.

Pedimos desculpa pelo incómodo e pretendemos ser breves.

Marinha Grande | POPULAÇÃO SÉNIOR RECITA POESIA INSPIRADA NA OBRA DE JOAQUIM CORREIA

No dia em que se celebra o Dia do Livro Português, 26 de março, e aproveitando para assinalar o Dia Mundial da Poesia, que se assinalou a 21 de março, o Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, realizou um Recital de Poesia, protagonizado pela população sénior do concelho, integrado na programação do 25º aniversário do Museu, que se comemora este ano.

A sessão de poesia teve início com a intervenção do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, que agradeceu ao público e explicou pretender “que esta seja apenas a primeira de várias iniciativas dinamizadas pelo Museu Joaquim Correia, para divulgar a obra do escultor e potenciar as iniciativas culturais e o envolvimento da população sénior, para um envelhecimento cada vez mais ativo”.
A técnica do Museu, Cátia Cavaco, evidenciou a participação das instituições que colaboraram para a concretização desta iniciativa e recordou que “o recital resultou de um trabalho prévio desenvolvido a partir de fotografias da exposição "Mestre na Lente", a partir das quais os idosos foram convidados a escrever um poema original”, que foi lido e exibido na sessão.
O Recital de Poesia foi também presenciado pela presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa; pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande, Joaquim João Pereira; e por utentes e animadores da Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego e da Universidade Sénior.
Assistiu-se à declamação de um texto poético elaborado pelos utentes do Centro de Dia da Associação de Casal Galego, interpretado por Silvina Sousa. Foram ainda visualizados vídeos com momentos de poesia interpretados por utentes do Lar das Vergieiras da Santa Casa da Misericórdia, nomeadamente Idalina Oliveira, Maria Irene Gomes, Rosinda Branco, Felismina Ferreira, Maria Leonor Figueiredo e Guiomar Gentil (Márita)

Tratou-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Museu Joaquim Correia, em parceria com a Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego; e Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande - Lar das Vergieiras.

Anonymous publicam milhares de documentos secretos do Banco Central da Rússia

O grupo de hackers também se dirigiu ao Presidente russo num vídeo agora divulgado.

O grupo de hackers Anonymous revelou este sábado que publicou 28 gigabytes de documentos que obteve depois de penetrar no sistema de segurança informático do Banco Central da Rússia.

Em conjunto com os 28 gigabytes de documentos, o grupo de hackers advertiu o Presidente russo, Vladimir Putin, num vídeo divulgado, em que diz que todos os seus segredos serão revelados.

"A extorsão de documentos do Banco Central da Rússia (28 gigabytes) foi difundida pelo Anonymous", disse o grupo na rede social Twitter, indicando que espalhou os documentos por vários pontos da internet e que, caso os links sejam censurados, partilhá-los-á noutros novos pontos da internet.

No vídeo, os hackers afirmam que o Presidente russo é "mentiroso, ditador, criminoso de guerra e assassino de crianças".

Até agora, milhares de civis inocentes morreram, centenas de milhares foram deslocados, hospitais, escolas e abrigos foram bombardeados, crianças perderam as suas famílias e as famílias perderam seus filhos, devido à decisão de Putin ter desencadeado uma "operação especial" na Ucrânia, como o Kremlin a qualifica.

Vladimir Putin, nenhum segredo é seguro, estamos em todos os lados: no seu palácio, onde come, na sua mesa, no seu quarto", adverte um pirata informático usando a típica máscara do Anonymous.

E prossegue: "Agora partilhamos milhares de documentos pertencentes ao Banco Central da Rússia".

Entre os documentos, afirma ainda o pirata informático, estão acordos, correspondência, transferências de dinheiro, segredos comerciais dos oligarcas russos, relatórios económicos que "Putin esconde do público", diz.

Além disso, constam também "acordos comerciais que Putin assinou com outros países, declarações, informações dos seus apoiantes com cadastro, videoconferências [do presidente russo] e os programas usados" por Vladimir Putin, revela o hacker pertencente ao grupo Anonymous.

