quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Luís Godinho - Pasodobles em acordeão (En er mundo / El gato montés)

Acordeonistas Portugueses - António Rafael

Investimentos de 2 milhões de euros para requalificar o Rio Lis


Foram anunciados hoje, 18 de dezembro, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, investimentos de cerca de dois milhões de euros, para a requalificação do Rio Lis, através de intervenções que vão abranger os municípios de Marinha Grande e Leiria, nos próximos dois anos.

O vice-presidente da APA, Pimenta Machado, anunciou a aprovação de uma candidatura no âmbito do POSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no valor de 1,75 milhões de euros para a recuperação dos dois esporões da foz do Rio Lis, na Praia da Vieira.

O anúncio foi feito durante a cerimónia de assinatura de protocolos de colaboração entre a APA - Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e os Municípios de Marinha Grande e Leiria, para a execução da manutenção do Rio Lis entre a Ponte de Monte Real e a Ponte das Tercenas, no âmbito da intervenção de reperfilamento do Rio Lis efetuada pela APA, que prevê um investimento de 120 mil euros, a ser executado em dois anos.

Este valor de investimento vai ser suportado em 50% pela APA (o que equivale a um valor global de 60 mil euros), em 27,5% pela Câmara da Marinha Grande (o que corresponde a um montante de 33 mil euros para os dois anos) e 22,5% pela Câmara de Leiria (equivalendo a um investimento total de 27 mil euros).

Foi ainda assinado um protocolo entre a APA e a Câmara de Leiria, para a conservação e manutenção da Ribeira dos Milagres, que prevê um investimento de 190 mil euros a concretizar por aquele município, com o acompanhamento técnico da APA.

Para a presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, “o Rio Lis une os concelhos de Leiria e Marinha Grande e é impossível defender o Lis sem a união de esforços entre estes dois municípios e, por isso, enalteço o facto de ter sido possível estabelecer esta parceria entre as três entidades, para procurarmos resolver o problema de poluição do Rio que se verifica há décadas”.


Barcelos | Politécnico de Barcelos celebra 25º aniversário com Homenagem ao Professor João Carvalho

O IPCA celebra no dia 19 de dezembro o seu 25º aniversário. Esta data fica marcada com uma semana de atividades organizada pelas Escolas (docentes, estudantes e funcionários) e Unidades da Instituição tendo como ponto alto a Sessão Solene do Dia do IPCA, onde o Professor João Carvalho vai ser homenageado.

No dia 19 as celebrações têm início com a Sessão Solene, com as intervenções do Presidente do Conselho Geral do IPCA, da Presidente do IPCA, do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, do Presidente da Associação Académica e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Como habitual na cerimónia serão entregues os prémios aos estudantes do IPCA que pretendem incentivar e estimular o bom desempenho académico. Os prémios contam contributo do Banco Santander Universidades e um conjunto de empresas e entidades da região.

Ainda no decurso da sessão e como ponto será homenageado o Professor João Carvalho, sendo apresentado o livro “Em Memória de João Carvalho: Estudos sobre Política, Finanças e Contabilidade Pública”, seguindo se um conjuntos de intervenções de amigos e instituições.

A manhã termina com um almoço solidário com toda a comunidade académica, em que cada pessoa contribuiu com a doação de bens alimentares a favor da loja social do IPCA e de instituições sociais de Barcelos.

As comemorações do Dia do IPCA terminam com a Gala dos 25 anos do IPCA, com a presença de dirigentes, docentes, funcionários e convidados externos.

Região Norte |EM CONTACTO COM AS FAMILIAS AFECTADAS PELO INCÊNDIO DE 2017

MINISTRA DA COESÃO TERRITORIAL ESTEVE HOJE DE VISITA AO CONCELHO
10 habitações vão ser totalmente reconstruídas


A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve hoje de visita ao concelho de Castelo de Paiva, para estar em contacto com várias famílias afectadas pelo terrível incêndio de Outubro de 2017, efectuando um périplo pelo território, procurando conhecer as situações sinalizadas, ver o estado em que ficaram os alojamentos e dar andamento aos trabalhos de reconstrução das habitações atingidas nesta tragédia.

Ao todo, nesta fase de intervenção, é uma dezena de habitações que vão ser totalmente reconstruídas, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, garantindo a Ministra que as obras vão arrancar já durante o mês de Janeiro do próximo ano e que, no Natal de 2020, já todas estas famílias afectadas vão poder passar a quadra festiva nas novas casas.

Acompanhada pelo edil paivense Gonçalo Rocha, pelo vice-presidente António Rodrigues, vereador José Rocha, pelo técnico José Carlos Gomes, da CCDR Norte ( Programa Norte 2020), pelos autarcas da freguesia de SM de Sardoura, Ricardo Cardoso, e União de Freguesias Joaquim Martins, membros da Assembleia Municipal e empreiteiros locais, a governante foi recebida na Junta de Freguesia de Pedorido e depois participou numa visita à antiga Escola Primária de Gaído onde está alojada a família de Ludovina Alves da Silva, onde teve oportunidade de avaliar as condições em que vive esta família que perdeu a sua casa neste terrível incêndio, que afectou mais de 60% do território paivense.
Prevista estava uma deslocação a três famílias afectadas da zona do Paraíso, mas que acabaram por se deslocar à sede da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, onde se encontraram com Ana Abrunhosa, numa reunião que juntou mais 5 famílias que viram as suas habitações totalmente destruídas ou danificadas pelo incêndio.

