segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Águeda | Educação: Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura marcada para sexta-feira

Está agendada para a próxima sexta-feira, no Centro de Artes de Águeda, a Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura. 

O Centro de Artes de Águeda receberá, na próxima sexta-feira, dia 7, às 20h30, a Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), numa organização local da Rede de Bibliotecas de Águeda. 

Este concurso escolar, que é promovido pela Rede de Bibliotecas da CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro), é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino (1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário) da rede pública e privada dos 11 municípios que integram a CIRA e tem como objetivo principal estimular nos alunos o gosto pelo livro e pela leitura. Pretende ainda promover o prazer de ler e contribuir para o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura, durante o percurso escolar dos alunos, do 1.º Ciclo ao Secundário. 

A primeira fase do CIL, de âmbito municipal, realizada e organizada pelos Agrupamentos de Escolas de Águeda, de Águeda Sul e de Valongo do Vouga e pela Escola Secundária Adolfo Portela, durante o primeiro período do presente ano letivo, foi constituída por duas etapas, que pressupôs a realização de uma prova escrita e uma prova de leitura em voz alta. 

Na fase municipal que vai, então, decorrer na próxima sexta-feira, às 20h30, no CAA, terá um júri convidado de três elementos (Adriana Campos, artista; Denis Conceição, escritor aguedense; e Maria Cristina Silva, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas da Branca), aos quais está atribuída a difícil tarefa de selecionar os vencedores por ciclo de escolaridade. 

As obras a concurso são: “Pelos rios correm histórias”, de Maria da Conceição Vicente (1.º Ciclo), “Diário de um Migrante”, de Maria Inês Almeida (2.º Ciclo); “Contos exemplares”, de Sophia de Mello Breyner Andresen (3.º Ciclo) e “Quatro contos dispersos”, de Sophia de Mello Breyner Andresen (Ensino Secundário). 

Desta fase, que conta com a participação de 32 alunos, será considerado vencedor o concorrente mais pontuado em cada ciclo de ensino (segundo mais pontuado será suplente), que terá direito a um prémio pecuniário, livros e representar o Município de Águeda na fase final do CIL, agendada para o dia 29 de abril, no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro. 

Refira-se que todos os participantes receberão um certificado de participação.

DANIELA COSTA GABRIELA OLIVEIRA E OTÍLIA COSTA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONQUISTAM 1º LUGAR COLECTIVO NOS TRILHOS DOS ABUTRES


Numa organização da Associação Abutrica em parceria com a Associação de Trail Running de Portugal, da Câmara Municipal de Miranda do Corvo e de outras entidades, realizou-se na Vila de Miranda do Corvo a 10.ª edição dos Trilhos dos Abutres, que decorreu de 31 de janeiro e 2 de fevereiro. 

De regresso estiveram os trilhos lamacentos e duros, mas sempre com as paisagens arrebatadoras de Miranda do Corvo, agora, mais do que nunca, na mira da elite internacional, depois de, em 2019, terem sido palco do Campeonato do Mundo de Trail Running. 

Foram três dias dedicados ao trail running em que atletas e apoiantes tiveram a oportunidade de viver e experienciar um grande evento desportivo. 

Participaram nesta competição, os atletas da Secção de Ar livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Participaram na prova de 21km atletas da ASSSCC Ar Livre e Aventura, tendo Daniela Guerra alcançado o 14º lugar na classificação geral feminina e o 10º lugar no escalão F Senior, Otília Costa, classificou-se 27° geral feminina e 4° lugar no escalão F40 e Gabriela Oliveira, que alcançou a 29° posição na classificação geral feminina e o 5° lugar no escalão F40, resultados que permitiram alcançar o 1° lugar no escalão feminino. 

No sector masculino destaque para os atletas Nuno Coelho, que alcançou o 168º lugar da classificação geral e o 23º lugar no escalão M45 e Joselito Marques, que alcançou o 114° geral masculino, e o 44° lugar no escalão M40.

________________________


Évora envolvida em parceria para atribuição de 6 Bolsas de Criação Artística

Candidaturas abertas até 23 fevereiro

A Ci.CLO, em parceria com as Câmaras Municipais de Évora, da Figueira da Foz, de Loulé, de Mértola, de Setúbal e a EDIA, abriu uma convocatória para atribuição de seis bolsas de criação artística que contemplam o apoio ao desenvolvimento de novos projetos com produção de exposição itinerante, que será integrada na programação da Bienal’21 Fotografia do Porto e nos vários espaços expositivos dos parceiros envolvidos no programa. Esta convocatória é direcionada a artistas nacionais e estrangeiros residentes em Portugal que utilizem fotografia e vídeo como meio de expressão.

O programa de criação artística “Sustentar” tem como objetivo produzir uma série de projetos sobre iniciativas experimentais que estão a ser implementadas em território nacional como resposta aos desafios ecológicos e sociais que enfrentamos. Pretende-se fomentar e destacar as boas práticas e tendências positivas relevantes no âmbito da sustentabilidade ecológica, social e económica, que estimulem uma cidadania mais ativa e, subsequentemente, mais coesa e responsável na conservação dos recursos naturais e do património cultural.

