domingo, 19 de março de 2017

Esta pode ser uma segunda-feira caótica no aeroporto de Lisboa

Resultado de imagem para Esta pode ser uma segunda-feira caótica no aeroporto de Lisboa
Os trabalhadores do SEF têm um plenário marcado para as 6 da manhã, hora de maior movimento. As companhias aéreas antecipam o caos amanhã de manhã no aeroporto de Lisboa.
Paulo Geisler da RENA, a Associação Representativa das Companhias Aéreas, diz que o plenário decorre durante o período com mais chegadas ao aeroporto de Lisboa. "Vai provocar o caos no aeroporto". Paulo Geisler explica que as filas para entrar e sair do aeroporto de Lisboa, às vezes demoram duas horas. "Com a falta de recursos no SEF há dias em que os passageiros demoram duas horas para entrar em Portugal, estas companhias aéreas acabam por perder os passageiros o que afeta estas companhias e representa um custo".
Muitos passageiros perdem os voos de ligação, devido às longas filas de espera para entrar ou sair de Portugal. Atrasos que saem caro às companhias. "Têm que indemnizar e arranjar outra forma de colocar o passageiro no seu destino, muitas vezes ainda tem que pagar a estadia em Lisboa. São custos enormes para as companhias pela simples falta de recursos humanos no SEF. É incompreensível".
O Sindicato dos Inspetores do SEF admite que há falta de pessoal no aeroporto de Lisboa, um problema que só se resolve com a abertura de um concurso externo, diz o presidente Acácio Pereira.
"A solução passa não por escravizar as pessoas, mas pela abertura de um concurso externo para a a admissão de inspetores. Chegou o momento de dizer basta, as admissões tem que ser feitas de forma estruturada e adequada às necessidade do país".
É isso mesmo que o sindicato dos Inspetores do SEF vai pedir à ministra da Administração Interna durante a reunião de amanhã. Acácio Pereira diz que os trabalhadores recebem queixas dos operadores turísticos, mas garante que a responsabilidade está do lado do poder político. "Os políticos deviam ter previsto esta situação, é fácil atribuir responsabilidades aos funcionários mas os decisores políticos é que deviam ter visto já há muito quais as necessidades dos país".
Os trabalhadores do SEF têm um plenário marcado para segunda-feira, às 6 da manhã. O sindicato dos Inspetores do SEF reúne com a ministra da Administração Interna às 11h.
Fonte: TSF
Foto: Rui Oliveira / Global Imagens

Com a primavera chegam o frio e a chuva. Os pólenes estão a níveis muito elevados

Resultado de imagem para Com a primavera chegam o frio e a chuva
Esta segunda-feira começa a primavera e com ela chegam outra vez o frio e chuva. O sol dos últimos dias já fez inundar o ar de pólenes, pelo que se recomendam cuidados extra para os doentes alérgicos.
Esta segunda-feira, quando forem 10h29 em Portugal continental, começa a primavera. Mas com os dias maiores, chega também a chuva e as temperaturas mais baixas.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a semana começa com céu muito nublado no litoral oeste e com as temperaturas a descer cerca de oito graus em relação a este domingo – máximas de 15ºC no Porto e 16ºC em Lisboa e Faro. No Algarve e nas regiões do interior, o sol vai manter-se.
Na terça-feira regressa a chuva, de norte a sul do país, que poderá ser forte lá mais para o meio da semana.
Nos arquipélagos dos Açores e Madeira não se prevê a ocorrência de chuva nos próximos dias.
O bom tempo da última semana antecipou o ritmo da Natureza, fazendo encher o ar de pólenes. A Rede Portuguesa de Aerobiologia adverte que os níveis se encontram muito elevados, com predomínio dos pólenes das árvores plátano, pinheiro, cipreste e carvalhos e das ervas urtiga e parietária. Recomenda-se prudência para pessoas com alergias e outras doenças respiratórias.
Março é também o mês em que entramos no horário de verão. No próximo domingo, dia 26, os relógios adiantam uma hora.
Fonte: Observador
Foto: BODO MARKS/EPA

