terça-feira, 19 de outubro de 2021

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA RECEBE CONCERTO E VISITA GUIADA

O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, realiza o concerto com os músicos “Joana Bernardes & Luís Silva” e uma visita guiada às exposições temporária e permanentes, no próximo sábado, 23 de outubro, pelas 21h30.

A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço. Pretende-se assinalar o encerramento da exposição de astrofotografia “Cosmos 88”, da autoria de Cristiano Justino. Pelas 21h30, tem lugar o concerto com “Joana Bernardes & Luís Silva” e a partir das 23h00 está prevista a realização da visita guiada à exposição “Cosmos 88”, através das explicações do autor.

Trata-se de um programa cultural noturno de visita ao Museu Joaquim Correia, aberto à população, para dar a conhecer este espaço museológico que consagra a obra de um dos maiores expoentes no campo da criação artística do concelho da Marinha Grande, o Professor Escultor Joaquim Correia.

O acervo do Museu é constituído por várias coleções de obras de arte e por estudos, criados pelo escultor. Constam bustos, estátuas em bronze e gesso com e sem policromia, medalhas, desenhos e pinturas.

Carnaval de Estarreja regressa em 2022

 Após reunião realizada na última quinta-feira, 14 de outubro, foi decidido avançar para a organização dos desfiles de Carnaval de Estarreja em 2022. Câmara Municipal de Estarreja, Associação de Carnaval e os 11 grupos desfilantes (7 grupos de folia e 4 escolas de samba) consideram que estão reunidas as condições para o regresso da folia no próximo ano.


Após um interregno em 2021, e tendo em conta a taxa nacional de vacinação e os indicadores atuais da pandemia de COVID-19, as partes envolvidas no evento consideram que haverá condições para a realização dos grandes corsos carnavalescos e do desfile noturno das escolas de samba em 2022, mantendo-se o cariz competitivo dos desfiles neste “Teatro a Céu Aberto”.

 

O evento será sempre sujeito a protocolos de segurança e a planos de contingência, a definir em articulação com as orientações das autoridades de saúde e com a evolução da pandemia.

 

Sublinhando que “o carnaval é uma manifestação cultural com um enorme impacto social e económico e que envolve toda a comunidade Estarrejense”, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto, refere que “depois desta decisão unânime de voltarmos a ter os grandes corsos e o desfile noturno das escolas de samba, com as devidas salvaguardas e em estreita articulação com a autoridade local de saúde pública, e no estrito cumprimento das orientações em vigor da DGS, estamos empenhados na organização de um Carnaval de qualidade, que garanta não só um bom espetáculo, mas também as condições de segurança e de bem-estar para toda a comunidade, seja para desfilantes, seja para o público, onde manteremos todas as preocupações de um bom acolhimento. Voltar a ter Carnaval de Estarreja é o sinal de retoma que todos precisamos.”

 

O Presidente da ACE, Pedro Silva, sublinha que “para nós era importante perceber qual o ânimo e a vontade dos grupos, e ficou explícito que há uma enorme vontade de termos Carnaval. Um novo interregno poderia pôr em causa a existência de algumas associações, que mobilizam centenas de pessoas de todas as idades, e que têm um papel reconhecido no plano social. Depois da decisão tomada, o nosso principal papel é ajudar os grupos a fazerem um desfile com qualidade, apesar de todas as adversidades causadas pela pandemia.”

 

Carla Miranda

Câmara Municipal de Ovar, Grupos e Escolas decidem avançar com desfiles de Carnaval em 2022


A Câmara Municipal de Ovar, os Grupos e as Escolas de Samba decidiram avançar com os desfiles de Carnaval em 2022, nomeadamente, o desfile noturno das escolas de samba e os grandes corsos carnavalescos. Esta decisão concertada foi tomada em reunião realizada entre as partes e por maioria, havendo duas associações que ainda não tomaram uma posição.

Mediante esta decisão, a autarquia delineará agora o programa e os moldes nos quais se realizará o Carnaval de Ovar 2022, prevendo-se a sua apresentação oficial no final do mês de novembro, sendo certo que toda a programação e organização será realizada em estreita articulação com a Autoridade de Saúde Local, cumprindo todas as normas e regras aplicáveis.
Alexandre Rosas, vereador com competência delegadas em matéria de Carnaval, recorda que “o Carnaval é a grande festa de Ovar, envolvendo milhares de pessoas, sendo um fator de atratividade do nosso território e contribuindo para a dinamização da economia local. Atendendo à evolução da pandemia e ao Plano de Desconfinamento, creio que estamos em condições de avançar para o Carnaval 2022. E, mesmo que não seja exatamente nos moldes habituais, espero que seja um Carnaval no qual o espírito de união, parceria e a paixão pela folia sejam o mote para promovermos um Carnaval em segurança”.