Os artistas selecionados vão integrar um programa de criação organizado pela Ci.CLO, que resultará numa exposição coletiva com um acompanhamento curatorial de Virgílio Ferreira, diretor artístico da Ci.CLO e da Bienal Fotografia do Porto e coordenador do programa Sustentar; Pablo Berástegui, curador e diretor da Galeria de Fotografia Salut au Monde e Krzysztof Candrowicz, curador, diretor de arte, investigador e educador, ex-diretor artístico da Triennale der Photographie Hamburg.

Bolsa Câmara Municipal de Évora
POCITYF - Positive Energy Blocks | Construir uma cidade autossustentável e amiga do ambiente
Palavras-chave: energias renováveis; áreas populacionais autossustentáveis; desenvolvimento sustentável do território e das atividades humanas.
Mais informações e regulamento disponíveis em https://ciclo-bienal.org/sustentar/

Calendário de atividades
Prazo de envio de candidaturas: até 23 fevereiro de 2020
Divulgação dos resultados: 9 de março de 2020
Período de criação artística: 24 de março a 17 de setembro de 2020
1.ª Mentoria online: 24 a 27 de março de 2020
1.º Workshop: 7 a 11 de abril de 2020 (local previsto: Loulé)
1.ª Residência em cada Município (12 dias): data a definir, entre 1 e 31 de maio de 2020
2.º Workshop: 18 a 22 de Junho de 2020 (local a definir)
2.ª Residência em cada Município (12 dias): data a definir, entre 1 de julho e 15 de agosto de 2020
Entrega dos trabalhos finais: 17 de setembro de 2020
2.ª Mentoria online: 30 de setembro a 2 de outubro de 2020
Produção da Exposição: de 5 a 31 de outubro de 2020
Exposição Itinerante: de novembro de 2020 a dezembro de 2021 e de 14 de maio a 27 de junho 2021, na Bienal'21 Fotografia do Porto.

Conferência "A indústria das eólicas e das energias renováveis" | Câmara Municipal de Vagos_Biblioteca Municipal | 07 Fevereiro 2020 | 18h30

A DDA fora de portas agradece à CM de Vagos a oportunidade de chegar mais perto dos seus associados.

A Delegação Distrital de Aveiro vem por este meio endereçar convite para assistir à Conferência - "A indústria das eólicas e das energias renováveis"
A sessão está agendada para o dia 07 de Fevereiro, pelas 18h30 na Câmara Municipal de Vagos_Biblioteca Municipal(*) e terá como orador convidado Eng.º Ricardo Faria  - RIA BLADES
(*) Rua Dr. Mendes Correia Pai - Estrada Nacional 109, 3840-443 Vagos

A entrada é livre, mas carece de inscrição  através do email: aveiro@centro.oep.pt ou tel: 234 386701

Em reunião pública de 29 de Janeiro de 2020: Câmara de Évora exige regulação de falta de pessoal não docente no Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício

O Executivo da Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade uma moção proposta pela Vereadora da Educação, Sara Dimas Fernandes, referente à falta de pessoal não docente que afeta o funcionamento do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício.

O documento informa que a Câmara Municipal de Évora acompanha com grande preocupação a situação que se vive no Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício quanto à enorme falta de pessoal não docente.

Face à gravidade da situação, que levou à determinação de encerramento de alguns serviços com grave prejuízo, não só no normal funcionamento do edifício sede, mas sobretudo na quebra da garantia do acesso à educação para todos, a Autarquia eborense manifesta “a sua solidariedade com toda a comunidade educativa e exige ao Ministério da Educação a regularização das situações expostas, para evitar mais e maiores constrangimentos a alunos, respetivas famílias e restante comunidade escolar, garantindo uma escola pública de qualidade e para todos”.

Todas as situações de carência de funcionários, referidas pelo Agrupamento, são da área de intervenção do Ministério da Educação e exigem resolução urgente.

Importa, ainda, recordar que o Agrupamento Manuel Ferreira Patrício se encontra ao abrigo do Programa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), dando resposta a uma população em risco de exclusão social e escolar, e que, a Constituição da República Portuguesa, obriga o Estado a criar condições para garantir a igualdade de oportunidades, dirimir as desigualdades económicas, sociais e culturais.

Nesta reunião, o Presidente do Município, Carlos Pinto de Sá, apresentou também um voto de congratulação, aprovado por unanimidade, pelo Doutoramento Honoris Causa, que será atribuído ao ex-Presidente da Autarquia, Abílio Fernandes, pela Universidade de Évora.

Os eleitos aprovaram, também por unanimidade, o voto de congratulação, proposto pelo Presidente, à Seleção de Futebol Sénior de Évora que recentemente venceu a final nacional da Taça das Regiões da UEFA em Castelo Branco e que representará Portugal na fase final europeia, a ter lugar na Roménia.

O Presidente Carlos Pinto de Sá trouxe ainda à reunião outros assuntos e os Vereadores do PSD e PS colocaram diversas questões, tendo estas recebido os devidos esclarecimentos por parte dos responsáveis pelos respectivos Pelouros.

Foi aprovado por unanimidade o lançamento do concurso Imagem Gráfica-Mês da Juventude 2020 para eleição da imagem gráfica a usar em todos os materiais de divulgação utilizados no âmbito desta efeméride.


Aprovação unânime mereceu também a adesão do Município de Évora à Associação de Municípios Portugueses do Vinho. Uma decisão que tem em conta os objectivos desta associação e a crescente importância da dinâmica económica associada à produção e comercialização do vinho, com tradição e reconhecimento de marcas associadas a Évora, bem como o plano de actividades, com forte pendor de proteção e promoção desta actividade económica. O ponto segue agora para deliberação em Assembleia Municipal.

