quinta-feira, 6 de outubro de 2022

OVAR EXPANDE RENOVA-SE EM 2022

 

Minta & The Brook Trout, Valter Lobo, Surma, Fumo Ninja e The Twist Connection ocupam a sala expande. João Martins, Rita Braga e Madalena Palmeirim inauguram o palco Galeria.

Há três edições a propagar música e experiências diferenciadoras na Escola de Artes e Ofícios, o OVAR EXPANDE surge num novo formato, com o palco Galeria a erguer-se de raiz e as conversas e oficinas a conquistarem, em definitivo, o seu espaço. Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, projetos, acústica, audiovisual, identidade e dinâmica invadem o emblemático edifício que outrora fora uma fábrica de papel.

A música continua a ser o fio condutor e as palavras ganham dimensão nas conversas entre artistas e público com circuitos formais e informais de partilha. As oficinas criativas - manipulação eletrónica com João Martins e Xavier Marques e produção musical com Benjamim - são dirigidas a músicos profissionais, amadores ou estudantes e são de participação gratuita.

João Martins abre o alinhamento no dia 20 de outubro, pelas 21h30. O músico ovarense apresenta “BIOS", trabalho desenvolvido em residência artística no Museu Júlio Dinis: “Influência dos espaços em experimentações musicais – a bateria como instrumento solista”. Segue-se, pelas 22h30, Minta & The Brook Trout, de Francisca Cortesão e Mariana Ricardo, com “Demolition Derby”, quarto registo de estúdio do duo. “Matador”, single de avanço do álbum representa paisagens, auto-ilusões e desilusões, temas que percorrem todo o álbum.

No segundo dia de Ovar Expande, Rita Braga, que dá uso ao ukelele e interpreta canções em português, inglês, finlandês e japonês, traz “Time Warp Blues” ao palco Galeria, pelas 21h30. A energia calorosa e magnetismo de Valter Lobo chegam pelas 22h30 através de “Primeira parte de um assalto”, segundo disco do artista, lançado em março de 2022, e que fala sobre esperança, sociedades cinzentas e automatizadas.

Fumo Ninja, que se descrevem como um grupo de quatro agentes secretos dedicados à exploração da pop por meios não ortodoxos, apresentam-se com os suspeitos do costume - Norberto Lobo, Leonor Arnaut, Raquel Pimpão e Ricardo Martins. “Olhos de Cetim”, disco de estreia da banda, na sala expande, pelas 00h00.

Madalena Palmeirim toca “Right as rain”, álbum editado em 2019, que já percorreu festivais e auditórios do país e que chega agora a Ovar, ao palco galeria, pelas 19 horas de dia 22. Surma, sozinha, no palco expande, pelas 22horas, rodeada de uma dúzia de instrumentos e com voz, vai apresentar um concerto às voltas de “Antwerpen”. Promete dar um cheirinho dos novos temas de “Alla”, o novo disco e segunda longa duração da carreira, que deverá ver a luz do dia ainda neste mês de outubro.

O poder do rock’n rol marca o último espetáculo do Ovar Expande, com The Twist Connection a trazerem “Anywhere But Her”, o quarto e mais recente álbum da banda que contou com a participação de Boz Boorer (Morrissey, Polecats, Bowie), Gregg Foreman (Delta 72, Cat Power, Alan Vega), Michael Purkhiser (The Action) e Miguel Padilha (Wipeout Beat).

Em 2022, o OVAR EXPANDE assume-se como um novo marco da programação cultural do município de Ovar, com bons predicados e argumentos para ser referência no circuito nacional.

info eao@cm-ovar.pt

bilhetes disponíveis em www.bol.pt


Cabaz alimentar de bens básicos aumentou 15%, carne e cereais lideram

Em muitos casos, o preço da carne e dos cereais superou mesmo os 20%.
O custo de um cabaz básico de bens alimentares subiu 15% entre outubro de 2021 e agosto deste ano, com alguns produtos a dispararem 20%, enquanto outros registaram variações negativas, estima o Banco de Portugal (BdP).
No Boletim Económico de outubro, divulgado esta quinta-feira, o BdP assinala que existe uma dispersão "muito significativa dos preços", com o custo dos cabazes compostos pelas variedades dos produtos com preços mais altos a ser cerca de duas vezes e meia superior ao dos cabazes compostos por variedades com os preços mais baixos.
De acordo com a análise do regulador, "entre outubro de 2021 e agosto de 2022 - período em que existe disponibilidade dos preços - o crescimento médio do custo do cabaz situou-se em torno de 15%, com preços de alguns produtos com variações superiores a 20% e outros com variações negativas".
A análise do BdP é feita a partir dos preços fixados nas plataformas 'online' dos principais retalhistas alimentares a operar em Portugal.
"Entre outubro de 2021 e agosto de 2022 a evolução dos preços por unidade foi muito diferenciada nos produtos considerados no cabaz", aponta.
Entre os principais aumentos médios destacam-se os cereais e a carne, que em muitos casos superam os 20%. Já os laticínios e vegetais terão registado menores aumentos neste período, mas ainda assim acima de 10%.
"De realçar que alguns dos produtos com maiores aumentos de preço são aqueles para os quais a procura se dirige em períodos de dificuldades económicas, por serem substitutos dentro da respetiva classe", assinala.
Considerando os preços médios da semana terminada em 31 de agosto de 2022, o BdP estima que o valor do cabaz foi mais elevado para o grupo dos adolescentes (168,80 euros) e mais reduzido para as crianças de dois anos (95,02 euros). Já para o cabaz de consumo dos adultos estima 154,88 euros.

