quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Sessão de colheitas de sangue Dia 16 das 9 horas às 13 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Dêem mais sentido à vida
Compareçam. Não deixem de convidar os vossos familiares e amigos. O Posto Fixo da ADASCA fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. O dito mercado dispõe de um elevador, um parque de estacionamento onde os dadores podem estacionar as viaturas aos sábados, sem que corram o risco de serem multados.

Todas as pessoas interessadas em aderir pela primeira vez à dádiva de sangue, estão convidadas a comparecer, fazendo-se acompanhar do cartão de Cidadão ou do seu substituto de forma a facilitar a inscrição junto do administrativo do IPST, o mesmo deve acontecer com os dadores regulares.

Após tomar o almoço, convém deixar decorrer pelo menos 2:30 horas, tempo considerado necessário para a digestão. Não se deve doar sangue em jejum, deve-se sim, tomar o pequeno-almoço com exclusão de bebidas alcoólicas.

Doar sangue não cria habituação, não emagrece nem engorda, bem pelo contrário, faz bem à saúde.


Lembramos que é necessário efectuar duas dádivas no ano económico para continuar a beneficiar da isenção das taxas moderadoras, nos Centros de Saúde (cuidados primários), agora também nos hospitais públicos através da apresentação da Declaração emitida pelos Administrativos do IPST, devendo os dadores guardar uma cópia da referida dádiva.

O sangue é necessário todos os dias, todos sabemos disso. O Sangue não se fabrica artificialmente. O Sangue corre nas suas veias, é vida. É saudável? Dê Sangue! Ajude os outros… Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Doar sangue e medula óssea é um gesto solidário que ajuda a salvar vidas. Não fique indiferente.

Dádiva a dádiva… e a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro, contacte-nos pelos meios abaixo indicados.

Deixe-se levar pelo Coração. Dê Sangue, porque dar sangue é dar vida. Os questionários para a dádiva de sangue, são distribuídos pela ADASCA no local a partir das 8:00 horas, para adiantar o atendimento dos dadores. O Sangue é "a água necessária" que faz correr o rio da vida!(Elsa Oliveira). Esta jovem já nos deixou… fisicamente. Paz à sua alma.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.


Amem a liberdade, sejam felizes.
Joaquim Carlos
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
Coordenadas GPS:
N 40.62659

W -8.65133   

A Associação Empresarial de Cantanhede vai levar 10 empresas ao VI Fórum da UECPLP

A AEC – Associação Empresarial de Cantanhede irá participar, com um conjunto de dez empresas do Concelho de Cantanhede no VI Fórum da UECPLP que se irá realizar nos próximos dias 22 e 23 de Setembro de 2017, em Vila Real, conforme apresentação do mesmo que segue abaixo.
Pretende-se levar esta representação do concelho a fim de mostrar alguns dos produtos e serviços que as empresas da região produzem e prestam.
Esta iniciativa pretende constituir uma verdadeira plataforma de negócios e de cooperação, geradora de condições para a criação e consolidação de um espaço permanente de apoio à atividade ao empresariado lusófono, estimulando trocas comerciais e a internacionalização.
A forte identidade, relações privilegiadas e presença crescente de empresas do mercado CPLP, justificam uma aposta no estabelecimento de parcerias empresariais, aproveitando sinergias e potencialidades existentes em cada país.
O Fórum terá as vertentes empresariais, institucionais e culturais, representativas dos diferentes segmentos do mercado CPLP e é constituído por quatro eixos principais:
  • Seminários Temáticos por País;
  • Reuniões B2B;
  • Grande Conferência “CPLP: Um mundo de oportunidades de negócio.
  • Espaço Mostra (empresarial e cultural).
Destinado a empresários de diversos setores de atividade, entidades oficiais e públicas e às mais diversas instituições associativas e organizações, este Fórum da União de Exportadores da CPLP irá demonstrar a força incontornável desta comunidade e os objetivos que pretende materializar, representados por uma génese comum: a criação de novas oportunidades de negócio no espaço da CPLP.

Coimbra adere em massa a menosrotundas.pt

Coimbra adere em massa a menosrotundas.pt

Jaime Ramos promete concretizar proposta mais votada

 
A iniciativa menosrotundas.pt, primeiro orçamento participativo alguma vez lançado numa campanha eleitoral, tem recebido centenas de propostas. Para Jaime Ramos “a vontade de participar que as pessoas de Coimbra manifestam é bem demonstrativa da vontade de mudança que impera na cidade”.

Mais de 350 participantes já apresentaram as suas propostas. A coligação “Mais Coimbra” garante que “dessas mais de 350 participações, já resultaram perto de 160 propostas claras”. “Muitas ideias que recebemos são genéricas e pedem para melhorarmos a limpeza da cidade, os transportes públicos, o estacionamento e para aumentarmos a criação de emprego”, revela Jaime Ramos.

