quarta-feira, 28 de junho de 2023

Intercampus lança City Voice: o novo estudo que avalia o nível de satisfação dos munícipes com as autarquias

 City Voice é o novo estudo da Intercampus que permite às autarquias avaliar o nível de satisfação dos munícipes, com o objetivo de recolher e avaliar informação em áreas fundamentais da gestão autárquica. Com esta ferramenta, as Câmaras Municipais podem aferir quais as áreas fortes da sua atuação e saber que aspetos precisam de ser melhorados.
 
Este estudo fornece informação sobre a opinião dos munícipes em relação à forma como as Câmaras Municipais desenvolvem as áreas da Habitação, Segurança, Mobilidade, Infraestruturas, Saúde, Saneamento, Desporto, Cultura, Educação, Espaços Verdes, Ação Social e Desenvolvimento Económico. Com a informação recolhida, as autarquias conseguem ficar a conhecer a forma como são percebidas ou apreciadas as diferentes áreas pelos cidadãos e identificar as medidas necessárias para melhorar a qualidade de vida da população e ficar a conhecer qual a importância para os cidadãos do município de cada um destes aspetos.
 
“O City Voice, um projeto inovador, é uma base de diálogo aberto e construtivo entre o executivo das Câmaras Municipais e os munícipes.  Esta é uma oportunidade única para fortalecer a participação cívica e promover um governo local mais responsável, mais humano e eficiente”, refere António Salvador, diretor geral da Intercampus. 
 
O relatório entregue a cada Câmara permite identificar também os pontos fortes e os pontos fracos da gestão autárquica, com respetivas áreas a melhorar, assim como uma comparação com todos os municípios analisados.
 
“Como reconhecimento da boa política de gestão, com preocupação e cuidado em ouvir os munícipes, a Intercampus entregará ainda selos às Câmaras Municipais que alcancem uma boa avaliação”, acrescenta o responsável por este estudo de mercado.
 
Pretende-se que a amostra seja constituída por 12 mil entrevistas em Portugal Continental, 400 a 800 entrevistas em cada município aderente, dependendo do número de habitantes do município, com uma distribuição proporcional por género e idade (mais de 18 anos), de acordo com os dados do Censos do INE de 2021.
 
As Câmaras Municipais interessadas em participar devem fazer a subscrição até dia 15 de julho. Os resultados do estudo serão apresentados no final de novembro deste ano.
 
A Intercampus já realizou, desde a sua fundação em 1990, mais de 8 mil projetos de Market Research, em Portugal.

Isabel Carriço


 


Festa da Botadela este sábado celebra o Dia Aberto do Salgado Aveirense; Hastear da Bandeira Azul em São Jacinto