Hora de Fecho: "Terão morrido doentes por eu não estar à altura"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Fez história por ter implantado o primeiro coração artificial em Portugal. O cirurgião José Fragata admite erros, fala da competição na profissão e relata um caso com contornos de milagre.
Inês Brasão teve acesso aos bastidores de vários hotéis portugueses. Entrevistou dezenas de funcionários. E escreveu todas as histórias que ninguém pode contar.
A Comissão Europeia pondera instaurar ações no Tribunal de Justiça da UE contra Portugal por não ter transposto novas normas comunitárias sobre comissões bancárias.
Só se Portugal "enlouquecesse" é que saía da zona do euro, enquanto a maior parte dos políticos que falam na retirada do seu país "ignoram as dificuldades e as consequências", palavras do ex-PR.
Três jovens foram hoje baleados durante uma rixa à porta de uma discoteca na zona de Alcântara, em Lisboa. Um deles morreu no hospital, e um outro está em estado grave, disse à Lusa fonte da PSP.
Há 150 locais identificados em Portugal como os mais susceptíveis de sofrerem um ataque terrorista e são precisos planos de segurança para todos. Dez anos passados, faltam aprovar pelo menos 30.
O pai do francês abatido no aeroporto de Orly, Paris, depois de ter atacado uma militar, afirmou que o filho "não era um terrorista" e que o seu comportamento foi causado pela bebida e pela droga.
Martin Schulz já é rotulado de "salvador" da social-democracia alemã. Com bons números nas sondagens e uma política de esquerda, foi eleito líder dos sociais-democratas alemães com 100 % dos votos.
A ministra da Defesa alemã rejeitou a acusação de Donald Trump de que Alemanha estivesse em dívida com a NATO e com os Estados Unidos pela defesa que a Aliança proporciona.
Mais uma mossa nas relações diplomáticas entre a Alemanha e a Turquia. O presidente Erdogan deu graças a Deus pela prisão de um "espião", mes esse "espião" é um repórter turco-alemão.
Um teste de gravidez hormonal, tomado por mulheres britânicas nas décadas de 60/70, poderá ser responsável por malformações (e pela morte) de muitos bebés. A investigação foi divulgada pela Sky News. 
Opinião

João Marques de Almeida
Se o liberalismo e a prosperidade andam juntos, o socialismo e a pobreza andam de mãos dadas. E esqueçam a retórica socialista. Os partidos socialistas não querem, nunca quiseram, acabar com a pobreza

Fernando Leal da Costa
Querendo consensos, não parece avisado que se tratem os principais partidos como “filhos e enteados”. Não se pode apagar uma fogueira onde só se despeja combustível.

Alberto Gonçalves
O comentador de “direita” é o proverbial idiota útil. Útil para a esquerda no poder, que assim finge velar pela liberdade de expressão. Útil para os “media” avençados, que assim fingem “pluralismo”.

Ruth Manus
O pai distante não precisa ser um pai ausente. Há inúmeros pais que se fazem presentes onde quer que nós estejamos. Há inúmeros pais que, mesmo quando morrem não deixam seus filhos sozinhos. 

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Nestes tempos, em que é comum insultar quantos não militam no mesmo partido, ou não professam a mesma fé, é urgente recordar exemplos de respeito na diversidade das convicções políticas e religiosas.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Assembleia Municipal de Coimbra – PEV pediu esclarecimentos sobre a requalificação da baixa e poda de árvores do espaço público