SIC Notícias/Lusa

Reino Unido: Liz Truss admite ‘apagões’ na rede elétrica no inverno

Se em setembro garantia aos ingleses, na corrida à liderança do Partido Conservador, que “não vai existir racionamento de energia”, esta quinta-feira Liz Truss já não conseguiu garantir o mesmo e admite agora que o fornecimento de energia elétrica no Reino Unido pode falhar no inverno.
Confrontada em Praga com os alertas da gestora da rede elétrica do Reino Unido de que poderão haver ‘apagões’ no inverno, devido à crise energética e eventuais problemas no fornecimento de gás ao Reino Unido, a primeira-ministra não conseguiu voltar a repetir a promessa, pressionada pelos jornalistas. Da mesma forma, a líder dos ‘tories’ não conseguiu garantir que os ‘apagões’ na rede elétrica, e que poderão durar horas, não vão acontecer.
“Estamos a trabalhar arduamente na segurança energética, é uma das razões que me trouxe a Praga”, esclareceu no final do primeiro dia de reuniões com líderes europeus na primeira cimeira da Comunidade Política Europeia.
“Temos interlocutores com os nossos parceiros europeus, estamos a trabalhar para garantir mais fornecimento de gás, estamos a construir a nossa energia nuclear, a nossa energia eólica, para que tenhamos um fornecimento assegurado”, afirmou.
Novamente pressionada sobre os ‘apagões’, Truss afirmou que “há um bom fornecimento de energia” ao Reino Unido e que o país “está mais bem preparado e numa posição melhor do que outros”, admitindo a possibilidade de ‘apagões’ no inverno.
“Mas claro, podemos fazer sempre mais”, terminou a primeira-ministra inglesa.
Pedro Gonçalves Zag

Cantanhede | De 7 a 9 de outubro| Feiras d’Outono na Praça Marquês de Marialva

 

É já no próximo fim de semana, de 7 a 9 de outubro, que a Praça Marquês de Marialva irá receber as Feiras d’Outono, iniciativa marcada por uma intensa atividade sociocultural e comercial, designadamente com a realização da 35.ª edição da Feira de Reduções, Feira do Mel, Feira do Artesanato e Feira das Antiguidades e Velharias.

Com a organização partilhada entre o Município de Cantanhede e a Associação Empresarial de Cantanhede (AEC), o certame conta com o apoio da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, numa edição que contará com a presença de mais de duas dezenas de entidades comerciais.

Este conjunto de ações tem como horário previsto para sexta-feira, dia 7, das 18H00 às 23H00, sábado, dia 8 das 10H00 às 23H00, e domingo, dia 9 das 10H00 às 21H00, num espaço em que o público pode aproveitar uma oferta variada que inclui diversos setores desde a área de vestuário, calçado, bijutaria, artigos para lar, entre outros. Os artigos para venda vão ter grandes descontos, pelo que o consumidor tem a possibilidade de adquirir artigos com excelente relação qualidade/preço. Já os empresários aproveitam, nesta altura, para escoarem o stock já fora do período de saldos.

Nos dias 7 e 8, está prevista a apresentação do espetáculo de criação artística sociocomunitária “Thalassos”. Com início agendado para as 21h30 em ambos os dias, a representação teatral surge no âmbito da programação cultural em rede “O Mar que Nos Une”. Recorde-se que esta iniciativa de índole cultural resultado de uma plena criação artística que propõe desenvolver uma narrativa em torno deste emblemático elemento que tem acompanhado a evolução das comunidades ao longo de todos os tempos, o mar.

A concretização deste projeto partilhado prevê a participação de inúmeros representantes das forças vivas culturais locais que se fundem num todo, num mesmo resultado, seja pelo próprio movimento coletivo das associações que assumem um papel preponderante na dinâmica e afirmação cultural local, seja pela participação de valores individuais dos três territórios que integram o projeto, Cantanhede, Figueira da Foz e Mira. Será uma oportunidade de partilha de experiências e saberes, cujo resultado será sem dúvida a manifestação do coletivo, do contributo de cada um e de todos, que se traduzirá num momento memorável.

