sábado, 14 de janeiro de 2023

Marinha Grande | NOTA DE PESAR - FALECIMENTO DE MANUELA MIRANDA


O Município da Marinha Grande expressa profundo pesar pelo falecimento da ex-deputada municipal, Maria Manuela Monteiro de Carvalho Sousa Miranda.

A Prof.ª Manuela Miranda licenciou-se em geografia pela Universidade de Coimbra, em pleno luto académico iniciado em 1969, tendo, ao longo da sua vida profissional lecionado em vários concelhos, como Porto de Mós, Torres Novas, Caldas da Rainha, Coimbra, Leiria, acabando por se fixar na Marinha Grande nos anos 80. Desempenhou diversos cargos em contexto escolar, sendo o de Presidente do Conselho Diretivo da Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, no período de 1998 a 2005, o que se expressou de maior relevância no contexto educativo.
Exerceu funções na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Marinha Grande, como membro designado pela Assembleia Municipal, tendo integrado a Comissão restrita, no período de 2013 a 2021, num empenho notável pela causa da promoção e proteção das crianças e jovens do concelho a quem se dedicou durante anos.

Foi deputada municipal de 2013 a 2017, cargo que ocupou com elevado sentido de responsabilidade e dever de cidadania. Considerava que “quando a ética e a moral escasseiam, há um efeito altamente nefasto na confiança das pessoas e das instituições, comprometendo-se os valores coletivos e o futuro, o respeito pelo legado que deixamos às próximas gerações, àquelas que serão construídas por cada um de nós, por aquilo que fizermos, pela expressão, esforço e alma que dedicamos ao nosso trabalho e à vida e liberdade dos outros". (Excerto do texto evocativo de abril que partilhou na reunião da Assembleia Municipal de 25 de abril de 2014).

Neste momento de luto, o Município da Marinha Grande expressa as mais sentidas condolências a toda a sua família, colegas e amigos.

Actividade semanal da GNR pelo território nacional

Entre os dias 6 e 12 de Janeiro

Detenções
-620 detidos em flagrante delito, destacando-se;
-240 por condução sob o efeito do álcool;
-171 por condução sem habilitação legal;
-57 por furto e roubo;
-28 por tráfico de estupefacientes;
-12 por violência doméstica;
-Dez por posse ilegal de armas e arma proibida.

Apreensões:
-2 472,52 doses de haxixe;
-365,8 doses de MDMA;
-222 comprimidos de MDMA;
-62 doses de heroína;
-73,55 doses de cocaína;
-74, 864 doses de liamba;
-154,4 cogumelos alucinogénios;
-Oito anfetaminas;
-76 armas de fogo;
-11 armas brancas ou proibidas;
-3 450 munições;
-23 veículos;
-25 967,65 euros em numerário.

Trânsito:
Fiscalização: 9 421 infrações detetadas, destacando-se:
-1 849 excessos de velocidade;
-752  por falta de inspeção periódica obrigatória;
-429 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
-427 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
-370 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
-339 por falta de seguro de responsabilidade civil;
-306 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
-273 relacionadas com tacógrafos.

Mundial Júnior WSL - Kika Veselko faz história e sagra-se campeã do Mundo!


San Diego (13/01/2023) – Kika Veselko conquistou, esta sexta-feira, o título mundial júnior da World Surf League, num dia histórico para o surf feminino nacional. A jovem surfista portuguesa, de 19 anos, levou a melhor no dia final em San Diego, na Califórnia, para tornar-se na primeira surfista portuguesa a alcançar o título máximo da categoria júnior.
Um dia final emocionante e que colocou Kika Veselko em ação frente a algumas das mais jovens talentosas surfistas do Mundo. Tudo começou com um triunfo sólido nos quartos-de-final frente à canadiana Erin Brooks, seguindo-se um duelo mais equilibrado frente à australiana Sierra Kerr, que foi decido já na reta final, com a experiência de Kika a fazer a diferença no desfecho da segunda meia-final.

Depois de eliminar duas das mais jovens promissoras surfistas do Mundo, a campeã nacional de 2021 teve pela frente na final a norte-americana Sawyer Lindblad. Apesar de a adversária estar a competir "em casa", Kika tinha a seu favor também alguma experiência local, uma vez que já passou várias temporadas na Califórnia, de onde o pai é natural.

O heat decisivo começou com equilíbrio, havendo depois um ascendente para Lindblad. Foi já no último terço da bateria que Kika apanhou a onda que faria toda a diferença. Com 7 pontos, a surfista portuguesa conseguiu inverter o marcador e garantir o triunfo com um score total de 12,47 contra 12,33 da norte-americana.

Após o título de Vasco Ribeiro conquistado em 2014, na Ericeira, Kika repete mais um triunfo para o surf nacional no Mundial Júnior da WSL. Uma vitória que deixou a jovem surfista da Linha muito emocionada e em lágrimas logo após sair da água.

“Quero agradecer o convite e a oportunidade que me foi dada. Tinha um sentimento especial desde o início do campeonato e pensava que tudo ia correr bem. Estava confiante ao longo do campeonato. Na final caí na primeira onda, mas voltei para fora e continuei a lutar. E consegui! Quero agradecer à minha família, aos meus patrocinadores e ao meu treinador, Rodrigo Sousa”, frisou Kika na flash interview, antes de deixar a emoção tomar conta do momento.

Além do título mundial da categoria, Kika Veselko, que chegou a este evento como uma das wildcards, qualificou-se automaticamente para as Challenger Series 2023.

Após dois anos de pausa, devido à pandemia, o Mundial Júnior da WSL regressou este ano à água e logo com um triunfo português. Kika Veselko superou, assim, o registo de Teresa Bonvalot nesta prova, que no Mundial de 2015, na Ericeira, tinha conseguido o 3.º posto final.

Foto: Kika Veselko (Crédito: WSL)