Antes, a comitiva tinha efectuado uma deslocação a Guivâes, na freguesia de Santa Maria de Sardoura, onde esteve em contacto com José da Silva, que também perdeu a sua habitação, seguindo-se uma visita à casa de Roberto Filipe Fernandes Pereira, em Oliveira do Arda, que também teve a sua habitação parcialmente destruído pelo fogo, mas já está em fase de reconstrução.

Depois do almoço, a Ministra da Coesão Territorial participou, nas instalações da Câmara Municipal, numa reunião com autarcas e empreiteiros locais, onde foram assinados os contratos de empreitada para as obras de reconstrução das referidas habitações, foi feito o balanço desta visita e analisada a situação actual, congratulando-se o presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, por ser possível avançar de imediato com as obras e estas famílias paivenses, que viveram um período difícil após a tragédia dos incêndios, poderem seguir agora com as suas vidas com mais esperança e dignidade e voltarem a ter o conforto de um lar na sua terra.

Carlos Oliveira

Caldas reúne 1600 seniores na Festa de Natal Sénior


Ontem, 17 de Dezembro, foi dia de festa natalícia nas Caldas da Rainha com mais uma edição do “Almoço de Natal dos Seniores”, que reuniu na Expoeste cerca de 1600 idosos.
Este almoço de natal anual insere-se num conjunto alargado de iniciativas sociais destinadas à população sénior do concelho, organizadas pelo Grupo Concelhio de Apoio à Pessoa Idosa que é composto pela Câmara Municipal, Juntas de Freguesia/União de Freguesias e IPSS’s do concelho.

México | El Marketing Digital Y Las Ventas En Línea


por Yesica Flores
El efecto que han tenido las nuevas tecnologías en la vida de las personas es innegable. Cada aspecto y rubro sufrió algún cambio: cambió la forma de hacer las cosas, se  generaron nuevas costumbres, se crearon nuevas actividades  y mucho  más. La llegada de  Internet y el desarrollo de los dispositivos móviles, en especial los celulares, modificó el paradigma de la sociedad.
Internet abrió un nuevo abanico de posibilidades, y rápidamente apareció el lado empresarial, mediante el marketing digital. Se trata de una herramienta para promocionar y vender un producto o servicio que se está ofreciendo, con el aumento de potenciales clientes a través de la información y la búsqueda de potenciales usuarios.
Una de las principales técnicas o herramientas que se generan son los bonos, cupones o descuentos. A través de una pequeña rebaja o incentivo, se busca que las personas consuman ese producto o servicio. No solo se utiliza en ventas directas, sino también en actividades que buscan aumentar su número de clientes. Por ejemplo, los casinos en línea suelen utilizar bonos, como el codigo promocional caliente, y distintas promociones para sus nuevos jugadores.
Cuáles son las ventajas de las ventas online
Este nueva formato de compra y venta ofrece ciertas ventajas que la transforman  en atractiva para las personas. En primer lugar, están los descuentos o promociones que se suelen brindar. Desde órdenes de compra, descuentos que van del 10% al 20% sobre una compra  o también productos de regalo al llegar a determina cantidad de compras son algunos de los recursos más comunes.
Otro punto es las marcas que venden por internet en muchas ocasiones tienen un club para sus clientes. Al registrarse allí con los datos personales, cada compra que van realizando les otorga puntos, que luego se pueden canjear  por beneficios para el cliente.
También hay que nombrar la comodidad que brinda a las personas.  No hay barreras de espacio y tiempo, ya que los clientes pueden llevar a cabo las compras desde la propia casa y tomarse todo el tiempo para observar  y revisar los productos. Además, se reciben las compras mediante  un sistema de envío sin tener que moverse.
Desde el punto de vista empresarial, se abren nuevas posibilidades de mercado, debido a que pueden llegar a más cantidad de público. No solo a personas de la ciudad local o el país donde estén establecidos, sino que se expanden las ofertas a otros países, e incluso en ocasiones, a otros continentes.

Autarquia aprova multa a empreiteiro da Escola Secundária da Mealhada

Resultado de imagem para Autarquia aprova multa a empreiteiro da Escola Secundária da Mealhada
A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, a aplicação de uma sanção contratual, por violação do prazo de conclusão da empreitada, de 62.169,24 euros, ao empreiteiro que tinha a seu cargo a requalificação da Escola Secundária da Mealhada.
De realçar que o atraso foi calculado desde 5 de Abril de 2019 – o prazo para conclusão dos trabalhos terminou a 4 de Abril de 2019, tendo em conta o prazo de 180 dias fixado para execução da obra, o qual foi prorrogado por 118 dias – até à data da decisão da resolução do contrato de empreitada, proferida a 22 de Julho de 2019, o que perfaz um total de 109 dias de atraso, pelo valor diário da sanção 1 do preço contratual (570, 36 €), perfazendo um total de 62.169,24 euros.
Após a resolução do contrato, o Município lançou novo concurso público, a decorrer, para concluir os trabalhos na Escola Secundária da Mealhada.