Paralelamente, estará a decorrer a Feira do Mel que visa, em articulação com apicultores locais, a divulgação e promoção do precioso néctar, bem como de outros produtos elaborados a partir de matérias apícolas, como pólen, sabonetes, velas, licores e aguardentes. Além da exposição e venda deste género de produtos, irá decorrer a Feira do Artesanato, atividade que prevê uma vertente direcionada para a comercialização de produtos manufaturados, contando para o efeito com a participação de vários artesãos do concelho!

Também, a Feira de Velharias e Antiguidades marcará presença, a no domingo, dia 9 de outubro, no jardim contíguo à Praça Marquês de Marialva, num espaço preparado para o efeito e onde os apaixonados por antiguidades e peças colecionáveis poderão visitar e alargar o seu espólio.

A estas dinâmicas de expressão comercial e artística, associa-se também um Street Food Festival, que estará a decorrer durante todo o fim de semana, com o objetivo de trazer um conceito de gastronomia deambulante, sem descurar o primor da qualidade da oferta que será proporcionado. 

Covilhã | SOB O SIGNO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

O Museu de Arte Sacra da Covilhã em parceria com a Paróquia de São Pedro e Orfeão da Covilhã assinalam, na próxima sexta-feira, dia 7 de outubro, o dia de Nossa Senhora do Rosário.

A iniciativa surge no âmbito da descoberta de um conjunto escultórico - representação de São Domingos a receber o rosário das mãos da Virgem, o qual é originário da paróquia de São Pedro, e cujas imagens se encontravam separadas, uma imagem no Museu de Arte Sacra e a outra imagem na sede do Orfeão.

Na próxima sexta-feira e sábado, Espetáculo comunitário “Thalassos” é apresentado em Cantanhede

 

A Praça Marquês de Marialva, junto ao edifício dos Paços do Município, recebe na próxima sexta-feira e sábado, dias 8 e 9 de outubro, a partir das 21h30, o espetáculo comunitário “Thalassos”.

À semelhança de outros projetos comunitários já apresentados em Cantanhede, também esta representação teatral terá a direção artística a cargo de André Varandas, neste que será um desfile de várias narrativas em torno do tema central - O Mar –, fulcral neste contexto e experiência sociocomunitária, muitas delas relatadas no plural, experiências vividas, motivos de suscitam episódios relatados por quem os experienciou, em que o mar sempre participou e testemunhou desde tempos imemoriais.

A representação teatral e musical resulta da plena concretização de um projeto partilhado, em que a participação de representantes das forças vivas culturais locais se fundem num todo, num mesmo resultado, seja pelo próprio movimento coletivo das associações, que assumem um papel preponderante na dinâmica e afirmação cultural local, seja pela participação de valores individuais dos três territórios – Cantanhede, Mira e Figueira da Foz. É uma oportunidade de partilha de experiências e saberes, cujo resultado será sem dúvida a manifestação do coletivo, do contributo de cada um e de todos, para que este espetáculo seja marcante. Esta iniciativa de dimensão multidisciplinar e de criação artística integra mais de 100 pessoas, entre atores, cantores, figurantes, músicos, em que se fundem a música, o teatro, as artes performativas e multimédia.

Várias associações do concelho se juntam a este projeto, como Rancho Folclórico “Os Lavradores” de Cordinhã, Rancho Folclórico Rosas de Maio (Febres), Rancho Folclórico "Os Bairradinos" de Ourentã, Grupo Folclórico de Sanguinheira, Grupo Típico de Ançã, Grupo Típico de Cadima, União Recreativa de Cadima, Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede e Pequenas Vozes de Febres.

A entrada no evento é gratuita bastando para o efeito efetuar uma reserva prévia através do contacto 231429813, no site https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/114588-thalassos-praca_marques_de_marialva ou desloca-se ao Museu da Pedra, Museu ZX Spectrum e Posto de Turismo de Cantanhede, das 9h00 às 17h00.

Recorde-se que projeto “O Mar que nos Une” é um Programa Cultural em Rede entre os municípios de Cantanhede, Figueira da Foz e Mira e visa projetar a imagem dos territórios dos três municípios envolvidos, através da realização de eventos associados ao património, à cultura e a bens culturais identitários.

Partindo do vasto e rico património cultural existente na Região Centro e, em particular, dos três municípios que contemplam no seu território praias oceânicas, este projeto permite concretizar uma riquíssima experiência no que concerne a uma programação e dinamização cultural em rede.

Thalassos” é o termo grego para designar essa massa imensa de água salgada que cobre grande parte do globo, que levou muitos povos rumo à descoberta do desconhecido, aventureiros que se dispuseram a desbravar acessos inóspitos, enfrentando todos os perigos, a fazer história perante muitas adversidades e que, por fim, ajudaram a descobrir o mundo aprimorando as técnicas, os meios e sobretudo estreitando relações entre os povos do mundo.

MUNICÍPIO DE SILVES DEU AS BOAS VINDAS AOS ALUNOS NO INÍCIO DE MAIS UM ANO LETIVO

 
O Município de Silves, à semelhança dos anos anteriores, deu as boas vindas aos alunos do concelho, desde o pré-escolar ao 5º ano, com a oferta de diversas lembranças distribuídas pelos alunos dos Agrupamentos de Escolas.
A entrega das lembranças foi acompanhada por duas personagens históricas do concelho, o Rei D. Sancho e a Princesa Gilda que encantaram os mais pequenos.
Uma lancheira térmica (para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo) e o Diário do Estudante (para os alunos do 5º ano), são as ofertas que assinalam o regresso à atividade escolar.
A autarquia deseja a toda a comunidade escolar um excelente ano letivo 2022/2023, repleto novas aprendizagens e muito sucesso.
 

MUNICÍPIO DE SILVES INSTALA MAIS UMA ILHA ECOLÓGICA EM ARMAÇÃO DE PÊRA

 
O Município de Silves instalou 4 contentores enterrados Green Bee na Rua das Sereias na Vila de Armação de Pêra para a recolha de resíduos indiferenciados e seletivos: 1 contentor para resíduos indiferenciados e 3 para resíduos recicláveis. O investimento ascendeu a 45 mil euros.
O investimento camarário integra-se na estratégia de apoio ao cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Ação - PERSU 2020 (Gestão de Resíduos) que visam, designadamente, o aumento da capitação da recolha de resíduos seletivos.
A expansão de ilhas ecológicas pelo concelho revela-se uma solução urbana mais moderna, limpa e de impacto visual favorável, na linha da defesa e promoção dos valores ambientais, da redução de custos e da promoção de hábitos e comportamentos cívicos mais amigos do ambiente.

 

Biblioteca Municipal de Estarreja dá vida a uma Cabine (de Leitura)

 
Doada por um munícipe, uma antiga cabine telefónica ganha uma nova vida dando lugar aos livros. A Biblioteca Municipal de Estarreja (BME) transformou-a numa “Cabine de Leitura” e leva a sua missão de promoção da leitura para fora de portas, fomentando o contacto com o livro e estimulando a curiosidade e o desejo de ler.
Sob o mote “Levar, Ler, Devolver”, esta minibiblioteca comunitária é inaugurada na próxima sexta-feira, dia 7, às 15h30, no Parque Municipal do Antuã, um espaço de fruição e de lazer público e acessível a todos. Neste dia, todos são desafiados a trazer um livro e a levar outra boa leitura para casa.
Para Isabel Simões Pinto, vereadora da Cultura, esta é mais “uma forma de promover o livro e a leitura, aproximando, ainda mais, a Biblioteca do seu público, sempre na senda da democratização da cultura. E tudo isto ganha ainda mais significado quando incentivado pela doação de um equipamento, por parte de um munícipe.”
Agostinho Pinto quando questionado por ter tido este gesto explicou que “como diz o ditado, livros fechados não fazem letrados.” Na sua opinião, é muito mais útil “a cabine estar num espaço público, do que estar “fechada” no jardim do museu dos telefones.” Com esta oferta à cidade, Agostinho Pinto pensa estar a incentivar a comunidade estarrejense a ler mais e a partilhar livros entre si.
Consulte a programação completa das comemorações do 18.º aniversário da BME.

Reguengos de Monsaraz vai conhecer o perfil dos turistas que visitam o concelho

 
O Município de Reguengos de Monsaraz assinou um protocolo com a Universidade de Évora e com a Turismo do Alentejo para o desenvolvimento no concelho do Projeto PISTA – Partilha de Informação sobre Sustentabilidade do Turismo no Alentejo. Este projeto tem como base a Plataforma PISTA Digital, que é um sistema inteligente do turismo sustentável do Alentejo e Ribatejo coordenado pelo laboratório do turismo do CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora, em colaboração com o ASTO – Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo, da responsabilidade da Turismo do Alentejo.
 

Esta ferramenta para o setor turístico vai ser implementada este mês e está assente numa plataforma de supercomputação que permite analisar na hora a informação estatística e do perfil do turista. A Plataforma PISTA será disponibilizada inicialmente aos postos de turismo e depois aos monumentos e aos agentes turísticos, possibilitando caraterizar os turistas que visitam o concelho e a região, partilhar a informação e ajudar nos processos de decisão.
 

Quando for feito o atendimento pelo funcionário nos postos de turismo será recolhida a informação com a faixa etária, a data e a hora, o género e a nacionalidade do visitante, que no caso de ser português será questionado qual o concelho de residência. Se houver disponibilidade do turista serão efetuadas perguntas para se obter informação adicional, como por exemplo o nível de escolaridade, com quem viaja, como obteve conhecimento sobre o concelho e se é a primeira vez que o visita, quantas noites pernoita, qual o motivo da visita e que tipo de informação solicita no posto de turismo.
 

A informação obtida vai ajudar nos processos de decisão da autarquia e será útil para definir que materiais de promoção e divulgação deve criar ou atualizar, que ajustes deve fazer aos horários de funcionamento e como gerir os recursos humanos dos locais turísticos, em que feiras e eventos de promoção turística deve participar, mas também para analisar os fluxos de turistas no concelho. Através da plataforma, os agentes turísticos obterão dados estatísticos, conhecimento sobre os turistas, avaliação dos riscos, custos, impacto e limites da sua atividade, identificação de oportunidades de inovação e de melhores soluções para a utilização dos recursos.


 Carlos Manuel Barão

Porto de Mós | Abertas candidaturas para atribuição de Bolsas de Estudo 22/23

Algumas das principais atribuições e competências dos municípios são na área da Educação, pelo que, compete Município de Porto de Mós criar condições para promover de igual forma, o acesso à educação a todos os estudantes do concelho.

O programa de Bolsas de Estudo do Município de Porto de Mós visa, não só efetivar o caráter Universal da Educação, como ajudar financeiramente os alunos residentes no município de Porto de Mós, pertencentes a agregados familiares que se encontrem numa posição de vulnerabilidade socioeconómica e que frequentam o Ensino Superior.

Assim, informamos todos os interessados que podem apresentar a sua candidatura presencialmente no Gabinete de Atendimento ao Munícipe (horário de funcionamento das 09h00 às 17h00) ou através dos seguintes endereços de e-mail: geral@municipio-portodemos.pt ou educacao@municipio-portodemos.pt.

Condições de acesso:

  • Ser residente no concelho de Porto de Mós há mais de três anos;
  • Não possuir habilitações ou curso equivalente àquele que pretende frequentar ou curso médio ou superior;
  • Prove que preenche o requisito de não possuir, por si ou através do agregado familiar, o nível de rendimentos aferido pela sua condição socioeconómica (rendimento per capita) definido no artigo 9.º do Regulamento;
  • Frequentar um curso superior, no ano letivo em que solicita a bolsa;
  • Tenha tido aproveitamento escolar, tal como definido no artigo 10.º caso tenha estado matriculado no ensino superior, no ano letivo anterior àquele para que requer a bolsa;

A Candidatura à Bolsa de Estudo deve ser efetivada até 31 de outubro, mediante a entrega do Formulário de Candidatura devidamente preenchido e assinado, juntamente com a seguinte documentação:

  • Apresentação do cartão de cidadão do candidato e do Encarregado de Educação, se o candidato for menor de idade;
  • Fotocópia do cartão de estudante (caso já seja portador do mesmo);
  • NIB (número de identificação bancária);
  • Declaração da composição do agregado familiar emitido pela Junta de Freguesia da área de residência do candidato;
  • Fotocópia da declaração do IRS (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares) e ou IRC (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas) para os sócios de empresas de todos os membros do agregado familiar a viver em economia comum;
  • Certificado de matrícula do ano a que corresponde a candidatura;
  • Atestado de residência permanente passado pela Junta de Freguesia da sua área de residência;
  • Documento comprovativo do reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação.
  • Certificado demonstrativo de aproveitamento escolar obtido no ano anterior da Candidatura, se aplicável;
  • Declaração de honra em como não beneficia, para o mesmo efeito e no mesmo ano letivo, de outra bolsa ou subsídio, para além da bolsa de estudo atribuída pelo estabelecimento de ensino, caso tenha;
  • Declaração dos serviços sociais do estabelecimento de ensino ou de outra entidade equiparada com o valor da bolsa de estudo atribuída;
  • Declaração sob compromisso de honra da veracidade das informações.

Patrícia Alves

TAP volta atrás na compra de 50 BMW e diz que vai manter frota atual por mais um ano

Após a notícia de que a TAP tinha encomendado entre 50 a 79 viaturas da marca BMW para administração e diretores, para substituir a frota de carros Peugeot, ao abrigo de um contrato de renting operacional, a transportadora aérea portuguesa, perante a polémica gerada, vem agora voltar atrás coma decisão.
Afirmando compreender “o sentimento geral dos portugueses”, a empresa garante que vai manter a mesma frota automóvel por mais um ano.
A Comissão Executiva da TAP compreende o sentimento geral dos portugueses e, apesar da decisão que tomou quanto à frota automóvel ser a  menos onerosa para a Companhia nas atuais condições de mercado, a TAP procurará manter a atual frota durante um período máximo de um ano, enquanto reavalia a política de mobilidade da Empresa”, esclarece a TAP em comunicado enviado esta quinta-feira.
Christine Ourmières-Widener, presidente executiva da TAP, tinha anteriormente dito que o novo contrato para aquisição dos BMW, modelos das séries 5, X3 e X2, cada um com um valor estimado a partir de entre 52 e 65 mil euros, permitiria uma poupança à transportadora portuguesa de até 630 mil euros, face à manutenção do contrato que estava em vigor.
“Esta opção representa uma poupança de 20% do valor mensal da renda e tributação relativamente a novos contratos de renting para viaturas com características semelhantes às atuais (gasóleo)“, disse a CEO da TAP sobre o negócio que, agora, fica sem efeito.

Pedro Gonçalvez Zag

Vinte crianças entre as vítimas mortais do massacre na Tailândia

O atirador suicidou-se depois de matar a sua própria família.
Mais de 30 pessoas, entre as quais 20 crianças, foram assassinadas numa creche, na Tailândia, por um antigo polícia. O agressor suicidou-se mais tarde depois de matar a sua própria família.
O atirador, um ex-polícia de 34 anos, chegou à creche, ao início da tarde, hora local, armado com uma caçadeira, uma pistola e uma faca. Assim que chegou ao local, começou a disparar sobre os funcionários e as crianças ali presentes.
As imagens divulgadas nos meios de comunicação locais e nas redes sociais demonstram a brutalidade do acontecimento.
As imagens retratam também o sofrimento e o desespero, que no exterior da creche, daqueles que esperavam ansiosamente por novidades. Muitos perderam os filhos, e outros familiares.
Depois de cometer o crime, o autor dos disparos partiu do local, num carro, rumo a casa, chegando, inclusive, a atropelar vários populares pelo caminho. Quando chegou à sua habitação, matou a tiro a esposa e o filho pequeno, antes de se suicidar.
Ao que tudo indica, o homem era toxicodependente, motivo que o levou a ser despedido da polícia. Para além disso, era acusado ainda de tráfico de droga.
Este cenário de massacre não é uma novidade para o país, embora não seja algo recorrente. Há dois anos um soldado entrou armado num centro comercial e matou 29 pessoas, antes de ser abatido pelas forças policiais.

ANADIA | Assembleia Municipal aprova regulamentos

A Assembleia Municipal de Anadia aprovou, no passado dia 29 de setembro, os Regulamentos de Incentivos e Benefícios Fiscais; de Atribuição de Bolsas de Estágios em Empresas, de Bolsas de Emprego Qualificado e de Bolsas de Doutoramento; e o Regulamento Geral da Ação Social do Município de Anadia.
O Regulamento de Incentivos e Benefícios Fiscais vai funcionar como um instrumento orientador na atribuição de benefícios e de incentivos fiscais, consolidando assim, a política fiscal do Município de Anadia, reforçando a componente de apoio à atividade económica, mediante a aprovação de um conjunto de medidas que fomente o desenvolvimento do concelho e o torne ainda mais atrativo para os investidores, potenciando assim o investimento, criando mais empresas e postos de trabalho.
As Bolsas de Estágios em Empresas pretendem potenciar a empregabilidade de jovens, traduzindo-se na atribuição anual de bolsas dedicadas a alunos que depois de terminar o Ensino Secundário pretendam a inserção no mercado de trabalho, mediante a compensação de uma verba durante um período de seis meses.
As Bolsas de Emprego Qualificado são dirigidas a jovens licenciados, com o desígnio de incentivar o seu regresso a Anadia, através da assunção, por parte da autarquia, de metade dos custos de vencimento durante o período de um ano, valorizando assim o conhecimento e a aprendizagem que adquiriram em prol das empresas do concelho. É igualmente intenção, com a presente proposta, associar a investigação científica à economia, apoiando duas teses de doutoramento, cujas temáticas possam impulsionar ainda mais os setores económicos do concelho de Anadia.
O Regulamento Geral da Ação Social do Município de Anadia (RGASMA) foi alvo de ajustamentos, com o objetivo de introduzir modificações tendentes à adequação das medidas sociais em vigor, face ao atual contexto socioeconómico, e justificadas pelas alterações legislativas recentes, pelas necessidades, entretanto, aferidas, e pela praxis na aplicação das normas regulamentares vigentes.

Silves | AUSCULTAÇÃO PÚBLICA SOBRE DELIMITAÇÃO DE ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA DE TUNES TEM LUGAR A 07 DE OUTUBRO

 A Câmara Municipal de Silves irá promover no próximo dia 7 de outubro, pelas 21h00, no Polo de Educação do Longo da Vida de Tunes, uma sessão de auscultação pública no âmbito da proposta de delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Tunes.

De salientar que a delimitação desta ARU irá definir um conjunto de benefícios fiscais e apoios financeiros para a realização de operações urbanísticas de reabilitação urbana na sua área de intervenção, pelo que os participantes nesta sessão ficarão a conhecer os incentivos fiscais e os programas de apoio financeiro aos quais poderão aceder quer os proprietários de edifícios e os inquilinos, quer as associações, coletividades e sociedades sem fins lucrativos, localizados na ARU de Tunes, na sequência da sua aprovação. Com esta delimitação promove-se, assim, a reabilitação do aglomerado, bem como a sua regeneração e revitalização.

Relembramos que esta já é a sétima Área de Reabilitação Urbana que o Município de Silves pretende promover, estando já criadas as ARU de Silves, Alcantarilha, SB Messines, Algoz, S. Marcos da Serra e Pêra; sendo que com esta auscultação pública é dado mais um passo na concretização da estratégia de reabilitação urbana no sentido da sua efetiva materialização.

Silves | CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO EM ALGOZ ENTRE OS DIAS 06 E 26 DE OUTUBRO

 
O Município de Silves informa que, devido à necessidade de execução da extensão da rede de águas e rede de esgotos doméstico, a circulação de trânsito irá ficar condicionada no Sítio das Taipas na freguesia do Algoz, entre a Rua Dr. Marreiros Neto (Senhora do Pilar) e a PASFARO.
Esta intervenção tem por objetivo garantir a qualidade, a continuidade e a eficiência dos serviços públicos de saneamento de águas residuais, no sentido de proteção da saúde pública e bem-estar das populações.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes pelos transtornos causados.

SILVES RECEBE FÓRUM ÁGUA JOVEM 2022

 
O Município de Silves vai receber, no próximo dia 12 de outubro, o FÓRUM ÁGUA JOVEM 2022.
Nesta iniciativa estarão presentes, os participantes no concurso “Água Jovem 2022” que distinguiu os melhores trabalhos sobre “O (verdadeiro) valor da água” (Tema I) e a “A Ribeira de Odelouca” (Tema II) nas categorias: ensino pré-escolar, 1.º ciclo do ensino básico, 2.º ciclo do ensino básico, 3.º ciclo do ensino básico e alunos que beneficiam de medidas educativas seletivas e adicionais.
O FÓRUM ÁGUA JOVEM 2022 sob a temática “Aliança pela Água”, contará com a presença de cerca de 200 alunos, de todo o Algarve, e é constituído por um vasto programa com o objetivo de sensibilizar e divulgar junto da comunidade escolar a importância da sustentabilidade futura deste importante recurso.
Esta iniciativa tem como parceiros as seguintes entidades: Águas do Algarve, Zoomarine, International Water Tecnology, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Algarve, Refood, Centro Ciência Viva do Algarve, Centro Ciência Viva de Lagos, Centro Ciência Viva de Tavira, Algar e Associação Lilás.

Trabalhos criados por artesãos do concelho. Exposição Brinquedos artesanais na Biblioteca Municipal de Cantanhede

Brinquedos Artesanais é o título da mostra de brinquedos e outros artefactos lúdicos infantis, que se encontra patente ao público na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 31 de outubro.

A exposição é o resultado de um convite endereçado pela Biblioteca Municipal de Cantanhede às artesãs e artesãos do concelho de Cantanhede, que se prontificaram a executar e expor os seus trabalhos neste espaço cultural, durante todo o mês.

Constituída por cerca de uma centena de peças de coleção estão em exposição bonecas e bonecos, jogos, carretas, réplicas de carros, motorizadas, bicicletas, aviões, comboios, cordas de saltar e uma casa de brincar, elaboradas de forma artesanal, com recurso a diversas técnicas de confeção como costura criativa com tecidos, croché e utilização de materiais de construção como latas de refrigerantes, madeira, materiais reciclados, cortiça, entre outros.

Os trabalhos expostos são da autoria de Ana Cristina Costa, Cláudia Martins Santos, Fernando Marques, Licínio Mendes Oliveira, Maria Conceição Santos, Maria Dulcineia Oliveira, Maria Isolete Pereira, Márcia Ferreira, Mario Rumor, Nélia Batista, Paula Sousa, Samuel Machado, Sónia Oliveira, Teresa Fernandes e Ulisses Teixeira,

A mostra Brinquedos artesanais apresenta trabalhos elaborados exclusivamente por artesãos amadores e profissionais do concelho de Cantanhede, que pretendem assim disponibilizar as suas criações, a sua criatividade, a sua arte, demonstrando a todos quantos visitam este equipamento cultural que também pelo artesanato é possível criar brinquedos, bonitos e imaginativos.

Professor Fernando Seabra Santos dá Última Lição na Universidade de Coimbra

 

O antigo Reitor da Universidade de Coimbra (UC) Fernando Seabra Santos vai lecionar a sua “Última Lição” no próximo dia 13 de outubro.

Com o tema "Encontro das Águas", a última lição assinala a aposentação do Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). A cerimónia tem lugar, às 17 horas, no Auditório Laginha Serafim do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC, no Polo II da Universidade de Coimbra.

Fernando Seabra Santos, cientista de reconhecido mérito, é Doutorado pela Universidade de Grenoble (França), na área de Oceanografia Física, e foi o primeiro coordenador da Licenciatura em Engenharia do Ambiente da FCTUC.

Reitor da Universidade de Coimbra entre 2003 e 2011, os seus mandatos ficaram marcados pela criação do Instituto de Investigação Interdisciplinar, do Colégio das Artes, do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e do Museu da Ciência. Em abril de 2003, lançou a candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Humanidade, cujo dossier coordenou diretamente durante oito anos e apresentou formalmente à UNESCO em dezembro de 2010.

Entre 2007 e 2010, ocupou o cargo de presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), período em que decorreram as principais reformas do ensino superior, entre as quais a Lei de Bases do Sistema Educativo, Regime Jurídico das Instituições (RJIES), Agência de Avaliação e Acreditação (A3ES) e Processo de Bolonha, entre outras.

Fora do mundo académico, em 1975 foi membro fundador da Brigada Vitor Jara, tendo participado nas atividades do grupo até 1988. Mais tarde, em 2011, lançou o CD “Hoje”, com letras e músicas de sua autoria, e que teve a participação de Camané, Cristina Branco, Filipa Pais, Luís Represas, Manuel Freire, Martinho da Vila, Paula Oliveira, Sérgio Godinho e Vitorino.

Ao nível empresarial, Seabra Santos fundou a Friday - Ciência e Engenharia do Lazer, SA, empresa que tem como objetivo conceber, projetar, construir e comercializar dispositivos náuticos com uma elevada componente de tecnologia e inovação. Esta empresa foi considerada, em 2020, Leading Specialists in Floating Home Design - Europe pela revista alemã BUILD.

Cristina Pinto

ÍLHAVO | Apreendidos 344 quilos de pescado

O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 3 de outubro, apreendeu 344 quilos de pescado concelho de Ílhavo.
Durante uma fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque, transporte e comercialização de pescado fresco, os militares da Guarda fiscalizaram um armazém de venda de pescado, encontrando no seu interior 166 quilos de lula vulgar subdimensionada, 10 quilos de polvo vulgar subdimensionado, assim como 127 quilos de lula vulgar não sujeita ao regime da primeira venda em lota, e 41 quilos de raia curva, espécie, cuja captura se encontra interdita.
Foi identificado o representante legal da empresa, um homem de 32 anos, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 125 000 euros.
O pescado apreendido não sujeito ao regime de primeira venda foi entregue à Lota de Aveiro para ser vendido no regime de leilão e o restante pescado, após verificação higiossanitária, foi doado a instituições de solidariedade social na zona de Aveiro.
A GNR relembra que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.

Ucrânia junta-se à candidatura de Espanha e Portugal ao Mundial de 2030

 Presidentes das federações de futebol de Portugal, Espanha e Ucrânia na conferência de imprensa em Nyon (Suíça)   -   Direitos de autor  MARTIAL TREZZINI/' KEYSTONE / MARTIAL TREZZINI
A Ucrânia junta-se à candidatura de Espanha e Portugal ao Mundial de Futebol de 2030.
A notícia foi oficializada pelos presidentes das federações de futebol dos três países, numa conferência de imprensa na Suíça.
Toda a Europa respondeu a uma só voz quando foi chamada a ajudar. Fizemos muito, é certo, mas temos de continuar a fazer. A consciência da realidade que se continua a viver na Ucrânia a isso nos obriga.
Foi esta a razão que levou Portugal e Espanha a incorporar a Federação Ucraniana na candidatura ao Mundial 2030.
Fernando Gomes 
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol
Este projeto de união de forças conta com a aprovação do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy e pretende jogar com a esperança na paz e na reconstrução dentro das quatro linhas.
Os chefes de governo de Portugal e Espanha, António Costa e Pedro Sánchez, disseram que os dois países estão prontos, juntamente com a Ucrânia, para receber em 2030 um Mundial de futebol “para a paz”.

Euronews