Em nota de imprensa, a coligação “Mais Coimbra” explica que recebeu também várias propostas relacionadas com a atividade governativa, nomeadamente “a reabilitação da Escola José Falcão e a construção de uma nova Estação Velha”. Para a coligação liderada por Jaime Ramos, “isto é sinal claro que Coimbra quer uma nova liderança na autarquia, mais forte perante o centralismo lisboeta”.

“A cidade não pode continuar a ser gerida sem a participação dos conimbricenses, comigo os orçamentos participativos serão uma realidade”, promete Jaime Ramos em nota de imprensa.

A Coligação “Mais Coimbra” selecionou as 10 propostas mais vezes apresentadas para agora iniciar a votação no site menosrotundas.pt . Jaime Ramos garante que, no próximo mandato, irá concretizar a opção mais votada pelos cidadãos de Coimbra. 

A partir de hoje, em menosrotundas.pt, é assim possível votar em:

1 - Recuperar / valorizar o Jardim da Sereia;
2 - Requalificar e dinamizar o Mercado Municipal;
3 - Completar e dinamizar o IParque e outras áreas empresariais;
4 - Transformar o largo D. Dinis numa moderna praça, sem estacionamento;
5 - Criar espaços intergeracionais, com parques infanis e Fitness Park, em vários locais do concelho;
6 - Melhorar o espaço da feira dos 23;
7 - Eliminar barreiras arquitectónicas e melhorar as acessibilidades para pessoas com limitações motora, nomeadamente na Zona Histórica;
8 - Criar uma incubadora de industria tecnológica e criativa e espaços de co-work na Zona Histórica/Baixa;
9 - Requalificar a Praça Velha;
10 - Instalar Estátua equestre de D. Afonso Henriques;


Participe com a sua visão para uma cidade melhor em:


www.menosrotundas.pt

Deixa uma ideia para mudar Coimbra

 
Vamos criar emprego, reduzir burocracia, recuperar espaços verdes.
Investir em cultura, educação e transportes.
Um milhão de euros dá para muito.
 

Chuva vai continuar escassa no Sul de Moçambique até ao fim da época chuvosa 2017/2018, não há previsão de cheias em todo o país

Direcção Nacional dos Recursos HídricosA Região Sul de Moçambique vai continuar com escassez de chuvas até 2018, o que resultará na continuidade da falta de água potável para as cidades de Maputo, Matola e Boane, de acordo com a previsão dos especialistas do Fórum Nacional de Antevisão Climática. Nos primeiros três meses do próximo ano estão previstas chuvas normais com tendência para acima do normal para as províncias de Tete e Zambézia, grande parte das províncias de Sofala e Manica e Norte das províncias de Gaza e Inhambane, contudo é pouco provável que aconteçam cheias. Com este cenário augura-se mais uma boa campanha agrária.
O nosso país continua em época climática neutra, não está sobre influência do fenómeno La Nina ou El Nino, tal como durante a época chuvosa 2016/2017 revelou o nesta quarta-feira(13) o Instituto Nacional de Meteorologia(INAM), uma das instituições que faz parte do que faz parte do Fórum Nacional de Antevisão Climática, o que indicia para os próximos meses de Outubro, Novembro e Dezembro “chuvas normais com tendência para acima do normal em toda a extensão das províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica, Sofala e grande parte das províncias de Tete e Zambézia”.
 Direcção Nacional dos Recursos Hídricos
No mesmo período o Sul das províncias de Nampula e Niassa e Norte de Zambézia e Tete deverá registar chuvas normais enquanto na província de Cabo Delgado e no Norte das Províncias de Nampula e Niassa deverão cair “chuvas normais com tendência para abaixo do normal.

Face a esta precipitação a Direcção Nacional dos Recursos Hídricos(DNRH), outras das instituições que compõem este Fórum, projecta que até ao fim deste ano não deverão ocorrer cheias, tal como não aconteceram durante a época chuvosa passada.
Contudo existe um risco moderado de cheias nas Bacias Hidrográficas de Maputo(na província de Maputo), Incomáti(na província de Maputo), Mutamba(na província de Inhambane), Inhanombe(na província de Inhambane) e ainda na Bacia de Savane(na província de Sofala).
Previsões climáticas animam o sector agrário
Já para Janeiro, Fevereiro e Março o INAM prognostica “chuvas normais com tendência para acima do normal para as províncias de Tete e Zambézia, grande parte das províncias de Sofala e Manica e Norte das províncias de Gaza e Inhambane”.
Chuvas normais estão previstas para as Províncias de Niassa e Nampula, grande parte das províncias de Cabo Delgado, Gaza e Inhambane e Faixa costeira de Sofala e sul de Manica enquanto na província de Maputo, Sul das províncias de Gaza e Inhambane e norte da Província do Cabo Delgado as chuvas deverão cair dentro da normalidade mas com tendência para abaixo da normal.
 Direcção Nacional dos Recursos Hídricos
Com essa precipitação a DNRH antevê que não haverá cheias até ao término da época chuvosa 2017/2018 ressalvando no entanto a possibilidade de inundações nas Bacias Hidrográficas de Messalo e Megaruma(na província de Cabo Delgado); Licungo(na província da Zambézia); Pungue, Buzi e Save (na província de Manica); Savane (na província de Sofala); e ainda Incomati(na província de Maputo).