Em reunião com a Secretária de Estado, Susana Amador

Helena Teodósio reivindica requalificação urgente da secundária  de Cantanhede e outras escolas sob tutela da Administração Central

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, reuniu na passada sexta-feira com a secretária de Estado da Educação, Susana Amador, a quem reiterou a necessidade de o Governo avançar urgentemente com a requalificação dos estabelecimentos de ensino do concelho que estão sob tutela da Administração Central. 

Além de reivindicar a “requalificação integral (interior e exterior) da Escola Secundária Lima-de-Faria, seguramente uma das que têm as piores instalações de toda a Região Centro”, a autarca reclama “obras de fundo na EB/Secundária Garcia Bacelar, da Tocha, e EB Carlos de Oliveira, de Febres, bem como a execução da segunda fase da reabilitação da EB 2,3 Marquês de Marialva, em Cantanhede, uma vez que a intervenção entretanto efetuada nesta última incidiu apenas na resolução de parte dos problemas diagnosticados, tendo ficado por executar obras que representam um investimento superior ao já realizado. 

A líder do executivo camarário cantanhedense não se conforma com o arrastar “da inaceitável degradação daquelas escolas, o que penaliza muito os alunos, mas também professores e técnicos auxiliares e afeta fortemente o desenvolvimento processo de ensino/aprendizagem em níveis escolares absolutamente cruciais para a educação e formação de crianças e jovens”. 

Helena Teodósio compareceu ao encontro com a secretária de Estado acompanhada do vice-presidente da autarquia e dos diretores dos agrupamentos de escolas em que estão integrados os estabelecimentos de ensino em causa, designadamente José Soares (Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria), Fátima Gomes (Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva) e Manuel Oliveira (Agrupamento de Escolas Gândara Mar). “Os responsáveis das escolas estão em perfeita sintonia com a Câmara Municipal relativamente à necessidade de ser resolvido rapidamente o problema da degradação das instalações escolares”, refere a autarca, salientando que “é grave o estado a que chegaram as salas de aula e outros espaços, com acumulação de bolores nas paredes, falta de pintura, portas e janelas que não funcionam e madeiras apodrecidas, para além da deterioração de vários equipamentos”. 

A presidente da Câmara de Cantanhede quer “acreditar que o Governo vai finalmente avançar com obras de fundo nas escolas que lhe pertencem, “até porque em 2021, se a lei vier a ser efetivamente cumprida, vai concretizar-se a transferência de competências para as autarquias no domínio da educação e não faz qualquer sentido que o Município venha a ‘herdar’ a responsabilidade sobre escolas que não têm condições adequadas para a importante função que desempenham. Estamos disponíveis para as receber, mas depois de serem requalificadas”, sublinha Helena Teodósio, adiantando que “a Câmara de Cantanhede está até disponível, como sempre esteve, para colaborar na realização das obras, o que não pode é assumir os custos em instalações que não lhe pertencem, custos esses que, segundo a avaliação dos serviços técnicos camarários, deverão ascender a mais de sete milhões de euros”. 

A este propósito, a autarca lembra que a autarquia suportou 50% da comparticipação nacional da primeira fase da requalificação da EB 2,3 Marquês de Marialva, tendo a Administração Central assumido apenas os restantes 50% da empreitada que beneficiou de financiamento comunitário. Estamos abertos a negociar uma solução idêntica, quer para a segunda fase da intervenção prevista para essa escola, quer para a reabilitação da Escola Secundária Lima-de-Faria e da EB/Secundária Garcia Bacelar, da Tocha, e EB Carlos de Oliveira, de Febres. O que é preciso é que o Governo avance rapidamente com os respetivos processos”, conclui.

PORTUGAL DEFRONTA A ROMÉNIA NO SEGUNDO JOGO DO RUGBY EUROPE CHAMPIONSHIP

Lisboa, 30 de janeiro de 2020: Portugal defronta a Roménia no seu regresso ao Rugby Europe Championship no próximo dia 8 de fevereiro, depois de três anos a competir no Rugby Europe Throphy.
O regresso à principal divisão das provas organizadas pela Rugby Europe é marcado por uma renovação tanto na equipa técnica como nos jogadores. Patrice Lagisquet promete “trabalhar em conjunto para ajudar os jogadores portugueses a evoluir” e “levar esta seleção ao mundial de 2023”.
Para o embate frente à Roménia, o Complexo Desportivo das Caldas da Rainha foi o local escolhido para receber este primeiro jogo a contar para o apuramento para a Rugby World Cup 2023, em França.
Recorde-se que a Roménia conseguiu o apuramento para o Mundial de Rugby de 2019, tendo sido, no entanto, desclassificada para último lugar da competição devido à utilização de jogadores não elegíveis.
No historial de confrontos entre portugueses e romenos, a vantagem é romena (20 vitórias em 23 jogos). A última vez que os Lobos conseguiram superar a Roménia foi em Fevereiro de 2011, vencendo por 24-17, em Lisboa. 
Este jogo será transmitido na Sport TV a partir das 15:00h.


 Célia Marques



De 20 a 25 de Fevereiro Carnaval das Caldas promete seis dias de Folia!