Boavista suspeito de ser parte de “carrossel de faturas falsas” para branquear “milhões de euros” a uma sociedade norte-americana

O branqueamento de “milhões de euros”, que hoje levou à realização de 13 buscas no Norte, envolvia uma sociedade norte-americana, uma empresa de eventos e advogados vinculados às agremiações desportivas Boavista e Gafanha, disse fonte ligada o processo.
O branqueamento, contou a fonte à agência Lusa, era feito através de um “carrossel de faturas falsas”, que envolvia também o Grupo Desportivo da Gafanha, uma coletividade do concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro, controlada por Paulo Santos Silva, também ligado à empresa de eventos.
Advogados ligados a estes procedimentos eram, ainda segundo a fonte, Vítor Murta, que é presidente do Boavista FC, e Mário dos Santos Paiva.
Uma das buscas para as quais as autoridades policiais tinham mandado era ao que supunham ser precisamente o gabinete de Mário dos Santos Paiva, nas instalações da sociedade de advogados do Porto cotitulada por Nuno Cerejeira Namora, mas encontraram esse mesmo gabinete vazio.
“A Judiciária vinha cá fazer buscas. Só que esse advogado já não trabalha connosco, trabalha no Funchal. Não sonhávamos com estes crimes, mas descobrimos outros comportamentos desviantes e despedimo-lo há cerca de um mês”, disse à Lusa Nuno Cerejeira Namora.
Uma operação de combate ao branqueamento de “milhões de euros” culminou hoje com a realização de 13 buscas, incluindo nas sociedades anónimas desportivas do Boavista, no Porto, e do Gafanha, em Ílhavo, em dois escritórios de advogados e dois cofres bancários do Norte.
Em comunicado, a Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ) refere que foram levadas a cabo 10 buscas domiciliárias e três não domiciliárias nos concelhos de Porto, Vila Nova de Gaia, Guimarães e Aveiro, sem especificar os alvos concretos.
“De acordo com o apurado até ao momento pela investigação, em causa estará a não entrega da prestação tributária devida, e a sua subsequente ocultação através do desenvolvimento de atividade empresarial relacionada com a realização e gestão de eventos desportivos”, indica a PJ.
Até agora, afirma a polícia, “foi identificada uma vantagem patrimonial de milhões de euros".
Os suspeitos, especifica o comunicado, “serviam-se de diferentes ferramentas, entre os quais a utilização de faturação falsa emitida por empresas nacionais e estrangeiras e a ocultação de proveitos”.
Para o branqueamento “foram usados mecanismos como a aquisição de bens móveis e imóveis por sociedades exclusivamente constituídas para o efeito, assim como o investimento em organizações desportivas, com conluio de agentes desportivos” e “para concretizarem as atividades ilícitas referidas os suspeitos recorreram a aconselhamento jurídico e técnico especializado”.
As buscas foram realizadas no âmbito de um inquérito crime do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, 12.ª secção, envolvendo 80 efetivos entre magistrados judiciais e do Ministério Público, agentes da Diretoria do Norte da PJ e inspetores tributários da Direção de Finanças do Porto.
Lusa / Madremedia

México | Tecnología En Los Alimentos


por Yesica Flores
S4 desarrolla tecnología para reducir el riesgo climático en la agroindustria, convirtiendo activos biológicos en financieros, a partir de aplicar inteligencia sobre datos satelitales y de diversas fuentes para optimizar la gestión del riesgo climático y el monitoreo de los cultivos. A través de una plataforma integrada, segura y escalable en IBM Cloud, la compañía gestiona y analiza más de 2 petabytes de datos -históricos y en tiempo real- con algoritmos de aprendizaje automático e IA de código abierto desarrollados por el equipo de S4. A su vez, la empresa también implementó IBM Food Trust,  que permite que todos los usuarios de su plataforma de monitoreo satelital de cultivos puedan incorporarse a la cadena más segura, eficiente y sostenible de suministro de alimentos a nivel mundial. Mediante la gestión y trazabilidad a nivel lote y haciendo uso de Food Trust se puede incluir información como cultivos, procesamiento, transporte o etiquetado del producto (y se puede rastrear y probar en cuestión de segundos).
Blockbear actualmente está desarrollando una aplicación en la plataforma IBM Food Trust para la trazabilidad de productos sin gluten, especialmente relevante para personas con enfermedad celíaca y otros trastornos del sistema digestivo. La solución está patrocinada por la Asociación Celíaca de Uruguay y reúne a las principales marcas de productos libres de Gluten en el país. 
DOers: Diana, un coach de salud para pacientes con diabetes. Para apoyar a los médicos en el monitoreo y la atención personalizada de sus pacientes, DOers presenta un asistente virtual cognitivo desarrollado en IBM Cloud. Al alojar su aplicación móvil en la nube de IBM, DOers puede aprovechar las capacidades de inteligencia artificial de IBM Watson para interactuar usando lenguaje natural y ayudar a las personas con diabetes en su tratamiento.
 Agricom se ha unido a IBM Food Trust para rastrear las frutas que llegan diariamente a las mesas no solo de los chilenos, sino las que son exportadas a Estados Unidos, Europa, Asia, América Central y América del Sur, como aguacates, naranjas, manzanas, limones, entre otros, garantizando la calidad de los productos que consumimos en nuestro día a día de principio al fin de la cadena alimenticia.
Ecoclimasol, una compañía especializada en soluciones de gestión de riesgos climáticos para diferentes áreas que cuenta con la plataforma Climavista Wine, que permite a los productores de vino optimizar el rendimento y aumentar la calidad de sus productos a través de un exhaustivo análisis del comportamiento de la cosecha. Para esto, recolectan la información de estaciones meteorológicas y sensores IoT ubicados estrategicamente a través del sistema de comunicacicón Sigfox. Todo es almacenado y procesado desde la nube de IBM y emplean IA para mejorar los pronósticos, crear modelos más precisos del ciclo de la uva, cuidar el medio ambiente, predecir riesgos y enfermedades.
Sustainable Shrimp Partnership (SSP) se unió al ecosistema de IBM Food Trust, lo que ayudará a proporcionar trazabilidad a los camarones de SSP desde la granja hasta la mesa. La plataforma utiliza la tecnología blockchain para brindar mayor transparencia a los clientes en cada elemento de la producción y del camino que recorre el camarón ecuatoriano de primera calidad del SSP, hasta llegar al plato de cada consumidor. 
AgroPad dispositivo creado por IBM que permite a los agricultores cuidar la calidad del agua y del suelo. Con solo una gota de agua o muestra de suelo por medio del chip microfluídico dentro de la tarjeta AgroPad se analiza la muestra, proporcionando resultados en 10 segundos. Por medio de un teléfono inteligente, el agricultor envía los datos utilizando una aplicación móvil y de inmediato recibirá el resultado de la prueba. Enveritas la organización estadounidense sin fines de lucro Enveritas y el Laboratorio de Investigación IBM Brasil están llevando tecnología y prácticas sostenibles a los pequeños productores de café en África y América Latina. El objetivo es probar IBM AgroPad, tecnología impulsada por IA para el análisis de suelos y aguas, y evaluar su aplicación en países atendidos por Enveritas, como Uganda y Brasil.
Universidad de Talca utiliza solución de agricultura de IBM para optimizar el riego y manejar rendimiento de cultivos. IBM Watson Decision Platform for Agriculture ayuda a optimizar el uso del agua y los insumos agrícolas, al tiempo que ayuda a aumentar la calidad de la cosecha y a mejorar el rendimiento por hectárea producida. La universidad utilizará la solución como plataforma en la nube, sobre la cual hará disponibles los modelos desarrollados por sus investigadores para optimizar el riego y mejorar el rendimiento de frutales, viñedos y cultivos de la zona centro sur de Chile.

