terça-feira, 3 de maio de 2022

Aveiro | Café de Ciência sobre exercício físico e prevenção de lesões

Na próxima quinta-feira, 5 de maio, às 15h00, acontece online mais uma conversa do ciclo de Cafés de Ciência “Comunidades Saudáveis”, inteiramente dedicado à Saúde. Fernando Ribeiro e Mário Lopes, do Instituto de Biomedicina (iBiMED) e da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, são os convidados desta conversa que tem como título “Exercício e prevenção de lesões: na saúde e na doença, até que a morte os separe!”. Esta é uma iniciativa da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, da Escola Superior de Saúde e do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro.

O risco de lesões em atletas é muito superior a profissões industriais consideradas de risco elevado. Um programa de prevenção de lesões desportivas reduz a sua incidência de 30 a 50% durante uma época desportiva. Mas serão estes programas utilizados de forma generalizada? Sabia que pessoas que não fazem exercício regular podem perder até 80% da sua força muscular até aos 65 anos? E que têm risco aumentado de desenvolver doença cardiovascular? E será que isto também se verifica a quem foi atleta?

 

Neste Café de Ciência será assim abordada a importância da prática de exercício físico regular e da definição de programas de prevenção de lesões desportivas, bem como estudos de investigação que têm vindo a ser feitos na Escola Superior de Saúde da UA.

 

A conversa acontece em formato online e tem participação livre. Mais informações disponíveis aqui

 

Esta iniciativa acontece no âmbito do projeto "Comunidades Saudáveis", financiado pela Ciência Viva.

Abertas candidaturas para os Mestrados da ESAC


Encontra-se aberta, até ao próximo dia 15 de maio, a 1.ª fase de candidaturas aos Mestrados da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) a iniciarem no ano letivo de 2022/2023.

Toda a oferta formativa e informações relacionadas com as candidaturas encontram-se disponíveis no Site da Escola, em www.esac.pt.

Os resultados das candidaturas serão divulgados no dia 13 de junho.


Crónica Postal: A NOVA MÁSCARA

 

Foi o 25 de abril, Dia da Liberdade, foi o 1º de maio, Dia do Trabalhador, foi o Dia das Mães (1 de maio, primeiro domingo do mês).

Uma coisa tem em comum estas datas: foram celebradas! De novo! Nem as ‘maias’ faltaram em muitas portas! Foi uma guerra que vencemos. Vencemos o vírus e vencemos o medo. Vejo-me a continuar a colocar a máscara em espaços fechados. De tão habituado que estou, nem me dou conta. Chamado a atenção de que já não é obrigatório, retiro. Mas, não fico confortável. Ainda. É que foram dois anos ‘mascarados’.

Agora a máscara é outra. A da cara cabisbaixa e frustrada quando percebemos que o depósito de combustível dura (muito) menos com o mesmo valor. A cara com que ficamos quando nos chega a fatura da energia.

Uma coisa nos deixa revoltados. Quando olhamos para as faturas não podemos ignorar a linha onde estão os valores dos impostos que o estado nos cobra. As contas públicas vão ficar melhores em consequência da guerra. Sobre os brutais e temporários (esperamos…) aumentos da energia não deviam ser cobrados impostos. Não é sério!


O presidente da Direção da ANIR

Eduardo Costa, Correio de Azeméis

Cuba produz açúcar como em 1905…

Antes de o regime comunista dominar Cuba, a ilha produzia tanto açúcar que exportava o produto para o mundo inteiro. Hoje não produz nem para si…

O “Granma”, jornal oficial do Partido Comunista Cubano, afirma que, para a colheita do açúcar, o “grande” produto do país, não há insumos nem peças, falta planejamento e só restam o trabalho braçal e a tração animal entre canaviais invadidos pelo mato.

O Ministério de Agricultura não tem baterias, pneus e outras peças, apanhando-as “emprestadas” de outros ministérios. Falta água e os trens não funcionam, não há preparo do solo e os camponeses não têm sequer calçado, roupa de trabalho e remédios.

Desde pelo menos 2010, a produção de cana está nos níveis de 1905.

O socialismo abriu “agromercados”, qualificados pelo povo de “coisa de ficção científica”, pois não passam de banquinhas vazias e sem atendentes. Mas os progressistas, ecologistas e esquerdistas, acérrimos críticos do nosso agronegócio, não falam desse miserabilismo.