 

 

Barcelos | IPCA dá oportunidade a estudantes de ingressarem no Ensino Superior Caixa de entrada


O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai abrir candidaturas às vagas sobrantes de uma dezena de Cursos Técnicos Profissionais (CTeSP). Tendo em conta a grande procura que os CTeSP estão a ter, o preenchimento das vagas existentes será efetuado de três em três dias, durante 30 dias úteis após o início das aulas, até ao preenchimento total das mesmas e à concretização das respetivas matrículas.

As vagas sobrantes dizem respeito quatro cursos em regime laboral (horário diurno): Apoio à Gestão (Polo de Famalicão), Turismo Natureza e Aventura (Extensão de Esposende), Gestão de Seguros (Polo de Guimarães) e Inovação Alimentar e Artes Culinárias (Esposende).

Em regime pós-laboral (horário a partir das 18h30), estão disponíveis vagas para os seguintes cursos: Metrologia, Instrumentação e Qualidade Industrial (Campus de Barcelos), Apoio à Gestão (Famalicão), Design de Moda (Famalicão), Soldadura Avançada (Braga), Manutenção Industrial (Famalicão) e Robótica Colaborativa e Inteligência Industrial (Braga).

Entre as vagas disponíveis, o diretor da Escola Técnica Superior Profissional do IPCA, Filipe Chaves, destaca o CTeSP em Inovação Alimentar e Artes Culinárias, num ano letivo que ficará marcado pela abertura da extensão de Esposende. “Os estudantes deste curso terão a oportunidade de serem pioneiros numa oferta educativa que é inovadora e com uma forte ligação à indústria hoteleira neste concelho, o que constitui, no fundo, o objetivo central dos CTeSP, tendo em conta as grandes hipóteses de empregabilidade”, sublinha.

“O mesmo sucede com o curso de Metrologia, Instrumentação e Qualidade Industrial, que será lecionado no Campus do IPCA, em Barcelos, e que é uma aposta numa área com grande empregabilidade na região”, acrescenta Filipe Chaves.

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são uma formação de nível superior, com dois anos de duração e uma forte componente prática, tendo em vista a aquisição de competências para a imediata inserção no mercado de trabalho.

Ana Teixeira

Évora | O EDIFÍCIO DO ANTIGO SALÃO CENTRAL EBORENSE ESTÁ RECONSTRUÍDO

O novo Salão Central Eborense, completamente remodelado a partir do estado de ruína, está prestes a dar lugar a um moderno equipamento multiusos. Este novo equipamento assumirá, brevemente, um papel central no panorama cultural eborense, constituindo-se como infraestrutura de suporte aos grupos e associações que na cidade de Évora dedicam a sua atividade às artes e ao espetáculo. 
A recuperação deste edifício veio cumprir uma aspiração antiga dos eborenses. Importante não só pelo significado cultural e pela eliminação da marca negativa da ruína no coração do Centro Histórico, mas também pela forte marca emocional que subsiste no imaginário de muitos eborenses. 
O edifício do antigo Salão Central Eborense recebeu ontem, 18 de outubro, a visita do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e do Vereador Alexandre Varela, acompanhados por elementos da equipa técnica responsável pela obra. No local, os eleitos e os técnicos do Município puderam inteirar-se sobre a evolução dos trabalhos, receber informações sobre a respetiva execução e avaliar a necessidade de eventuais acertos para os acabamentos. 
O antigo Salão Central Eborense beneficiou de uma remodelação profunda, mas com a preocupação de preservar a imagem exterior e a estrutura original. A empreitada de recuperação deste importante espaço de cultura obteve financiamento através pelo Programa Operacional Alentejo 2020, no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, inserindo-se na estratégia municipal de regeneração urbana e revitalização do Centro Histórico de Évora.

Silves | CENTRO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO COVID-19 EM SILVES REABRE DIA 20 DE OUTUBRO


A Câmara Municipal de Silves informa que a partir do dia 20 de outubro, 4.ª feira, a vacinação contra a COVID-19 volta a ser administrada no Centro Municipal de Vacinação COVID-19 (CMVC) de Silves.