Estas previsões climáticas para a época chuvosa 2017/2018, prestes a iniciar, animam o sector agrário que através da Direcção Nacional de Agricultura e Silvicultura(DNAS) que antevê boa campanha agrícola particularmente na Região Norte. Todavia, porque a disponibilidade de água só deverá aumentar no início de 2018 a DNAS recomenda no Sul “sementeiras tardias e escalonadas, usando variedades de ciclo curto” e ainda o “aproveitamento máximo e integral das zonas baixas e húmidas, com variedades de ciclo curto”.
Para a região Centro recomenda-se “sementeiras tardias, usando variedades de ciclo curto e médio” e ainda o “aproveitamento máximo e integral das zonas baixas e húmidas com variedades de ciclo curto”.
Já para a região Norte, o Fórum Nacional de Antevisão Climática, recomenda “sementeiras tardias com variedades de ciclo curto e longo”.
Água potável continuará escassa na capital de Moçambique
Entretanto com estas previsões climáticas, que afectam também o Sul do nosso continente, a Bacia dos Pequenos Libombos continuará com enchimento abaixo do normal, menos de 25% da sua quota, mantendo em restrições o abastecimento de água potável para as cidade de Maputo, Matola e Boane.
Aliás o Fórum Nacional de Antevisão Climática revelou um dos planos para encontrar fontes alternativas de água para a capital moçambicana não se materializou pois “os furos realizados nas barreiras da Malanga, Desportivo e jardim Tunduru, tiveram resultados negativos devido a produtividade baixa e a qualidade de água”.
Por outro lado o @Verdade apurou que devido a crise económica e financeira que estamos a viver a alternativa de obter água através da construção da barragem de Moamba Major está adiada assim como tarda em estar operacional, também devido à falta de fundos, a conduta que está a ser instalada para trazer água da barragem de Corumana para a Machava.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

SELO: Por causa de dívidas, EDM corta energia elétrica na Reitoria da UEM - Por Membros da Comunidade da Universitária-UEM


Socorro, Senhor Presidente II

A UEM precisa de uma Paracetamol urgente (novo dirigente sério) para sair da actual dor de cabeça

Digníssimo, Depois de várias reuniões realizadas pelo intocável e dono da instituição, o Magnífico Reitor Professor Doutor Orlando Quilambo, com a finalidade de injuriar e humilhar os seus colegas, para depois, em suma, dizer que não mais daria o bónus que originou a greve dos dias 12 e 13 de Julho último, como fora citado na primeira carta dirigida ao Alto Magistrado da Nação moçambicana, digníssimo Senhor Presidente da República, Filipe Nyusi, Quilambo convocou uma reunião de carácter urgentíssimo no dia 06 de Setembro, de novo com os seus directores, administradores, representantes do CTA a nível da cidade de Maputo, sem nada de especial para dizer para além de reiterar que não mais daria o bónus (conforme se pode escutar nos áudios que circulam nas redes sociais gravados na reunião), depois de ter alegado que as ordens de não poder dar o mesmo bónus, vinham do ministro das Finanças e Ministro da Ciências Tecnologias e Ensino Superior, desta vez, veio mentir em nome da ministra da Administração Estatal.

Se ele se diz ser órgão por si mesmo e a UEM sendo uma Instituição autónoma, “bem sabemos que a UEM produz muito mas muito dinheiro”, como é que ele precisa se esconder atrás de muitas figuras do Estado para roubar aos seus colaboradores? Não terá perdido capacidade de dirigir uma instituição como a UEM? Fica a pergunta no ar para quem ainda lhe confia como dirigente porque para a maioria da comunidade universitária, ele esta a precisar de um repouso e fazer o que melhor sabe fazer, talvez dar aulas.

Uma Grandiosíssima pergunta, ficou entre muita gente no dia 06 de Setembro: “afinal Quilambo quando Injuriou seus colegas lhes chamando de Doutorzinhos que se achavam ter estudado o suficiente para lhe enfrentarem e que já sabiam agitar o CTA para fazer greve, havia se esquecido que um dia precisaria dos mesmos?” Porquê esta pergunta? É que na actual Reunião do dia 06 de Setembro, o magnifico Quilambo, precisou sentar junto à mesa com certos directores que por ele mesmo, foram injuriados na reunião do dia 31 de Julho. Papá Quilambo, passe a ter cuidado quando fala ok… se calhar no dia 06 de Setembro, falou academicamente suave porque estava a sua Primeira-dama a Sra. Aidate Mussagy, editora chefe da Revista Científica, que por ele mesmo Quilambo foi Nomeada num Processo sem Explicação depois de ter sido reprovada como Professora Associada.

