terça-feira, 21 de abril de 2020

Grupos Etnográficos do concelho perpetuam sons e tradições do povo

O Grupo de Danças e Cantares do Centro Social, Cultural e Recreativo de Montes da Senhora, o Grupo de Danças e Cantares Populares de Sobreira Formosa e o Rancho Folclórico “Resineiros de Corgas” foram convidados pelo Município de Proença-a-Nova a gravar temas num único cd representativo do vasto reportório musical, com o objetivo de preservar os sons e tradições etnográficas e folclóricas, matriz identitária que percorre as artes e ofícios do povo. 

Voz e tradição de Proença-a-Nova é o nome do álbum que inclui um conjunto de temas que integram o vasto espólio destes grupos e resulta da estratégia do Município de assegurar a manutenção e perpetuar a história do povo. Os ranchos folclóricos, que dão corpo à vivência, manutenção e promoção das modas e cantares, através de recolhas realizadas e que traduzem o período entre os anos vinte a sessenta do século passado, exprimem costumes e ofícios daquele espaço temporal. 

Estes grupos foram constituídos na sua maioria entre os finais dos anos 70 e início dos anos 80 e em comum partilham a inspiração nas letras e músicas que eram baseados no labor da terra (na colheita da azeitona, nas lidas do linho, nas sachas, nas ceifas), nos acontecimentos do quotidiano, pretendiam dar a conhecer como o povo do seu concelho se divertia aos domingos, no terreiro depois da missa, em dias de festa, em dias de trabalho e, sobretudo, demonstravam o orgulho nas suas raízes.

Proença-a-Nova | Proprietários têm até 30 de abril para limpar faixas de gestão de combustível



Os proprietários de terrenos na faixa dos cem metros em redor das aldeias e de 50 metros em redor de habitações isoladas têm até dia 30 de abril para realizarem as limpezas necessárias, de acordo com o definido no Decreto-Lei 124/2006 - Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Os critérios da intervenção a realizar já se encontram definidos: a distância entre as copas das árvores deve ser no mínimo de dez metros nos povoamentos de pinheiro bravo e eucalipto e quatro metros nas outras espécies, devendo estar desramadas em 50% da sua altura até que esta atinja os oito metros, altura a partir da qual a desramação deve alcançar no mínimo quatro metros acima do solo; no estrato subarbustivo a altura máxima da vegetação não pode exceder os 20 cm; as copas das árvores e dos arbustos devem estar distanciadas no mínimo cinco metros da edificação, evitando-se ainda a sua projeção sobre a cobertura do edifício; não poderão ocorrer quaisquer acumulações de substâncias combustíveis, como lenha, madeira ou sobrantes de exploração florestal ou agrícola, bem como de outras substâncias altamente inflamáveis. 

Nos dias 27 e 28 de março, a SEPNA – Secção de Proteção da Natureza e do Ambiente e a UEPS - Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, da GNR, identificaram 132 situações críticas de incumprimento no concelho de Proença-a-Nova. Destas, 57 são em redor dos aglomerados populacionais e 44 em redor de edificações isoladas. Foram ainda referenciadas 18 situações junto a estradas, oito em linhas de média tensão, três nas zonas industriais e uma situação em redor de linhas elétricas de alta tensão. Todas as instituições responsáveis pelos terrenos serão agora notificadas e, no caso das habitações isoladas e aglomerados populacionais, serão as Juntas e Uniões de Freguesia a divulgar os mapas. O Município tem igualmente disponível, em https://www.cm-proencanova.pt/Municipio/ContentShow.aspx?ContentName=floresta&ContentId=867&, as situações de incumprimento detetadas, bem como os mapas de cada aldeia. 

As coimas associadas ao incumprimento da limpeza da faixa de gestão são de 280,00 € a 10.000,00 € (no caso de pessoas singulares) e de 1600,00 € a 120.000,00 € (no caso de pessoas coletivas).

Julgado de Paz | Condicionamento de diligências presenciais


Na sequência de nova prorrogação do Estado de Emergência, conforme Deliberação do Conselho dos Julgados de Paz, e em consonância com as medidas tomadas pela Autarquia, o Julgado de Paz continuará encerrado ao público por mais por mais 15 dias (até 02 de maio, inclusive), ponderando-se nesta data se se justifica manter esta medida ou outra.

O Julgado de Paz encontra-se apenas condicionado no que respeita a diligências presenciais, mantendo-se os serviços em funcionamento, podendo ser contactados nos dias úteis, das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h, telefonicamente (232 960 455) ou por correio eletrónico (correio.csal@julgadosdepaz.mj.pt), rececionando requerimentos, ações, peças processuais, documentos e outros, por este meio, via fax (232 960 459) ou via postal.

“NegóciosAbertos.pt” | Plataforma ajuda empresas em funcionamento durante a pandemia

Um grupo de voluntários idealizou o projeto, sem qualquer fim lucrativo, e já está online a plataforma “NegóciosAbertos.pt”.
O objetivo é promover virtualmente, sem custos associados, todos os prestadores de serviços e bens que se mantenham no ativo durante a pandemia COVID 19 e consequentemente apoiar os proprietários e os colaboradores do pequeno comércio.
Por isso, ali, as empresas podem registar os seus negócios e os consumidores, consultar quais os que estão em funcionamento no nosso País.
A plataforma, disponível no endereço https://www.negociosabertos.pt possibilita, de forma gratuita, a integração de todas as empresas nacionais, sediadas no continente e nas ilhas, de qualquer ramo empresarial.
A única condição para integrar o “NegóciosAbertos.pt” é assegurar que são respeitadas as regras de segurança exigidas aquando da prestação de serviços, i.e., adotar os procedimentos necessários para que não haja risco de contágio.