Na passada sexta-feira, dia 10 de março, realizou-se a Assembleia Municipal de Coimbra, tendo o deputado do PEV, Paulo Coelho, eleito nas listas da CDU (PCP-PEV) questionado o Presidente da Câmara Municipal sobre a reabilitação da baixa de Coimbra e sobre a poda de árvores, mal executada, que tem sido realizada em várias zonas da cidade.
No primeiro assunto exposto, que ficou sem resposta por parte do presidente da autarquia, o deputado do PEV que integra o Grupo Municipal da CDU, solicitou que fossem apresentados à Assembleia Municipal os diversos projetos de requalificação da baixa que têm sido anunciados pelo presidente da C.M., para que aquele órgão os pudesse analisar, e que até ao momento são desconhecidos.
No que concerne, ao segundo assunto, o deputado do PEV questionou o presidente do executivo municipal sobre a "podite" (é uma doença que ataca os humanos e que consiste num “vício autárquico” e num “péssimo costume de podar as árvores das artérias urbanas”), referida pelo Professor Jorge Paiva, que se tem verificado no Concelho, nomeadamente na Urbanização Vale de São Miguel (Eiras), Parque Verde da cidade e Rua Augusto Matos (Santa Clara).
A razão deste atentado às árvores no município prende-se com uma falsa delegação de competências da Câmara Municipal para as Juntas de Freguesia. Ao invés de facultar às freguesias os meios técnicos, humanos, mecânicos e financeiros a C.M. limitou-se a transferir as tarefas a troco de uns míseros cêntimos. Torna-se, portanto, fundamental reverter urgentemente esta situação e dotar as Juntas de Freguesia dos meios necessários ao cuidado dos espaços públicos.
Face à resposta menos clara do presidente da Câmara Municipal, alegando que confiava na equipa que realizava esta poda, o deputado do PEV convidou-o a fazer uma visita acompanhada ao local onde ocorreram os atentados às árvores, ficando neste caso sem resposta.
As árvores em espaço urbano, de acordo com a investigadora Rosa Pinho, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, desempenham um papel fundamental na purificação do ar, na diminuição da poluição sonora, na diminuição do impacto das chuvas, favorecem o microclima, melhoram a circulação do ar e da água, oferecem sombra e refúgio aos animais (incluindo o Homem), especialmente avifauna, mantêm o equilíbrio dos ecossistemas e melhoram a qualidade de vida dos munícipes.
A poda, ainda segundo a investigadora, não tem defesas naturais, debilita as árvores e muitas vezes leva-as à morte. As árvores acabam por produzir rebentos vigorosos que partem com facilidade e são uma grande ameaça aos transeuntes, sejam eles pessoas, animais ou até veículos.

SOCIEDADE COLUMBÓFILA ABRE ESPAÇO CULTURAL ATRAVÊS DE CLUBE DE FOTOGRAFIA

Decorrente da adesão e do interesse manifestado por um conjunto alargado de associados e aderentes, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, após ter efectuado algumas reuniões de trabalho, com a colaboração de José Vieira, Carla Menezes, Carlos Santos Silva e Pedro Miguel, “materializou” recentemente a criação de um espaço cultural que se pretende dinâmico e abrangente, dando assim, continuidade a um dos desígnios da sua Direcção no presente mandato, tendo igualmente em conta o enriquecimento da sua relação com a comunidade, acaba de criar o “clube” de fotografia.
Esta nova valência aberta a toda a comunidade irá promover os eventos organizados pela instituição, realizar e promover exposições, acções de formação e criar protocolos com outras instituições sempre no intuito de dar a conhecer a nossa terra e os seus valores culturais e artísticos.
É também intenção deste “clube”, criar e promover projetos individuais ou de grupo que possam fomentar a criação artística e dar a conhecer o concelho de Cantanhede.
A fotografia terá assim mais um espaço de criação e procurará exercer a função pedagógica de aproximação entre as pessoas, de formação dos mais jovens e de aprofundamento de uma arte que tem como seu ponto forte a estética, não deixando de ter também uma visão cultural e social mostrando o que nem sempre é visível ao comum dos mortais.

Papa solidário com o povo do Peru após inundações

Resultado de imagem para Papa solidário com o povo do Peru após inundações

O Papa Francisco expressou hoje a sua proximidade à "querida população" do Peru, onde se registaram nos últimos dias inundações que provocaram mais de 60 mortes e inúmeros danos materiais.

"Quero transmitir a minha proximidade à querida população do Peru duramente afetada pelas devastadoras inundações. Rezo pelas vítimas e por aqueles que se prontificaram em oferecer ajuda", disse o Papa, após rezar o Ângelus na Praça de São Pedro.
O Peru sofreu nos últimos dias uma série de inundações com efeitos devastadores que se traduziram em 69 mortos, 170 feridos, 12 desaparecidos e 72.000 vítimas e mais de meio milhão de afetados, de acordo com os últimos dados oficiais.
Além das vítimas, as inundações provocaram inúmeros danos materiais, como a destruição e pontes e cortes de água e eletricidade nas principais cidades do litoral peruano.
Fonte: Lusa
Foto: © Reuters

Milhares manifestam-se em Barcelona contra “golpe separatista”