 I – Festa da Botadela este sábado celebra o Dia Aberto do Salgado Aveirense
No dia 01 de julho, sábado, terá lugar a Festa da Botadela – Dia Aberto do Salgado Aveirense das 10h00 às 19h00 no Ecomuseu Marinha da Troncalhada e outras marinhas de Aveiro. Ao longo de todo o dia haverá circuito de visitação e experiências nas marinhas, e a chegada da Regata dos Moliceiros com a meta no Cais do Sal, no âmbito do Ria de Aveiro Weekend promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
De pura raiz aveirense, o dia da Botadela é um dia de festa, em toda e qualquer marinha do Salgado da Ria de Aveiro. Festa que ancestralmente traduz a profunda alegria do marnoto em “botar” a sua marinha a sal, depois de vários meses a preparar a marinha, limpando os lodos e as lamas acumuladas durante o inverno, reparando os muros e fazendo a cura dos solos.
A tradição e a história local mostram que a Botadela é uma ocasião para reunir a comunidade marnoteira e festejar com a família e os amigos este momento especial que define o começo da recolha de sal, que se irá prolongar pelo verão.
Neste dia Aberto do Salgado Aveirense, o visitante poderá durante a manhã do dia 1 de julho, sábado, a partir das 10h00, experienciar atividades como arear os solos e rêr (tirar) o sal nas marinhas da Troncalhada e Grã-Caravela, efetuar atividades de Birdwaching no CMIA - Centro Municipal de Interpretação Ambiental, fazer visitas guiadas às salinas e conhecer a flora e a fauna local, bem como os utensílios utilizados na salicultura nas marinhas Noeirinha e Troncalhada.
Para a hora de almoço, pelas 12h30, hora do tradicional Jantar da Botadela, convidam-se todos os interessados, em família ou individualmente, em formato de pic-nic, a participarem com manta, cesta e produtos alimentares preferencialmente endógenos, a almoçarem e a partilharem na marinha da Troncalhada os alimentos que entravam na alimentação de marnotos, moços e salineiras da Ria de Aveiro, a saber: pataniscas, bolos de bacalhau, carapau frito, broa, azeitonas.
A par do circuito de visitação e experiências várias nas marinhas de Aveiro, o visitante será igualmente surpreendido por um programa vasto de ações culturais das mais diversas expressões artísticas que decorrerão no Ecomuseu Marinha da Troncalhada e no Cais do Sal ao longo de todo o dia: Cantares da Ria pelo grupo cénico homónimo; dinamização da Botadela pelo Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas; arruada pela Mordomia de São Gonçalinho; uma performance de sensibilização ambiental - Piknik Plastik - pela Start Teatro; dança contemporânea e urbana pela DIMOV e Dance Soul Academy; atuação da Tuna Universitária de Aveiro; pocket show Mamma Mia pela Palco Central; desfile de gigantones pelo Grupo Cultural São Bernardo a Cantar; música pela Banda Naipe e pela Brass Band da Escola de Música da Quinta do Picado; Palavras à Ria pelo Grupo Poético de Aveiro; artes de rua - Bicimariofone, pela C.ª Boca de Cão; e Samba na Ria, de Rafael Campanile a encerrar.
O programa da Festa da Botadela encontra-se disponível no site da Câmara Municipal de Aveiro.
Destaque, ainda, para o Encontro de Confrarias da Região de Aveiro – ConfraRia – de 30 de junho e 2 de julho e que terá lugar, pelo segundo ano consecutivo, no Mercado Manuel Firmino, uma iniciativa que pretende divulgar a atividade e os produtos endógenos da ria e da Região de Aveiro e das confrarias que os promovem.

II – Hastear da Bandeira Azul em São Jacinto
Pelo 18.º ano consecutivo a Praia de São Jacinto foi galardoada com a atribuição da Bandeira Azul, galardão que simboliza a qualidade ambiental e urbana, mérito do trabalho da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e das Entidades Parceiras na sua gestão, e muito em especial dos Cidadãos que a vão premiando com a sua presença e com a utilização equilibrada e sustentável.

O Hastear da Bandeira Azul está agendado para o próximo dia 1 de julho, sábado, pelas 12h00 e contará com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves.

Para além da Bandeira Azul, a Praia de São Jacinto vai receber também a Bandeira de Praia Acessível que promove o cumprimento da legislação sobre acessibilidade e a Bandeira Qualidade de Ouro 2023, atribuída pela QUERCUS, que premeia as zonas balneares portuguesas em que as águas apresentam melhores resultados em termos de qualidade.

Damos ainda nota que o programa da Bandeira Azul 2023 vai levar à Praia de São Jacinto diversas iniciativas de sensibilização.
A programação completa pode ser consultada aqui<https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/eventos/bandeira-azul-2023>.

Antes desta sessão decorrerá a Reunião de Câmara, pelas 09h00 e de carácter público, no auditório da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

“Presidente por um dia”, “Uma Aventura no EMA” e “Uma Ideia, Um Projeto, Uma Ação” marcam semana SER + Educação