Carregal do Sal | 19 - COMUNICADO (20 de abril de 2020)


Caros Carregalenses

Após a realização da reunião semanal da Comissão de Proteção Civil de Carregal do Sal, tomo a liberdade de vos contactar para fazer um balanço da última semana e atualizar o número de infetados por COVID – 19, no nosso concelho.
Em jeito de balanço, informo que a última semana nos trouxe quatro novos casos, do que resulta a situação que seguidamente sintetizo:
- Número de casos registados – 13 (11 residentes e 2 não residentes)
- Número de recuperados – 2
Renovo o apelo ao sentido de responsabilidade de todos no cumprimento das orientações da Direção Geral da Saúde e das organizações locais. Temos de continuar a investir de forma ativa na proteção individual, o que tem repercussões na nossa proteção coletiva. Não podemos relaxar numa altura crucial para a nossa vitória final. Todos esperamos por todos.
Aos infetados e seus familiares, a minha habitual solidariedade e os votos sinceros de plena recuperação.
Aproveito para informar que a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e os seus municípios, em articulação com os Centros Distritais de Segurança Social de Viseu e da Guarda e as Autoridades de Saúde Locais, vão iniciar um programa de despistagem COVID-19, com incidência em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (lares de idosos) e Lares Residenciais pertencentes aos municípios da região Viseu Dão Lafões. Trata-se de uma ação preventiva que tem por objetivo conter o risco de propagação em instituições ainda não testadas e sem situações de infeção COVID-19, através da realização de testes a todos os funcionários e aos utentes com sintomas. Nesta ação, cada município assumirá uma parte da comparticipação financeira dos testes, cabendo ao Ministério do Trabalho, Solidariedade, Emprego e Segurança Social o pagamento do restante.

O Presidente da Câmara
Rogério Mota Abrantes

Luxemburgo contabiliza 78 mortes e 3.618 infectados

Covid-19: Luxemburgo contabiliza 78 mortes e 3.618 infectados | LUX24
O Luxemburgo contabiliza até hoje um total de 78 mortes e 3.618 casos de infecção por coronavírus Covid-19, informou esta terça-feira (21) o Ministério da Saúde do Grão-Ducado.
São mais 3 vítimas mortais e 60 novos casos de infecção nas últimas 24 horas.
De acordo com o boletim clínico divulgado hoje há agora 185 pessoas hospitalizadas (41 das quais em cuidados intensivos, sendo que 9 são provenientes da região francesa do Grande Este).
A idade mediana das vítimas mortais ronda os 85 anos de idade, enquanto a média de idade das pessoas infectadas ronda os 46 anos. Há mais homens (50,7%) do que mulheres (49,3%) infectados no Luxemburgo.
Segundo os dados oficiais desde o início da crise sanitária provocada pelo Covid-19 foram realizados 34.962 testes no país.
O número de pessoas que deixaram as unidades hospitalares está agora nas 670 pessoas.
NOTA: De referir que o número de mortes no Luxemburgo não inclui a vítima mortal da região francesa do Grande Este, que esteve hospitalizada no Luxemburgo.
Lux24

Portugueses fizeram mais compras físicas e ‘online’ de 13 a 19 de abril

Portugueses fizeram mais compras físicas e online de 13 a 19 de abril
Os portugueses fizeram mais compras físicas e 'online' na semana de 13 a 19 de abril, segundo dados divulgados hoje pela SIBS, empresa responsável pela gestão da rede Multibanco.
"De forma resumida, a prorrogação do estado de emergência em Portugal e o prolongamento do isolamento social decretado pelo Governo têm mantido praticamente inalterados os padrões de consumo dos portugueses, com a maioria dos indicadores apresentados a registar apenas ligeiras oscilações na semana de 13 a 19 de abril face à semana anterior", começa por referir a SIBS na informação hoje divulgada.
Ainda assim, verificou-se um "ligeiro aumento nas compras 'online' e nas compras físicas, ou seja, uma subida de um e dois pontos, respetivamente".
Quanto aos valores médios, nas compras 'online', foi registada uma subida de 5,3%, mas nas compras físicas verificou-se uma descida de 1,8%, relativamente à semana de 06 a 12 de abril.
Estes números comparam com o período antes da pandemia, relativamente ao qual os valores médios por compra, tanto no canal físico como no online, subiram 14% e 6%, respetivamente, refere a SIBS.
As transações no 'e-commerce' (comércio eletrónico) continuam a registar "um maior peso no panorama geral das compras em Portugal, estando agora apenas 15 pontos abaixo da média registada antes da pandemia, e as compras presenciais em loja a registar menos 49 pontos em comparação com o registo médio anterior à confirmação do primeiro caso de covid-19", no início de março.
Por setores, mantém-se a predominância dos super e hipermercados, pequena distribuição alimentar, bebidas e tabaco, farmácias e parafarmácias, que representaram na semana em análise 66% das transações realizadas em lojas físicas.
No que respeita ao 'e-commerce', mantém-se o destaque para o setor do entretenimento, cultura e subscrições, com um aumento de 57% face ao período antes da pandemia, bem como da restauração, 'food delivery' e 'take away', com um crescimento de 52%.
O comércio alimentar e retalho, por seu turno, registou uma subida de 46%.
A SIBS destaca o "reforço" do peso do MB WAY no panorama global das compras em Portugal, referindo que, nas compras 'online', o número médio de transações com aquela forma de pagamento voltou a superar, pela 3.ª semana consecutiva, a média registada antes da pandemia, ou seja, um acréscimo de sete pontos face a esse período, embora tenha descido quatro pontos relativamente à semana anterior".
Na semana em análise, o número médio de pagamentos nas lojas físicas superou, pela primeira vez, a média registada antes do primeiro caso de covid-19 em Portugal, "ficando cinco pontos acima da média anterior ao início da pandemia e 15 pontos acima da semana anterior, de 06 a 12 de abril".
A SIBS é a empresa responsável pela gestão das Redes ATM Express e Multibanco nos seus múltiplos canais -- desde os caixas automáticos e terminais de pagamento automático, aos meios 'online' ou telemóveis.
Para contribuir para a divulgação e esclarecimento do impacto do novo coronavírus nos hábitos de consumo dos portugueses, na economia e sociedade em geral, a empresa tem vindo a divulgar um conjunto de indicadores de evolução de consumo relativos às últimas semanas.
Lusa

Mais de 13 mil bebés não foram vacinados em Portugal. O sarampo pode regressar

SIC Notícias | Em março foram administradas menos 13 mil vacinas ...
Doenças com elevado risco de mortalidade para crianças, consideradas praticamente extintas, podem regressar à Europa caso a vacinação seja negligenciada.
Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças teme o ressurgimento de um surto de sarampo na União Europeia.
O alerta surge na sequência de uma queda abrupta nas idas ao centro de saúde para administração da vacina VASPR (dada aos 12 meses e aos cinco anos), consequência dos medos associados à pandemia de Covid-19.
Segundo o Jornal de Notícias , entre 15 de Março e 15 de abril foram vacinados menos 13.277 bebés em Portugal e o país já está com quase tantos casos de sarampo como os que foram diagnosticados ao longo de todo o ano de 2019.
Segundo o último relatório do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, publicado dia 18 de abril, registam-se mais de 1500 casos de sarampo nos primeiros meses deste ano.
Bulgária, que já regista duas mortes, e Roménia são os países mais afetados, com 793 e 233 casos, respetivamente. Espanha regista 67 casos, Itália tem 86 e França 161.
Em Portugal foram registados sete casos de sarampo nos primeiros dois meses de 2020, quando em todo o ano de 2019 foram contabilizados apenas 10 casos.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) já alertou várias vezes que a vacinação até aos 12 meses é prioritária, não devendo ser adiada. Nas vacinas seguintes há mais flexibilidade.
Carolina Rico / TSF

Primeira vítima mortal no Alentejo é um idoso de 87 anos

Covid-19: Primeira vítima mortal no Alentejo é um idoso de 87 anos ...
O Alentejo registou, na segunda-feira, a primeira morte de uma pessoa infetada com o novo coronavírus responsável pela covid-19, um idoso de 87 anos que estava internado em Beja, divulgaram hoje as autoridades de saúde.
O homem, que residia em Beja, morreu na madrugada de segunda-feira no Hospital José Joaquim Fernandes, onde estava internado desde o dia 14 deste mês, informaram a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), num comunicado conjunto enviado hoje à tarde à agência Lusa.
"Infelizmente, devido à complexidade do quadro clínico", a morte do idoso era "um desfecho previsível", segundo o diretor clínico da ULSBA, José Aníbal Soares, citado no comunicado.
No mesmo comunicado, o presidente do conselho diretivo da ARS Alentejo, José Robalo, refere que a informação sobre a morte do idoso, a primeira na região, será incluída no relatório de situação da epidemia a emitir na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Lusa

União das Freguesias de Coimbra cancela Orçamento Participativo 2020

União das Freguesias de Coimbra cancela Orçamento Participativo ...
A União das Freguesias de Coimbra (UFC) aprovou, por unanimidade, o cancelamento da edição 2020 do Orçamento Participativo da freguesia. 
Esta decisão foi tomada na última reunião do executivo, realizada por vídeoconferência, com a autarquia a reafetar a verba inscrita nessa rubrica (7.500 euros) para prestar apoio social às instituições da UFC.
Segundo o presidente João Francisco Campos, os problemas sociais na freguesia têm crescido, de forma exponencial, nas últimas semanas, sendo “fundamental que a União das Freguesias de Coimbra tenha disponível todos os meios financeiros possíveis para fazer face às solicitações que nos forem chegando”.
O autarca referiu que o trabalho de sinalização dos casos tem vindo a ser feito em parceria entre a assistente social da UFC e a Comissão Social da freguesia. O objetivo, de acordo com João Francisco Campos, é resolver o problema, em conjunto com as instituições sociais da freguesia, “dentro dos prazos que achamos razoáveis”.
“Por exemplo, se uma pessoa ou uma família solicitar uma refeição por não dispor de meios financeiros para a sua aquisição, a nossa assistente social dispõe de meios para entregar de imediato alguns alimentos para a confeção das refeições. Ao mesmo tempo, falamos com as instituições da freguesia para estejamos todos envolvidos e trabalharmos em conjunto na resolução dos problemas”, afirmou.
Nesta reunião, foi também aprovado um pedido de reforço da verba entregue pela Câmara Municipal de Coimbra no âmbito do Fundo Municipal de Emergência Social (FMES). João Francisco Campos referiu que o valor disponibilizado já está esgotado, estando a União das Freguesias de Coimbra  a reafectar verbas para que “a nossa Comissão Social de Freguesia possa dispor de dinheiro para ajudar os agregados familiares mais vulneráveis desta freguesia, mas a situação ficará insustentável num curto espaço de tempo, sendo urgente o reforço por parte da Câmara Municipal de Coimbra ”.

México | IBM Firma El Open COVID Pledge Y Pone A Disposición Propiedad Intelectual En La Lucha Contra COVID-19


por Yesica Flores
A medida que el mundo se enfrenta a uno de los desafíos de salud más importantes de esta generación, un número creciente de compañías de tecnología están trabajando para ayudar a combatir la pandemia de COVID-19. La innovación y la creatividad continuas serán esenciales para encontrar una solución que ponga fin a la pandemia y minimice su impacto.
Esa semana, IBM firmó el Compromiso Open COVID, otorgando acceso gratuito al amplio portafolio de patentes de la compañía a aquellos que desarrollan tecnologías para ayudar con el diagnóstico, prevención, contención o tratamiento. La participación abarca miles de patentes de inteligencia artificial de IBM, incluidas las patentes de tecnología Watson, y más de 900 patentes activas de EE. UU. en el área general de virus biológicos.
IBM está comprometida a proporcionar a científicos e investigadores las herramientas y recursos para ayudar a combatir COVID-19. La participación en el pledge se suma a otras tecnologías que IBM ya ha puesto a disposición para ayudar en este esfuerzo, incluyendo el lanzamiento del Consorcio de Computación de Alto Rendimiento COVID-19, que ofrece una cantidad sin precedentes de poder computacional para ayudar a los investigadores a comprender mejor COVID -19, sus tratamientos y posibles curas.
La participación de IBM en el pledge refuerza nuestro compromiso de proporcionar los recursos tecnológicos que necesitan las personas en la línea de frente. Para leer más sobre Open COVID Pledge, visita el blog: https://www.ibm.com/blogs/research/2020/04/ibm-patent-portfolio-access-combat-covid-19

México | Ciberseguridad En La Adversidad


por Yesica Flores
La expansión del COVID-19, ha provocado una serie de cambios en las formas de operar de las empresas alrededor del mundo impactando por igual a todo tipo de industrias. Hoy más que nunca es de gran relevancia que una empresa trabaje de forma eficiente y segura para acercar sus productos o servicios a aquellos que los necesitan en un periodo de tiempo determinado.
Para que las empresas mantengan la eficiencia de sus operaciones es importante que cada organización se asegure de que todas sus áreas funcionan de manera óptima y controlada. Muchas de ellas lo logran gracias al uso de softwares de gestión empresarial como SAP, que a través de sus diversas herramientas les permiten continuar con sus procesos y la correcta administración de recursos, incluso en circunstancias adversas como las que vivimos en la actualidad.
Este tipo de softwares funcionan al centralizar y organizar las tareas de una empresa, alineando los objetivos de todas sus áreas, simplificando la administración general de sus activos, y optimizando y acelerando sus procesos cuando lo requieren. Por su estructura, dichos sistemas de gestión suelen contar con candados de seguridad para proteger los datos internos de las compañías; sin embargo, las nuevas tecnologías orientadas a trabajar en la nube y por vías remotas que se han popularizado por la contingencia mundial, amplían el rango de exposición de estos sistemas al internet, provocando que estén más indefensos ante ataques externos e internos, pero sobre todo a que surjan nuevas vulnerabilidades.
Algunos de los peligros a los que se enfrentan son la fuga de información, la externalización de los procesos, la pérdida de control de las infraestructuras, el acceso a información confidencial por usuarios no autorizados y la necesidad de una reconfiguración de procedimientos tras un ataque, lo que puede traer consigo grandes pérdidas económicas y daño reputacional.
Los expertos en ciberseguridad trabajamos continuamente en desarrollar soluciones que protejan el funcionamiento de SAP y otros sistemas de gestión para que el trabajo de las empresas no se vea afectado. Mediante herramientas de evaluación y control de seguridad como CyberSAP, nos cercioramos de garantizar la detección de vulnerabilidades cibernéticas en dichos sistemas operativos con una serie procesos de prevención, acción y respuesta.
Contar con una protección cibernética acorde a las necesidades de la empresa fortalecerá sus mecanismos de trabajo al reducir su exposición a fraudes internos y externos, mejorar el control sobre su entorno productivo y transaccional y evitar la filtración de información delicada. Trabajar con un equipo de ciberseguridad especializado en sistemas SAP
garantizará la integridad, exactitud, confidencialidad y disponibilidad de los datos de una empresa sin importar el ramo al que se dedique ni las circunstancias en las que se encuentre.
Durante mi trayectoria en el área de tecnología, muchas empresas que se sumergen en el proceso de transformación digital o que están comenzando su adaptación a SAP han cuestionado si deberían considerar una estrategia de ciberseguridad. Mi respuesta siempre es afirmativa, y no es solo para aquellas que apenas comienzan a usar sistemas de este tipo, sino que también es de vital importancia para las organizaciones que ya llevan tiempo utilizándolos.
Al contratar servicios de ciberseguridad es muy importante verificar que los especialistas a los que acudan cuenten con certificaciones que avalen que la empresa contará con una protección y respaldo de un equipo 100% profesional en el área. CISA (Certified Information Systems Auditor), CRISC (Certified in Risk and Information Systems Control), CISM (Certified Information Security Manager), OSCP (Offensive Security Certified Professional) y OSWP (Offensive Security Wireless Professional), con las que cuentan nuestros expertos en everis, son tan solo algunos ejemplos.
Sin importar la situación, la seguridad cibernética es una práctica que toda empresa debe incorporar a su buen funcionamiento para proteger la gestión del negocio y por ende su continuidad. Entendiendo las necesidades del entorno empresarial, en everis trabajamos continuamente en el diseño de soluciones de ciberseguridad, como CyberSAP, que abarquen todos los procesos de una organización para impulsar la protección de su información garantizando la CIA (confidencialidad, integridad y disponibilidad, por sus siglas en inglés).

México | Evita La Fatiga Ocular Causada Por El Uso De Computadora


por Yesica Flores
En México, existen 86.5 millones de usuarios de internet, que representan el 70.1% de la población total del país,[i] de ahí la importancia de tomar algunas medidas para evitar molestias oculares, y más aún en la actual emergencia sanitaria por COVID – 19, en la que cientos de personas se encuentran trabajando o estudiando desde casa a través de sus computadoras y dispositivos móviles.
Ya sea por trabajo, entretenimiento o tareas escolares, el uso de la computadora, tablets y teléfonos inteligentes por largos periodos aumenta la posibilidad de presentar fatiga ocular, movimientos espasmódicos involuntarios del ojo o irritación en éstos, pueden llevar a una menor productividad.[ii]  El oftalmólogo Guillermo de Wit Cárter, jefe del Servicio de Córnea de APEC Hospital de la Ceguera, nos dio algunas recomendaciones que te compartimos:
1.- Ajusta la configuración de la pantalla[iii], el brillo debe ser similar al de la iluminación de tu entorno, si se ve como una fuente de luz, es muy brillante y si parece opaca o gris, es muy oscura. También se aconseja elegir tonos cálidos como rojo o naranja.
2.- Parpadea con más frecuencia[iv], esto permite mantener los ojos hidratados para evitar resequedad e irritación. Cuando se usa una computadora, se tiende a parpadear menos, lo que aumenta la probabilidad de tener ojo seco.
3.- Minimiza el reflejo en la pantalla[v], considera instalar una ventana anti reflejo en el monitor, y de ser posible, utiliza lentes con protector anti reflejante.
4.- Ejercita los ojos[vi] para reducir el riesgo de que éstos se cansen al forzarlos constantemente para mantener el enfoque. Dirige tu mirada hacia un punto lejano del equipo al menos cada 20 minutos y sostén la mirada hacia un objeto distante (por lo menos ubicado a 6 metros) al menos durante 20 segundos; esto relajará los músculos que nos ayudan a enfocar de cerca.
5.- Toma descansos cortos[vii] y recuerda parpadear. Levantarse, moverse y estirar los brazos, piernas, espalda, cuello y hombros disminuye la tensión y el cansancio muscular.
El experto, Guillermo de Wit Cárter, además sugiere que “de identificar cualquier anomalía en la visión es importante la realización de un examen de la vista exhaustivo y completo una vez que sea posible acudir al oftalmólogo y se haya retirado la emergencia sanitaria por COVID-19, puesto que la indicación es permanecer en casa”.
Cabe mencionar que APEC Hospital de la Ceguera, conforme a lo dictaminado por la autoridad sanitaria, únicamente mantiene las consultas de atención médica prioritaria (emergencias oftalmológicas) y cirugías. Los invitamos a visitar la página web https://www.apec.org.mx/ y las redes sociales para conocer los anuncios sobre los servicios que se estarán brindando ante la evolución de la pandemia.

[i] Instituto Federal de Telecomunicaciones. (2020). En México hay 80.6 millones de usuarios de internet y 86.5 millones de usuarios de teléfonos celulares: ENDUTIH 2019. 13 de abril de 2020, de sitio web:
[ii] All About Vision. (2019). Consejos para evitar la fatiga ocular informática. 13 de abril de 2020, de sitio web:  https://www.allaboutvision.com/es/sindrome-visual-informatico/alivio.htm
[iii] Ibídem
[iv]  Ibídem
[v]   Ibídem
[vi]  Ibídem
[vii] Ibídem

NACIONAL|AGRICULTURA: CNA pede que lavoura nacional e agricultores não sejam esquecidos

Em discussão no 2.º Fórum Nyéléni Europa estará a construção da soberania alimentar
Em carta aberta aos órgãos de soberania, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) defende medidas específicas para salvaguardar a produção nacional, a segurança alimentar e a agricultura familiar.

Na missiva enviada ao Governo, Presidente da República e presidente da Assembleia da República, a CNA apela a que as «restrições às movimentações não atinjam indiscriminadamente a produção agrícola e alimentar, e reitera a necessidade de uma outra política que apoie a Agricultura Familiar e a Produção Nacional». 

«Perante uma situação de dificuldades acrescidas», os agricultores frisam que «já ninguém pode desmentir a importância» de aumentar a produção nacional de bens alimentares, «primeiramente para consumo das populações, elevando com isso o nosso grau de auto-abastecimento».

A CNA considera que, «para além dos problemas da falta de escoamento e dos baixos preços na produção, os agricultores portugueses e a agricultura familiar em especial estão a ser confrontados com problemas novos», decorrentes da actual crise motivada pela Covid-19.

Nesse sentido, reclama que, entre outras medidas, a lavoura não seja penalizada pelas contingências e consequências específicas da crise, e sejam tomadas medidas concretas para evitar o colapso financeiro de associações agrícolas e de organizações de produtores, a par da manutenção em funcionamento, e mesmo a abertura temporária, de mercados de produtos alimentares, assegurando as condições de controlo sanitário e a garantia de escoamento dos produtos também dos produtores de carne, que vendiam principalmente para o sector da restauração.

A CNA defende ainda a necessidade de «acautelar os níveis das reservas de factores de produção e os serviços vitais ao funcionamento da produção agrícola», e a criação de uma linha de crédito bonificada, «e a longo prazo (15 anos), para acesso de agricultores, cooperativas agrícolas e pequenos comerciantes de bens agro-alimentares».

A confederação agrícola salienta que a produção de alimentos não pode continuar a ser encarada como «um mero negócio internacional à custa de produtores e consumidores», e reafirma a «determinação dos pequenos e médios agricultores e da agricultura familiar, que constituem a vastíssima maioria das explorações agrícolas, em continuar a produzir».

abrilabril

NACIONAL|AGRO-PECUÁRIA: Produtores de bovinos não conseguem escoar produção

A Associação Nacional de Criadores da Raça Arouquesa (ANCRA) alerta que, se não houver intervenção do Estado, o minifúndio e a agricultura sustentável correm o risco de desaparecer.

As feiras agrícolas canceladas, os restaurantes fechados e o encerramento de mercados e feiras municipais estão a levar os produtores de bovinos de raças autóctones ao desespero.

A impossibilidade de escoarem os seus produtos, mantendo os custos das explorações, coloca em risco a continuidade da produção e a manutenção destas empresas, tal como dos respectivos postos de trabalho. Segundo a ANCRA, este é mesmo o momento «mais difícil», salientando que, se não houver ajuda estatal perante a forte perda de rendimenos dos produtores da raça Arouquesa, o minifúndio e a agricultura sustentável poderão «desaparecer».

A denúncia, comum a todas as raças autóctones de bovinos do País, designadamente à Mirandesa, levou o grupo parlamentar do PCP a questionar a ministra da Agricultura sobre que medidas estão a ser implementadas de apoio à manutenção da actividade dos produtores.

Os comunistas pretendem saber se o Governo considera intervir no mercado, designadamente «retirando produção a preços justos aos produtores, com o apoio e intervenção das estruturas existentes», e, entre outras, que medidas estão a ser desenvolvidas com vista a garantir, no actual cenário de quebra de vendas, rendimentos que permitam assegurar o alimento e a manutenção dos animais.

Mas tendo em conta também, sublinham na missiva enviada a Maria do Céu Albuquerque, que estes pequenos e médios produtores agropecuários representam «uma valia inestimável para a defesa do Interior e do mundo rural» e contribuem para a produção alimentar a nível nacional. 

Em Portugal há cerca de 12 mil produtores de bovinos, caprinos, ovinos e suínos de raças autóctones, na sua maioria pequenos produtores que, sem poder parar a produção, ficaram sem mercado e sem rendimentos devido à pandemia.

abrilabril

GRUPO “OS MOSQUETEIROS” REFORÇA PROJECTO “ENCERRADA MAS DE PORTA “ABERTA” DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA


O projecto “Encerrada, mas de porta “aberta”, levado a cabo pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, recebeu um novo impulso, graças à disponibilidade e continuo apoio do Grupo Os Mosqueteiros, que através da responsabilidade social da referida empresa, voltou a doar um vasto conjunto de bens, nomeadamente centenas de produtos para higiene pessoal, sabonetes líquidos, gel para bebé, espumas para barbear, desodorizantes, champôs, dentífricos, branqueadores e escovas para higiene de dentes e muitos outros, provenientes de um dos seus ramos de negócio e que certamente, vai contribuir para atenuar algumas dificuldades que as famílias mais necessitadas estão a viver. 

Para além da distribuição diária de bens alimentares, com este gesto altruísta da Administração do Grupo Os Mosqueteiros, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, reforça o apoio ás suas famílias, contribuindo deste modo através do projecto “Encerrada, mas de porta “aberta”, para dar cumprimento ás recomendações da Direção Geral de Saúde, nomeadamente do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavírus (COVID-19), doando os produtos de higiene proporcionando desta forma o incremento da higienização pessoal dos membros das famílias que acompanha, contribuindo assim, para prevenir e diminuir a evolução epidemiológica. 

Esta iniciativa que tem como principal objetivo, a exclusiva finalidade de continuar a prover necessidades sociais prementes e que atingem grupos sociais carenciados, continua a contar com o imprescindível apoio da colaboradora Dora Gentil, que cumprindo as medidas de segurança e proteção, determinadas pela DGS e implementadas no Plano de Contingência elaborado pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense continua diariamente, no período da manhã a distribuir os bens pelas referidas famílias.

MUNICÍPIO DA COVILHÃ DISTRIBUI MÁSCARAS A TODA A POPULAÇÃO

Covid-19: Câmara da Covilhã distribui máscaras à população ...

A Câmara Municipal da Covilhã vai começar na próxima semana a distribuir máscaras laváveis, reutilizáveis e certificadas aos munícipes. 

As máscaras de proteção individual estão a ser produzidas por um consórcio de empresas que inclui unidades de produção a laborar no concelho da Covilhã. Toda a logística que uma operação desta natureza implica está já a ser preparada, prevendo-se que tenha início durante a próxima semana. Na cidade da Covilhã, a distribuição ficará a cargo de agentes da PSP e da GNR, acompanhados por funcionários da autarquia, no sentido de envolver as forças de autoridade nesta iniciativa de proximidade, transmitindo aconselhamento e seguranças aos cidadãos. Em simultâneo, serão entregues máscaras às Juntas de Freguesia para que procedam à distribuição junto das respetivas populações locais. 

Para Vítor Pereira, Presidente do Município da Covilhã, “estas máscaras vão ser decisivas, não só para evitar a propagação do coronavírus, mas também para dar mais segurança e confiança aos covilhanenses para que retomem as suas atividades”. Embora reforce que “temos de continuar a ser vigilantes e responsáveis, seguindo as orientações das autoridades de saúde, para controlar o surto pandémico”, o autarca considera também da maior importância “a segurança e proteção das populações, agora e no período de pós-confinamento e de progressivo regresso à normalidade que se segue”.

COVID-19: AUTARQUIA DA COVILHÃ TRANSFERE VERBAS PARA AS FREGUESIAS

CMC: Pelouros atribuídos
A Câmara Municipal da Covilhã vai transferir mais de 50 mil euros para as Freguesias no âmbito das medidas de prevenção e combate à pandemia de covid-19. 

Este apoio financeiro destina-se a ajudar as freguesias a concretizar ações de prevenção do contágio, de desinfeção de locais públicos ou de apoio aos mais idosos neste contexto de crise sanitária, juntando-se a outras medidas da autarquia já em curso ou a iniciar em breve. 

O Presidente do Município, Vítor Pereira, considera que “é muito importante ajudar as Freguesias e este é o apoio financeiro que nos é possível prestar, por ora. O combate que estamos a travar exige muitos recursos, muita união e a colaboração de todos e de todas as entidades do concelho da Covilhã. Aproveito para agradecer, nas pessoas das Senhoras e Senhores Presidentes de Junta, o empenho e a disponibilidade total que as Freguesias têm evidenciado na defesa das suas populações, neste momento tão difícil que atravessamos”. 

COVA DA BEIRA UNIDA NO COMBATE À COVID-19

Entrou hoje em funcionamento, no Complexo Desportivo da Covilhã, o Centro de Rastreio da Covid-19. Esta estrutura, que permitirá reforçar a capacidade de resposta na deteção da Covid-19, resulta do esforço conjunto das autarquias da Covilhã, Belmonte e Fundão, do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, do Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira (ACES-CB), da Universidade da Beira Interior e do Labfit – HPRD. 

O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, destaca o investimento conjunto dos Municípios da Covilhã, Belmonte e Fundão nesta estrutura, no valor de 150 mil euros, e sublinha a união das três autarquias: “Esta é a prova de que os Municípios da Cova da Beira estão unidos e movidos pelo mesmo propósito: salvar vidas e garantir a saúde da comunidade". 

Para o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, João Casteleiro, “este é um bom exemplo da sinergia das entidades envolvidas na criação desta estrutura de rastreio. Não pode ser só a saúde a fazer o esforço para testar a população”, afirmou o responsável, elogiando o esforço conjunto e a atitude proativa das autarquias e das entidades envolvidas. 

O Centro de Rastreio está capacitado para a realização de 50 testes diários e vai dar resposta a eventuais casos de infeção que venham ser assinalados, mediante prescrição médica e marcação, pelas autoridades de saúde.

Em tempo de COVID-19 a limpeza pública é prioritária


O trabalho de limpeza e higienização dos espaços públicos continua a merecer a atenção da Câmara Municipal de Évora e das Juntas de Freguesia da cidade. 

A Câmara Municipal de Évora, em parceria com as três Uniões de Freguesias da área urbana da cidade, e com a colaboração de algumas empresas, tem vindo a proceder a trabalhos de limpeza e higienização de espaços públicos. Recentemente foram realizadas intervenções nos bairros das Fontanas, Cartuxa, Tapada do Ramalho, Vista Alegre e Av.ª Arantes e Oliveira.

Estas ações de reforço da higiene em espaços públicos, como indicado pela Direção-Geral de Saúde, incidem, por um lado, no mobiliário urbano sujeito a grande utilização e, por outro, nos espaços mais críticos e de maior circulação, como são as áreas circundantes do hospital e das unidades de saúde, de lares de terceira idade ou do Complexo Desportivo, agora a funcionar como Área Dedicada Covid-19.

O Município agradece o elevado espírito cívico que tem vindo a ser demonstrado pelos cidadãos eborenses, esperando que todos continuem a colaborar no sentido de manter a cidade limpa. Não esqueça que os sacos de lixo devem ser bem fechados antes de serem depositados nos contentores e a acumulação de resíduos sólidos no exterior deve ser evitada.

Câmara Municipal de Évora constrói via de ligação entre o PITÉ e a Rotunda do Bairro de Almeirim


Foi ontem assinado, nos Paços do Concelho, o contrato de adjudicação da empreitada de construção do troço viário que irá ligar o Parque Industrial e Tecnológico de Évora (PITÉ) à rotunda do Bairro de Almeirim.

Trata-se de uma obra importante na medida em que irá abrir uma segunda via de acesso ao PITÉ, permitindo assim maior fluidez e consequente descongestionamento do intenso tráfego automóvel resultante do movimento pendular de milhares de viaturas que, diariamente, entram e saem pelo único acesso até agora existente.

A obra cujo contrato de adjudicação foi hoje assinado tornará ainda possível um acesso mais rápido e direto ao Parque de Indústria Aeronáutica, ligando funcionalmente estas duas unidades de acolhimento empresarial. Por outro lado, a abertura desta via de ligação, na extensão de cerca de 500 metros, irá criar condições à Câmara Municipal para iniciar a segunda fase de expansão do PITÉ, já que a via a ser construída permitirá libertar terreno infraestruturado para a criação de mais seis lotes.

O ato de assinatura teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e teve como intervenientes o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e a Administradora da empresa Construções Pragosa SA, Maria da Piedade Pragosa. A obra agora adjudicada representa um investimento de quase 645 mil euros e deverá decorrer pelo prazo de 180 dias, contados a partir da data da consignação.

Encontro entre Município de Leiria e Associações de Pais e Encarregados de Educação define soluções para apoiar alunos e famílias no ensino à distância


Jornal de Leiria - Município de Leiria apresenta orçamento de 81,2 ...
Município de Leiria promove aquisição e empréstimo de 300 computadores e 300 sistemas de acesso à internet para apoiar famílias e dar resposta à situação criada pelo fecho das escolas como medida de combate à pandemia pela COVID-19. 

Na passada sexta-feira, dia 17 de abril, o VII Encontro de Associações de Pais e Encarregados de Educação acolheu 32 associações que deram voz às preocupações das famílias perante o atual estado de confinamento das crianças. 

O ensino à distância foi o mote proposto para o encontro, desta vez recorrendo a uma plataforma digital, que serviu de pano de fundo para muitas questões levantadas em torno da manutenção dos programas de Atividades de Apoio a Alunos e Famílias (AAAF) e a Componente de Apoio à Família (CAF) nos meses que se avizinham, bem como o modelo de transportes escolares a adotar aquando do regressa às aulas presenciais para os alunos do 11ª e 12 anos de escolaridade. 

Neste encontro foi ainda abordada a falta de equipamento informático e de acesso à internet por parte de muitas das crianças do concelho, verificando-se, no entanto, que a maior preocupação por parte das famílias se cinge à gestão familiar diária: filhos em diferentes graus de escolaridade, acesso simultâneo a sessões síncronas e assíncronas propostas pelas escolas, assim como a multiplicidade de plataformas usadas. 

Dado o atual contexto, é reconhecido o esforço da autarquia, dos professores e dos pais, num processo de adaptação em que estamos todos a aprender, sem retirar desta equação as crianças e jovens que se defrontam com esta disruptiva situação. 

A Vereadora da Educação, Anabela Graça, informou os responsáveis pelas APEE das várias medidas tomadas pelo Município com vista a dar resposta à situação criada pelo fecho das escolas como forma de combate à pandemia pela COVID-19, de onde se destaca a aquisição e empréstimo de 300 computadores e 300 sistemas de acesso à internet para alunos do escalão A, sinalizados em cada Agrupamento de Escolas e Escolas Secundárias, que complementa o empréstimo de todo o equipamento informático já presente nos estabelecimentos de ensino. 

Acrescentou ainda a criação da Linha de Apoio Psicológico, numa parceria entre a Equipa Multidisciplinar do Município e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Leiria, a distribuição de equipamento de proteção individual (EPI) para as escolas que vão acolher aulas presenciais para o ensino secundário, bem como a manutenção das obras previstas para os jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo até ao final do verão. 

A responsável pelo pelouro da Educação partilhou ainda a sua preocupação relativamente ao número reduzido de famílias que procura o serviço de refeições disponível nas escolas e anunciou uma campanha de informação mais dirigida e reforçada para apoiar aqueles que socialmente são mais vulneráveis.
 

Topo Norte do Estádio de Leiria transformado em centro de atração de investimento na área tecnológica

Serviços de Finanças no Topo Norte do Estádio de Leiria
O Município de Leiria aprovou esta terça-feira em reunião de Câmara uma alteração ao projeto-base para transformação do topo norte do Estádio Municipal de Leiria num Centro de Negócios de forma a dotá-lo das infraestruturas que o tornem atrativo ao investimento na área das novas tecnologias, espaço que passará ainda a acolher um Centro Associativo e de Artes. 

No que diz respeito ao Centro de Negócios de Leiria, a grande alteração passa pela melhoria das instalações em termos técnicos, tecnológicos e de segurança do edifício, que se torna moderno e inteligente. Será feita a instalação de um piso técnico essencial para permitir a instalação de empresas de matriz tecnológica, destacando-se ainda uma alteração na fachada interior do Estádio, de forma a permitir a visualização do relvado e a criação de uma zona de lazer. 

O projeto base para o Topo Norte, em que foi necessário efetuar um reforço das medidas de segurança, contempla ainda um Centro Associativo e de Artes para acolher todo o tipo de associações e atividades culturais, com pisos destinados para a prática de Dança, para a Música e para a prática de Artes Performativas e Artes Plásticas. 

Quanto à Torre Nascente, após um longo processo negocial com vista à alienação deste espaço à Autoridade Tributária, esta instituição acabou por recuar, passando a pretender o arrendamento do mesmo, mas numa área inferior à inicialmente negociada. 

Com este investimento, pretende-se a conclusão de todo o Edifício do Topo Norte do Estádio Municipal de Leiria, contribuindo para a sua sustentabilidade, numa área de intervenção de 26.573,00 m2. 

O projeto base passa a ter uma estimativa de custos de 12.997.860,86, um acréscimo que se justifica pela melhorias introduzidas, de forma tornar este espaço atrativo para investidores. 

As alterações ao projeto resultam da participação de um conjunto de entidades externas, como o Instituto Politécnico de Leiria, NERLEI e o grupo TICE.Leiria, e diversas entidades associativas, quer da área da cultura quer da área do desporto, no caso do Centro Associativo, tendo os contributos apresentados enriquecido o projeto. 

O investimento previsto para o Topo Norte do Estádio Municipal será, a médio prazo, fundamental para produzir investimento na produtividade e na inovação, sendo fundamental para o período pós-Covid-19, em que são necessários novos rumos estratégicos para a economia de Leiria. 

A inovação cria aumento de competitividade e é atualmente considerada um fator decisivo no crescimento económico da sociedade. Para isso, é importante que a inovação seja valorizada e devidamente reconhecida e, em vez de ser vista como um gasto, seja entendida como um investimento”, refere a deliberação, em que se explica que as alterações propostas ao projeto são uma aposta clara na qualidade do edifício, sendo uma fonte de vantagem competitiva para o complexo e uma ferramenta valiosa para competir no mercado. 

Com este investimento, pretende-se que Leiria seja uma cidade de negócios, empreendedorismo, inovação e cultura, aberta a empresas e talento de todas as proveniências. Para que tal seja atingido, tem de haver uma envolvente favorável ao investimento, sendo que um desses fatores passa pela inovação e pela existência de infraestruturas e equipamentos que a potenciem. 

Pretende-se ainda que este investimento incremente o acesso a recursos humanos altamente qualificados, custos competitivos, investigação e inovação, contribuindo para um ambiente de negócios amigo do investidor e excelente qualidade de vida. 

Estes fatores, juntamente com as infraestruturas e acessibilidade e o património e cultura local, farão de Leiria um melhor local para investir, trabalhar e viver. 

Inaugurado em 2003, o Estádio Municipal de Leiria foi um dos palcos da fase final do Europeu de Futebol em 2004, encontrando-se o topo norte por concluir desde essa data. 

A deliberação foi aprovada com os votos favoráveis dos vereadores do PS e abstenção dos vereadores do PSD.

CÂMARA MUNICIPAL ANUNCIOU CANCELAMENTO DAS FESTAS DE S JOÃO E FEIRA DO VINHO VERDE


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva anunciou ontem, ao final do dia, o cancelamento dos grandes eventos recreativos, culturais, sociais e desportivos agendados no concelho para o presente ano, tendo em conta o momento difícil que atravessamos, vivendo-se um período que ficará na memória de todos e nos registos da história da humanidade.

Neste contexto, e atendendo ao alargamento progressivo da pandemia COVID-19 em Portugal, o Município de Castelo de Paiva viu se obrigado a tomar medidas que garantam uma resposta adequada à protecção de famílias, dos mais carenciados, ao melhor apoio das IPSS e da Rede Social e de ajuda às empresas de forma a manter os empregos, atempada e articulada estrategicamente, com um plano financeiro que acautele a acção municipal, que nesta situação difícil e extraordinária se impõe.
Assim, porque à responsabilidade individual, precisamos de somar respostas sociais mais fortes, o Executivo Municipal de Castelo de Paiva, liderado por Gonçalo Rocha, decidiu avançar com suspensão de um vasto conjunto de iniciativas recreativas, culturais e desportivas, previstas no plano de actividades municipal para o presente ano, com especial destaque para a Feira Social, Festas de S. João, Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato e também os Jogos Desportivos.

Para o edil paivense, importa é minimizar as consequências desta pandemia provocada pelo novo coronavírus, que veio alterar os nossos hábitos, a nossa rotina e exigir a cada um de nós um esforço que é fundamental para conseguirmos ultrapassar este desafio que nos foi imposto, sendo que, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva lamenta profundamente estas medidas, mas realça que, as pessoas e a defesa da sua saúde estão em primeiro lugar, acrescentando que os eventos são importantes sob vários aspectos, desde logo pela dinâmica que potencia na economia local e pelo saudável entretenimento da população e de quem nos visita, mas a prioridade, agora e no futuro próximo, é ajudar a reerguer as associações e as empresas do nosso concelho e apoiar as pessoas que estão a sofrer com esta pandemia que teima em não dar tréguas.

Carlos Oliveira

Empresas já pediram diferimento de 445 ME de impostos ou contribuições sociais

Empresas já pediram diferimento de 445 ME de impostos ou ...
O ministro da Economia disse hoje que as empresas portuguesas já pediram o diferimento do pagamento de impostos e contribuições para a Segurança Social no valor total de 445 milhões de euros.
O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, falava na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, na Assembleia da República, em Lisboa, sobre as consequências económicas da pandemia de covid-19 e das medidas de combate à sua propagação, que causaram uma "contração absoluta da atividade económica".
Referindo-se à "mais brusca e violenta contração da história da humanidade, provavelmente", que "terá consequências muito grandes", Siza Vieira sublinhou que as prioridades do ministério que lidera passaram por assegurar o alívio da tesouraria das empresas, tentar preservar o emprego e a capacidade produtiva das empresas, bem como medidas de proteção das famílias.
Nesse sentido, foi permitido o diferimento de "um conjunto muito significativo" de obrigações fiscais e contribuições para a Segurança Social, tendo já sido feitos pedidos pelas empresas que totalizam os 445 milhões de euros em diferimentos deste género.
Quanto ao 'lay-off' simplificado, outra das medidas tomadas pelo Governo para apoiar as empresas, o ministro da Economia adiantou que há já 1,84 milhões de trabalhadores neste regime, principalmente das áreas da restauração e comércio.
Já os apoios a fundo perdido representam 635 euros por posto de trabalho, uma média de 5.085 por empresa, acrescentou o ministro.
Quanto ao emprego, de acordo com o governante, em 16 de abril, havia mais 58 mil inscritos para pedido de subsídio de desemprego, comparando com a mesma data do ano anterior.
Também as medidas de apoio às famílias, para quem teve de ficar em casa para acompanhar filhos menores de 12 anos, já abrangem mais de 170 mil pessoas.
O ministro da Economia disse também que a linha de crédito criada inicialmente no valor de 200 milhões de euros e depois alargada para 400 milhões "está neste momento absolutamente esgotada".
Lusa