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje, no centro de Barcelona, contra "o golpe separatistas" e para exigirem a "recuperação da liberdade, democracia e coexistência da Catalunha", num protesto organizado pela plataforma da sociedade civil da Catalunha (SCC).Resultado de imagem para Milhares manifestam-se em Barcelona contra “golpe separatista”

Sob o slogan "Vamos parar o golpe separatista", a manifestação, que teve início pouco depois das 12:00 (menos uma hora em Lisboa), percorreu o centro de Barcelona para terminar junto à sede do governo da Catalunha.
A faixa "pela liberdade, democracia e coexistência" é exibida no início da manifestação, promovida pela entidade que é contra a independência da Catalunha.
O presidente da SCC, José Domingo, disse que o protesto foi convocado para denunciar "o golpe de Estado institucional praticado" pelos partidos independentistas, através de um processo soberanista, que pode "quebrar a paz social".
"Estamos aqui para chamar a atenção porque a democracia, convivência e liberdade estão em perigo perante um processo que põe em risco a lei e a ordem, algo muito perigoso", afirmou o presidente da organização anti-independência.
Fonte: Lusa
Foto: © iStock

Jake Robertson e Mare Dibaba vencem meia-maratona de Lisboa

O vencedor da prova masculina demorou 1:00.01 horas para concluir o traçado. Nas mulheres, a vencedora precisou de 1:09.43
Resultado de imagem para Jake Robertson e Mare Dibaba vencem meia-maratona de Lisboa
O neozelandês Jake Robertson venceu hoje a prova masculina da 27.ª edição da meia-maratona de Lisboa, enquanto o triunfo na prova feminina foi para a etíope Mare Dibaba.
Robertson cumpriu o traçado em 1:00.01 horas, menos 10 segundos do que o queniano James Mwangi, segundo classificado, enquanto o terceiro lugar foi para outro atleta daquele país africano, Edwin Kibet, a 44 segundos. Samuel Barata, no sexto lugar, foi o melhor português com 1:03.52.
Mare Dibaba venceu a corrida feminina com o tempo de 1:09.43 horas, batendo em cima da meta a queniana Vivian Cheruyiot, que gastou mais um segundo, tendo o posto ido para a também queniana Mary Macera, com mais 10 segundos do que a vencedora, numa prova em que Jéssica augusto foi a melhor portuguesa, ao ser sétima com 1:10.38.
Fonte: Lusa
Foto: Manuel de Almeida/Lusa

GNR deteve 59 pessoas durante a noite

Resultado de imagem para GNR deteve 59 pessoas durante a noite
A Guarda Nacional Republicana deteve 59 pessoas, durante a última noite e madrugada, em todo o país, sendo a maioria por condução sob o efeito de álcool, indicou hoje a corporação.
Em comunicado, a GNR adianta que as 59 detenções foram feitas entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje no âmbito das várias operações de combate à criminalidade e de fiscalização rodoviária.
Segundo a GNR, 37 pessoas foram detidas por condução sob o efeito do álcool, 12 por condução sem habilitação legal, três por violência doméstica e uma por furto.
A GNR apreendeu ainda, em oito horas, 62 doses de haxixe.
No âmbito da fiscalização de trânsito, a GNR detetou 534 infrações, das quais 195 foram por excesso de velocidade, 92 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei e 26 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e cadeirinhas para crianças.
A GNR registou ainda, entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 63 acidentes, que provocaram dois feridos graves e 23 ligeiros.
Fonte: Sapo 24 com Lusa

Exposição Retornar – Espaços de Memória_ De 20 de Março a 8 de Abril no Centro Cultural de Tábua

No âmbito de “Outras vozes, outra gente – Mostra em rede de teatro documental
De 20 de março a 8 abril, no Centro Cultural de Tábua, poderá visitar a exposição Retornar – Traços de Memória, uma iniciativa da EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, E.M.), desenvolvida pelas Galerias Municipais de Lisboa, e que assinalou os 40 anos do momento que ficou conhecido por retorno de nacionais à antiga metrópole, na sequência dos processos de descolonização das colónias portuguesas em África, e que conheceu o seu auge com a ponte aérea de 1975.
Entre 1974 e 1977, a maioria dos portugueses ou luso-descendentes abandona os territórios outrora parte do Império Colonial Português. A estes portugueses atribui-se a designação de “retornados”, um termo que adquire uma conotação pejorativa que denuncia as tensões que acompanham o fim do colonialismo português em África, o regresso desta população à antiga metrópole, bem como o seu acolhimento numa sociedade em profunda transformação social e política.
Uma parte dos núcleos que aqui se mostram, enquadram-se nas atividades a desenvolver no âmbito do projeto Outras vozes, outras gentes - Mostra em rede de teatro documental. Articula-se com a temática do espetáculo Portugal Não é Um País Pequeno, de André Amálio (Hotel Europa), que relata a experiência de antigos colonos portugueses a partir de testemunhos reais. Colonização versus descolonização.
Dia 8 de abril, o Centro Cultural de Tábua acolherá o espetáculo Portugal Não é Um País Pequeno.
Entrada livre
Para mais informações contactar:
Teresa Santos
Hermes - Cooperativa de Programação e Produção de Eventos Culturais