 O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, marcou presença em várias iniciativas desta semana, que resulta de uma forte aposta do Executivo na área da Educação.
Milhares de alunos, encarregados de educação e profissionais da Educação do Município de Aveiro marcaram presença nas várias ações da edição de 2023 da semana SER + Educação, que decorreu entre 12 e 21 de junho.
“A semana SER + Educação é o resultado de uma forte aposta da Câmara Municipal de Aveiro na área da Educação, tornando-a uma das suas prioridades no âmbito da estratégia de desenvolvimento Municipal. Foram várias as parcerias feitas entre o Município e entidades para tornar a SER + Educação inesquecível para as crianças e os jovens, eles que são o maior património de qualquer sociedade que ambiciona ter um futuro de qualidade”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA).
José Ribau Esteves marcou presença em diversas iniciativas, nomeadamente na inauguração da Escola Básica da Póvoa do Paço, no dia 16 de junho. A requalificação e ampliação deste estabelecimento escolar resultou de um investimento de 1,4 milhões de euros da CMA.
“Trata-se de uma escola com condições e infraestruturas adaptadas as exigências e necessidades do século XXI e que irá garantir um excelente serviço educativo”, assegurou o Presidente.
Nesse mesmo dia, e à semelhança de anos letivos anteriores, nove alunos do 8.º ano de todas as escolas do Município acompanharam Ribau Esteves no âmbito da ação “Presidente por um dia”. Esta iniciativa permitiu aos jovens estudantes conhecerem a realidade do trabalho de uma Câmara Municipal, dando-lhes ainda a possibilidade de esclarecerem dúvidas sobre diversas matérias ligadas à gestão do Município de Aveiro.
O Presidente da CMA e o Vereador da Educação, Rogério Carlos, estiveram também presentes na 5.ª edição da iniciativa “Uma Aventura no EMA”, que decorreu no Estádio Municipal de Aveiro (EMA) a 15 de junho. Mais de duas mil crianças participaram nesta atividade, dirigida a todos os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, que teve como principal objetivo promover a prática de atividade física, num dos equipamentos desportivos mais emblemáticos do Município, bem como criar laços entre crianças de diferentes escolas de Aveiro. A CMA assegurou o transporte dos participantes e ofereceu o lanche a todos os alunos, neste dia que incluiu uma visita ao EMA, 13 insufláveis, Estafeta e os Jogos do Hélder.
No dia 14 de junho foram entregues os prémios do concurso “Uma Ideia, um Projeto, uma Ação”, que contou com a participação de 11 Escolas que levaram a efeito 17 projetos, envolvendo neste processo 1335 alunos e 141 docentes.
Este concurso, parte integrante do programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA) e dirigido aos alunos do Ensino Básico (do Pré-Escolar ao 3.º Ciclo), é uma iniciativa promovida pela CMA que visa fomentar uma cultura empreendedora junto da Comunidade Educativa e que pretende incutir nos alunos o espírito de participação, iniciativa e responsabilidade. Com a implementação desta iniciativa pretendeu-se promover e apoiar o desenvolvimento de projetos ou ideias inovadoras passíveis de serem implementados na Escola ou no Município.
Ainda no âmbito da semana SER + Educação, a CMA promoveu visitas guiadas ao museu “Casinha das Bonecas”, que pertence ao Museu do Brincar, nos dias 14 e 16 de junho, garantindo o transporte dos participantes. 98 crianças e 8 adultos fizeram parte desta ação, que teve como principal objetivo promover e estimular o imaginário infantil e dar a conhecer os mais variados brinquedos. Para muitos, esta foi a primeira vez que observaram certos brinquedos, alguns já com dezenas de anos.
Já no dia 19 de junho, teve lugar o Showcooking “100% Alimento”, na Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, numa parceria entre a CMA e a empresa Gertal. O chefe Hélio Loureiro cozinhou três pratos para a Direção Escolar, o pessoal docente, o pessoal não docente e os encarregados de educação da escola, de forma a mostrar como reaproveitar a comida que tantas vezes sobra nas nossas casas. 33 pessoas participaram nesta ação, que contou ainda com a presença do Vereador da Educação, Rogério Carlos.
No dia seguinte, 20 de junho, decorreu a iniciativa “Explorar a natureza com surpresa”, no Instituto RAIZ. Numa parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, esta ação procurou promover, junto do público infantil, o gosto pelas atividades ao ar livre e a preservação do meio ambiente. 673 alunos de 19 estabelecimentos de Educação Pré-Escolar participaram nesta iniciativa, que incluía insufláveis, uma oficina do conto, uma visita guiada às exposições da Quinta de São Francisco, uma atividade sobre a biodiversidade das marinhas de sal da Ria de Aveiro, entre outras. À semelhança das outras ações, a CMA assegurou o transporte de todos os participantes e ofereceu o almoço às turmas que ficaram para o período da tarde.
A Semana da Educação terminou com uma reunião do Conselho Municipal de Educação, no dia 20 de junho, que abordou vários temas, com destaque para a análise do ano letivo 2022/2023, a apresentação e o debate do PAEMA / Plano de Ação Educativa do Município de Aveiro 2023/2024, o ponto de situação do processo de descentralização e das obras e projetos em curso de qualificação do parque escolar do Município de Aveiro, entre outros.


Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Três dias de folguedo na urbe paivense. Festejos de S. João de Castelo de Paia atrairam milhares de visitantes

Marchas populares dominaram os festejos

Em tempo de forte canícula, este voltou a ser um S. João fantástico e a merecer distinção, realizado num ambiente de alegria e muito folguedo, com a edilidade de Castelo de Paiva a contabilizar mais um êxito com as Festas de S. João, manifestação popular que potenciou grandes momentos de saudável convivialidade e que fez o povo sair à rua durante três dias de festa, para viver aquela que é a mais emblemática festividade do concelho.
Por terras de Paiva, a tradição mantém-se e a população paivense preparou-se a preceito, para comemorar com muita animação, as Festas de S. João, uma iniciativa que desde 1998, constitui um interessante “ atractivo “ e também um prelúdio para a Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, a realizar já no próximo fim de semana um certame de dimensão nacional e reconhecida qualidade, orientado para a valorização da produção vitícola do concelho e para a consagração do melhor e mais conhecido produto agrícola de Castelo de Paiva.
Voltando a registar uma fortíssima adesão popular, as Festas São Joaninas voltaram a superar as expectativas dos responsáveis municipais e voltaram a atrair milhares de visitantes, todos em busca da diversão, da animação musical, das marchas populares, da gastronomia local e do bom vinho verde e da sardinha assada, que em terras de Paiva continua a ser oferecido à população em dia de feriado municipal.
Manifestação popular que se realiza desde 1969, o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não faltaram os habituais atractivos, evidenciados num programa atractivo proposto pela edilidade paivense, presidida por José Rocha, que cativou e entusiasmou a população local e os visitantes que estiveram no centro da vila.
A música popular, as bandas de música, os grupos musicais do concelho, as marchas populares apresentadas em três escalões, foram participações que estiveram asseguradas num evento festivo que não podia passar sem as tradicionais barraquinhas de “ comes e bebes “, os divertimentos mecânicos, os bailaricos, a animação de rua e a típica festa da sardinha assada e vinho verde, que a autarquia distribuiu gratuitamente à população, no final da tarde do Feriado Municipal, ao mesmo tempo que os mais afoitos, não se fizeram rogados a um pezinho de dança ao som dos artistas e grupos convidados que foram desfilando pelos palcos da festa, como Quim Barreiros, Cláudia Martins & Minhotos Marotos, Karisma e o Duo HD.
A primeira enchente no Largo do Conde aconteceu com o desfile das Marchas Populares Infantis, com a participação de mais de 1000 crianças, oriundas das escolas, jardins de infância e IPSS’s do concelho, seguindo-se de tarde o desfile das Marchas Séniores, organizadas no âmbito do projecto MICAS, com a participação de mais de 250 utentes e funcionários de várias instituições de solidariedade social.
Os festejos de S. João prosseguiram com animação musical, e na véspera de Feriado Municipal, a noite orientou para a folia e folguedo, e as Marchas Populares voltaram a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as fantásticas representações de Vale da Rua, Gração, Fonte e Frutuária, e as quatro marchas que tiveram oportunidade de evoluir na zona do Largo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense.
Como sempre, a música, as letras, os arcos e os coloridos dos trajes foram aspectos que não foram deixados ao acaso, sempre envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da Vila, um momento único destas festas que continuam a consagrar o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de Castelo de Paiva acarinham há precisamente há cinco décadas.
Pela noite dentro, depois do desfile das Marchas Populares, e porque o momento potenciava a folia e a diversão, o Largo do Conde encheu-se para o concerto do Quim Barreiros, seguindo-se a prestação do DJ Rui Teixeira que aguentou os resistentes até às tantas da madrugada, não sem antes ser realizado um vistoso espectáculo pirotécnico.
Em dia de Feriado Municipal, o programa contemplou o sempre apreciado concerto musical nocturno, este ano protagonizado pela Banda Musical dos Mineiros do Pejão e Banda Marcial de Bairros destacando-se a habitual Festa da Sardinha Assada, com bom vinho verde, e muitas centenas de quilos distribuídos gratuitamente a toda a população e milhares de visitantes que, neste dia festivo, rumaram até terras de Paiva, contemplando um animado bailarico com a actuação do Grupo Musical Karisma, terminando o programa deste dia com o espectacular concerto da conhecida artista Cláudia Martins & Minhotos Marotos, sendo que no Domingo realizou-se a Feira Agrícola e um bailarico com o Duo HD.
Em época de Santos Populares, é o S. João que manda em Castelo de Paiva, sempre num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo e a edilidade paivense continua a apostar forte nestas festas, com o presidente da Câmara Municipal, José Rocha a fazer um balanço bastante positivo destes três dias de festejos, realçando a boa adesão e a animação constante, deixando desde já o convite para que todos voltem a Castelo de Paiva já no primeiro fim de semana de Julho, para a grande jornada festiva que será a 24ª edição da Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, um certame de grandeza nacional, que a população muito acarinha e que é o orgulho do município de Castelo de Paiva.



Carlos Oliveira

Para ver, de 3 de julho a 4 de outubro, na Escola das Artes da Católica no Porto, “CAXIFORNIA” de Renato Cruz Santos em exposição na Escola das Artes

“Se os americanos têm a original Califórnia, também ela uma zona fronteiriça, Renato Cruz Santos oferece-nos nesta exposição concebida de raiz para a Escola das Artes a sua visão daquilo que podemos apelidar da ‘nossa Caxifornia’, tão única e especial, tão real, mas ao mesmo tempo irreal.” É desta forma que o curador e fotógrafo Carlos Lobo apresenta a nova exposição de Renato Cruz Santos, artista português multidisciplinar que explora as temáticas da memória, do imaginário ficcionado e da desconstrução do real. “CAXIFORNIA” vai estar patente, no Porto, na sala de exposições da Escola das Artes, de 3 de julho a 4 de outubro. A inauguração está agendada para 3 de julho, às 18h30, e a entrada é livre.
“CAXIFORNIA” é a primeira exposição individual de Renato Cruz Santos, um olhar de alguém que nasceu e cresceu a ver o seu território a entrar em mutação, através de movimentos sedimentares ou das sombras do betão. Uma exposição cheia de cores garridas de lápis aguçado, deste sítio fronteiriço, uma antítese ao ferrete que as Caxinas carregam.
Renato Cruz Santos é natural das Caxinas, no norte de Portugal, e grande parte do seu trabalho é produzido na sua terra natal, onde tem vários projetos. Trabalha ativamente em várias vertentes de fotografia como jornalismo, música, teatro, dança, cinema - dividindo-se maioritariamente entre o Porto e Lisboa. Faz parte da Bind’O Peixe, associação para a preservação da memória, património e cultura nas Caxinas, onde recentemente foi responsável pela curadoria e produção do projeto e da exposição “Ruas da Praia”, resultado de um trabalho de pesquisa e de recolha de imagens oriundas de arquivos familiares junto da comunidade local. Como fotógrafo, tem realizado algumas exposições – a última com o artista sonoro Duarte Ferreira, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande (Ilha de São Miguel); colabora regularmente com a Câmara Municipal do Porto, Galeria Municipal do Porto, com a editora discográfica/promotora Lovers & Lollypops, com a Porto Design Biennale, com a Culturgest, entre outros. Tem realizado também fotografias para capas de discos e para vários livros.
Carlos Lobo, curador da exposição e docente da Escola das Artes da Universidade Católica no Porto, salienta “a Escola das Artes é também um Art Center e esta exposição de fotografia vai surpreender porque as imagens que Renato Cruz Santos nos apresenta do território das Caxinas têm em si algo de bastante real, mas ao mesmo tempo surreal pois trata-se de uma visão ou construção visual de um território bastante peculiar”.

“CAXIFORNIA”, de Renato Cruz Santos, com curadoria de Carlos Lobo, pode ser visitada até 4 de outubro, na Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 19h00, com entrada livre

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Torneio decorre entre 29 de junho e 9 de julho. Francisca Jorge defende título no Cantanhede Ladies Open