O Centro Municipal de Vacinação COVID-19 (CMVC) de Silves, localizado na FISSUL, funcionará de 2.ª a sexta, entre as 9h00 às 16h00, possibilitando que a população beneficie de um espaço com maior extensão de laboração, facilitando, por sua vez toda a logística inerente ao processo.

Esta reabertura resulta da tomada de conhecimento, por parte do Município de Silves, no âmbito dos constrangimentos existentes no Centro de Saúde de Silves, nomeadamente no que respeita ao acolhimento aos utentes para a vacinação; pelo que, após visita ao local, a Presidente da Câmara Municipal de Silves disponibilizou o espaço da Fissul, por forma a solucionar essa dificuldade.

Relembramos que o Centro Municipal de Vacinação COVID-19 de Silves opera num processo articulado entre o Município de Silves, a Administração Regional de Saúde (ARS), o Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento (ACES/Barlavento) e a Unidade Local de Saúde (ULS).

O Município de Silves agradece a colaboração de todos os intervenientes envolvidos no funcionamento do CMVC de Silves, permitindo o bom funcionamento e acesso de cuidados de saúde de excelência à população.

Livros | Fernando Tordo: Um livro inesperado para ler com paixão


Em Não me Tapes o Caminho em Frente, Mesmo que Não Vá Dar ao Futuro, Fernando Tordo, um dos maiores nomes da música de intervenção em Portugal, reúne textos inéditos, que, quis a forma ou o conteúdo, nunca deram origem a canções ou pinturas. Nesse livro encontramos as emoções, os lugares, as perplexidades e os assombros de uma vida que gosta de olhar em redor. Prefaciada por José Jorge Letria, esta é uma edição Guerra e Paz Editores, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores, que chega à rede livreira nacional no próximo dia 26 de Outubro. O lançamento oficial da obra acontece no dia 29 de Outubro, pelas 18h30, na Fnac do Chiado, em Lisboa.
Um dos maiores cantautores da música portuguesa, Fernando Tordo é também um amante da pintura, do desenho, sempre inspirados pela poesia. Mas existem poemas que, fora da métrica e da estética das canções e dos quadros, viviam inéditos. Textos que agora o autor publica na antologia Não me Tapes o Caminho em Frente, Mesmo que Não Vá Dar ao Futuro. Uma obra catártica, em que o autor sonha com a eternidade no quadro da imaginação inquieta dos nossos dias.

José Jorge Letria, escritor, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, assina o prefácio da obra. O texto, intitulado «Fernando Tordo – A Poesia Contra o Mostrengo da Nossa Vida Inquieta», foi inspirado no poema Desventura e nessa luta contra esse mostrengo que fez parar o mundo. «Talvez por ter vivido, há poucos meses, o temor da morte durante uma duríssima experiência pandémica, Fernando Tordo sabe que o mostrengo que por vezes nos sai ao caminho tudo ameaça e põe em causa». Também de Desventura foi retirado o título da antologia.

Uma experiência que Tordo exorciza logo nas primeiras páginas: «Sai da frente, mostrengo, sai da frente. Cheguei a pensar que o teu esbracejar te fazia voar, levando-te para o inferno que é a tua boca sem cabeça e o teu grunhido, mas enganei-me […] Afasta-te, vai-te daqui. Entre as crianças e os velhos não há tempo para ti, nem espaço. Que me interessa que sejas no fim do mar se te quero no fundo?».

Liberto desse espectro, o autor tem, finalmente, o caminho livre para expressar o seu imperativo desejo de viver e de estar com a poesia, diariamente e em todas as formas. Diz Letria que ele agora «pode falar de tudo, desde as batatas fritas da Graça, até à costa ocidental da Índia, sobrevoada num tempo em que era preciso ir cantar no Oriente a que os portugueses chegaram, apesar de todos os mostrengos: os do escorbuto, da saudade e dos naufrágios.»

Um livro com a luz única e inconfundível do dizer poético, em verso, em prosa poética, em frases soltas que se lêem quase num suspiro e no qual há uma «bala perdida / [que] Por nada saber da sua trajectória / Alojou-se no próprio coração.» Não me Tapes o Caminho em Frente, Mesmo que Não Vá Dar ao Futuro chega às livrarias de todo o país no dia 26 de Outubro, com a chancela da Guerra e Paz Editores e o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores. O lançamento oficial da obra acontece no dia 29 de Outubro, pelas 18h30, na Fnac do Chiado, em Lisboa, e contará com a apresentação de Afonso Melo.