Dia Mundial da Árvore

No âmbito da comemoração do dia mundial da árvore, o município de Vagos em colaboração com o Núcleo Empresarial de Vagos e a Santa Casa de Misericórdia de Vagos, irá realizar uma plantação de árvores no próximo dia 21 de março.
Esta iniciativa está agendada para as 10h30, na Zona Industrial de Vagos, onde as crianças do infantário da Santa Casa da Misericórdia de Vagos procederão à reflorestação de uma área de clareira com pinheiros mansos, uma espécie natural de Portugal bastante apreciada pelo seu fruto, o pinhão.
A iniciativa pretende sensibilizar a população para a importância da Natureza e do Meio Ambiente e da interação e necessidade de plantas e árvores na qualidade de vida da população.
Cerca de 30% da superfície terrestre está coberta por florestas, apelidadas como os pulmões do mundo não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como pela sua importância em áreas estratégicas como economia e produção de bens e alimentos.

AVEIRO – GNR DETEVE EM FLAGRANTE UM HOMEM DE 29ANOS E APREENDEU 17KG DE HAXIXE.

Resultado de imagem para Comando Territorial de Aveiro
A Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública intensificaram, nos dias 14 e 15 de março, o controlo e a fiscalização nos comboios internacionais e nacionais, bem como nas estações ferroviárias localizadas nas respetivas áreas de responsabilidade, em todo o território nacional.
Decorrente desta operação destaca-se a ação do Comando Territorial de Aveiro que apreendeu, mais de 17 quilos de haxixe e deteve em flagrante delito um homem de 29 anos por tráfico de estupefacientes no âmbito desta operação, em Ovar.
O indivíduo, que tinha consigo quantidade de droga suficiente para 200 doses, foi intercetado quando o comboio se deslocava entre as cidades de Ovar e Esmoriz.
No decurso da detenção foi realizada uma busca domiciliária à residência do detido, em Oliveira do Douro - V. N. Gaia, resultando na apreensão de: 34 780 doses de haxixe, 1 370 doses de cocaína, 160 doses de MDMA, uma pistola 6.35mm e uma estufa para produção de cannabis.
O detido ficou em prisão preventiva.

Fonte: Vagos fm

Orly: Pai de atacante libertado, primo e irmão continuam presos

O pai do homem abatido no sábado no aeroporto de Orly, perto de Paris, depois de ter atacado um militar foi libertado na noite de sábado e o irmão e o primo continuam detidos para interrogatório, foi hoje anunciado.

Segundo fontes judiciais, citadas pela Efe, os investigadores estão a tentar determinar as motivações do atacante identificado como Ziyed Ben Belgacem - de nacionalidade francesa e nascido em Paris - que depois de ter disparado contra uma agente num posto de controlo da polícia numa zona a norte de Paris se deslocou para a zona sul da capital até ao aeroporto de Orly, onde agrediu e derrubou a arma a uma militar do dispositivo antiterrorista.
Depois de ter disparado contra a polícia, segundo um procurador, Belgacem telefonou ao pai e ao irmão e disse-lhes: "Fiz um disparate, disparei contra uma polícia".
Nas buscas do domicílio do agressor, na localidade de Garge les Gonesse, a mesma onde disparou contra a agente, foi encontrada uma pequena quantidade de cocaína e por isso os investigadores tentam determinar se terá consumido drogas.
Belgacem, que tinha antecedentes criminais por roubo à mão armada e por tráfico de estupefacientes, tinha sido vigiado pelos serviços secretos franceses por se ter radicalizado na prisão.
Contudo, buscas ao domicílio de Belgacem em 2015 não tiveram quaisquer resultados preocupantes e por isso não ficou referenciado pelos serviços secretos.
Durante o ataque à militar no aeroporto de Orly, Belgacem afirmou aos outros membros da patrulha: "Tirem as armas, estou aqui para morrer por Alá, de qualquer forma vai haver mortos". Posteriormente, foi abatido.
Fonte: Lusa
Foto: © DR