ABIM

SÃO PIO V (1572 – 2022)

 

450 anos de um Papa Cruzado que convocou uma grande Cruzada para salvar a Cristandade da invasão maometana. E ele foi vitorioso! Ele conseguiu que a Cruz de Jesus Cristo triunfasse sobre o Crescente islâmico de Maomé; que as espadas católicas vencessem as cimitarras muçulmanas.

  • Paulo Roberto Campos

Pode-se dizer que o Papa São Pio V (1504-1572) foi o comandante das esquadras católicas na batalha de Lepanto — o maior embate naval da História travado até então — que salvou a Cristandade da invasão maometana no século XVI. Ele conseguiu convencer alguns soberanos europeus a se unirem numa Cruzada para impedir tal invasão dos sequazes de Maomé.

O que foi obtido com a vitória nas águas do golfo de Lepanto, no dia 7 de outubro de 1571, com especial intervenção de Nossa Senhora Auxiliadora — Aquela que é, como registra a Sagrada Escritura, “terribilis ut castrorum acies ordinata” (terrível como um exército em ordem de batalha – Ct 6, 9).

Em nossos dias o Velho Continente está sendo novamente ameaçado de ser invadido… Basta lembrar da invasão da Ucrânia perpetrada pela Rússia do déspota Vladimir Putin intimidando o mundo ocidental com suas armas nucleares.

A civilização cristã hoje conta com um Pontífice com a coragem e a grandeza de alma do Papa São Pio V? — Nem precisa dizer que, lamentavelmente, a resposta é negativa…

Hoje celebramos o 450º aniversário do falecimento do grande Papa, grande comandante, grande inquisidor, grande santo que venceu o Império Otomano. Em memória de tão relevante efeméride, transcrevemos a seguir um comentário do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, em conferência de 7-10-75.

“Vou destacar aqui um herói da batalha de Lepanto, a respeito do qual pouco se fala. Esse herói foi o Papa São Pio V.

O Pontífice via bem o poder otomano crescer cada vez mais, e o perigo de os otomanos se jogarem sobre a Itália ou sobre qualquer outra parte da Europa, e operarem uma invasão que poderia ter efeitos tão ruinosos ou talvez mais ruinosos do que teve a invasão dos árabes na Espanha, no começo da Idade Média.

Nessa situação, São Pio V tinha que apelar naturalmente para o varão que era o apoio temporal da Igreja naquele tempo: Felipe II, Rei da Espanha.

O Imperador do Sacro Império Romano Alemão não tinha condições, por causa da divisão religiosa no império [em razão da revolução protestante], de lutar eficazmente contra os mouros. A França estava corroída por uma crise religiosa muito grande, guerra de religião etc.

O Papa só podia contar, dentre as grandes potências católicas, com Felipe II de um lado, e, de outro, com Veneza, que dispunha de grande poder marítimo.

Caso Felipe II se retraísse, a horda maometana desataria sobre a Itália, e depois atingiria toda a Cristandade. Seria o fim da Civilização Cristã no Ocidente. Não seria o fim da Igreja, porque ela é imortal; mas, ao que a Igreja poderia ficar reduzida, ninguém sabe.

Se não fosse a pressão de São Pio V, não se teria realizado a Batalha de Lepanto, porque a Espanha não teria mandado sua esquadra. Esta era o grande contingente decisivo dentro das esquadras aliadas que lutaram e venceram em Lepanto.

Nossa Senhora do Rosário de Lepanto [Foto Michael Gorre]
ABIM

World Tour: "Kikas" termina no 17.º posto em Margaret River e falha cut para a segunda metade da época


Foto: Frederico Morais e o treinador Richard Marsh (Crédito: WSL)

Margaret River (03/05/2022) – Frederico Morais foi, esta terça-feira, eliminado na ronda 3 do Margaret River Pro, quinta etapa do World Tour de 2022, terminando no 17.º posto da prova disputada no Oeste australiano. Um resultado que não é suficiente para garantir a continuidade do surfista português para a segunda metade da temporada do circuito mundial da World Surf League. Kikas falha, assim, o cut que acontece após esta etapa, concentrando, agora, esforços no circuito Challenger Series.