Buscas no Norte detetam “branqueamento de milhões de euros”

Resultado de imagem para Buscas no Norte detetam “branqueamento de milhões de euros”
Renascença
Duas SAD, uma das quais a do Boavista, foram alvo de diligências da Judiciária e Autoridade Tributária.
Uma operação de combate ao branqueamento de "milhões de euros" culminou hoje com a realização de 13 buscas, incluindo em duas sociedades anónimas desportivas, dois escritórios de advogados e dois cofres bancários do Norte, informou fonte policial.
Em comunicado, a Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ) refere que foram levadas a cabo 10 buscas domiciliárias e três não domiciliárias nos concelhos de Porto, Vila Nova de Gaia, Guimarães e Aveiro, sem especificar os alvos concretos.
A Procuradoria Geral da República já confirmou à agência Lusa que um dos alvos das buscas foram instalações da Sociedade Anónima Desportiva do (SAD) do Boavista.
"De acordo com o apurado até ao momento pela investigação, em causa estará a não entrega da prestação tributária devida, e a sua subsequente ocultação através do desenvolvimento de atividade empresarial relacionada com a realização e gestão de eventos desportivos", indica a PJ.
Até agora, afirma a polícia, "foi identificada uma vantagem patrimonial de milhões de euros".
Os suspeitos, especifica o comunicado, "serviam-se de diferentes ferramentas, entre os quais a utilização de faturação falsa emitida por empresas nacionais e estrangeiras e a ocultação de proveitos".
Para o branqueamento "foram usados mecanismos como a aquisição de bens móveis e imóveis por sociedades exclusivamente constituídas para o efeito, assim como o investimento em organizações desportivas, com conluio de agentes desportivos" e "para concretizarem as atividades ilícitas referidas os suspeitos recorreram a aconselhamento jurídico e técnico especializado".
As buscas foram realizadas no âmbito de um inquérito crime do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, 12.ª secção, envolvendo 80 efetivos entre magistrados judiciais e do Ministério Público, agentes da Diretoria do Norte da PJ e inspetores tributários da Direção de Finanças do Porto.
Lusa / Bancada.pt

Obituário | Músico Patxi Andión morre aos 72 anos em acidente de viação em Espanha

O músico espanhol Patxi Andión morreu hoje, aos 72 anos, num acidente de viação em Soria, Espanha, confirmou a agência EFE.
Com repetidas atuações em palcos portugueses, Patxi Andión celebrou em 2019 os 50 anos de uma carreira iniciada com um `single` que incluía as canções "Canto" e "La Jacinta", ao que se sucedeu o álbum "Retratos", em 1969.
Patxi Andión estreou-se em Portugal nesse mesmo ano, no programa televisivo "Zip-Zip", de Raul Solnado, José Fialho Gouveia e Carlos Cruz. A sua relação com o regime ditatorial de então não foi fácil, tendo sido expulso várias vezes pela PIDE, a polícia política do regime.
O poeta José Carlos Ary dos Santos traduziu alguns dos seus poemas, que a cantora Tonicha gravou, ainda antes da Revolução dos Cravos.
O músico de ascendência basca deu o seu primeiro concerto em Portugal a 29 de Março de 1974, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a cerca de um mês do levantamento militar que levaria à queda do Estado Novo e poucos dias antes do I Encontro da Canção Portuguesa, da Casa da Imprensa, que desafiaria o regime com "Grândola, Vila Morena".
Segundo as crónicas jornalísticas da época, o coliseu esgotou para ouvir Patxi Andión.
Em 2014, o músico gravou em Portugal o seu primeiro álbum gravado ao vivo, "Cuatro Días de Mayo". Em dezembro de 2013, apresentou o álbum "Porvenir", na Casa da Música e no Centro Cultural de Belém, em dois concertos esgotados. Nesse mesmo ano, fez parte do álbum "O Fado e a Alma Portuguesa", editado no âmbito dos 125 anos do nascimento de Fernando Pessoa.
Em 2007, participou no álbum "Para além da saudade", da fadista Ana Moura, produzido por Jorge Fernando.
Dez anos depois, Patxi Andión atuou em três palcos nacionais, numa homenagem a José Afonso, "Zeca no Coração", que passou por Lisboa, Porto e Évora.
"A minha relação com Portugal, a música e a língua portuguesas é de absoluto amor e uma paixão, que existe desde a década de 1960", disse o músico na ocasião, numa entrevista à agência Lusa.
Lusa

Ministério Público acusa oito portugueses de apoio e adesão ao Estado Islâmico

Resultado de imagem para Ministério Público acusa oito portugueses de apoio e adesão ao Estado Islâmico
O Ministério Público acusou oito arguidos portugueses por recrutamento, adesão e apoio à organização terrorista Estado Islâmico (EI) e financiamento ao terrorismo, anunciou o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).
Desde 2013 que o Ministério Público estava a investigar a atividade de um grupo de portugueses convertidos ao islão e que se radicalizaram, vindo a integrar o EI, refere o DCIAP na sua página na internet.
Dois dos arguidos acusados foram este ano encontrados e interrogados em Portugal e um deles está a cumprir prisão preventiva na cadeia de Monsanto.
“Os restantes, cujo interrogatório não foi possível realizar, encontram-se em paradeiro incerto, havendo apenas a informação que um deles se encontra preso na Síria”, escreve o DCIAP.
O processo foi instaurado após informações recebidas das autoridades britânicas, que davam conta “do envolvimento de cidadãos portugueses no rapto de dois jornalistas, um britânico, John Cantlie, e outro holandês, Jeroen Oerlemens, ocorrido na Síria em julho de 2012”, indica o comunicado.
Durante seis anos de investigação "foi possível descrever e reconstruir, do ponto de vista criminal, mas também histórico e sociológico, a radicalização organizada desse grupo de cidadãos portugueses e a sua deslocalização para a Síria, com as suas mulheres e filhos, para integrarem as fileiras do Estado Islâmico e cumprirem a "jihad" (guerra santa)".
Lusa

MEALHADA| Parada de Natal será no Pavilhão de Barcouço

Resultado de imagem para MEALHADA: Parada de Natal será no Pavilhão de Barcouço
A Parada de Natal prevista para o centro da cidade Mealhada, já no próximo sábado à tarde, terá de ser transferida para o Pavilhão Municipal de Barcouço devido às previsões de chuva intensa durante todo o dia 21.
A Parada de Natal, um desfile que assinala a época natalícia, terá início às 16h30, no Pavilhão Municipal de Barcouço. A iniciativa, na qual participam crianças e idosos, mantém-se, mas a chuva prevista impossibilita que se faça ao ar livre. Dado que o Pavilhão Municipal da Mealhada está em obras, a Parada teve de ser deslocada para Barcouço, permitindo, deste modo, que as coletividades e instituições que se inscreveram e prepararam para o desfile o possam efetivamente fazer.
O acesso ao desfile será livre até à lotação máxima do espaço.

MEDICAMENTOS | CUF apoia 120 famílias carenciadas de Coimbra no acesso a medicamentos

CUF apoia 120 famílias carenciadas de Coimbra no acesso a medicamentos 
A CUF é o mais recente parceiro doador da Associação Dignitude, no âmbito do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento.
O protocolo assinado entre as duas entidades prevê o apoio a 240 famílias carenciadas, que não têm capacidade para adquirir a medicação essencial de que necessitam. Os beneficiários apoiados pela CUF residem nos concelhos de Coimbra e Sintra – 120 famílias em cada concelho.
O Programa abem, promovido pela Associação Dignitude, visa garantir o acesso a medicamentos com prescrição médica a qualquer cidadão em Portugal cuja situação de carência económica o impeça de comprar os medicamentos que precisa. Até novembro, o programa apoiava 6450 famílias de 136 concelhos de Portugal. Cada beneficiário recebe um cartão abem, que lhe permite aceder gratuitamente aos medicamentos prescritos, em 746 farmácias do país. 
A identificação e referenciação dos beneficiários do programa é assegurada pelas instituições que no terreno têm competências nesta área, nomeadamente autarquias, a Cáritas Portuguesa, Misericórdias e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). O apoio de parceiros doadores, como a CUF, é essencial para a concretização dos objectivos do Programa abem. 

MINIBASQUETE: TORNEIO DE NATAL SUB - 10

A Secção de Basquetebol da ASSSCC - Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense organizou o Torneio de Natal do escalão de Sub-10, que se realizou no sábado de manhã, das 10h00 às 12h30, no pavilhão Marialvas, no qual participaram os seguintes atletas. 

Para além dos responsáveis pela Secção, colaboraram nesta iniciativa apoiada pelo Município de Cantanhede, os atletas das equipas de sub. 14 e sub. 19. 

Constituição da equipa da ASSSCC 1 (azul): 
4 - Bernardo Caldeira
6 - Tiago Marques
7 - Vicente Diogo
8 - Guilherme Miranda
10 - Vasco Neves
14 - Miguel Costa
15 - Tiago Ferra
23 - Diogo Ribeiro

Treinador: João André Costa

Delegadas: Ana Rodrigues

Constituição da equipa da ASSSCC 2 (branco):
4 - Matilde Silva
6 - Gonçalo Maltez
9 - Gabriel Farinha
10 - Miguel Dinis
12 - Tomás Miranda
13 - Bernardo Rosas
14 - Tomás Silva
15 - Elisabete Silva

Treinadora: Eduarda Amoroso Lopes
Delegada: Susana Lopes

CRIANÇAS DO CLUBE DE TEMPOS LIVRES DA COLUMBÓFILA CELEBRAM “NATAL TRADICIONAL”

Integrado na programação que a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, elaborou para esta quadra natalícia e a exemplo dos anos anteriores, promoveu no âmbito do plano de actividades extracurricular do CTL – Clube de Tempos Livres, no último dia de aulas do 1º período, a já habitual festa de Natal, dedicado a todas as crianças que frequentam o CTL ao longo do ano lectivo. 

Logo no inicio da primeira quinzena do mês corrente e com a colaboração das técnicas do CTL, as crianças ao longo dos dias, foram ocupando os seus tempos livres efectuando alguns trabalhos manuais alusivos à quadra festiva que se vive e que serviram de decoração para as modelares instalações que albergam o Clube de Tempos Livres, na sede social, elaborando igualmente a imagem de natal que serviu de base para o envio das boas festas às diversas pessoas e entidades que vão colaborando com aquela Associação. 

Para tornar a festa mais tradicional e apelativa foi criado em redor da árvore de natal, um cenário de magia que marcou a entrega das prendas que a Direcção Geral daquela Associação ofereceu a cada criança. 

As crianças após chegarem ao Clube de Tempos Livres, participaram em diversas actividades lúdicas com grande incidência na quadra festiva do Natal. 

Seguidamente e após ser serviço lanche o momento seguinte foi reservado para a tão esperada entrega das prendas de natal a todas as crianças presentes, que já se encontravam com muitos dos seus familiares na sede social. 

Com algum espanto e num rodopio infernal em volta da” Árvore de Natal, a entrega dos presentes, proporcionou um ambiente mais barulhento e mais agitado na sala que acolheu a festa, vivendo-se momentos de grande alegria, satisfazendo a curiosidade dos mais pequenos, o rasgar do papel para desembrulhar as prendas.


Boas Festas e Excelente 2020 - Corpo de Bombeiros de Azambuja

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Azambuja deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano 2020.

Preço do pão poderá sofrer “ligeiras correções” em 2020

Resultado de imagem para Preço do pão poderá sofrer “ligeiras correções” em 2020
CM
O preço do pão poderá sofrer “ligeiras correções” em 2020, apesar do valor da matéria-prima permanecer inalterado, num setor onde se avizinham “tempos difíceis” com o consumidor a evitar os hidratos, avançou a associação da indústria de panificação.
“O que poderá haver são ligeiras correções de preços e, mesmo estas, dependem de caso para caso”, indicou, em resposta à Lusa, a secretária-geral da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP), Graça Calisto, recusando o termo 'aumento de preços', uma vez que “o preço e o peso do pão são livres”.
De acordo com esta responsável, o preço da matéria-prima – farinha, água, sal e fermento – não sofreu “aumentos significativos” este ano, prevendo-se ainda que esta tendência continue em 2020.
Porém, o consumo teve um “ligeiro decréscimo” na ordem dos 20% e a expansão dos grandes grupos económicos provocou a deslocalização dos consumidores, que passam a optar pelas grandes superfícies.
“O consumidor dos dias de hoje tem uma preocupação acrescida de não ingerir hidratos de carbono e tem uma noção errada de que o pão engorda. O pequeno almoço da maioria das nossas crianças é feito à base de cereais, que, em boa verdade, possuem mais açúcar e gorduras que um simples pão escuro, que tem mais fibra e é mais saudável”, acrescentou.
Graça Calisto notou ainda que o aumento do salário mínimo para 635 euros, em janeiro, irá, “obviamente”, impactar o setor “e com todos os custos inerentes”.
Assim, a secretária-geral da ACIP vincou que para 2020 se avizinham “tempos difíceis”.
Lusa

Em Portugal, um em cada dez bebés nasce de mãe estrangeira

Resultado de imagem para Em Portugal, um em cada dez bebés nasce de mãe estrangeira
O números são base de dados Pordata, divulgados por ocasião do Dia Internacional das Migrações, que hoje se assinala.
De acordo com os dados divulgados hoje, quase 480 mil estrangeiros viviam legalmente em Portugal em 2018 e cerca de um em cada quatro é brasileiro, totalizando 104.504, seguidos dos cabo-verdianos (34.444), romenos (30.908) e ucranianos (29.197).
Os dados mostram igualmente que cerca de um em cada dez bebés nascidos em Portugal foram de mães de nacionalidade estrangeira.
Dos 87.020 bebés nascidos no ano passado, 9.389 era de nacionalidade estrangeira.
Em 2018, entraram em Portugal, com a intenção de permanecer no país, cerca de 43 mil pessoas, mais 13 mil que em 2008, e mais de metade eram mulheres.
Os nepaleses a viver em Portugal aumentaram 21 vezes entre 2008 e 2018, embora não ultrapassem os 11.487, enquanto os imigrantes franceses cresceram quatro vezes, passando de 4.576 para os 19.771 em 10 anos.
A Pordata realça que também quase que duplicaram os indianos, espanhóis, chineses e britânicos a viver no país. Em 2018 viviam em Portugal 26.445 britânicos, 24.856 chineses, 14.066 espanhóis e 11.340 indianos.
A maioria da população estrangeira vive na área metropolitana de Lisboa (50%) e Algarve (16%), concentrando o município de Lisboa cerca de 16% do total dos imigrantes legais.
Entre os dez municípios com maior proporção de estrangeiros no total da sua população residente, oito deles são algarvios, indicam os dados, frisando a Pordata que, pelo menos um em cada quatro residentes são estrangeiros nos municípios de Vila do Bispo, Albufeira, Lagos e Odemira.
De acordo com a base de dados gerida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2,5% da população empregada em Portugal é estrangeira e, comparativamente com os portugueses, os imigrantes são mais vulneráveis ao desemprego, com uma taxa de quase 12%, enquanto entre os cidadãos nacionais a taxa de desemprego é de 7%.
Portugal faz parte dos dez países da União Europeia em que a percentagem da população estrangeira no total da população residente é inferior a 5%.
Desde 2009 que mais de um terço dos imigrantes tem naturalidade portuguesa.
Segundo as estatísticas, nos últimos 10 anos a nacionalidade portuguesa foi concedida, em média, a cerca de 22 mil cidadãos estrangeiros por ano, tendo sido o valor mais baixo atribuído em 2017, a 18 mil cidadãos, e o mais alto, em 2016, a 25 mil.
Em 2018, um terço dos cidadãos que adquiriram nacionalidade portuguesa eram brasileiros, seguindo-se os cabo-verdianos e os ucranianos.
Desde 1961 que Portugal teve três períodos distintos com saldos migratórios negativos, designadamente de 1961 a 1973, de 1982 a 1992 e, mais recentemente, entre 2011 e 2016.
Os dados indicam que a população de Portugal está a diminuir desde 2010, tendo o país perdido quase 300 mil pessoas.
No entanto, e apesar do saldo ser positivo nos últimos dois anos, os saldos migratórios não foram suficientemente elevados para compensar os saldos naturais negativos.
As estatísticas dão ainda conta que, em 2018, as remessas dos imigrantes para o exterior chegaram aos 533 milhões de euros em 2018 e quase metade foi para o Brasil (48%), seguido da China (10%) e França (5%).
Lusa

Chuva forte e persistente colocam cinco distritos do continente sob aviso laranja

Resultado de imagem para Chuva forte e persistente colocam cinco distritos do continente sob aviso laranja
Cinco distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e persistente, podendo ser acompanhada de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Aveiro vão estar sob aviso laranja entre as 18:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira.
A chuva levou também o IPMA a emitir aviso amarelo para os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Leiria até às 03:00 de quinta-feira.
O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra devido ao vento forte com rajadas até 85 quilómetros por hora, em especial no litoral, e até 110 quilómetros nas terras altas.
Este aviso amarelo para o vento vai estar em vigor entre as 15:00 de hoje e as 21:00 de quinta-feira.
Sob aviso amarelo estão ainda os distritos de Viana do Castelo, Braga, porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros até às 06:00 de quinta-feira.
O IPMA colocou ainda as regiões montanhosas da ilha da Madeira sob aviso amarelo devido ao vento forte com rajadas até 95 quilómetros por hora entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira.
O aviso laranja, o terceiro numa escala de quatro, aplica-se a situações meteorológicas de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Lusa

A.R.P.I. vai construir novo lar em terreno cedido pela Câmara de Faro

A Assembleia Municipal de Faro aprovou, recentemente, a cedência do direito de superfície de um lote de terreno à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Faro (ARPI), tendo em vista a construção de um lar de idosos e centro de dia. 
Situada na Estrada da Senhora da Saúde, na Lejana de baixo, a parcela de terreno tem 2.473 m2 e provém de cedência do loteamento designado Construções Gonçalves & Carrilho Lda.
Destinada a equipamento de utilização coletiva, a parcela será assim cedida pelo Município, no sentido de ser concretizada a construção desta resposta social para a população idosa do concelho, em particular, a mais carenciada.
A Câmara Municipal informa ainda que o lote em questão está avaliado em 1.550.000 euros e que a cedência aprovada tem a duração de 30 anos. 
A ARPI foi constituída em 1981 e funciona nas atuais instalações da Praceta de São Tomé em Faro. Desenvolve um trabalho social de mérito, apoiando muitas dezenas de utentes em centro de dia e serviço de apoio domiciliário. 

Algarve vai ter Liga de Futebol para empresas

A Associação de Futebol do Algarve vai arrancar, em janeiro próximo, com a primeira Liga Empresarial de Futebol de 7 oficial do país.
Trata-se de uma competição pós-laboral que inclui Cartão de Atleta da AF Algarve, Seguro Desportivo da Federação Portuguesa de Futebol, Arbitragem Federativa, Taças e Prémios individuais e ainda a possibilidade de integrar a primeira Seleção Empresarial do Algarve de Futebol de 7.
Cada equipa disputará uma das quatro Séries da Liga Empresarial – Albufeira, Faro, Lagoa e Tavira – com vista à Final do Algarve, evento Elite, a realizar no Estádio Algarve.