O “para o melhor pai do mundo” das crianças que não o têm

É Dia do Pai. Por esta altura, muitos educadores de infância deparam-se com um dilema: de que forma abordar o assunto com crianças que o perderam? Fomos à procura da resposta.

Resultado de imagem para O “para o melhor pai do mundo” das crianças que não o têm
“Para o melhor pai do mundo”. Quem é pai certamente já leu esta frase nos presentes que os filhos fizeram na escola, carinhosamente, com a ajuda dos educadores de infância e professores. Seja na creche, infantário ou na escola primária, o hábito repete-se de ano para ano. Mas nem todas as crianças têm o prazer de entregar uma prenda ao pai.
Luís Ribeiro é presidente da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI). Em 30 anos de serviço, foram poucos os alunos a quem lecionou que tivessem perdido ou que não conhecessem o pai. Felizmente, é uma situação pouco recorrente, mas uma missão que teve em mãos.
A conversa – “em grupo, para que haja partilha de experiências” – é o pilar pelo qual se rege. Uma conversa marcada por palavras subtis, de positivismo e desconstrução. Até porque “não se pode ignorar que é Dia do Pai”.
“Os presentes são feitos da mesma forma, mas tem de haver uma conversa mais profunda. Temos de os ajudar a desconstruir o mundo e fazer com que seja natural. E quando uma ferida vem à memória, tentamos relativizar a dor”, explica, em conversa com o Notícias ao Minuto.
"Vamos falar com o pai e ver as estrelas"
Não ignorando, as crianças são confrontadas com um dia de celebração de uma figura que não têm a seu lado, geralmente por motivos pouco positivos. O trabalho de desconstrução cabe, logo, não só aos educadores como ao resto da família.
O conselho da professora Inês Mateus é que, no início do ano letivo, “as mães informem a escola de que a criança não tem pai”. E que não descurem a conversa com o educador. “O melhor é combinar com a mãe o que vamos fazer. Se a criança for muito pequena (pré-escolar), é legítima a opção de não ir à escola no dia em que se fazem os presentes para o pai. Mas na primária isso já não faz sentido”.
Nestes casos, a docente aconselha um princípio que a própria aplica na sua vida pessoal com a filha: “Ela acha que o avô, que já morreu, é uma estrela. E quando é noite vê as estrelas e manda beijinhos ao avô”. “No Dia do Pai, a mãe pode dizer ao filho’: ‘Logo à noite vamos falar com o pai e ver as estrelas. E tu podes mostrar-lhe o presente”, aconselha.
“Nos casos em que um dos progenitores morreu”, alerta, por sua vez, Luís Ribeiro, “tende a haver um sentimento de superproteção por parte da família e até um desequilibro na relação da criança com a mãe”. Mas o Dia do Pai chega até a ser mais doloroso para filhos de pais divorciados, quando um deles vai morar para outra cidade. “É uma experiência traumática. A criança tem o pai ao lado e, de repente, este deixa de lá estar. É-lhe difícil aceitar a distância e que não pode estar ao lado de quem gosta”.
O 'Dia da Pessoa Especial'. Na ausência de pai e mãe
Andreia Matias é educadora de infância numa escola pertencente a uma instituição de solidariedade que acolhe crianças retiradas aos pais. Algumas conhecem os progenitores, mas outras nunca chegaram a conhecê-los porque foram institucionalizadas à nascença. Estas últimas, admite a educadora, “não têm noção do que é uma família, é um mundo desconhecido”.
O assunto é, portanto, tratado ‘com pinças’, mas sem ignorar que o dia 19 de março existe e é o Dia do Pai. Até porque a escola é frequentada por crianças que não estão institucionalizadas e, portanto, moram com o progenitor.
O Dia do Pai e o Dia da Mãe fazem parte do plano anual de atividades. São figuras muito importantes na vida da criança. E na instituição tentamos dar-lhe o máximo de carinho para colmatar essa falha”, afirma Andreia Matias. Mas às crianças que nunca tiveram uma figura paterna ao seu lado juntam-se as que foram retiradas à família durante a infância.
“Estas têm noção do que é uma família e sentem mesmo a falta dos pais, mesmo que estes se tenham portado mal consigo. A propósito deste dia, o que fazemos é explicar as coisas de forma positiva – que têm pessoas ao seu lado para cuidar de si, que os pais não podem cuidar porque não têm casa e comida, por exemplo –, omitindo a parte negativa”, acrescenta.
Mas como explicar a uma criança que é Dia do Pai e se vai fazer um presente para o pai? “O Dia do Pai passa a ser o ‘Dia da Pessoa Especial’, por exemplo. São eles quem escolhe uma pessoa especial a quem queiram dar a prenda. Geralmente, dão-na a uma das funcionárias ou técnicas da instituição”, adianta a educadora.