Esta é a segunda vez que a Guerra e Paz publica Fernando Tordo, depois de, em 2019, ter editado Fernando Tordo: Não Houve Geração Mais Rica do Que a Nossa, um livro repleto de amizade que resultou de uma conversa com José Jorge Letria.

Não me Tapes o Caminho em Frente, Mesmo que Não Vá Dar ao Futuro
Fernando Tordo
Ficção / Poesia
104 páginas · 15x23 · 12,00€
Nas livrarias a 26 de Outubro
Guerra e Paz, Editores

Silves | ÓRGÃOS EXECUTIVO E DELIBERATIVO TOMARAM POSSE


A tomada de posse dos novos órgãos autárquicos do Município de Silves teve ontem lugar, em cerimónia realizada nos Paços do Concelho. Na sequência das eleições autárquicas realizadas no passado dia 26 de setembro, Rosa Palma tomou posse como Presidente da Câmara Municipal, tendo tem como vereadores Luíza Conduto Luís, Maxime Sousa Bispo, Tiago Raposo, da CDU (força politica que obteve 43,10% dos votos); João Garcia e Luís Guia do PSD (com 23,18% dos votos); e Luís Guerreiro, do PS (18,97% dos votos).
Para a Assembleia Municipal, a CDU obteve 37,53% dos votos e a atribuição de 10 mandatos; o PPD/PSD obteve 21,86% dos votos, correspondentes a 5 mandatos; o PS obteve 21,45% dos votos e a atribuição de 5 mandatos e o partido CHEGA conseguiu obter 1 mandato, com 5,76% dos votos. Da primeira reunião do órgão deliberativo, a Assembleia Municipal elegeu Ana Sofia Ferreira (PS) para Presidente, Rui Jorge Paulino (PSD) para 1.º Secretário e Fátima Matos (PS) para 2.ª Secretária. Integram, ainda, por inerência a Assembleia Municipal, os Presidentes de Junta de Freguesia de Armação de Pêra (PSD), S. Bartolomeu de Messines (CDU), S. Marcos da Serra (PSD) e de Silves (CDU); e União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra (PS) e de Algoz e Tunes (PSD).

Na sessão solene, que contou com a presença de diversas entidades civis, religiosas e militares e de representantes do sector empresarial e da saúde e do movimento associativo local, a Presidente da Câmara evidenciou o sentido de serviço público, frisando que “estamos aqui para servir. E fá-lo-emos com a mesma determinação com que iniciámos esta função, mantendo elevados níveis de exigência. Porque sabemos que atrás do tempo outro tempo vem, e a nossa missão é deixar raízes para o futuro e estabelecer laços que as consolidem”.

Na sua intervenção, Rosa Palma, destacou, ainda, a necessidade de “consolidar e aprofundar o trabalho realizado durante o mandato findo, nas várias áreas de intervenção municipal”, nomeadamente no que diz respeito a “insistir junto do Governo para a concretização de projetos fundamentais para o desenvolvimento do nosso território de que são exemplos o Desassoreamento do Rio Arade, a Construção do Estabelecimento Prisional Regional na Portela de Messines e a Requalificação da Estrada Nacional n.º 124 – Silves-Porto de Lagos” e à necessidade de “continuar a lutar contra um processo de transferência de encargos da administração central para a administração local, que não está a ser conduzido da melhor maneira e que poderá prejudicar as populações e a nossa capacidade para intervir na resolução dos problemas locais”.

Terminou referindo que o atual Executivo Permanente irá “continuar, com o vosso apoio, com a vossa participação, com a vossa vigilância e fiscalização, ouvindo as vossas propostas e ideias, partilhando esta aspiração de trabalhar em prol do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida das nossas populações, em todas as suas localidades e lugares, onde quer que resida e trabalhe um habitante deste histórico e rico concelho de Silves” (a intervenção da Presidente da Câmara Municipal de Silves poderá ser consultada na integra no site do Município em https://www.cm-silves.pt/pt/destaques/8108/orgaos-executivo-e-deliberativo-tomaram-posse.aspx.

ELEITOS PARA A CÂMARA MUNICIPAL
Presidente: Rosa Cristina Gonçalves da Palma » CDU
Vereadora: Maria Luiza Medeiro Conduto Luís » CDU
Vereador: Maxime Antoine René Fernando Sousa Bispo » CDU
Vereador: Tiago Filipe Chaveiro Raposo » CDU
Vereador: João Carlos Saião Rodrigues Garcia » PSD
Vereador: Luís Miguel Correia Guia » PSD
Vereador: Luís José Martins Guerreiro » PS

ELEITOS PARA A ASSEMBLEIA MUNICIPAL
Presidente: Ana Sofia Belchior da Silva Ferreira » PS
1.ª Secretário: Rui Jorge Paulino » PSD
2.ª Secretário: Fátima Maria Semedo Ramos Matos » PS

CDU - COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA – PCP – PEV
Débora Andreia Moniz dos Santos Ferreira Quaresma
António Pedro Sequeira Cabrita Mealha
Bruno Chicharo Pereira
Gabriela da Silva Brígida
João Varela dos Santos
Pedro Nuno Teixeira Santos
Rosa Maria Coelho Guerreiro
João Filipe Melo dos Santos Brito
Pedro Alves Andrade
Olga Maria Correia de Almeida Fernandes

PPD/PSD - PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA
José Pedro da Silva Soares
Luis Filipe Agostinho Narciso Reis
Sara Filipa Cabrita Luz
Rui Jorge Paulino
Ana Isabel Cunha Costa da Martinha Tomás

PS - PARTIDO SOCIALISTA
Ana Sofia Belchior da Silva Ferreira
João José Palma dos Santos
César Paulo Alves das Neves
Fátima Maria Semedo Ramos Matos
Mário Luis Martins Nobre de Oliveira

Partido CHEGA
Tieres Manuel das Neves

ELEITOS PARA AS JUNTAS DE FREGUESIA E UNIÕES DE FREGUESIAS

- Junta de Freguesia de Armação de Pêra » Ricardo Jorge dos Santos Pinto » PSD
- Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines » Carla Isabel Loureiro Viegas Benedito » CDU
- Junta de Freguesia de São Marcos da Serra » Luis Manuel Viegas Cabrita » PSD
- Junta de Freguesia de Silves » Tito dos Santos Coelho » CDU
- União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra » Roberto Nuno Santos Cabrita » PS
- União de Freguesias de Algoz e Tunes » Sérgio Filipe Neves Antão » PSD

Os resultados do apuramento geral dos diversos órgãos autárquicos do Município de Silves poderão ser consultados em detalhe https://www.cm-silves.pt/pt/8052/editais-de-apuramento-geral.aspx.

México | Educación Y Género: Un Reto Constante Por La Equidad

 


por Yesica Flores

La educación universal constituye una política social necesaria e indispensable para alcanzar la paridad de género, meta por la cual aún queda mucho por hacer en nuestro país. Basta ver que la presencia de las mujeres es mayor en los niveles iniciales y se reduce en la educación superior. En el nivel preescolar el porcentaje que representan es de 93.2 %, en primaria 67.3 % y en secundaria 52.7 %.

Los organismos internacionales como UNESCO, CEPAL y los gobiernos, establecen un nuevo objetivo del papel que debe cumplir la educación para asegurar un desarrollo con equidad y, en consecuencia, cómo asegurar a todos los sectores sociales el acceso a un estándar mínimo de calidad educativa. Estudios de Global Open University (GOU) han demostrado que la educación humanista, inclusiva, con perspectiva de género, intercultural, científica y de excelencia incide en la disminución y erradicación de la violencia y que ofrece oportunidades para que las y los jóvenes de México ejerzan su derecho a la educación fomentando un trato digno e igualitario.

“La educación de las mujeres aumenta la capacidad de producción económica y reduce la pobreza. Cada vez son las mujeres que alcanzan grados superiores de estudios en todos los niveles socio- económicos del país generando que las mujeres tengan puestos en niveles que antiguamente sólo eran para los hombres,” comentó Vanesa Marcos, directora académica de GOU.

Entre los numerosos obstáculos que impiden a las niñas y mujeres ejercer su derecho a estudiar, obtener un diploma y beneficiarse de la educación, se encuentran la pobreza, el aislamiento geográfico, la pertenencia a una minoría, la discapacidad, el matrimonio y el embarazo precoces, la violencia de género y las actitudes tradicionales relacionadas con el papel de las mujeres.