Mais de 1200 figurantes, quatro grupos musicais, um grupo de dança e 20 carros alegóricos vão participar nos principais desfiles de Carnaval das Caldas da Rainha. Este ano a Autarquia investiu cerca de 90 mil euros num evento que traz milhares de pessoas às Caldas.


Neste momento ultimam-se os pormenores daquele que é um dos mais característicos carnavais portugueses. Trapalhão, satírico e pautado por uma vincada crítica social e política que não poupa ninguém e que dá o mote à decoração dos carros alegóricos e fantasias dos grupos que compõem o corso.


Organizado pela Autarquia, Associações e Colectividades concelho, o Carnaval das Caldas é fortemente influenciado pelo universo das figuras de Bordalo Pinheiro tendo o Zé Povinho e a Maria Paciência como reis da folia.
O “Baile de Fantasias” destinado aos seniores do concelho dá o pontapé de saída para os seis dias de Carnaval que a cidade das Caldas da Rainha promete!
Os desfiles principais a acontecem Sábado à noite, Domingo e Terça-feira à tarde. Os Bailes do Casino, no Céu de Vidro (junta à entrada do Parque D. Carlos I) realizam-se Sábado e Segunda-feira.

Programa:

Quinta-feira – 20 de Fevereiro – 14H30
Corso Sénior na Expoeste

Sexta-feira - 21 de Fevereiro – 10H00
Corso Infantil na Av. 1º de Maio

Sábado - 22 de Fevereiro – 21H30
Corso Nocturno das Associações na Av. 1º de Maio
23H00 - Baile do Casino Céu de Vidro - Parque D. Carlos I

Domingo - 23 de Fevereiro- 15H00
Corso das Associações na Av. 1º de Maio

Segunda-feira - 24 de Fevereiro – 23H00
Baile do Casino no Céu de Vidro - Parque D. Carlos I

Terça-feira- 25 de Fevereiro – 15H00
Corso das Associações na Av. 1º de Maio


20 de Fevereiro | 14H30 | Expoeste
“Baile de Fantasias” destinado aos seniores do concelho

A “Festa de Carnaval - Baile de Fantasias” é um dos mais animados eventos destinados à população sénior, reunido largas centenas de participantes. Realiza-se no próximo dia 20 de Fevereiro (quinta-feira), pelas 14H30, no Centro de Exposições do Oeste - EXPOESTE, e proporciona aos utentes do Cartão Municipal do Idoso, e a todos os seniores que queiram participar, mascarados ou não.
Como sempre, será uma tarde muito divertida, onde a criatividade dos grupos mascarados rivaliza com a dos corsos principais! No final haverá lembranças para os grupos mascarados. Este ano participam 18 grupos de instituições de apoio social. A organização é do Município das Caldas da Rainha e Grupo Concelhio de Apoio à Pessoa Idosa (constituído pelas IPSS e Juntas de Freguesia do concelho).
Haverá transporte para quem precisar, devendo manifestar essa necessidade quando fizer a sua inscrição na Junta/União de Freguesia da sua área de residência, até ao dia 17 de Fevereiro.
Os interessados em participar, nesta Festa de Carnaval - “Baile de Fantasias” poderão levar lanche se assim entenderem.
Como habitualmente, o evento conta com a colaboração/animação dos alunos da Escola Técnica e Empresarial do Oeste (ETEO).

Grupos mascarados das instituições participantes e temas:
Centro social e Paroquial Nª Srª da Piedade dos Vidais - “Zé Povinho e Maria Paciência”
Casa do Povo de Á-dos-Francos: “Onde está o Wally”
Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha: “Mágicos”
Centro Social Paroquial das Caldas da Rainha: Livre
Montepio Rainha D. Leonor: “Mestres de Culinárias”  
Associação de Solidariedade Social das Foz do Arelho: “Camponeses Coloridos”
Centro Social Paroquial de Santa Catarina: Astronautas
Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos: “ Doutores e Enfermeiras”
Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal: Livre
Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha: “Comboys”
Centro Social e Paroquial Nª Srª das Mercês Carvalhal Benfeito: “Os soldadinhos de Chumbo”
Associação Social e Cultural Paradense: “Frozen”
Fonte Santa – Centro Social da Serra do Bouro: “A vinha da Fonte Santa”
Centro de Apoio Social do Nadadouro: “Os amigos do mar”
Centro de Apoio Social da Freguesia de S. Gregório: “O Mar”
Associação de Desenvolvimento Social do Coto: “Minnie e Mickey”
Clube Sénior das Caldas da Rainha: “Livre”
Universidade Sénior Rainha D. Leonor: “ O Circo”
  
Desfile Infantil: 21 de Fevereiro| 10H00 | Avenida 1º de Maio

Sexta-feira, 21 de Março, o desfile Infantil de Carnaval vai levar cerca de 3000 crianças à Avenida 1º De Maio. A organização é do Grupo de Animação Infantil, uma parceria do Município das Caldas da Rainha, com as Escolas Básicas do 1º Ciclo e Jardins de Infância da Rede Pública e as Instituições Particulares de Solidariedade Social
O desfile começa às 10H00, na Praça 25 de Abril, seguindo pela Av. 1º de Maio.
No final do desfile haverá ainda um espectáculo com bonecos de animação e um lanche.
Este evento irá contar com a colaboração dos alunos da Escola Secundária Rafael Borbalo Pinheiro e da Escola Técnica e Empresarial do Oeste (ETEO), cujo grupo de bombos irá encabeçar o desfile.