Fonte: Notícias ao minuto
Imagem:mensagemcomamor

Manhã de domingo: "Hotel, os bastidores": trabalho, segredos e sexo

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
Inês Brasão teve acesso aos bastidores de vários hotéis portugueses. Entrevistou dezenas de funcionários. E escreveu todas as histórias que ninguém pode contar.
A Comissão Europeia pondera instaurar ações no Tribunal de Justiça da UE contra Portugal por não ter transposto novas normas comunitárias sobre comissões bancárias.
Só se Portugal "enlouquecesse" é que saía da zona do euro, enquanto a maior parte dos políticos que falam na retirada do seu país "ignoram as dificuldades e as consequências", palavras do ex-PR.
Miguel Albuquerque, líder do PSD/Madeira, disse em entrevista que não percebe porque é que o PSD não apoiou a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto.
A distrital de Lisboa do PSD vota este domingo o nome indicado por Pedro Passos Coelho, para encabeçar a lista à Câmara Municipal de Lisboa, que deverá ser a vice-presidente Teresa Leal Coelho.
A UGT vai continuar a privilegiar a Concertação Social e é lá que pretende conseguir inverter algumas medidas que penalizaram os trabalhadores nos últimos anos.
Carlos Silva considera que o entendimento da esquerda parlamentar permitiu aliviar a austeridade e afirma que o Governo está comprometido em reverter as medidas impostas durante a ajuda externa.
A administração norte-americana quer construir um muro na fronteira com o México com nove metros de altura, que tenha bom aspeto do lado norte e que seja difícil de trepar e cortar.
O pai do homem abatido no sábado no aeroporto de Orly, perto de Paris, depois de ter atacado um militar, foi libertado na noite de sábado e o irmão e o primo continuam detidos para interrogatório.
A vigilância foi reforçada na Casa Branca este sábado à noite, depois de um homem ter sido detido quando proferia ameaças num dos postos de controlo de acesso, anunciou um responsável da segurança.
A Bélgica assinala na quarta-feira o primeiro aniversário dos ataques no aeroporto de Bruxelas e numa estação de metro com cerimónias que incluem "um minuto de barulho" ao invés de silêncio. 
Opinião

João Marques de Almeida
Se o liberalismo e a prosperidade andam juntos, o socialismo e a pobreza andam de mãos dadas. E esqueçam a retórica socialista. Os partidos socialistas não querem, nunca quiseram, acabar com a pobreza

Fernando Leal da Costa
Querendo consensos, não parece avisado que se tratem os principais partidos como “filhos e enteados”. Não se pode apagar uma fogueira onde só se despeja combustível.

Alberto Gonçalves
O comentador de “direita” é o proverbial idiota útil. Útil para a esquerda no poder, que assim finge velar pela liberdade de expressão. Útil para os “media” avençados, que assim fingem “pluralismo”.

Ruth Manus
O pai distante não precisa ser um pai ausente. Há inúmeros pais que se fazem presentes onde quer que nós estejamos. Há inúmeros pais que, mesmo quando morrem não deixam seus filhos sozinhos. 

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Nestes tempos, em que é comum insultar quantos não militam no mesmo partido, ou não professam a mesma fé, é urgente recordar exemplos de respeito na diversidade das convicções políticas e religiosas.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa