segunda-feira, 4 de setembro de 2023

TORRES VEDRAS VIAJOU ENTRE O PASSADO E O FUTURO COM O FESTIVAL NOVAS INVASÕES

A quinta edição do festival Novas Invasões atraiu a Torres Vedras milhares de visitantes, entre 31 de agosto e 2 de setembro. Ao longo de três dias, foram apresentados 53 espetáculos, em cerca de 150 sessões, que cruzaram a cultura popular com práticas de expressão artística e criativa contemporâneas.

O Mercado Oitocentista - 1810, implantado na envolvência da Igreja de São Pedro, transportou a cidade para o século XIX com recriações históricas. À semelhança de edições anteriores, as associações locais estiveram amplamente envolvidas na dinamização do Mercado Oitocentista.

No que toca à programação contemporânea, o destaque vai para os espetáculos de abertura e de enceramento, levados a cabo pelo grupo Deabru Beltzak, do País Basco. Música ao vivo, pirotecnia e efeitos especiais surpreenderam quem assistiu a estas performances na noite quinta-feira, 31 de agosto, e no final da noite de sábado, 2 de setembro.
Também na programação contemporânea, uma das novidades desta edição foi a criação do núcleo “Túnel do Tempo”, que ligou o Largo de São Pedro à Praça Dr. Alberto Manuel Avelino. Neste núcleo, com coprodução da Performact e curadoria artística de Gonçalo Lobato e Frédéric Coupet, foram apresentadas intervenções artísticas multidisciplinares em seis estações. O programa deste núcleo incluiu, ainda, três espetáculos multidisciplinares: Bonecos do Mercado, da Alma d’Arame, Bestialidades, do Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Oeste de A dos Cunhados, e Pêlo na Venta, d’A Bolha – Teatro com Marionetas.

A Praça Dr. Alberto Manuel Avelino contou com um programa próprio, sob o mote “Praça do Futuro”, cuja curadoria foi de Ulisses Dias. A instalação de arte multimédia Re:sorb, do artista alemão Stefan Ihmig, criou o ambiente para os concertos apresentados nos vários dias: O Gajo, Tó Trips e Noiserv. A performance Dançar na rua, de Miguel Moreira, o Titiriscopio, do Arawake Theatre, a Animação DOMMES e A fabulosa máquina de fazer parar o tempo, de João Barrinha, também integraram o programa desta praça, que todas a noite terminou com a atuação de um DJ: Isis Mellow, Yen Sung e Switchdance.
O Parque do Choupal assumiu a designação de “Paraíso” e apresentou vários workshops e espetáculos para toda a família. Em termos musicais, as propostas foram: Parapente 700, Celebra a Vida, da Live With Earth, Tigre, com Inês Campos e o Grilo, Sob o manto diáfano da fantasia, dos Albaluna, e Assalto à Encosta, da Inopinatum. No Parque do Choupal, foram, ainda, apresentados os espetáculos Sin Remite, de Kikolas, Mutabilia, do Teatro do Mar, Histórias que as árvores contam, de Ana Sofia Paiva, e Não há duas sem três, da Papão de Contos e Upa!.

Paralelamente, realizaram-se as oficinas “Ginásio musical”, com Bitocas Fernandes, “Domo da polinização”, com Margarida Botelho, “Plástico à vista”, da Zero P, “Desenvolvimento afetivo através da massagem e do desenho”, com Bruno e Isis Gonçalves, “Experiência Mística” e “Experiência Lúdica”, com Telma Pereira, e “Oficina de Antotipia”, da Tira-Olhos.

De referir que o evento contou com a participação de 33 jovens voluntários, que colaboraram na execução de várias tarefas necessárias à realização do festival.


Porto de Mós | Rumo à Escola 2023/2024

 Desenvolver uma política educativa integradora com a atribuição gratuita de material escolar no início do ano letivo é o objetivo do programa Rumo à Escola.
Com o programa Rumo à Escola, todos os alunos que entram para o 1º ano do 1º ciclo nas escolas públicas do concelho recebem um kit de material escolar com mochila, cadernos, canetas, lápis de cor e estojo com lápis, caneta, borracha e régua.
 
Para além deste programa, os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo dos escalões A e B do abono de família, recebem subsídio para material escolar, visitas de estudo, refeições e atividades.
 
Também o transporte escolar é gratuito para todos os alunos até ao 12º ano, nas suas escolas de residência.
 
Para os estudantes do ensino superior, é possível pedir bolsas de estudo e o melhor aluno do 12º ano recebe um ano de propinas totalmente pagas pelo município.
 
O Município, em parceria com a Comunidade Escolar, define uma temática anual para desenvolver junto dos alunos. Assim, o Projeto Educativo de 2023/2024 tem como tema a Liberdade, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril 2022 – 2024. O objetivo é que o assunto seja abordado em diferentes vertentes ao longo do ano letivo. Simultaneamente, as atividades desenvolvidas em parceria com a autarquia terão por base o mesmo tema, nomeadamente o Desfile de Carnaval Escolar, o Concurso Concelhio de Leitura, a Semana da Educação e a Semana da Juventude. O próprio programa das comemorações do 25 de Abril contemplará atividades dedicadas às escolas, como aliás já se verificou anteriormente.
 
Também no âmbito do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PICIE), programa desenvolvido em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e cofinanciado pelo Programa Portugal 2020, são desenvolvidas atividades próprias, direcionadas para o público escolar a quem se destina.
 
No que diz respeito às AEC’s, este ano o município aderiu a um projeto piloto designado “A Hora dos Super Quinas”, desenvolvido pela Federação Portuguesa de Futebol nas escolas de EB1/JI Mira de Aire Nº2 e no Centro Escolar das Pedreiras, que consiste numa oferta lúdica e desportiva nas AEC’s do 1º ciclo.
 
Em todas as escolas foi reforçado o horário de atividade física que passou de uma para duas horas.
 
Nas restantes escolas serão desenvolvidas as seguintes atividades:
 
1.º e 2.º Ano de Escolaridade 3º e 4º ano de Escolaridade
2h – Atividade Física e Desportiva - Nutriser 2h - Atividade Física e Desportiva - Nutriser
1h – Educ´arte – Artes Visuais 1h – Educ´arte – Artes Visuais
1h – Aprender a Brincar 1h - Aprender a Brincar
1h – Inglês – Eco English 1h – Pequenos Exploradores
Um bom ano letivo para todas(os) alunas(os) e comunidade escolar.
 
Patrícia Alves

Portalegre | Dia Nacional do Psicólogo

4 de setembro. Dia Nacional do Psicólogo
A Psicologia procura compreender e melhorar o bem-estar das pessoas - os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos - e o funcionamento da sociedade. Neste Dia Nacional do Psicólogo, deixamos um agradecimento especial a todos os profissionais que, diariamente, cuidam do bem-estar e da saúde psicológica dos nossos utentes. 

Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

Portalegre | Nove de setembro. Dadores Sangue de Portalegre comemoram 33 anos

 

No já longínquo 1990 nascia oficialmente uma força muito especial na região do Alto Alentejo. Fundada por um grupo de pessoas dinâmicas, teve como grande dinamizador o altruísta António Joaquim Eustáquio, que infelizmente já não está entre nós. Falamos da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – que neste 2023 assinala o seu 33.º aniversário.

O programa das comemorações está marcado para o sábado nove de setembro, em Portalegre. A concentração dos intervenientes e publico em geral está marcada para as 10.30 horas na avenida da Liberdade, junto ao edifício da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre. Segue-se o momento alto deste dia, com homenagem ao fundador da ADBSP e que consta do descerrar, numa das entradas da Misericórdia, de uma peça escultórica com o fácies de António Joaquim Eustáquio. Um trabalho com a assinatura do artista Telmo Lopes.

Pelas 18.00 horas, será celebrada, por intenção de todos os dadores falecidos, Missa na Sé Catedral de Portalegre.

Atenção que, por motivos logísticos, não haverá almoço convívio.
Todos estão convidados a participar.


JR

SECÇÃO DE COLUMBÓFILIA PROMOVEU LEILÃO DE BORRACHOS

 

Foram muitos os associados e amigos da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que no passado dia 3 de setembro, compareceram ao já tradicional “leilão” de borrachos que aquela Associação promove para angariação de fundos.

O convívio columbófilo, começou logo pela manhã com a recepção dos borrachos que se preparavam para receber novo “dono”, no Mercado Municipal, gentilmente cedido pelo Município de Cantanhede, seguindo-se um almoço tradicional, que proporcionou a cerca de uma centena de columbófilos um excelente momento para convivo e troca de opiniões sobre aquela modalidade.

Após realizado o referido almoço, os “arrematadores” José Rossa, Professor Heleno e Ribeiro, não deram tréguas aos columbófilos presentes, que responderam afirmativamente e em bom ritmo à chamada, proporcionando momentos de disputa, mas sobretudo de boa disposição, tornando o ambiente propício ao “negócio”.

Já para o final e depois de “leiloados” cerca de 60 pombos, foi servido uma merenda a todos os presentes.

No final Lusitano Espinhal, Presidente da Secção e associado numero 3, da Associação organizadora agradeceu a todos os associados que se empenharam na organização do evento, ao Município de Cantanhede e aos amigos columbófilos presentes que com as suas “arrematações”, reconfortaram os cofres da Secção de columbofilia.


JOSÉ SANTOS E NUNO RIBEIRO COMPETIRAM NO PENACOVA TRAIL CENTRO

 

Numa organização da Carlos Sá Nature Events, realizou-se no passado dia 3 de setembro, a edição 2023 do Penacova Trail do Centro, prova que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Penacova e do Turismo do Centro, integrando 3 distâncias competitivas.

Na prova de 43km pontuável para o Circuito Nacional de Trail Ultra da ATRP, participaram 2 atletas da ASSSCC Ar Livre e Aventura, tendo o atleta José Santos, alcançado o 46º lugar na classificação geral masculino e o 17º lugar no escalão M40, tendo ainda, concluído a sua prova o atleta Nuno Ribeiro, alcançando o 102º lugar na classificação geral masculino e o 48º no escalão M40.

Com o apoio:

Fisioterapeuta Ana Taraio

Luísa Cabeleireiro

Mariana Andrade Martins Nutricionista

Óptica Loisas Loisas - Zeiss

Fisiobaía - Terapias diferenciadas

Streetsport Animação Turística

Fisio André Viegas

NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


LUIS COUTO ALCANÇA O TÍTULO DE CAMPEÃO NO CAMPEONATO DISTRITAL DE ESTRADA DE COIMBRA


Realizou-se no passado dia 3 de setembro, numa organização da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e dos seus clubes associados, Centro Cultural Recreativo Praia de Mira e a Associação Socio Cultural da Valeirinha, contando com o apoio da Câmara Municipal de Mira e da Junta de Freguesia de Mira, o Campeonato Distrital de Estrada de Coimbra, destinado a atletas masculinos e femininos dos escalões de Sub 20, seniores e veteranos, na distância de 10km.

Participaram 4 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo Luís Couto, alcançado o 1º lugar no escalão M40, Pedro Cardoso, o 5º M4, Nelson Almeida, o 6º MSen e José Mendes, 8º M35.

A equipa de veteranos da Sociedade Columbófila, no final da competição alcançou o 5° lugar na classificação geral colectiva, entre as equipas de veteranos.

Grande destaque para o título de Campeão Distrital de Estrada de Coimbra, para o atleta Luís Couto. 

Com o apoio:

Fisioterapeuta Ana Taraio

Luísa Cabeleireiro

Mariana Andrade Martins Nutricionista

Óptica Loisas Loisas - Zeiss

Fisiobaía - Terapias diferenciadas

Streetsport Animação Turística

Fisio André Viegas

NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

QS europeu: Joaquim Chaves alcança 3º lugar em Espanha


Surfista nacional chegou hoje às meias-finais da 4ª etapa do circuito de qualificação regional europeu 2023/2024
Joaquim Chaves alcançou hoje o 3º lugar no Pantin Classic Galicia Pro, QS3000 e 4ª etapa do circuito de qualificação regional europeu 2023/2024 que se realizou em Pantin, na Galiza, Espanha.

O surfista nacional alcançou as meias-finais do evento onde acabaria por ser eliminado com o score de 6.67 pontos pelo francês Charly Quivront que efetuou 10.67 pontos.

O atual segundo classificado da Liga MEO Surf foi o melhor surfista português em prova saindo de Espanha com um resultado sólido para continuar a lutar no circuito europeu com vista à qualificação para o Challenger Series do próximo ano.

Guilherme Ribeiro, Yolanda Hopkins e Mafalda Lopes alcançaram os quartos-de-final terminando em 5º lugar ex-áqueo.

A próxima etapa do circuito de qualificação europeu masculino é o Pro Santa Cruz que se realiza de 6 a 10 de Setembro, em Santa Cruz.


Foto: Joaquim Chaves em ação em Pantin. (Crédito: Laurent Masurel / WSL)

Pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. Município de Cantanhede reconhecido como Entidade Empregadora Inclusiva

 

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a distinguir o Município de Cantanhede como Entidade Empregadora Inclusiva. Esta insígnia destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência ou incapacidade.

O Município de Cantanhede renova, assim, o estatuto de Entidade Empregadora Inclusiva no âmbito do Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, estatuto esse que foi obtido a partir da avaliação de parâmetros específicos, designadamente no recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional, na manutenção e retoma do emprego, nas acessibilidades, bem como no serviço e na relação com a comunidade. Desta forma, o Município de Cantanhede reconhece os seus trabalhadores com deficiência ou incapacidade como pessoas únicas na sua diversidade, destacando-se pelo seu envolvimento na promoção da empregabilidade e da não discriminação.

As entidades públicas em geral, incluindo as autarquias locais, deverão assumir um papel fulcral no apoio, acolhimento e integração de pessoas com deficiência ou incapacidade. Trata-se de pôr em prática os mais básicos conceitos de cidadania”, refere a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, adiantando que “os serviços da autarquia ganham com esta integração, uma vez que tem profissionais únicos, competentes e motivados nas suas tarefas”.

Não existe tratamento diferenciado com estes colaboradores, uma vez que eles próprios se apresentam como elementos integrados e válidos. Existem objetivos determinados para a sua prestação de serviço, que são definidos em função do posto que ocupam, respeitando os limites da sua capacidade e valorizando as suas potencialidades”, complementa, garantindo, por último, que “o Município de Cantanhede estará sempre recetivo a apoiar iniciativas ou projetos, de forma isolada ou em parceria com outras entidades, no âmbito da inclusão ativa de pessoas com deficiência ou incapacidade”.

Na atribuição da marca de Entidade Empregadora Inclusiva ao Município de Cantanhede foram considerados diversos parâmetros, tais como a adaptação ajustamento das condições de trabalho, da alteração na integração das equipas ou definição das suas tarefas e reorganização dos processos de trabalho dos colaboradores que apresentavam deficiências ou incapacidades, com o recurso à utilização de equipamentos e softwares que permitem adaptações para os utilizadores com limitações motoras, assim como espaços de trabalho e de utilização geral acessíveis para as pessoas com mobilidade reduzida. Também no que diz respeito aos espaços de atendimento ao público existem condições de acessibilidade, em conformidade com as normas técnicas definidas para as pessoas com deficiência motora e que necessitam de ter acesso aos serviços de forma diferenciada.

Foram ainda tidos em conta os protocolos que a autarquia mantém com múltiplas entidades que visam a possibilidade de facultar a aproximação da pessoa com deficiência ou incapacidade a atividades ocupacionais promotoras de hábitos e rotinas de trabalho, possibilitando-lhes oportunidades de vida num ambiente protegido e inclusivo, bem como o desenvolvimento das suas competências pessoais e profissionais.

Outro aspeto relevante é o envolvimento do Município em parcerias e projetos locais estabelecidos com entidades públicas, privadas e com a sociedade civil, destinados ao desenvolvimento das qualificações, da inclusão ativa, do acesso a bens e serviços fundamentais, que visam o desenvolvimento de abordagens e práticas inclusivas de trabalho e de vivências na comunidade, resultando no que é um dever das entidades na promoção de uma sociedade mais justa e equitativa, acessível para todas as pessoas.


Tinta condutora amiga do ambiente promete revolucionar a produção de circuitos eletrónicos flexíveis

 

Uma investigação levada a cabo por Manuel Reis Carneiro, aluno de doutoramento do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e na Carnegie Mellon University (CMU), desenvolveu uma tinta condutora à base de água para a produção de circuitos eletrónicos flexíveis que permite evitar a utilização de solventes orgânicos, poluentes e nocivos para o ambiente. A técnica, acaba de ser publicada na revista científica Advanced Science.

Por ser produzida com água, esta tinta é mais sustentável, ecológica e reduz de forma significativa o impacto ambiental das soluções já existentes. Adesivos eletrónicos para monitorizar a saúde ou garantir a qualidade de produtos alimentares são algumas das utilizações possíveis.

Manuel Reis Carneiro, aluno de doutoramento do Programa CMU Portugal e investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra, integra uma equipa liderada por Mahmoud Tavakoli, que tem já uma vasta experiência no desenvolvimento de circuitos eletrónicos flexíveis. A produção destes circuitos, de forma fácil, rápida e económica tem sido um dos principais desafios da equipa de Coimbra, que dá agora um novo passo nessa direção ao desenvolver uma tinta que é sustentável e amiga do ambiente.

«A utilização de uma tinta à base de água para a impressão e produção dos circuitos eletrónicos flexíveis traz inúmeras vantagens. Por um lado, reduz radicalmente a pegada ecológica da produção porque não utiliza materiais poluentes. Por outro, torna muito mais fácil a reciclagem e posterior reutilização dos circuitos, que anteriormente consistia num procedimento complexo. Neste caso basta colocar o circuito em álcool, os componentes e as partículas metálicas separam-se e estão aptos para serem reutilizados», explica Manuel Reis Carneiro.

Outra grande mais valia é que esta tinta, ao contrário das anteriores, não tem de ser refrigerada, pode ser mantida à temperatura ambiente durante cerca de um mês, o que facilita a sua preservação, reduz a pegada ecológica e os custos de manutenção.

Atualmente, estes circuitos flexíveis têm diversas aplicações, sobretudo na área da saúde como sensores de biomonitorização e adesivos capazes de registar dados de saúde de doentes, nomeadamente atividade muscular, respiração, temperatura corporal, batimentos cardíacos, atividade cerebral, ou até emoções. A maioria dos dispositivos médicos utilizados em contexto hospitalar, nomeadamente eléctrodos para eletrofisiologia, são de uso único e desperdiçados após uma utilização. Assim, a introdução desta nova tinta, que permite uma reciclagem fácil e económica, tem um impacto relevante na reutilização dos adesivos de monitorização, reduzindo significativamente o lixo eletrónico também conhecido por e-waste, gerado pelas soluções de uso único.

A indústria alimentar é outro dos setores que pode beneficiar com esta descoberta ao integrá-la na próxima geração de embalagens inteligentes. A equipa testou a aplicação desta nova tinta em adesivos que podem ser impressos em plástico e aplicados em embalagens de produtos alimentares perecíveis, para monitorizar a sua temperatura e garantir a sua qualidade. Desta forma é possível garantir a adequada preservação, registar qualquer problema que ocorra durante o armazenamento e informar o consumidor.

«Para já, os adesivos criados contam um sensor de temperatura que mede a temperatura (TºC) da embalagem e que avisa o utilizador quando existe risco de contaminação. Esta solução tem um custo de produção baixo, pelo que no futuro será viável incluir estes adesivos nas embalagens de bens perecíveis para controlar a sua qualidade. Neste momento, é possível monitorizar a temperatura da embalagem e exposição a condições desfavoráveis, mas contamos conseguir no futuro controlar outros fatores como a pressão, humidade, posição, ou localização», revela.

A equipa do ISR da FCTUC tem feito progressos significativos na área de produção de circuitos eletrónicos flexíveis, de forma a viabilizar a produção destas soluções em termos de custos e em larga escala. Já é possível, por exemplo, produzir estes circuitos com recurso apenas a uma impressora 3D tradicional e foi apresentada, no ano passado, uma alternativa para a integração de microchips, em estado sólido, em materiais flexíveis e circuitos à base de polímeros elásticos.

A produção de tintas condutoras à base de água e a redução do impacto ambiental de resíduos eletrónicos é mais um passo nos objetivos da equipa. «À medida que o mundo se torna cada vez mais dependente de dispositivos eletrónicos, é crucial reconhecer e enfrentar os desafios ambientais apresentados pelos novos resíduos criados. Assim, pretendemos desenvolver sistemas eletrónicos inovadores baseados em eletrónica flexível, com diversas funcionalidades avançadas e aplicações tanto na medicina como na indústria, mas tendo sempre em conta a sustentabilidade, eficiência de recursos e um impacto ambiental mínimo», conclui.

O artigo científico “Recyclable Thin-Film Soft Electronics for Smart Packagingand E-Skins” pode ser consultado aqui.


Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Portalegre | 36 animam dádiva de sangue em Alpalhão

 
Nos últimos tempos, tem vindo a lume a carência de produtos sanguíneos transfusionais, realidade portuguesa que se repete nos períodos estivais. Por solidariedade e também motivados pelos apelos à dádiva, a recente colheita levada a cabo pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – foi bastante participada.

Pois a ADBSP e a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA estiveram em Alpalhão (Nisa). Até ao centro cultural tomaram caminho 36 voluntários (entre eles 14 mulheres) dispostos a dar uma parte de si (de salientar que alguns dos presentes faziam parte do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre). E, desta feita, ninguém abalou sem primeiro estender o braço. 36 foram, assim, as unidades de sangue total recolhidas em Alpalhão e que ajudaram, de algum modo, a manter em níveis seguros as limitadas reservas nacionais.

Extraordinário o facto de seis dadores se terem estreado na doação uma mulher e cinco homens. Em termos do Registo Português de Dadores de Medula Óssea passou a contar com mais um inscrito.
Numa brigada toda ela tão especial, não poderia, de modo algum, faltar o almoço convívio, que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Alpalhão.

Aniversário do Grupo Motard Novo Milénio
nove de setembro realiza-se a festa alusiva ao 33.º aniversário ADBSP. Vai ser em Portalegre e em moldes especiais (em breve divulgaremos o programa). Já no sábado 16 de setembro, estaremos no 24.º aniversário do Grupo Motard Novo Milénio, na sua sede kartódromo de Portalegre. Sábados de manhã são quando acontecem as nossas brigadas.
Estenda o braço e colabore com quem precisa de compostos de sangue!
JR