sábado, 23 de outubro de 2021

Atividade semanal nacional da GNR

 A Guarda Nacional Republicana, realizou as seguintes ações entre os dias 15 e 21 de Outubro

  1. Detenções373 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 182 por condução sob o efeito do álcool;
  • 70 por condução sem habilitação legal;
  • 24 por tráfico de estupefacientes;
  • 14 por furto;
  • 11 por posse ilegal de armas e arma proibida;
  • Sete por violência doméstica.

  1. Apreensões:
  • 835 doses de canábis;
  • 462 doses de haxixe;
  • 229 doses de cocaína;
  • 22 pés de canábis;
  • 25 armas de fogo;
  • 521 munições.

  1. Trânsito:

Fiscalização7 952 infrações detetadas, destacando-se:

  • 2 707 excessos de velocidade;
  • 604  por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 317 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 311 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 287 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 240 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 200 por falta de seguro de responsabilidade civil.

Benfica abre inquérito por alegado envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD 'encarnada', informou hoje o clube, em comunicado.

“Tendo em conta as recentes notícias vindas a público, o Sport Lisboa e Benfica informa que vai iniciar, de imediato, um processo de averiguação interno quanto ao possível envolvimento de dois colaboradores seus num alegado negócio respeitante à transação de participações qualificadas da sua SAD”, refere o clube lisboeta, no sítio oficial na internet.

De acordo com uma notícia publicada hoje pelo jornal Nascer do Sol, o antigo presidente Luís Filipe Vieira terá contado com a ajuda de dois colaboradores do clube, a quem terá prometido elevadas comissões no negócio, para reunir secretamente 25% do capital da SAD, com o objetivo de venda ao empresário norte-americano John Textor.

O norte-americano encontrou-se, entretanto, na quinta-feira, com a nova direção do Benfica, presidida por ex-futebolista Rui Costa, e reiterou a vontade de participar na vida do clube, que gostaria de ver cotado na bolsa de Nova Iorque.

“O encontro decorreu de forma cordial e o sr. John Textor ficou de enviar informação adicional sobre as intenções que tem para o Benfica, para posteriormente serem objeto de avaliação e análise por parte da direção. Não está prevista, por agora, qualquer nova reunião com o sr. John Textor”, informou o Benfica.

O empresário celebrou um acordo com o português José António dos Santos, maior acionista individual da SAD ‘encarnada’, para aquisição de 25% do seu capital social, facto comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), já depois de Luís Filipe Vieira ter sido detido em julho.

No processo designado Cartão Vermelho, o antigo presidente do Benfica, que teve de prestar uma caução de três milhões de euros, está indiciado por abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, fraude fiscal e abuso de informação, numa investigação que envolve negócios e financiamentos superiores a 100 milhões de euros, com prejuízos para o Estado, SAD do Benfica e Novo Banco.

Madremedia/Lusa

Crocodilos, cavalos-marinhos e corais brancos. ASAE apreende 14 espécimes de espécies protegidas em Loulé

A ASAE apreendeu em Loulé 14 espécimes de espécies protegidas que estavam a ser transacionados por 1.815 euros, e cópias de certificados CITES alegadamente falsos, tendo sido constituído um arguido, sujeito a termo de identidade e residência.

Em comunicado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), apreendeu 14 espécimes de seis espécies protegidas, designadamente, três espécimes de crocodilos de duas espécies, quatro cavalos-marinhos, quatro corais brancos, uma concha rainha e duas mandíbulas de raia viola.

Foi ainda apreendida documentação diversa, incluindo duas cópias de certificados comunitários CITES, por suspeita de falsificação, tendo a ação contado com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), na qualidade de perito.

A CITES é um Acordo Internacional ao qual os países aderem voluntariamente, envolvendo atualmente um total de 183 países, com o objetivo de assegurar que o comércio de animais e plantas não ponha em risco a sua sobrevivência no estado selvagem.

A convenção atribui diferentes graus de proteção a cerca de 5.800 espécies de animais e 33.000 espécies de plantas.

A União Europeia possui regras mais restritivas do que as da Convenção, regendo-se por um Regulamento que distribui as espécies em quatro anexos.

Madremedia

Imagem: Jornal do Algarve

Alto Minho avisa multinacionais de exploração mineira que “não são bem-vindas”

O socialista Miguel Alves, em representação de cinco municípios do distrito de Viana do Castelo, alertou hoje as multinacionais de exploração mineira que "não são bem-vindas" e que região vai "lutar" contra a exploração de lítio na Serra d'Arga.

O presidente da Câmara de Caminha, que falava durante uma manifestação que juntou, segundo a organização, mais de 1.300 pessoas, em nome dos colegas de Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura (PS) e Ponte de Lima (CDS-PP) disse que a “mensagem” do protesto “é muito clara”.

“O Minho tem gente hospitaleira, mas aqui no nosso território, aqui na Serra d’Arga as multinacionais de exploração mineira não são bem-vindas”, afirmou Miguel Alves.

Com o chafariz da Praça da República, em Viana do Castelo, como palco das intervenções que fecharam o protesto, ao início da tarde, Miguel Alves apelou à união: “Este é um caminho em que temos de estar juntos, onde temos de estar fortes”, exortou.