 
É já esta quinta-feira, 29 de junho, que regressa o Cantanhede Ladies Open, cuja 12.ª edição tem um prize money de 25.000 dólares. A organização é do Clube Escola Ténis de Cantanhede e conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Cantanhede e Federação Portuguesa de Ténis.
A edição deste ano, que termina a 9 de julho, reúne no quadro principal 32 atletas de 15 nacionalidades, das quais se destaca a vencedora de 2022, a portuguesa Francisca Jorge, atualmente na 280.ª posição do ranking WTA. Já a atleta com melhor classificação é a australiana Kimberly Birrell, no 116.º lugar.
A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, destaca “o estatuto de relevo” que a prova conquistou, “o que se fica a dever ao sentido empreendedor e capacidade organizativa do Clube Escola de Ténis de Cantanhede, cuja meritória ação tem contribuído para a afirmação da modalidade na região”.
O Cantanhede Ladies Open tem este ano os quadros completos (principal e qualifying). Com um orçamento de 50 mil euros, o torneio conta ainda com a presença de 12 árbitros internacionais.
Segundo a organização, o objetivo para a edição deste ano passou por “aumentar o nível competitivo e atrair atletas de maior qualidade”, que resultará na “evolução natural que fará crescer o evento e a divulgação do ténis no concelho”.

PROGRAMA
  • 29 junho (18h00) – conferência de imprensa de apresentação do torneio
  • 30 junho (10h00-18h00) - Treinos das atletas
  • 01 julho (16h00-18h00) - Sign-in Draw
  • 02/03 julho (10h00) - Qualifying: Singulares e Pares
  • 04 julho - 10h00 - Quadro principal: 1ª Ronda: Singulares; 14h00 - Quadro principal: 1.ª Ronda: Pares; 19h00 - Sunset e Jantar Oficial
  • 05 julho - 10h00 – 1.ª Ronda: Singulares; 14h00 – 1.ª Ronda: Pares
  • 06 julho - 10h00 – 2.ª Ronda: Singulares; 14h00 – 2.ª Ronda: Pares
  • 07 julho - 11h00 - ¼ Final: Singulares; 14h00 - ½ Final: Pares
  • 08 julho - 10h30 - 1ª ½ Final: Singulares; 14h30 - 2ª ½ Final: Singulares; 16h30 - Final Pares
  • 09 julho - 15h30 – Final Singulares, seguida de cerimónia de encerramento





Abertas candidaturas para os CTeSP da ESAC

 Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 3 de setembro, a 1.ª fase de candidaturas aos CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) a iniciar no ano letivo de 2023/2024.
Agrotecnologia; Controlo e Qualidade na Indústria Agroalimentar; Defesa da Floresta; Maneio de Equinos, Equitação Terapêutica e de Lazer; Operações Florestais; e Produção Agrícola Biológica é a oferta formativa ao nível de CTeSP na ESAC.
De notar que o curso de Controlo e Qualidade na Indústria Agroalimentar vem substituir o de Qualidade Alimentar e que o CTeSP de Operações Florestais será lecionado na Escola da Floresta, na Lousã.
Mais informações sobre a oferta formativa e relacionadas com as candidaturas encontram-se disponíveis no site da Escola, em www.esac.pt.

GRUPOS DE TEATRO SÉNIOR DE ARMAÇÃO DE PÊRA, PÊRA E S. MARCOS DA SERRA APRESENTAM PEÇAS DE TEATRO NOS DIAS 1, 2 E 8 DE JULHO

Integrado nas atividades desenvolvidas pelos Polos de Educação ao Longo da Vida do Município de Silves, o grupo de Teatro Sénior formado pelos utentes do Polo de Educação ao Longo da Vida de Armação de Pêra apresenta, no próximo dia 1 de julho, a peça “O Nosso Tempo”. A iniciativa de entrada livre, tem lugar na Sede do Futebol Clube “Os Armacenenses”, em Armação de Pêra, pelas 21h00.

No dia 2 de julho, pelas 21h00, sobe ao palco do Centro Pastoral de Pêra, o Grupo de Teatro Sénior de Pêra, com a peça “A surpresa do Arraial!”.
O espetáculo que se segue, será apresentado pelo grupo de teatro sénior de São Marcos da Serra, que terá lugar no Polo de Educação ao Longo da Vida de São Marcos da Serra, no dia 8 de julho, pelas 18h00, com a peça “Eu quero é Festa!”.
O telefone 282 440 815 (chamada para rede fixa nacional) e o endereço de correio eletrónico polos.educacao@cm-silves.pt são os contactos do setor de educação da CMS disponíveis para o fornecimento de informação adicional.

 

Aveiro: Oliveirinha adere à iniciativa “Todos por Todos”


Aveiro acolhe mais uma caminhada “Todos por Todos”, desta vez dinamizada na freguesia de Oliveirinha, com uma manhã dedicada à promoção de um estilo de vida saudável e sensibilização para a prevenção do cancro.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC), através do Grupo de Voluntariado Comunitário (GVC) de Aveiro, realiza a caminhada comunitária “Todos por Todos” em Oliveirinha a 22 de julho.

Esta freguesia junta-se, assim, às restantes localidades aderentes da região Centro já confirmados para acolher a iniciativa “Todos por Todos”. A ação decorre no âmbito do voluntariado comunitário ativo e próximo das comunidades locais deste Núcleo e visa contribuir para a promoção da Educação para a Saúde e de um estilo de vida saudável na luta contra o cancro, assim como para a divulgação das iniciativas e dos serviços de apoio ao doente oncológico e familiares promovidos pela LPCC.NRC.

As inscrições para a caminhada comunitária devem ser feitas na Junta de Freguesia de Oliveirinha, local onde todos os inscritos se deverão concentrar, pelas 9h30, no dia 22 de julho, para o início da caminhada. A inscrição tem um valor de cinco euros e confere o direito a uma t-shirt alusiva à iniciativa, água e fruta. Esta ação conta com o apoio da Junta de Freguesia de Oliveirinha.

Para assistir a 3 de julho, às 21h, na Escola das Artes da Católica no Porto, Tim Bernardes em conferência-performance no Porto

 No dia 3 de julho, às 21h, o cantor brasileiro Tim Bernardes que está em digressão pela Europa vai participar numa conferência-performance na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Um evento gratuito que decorre no âmbito do programa público da Porto Summer School on Art & Cinema, organizado pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa no Porto.


Tim Bernardes é hoje um dos principais nomes da nova música brasileira. Muito elogiado por Caetano Veloso e admirado pela maneira como cruza a MPB (Música Popular Brasileira) com o rock indie e como as suas baladas nos atingem no coração.

 Surgiu na cena musical com a banda de São Paulo “O terno” e o seu trabalho teve grande visibilidade quando compôs temas para intérpretes como Gal Costa (“Realmente Lindo”, 2018) ou Maria Bethânia (“Prudência”, 2021).

 
O seu primeiro álbum “Recomeçar” (2017) foi um dos nomeados para o Grammy Latino de 2018 e ficou em segundo lugar entre Os Melhores Álbuns de 2017, pela revista Rolling Stone. Tim Bernardes é mencionado e impulsionado por artistas como Devendra Banhart e pelo grupo BadBadNotGood. Em 2022 participou na digressão americana dos Fleet Floxes. No início de 2022 lançou o seu segundo álbum a solo, “Mil Coisas Invisíveis”, disco que Tim Bernardes equipara a um livro resultante de um trabalho de artesano contemporâneo pós-internet. Trabalho existencialista onde se revela um mundo muito singular.
 
A finalizar a sua tourné pela Europa, com concertos em França, Inglaterra e Espanha, Tim Bernardes regressa ao Porto (depois de ter esgotado a Casa da Música em outubro de 2022) para uma Conferência-Performance moderada por Nuno Crespo, curador e diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
 
Em palco, o cantor e compositor irá fazer um percurso pelo seu trabalho, abordando não só a sua forma de compor, mas também desvendar as influências que estão na origem das sonoridades das suas baladas e dos seus poemas. Nesta conversa sobre música, poesia e sentimentos, o artista explorará como é que num mundo automatizado e tecnologizado se pode compor de modo artesanal, resistindo poeticamente aos automatismos e imediatismos da tecnologia contemporânea.
 
Esta Conferência-Performance enquadra-se no programa público da Porto Summer School on Art & Cinema, organizada pela Escola das Artes da Universidade Católica, que entre 3 e 8 de julho irá proporcionar uma experiência cultural imersiva para explorar o conceito de Festa, direcionado a todos os amantes de cultura da cidade do Porto.
 
Além de Tim Bernardes, estão confirmadas as presenças da cineasta Jazmín Lopez, dos artistas Maria de Brugerolle, Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, Carla Filipe, dos músicos e DJs Abraxas e Rare Romance; e das performers Piny, Leo Soulflow, André Cabral, Baronesa e dos Teatro Praga. Momentos que vão decorrer em diferentes espaços da cidade do Porto: Escola das Artes, Serralves, Passos Manuel e Cinema Batalha.
 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Cientistas UC estudam processo inovador para recuperação de materiais valiosos da indústria eletrónica

 
Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a estudar um novo processo para a recuperação de materiais ligados à indústria dos eletrónicos. Esta investigação decorre no âmbito da Agenda Microeletrónica do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), financiada com 30 milhões de euros.
Atualmente, o lixo eletrónico é um dos resíduos sólidos com uma elevada taxa de acumulação, chegando a quase 10 milhões de toneladas por ano na União Europeia, sendo que apenas cerca de 15 a 20% desses resíduos são reciclados. Em 2021, a produção estimada de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (EEEW) foi de 55,2 milhões de toneladas em todo o mundo.

Tendo em vista a resolução desta problemática, a equipa de investigadores da FCTUC está a desenvolver uma investigação ligada à tarefa “E-Waste Recycling to Foster a Circular and Sustainable Economy”, que pretende contribuir para a criação e definição de processos industriais relacionados com a economia circular e a reciclagem de produtos do setor da Microeletrónica. Este projeto tem como foco principal a recuperação e tratamento de dispositivos eletrónicos, para que as matérias-primas possam ser novamente incorporadas na cadeia de valor.

«A ideia é encontrar um processo combinado, químico e biológico, para a recuperação de metais críticos e de alto valor a partir de resíduos elétricos e eletrónicos de computador», explica Paula Morais, docente da FCTUC e investigadora no Laboratório de Microbiologia do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE).

«Para a criação deste processo, a metodologia aplicada terá por base um estudo de diagnóstico inicial para identificar e mapear o ecossistema português do setor da Microeletrónica e, posteriormente, o foco da investigação na FCTUC serão os processos microbiológicos e químicos de reciclagem de metais preciosos», revela a investigadora.

Assim, «serão desenvolvidos processos de bio-lixiviação, a partir de resíduos gerados por parceiros industriais no projeto, bem como de bioacumulação seletiva de metais após tratamento químico dos resíduos. O sistema de recuperação de metais por ser misto (químico-biológico) é extremamente inovador», assegura o grupo de Microbiologia. «Entre os materiais que se pretendem recuperar destacam-se os metais valiosos como ouro, platina e prata, e os metais críticos índio e gálio, a partir de computadores e equipamentos de telecomunicações em fim de vida», conclui.

Este projeto teve inicio em janeiro de 2023 e, neste momento, o consórcio, que envolve 17 entidades, encontra-se ainda a trabalhar na clarificação dos fluxos de resíduos e na caracterização dos materiais que serão utilizados para criar este novo processo, bem como a definir a estratégia integrada entre os parceiros da FCTUC para fazer esta recuperação de metais.

Para além do CEMMPRE, estão envolvidos nesta Agenda José António Paixão, do Centro de Física da Universidade de Coimbra (CFisUC), e também Licínio Ferreira, do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF).

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

GEOPALCOS APRESENTA CONCERTO LUÍS MIGUEL “TIME WHEEL TRIO” ORQUESTRA DE JAZZ DO ALGARVE

O concelho de Silves irá receber o último concerto do Geopalcos, no próximo dia 29 de junho, pelas 18h30.
O Castelo de Silves será o anfitrião de um concerto imperdível com uma fusão única de jazz main stream e contemporâneo.
A improvisação é a chave para a apresentação, com cada membro da banda contribuindo com seu próprio estilo e sensibilidade musical para criar uma música complexa e dinâmica. As composições apresentam uma estrutura aberta, permitindo uma ampla margem para a improvisação e colaboração dos músicos. O público pode esperar ser levado em uma viagem sonora emocionante e desafiadora, com momentos de intensidade e dissonância, contrastando com momentos de beleza e delicadeza.
Será um espetáculo que desafiará as expectativas e estimulará os sentidos que celebrará a diversidade e a evolução do jazz como um gênero musical.
Relembramos que Geopalcos é um evento conjunto dos municípios de Silves, Loulé e Albufeira, que liga arte, ciência e natureza no território Geoparque Algarvensis. Pensado a partir da colaboração e participação das populações e do desafio a artistas e cientistas para pensar o (a partir do) território, como um lugar de criação, de pensamento, de inquietação e de deslumbramento, o Geopalcos decorre até dia 29 de junho, semeando Arte e Cultura pelo território, candidato a património mundial da UNESCO.
O telefone 282 440 856 (chamada para a rede fixa nacional) é o contacto do sector de Cultura disponível para o fornecimento de informações adicionais acerca da iniciativa.