A partir de la segunda mitad del siglo xx se dio lugar a un incremento sostenido y consistente de la matrícula femenina, de tal suerte que se podría hablar de una aparente igualdad. Sin embargo, la evolución numérica no significa que existan condiciones de igualdad. Es necesario analizar el incremento tanto de la matrícula femenina como de la planta de docentes e investigadoras de manera desagregada, por área de conocimiento y campo profesional, lo que permitirá constatar que se sigue manteniendo y reproduciendo la segregación ocupacional como una expresión y una de las principales causas de la desigualdad entre los géneros. 

Para alcanzar la equidad de género a todos los niveles empresariales, hay que crear una cultura organizacional de no discriminación. Se debe cambiar desde la cultura del reclutamiento para ofrecer igualdad salarial para hombres y mujeres para que ambos tengan las mismas oportunidades. Las empresas deberán buscar el talento de los profesionales para poder cambiar las siguientes estadísticas: El 37.2% de las mujeres con estudios de licenciatura no ha podido acceder a un empleo formal y el 33% de las mujeres con estudios de licenciatura han tenido trato desigual en su trabajo por su género. (INEGI)

Global Open University enlista en perspectiva una lista de tareas y l retos que aún quedan por afrontar, entre los que se pueden enumerar:

Recuperar, valorar y potenciar el capital cultural producido desde los programas y proyectos de género y desde la perspectiva de género.

· Promover el ingreso de las mujeres a las instituciones y programas de investigación.

· Promover la creación de planes y programas de estudio desde la perspectiva de género.

· Incluir en los programas de estudio las aportaciones de las teóricas e investigadoras del mundo académico.

· Promover la diversificación de la matrícula femenina a diferentes áreas del conocimiento.

· Impulsar las trayectorias académicas y administrativas de las mujeres para que accedan a cargos de responsabilidad.            

Actualmente, son pocas las universidades e instituciones en México que poseen un plan integral digital, que impulse y acompañe el desarrollo de talento. Una de ellas es Global Open University, (GOU) con altos estándares de calidad, como los compartidos por el Espacio Europeo de Educación Superior (ESG) y del Espacio Iberoamericano de Aseguramiento de la calidad en la Educación Superior (SIACES). 

Sporting estreia-se a vencer na Liga dos Campeões no estádio do Besiktas

Sporting conquistou hoje a primeira vitória na Liga dos Campeões da época 2021/22, ao impor-se por 4-1 no estádio dos turcos do Besiktas, em jogo da terceira jornada do grupo C, disputado em Istambul.

Dois golos do defesa uruguaio Coates, aos 15 e 27 minutos, ambos na sequência de pontapés de canto, e outros marcados pelo espanhol Sarabia, aos 44, de grande penalidade, e pelo avançado Paulinho, aos 89, permitiram à equipa lisboeta vencer o confronto entre os campeões português e turco, que reduziu aos 24, por intermédio do canadiano Larin.

O Sporting, que tinha perdido os dois jogos iniciais, frente a Ajax (5-1) e Borussia Dortmund (1-0), conquistou os primeiros pontos na prova, passando a totalizar três, menos três do que os holandeses e os alemães, que discutem ainda hoje a liderança, em Amesterdão, enquanto o Besiktas continua sem pontuar.

Madremedia

Rui Rio recandidata-se à liderança do PSD

Atual líder social-democrata confirmou que vai recandidatar-se nas próximas eleições internas.

Rui Rio confirmou, esta terça-feira, que vai recandidatar-se à liderança do PSD. Num comunicado enviado às redações por Salvador Malheiro, que será o diretor de campanha da recandidatura, é confirmada a recandidatura do atual líder social-democrata depois de uma "reflexão aprofundada" sobre a situação política do país, os recentes resultados das eleições autárquicas e a "incompreensível instabilidade e divisões internas" no partido.

"O presidente Rui Rio decidiu recandidatar-se à liderança do Partido Social Democrata, cujas eleições foram recentemente marcadas pelo Conselho Nacional para o próximo dia 4 de dezembro. Com esta sua decisão, tomada no devido tempo, de forma serena e responsável, e sem qualquer preocupação de ordem tática, Rui Rio entende, como sempre tem entendido ao longo da sua vida pública, que o interesse de Portugal tem de estar acima daquilo que possa ser a tranquilidade da sua própria vida pessoal", pode ler-se na nota intitulada "Por Portugal, sou candidato".

Ainda sem data, fica a certeza de que a apresentação pública e formal da recandidatura de Rui Rio está para breve. O diretor de campanha da recandidatura de Rio refere que seria "compreensível a tentação de não continuar" do atual presidente do partido "apesar dos êxitos políticos que o PSD conseguiu, quer no continente, quer nas Regiões Autónomas, e depois das múltiplas e desnecessárias dificuldades que, para tal, teve de ultrapassar". "Mas, tal como sempre, Rui Rio não é homem para desistir de lutar pelo PSD e, acima de tudo, por Portugal", salienta.

Rio mantinha desde a noite eleitoral autárquica, há mais de três semanas, o silêncio sobre uma eventual recandidatura, apesar de, logo na madrugada de 27 de setembro, ter considerado que o partido teve "um excelente resultado", que o colocava em "melhores condições de vencer as eleições" legislativas de 2023.

As eleições diretas para escolher o presidente do PSD estão marcadas para 4 de dezembro e o Congresso vai decorrer entre 14 e 16 de janeiro, em Lisboa, e, com o anúncio desta terça-feira, já estão assumidos dois candidatos: Rui Rio e o eurodeputado Paulo Rangel, que apresentou na sexta-feira formalmente a sua candidatura.

Cátia Carmo/TSF

Imagem: SIC NOTICIAS

Portugal aposta na administração simultânea de vacinas

Roménia era, na segunda-feira, o país do mundo com a taxa de mortalidade mais elevada, devido à Covid-19, tendo em consideração a densidade populacional do país. A taxa de vacinação é inferior a 11%, enquanto os hospitais já ultrapassaram a sua capacidade em todo o território.

Na Letónia o primeiro-ministro anunciou o encerramento de escolas, restaurantes e locais de entretenimento durante um mês, quando se atinge um novo pico de casos de Covid-19. O recolher obrigatório noturno está em vigor até 15 de novembro.

Eslováquia enfrenta também uma nova vaga de infeções, tendo atingido o número mais elevado desde meados de março. A situação levou à imposição de novas restrições em parte do território, entre elas o encerramento de restaurantes.

No Reino Unido, e com o número de novos casos de infeção a aumentar, quase 50.000 por dia, as autoridades alertam que é preciso acelerar a campanha de reforço da vacinação, e a tomada de uma terceira dose por pessoas mais velhas e vulneráveis.

Em Portugal arrancou, segunda-feira, a administração da vacina da gripe em simultâneo com a contra a Covid. Cerca de dois milhões de pessoas devem receber este reforço ao mesmo tempo que se imunizam contra a gripe sazonal, até ao final de novembro.

Nara Madeira / Euronews com AFP

GNR presente na Semana de Inspeção Conjunta sobre o combate ao comércio ilegal de gases com efeitos de estufa

A EUROPOL, juntamente com o Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF) e com 16 Estados-Membros da União Europeia (EU), nos quais se encontra Portugal, de 20 a 25 de setembro, realizaram uma Semana de Inspeção Conjunta (JIW), no âmbito da Plataforma Europeia Multidisciplinar contra Ameaças Criminais (EMPACT), cujo objetivo é impedir as atividades ilegais que impedem a redução gradual da emissão destes gases nocivos para a atmosfera no espaço europeu.

Esta ação, que fazia parte do Plano de Ação Operacional EnviCrime 2021, liderado pelos Países Baixos e co-liderado pela EUROPOL e OLAF, focou-se nos seguintes pontos:

  • Identificar possíveis importações ilícitas de gases fluorados para a UE;
  • Controlar os gases fluorados colocados ilegalmente no mercado com o objetivo de identificar importadores da UE;
  • Partilhar informações criminais entre as agências de aplicação da lei e autoridades aduaneiras nos Estados-Membros.