O desfile de protesto, que durante cerca de duas horas percorreu as principais ruas de Viana do Castelo, foi animado por tocadores de concertina e cantadores ao desafio. A marcha integrou ainda representantes de partidos políticos, movimentos e associações de todos os concelhos, de várias regiões do país e, da Galiza.

A ação foi convocada pela Corema – Movimento de Defesa do Ambiente e Património do Alto Minho, o movimento em Defesa da Serra da Peneda e Soajo, o movimento SOS Serra d’ Arga, do distrito de Viana do Castelo, e o movimento SOS Terras do Cávado, de Barcelos, distrito de Braga, como resposta à abertura da consulta pública, iniciada pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) do relatório de avaliação ambiental preliminar do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio das oito potenciais áreas para lançamento de procedimento concursal.

O período de consulta, inicialmente previsto até 10 de novembro, foi prorrogado pela DGEG para 10 de dezembro, após a contestação de partidos políticos, autarquias e movimentos cívicos.

Entre as oito áreas previstas para integrar o concurso internacional para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de lítio encontra-se uma área de perto de 25 mil hectares de Arga, que abrange os concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo e Ponte de Lima.

A Serra d’Arga está atualmente em fase de classificação como Área de Paisagem Protegida de Interesse Regional, numa iniciativa conjunta daqueles quatro concelhos.

Pelo movimento SOS Serra d’Arga, Carlos Seixas, exigiu ao Governo “que retire, imediatamente, a zona de Arga” daquele concurso público.

“O povo do Minho saiu à rua para dizer que é o povo que decide o que fazer com o seu território. O povo saiu à rua para dizer que o respeito pelos cidadãos tem de se estender ao mundo rural. O povo saiu à rua para dizer que os habitantes de uma região afetada por uma decisão política nacional devem, têm de ser consultados e sua decisão deve ser vinculativa, tem de ser vinculativa. Se não for assim damos razão ao secretário de Estado da Energia, João Galamba, que disse ser inaceitável dar poder de veto à população. É o mesmo que dizer que a democracia é inaceitável”, afirmou.

O porta-voz do Movimento SOS Serra d’Arga acrescentou que o “património” da região “é muito mais valioso que qualquer ouro”, que o “ouro branco” da região “é outro e não se chama lítio”.

Covid-19: Incidência sobe na Alemanha, Rússia e Ucrânia com máximos de casos e de mortes

A Alemanha atingiu pela primeira vez desde maio os 100 novos casos de covid-19 por cada 100.000 habitantes, enquanto a Rússia e a Ucrânia voltaram a bater os recordes no número de infeções e de mortes.

Na Alemanha, segundo dados os Instituto Robert Koch (RKI) de virologia, atualizados hoje, a incidência acumulada nos últimos sete dias atingiu os 100 novos por cada 100.000 habitantes, observando-se na última semana e meia uma clara tendência de alta. Segundo o RKI, entre terça e sexta-feira, a incidência subiu de 75,1 para 95,1.

A última vez que a incidência ultrapassou os 100 foi a 13 de maio passado, com 104 casos novos por 100.000 habitantes, tendo caído no dia seguinte para 97.

Os números são particularmente elevados nos estados federais da Turíngia, com uma incidência de 206,3, Baviera (163,7), Saxónia (159) e Baden-Württemberg (127,9), enquanto Berlim, com 115,8, ultrapassa também a marca de 100 novos casos por 100.000 habitantes.

O RKI já tinha alertado na quinta-feira no relatório semanal para uma aceleração do aumento das infeções face à aproximação do outono e do inverno.

Além disso, os novos casos este ano são “claramente maiores” do que no mesmo período do ano passado. A percentagem de casos positivos nos testes de PCR realizados em laboratórios continua a aumentar, de 6,6%, entre 04 e 11 de outubro, para 8,3% nas semanas seguintes, refere o RKI.

As autoridades de saúde alemãs confirmaram 15.145 novas infeções nas últimas 24 horas e 86 mortes associadas à covid-19, enquanto os casos ativos na Alemanha chegam a cerca de 157.400. Até sexta-feira, 69,1% da população da Alemanha tinha sido vacinada, 66,2% com o regime completo.

O Governo alemão afirmou já estar “vigilante” face à nova onda de infeções em todo o país e em todas as faixas etárias e avisou que a situação pode piorar com a aproximação do inverno.

Desde o início da pandemia, a Alemanha acumulou 4.452.425 casos de covid-19, doença a que estão associadas 95.077 mortes.

Em Moscovo, as autoridades sanitárias registaram hoje, pelo terceiro dia consecutivo, um novo recorde de mortes e de novos casos, com 37.678 infeções e 1.075 óbitos, sinais da violência com que a nova onda epidémica está a assolar o país.

Desde junho que a Rússia está a ser confrontada com uma nova vaga da pandemia, provocada pelo surgimento de variantes mais agressivas, associada ao incumprimento das restrições, como uso de máscara, e às grandes dificuldades que o país está a sentir na campanha de vacinação.

Desde o início da pandemia, a Rússia acumulou 229.528 mortes, o que torna o país com maior número de óbitos na Europa. No entanto, os dados oficiais são largamente subestimados, com a agência de estatísticas Rosstat a dar conta de que, até agosto, mais de 400.000 pessoas morreram devido ao novo coronavírus.

Na Ucrânia, onde a taxa de vacinação é uma das menores da Europa, as autoridades sanitárias locais deram hoje conta de, pelo segundo dia consecutivo, um novo recorde de novas infeções e de óbitos, com 23.785 infeções e de 614 mortes nas últimas 24 horas.

Em Kiev, as autoridades locais anunciaram na sexta-feira o encerramento das escolas por duas semanas, tendo medidas semelhantes sido aplicadas noutras regiões do país com um alto nível de contágios, considerando que o aumento das infeções se deve a um ritmo lento no processo de vacinação num país com 41 milhões de habitantes.

Os ucranianos podem escolher livremente entre as vacinas da Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Sinovac, mas apenas cerca de 15% da população está totalmente vacinada, o nível mais baixo da Europa, apenas atrás da Arménia.

Desde o início da pandemia, as autoridades ucranianas contabilizaram mais de 2,7 milhões de infeções e cerca de 63.000 mortes.

A covid-19 provocou pelo menos 4.926.579 mortes em todo o mundo, entre mais de 242,39 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse (AFP), divulgada sexta-feira.

Madremedia/Lusa

Imagem: Panrotas

Vulcão italiano Etna tem nova erupção e provoca chuva de cinzas

O vulcão Etna, na ilha italiana da Sicília, voltou hoje a registar uma nova erupção, provocando uma chuva de cinzas nos municípios mais próximos, mas sem obrigar a interromper a atividade do aeroporto de Catânia.

O Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV) informou que, hoje de manhã, um fluxo adicional de material piroclástico foi expelido da cratera sudeste do vulcão, que já sofreu 52 convulsões desde fevereiro.

“O fluxo foi dividido em duas secções, a primeira em direção ao sul, parando [depois de percorrer] algumas centenas de metros, e uma segunda em direção ao Vale do Bove”, adiantou o instituto em comunicado.

A expulsão de lava provocou uma chuva de cinzas que se espalhou para nordeste e caiu nas cidades de Piedimonte e Linguaglossa, mas também numa parte da estrada que une Catânia a Messina.

A atual fase eruptiva do Etna não afetou, até agora, as operações do aeroporto de Catânia, que permanece totalmente operacional.

A maior associação de agricultores da Itália, a Coldiretti, avisou que estes episódios estão a causar sérios prejuízos às lavouras da região e pediu uma intervenção urgente do Governo para “proteger os empresários agrícolas”.

A associação já tinha pedido, em setembro, que fosse aprovada “regulamentação ágil” para fazer frente à “emergência contínua” que a atividade do Etna está a provocar e aos custos adicionais para a limpeza das estruturas e dos campos.

Segundo o instituto italiano, as últimas erupções na cratera sudeste levaram o Etna a aumentar a sua altitude em 33 metros, estando agora o seu cume a 3.357 metros acima do nível do mar.

Desde 1980, a cratera nordeste era considerada a mais alta do vulcão siciliano, com 3.324 metros, tendo atingido, em 1981, uma altura máxima de 3.350 metros.

Madremedia

Imagem: Folha PE

De candeia às avessas: Bloco de Esquerda pondera voto contra Orçamento

Depois da reunião desta manhã, entre Catarina Martins e António Costa o BE permanece o afastamento face ao OE 2022.

Começou cedo e acabou sem acordo e em tom de ameaça a reunião a alto nível entre Governo e Bloco de Esquerda. Sem aproximação, o BE já fala em voto contra o Orçamento na votação na generalidade, marcada para quarta-feira.

"A manter-se este quadro, a Comissão Política proporá à Mesa Nacional a orientação de voto contra a proposta de Orçamento do Estado para 2022", avisa o partido de Catarina Martins.

Na reunião, o BE comunicou ao Governo que, até à votação na generalidade, "estará aberto à negociação".

Apesar das medidas anunciadas pelo Conselho de Ministros e a abertura ontem manifestada por António Costa, para o trabalho na especialidade, o Bloco de Esquerda considera que "na reunião desta manhã, o governo não realizou qualquer nova aproximação às nove propostas" apresentadas.

Judith Menezes e Sousa/TSF

Greves da função pública, professores e médicos. O calendário das paralisações nas próximas semanas

Os meses de outubro e novembro marcam o regresso de uma onda de contestações. Saiba quando e em que setores se realizam as paralisações e o que reivindicam federações e sindicatos.

  • 28 de outubro a 2 de novembro - Farmacêuticos

Os farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde exigem a concretização da residência farmacêutica, abertura de concurso para progressão na carreira e revisão do estatuto remuneratório.

  • 3 e 4 de novembro - Enfermeiros

Os enfermeiros contestam a “ausência total de diálogo” por parte do Ministério da Saúde em ouvir as reivindicações.

Consideram também que os cerca de 700 milhões de euros para reforçar o SNS previstos na proposta Orçamento do Estado para 2022 só serão bem empregues se estiverem em cima da mesa as áreas para as quais este acréscimo orçamental será afeto.

Os sindicatos dos enfermeiros dizem ainda que a greve foi limitada a dois dias devido à consciência que as estruturas sindicais têm das consequências para os utentes do SNS.

  • 5 novembro - Professores

No dia em que o ministro da Educação é ouvido no Parlamento, as duas federações de professores e outros sindicatos convergem numa greve nacional.

As estruturas sindicais justificam a greve precisamente com o OE2022, que dizem ignorar os problemas do setor, designadamente, questões que afetam a carreira docente e também os trabalhadores não docentes.

Outros dois sindicatos de professores convocaram greve também para o mesmo dia, como a Associação Sindical de Professores Licenciados e o Sindicato Nacional dos Profissionais de Educação.

  • 11 e 12 de novembro - Bombeiros

Os bombeiros profissionais fazem greve em protesto contra a proposta de OE2022, que dizem ter-se esquecido da classe. Os bombeiros reivindicam aumentos salariais, subsídio de risco igual ao das forças de segurança, num valor de 100 euros mensais, regulamentação de todo o setor dos bombeiros e proteção civil, revisão da tabela salarial dos bombeiros sapadores, bem como as 35 horas de trabalho.

Exigem também o direito à pré-reforma equiparada às forças de segurança, integração imediata da Força Especial de Proteção Civil nos quadros da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e enquadramento dos operadores das centrais da gestão de emergência dos comandos distritais e nacional de operações e socorro.

  • 12 de novembro - Função Pública e professores

Para a Frente Comum, da CGTP, que convocou a paralisação, o aumento salarial de 0,9% previsto na proposta orçamental não é suficiente, pois não permite recuperar poder de compra que tem sido perdido nos últimos 12 anos pelos trabalhadores.

Também a Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), da UGT, anunciou uma greve para o mesmo dia, 12 de novembro.

A Fesap entende que é preciso "dar voz ao protesto e descontentamento dos trabalhadores da administração pública" e avisou que a paralisação abrange os trabalhadores da administração pública, mas também todos os trabalhadores das IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social] e Misericórdias.

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) também anunciou a adesão à greve nacional da administração pública.

  • 22 a 24 de novembro - Médicos

Além de protesto contra Orçamento de Estado, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM)  exigem maior financiamento para a Saúde e dizem que os problemas já estão identificados desde o período pré-pandemia de covid-19 e que as soluções apresentadas “já têm anos”

Madremedia/Lusa

Medida IVAucher para os combustíveis é um “presente envenenado”, diz Automóvel Clube de Portugal

Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal, considera a pequena amortização uma maneira de "controlar os contribuintes", porque o desconto dos mesmos dez cêntimos poderia ser feito através do ISP, e diz que a medida "é um paliativo para inglês ver".

É um "presente envenenado". É assim que o presidente do Automóvel Clube de Portugal descreve a decisão do Governo, de devolver, através do IVAucher, uma parte do valor gasto em combustível. Cada pessoa pode recuperar de cêntimos por litro até ao limite de 50 litros por mês, na gasolina e no gasóleo. No entanto, para usufruírem da reposição, os contribuintes têm de aderir ao sistema IVAucher e assim receber o dinheiro diretamente na conta bancária.

Ouvido pela TSFCarlos Barbosa, presidente do ACP, considera que a medida não tem sentido. "Não só neste momento no IVAucher estão apenas cerca de um milhão de portugueses registados, como isto é uma maneira de controlar os contribuintes, porque eles podiam perfeitamente fazer o desconto dos mesmos dez cêntimos pura e simplesmente no ISP. A partir daí, não precisavam de fazer mais nada pelo IVAucher."

Carlos Barbosa considera, por isso, que "é um presente envenenado, porque as pessoas vão atrás para receberem cinco euros por mês, até ao máximo de 50 litros", e também que "é um paliativo para inglês ver, é um paliativo para dizer que o Governo fez alguma coisa, mas, no fundo, o Governo não fez absolutamente nada".

O presidente do ACP defende que o Executivo deveria ponderar um preço fixo para os combustíveis. "Devíamos ter, neste momento em que estamos a tentar recuperar a economia e em que vamos ter a bazuca, um preço de combustível decente. Começo a pensar se não valia a pena tornar a fixar os preços dos combustíveis e não liberalizar os preços..."

Carlos Barbosa lamenta: "Esta escalada, a que se tem assistido, de impostos tem sido uma coisa verdadeiramente louca e que os portugueses não conseguem aceitar."

O reembolso só é possível através da plataforma IVAucher, e, mesmo quem já está inscrito tem de revalidar essa inscrição. Em resposta à TSF, o Ministério das Finanças esclarece que é possível aderir ao programa a qualquer momento, e que só tem direito ao reembolso quem pagar os combustíveis com um cartão bancário.

Cristina Lai Men/Catarina Maldonado Vasconcelos/TSF

 

Challenger Series: Frederico Morais alcança 5.º posto no Pro France

Frederico Morais conquistou, este sábado, a 5.ª posição do Pro France, a terceira e penúltima etapa do novo circuito Challenger Series, que define as últimas vagas de acesso ao Circuito Mundial da World Surf League. Kikas foi o melhor português nas ondas de Hossegor e, depois de estar em grande forma ao longo de toda a semana, foi travado apenas nos quartos-de-final da prova gaulesa.