PJ deteve autor de crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência

Resultado de imagem para PJ deteve autor de crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, ocorrido em Coimbra, de que foi vítima uma mulher, de 23 anos de idade.
Para cometer o abuso, o arguido aproveitou-se do facto de a vítima se encontrar bastante alcoolizada, e desorientada, o que a tornava incapaz de opor resistência.
O detido, com 54 anos de idade, foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de proibição de contactos e apresentações periódicas junto das autoridades.

Dezassete cabras mortas por “mamífero de grande porte” ainda por identificar em exploração agrícola de Viana do Castelo

Resultado de imagem para Dezassete cabras mortas por “mamífero de grande porte” ainda por identificar em exploração agrícola de Viana do Castelo
Agroportal
Dezassete cabras mortas e uma desaparecida é o resultado de um ataque de um "mamífero de grande porte", ainda por identificar, a uma exploração agrícola em Geraz do Lima, em Viana do Castelo, disse hoje fonte da GNR.
Segundo a fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, "as conclusões preliminares da avaliação feita hoje por técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) apontam para um ataque perpetrado por um mamífero de grande porte, não tendo sido possível determinar o animal” em causa.
"Os técnicos do ICNF analisaram cabra a cabra e detetaram várias dentadas que permitem perceber que se trata de um animal de grande porte, mas só análises mais profundas permitirão perceber se foi um ataque de lobos ou de uma matilha de cães", especificou a fonte.
A mesma fonte adiantou à Lusa que o ataque ocorreu "na noite de sexta-feira para sábado", em Geraz do Lima (Santa Maria).
No sábado, os militares do posto de Lanheses deslocaram-se ao local e tomaram conta da ocorrência.
Lusa

Coronavírus: Resultado negativo nas análises feitas ao grupo de portugueses

Resultado de imagem para Coronavírus: Resultado negativo nas análises feitas ao grupo de portugueses
As análises aos cidadãos repatriados por Portugal que chegaram no domingo a Lisboa vindos da China deram negativo ao coronavírus, informou a Direção Geral da Saúde (DGS).
"A DGS informa que os testes laboratoriais realizados pelo INSA [Instituto Ricardo Jorge] foram todos negativos", indica.
Na mesma nota, a DGS diz que os cidadãos "vão continuar a ser acompanhados por dois médicos da Sanidade Internacional, que vão garantir a vigilância ativa duas vezes por dia e estarão sempre disponíveis para contacto".
Os 20 cidadãos repatriados, 18 portugueses e dois brasileiros, foram instalados em instituições dedicadas para o efeito no Hospital Pulido Valente (Centro Hospitalar de Lisboa Norte) e no Parque da Saúde de Lisboa, onde irão permanecer em isolamento profilático durante 14 dias.
O grupo demorou quatro dias a chegar a Portugal e vai permanecer em quarentena. Os 20 repatriados — que incluem dois diplomatas portugueses em serviço na China e duas cidadãs brasileiras — serão visitados duas vezes por dia por uma equipa de sanidade internacional, composta por dois médicos de saúde pública.
Durante o mesmo período, não poderão receber visitas, mesmo que controladas.
Em conferência de imprensa no domingo no Ministério da Saúde, Marta Temido, ladeada por outros responsáveis políticos e sanitários, informou que as análises seriam feitas pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e adiantou que todos os repatriados concordaram em seguir o protocolo do “isolamento profilático”, para o qual existem 13 quartos no Hospital Pulido Valente e 10 no Parque da Saúde de Lisboa.
A Direção-Geral da Saúde fará um boletim clínico diário do grupo e o Ministério da Saúde realizará uma conferência de imprensa diária para dar conta da evolução da situação.
No avião de transporte C-130 da Força Aérea Portuguesa, as pessoas que decidiram sair de Wuhan, epicentro do contágio do coronavírus, foram acompanhadas por oito tripulantes e oito profissionais de saúde, incluindo uma equipa de sanidade internacional.
O novo coronavírus já provocou 362 mortos e infetou mais de 14.000 pessoas desde o passado mês de dezembro, quando surgiu em Wuhan, capital da província de Hubei, na China.
As Filipinas anunciaram no domingo a morte de um cidadão de nacionalidade chinesa, vítima de uma pneumonia causada pelo coronavírus, a primeira vítima fatal fora da China.
Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais casos de infeção confirmados em 24 outros países, com as novas notificações na Rússia, Suécia e Espanha.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional (PHEIC, na sigla inglesa) por causa do surto do novo coronavírus na China.
Lusa

ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NA CLÁSSICA S. SILVESTRE DA FIGUEIRA DA FOZ

Numa organização da Câmara Municipal da Figueira da Foz e da Last Lap decorreu no passado dia 11 de janeiro, na praia da claridade, a Clássica corrida de São Silvestre, que inicialmente estava agendada para o mês de dezembro, integrada nos festejos de fim de ano daquela cidade e que não se realizou devido à tempestade Elsa. 

Num percurso único de 10 km, disputado ao início da noite, levou os participantes a passar a Ponte Edgar Cardoso, disfrutando de uma paisagem magnifica sobre a Figueira da Foz e a Foz do Rio Mondego. 

Participaram nesta competição, os atletas da Secção de Ar livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Daniela Guerra que alcançou o 15º lugar na classificação geral feminina e o 7º lugar no escalão F Senior, Daniela Geitoeira, que se classificou na 116ª da geral feminina, alcançando a 15ªposição na classificação final do escalão F35. 

No sector masculino destaque para os atletas Nuno Coelho, que alcançou o 59º lugar da classificação geral e o 15º lugar no escalão M40 e João Cavadas que se classificou no 199º lugar da geral e no 21º lugar do escalão M40. 

Teve lugar este fim de semana o Trilhos dos Abutres 2020. Provas com 55km, 30km e 21km. Participaram na prova de 21km atletas da ASSSCC Ar Livre e Aventura com os seguintes resultados: 

Joselito Marques, 114° geral masculino, 44° M40 

Nuno Coelho, 168° geral masculino, 23° M45 

Daniela Guerra, 14° geral feminina, 10° FSen 

Otília Costa, 27° geral feminina, 4° F40 

Gabriela Oliveira, 29° geral feminina, 5° F40 

A equipa conseguiu um 1° lugar no escalão feminino. 

Seguem algumas fotos. 

Washington — 500 mil manifestantes contra o crime do aborto

PELA PRIMEIRA VEZ, UM PRESIDENTE NORTE-AMERICANO ESTEVE PRESENTE E COM MUITA CORAGEM DISCURSOU DURANTE A CÉLEBRE MARCHA CONTRA O ABORTO
 Paulo Roberto Campos
Na edição deste ano da grandiosa e já tradicional MARCH FOR LIFE da capital norte-americana, realizada no dia 24 de janeiro, mais de 500 mil pessoas lotaram as ruas e praças nas proximidades da Suprema Corte. Elas se manifestaram contra a prática do aborto nos Estados Unidos, onde a maioria da população rejeita categoricamente tal prática criminosa. 
Donald Trump fez história ao se tornar o primeiro Presidente norte- americano a participar da Marcha, que conta com uma longa, brilhante e trágica trajetória de 47 anos. Ele discursou para a multidão, animando todos a uma reação ainda mais forte contra a matança de inocentes no ventre materno. 
Abaixo, transcrevo alguns trechos do corajoso discurso do presidente americano, muito entrecortado por calorosos aplausos. Tomei a liberdade de assinalar em negrito as palavras que mais me chamaram a atenção e que revelam o correto enfoque de nossa luta contra o aborto, enquanto uma grave afronta a Deus, Criador de todas as coisas. 
“É uma grande honra ser o primeiro presidente da história a participar da March For Life. Estamos aqui por uma razão muito simples: para defender o direito de todas as crianças, nascidas e por nascer, de cumprir seu potencial concedido por Deus. […]
“Os jovens são o coração da Marcha pela Vida. E é a sua geração que está fazendo da América uma nação pró-família e pró-vida. […]
“Todos aqui entendemos uma verdade eterna: toda criança é um dom precioso e sagrado de Deus. Juntos devemos proteger, valorizar e defender a dignidade e a santidade de toda vida humana.
“Quando vemos a imagem de um bebê no útero, vislumbramos a majestade da criação de Deus. Quando seguramos um recém-nascido em nossos braços, conhecemos o amor sem fim que cada criança traz para uma família. Quando observamos uma criança crescer, vemos o esplendor que irradia de cada alma humana. Uma vida muda o mundo e posso dizer, desde o primeiro dia no cargo, tomei como uma ação histórica apoiar as famílias da América e proteger os nascituros. […] 
“Notifiquei o Congresso que vetaria qualquer legislação que enfraquecesse as políticas pró-vida ou que incentivasse a destruição da vida humana. 
“Nas Nações Unidas, deixei claro que os burocratas globais não têm como atacar a soberania das nações que protegem a vida inocente. Os nascituros nunca tiveram um defensor tão forte na Casa Branca.
“Como a Bíblia nos diz, cada pessoa é maravilhosamente criada. […] Infelizmente, a extrema-esquerda está trabalhando para apagar nossos direitos dados por Deus, fechar instituições de caridade baseadas na fé, banir líderes religiosos da praça pública e silenciar os americanos que acreditam na santidade da vida. […] Lutamos por aqueles que não têm voz. E venceremos porque sabemos como vencer.
“Quase todos os principais democratas do Congresso agora apoiam o aborto, financiado pelos contribuintes, até o momento do nascimento. No ano passado, os legisladores de Nova York aplaudiram com satisfação a aprovação da legislação que permitiria que um bebê fosse arrancado do útero da mãe até o momento do parto. […]
“E para todas as mães que aqui estão hoje, homenageamos vocês e declaramos que as mães são heroínas. Sua força e devoção é o que alimenta nossa nação. Por sua causa, nosso país foi abençoado com almas incríveis que mudaram o curso da história da humanidade. […] Toda criança traz alegria a uma família. Vale a pena proteger toda pessoa. E, sobretudo, sabemos que cada alma humana é divina e cada vida humana é divina, nascida e por nascer, é feita à santa imagem de Deus Todo-Poderoso”.
Sociedade Americana para a Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) [foto acima], que participa dessa impressionante marcha em defesa da vida inocente desde o seu início em 22 de janeiro de 1974, distribuiu na manifestação de 2020 um folheto que trata, entre outros temas, do seguinte: 
“O contraste é eloquente. O movimento pró-aborto está lutando dividido e desencorajado, enquanto o movimento pró-vida está radiante de juventude, vitalidade e entusiasmo incomparável. […] 
“Mantendo a lei de Deus no centro da luta pela América, a March For Life é um sinal de que o pulso pró-vida nos Estados Unidos está mais forte do que nunca, algo que o lobby pró-aborto é incapaz de esmorecer. 
“Os americanos, cada vez mais preocupados, estão recorrendo a Deus e a sua Mãe Santíssima para ajudá-los na luta contra o aborto. […] 
“Nesta luta, a derrota não é uma opção e o compromisso com o erro é covardia. Os pró-vida não devem recuar, devem redobrar seus esforços para garantir que o aborto seja erradicado. Nas belas palavras de Santa Joana d’Arc, ‘Em nome de Deus, os soldados lutarão e Ele lhes dará a vitória’”. 
*   *   * 
Do Brasil, o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira [foto ao lado] enviou uma representação, como também o fizeram outras entidades coirmãs do Instituto em outros países, como a Sociedade Irlandesa de Civilização CristãDroit de Naître (da França) e Voglio Vivere (Itália). 
Alguns dias antes dessa multitudinária manifestação antiaborto, outra manifestação, denominada “Marcha das Mulheres”, fez, também em Washington, uma passeata pró-aborto. E foi um fiasco! Ela estava desmotivada e não atraiu a juventude, enquanto a March For Life contou com quase 80% de jovens muito animados e dispostos a tudo dentro das leis para obrigar seus legisladores a abolir a infame decisão Roe vs Wade da Suprema Corte, que legalizou o aborto em todo o país em 1973.

ABIM
________________

PS: As fotos são de Matthew Johnson. Para mais fotos e vídeos da March for Life deste ano, click aqui: http://blogdafamiliacatolica.blogspot.com/2020/02/washington-500-mil-manifestantes-contra.html
.

IN MEMORIAM: Giovanni Cantoni (1938-2020)

Roberto de Mattei *
Com a morte de Giovanni Cantoni [foto ao lado] desaparece uma das personalidades mais fortes do mundo católico italiano do final do século XX. Nascido em Piacenza em 23 de setembro de 1938, de uma família que sofreu as consequências da guerra civil de 1943-1945 (seu pai havia ingressado na República Social), Cantoni fazia parte daqueles jovens próximos ao Movimento Social Italiano que rejeitaram o regime político do país pós-guerra, fundado no mito da resistência antifascista. Suas referências culturais foram o filósofo idealista Giovanni Gentile (1875-1944) e o teórico neopagão Julius Evola (1898-1974). Separando-se de Evola, o escritor Attilio Mordini (1923-1966) estabeleceu em sua casa na via della Pergola, em Florença, um cenáculo de estudos católicos que atraiu alguns desses jovens, incluindo o conde Neri Capponi, o historiador Franco Cardini e o próprio Cantoni, que mais tarde ingressou nos Centros da Ordem Civil, surgidos em 1960, por iniciativa do padre Gianni Baget Bozzo (1925-2009), para contrarrestar a abertura da democracia cristã à esquerda.

No mesmo ano de 1960, por ocasião do centenário da unificação da Itália, Cantoni — juntamente com o conde e o estudioso piacentense Carlo Emanuele Manfredi — editou alguns escritos contrários ao Risorgimento, de autoria do sacerdote jesuíta Luigi Taparelli d’Azeglio (1793-1862), intitulados La libertà tirannia. Saggi sul liberalismo risorgimentale [Tirania da liberdade. Ensaios sobre o liberalismo do Ressurgimento]. De 1962 a 1966, dirigiu a seção de não ficção das Edizioni dell’Albero, fundadas em Turim por Alfredo Cattabiani (1937-2003). Nessa editora, ele publicou em 1964 a obra magistral de Plinio Corrêa de Oliveira, Revolução e Contra-Revolução. A publicação e divulgação deste trabalho continua sendo talvez o maior mérito de Giovanni Cantoni. Uma segunda edição veio à luz em 1972 e uma terceira em 1977, em ambos os casos na editora Cristianità, em Piacenza; em 1998 foi publicada uma quarta edição pela associação Luci sull’Est e em 2009 uma quinta, na Sugarco, por ocasião do cinquentenário da primeira aparição da obra no Brasil.

Enquanto isso, Cantoni havia se vinculado a seu colega piacentense Agostino Sanfratello que, após abandonar o neomarxismo dos Quaderni piacentini com o qual colaborava, abraçou completamente a fé católica e se tornou o líder carismático da oposição estudantil à Revolução de 68 que eclodiu na Universidade Católica de Milão. No final dos anos sessenta, Cantoni e Sanfratello fundaram a Alleanza Cattolica, da qual Sanfratello depois se separou.

Cantoni não completou seus estudos universitários, mas era um homem de vasta cultura, que gostava considerar-se acima de tudo um “filólogo”. Seu cuidado com os textos e notas era escrupuloso ao excesso. Basta pensar que a edição princeps de Revolução e Contra-Revolução, que ele anunciou para 1999, nasceu apenas 10 anos depois, devido à revisão meticulosa à qual ele queria submeter o trabalho. Essa atenção aos detalhes parecia obsessiva, mas contribuiu para uma formação cultural mais rigorosa dos jovens direitistas da época, propensos à superficialidade e à simplificação. Cantoni odiava a leviandade e o romantismo desses ambientes e queria se apresentar, mais do que como intelectual, como um “teórico da ação” severo e intransigente. Ele leu Gramsci e Lenin e, parafraseando o título de uma obra do revolucionário russo (Extremismo, a doença infantil do comunismo), gostava de repetir que “o moderantismo é a doença infantil do anticomunismo”.

Esse espírito intransigente levou-o a redescobrir e difundir o pensamento contra-revolucionário italiano e europeu. Em 1971, num encontro de jovens monarquistas em Monteombraro, perto de Modena, à pergunta “Quem mais é deles” (Dante, Inferno, canto X), ele respondeu com estas palavras: “O pensamento contra-revolucionário do século XIX e sua continuação em nosso século pela obra viva de Plinio Corrêa de Oliveira, Francisco Elías de Tejada, Rafael Gambra Ciudad, Marcel De Corte, Léon de Poncins e Gustave Thibon”. Cantoni gostava de citar o trecho no qual Plinio Corrêa de Oliveira — que mais tarde ele considerou seu mestre — definia o contra-revolucionário como aquele que “ama a Contra-Revolução e a Ordem Cristã, odeia a Revolução e a anti-ordem, e faz desse amor e desse ódio o eixo em torno do qual gravitam todos seus ideais, preferências e atividades”.

O contra-revolucionário — explicava Cantoni — “sabe que a maioria nem sempre está certa, assim como nem o Estado, nem o líder carismático, nem a nação, nem a raça, nem o proletariado estão sempre certos e, portanto, também sabem que nem mesmo o rei está sempre certo. A loucura de um mundo ‘iluminado’, cheio de oráculos ‘infalíveis’, parece evidente para ele, enquanto a infalibilidade autêntica, a autêntica vox Dei, é cercada por muitas precauções legítimas. Portanto, como um bom católico, de acordo com as leis da Igreja, ele concorda com o que, sob certas formas e sob certas condições, é proclamado por Pedro, assim como um bom monarquista grita sua ‘longa vida ao rei, apesar de tudo!’ e continua em sua luta pela ordem natural e cristã, certo de que, respeitando todo direito legítimo, normalmente conclui pela monarquia”.

Eu estava entre os jovens que ingressaram nesses anos na Alleanza Cattolica em Monteombraro. De 1973 a 1981, fui editor chefe da revista “Cristianità”, da qual Cantoni foi diretor efetivo. Naqueles anos, conheci Marco Tangheroni, Mauro Ronco, Alfredo Mantovano, Massimo Introvigne, Rino Cammilleri, Ettore Gotti Tedeschi, AttilioTamburrini e muitos outros que eram militantes da Alleanza Cattolica ou estavam próximos, os quais, em medida diversa, receberam uma influência benéfica. O encontro da Alleanza Cattolica com os Exercícios Espirituais de Santo Inácio foi decisivo. Pregado segundo o método do padre Francisco Vallet (1884-1947) pelo padre Ludovic-Marie Barrielle (1897-1983), após esses exercícios alguns jovens da associação, liderados por Don Piero Cantoni, irmão de Giovanni, entraram no seminário de Ecône. A saída deles, alguns anos depois, causou profunda dor ao padre Barrielle, que morreu em odor de santidade e considerou-se o cofundador do seminário ao lado de Mons. Lefèbvre.

Com a eleição de João Paulo II em 1978, Cantoni, que tinha grande confiança no novo Papa polonês, julgou que a Alleanza Cattolica deveria mudar sua estratégia, passando da “oposição” para o “entrismo”, como ele chamava, servindo-se do jargão trotskista, a colaboração com autoridades e movimentos eclesiásticos. Quais foram os motivos dessa reversão da estratégia? Cantoni citou frequentemente a frase do Conde de Maistre de que a “Contra-Revolução não é uma revolução com sinal oposto, mas o oposto da Revolução”. Aquele que conhecia tão bem, além do pensamento contra-revolucionário, a filosofia de Gramsci e Lenin, talvez tenha esquecido que à filosofia da práxis não se deve opor uma práxis com um sinal contrário, mas o oposto da filosofia da práxis, ou seja, o primado da Graça divina na vida de homens e povos. De fato, existe um perigo oposto ao do sobrenaturalismo, que é o do naturalismo, o qual, no nível espiritual, consiste em querer prever e planejar tudo, sem considerar a ação imprevisível da Graça, à qual é preciso abandonar-se docilmente. A expressão dessa nova estratégia “praxista” foi, em 1981, o apoio de Alleanza Cattolica ao referendo “mínimo” sobre o aborto promovido pelo Movimento pela Vida, sob a égide do episcopado italiano. Isso acarretava problemas legais e morais espinhosos e, em consciência, senti-me compelido a me dissociar dessa escolha. Fui, portanto, forçado a deixar a Alleanza Cattolica à qual havia dedicado, sem reservas, nove anos da minha vida. A história da associação após esses anos não me pertence e outros a escreverão. Para mim, esta é apenas a hora de rezar pela alma de Giovanni Cantoni, um italiano sério a quem tenho uma dívida de gratidão.

ABIM
_____________
(*) Fonte: “Corrispondenza romana”, 22-1-2020. Matéria traduzida do original italiano por Hélio Dias Viana.