Não nos interessava muito voltarmos a Escrever mas, a coisa mais triste e Vergonhosa que nos nossos tais e tais anos de Serviço que grande parte de nós, temos a Colaboramos para o Crescimento desta que é a maior Instituição do Ensino Superior do Pais, é que nunca tínhamos vivido a vergonha que se viveu hoje nesta Casa Magna de se Proceder o Corte de Energia a Nível de Toda a Reitoria incluindo Direção Pedagógica, Direção de Recursos Humanos e Registo Académico Central por Dívidas. Que Vergonha……

Num dos encontros havidos durante as negociações de pagamento de Bónus de Efectividade, Quilambo abordara o factor da dificuldade de pagamento do mesmo estar ligado ao pagamento das Dividas de Energia a EDM e Água as Águas da Região Sul mas hoje dia 13 de Setembro, a Reitoria ficou sem Energia e não se sabe até quando será restabelecida.

Afinal papá Quilambo, onde é foram os milhões de Meticais do CTA? Onde é que foi o Dinheiro das Inscrições dos cerca de trinta e tal mil candidatos aos Exames de Admissão? Onde é que foram os milhares de meticais colectados nas Matrículas e nas Inscrições pelas disciplinas dos estudantes admitidos em 2017 e dos antigos? Onde é que foram os milhares de meticais colectados na graduação de Maio? Onde é que foram os milhares colectados nos Espetáculos de luxo e eventos realizados até agora no Campus da UEM, com destaque à Festival ASGO, espectáculo de Leonel Richie, espectáculo da Paula Fernandes? Onde é que foram os milhares de meticais colectados em muitos outros eventos realizado na UEM só até Agosto? Com que valor pagaram a FIR e no seu gás lacrimogénio espalhado no dia 13 de Julho?

Nuns encontros privados tidos com directores de faculdades e seus chefes de departamentos, Quilambo ordenou que cada departamento, N.B, não cada faculdade, (imagine faculdades que tem mais de 5 departamentos) devia apoiar o Governo da Frelimo em cerca de sessenta mil meticais (6000.00mt), (se calhar vai para o tal XI Congresso) será que não pensou na eletricidade?

Meus senhores, há problemas gravíssimos na UEM. Por favor, Salvem esta emblemática casa de formação e Investigação científica por sinal a maior do país senão…

Há descontentamento Sério neste Império desde os grandes directores, docentes, Estudantes por vários motivos e CTA’s devido à suas Perseguições para Expulsão por terem aderido à greve, esquecendo-se que há carta bem Escrita pelo próprio Reitor no dia 15 de Julho a dizer que ninguém seria perseguido ou expulso, e perdeu-se por completo o orgulho que tinham por Orlando Quilambo, o homem visto actualmente como homem de incoerência em todos os seus discursos nos encontros com os seus colaboradores pós, nunca disse a mesma coisa, isto é, sempre contradiz-se. Que pena…

Digníssimo Senhor Presidente da República, tomara que esta carta, também chegue as suas mãos em perfeitas condições e ajude seus pobres patrões.

Por Membros da Comunidade da Universitária-UEM

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Supostos assaltantes recolhidos às celas em Tete


Pelo menos 17 indivíduos, acusados de semear terror em diversos bairros da cidade de Tete, província com o mesmo nome, encontram privados de liberdade.

Dos visados, 11 dos quais detidos na 1a. esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM), naquele ponto do país, dois são incriminados de se fazer passar por agentes do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC).

Segundo a corporação, eles interpelavam cidadãos e extorquiam dinheiro e outros bens. Consta que o grupo actuava à noite, munido de instrumentos contundentes.

Os 11 presumíveis ladrões foram supostamente encontrados em flagrante delito numa casa de um cidadão de nacionalidade chinesa.

Local eles pretendiam roubar mas o plano caiu em saco roto porque os trabalhadores da referida residência aperceberam-se da situação e alertaram a Polícia.

Na posse dos indiciados, a PRM recuperou um par de botas, dois pares de uniforme pingo de chuva, três pares de uniforme cinzento e outros bens da Polícia.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Jovem perde pé ao tentar extrair mercúrio num obuses na Matola



Um cidadão perdeu um dos pés em consequência da explosão de engenho, no município da Matola, província de Maputo, quando três indivíduos tentavam abrir o material bélico, com recurso a uma rebarbadora, para extrair mercúrio.

Dos três indivíduos, um é militar. Segundo apurou o @Verdade, há bastante tempo que eles se expunham a tal perigo, movidos pela crença de que os obuses possuem mercúrio. Os outros elementos saíram ilesos e colocaram-se em fuga.

Não foi possível interagir com a vítima, uma vez que quando chegámos ao local dos factos ele já tinha sido socorridos para o Posto de Saúde da Matola-Gare, de onde foi transferida para o Hospital Provincial da Matola.

Pessoas próximas ao visado contaram que os engenhos explosivos, cujo tipologia não foi possível apurar, são roubados num quartel.

Trata-se de uma acção constante que acontecia nas barbas da residência onde houve explosão e dos vizinhos. Os protagonistas de tal acto ignoravam, até à data do acidente, a perigosidade do que faziam.

Por um golpe de sorte, na altura em que o referido engenho explosivo rebentou nenhuma pessoas alheia ao trabalho levado a cabo pelos jovens estava por perto. Contudo, o estrondo foi forte de tal sorte que causou pânico na zona.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique 

“Não tenho detalhes, não vou responder e não tenho nada a dizer”, Setina Titosse ao tribunal

A ex-Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), Setina Titosse, considerada cabecilha no saque de 170 milhões de meticais, num esquema que envolveu amigos, familiares e outras pessoas alheias àquela instituição do Estado, declarou, quarta-feira (13), em sede do tribunal, não ter desviado qualquer valor, mas sim, facilitado – sem obter contrapartidas financeiras – a aprovação de 26 projectos que na óptica do Ministério Público (MP) são fictícios e serviram apenas para alavancar o desfalque de 170 milhões de meticais, bem como foram pontapeados os critérios impostos para a concessão de créditos.
O segundo dia do julgamento estava reservado à audição, em separado, dos co-réus Neide Xerinda, Milda Cossa, Humberto Cossa e Setina Titosse. Porém, só esta última foi ouvida durante pouco mais de cinco horas, na 7a. Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo (TJCM).
A dado passo do julgamento, a ré mostrou-se ríspida e optou em não responder a várias perguntas, sobretudo as colocadas pelo representante do MP, João Nhane. “Não tenho detalhes, não vou responder e não tenho nada a dizer” foi que mais se ouviu dela.
A antiga chefe do FDA, indiciada de prática de vários crimes de corrupção passiva, burla por defraudação, abuso de cargo ou função de forma continuada, branqueamento de capitais, pagamento de remunerações indevidas, associação para delinquir e peculato, disse ao tribunal – respondendo a uma pergunta colocada pelo juiz Alexandre Samuel – que nunca aprovou projectos falsos. A acusação do MP, segundo a qual os proponentes não dispõem de espaços para a sua implementação não constituem à verdade.
Contudo, de acordo com a arguida, a aprovação dos projectos em alusão não seguiu as preceitos necessários, porque a intenção era flexibilizar a cedência de fundos e os requisitos podiam ser preenchidos mais tarde.
Aliás, o atropelo às normas estabelecidas, prossegui a ré, visava igualmente atender aos apelos do Presidente da República, Filipe Nyusi, de que é preciso apostar no empreendedorismo e deve haver mais gente envolvida nisso.
Os projectos supostamente aprovados para sacar dinheiro naquela entidade existem, “ainda estão dentro do prazo e a maior parte” dos mesmos “termina em 2019”.
Alguns “estão no período de graça (...)”, por isso, “estou indignada” com a acusação de que os programas em alusão não passam de uma dissimulação. “Quando alguém solicita um crédito é livre” de usá-lo da forma como quiser, bastando cumprir as cláusulas contratuais e os prazos de reembolso do valor do empréstimo.
“Nós, em algum momento, chegámos à conclusão de que o FDA é uma instituição social”, sobretudo de apoio ao sector familiar, disse Setina Titosse, argumentando que houve facilitação na concessão de créditos, pese embora sem provas da existência de terrenos para a implementação dos projectos a que os mesmos fundos se destinavam, porque o grosso de moçambicanos solicita a terra, mas o processo de obtenção do Direito de Uso e Aproveitamento da Terra (DUAT) é moroso.
Aquisição de viaturas e casas
A acusação incrimina Setina Titosse de ter adquirido duas viaturas e casas e/ou apartamentos, em Maputo e no distrito de Bilene, com parte das verbas provenientes de esquemas de roubo que ela orquestrou enquanto PCA do FDA.
Sobre este assunto, a visada começou por admitir que, realmente, houve transferência de valores para as suas contas bancárias, mas em nenhum momento tomou conhecimento de que se tratava de roubo, uma vez que quem geria os seus bens, tratava de negócios e outros aspectos era a sua assistente Milda Cossa, cuja audição está marcada para nesta quinta-feira (14).
Setina Titosse alegou que conferiu poderes à sua sobrinha Milda Cossa para tratar de seus assuntos pessoais porque ela “trabalhava para mim (...)” e era com base nesse trabalho a cidadão tinha salário. “Eu não tinha tempo para atender a questões privadas. Às vezes, eu estava fora do país”.
A senhora não só admitiu que comprou duas viaturas, das quais uma com a chapa de matrícula AEG 356 MP na Toyota, como também declarou que comprou uma casa, a qual ainda “não está em meu nome” porque não terminou de pagar. Relativamente à outra habitação adquirida no “Projecto Intaka”, a arguida defendeu-se esclarecendo que o imóvel pertence à senhora Natália Matuca, que mensalmente devia pagar algum valor.
“Eu ajudei ela”, uma vez que “dizia que corria o risco de ser retirada a casa”, segundo a antiga PCA do FDA. No que diz respeito à aquisição de seis apartamentos, dos quais três registados em nome de Neide Xerinda e Setina Titosse, esta alegou que não possuía detalhes sobre o assunto.
Contudo, ela reconheceu que, por via da compra dos referidos empreendimentos, foi gratificada com a aquisição de uma casa própria, a qual ainda não está registada em seu nome porque não pagou a dívida na totalidade.
O valor para o efeito provém de um empréstimo bancário, por isso, a casa ainda não lhe pertence. O mesmo sucede em relação a uma outra residência comprada na praia do Bilene, em Gaza.
PCA empreendedora
Ela respondeu a várias outras questões colocadas pelo juiz, como, por exemplo, qual era a origem do dinheiro com que ajudou a ré Natália. “Vinha da conta bancária que eu tinha de outros negócios. Não tenho detalhes da operação mas eu emprestei o valor”.
Num outro desenvolvimento, a senhora disse que a sua vida não se limitava apenas ao cargo de PCA do FDA, pois detém negócios que sempre asseguraram a sua sobrevivência, como da sua empresa denominada “Nguenha Agro-pecuária”, criação de poedeiras – seis mil – “para a produção de ovos, criação de frangos, plantação de fruteiras” e possui projectos agrícolas.
Segundo contou ao tribunal a sua criação de gado atingiu mil unidades, de 2002 para 2009.
Neste contexto, alguns proponentes dos projectos ora financiados optaram em comprar gado nela. Todavia, mais tarde ficou a saber de que parte dos seus clientes apenas efectuaram pagamentos sem tomar posse dos respectivos animais, porque a compra coincidiu com o período de seca severa, para além de que, devido a referida estiagem, o Ministério da Agricultura vedava a aquisição e movimentação de gado.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

CMOvar promove 3ª edição do Festival Literário



Mais de 30 autores e ilustradores, workshops, apresentações e venda de livros, sessões de autógrafos, poesia e música

Arranca hoje a 3ª edição do Festival Literário de Ovar, um evento de proximidade com os livros, os escritores e os ilustradores, e prolonga-se até ao próximo domingo, dia 17 de setembro, no Jardim do Cáster. Após a abertura oficial, pelas 21 horas, "Toda a polémica é uma encenação.", de José Cardoso Pires será o tema da Mesa 1 com os escritores Paulo Moura e Luís Filipe Borges, sob moderação de Carlos Nuno Granja, seguindo-se a Performance de Poesia “Atrito”.

São quatro dias dedicados à literatura, que contarão com a presença de mais de 30 autores e ilustradores conceituados, apresentações e venda de livros, sessões de autógrafos, recitais de poesia e outras performances.

Paulo Moura, Luís Filipe Borges, Carlos da Veiga Ferreira, Diogo Madre Deus, José Emílio Nélson, Ricardo Gil Soeiro, Amadeu Baptista, Maria João Lopes, José Vaz, Pedro Eiras, Alexandre Andrade, Sérgio Luís Carvalho, Carlos Vale Ferraz, João Ricardo Pedro, Tatiana Salem Levy, João Felgar, Andréa Zamorano, Patrícia Portela, Raquel Serejo Martins, José Viale Moutinho, Lúcia Vaz Pedro, Fernando Dacosta, Cristina Carvalho, Manuel da Silva Ramos, Pedro Guilherme Moreira, José Luis García Martín e Carlos Quiroga são os autores que marcarão presença nesta edição do Festival Literário de Ovar. Estes autores foram estrategicamente divididos por mesas de reflexão e cada mesa debruçar-se-á sobre diversas e diferenciadas temáticas.

Os Workshops de ilustração serão orientados por Ana Biscaia e Yara Kono. Na programação deste Festival Literário, de destacar ainda a Performance de Poesia “Atrito”, o Recital de Poesia com Nuno Moura, os “Os Contos Eróticos e outros Sussurros poéticos” por Cláudia Fonseca, Sessões de Conto para Crianças com Luciana Barduco, Carlos Baldaia, José Viale Moutinho, Bárbara Andrez, Clara Carrapatoso, “o Baile do Bê-à-bá” com José Fanha e Daniel Completo, “Pratos com Histórias” por Saphir Cristal, “Contar às Crianças” por Cristina Taquelim, “Contar Histórias” com Thomas Bakk e o Jovem Conservador de Direita, que encerra o Festival no domingo.

Incentivar à leitura, promover a reflexão, valorizar os livros e os escritores e aproximá-los dos leitores são alguns objetivos deste festival literário, cujo programa pode ser consultado na íntegra em https://issuu.com/cmovar/docs/flo_issuu.


Praça da República * 3880-141 OVAR 

Eu, Psicóloga | 25 qualidades para se AMAR em quem tem TDAH





Muitos adultos com TDAH cresceram ouvindo somente coisas negativas a seu respeito. Sua autoestima possivelmente é baixa e ele dificilmente acredita no seu potencial e habilidades. Mas isso não é  e nem precisa ser verdade. Existem pontos positivos, traços e habilidades únicas que o tornam mais criativo, espontâneo, atencioso e enérgico do que qualquer pessoa que você conheça. Sem falar da inteligência.

Aprenda a ver os pontos positivos que o TDAH pode lhe oferecer, bem como toda paixão, humor, e esse jeito brincalhão que você tem.

Abaixo selecionei 25 itens para você amar em você e que são qualidades de quem TDAH ( e para mostrar para seus amigos e familiares que nunca acreditaram em você...rsrs)

1- Forte senso de justiça

2- Hiperfoco- quando você gosta de algo não tem ninguém que te segura e você se torna a melhor pessoa na área.

3- Generosidade com dinheiro, tempo recursos- Você sempre pode contar com alguém com TDAH.

4- Fazer analogias, ter pensamentos fora da caixinha e na qual ninguém enxerga.

5- Espontaneidade

6- Você tem um cérebro “Ferrari”, mas com freios “de um carro 1.0)

7- Tem constantemente surpresas agradáveis ​​como encontrar dinheiro em roupas que você tinha esquecido que tinha.

8- Coragem e disposição para assumir riscos

9- É engraçado

10- Não guarda mágoas, porque normalmente esquece-se do que foi falado na discussão.

11- É o último dos românticos

12- Acredita que tudo é possível (SÉRIO).

13- Compaixão e forte senso de empatia.

14- Raramente se conforma com o status quo, está sempre procurando algo novo para fazer.

15- Geralmente é o “topa tudo” dos amigos e família.

16- Luta pelo o que acredita.

17- Tem uma capacidade quase ilimitada de criar projetos, planos ser criativo.

18- É a pessoa que se pode contar para apresentar uma perspectiva diferente sobre qualquer assunto.

19- Nunca irá perder a sua criança interior.

20- Quando gosta de algo se dedica 110%.

21- Tem a capacidade de “desligar” a sua mente quando está em reuniões de trabalho (aquelas incansáveis que provavelmente seria facilmente um assunto resolvido via e-mail)

22- É o último a chegar e o último a sair de qualquer evento.

23- É intenso no que se propõe a fazer.

24- Capacidade flexível de fazer e aceitar mudanças.

25- Altamente organizado, pontual e geralmente responsável (OK, essa eu menti).

Debora Oliveira
Psicóloga Clínica

Refugiados | 50 Vidas Sem Pátria e com História

Uma em cada 113 pessoas na Terra está deslocada, refugiada ou à espera de asilo. É a maior crise migratória forçada desde a Segunda Guerra Mundial: 65,6 milhões de seres humanos precisam de ajuda e protecção. Refugiados – 50 Vidas sem Pátria e com História, de José Jorge Letria, relata o percurso e as histórias de superação de 50 refugiados que fizeram do nosso mundo um mundo melhor.

Albert Einstein, Sigmund Freud, Dalai Lama, Freddy Mercury, Karl Popper e Hannah Arendt eram refugiados. São apenas alguns dos nomes incluídos nesta obra. O mundo ajudou-os e, cada um deles, devolveu em dobro a ajuda que recebeu. O livro que reúne estes retratos, registados com a sensibilidade e aprumo de José Jorge Letria, chega às livrarias a 20 de Setembro.

Com prefácio de Ana Gomes, membro do Parlamento Europeu, Refugiados – 50 Vidas sem Pátria e com História é um livro de grande actualidade, com exemplos dramáticos de homens e mulheres que deixaram famílias e raízes para trás mas acabaram por triunfar. São histórias de resistência e reconstrução, num livro belíssimo, com acabamentos especiais: lombada com costura à vista; miolo impresso a duas cores e cosido a linha vermelha. Um testemunho que inclui fotos históricas impressionantes, desde a I Guerra Mundial até aos recentes refugiados sírios no Mediterrâneo.

REFUGIADOS – 50 VIDAS SEM PÁTRIA E COM HISTÓRIA
José Jorge Letria
14x21
184 páginas
18,50 €
Não Ficção / História
Nas livrarias a 20 de Setembro
Guerra e Paz Editores


R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal



Dois Homens Completamente Nus vão acordar no Cineteatro Alba

Os atores Miguel Guilherme e Jorge Mourato vão acordar no palco do Cineteatro Alba numa situação bastante bizarra na peça “Dois Homens Completamente Nus”, a 23 de setembro, pelas 21h30. Com texto de Sébastien Thiéry e encenação de Tiago Guedes, a comédia conta ainda com Sandra Faleiro e Susana Blazer no elenco.

André Chaves (Miguel Guilherme) é um homem sério, de conduta irrepreensível e reputação imaculada: advogado conceituado, marido fiel, pai de dois filhos. Daí a sua total incredulidade quando, certo dia, acorda nu na sua sala de estar, deitado ao lado de outro homem (Jorge Mourato), também ele nu, sendo o último um dos associados da firma de advogados onde trabalha há anos. Saídos de uma espécie de blackout, ambos têm dificuldade em perceber o que aconteceu e nenhum consegue arranjar uma explicação para o sucedido, tampouco lembrar-se do que os poderá ter levado ali.

 O transtorno aumenta com a entrada em cena da mulher de Chaves (Sandra Faleiro). Perante a total incapacidade de justificar e compreender a sua presente situação, André Chaves vai inventar tudo para tentar salvar o seu casamento e provar uma verdade que ele próprio não sabe qual é.

Levado a cena pela primeira vez em outubro de 2014, “Dois Homens Completamente Nus” é da autoria do dramaturgo, humorista e ator Sébastien Thiéry, nomeado para melhor dramaturgo nos Moliére – prémios de referência do teatro Francês – em 2015.

 O bilhete normal para o espetáculo tem o preço de oito euros, sendo de seis euros para os portadores Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23. Há serviço de babysitting gratuito.

16.ª Semana Europeia da Mobilidade vai passar por Torres Vedras


«Mobilidade verde, partilhada e inteligente» é o tema da edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade, iniciativa à qual a Câmara Municipal de Torres Vedras volta a associar-se.

Sob o slogan «A partilhar, chegamos mais longe»a Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre os dias 16 e 22 de setembro, “promove soluções de mobilidade partilhada e realça os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos. As tecnologias de transporte inteligentes também podem facilitar a partilha. As pessoas são encorajadas a utilizar as opções de mobilidade partilhada disponíveis para se deslocarem nas suas cidades e também para viajarem entre vilas, cidades e áreas suburbanas, implementando e promovendo as correspondentes medidas permanentes”. Esta Semana encoraja os municípios europeus a criar e promover meios de transporte sustentáveis e a convidar as pessoas a experimentarem alternativas à utilização do carro.
O programa de iniciativas da Câmara Municipal de Torres Vedras no âmbito desta Semana Europeia da Mobilidade é o seguinte:

Concurso ”Pensar a minha Rua”

Data de início e fim: 1 a 30 de setembro
Destinatários: munícipes do concelho de Torres Vedras
Com este concurso, pretende-se que os habitantes de uma rua do concelho de Torres Vedras apresentem soluções de melhoria para a mesma.
As propostas podem ser apresentadas pelo e-mail: mobilidade@cm-tvedras.pt; ou diretamente no Balcão de Relações Públicas do Edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras.
O respetivo regulamento pode ser consultado no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Dia 17 – Domingo

Colaboração com o ATV (Académico de Torres Vedras), associação de utilidade pública sem fins lucrativos, cujas ações desenvolvidas pretendem contribuir para a preservação do gosto pelas atividades desportivas, científicas e culturais. 

Concentração às 9h no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras (junto ao restaurante Saborear).



Dias 18, 19 e 20 – 2.ª, 3.ª e 4.ª feira

Ação de sensibilização sobre o tema da mobilidade sustentável "A partilhar chegamos longe"

Horário: 10h00 às 11h30 | 14h00 às 15h30
Local: escolas
Destinatários: alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário
  
Dia 21 – 5.ª feira

Passeio de bicicleta “Uma volta pela Cidade”

De forma a promover a bicicleta como meio de transporte preferencial na cidade, convidam-se os alunos do ensino secundário do concelho de Torres Vedras a fazer um passeio de bicicleta por Torres Vedras.
Horário: 10h00
Local de encontro: estacionamento do Edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras
Parceiros: Polícia de Segurança Pública e empresa municipal Promotorres

Ação de sensibilização para a promoção das deslocações na cidade através de modos suaves, a pé ou de bicicleta com utilização das Agostinhas e das Bike Stations

Horário: 10h00
Destinatários: alunos do ensino básico
Local: escolas

Dia 22 – 6.ª feira - Dia Europeu Sem Carros - “Na cidade, sem o meu carro!”

Encerramento ao tráfego motorizado do Largo de S. Pedro, das 9h às 24h

Será permitida apenas a circulação automóvel a carros de emergência e polícia, transportes públicos (autocarros e táxis) etransportes de medicamentos e acesso a garagem dos residentes, a peões e a bicicletas, bem como cargas e descargas em locais destinados e no horário definido em regulamento próprio.

Campanha pedagógica destinada a ensinar a andar de bicicleta e sensibilizar os automobilistas para a convivência em espaço urbano com os ciclistas

Horário: 10h00 – 18h00
Destinatários: alunos do ensino básico
Local: Largo de S. Pedro

O espetáculo de circo contemporâneo “E-NXADA” a realizar pela Companhia Erva Daninha, pelas 22h, no Largo de Wellington, no âmbito do programa Largo Co(n)vida, também se enquadra neste Dia Europeu Sem Carros.

MEDIDAS PERMANENTES ADOPTADAS

·         Distribuição gratuita de cartão das bicicletas Agostinhas aos alunos das escolas de Torres Vedras entre os 14 anos e os 18 anos, com validade de 1 ano.
·         Implementação do projeto Biklio - Consiste na divulgação da aplicação para telemóvel-app de nome Biklio, que ao ser instalada nos telemóveis dos utilizadores de bicicleta poderá proporcionar descontos em estabelecimentos comerciais aderentes (Spots) - Projeto europeu TRACE (Walking and Cycling Tracking Services). O projeto Biklio pode ser seguido no site e facebook respetivos (www.biklio.com /https:/facebook.com/BiklioApp), estando disponível um vídeo com a respetiva explicação (https://youtu.be/GCu8i45g5rU).

Câmara Municipal de Torres Vedras