O dia final do Pro France até começou bem para o surfista português, que superou o australiano Jordan Lawler na oitava e última bateria dos oitavos-de-final. Utilizando a sua receita favorita, Frederico teve um início de heat muito forte, garantindo um score de 14,90 pontos, com a primeira onda a ser pontuada já na casa do excelente, com 8 pontos. Um triunfo sólido para Kikas, que deixou Lawler bem distante, com apenas 9,70 pontos.

Mais tarde, Morais teve pela frente o francês Michel Bourez no quarto e último heat dos quartos-de-final, num embate que colocou frente-a-frente os dois últimos competidores europeus em prova. Ambos membros da elite mundial, mas em situações muito diferentes, com Kikas a já estar qualificado para o CT de 2022, depois de ter terminado a presente temporada no top 10 mundial, enquanto Bourez a procurar garantir a requalificação por via deste circuito, em virtude de ter falhado o cut de qualificação do circuito mundial.

Apesar do começo mais forte de Frederico Morais, que dominou a primeira metade da bateria, Michel Bourez acabou por conseguir a reviravolta na parte final de um heat marcado pela falta de ondas de qualidade e pelos scores baixos. Com o surfista francês a somar 9,77 pontos, Frederico acabou eliminado por apenas 0,17 pontos. Uma derrota que não belisca as ambições de Frederico, uma vez que participa neste circuito apenas para ganhar forma. Ainda assim, além das excelentes performances ao longo da semana, ainda levou para casa um prize-money de 3,500 dólares.

Já Michel Bourez foi até à final, onde só foi travado pelo australiano Connor O’Leary, outro top mundial, com ambos a ficarem mais perto da requalificação. A prova feminina do Pro France também foi vencida por uma representante do circuito mundial que ficou com a requalificação praticamente garantida. A costarriquenha Brisa Hennessy foi a mais forte numa final em que enfrentou a australiana India Robinson.O dia final em Hossegor ficou ainda marcado por uma inovadora Expression Session feminina, que contou com algumas das melhores surfistas do Mundo, incluindo a sete vezes campeã mundial Stephanie Gilmore, e que foi vencida pela portuguesa Teresa Bonvalot, graças ao seu jogo aéreo.

Teresa já tinha sido uma das melhores portuguesas da prova feminina, ao terminar no 9.ª posto, a par de Carolina Mendes, depois de ambas terem sido eliminadas nos oitavos-de-final, ainda a meio da semana. Por sua vez, Yolanda Hopkins terminou no 17.º posto, enquanto Kika Veselko e Vasco Ribeiro, este na prova masculina, foram eliminados na ronda inaugural.

Contas feitas, Yolanda Hopkins é a melhor portuguesa no ranking, ocupando o 20.º posto do lado feminino, com 9000 pontos, a 3500 pontos do top 6, que dá acesso ao CT de 2022. Um pouco mais abaixo, no 23.º posto, com 8800, surge Teresa Bonvalot, enquanto Carolina Mendes está no 34.º posto, com 6250 pontos. Do lado masculino, Frederico Morais está no 24.º posto, embora já tenha o seu lugar na elite mundial garantido. Mais atrás surge Vasco Ribeiro, na 38.ª posição, com 6250 pontos, a 4250 do top 12, que dá acesso ao circuito mundial de qualificação.

A última etapa deste circuito acontece entre o final de Novembro e início de Dezembro, em Haleiwa, no Havai, e é lá que vão ser decididas as últimas 12 vagas para o circuito mundial masculino e 6 para o circuito mundial feminino.

Apesar de as contas não jogarem a favor dos surfistas portugueses, todos ainda têm possibilidade de conseguirem alcançar a qualificação, de forma a se juntarem a Frederico Morais na elite mundial. Para isso, o requisito na etapa final é bem elevado para praticamente todos. Só algo como uma presença nas meias-finais ou final, dependendo do resultado de terceiros, deverá ajudar o sonho lusitano nas ondas havaianas - o triunfo vale 10 mil pontos.

“Cold gun”. Assistente garantiu a Alec Baldwin que a arma era segura

A arma que o ator norte-americano Alec Baldwin disparou, esta quinta-feira, durante as gravações do filme 'Rust' no Novo México, matando acidentalmente a diretora de fotografia, foi-lhe entregue por um assistente de realização que lhe disse que seria segura.

O assistente de realização terá gritado"arma fria" ("cold gun") antes do tiro que matou Halyna Hutchins, de 42 anos, e feriu o diretor Joel Souza no Rancho Bonanza Creek.

No momento em que equipa de filmagem se preparava para ensaiar uma cena no local de rodagem do filme em que Baldwin é protagonista – um rancho no deserto em Santa Fe, no Novo México – o assistente de realização Dave Halls terá saído para ir buscar uma arma de adereço, voltando depois para a entregar ao ator Alec Baldwin.

No momento terá gritado a expressão ‘cold gun’, sinalizando que era seguro usar a arma, por não estar carregada com munições verdadeiras, revela o mandado de busca entregue a um tribunal de Santa Fe e citado pela AP.

 De acordo com a imprensa norte-americana, que cita o auto sobre o incidente, registado pela polícia de Santa Fé no tribunal local, o assistente de realização também não sabia que a arma tinha balas reais.

O mandado de busca contém alguns detalhes relativamente ao disparo, revelando que os investigadores queriam examinar a roupa ensanguentada usada por Baldwin, assim como a arma que foi disparada, as outras armas de adereço e munições usadas na rodagem do filme ‘Rust’, assim como quaisquer filmagens que pudessem existir.

A arma disparada era uma de três colocadas num carrinho de adereços fora da capela de madeira onde a cena estava a ser representada, segundo os registos.

De acordo com o mandado de busca, Halls retirou a arma do carrinho e entregou-a a Baldwin sem saber que estava carregada com cartuchos verdadeiros.

Não há ainda certezas sobre quantos cartuchos foram disparados, tendo um invólucro sido retirado da arma depois do acidente pela responsável pelo armeiro no local de rodagem, Hannah Gutierrez. A arma foi depois entregue à polícia quando chegou ao local.

Alec Baldwin, de 63 anos, declarou-se na sexta-feira devastado depois de na véspera ter acidentalmente matado a tiro, com uma arma que deveria ser um adereço, a diretora de fotografia do 'western' que rodava no Estado do Novo México.

Halyna Hutchins, de 42 anos, foi transportada de helicóptero para um hospital próximo do local das filmagens, onde foi declarado o óbito pelos médicos.

Também atingido, o realizador do filme, Joel Souza, de 48 anos, foi hospitalizado, mas, ao contrário do que foi inicialmente noticiado, não sofreu ferimentos graves e teve alta algumas horas depois.

Segundo a revista de entretenimento norte-americana Hollywood Reporter, que cita um porta-voz da produção do filme, tratou-se de "um acidente" envolvendo um adereço que deveria ter balas de pólvora seca, uma informação também confirmada pelos serviços do xerife do condado de Santa Fé.

Alec Baldwin, protagonista e coprodutor do filme, "Rust", apresentou-se voluntariamente à polícia e prestou declarações. Não foi feita qualquer acusação ou detenção, de acordo com o xerife.

A rodagem do filme foi suspensa por tempo indeterminado.

Madremedia

Novo executivo de Anadia reuniu pela primeira vez após tomada de posse


O novo executivo da Câmara Municipal de Anadia, liderado por Maria Teresa Cardoso, para o mandato 2021-2025, realizou a sua primeira reunião de trabalho no dia 21 de Outubro.

O executivo aprovou, por maioria, com os votos favoráveis dos vereadores do MIAP e a abstenção dos vereadores do PSD e PS, a delegação de competências da Câmara Municipal na sua Presidente, bem como a fixação de mais um vereador em regime de tempo inteiro, para além dos dois que a lei permite fixar. Ainda no decorrer dos trabalhos foi também aprovada, por unanimidade, a proposta de Regimento da Câmara Municipal de Anadia para o presente mandato.

Para este mandato, foi deliberado que as reuniões de executivo irão ter lugar na 2ª e 4ª quinta-feiras de cada mês, a partir das 9h30, sendo que a segunda reunião é aberta ao público.

A menina chinesa, mártir da Eucaristia

Um arcebispo apologeta de fama mundial recebeu sua maior inspiração não de um papa, cardeal, bispo, sacerdote ou freira, mas de menina chinesa, mártir da Eucaristia.

Numa ocasião em que os comunistas invadiram uma igreja, eles profanaram o sacrário e jogaram 32 hóstias consagradas no chão.

Durante seguidas noites, burlando o guardião marxista, a menina reparava o sacrilégio com uma hora de adoração e comungava uma hóstia a cada dia.

Depois de consumir a última hóstia, ela tropeçou e acabou por despertar o guarda, que a matou incontinenti com a culatra do fuzil. Ninguém conhece seu nome, mas, reza um ditado, “diante de Deus não há heróis anônimos”.

ABIM

Apreendidos 84 quilos de pescada subdimensiona na Nazaré


A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, no dia 21 de outubro, apreendeu 84 quilos de pescada subdimensionada, no Porto de Abrigo da Nazaré.

Numa ação de fiscalização, com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de captura, transporte e comercialização de pescado fresco, os militares da Guarda depararam-se com 84 quilos de pescada sem as medidas regulamentares de venda, resultando na sua apreensão.

No decorrer da ação foi elaborado um auto de contraordenação contra desconhecidos, cuja a coima máxima pode atingir um valor de 37 500 euros.

O pescado apreendido, depois de submetido ao controlo higiossanitário, foi entregue a várias instituições de solidariedade social.

A GNR relembra que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.

Montemor-o-Velho: Madeireiro condenado a 18 anos de prisão por matar homem por dívida de 80 euros

O arguido foi condenado, em cúmulo jurídico, à pena de 18 anos de prisão, um ano pelo crime de profanação de cadáver, 17 anos pelo crime de homicídio qualificado e três anos e seis meses pelo crime de incêndio.

Tribunal de Coimbra condenou na sexta-feira, 22 de outubro, um madeireiro de 37 anos, a 18 anos de prisão.

O arguido foi condenado, em cúmulo jurídico, à pena de 18 anos de prisão, um ano pelo crime de profanação de cadáver, 17 anos pelo crime de homicídio qualificado e três anos e seis meses pelo crime de incêndio.

O tribunal deu como provado grande parte da acusação nomeadamente a "questão dos eucaliptos", que envolve, designadamente, um negócio entre a vítima e o arguido, no qual a vítima, toxicodependente, acordou a venda de eucaliptos num terreno que já não lhe pertencia.

FEIRA DE TODOS OS SANTOS, EM SILVES, REALIZA-SE DE 29 DE OUTUBRO A 01 DE NOVEMBRO


A Câmara Municipal de Silves volta a promover a tradicional Feira de Todos os Santos. O certame realiza-se de 29 de outubro a 01 de novembro, no Sítio do Encalhe (parque de estacionamento localizado a norte do Castelo).

De referir que a Feira de Silves - que já foi considerada a maior feira do Algarve – é visitada por pessoas provenientes de todos os pontos do concelho e de outros concelhos algarvios, que não dispensam uma visita a este certame secular, onde são comercializados inúmeros artigos e produtos, desde vestuário e calçado, passando pelos brinquedos, artesanato, marroquinaria e quinquilharia, peças e utensílios domésticos para todos os fins, madeiras, latões, cestaria, maquinaria diversa, sem esquecer as tradicionais bancas de farturas, castanhas e polvo, e, como é de esperar, as diversões.
Recordamos que a Feira de Todos os Santos é uma das mais antigas e tradicionais feiras do Algarve. A mesma foi criada em finais do século XV (novembro de 1491), quando o rei D. João II concedeu a Silves a sua “Carta de Feira”, passando esta a realizar-se a partir de 1492 (há, portanto, 529 anos). Ao longo do tempo, o certame já se realizou em diversos locais distintos, sendo uma tradição enraizada nas memórias de Silves e que permite o contacto com diversos produtos tradicionais e da terra.

 

Comunicado: Município de Silves informa sobre as localidades que vão ficar sem abastecimento de água no dia 25 de Outubro


INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 25 DE OUTUBRO, ENTRE AS 23H00 E AS 5H00, NA ZONA ALTA DE SILVES, ENXERIM, RUA DO MONTE BRANCO, CANINÉ, ROUPA BRANCA, PINHEIRO E GARRADO, SANTO ESTEVÃO, ODELOUCA, FALACHO, VALE DE LAMA, TORRE E CERCAS E NORINHA, NA FREGUESIA DE SILVES
A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de realização de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido na Zona Alta de Silves, Enxerim, Rua do Monte Branco, Caniné, Roupa Branca, Pinheiro e Garrado, Santo Estevão, Odelouca, Falacho, Vale de Lama, Torre e Cercas e Norinha, na freguesia de Silves, no dia 25 de outubro, entre as 23h00 e as 05h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

BREAKING NEWS: Supreme Court grants expedited review for Texas abortion ban


The Supreme Court has agreed to hear arguments on Texas' novel abortion ban but declined for a second time to temporarily halt the law as litigation proceeds over its constitutionality.

The justices will take up a pair of challenges to the law on a highly accelerated timetable with arguments scheduled for Nov. 1, the court said in an order issued Friday. Justice Sonia Sotomayor released a partial dissent, arguing that the court should block the Texas law while it considers the issues involved. 


Fonte:POLITICO

Livros | Onde Está o Líder?

Dalila Pinto de Almeida desafia os nossos líderes

A liderança é um tema que ganhou ainda maior destaque com a pandemia e com as profundas alterações que esta imprimiu no mundo do trabalho. Mas será que o que é exigido aos líderes, antes, durante e após a pandemia, é assim tão diferente? É a essa pergunta que Dalila Pinto de Almeida, especialista em consultoria e em gestão de talentos, procura responder em Onde Está o Líder? Um livro que nos fala sobre o estado, os desafios e as oportunidades actuais para as empresas e para os talentos. Uma edição Guerra e Paz, prefaciada por Luís Cervantes, Presidente do Conselho de Administração da Caravela Seguros, para conhecer, a partir do próximo dia 26 de Outubro, na rede livreira nacional.

«Somos seres humanos, não somos recursos […] No entanto, ainda vemos organizações ancoradas em práticas de recursos humanos que não se coadunam com as exigências da transformação que estamos a viver, as quais requerem que se dê o devido valor às pessoas, respeitando‑as, atribuindo‑lhes responsabilidade e permitindo que trabalhem com autonomia.» Dalila Pinto de Almeida, especialista na identificação, desenvolvimento, retenção e gestão de talentos acredita que a capacidade do líder é fulcral para tornar as empresas mais fortes.

No livro Onde Está o Líder?, que reúne e acrescenta aos artigos publicados no blogue Telescópio e no jornal digital Dinheiro Vivo, a autora apresenta-nos as suas reflexões sobre o estado, os desafios e as oportunidades actuais para as empresas e para os talentos. Um «manual de cabeceira» que aborda temas que vão do coaching à cultura de empresa ou à marca do empregador, passando pela gestão e retenção de talento, pela liderança e pelo recrutamento. Aspectos determinantes para o exercício de uma liderança sustentável, consequente e de sucesso.