TSF

Imagem: O JOGO

Líder do Chega diz que novo ministro das Finanças é “uma espécie de fetiche político”

O líder do Chega, André Ventura, disse hoje que a nomeação de Fernando Medina para ministro das Finanças no novo executivo socialista é uma "espécie de fetiche político" e considerou que este "não é um Governo a sério".

“Eu não sei o que passou pela cabeça a António Costa quando escolheu Fernando Medina para ministro das Finanças. Eu acho que ninguém no país compreende bem”, afirmou no encerramento da II Convenção Regional do Chega/Madeira, no Funchal.

André Ventura criticou também a nomeação de Helena Carreiras para a Defesa e disse que, no geral, o primeiro-ministro colocou “de forma algo macabra” no executivo todos os potenciais candidatos a seu sucessor.

“É uma espécie de fetiche político que podia ter alguma graça se não fosse uma tragédia para os próximos anos”, realçou.

O líder do Chega considera que, face aos efeitos da pandemia de covid-19 e agora também da guerra na Ucrânia, o país precisava de um ministro das Finanças que “soubesse do que está a falar”, num momento em que “os juros não param de aumentar e a inflação estará em breve a bater-nos à porta”.

“Mas não. Temos um ministro das Finanças que é um ‘boy’ socialista, um antigo presidente de câmara [Lisboa] que só foi presidente de câmara porque António Costa saiu para concorrer à liderança do PS e não se conhece nenhum atributo na área das finanças”, declarou.

Ventura criticou também o primeiro-ministro por ter colocado no Ministério da Defesa, em tempo de guerra no leste da Europa, “alguém de que não se conhece nenhum atributo na Defesa Nacional”.

“Este não é um governo a sério”, afirmou, acrescentando: “É um governo de cartões de militante do Partido Socialista”.

E acrescentou: “Temos hoje ministros neste Governo que nomearam as mulheres de outros ministros para cargos em determinados organismos e, como moeda de troca, esses outros nomearam as mulheres deles para outros cargos também”.

Por outro lado, considerou que a responsabilidade pela maioria absoluta alcançada pelo PS nas legislativas antecipadas de 30 de janeiro foi “culpa única e exclusiva” do PSD e garantiu que o Chega vai substituí-lo como maior partido da oposição dentro de dois ou três anos.

“A próxima semana não vai ser uma semana boa para Portugal, mas para nós, no Chega, vai ser mais uma semana de luta”, disse, referindo-se à tomada de posse do Governo, na quarta-feira.

E reforçou: “Agora é o tempo de começarmos a criar alternativa para sermos alternativa a António Costa”.

O presidente do Chega sublinhou que esse trabalho passa também pela Madeira, onde hoje tomou posse a nova direção regional, liderada por Miguel Castro, que venceu as eleições internas em 12 de março com 42% dos votos, num total de 141 militantes que estavam em condições de votar.

O novo líder do Chega/Madeira sucede a Fernando Gonçalves, que anunciou a demissão do cargo em 30 de setembro de 2021, considerando que o partido falhou os objetivos a que se propôs nas eleições autárquicas realizadas quatro dias antes.

O Chega obteve na Madeira 3.509 votos (2,5%), tendo sido a oitava força política mais votada.

Já nas legislativas antecipadas de 30 de janeiro, o partido de extrema-direita foi o quarto mais votado na região autónoma, com 7.727 votos (6,08%).

Miguel Castro considera que agora é tempo de “estruturar o partido” na região e “arrumar a casa”.

O novo líder regional tem 49 anos, é funcionário público e empresário no setor da restauração e atividades turísticas. Em 2021, encabeçou a lista do Chega à presidência da Câmara Municipal do Funchal, numas eleições em que o partido elegeu um deputado municipal.

Madremedia/Lusa

Posse do novo Governo acontece quarta-feira às 17h00

O anúncio foi feito no site da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa agendou a cerimónia de posse do novo Governo para a próxima quarta-feira, 30 de março, às 17h00.

"O Presidente da República marcou a cerimónia de posse de todos os membros do XXIII Governo Constitucional, para a próxima quarta-feira, dia 30 de março, pelas 17h00, no Palácio Nacional da Ajuda", pode ler-se numa nota publicada no site da Presidência.

Tomam posse 17minitros e 38 secretários de Estado.

 

 

PSP deteta mais de 60 toneladas de nitrato de amónio armazenado de forma irregular

O fertilizante pode ser usado como explosivo, mas as empresas do setor agrícola temem a escassez nos próximos tempos e acumularam reservas superiores ao permitido pela lei. Segundo a PSP, não há indícios de comércio deste produto para fins criminosos.

PSP detetou 62 toneladas de nitrato de amónio armazenado de forma irregular numa operação de fiscalização que visitou mais de cem locais, em Portugal, na última semana.

O nitrato de amónio é um fertilizante que pode ser usado na elaboração de explosivos.

O subcomissário David Soares, da Divisão de Armas e Explosivos da PSP, explicou esta manhã, na TSF, que alguns operadores económicos da área agrícola tentaram armazenar mais fertilizante do que as quantidades para as quais estão licenciados.

Este responsável da PSP explica que, na prática, este é um problema de licenciamento.

Ou seja, se as empresas licenciarem o aumento de capacidade e provarem que têm condições para isso, podem ter mais que os dez mil quilos de nitrato de amónio previstos na lei.

Para já, não há indícios de comércio ilegal de nitrato de amónio em Portugal, mas o subcomissário David Soares adianta que todos os meses são investigadas suspeitas de transações ilegais que chegam aos ouvidos da polícia, mas não se têm confirmado.

A operação de fiscalização foi desencadeada na última semana e faz parte das competências regulares da Divisão de Armas e Explosivos da PSP.

Foram realizadas 106 ações de fiscalização em todo o território nacional do continente e regiões autónomas.

A PSP aplicou seis autos de contraordenação e foram apreendidas 62 toneladas de nitrato de amónio por se encontrar armazenado fora das condições legais, excedendo o limite permitido.

Nestas situações, refere o subcomissário David Soares, as empresas que se encontram em infração, são intimadas para regularizar a situação, ficando, entretanto, fiéis depositárias dos produtos, mas impedidas de os comercializar.

Caso o licenciamento não aconteça, o produto passa para a posse do Estado.

Nuno Domingues/TSF

Cerca de 12.700 sismos registados na ilha de São Jorge desde o início da crise

Está a verificar-se atualmente uma “diminuição da energia libertada e, como tal, a magnitude média tem vindo a diminuir”.

Cerca de 12.700 sismos foram registados na ilha de São Jorge, no âmbito da crise que se iniciou a 19 de março, mais do dobro de todos os sismos registados no arquipélago em 2021.

A informação foi avançada esta sábado pelo presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), após o briefing diário das autoridades regionais e locais, que decorreu na vila das Velas.

Neste momento, só para o sistema fissural de Manadas, onde está a acontecer esta crise sísmica há cerca de sete dias, temos mais do dobro do que aqueles que foram registados em toda a região autónoma dos Açores em 2021”, afirmou Rui Marques.

 Segundo disse, está a verificar-se atualmente uma “diminuição da energia libertada e, como tal, a magnitude média tem vindo a diminuir”, o que faz com as pessoas estejam a sentir menos sismicidade.

“Neste momento, passamos os 12.700 sismos já registados, dos quais 187 foram sentidos pela população e só três desde a meia-noite de hoje”, afirmou Rui Marques, ao avançar que a frequência dos sismos mantém-se “extremamente acima dos valores normais para os Açores” e que continua a vigorar o aleta vulcânico V4, (de um total de cinco), o que significa “possibilidade real de erupção”.

A crise sismovulcânica em São Jorge iniciou-se às 16:05 de dia 19, tendo o sismo mais energético ocorrido nesse mesmo dia às 18:41 com uma magnitude de 3,3, na escala de Richter, mas provocar danos.

Segundo os dados provisórios dos Censos 2021, a ilha de São Jorge tem 8.373 habitantes, dos quais 4.936 no concelho das Velas e 3.437 no concelho da Calheta.

SIC Notícias