Frederico chegou a Margaret River no 25.º posto do ranking, a três posições do top 22, que dá acesso aos cinco eventos restantes da temporada. O surfista português precisava de um resultado forte para sonhar em manter-se na elite mundial. O requisito passava por chegar às meias-finais para não depender de terceiros, mas com os resultados dos primeiros heats da ronda 3, onde os cabeças-de-série levaram a melhor na maioria dos duelos, abriram boas perpestivas para Kikas precisar apenas de chegar aos quartos-de-final para se qualificar.

Contudo, o confronto entre Caio Ibelli e Frederico Morais, no heat 11, foi claramente favorável ao brasileiro, que tem sido uma das surpresas da temporada, mesmo estando a competir como suplente, depois de ter perdido o seu lugar no circuito no final do ano passado. Com um mar bem grande no Main Break de Margaret River, Frederico nunca se encontrou com o mar e viu Ibelli somar 15 pontos, deixando-o em combinação, com somente 8,50 pontos.

Foi o fim da linha para Frederico Morais na presente temporada, que com este 17.º posto não vai conseguir entrar nesse cut que apura apenas 22 dos 34 tops mundiais para a segunda metade da temporada. Esses 22 surfistas vão continuar a lutar pelo top 5 do ranking, que dá acesso à finalíssima da luta pelo título mundial, além de terem já carimbado a vaga para o World Tour 2023.

Esta é apenas uma despedida temporária para Kikas da elite mundial, uma vez que ainda tem possibilidade de garantir vaga para 2023. O surfista português é, assim, “relegado” para o circuito Challenger Series, que arranca já no próximo sábado na Gold Coast, também na Austrália. Neste circuito secundário estão em jogo 12 vagas masculinas e 6 femininas para a elite mundial do próximo ano. Frederico junta-se aos compatriotas Vasco Ribeiro, Teresa Bonvalot, Kika Veselko, Mafalda Lopes e Yolanda Hopkins na luta por essas vagas.



Celorico da Beira | Feriado Municipal


Município de Celorico da Beira comemora de 20 a 23 de maio o Feriado Municipal, integrado nas Comemorações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul.

Assinalando-se este ano os 100 anos da Travessia Transatlântica, feito Homérico à época, protagonizado por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, que impulsionou a navegação aérea portuguesa e do mundo, o município de Celorico da Beira, berço de Sacadura Cabral, associa-se às comemorações e promove no seu território, entre março e junho, diversas atividades para homenagear o ilustre filho da terra e enaltecer o seu papel determinante, enquanto mentor e piloto, no sucesso da arrojada aventura de fazerem uma ponte aérea sobre o oceano Atlântico, ligando Lisboa ao Rio de Janeiro.

O município de Celorico da Beira celebra o Feriado Municipal a 23 de maio, data de aniversário do nascimento de Sacadura Cabral mas, este ano, por força das Comemorações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, as festividades decorrerão de 20 e 23 de maio, com o intuito de prestar tributo ao ilustre filho da terra e reconhecer e propagar o seu feito épico. Com este propósito, o Município vai promover durante 4 dias, diversas atividades de cariz lúdico-pedagógico, científico e cultural, subordinadas à temática de Sacadura Cabral e da Travessia, que exigirão a envolvência da população, entre as quais um simpósio, exposições, espetáculos de música, dança e teatro e a apresentação de dois livros.

No que reporta ao dia 23 de maio, tendo em vista a celebração do Feriado Municipal com notoriedade e à altura da grandiosidade que a efeméride da Travessia Transatlântica exige, o Município leva a cabo neste dia, uma vasta e diversificada programação, que pode acompanhar em: www.cm-celoricodabeira.pt/sacaduracabral/


Marinha Grande | CÂMARA FORNECE INFORMAÇÃO SOBRE INSTRUMENTOS DE GESTÃO TERRITORIAL

 A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que foi criada uma linha de esclarecimento relacionada com os instrumentos de desenvolvimento e planeamento territorial, mais concretamente o Plano Diretor Municipal em vigor.

O pedido de informação telefónico ou presencial deve ser efetuado através do seguinte endereço: atendimento.pdm@cm-mgrande.pt, acompanhado de planta de localização com a delimitação do prédio (ou planta do Geoportal ou do Google Maps) para o qual é pretendido o esclarecimento e contacto telefónico.

O atendimento presencial é realizado na Câmara Municipal, todas as quartas-feiras, das 9h30 – 12h00 e das 14h00 – 17h00, mediante marcação prévia, sendo estabelecido contacto telefónico pelos serviços para a respetiva marcação.

O plano diretor municipal é o instrumento que estabelece a estratégia de desenvolvimento territorial municipal, a política municipal de solos, de ordenamento do território e de urbanismo, o modelo territorial municipal, as opções de localização e de gestão de equipamentos de utilização coletiva e as relações de interdependência com os municípios vizinhos, integrando e articulando as orientações estabelecidas pelos programas de âmbito nacional, regional e intermunicipal.

O Plano Diretor Municipal da Marinha Grande foi ratificado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 37/95, publicada no Diário da República, 1ª série-B, n.º 94, de 21 de abril de 1995 e alterado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 153/98, publicada no Diário da República, 1.ª série-B, n.º 300, de 30 de dezembro de 1998; pelo Aviso n.º 1313/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 24, de 2 de fevereiro de 2017 e pelo Aviso n.º 4419/2018, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 66, de 4 de abril de 2018.

ESPORO procura voluntários para projetos artísticos em Proença-a-Nova

Durante o mês de maio, os SAWU Studio e o Coletivo TIL, duas duplas de artistas convidados a atuar no Município de Proença-a-Nova no âmbito do projeto ESPORO, estarão pelo território, para iniciar a fase de construção das suas intervenções artísticas. Na Ribeira da Pracana, nas aldeias do Vale D’ Água e Pergulho, estarão os artistas espanhóis, SAWU Studio, entre os dias 24 e 31 de maio. Na aldeia do Padrão estará o Coletivo TIL, de 23 de maio a 5 de junho.

A organização, através das suas redes sociais, promoveu uma convocatória para “toda a comunidade integrar a equipa, podendo desta forma desfrutar de uma oportunidade única e real de contacto com este meio artístico e contribuir ativamente para a construção de algo novo no território”. Desta forma, todos estão convidados a participar, independentemente da idade ou disponibilidade horária, seja ela mais ou menos alargada. Segundo os próprios, “os únicos requisitos são: um interesse pelo seu território, muita curiosidade, sede de aprendizagem e gosto especial pelo fazer acontecer". As inscrições estão abertas até ao dia 20 de maio e podem ser feitas pelo seguinte link. As inscrições não remetem para um carácter exclusivo, sendo que qualquer pessoa pode participar, sem necessidade de ter completado o formulário, podendo aparecer para oferecer a sua contribuição a qualquer momento. Está também prevista para os primeiros dias de atividades, uma conversa informal entre os artistas e a população, ainda com data e hora a definir.

O projeto cultural ESPORO assume-se como uma ideia de disseminação cultural e artística que ambiciona a criação de novos percursos de visitação e redescoberta da identidade dos territórios. É também um projeto que ambiciona o envolvimento da comunidade e a sua capacitação, nas mais variadas dimensões, atribuindo um carácter participativo e comunitário a todas estas iniciativas.

CANTANHEDE | Homem detido por ameaçar esposa na via pública

A GNR de Coimbra, através do Posto de Ançã, no dia 30 de abril, deteve um homem de 56 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Cantanhede.

Na sequência de um alerta que um homem "estaria a ameaçar uma mulher na via pública", os militares da Guarda deslocaram-se de imediato ao local onde "presenciaram o suspeito a ameaçar a vítima, sua esposa de 56 anos, tendo sido imediatamente detido". Foi ainda possível apurar-se que o agressor tinha ameaçado a esposa na via pública, "com recurso a uma faca".

O detido foi constituído arguido, e vai ser presente ao Tribunal Judicial de Coimbra hoje, dia 3 de maio, para aplicação das medidas de coação

Portalegre | Dia Mundial da Higiene das Mãos


Na semana de 2 a 6 de maio é efetuada uma ação de sensibilização no âmbito do Dia Mundial da Higiene das Mãos que se comemora a 5 de maio.

Irão ser distribuídos cartazes pelas unidades de saúde da ULSNA, EPE que visam reforçar a prevenção com medidas a adotar nos cuidados de higienização das mãos.

Promovida pelo Grupo Coordenador Local – Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA) da ULSNA, EPE para “celebrar e enfatizar a importância da Higienização das Mãos nos serviços de saúde, que tem como objetivo a prevenção e controlo de infeções relacionadas com a prestação de cuidados de saúde e o aumento da resistência aos antimicrobianos”.

ULSNA