Dalila Pinto de Almeida apresenta-nos ainda considerações sobre o antes, o durante e o depois da pandemia no contexto empresarial, sublinhando as alterações que surgiram na maneira como trabalhamos – desde o trabalho remoto à utilização de novas ferramentas digitais –, e expondo o que se está a fazer bem, o que se podia fazer melhor e o que é urgente parar de fazer. Mas será que o que é exigido aos líderes, antes, durante e após a pandemia, é assim tão diferente? A autora é peremptória: «a época em que vivemos exige de um líder o que sempre exigiu: que saiba conduzir as suas pessoas até ao ponto que só ele ainda viu, através de um caminho desenhado por todos, mesmo se depois algumas escolhem atalhos para lá chegar.»

Num livro dirigido a quem gere pessoas, mas também a colaboradores e a candidatos a um novo emprego, a autora afirma que, mais do que nunca, nesta «era do talento, o maior capital das empresas não são as pessoas, são as pessoas certas. Para terem sucesso, as empresas têm de ser inovadoras e ágeis, e só assim é que podem responder rapidamente à mudança.»

Uma tese aplaudida pelo prefaciador da obra, Luís Cervantes, Presidente do Conselho de Administração da Caravela Seguros: «Introduzindo um tema tão actual como a Pandemia e os novos desafios que este momento disruptivo lançou a todos os líderes, aumenta a importância de existirem fontes de inspiração que tragam soluções inovadoras e desenvolvam o pensamento lateral, de modo a garantir o sucesso das organizações.»

É essa inspiração que a autora procura passar com Onde Está o Líder? A obra, publicada com a chancela da Guerra e Paz, chega à rede livreira nacional no próximo dia 26 de Outubro e poderá ainda ser adquirida através do site oficial da editora.

Onde Está o Líder?
Dalila Pinto de Almeida
Não-Ficção / Desenvolvimento Pessoal
168 páginas · 15x23 · 14,00€
Nas livrarias a 26 de Outubro
Guerra e Paz, Editores

OMS estima que morreram 115 mil profissionais de saúde em 17 meses

 

Mais de 100 mil profissionais de saúde terão morrido em 17 meses por causa da pandemia de covid-19. A conclusão é de estudo da Organização Mundial de Saúde.

"Um novo documento de trabalho estima que 115 mil profissionais de saúde podem ter morrido de Covid-19 entre janeiro de 2020 e maio deste ano. É por isso essencial que os profissionais de saúde sejam prioritários na vacinação", admite Tedros Adhanom Ghebreyesush, diretor-geral da OMS.

De acordo com a organização, dois em cada cinco trabalhadores da área da saúde estão vacinados, mas a taxa muda com um grande contraste entre países pobres e ricos.

"Em África, menos de um em cada dez profissionais de saúde foi totalmente vacinado. Enquanto isso, na maioria dos países desenvolvidos, mais de 80% dos profissionais de saúde estão totalmente vacinados", diz Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Nos países desenvolvidos, onde é mais fácil o acesso às vacinas, a discussão é outra: A obrigatoriedade da vacinação.

Na Áustria, os profissionais de saúde saíram à rua para promover a vacina contra a covid-19. Temem uma nova vaga e pedem às pessoas que se vacinem.

Na Grécia, os profissionais de saúde também encheram as ruas, contra a falta de pessoal e contra a suspensão de quem recusou a vacina contra a covid-19.

Fonte: Euronews

Líderes europeus discutem travão aos preços da energia

 Terminado o primeiro dia de trabalhos, duas questões permanecem por resolver à mesa do Conselho Europeu.

Os líderes da União Europeia (UE), reunidos em Bruxelas até esta sexta-feira, viram o debate dominado pela questão do Estado de Direito na Polónia, onde, a 07 de outubro, o Tribunal Constitucional declarou primazia da lei nacional sobre o direito europeu.

Para já, ao contrário do tom crítico do Parlamento Europeu, que esta semana apelou a uma "posição clara” do Conselho e criticou o atual primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, por "utilizar abusivamente o sistema judicial como instrumento para a consecução da sua agenda política”, os líderes da UE optaram pela via do diálogo.

A Comissão Europeia, por agora, não vai tomar medidas medidas contra Varsóvia, na esperança de que o país volte a reconhecer que as leis comunitárias prevalecem sobre as decisões nacionais.

À saída da cimeira, o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, revelou ter dito ao homólogo polaco para que "não esperem pela ação da Comissão [Europeia], vocês próprios podem tomar medidas em vez de estar à espera de que a Comissão traga resultados'. De Croo acrescentou ainda que "todos sublinharam o facto de que a Comissão, enquanto guardiã dos tratados, deve continuar a desempenhar o seu papel".

Outro dos temas quentes e ainda sem solução à vista é o aumento dos preços da energia.

Os 27 Estados-membros não conseguiram chegar a acordo sobre que medidas adotar para atacar a forte tendência de subida antes do inverno.

A proposta de Espanha para uma aquisição conjunta de reservas de gás está longe de agradar a todos.

Para já, só há consenso quanto à necessidade de cortes fiscais, auxílios estatais e outras medidas, como, por exemplo, moratórias para aliviar as contas de eletricidade dos consumidores mais vulneráveis.

Fonte: Euronews