Setor do Comércio faturou 145 mil milhões de euros

Em 2018, as 220,5 mil empresas do setor do Comércio registaram um Volume de Negócios (VVN) de 145,1 mil milhões de euros, mais 5,5% do que no ano anterior, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A margem comercial situou-se em 25,7 mil milhões de euros acelerando de +6,1% em 2017 para +7,1% em 2018; o valor acrescentado bruto foi de 18,8 mil milhões de euros (+5,2%, +7,7% em 2017) e o pessoal ao serviço (800,9 mil trabalhadores) aumentou 4,2% (+2,6% em 2017).
Aquele organismo acrescenta que, em termos de repartição do VVN pelas divisões de Comércio em 2018, destacou-se o contributo de 49,5% do setor grossista para o montante total.
No comércio a retalho e no comércio e manutenção automóvel, o contributo foi de 35,5% e 15% do VVN total, respetivamente.
As vendas de veículos automóveis atingiram 14,5 mil milhões de euros, o que representou 68,1% do VVN global das empresas do setor automóvel, o equivalente a um aumento de 1,8 p.p. (-0,7 p.p. em 2017).
Os três principais grupos de produtos comercializados na atividade grossista foram os ‘produtos alimentares, bebidas e tabaco’ (25,8% do total, -1,5 p.p. que em 2017), a ‘venda por grosso especializada, n.e.’, que abrange combustíveis, materiais de construção, produtos químicos e produtos intermédios (27,2%, +0,9 p.p.) e os ‘bens de consumo doméstico’ (21,0%, -1,3 p.p.).
Os produtos de ‘alimentação, bebidas e tabaco’ geraram a maior parcela de VVN do comércio retalhista (33,9%, -1,1
p.p.), seguindo-se os ‘combustíveis e outros produtos novos’ onde se incluem também os artigos de ourivesaria e
relojoaria, material fotográfico e ótico, produtos de limpeza (21,7%, -1,2 p.p.).

México | Regalos Que Harán Tu Vida Mucho Más Inteligente Antes De Que Termine El Año


por Yesica Flores
Tal parece que el futuro finalmente nos alcanzó. Quizás no haya autos voladores por los cielos, robots que te preparen la comida, ni mucho menos algo que nos haga sentir en una escena de Blade Runner o Volver al Futuro. Aunque tampoco podemos decir que no existan cosas que hagan de nuestra casa un espacio inteligente.Por eso, el 2020 pinta para ser un año en el que podemos empezar a equipar nuestro hogar con toda clase de gadgets y electrodomésticos inteligentes que nos acerquen un poco a ese panorama; desde refrigeradores que se conectan a internet, hasta percheros que planchan nuestra ropa en 10 minutos, aunque por ahora, presentan el inconveniente más grande de todos: su precio.
Sin embargo, eso no es motivo para no comenzar a vivir en una casa inteligente, pues los siguientes accesorios, cuentan con un precio bastante accesible y te facilitan bastantes tareas en tu vida diaria:
Transforma los espacios de tu casa mediante una app
Toda casa inteligente tiene la capacidad de adaptarse a las necesidades de sus habitantes. Por ello, los productos de STF Home son la solución para una iluminación versátil, así como una conectividad multifuncional y segura en todos tus espacios.
El Smart Led de STF, se conecta directo a la red WiFi para crear fácilmente distintas atmósferas dentro de cualquier habitación al controlarse mediante una app (disponible en Google Play y App Store). Con 16 millones de tonalidades y ambientes preconfigurados, este gadget transforma tus espacios a tu gusto; ya sea para leer, jugar videojuegos o escuchar tu música favorita. Es compatible tanto con Google Assistant y Alexa, para que solo uses tu voz si deseas cambiar el ambiente.
Por otro lado, el Smart Socket mantiene las conexiones eléctricas de toda tu casa de forma segura, ya que mediante la red de WiFi y una aplicación, puedes controlar de forma remota la actividad de todo aquello que conectes para alimentarse de energía, lo que te permitirá ahorrar bastante en tu próxima cuenta de luz.
Inteligencia dentro y fuera del hogar
Mantente conectado y haz que la tecnología te acompañe dentro y fuera de casa. Ya sea que quieras correr o andar en bicicleta, el Kronos Sport Smartwatch es el gadget indicado para realizar cualquier actividad en todo tipo de terreno gracias a su carcasa metálica. Puede sumergirse en el agua hasta 1 metro de profundidad durante 30 minutos y cuenta con una batería de 180 mAh que le permite 5 días de uso continúo.
Este reloj es sinónimo de conectividad, pues puede controlar la música y la captura de fotos de tu smartphone a distancia, además de mostrar al instante las notificaciones de aplicaciones como Facebook y WhatsApp, por lo que siempre te mantendrás conectado a todas tus redes y dispositivos desde donde estés.
La solución de audio inteligente
El futuro impacta en cada aspecto de las casas inteligentes, y la manera de escuchar música, tampoco es la excepción. La Sound Bar 2.1 de Billboard, brinda diferentes opciones de uso, ya que cuenta con conexión bluetooth, puerto USB y entrada de 3.5 mm para conectar toda clase de dispositivos. La potencia de 45 W de este subwoofer 2 en 1 es perfecto para un sistema de audio versátil, el cual toma lo mejor del sonido de música o películas hasta llevarlo al siguiente nivel.
Para una limpieza inteligente
La tecnología está para facilitarnos diversas tareas en el hogar. En este sentido, un aspirador eléctrico es un must que toda casa inteligente debe de tener. Este gadget es la solución para la limpieza total de nuestros espacios, ya que nos permite llegar a rincones de difícil acceso que presentan una acumulación de polvo significativa.
La mayoría de ellos se manejan autónomamente o pueden configurarse para realizar recorridos específicos dentro de casa, los cuales van aprendiendo y mejorando con el paso del tiempo. Sin duda, un electrodoméstico que te ayudará a realizar otras actividades dentro o fuera de casa sin que tengas que preocuparte por la limpieza.
Aprovecha las ofertas de fin de año para comprar tus regalos y ayudar en el  cumplimiento de los propósitos de los que más quieres. Recuerda que puedes encontrar estos gadgets con envío gratis a toda la República Mexicana a través de la tienda oficial de STF https://www.stflatam.com/ y su tienda de Mercado Libre https://listado.mercadolibre.com.mx/_Tienda_stf