Enquanto representante nacional para a ação operacional “Comércio Ilegal de Gases Fluorados”, a Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), coordenou a ação nacional que contou com a participação da Inspeção Geral da Agricultura, do Mar, Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), da Polícia de Segurança Pública (PSP), da Polícia Marítima (PM) e da Autoridade Tributária (AT). Esta ação ocorreu em todo o território nacional e visou a realização de ações de fiscalização, deteção, interceção e investigação para combater as infrações que possam resultar no comércio ilegal de gases fluorados com efeitos de estufa, através da sua introdução no espaço europeu, ou no tratamento indevido de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Veículos em Fim de Vida (VFV), reforçando a cooperação nacional e dinamizando a partilha de informação criminal ao nível europeu, sendo de destacar os seguintes resultados:

A nível internacional:

  • Nº de inspeções: 1682
  • Nº. de infrações administrativas: 706
  • Nº de infrações criminais: 28
  • Apreensões: mínimo de 2.105 botijas
  • Apreensões em toneladas de CO2: 142.288
  • Valor estimado de apreensões: € 10.094.847
  • Nº de detenções: sete

A nível nacional:

  • Nº de inspeções: 221
  • Nº de infrações administrativas: 26
  • Valor estimado de apreensões: € 4.894.846.

Ataque de orcas provocou danos em embarcação de pesca a sul de Troia

Um grupo de orcas atacou hoje a embarcação de pesca de Setúbal Boa Estrela, danificou os fundos e destruiu o leme, mas os dois tripulantes escaparam ilesos, disse à agência Lusa o presidente da cooperativa de pesca Sesibal.

“O incidente com a embarcação da Sesibal, Cooperativa de Pesca de Sesimbra, Setúbal e Sines, que andava na pesca de besugo, pescada e faneca, com rede e emalhar, ocorreu cerca das 06:00 e provocou o pânico entre os dois tripulantes”, disse Ricardo Santos.

“Este incidente, que ocorreu a cerca de três milhas náuticas a sul de Troia, é o primeiro com uma embarcação de Setúbal, mas este ano já houve, pelo menos, mais três casos com embarcações de Sesimbra, a par de outros que têm ocorrido na costa algarvia”, acrescentou o presidente da Sesibal.

Segundo Ricardo Santos, os tripulantes entraram em pânico e durante algum tempo recearam que as orcas acabassem por virar a embarcação, atirando-os ao mar, mas a Boa Estrela acabou por conseguir chegar ao porto de Setúbal, rebocada por outra embarcação.

Contactado pela agência Lusa, o capitão do porto de Setúbal, Alcobia Portugal, disse não ter ainda informação detalhada sobre o caso, mas admitiu que já ocorreram situações semelhantes com várias embarcações nas zonas de Sesimbra e Sines.

Alcobia Portugal ressalvou, no entanto, que nenhum caso reportado nos últimos tempos teve consequências graves para as embarcações ou para os tripulantes e que - excetuando o caso de hoje do qual ainda não tem informação suficiente - nem sequer houve danos significativos nas embarcações atacadas por orcas.

Madremedia/Lusa

Imagem: SAPO24

Jovens portugueses otimistas com a sua vida mas cautelosos quanto à situação climática, económica e política do país

  • 87% dos jovens portugueses sentem-se otimistas com a sua vida

  • O pessimismo dos jovens parece associado a fatores externos nacionais e internacionais

  • Pandemia deixou jovens mais pessimistas, mas observa-se um estado de espírito positivo relativamente ao sentido de comunidade

Segundo o estudo internacional do Observador Cetelem “Ser jovem hoje: que caminhos para a independência”, que inquiriu jovens dos 18 aos 30 anos, de seis países europeus (Portugal, Bélgica, República Checa, Itália, Roménia e Reino Unido), 87% dos jovens portugueses (e 74% dos inquiridos dos seis países incluídos no inquérito) revelam estar otimistas com a sua vida.

Este estado de espírito positivo é visível na forma como os jovens europeus se descrevem, considerando-se felizes, idealistas e confiantes. Sentimentos positivos que variam um pouco consoante o país, com os jovens portugueses entre os mais idealistas.

No entanto, apesar de os jovens portugueses serem, a par dos romenos, aqueles que demonstram mais otimismo, o seu pessimismo revela-se quando avaliam a situação futura do país ou a nível internacional. Estes mostram-se mais apreensivos em relação às alterações climáticas (73%), à situação económica (69%) e à situação política de Portugal no futuro (64%).

Este pessimismo é transversal aos jovens europeus dos restantes países inquiridos, sendo as alterações climáticas a principal preocupação desta geração (65%). Os jovens europeus revelam estar preocupados também com a situação geopolítica no mundo (53%) e com a situação social do país de origem (52%).

Pandemia tornou os jovens mais pessimistas

A pandemia teve repercussões muito fortes na sociedade ao nível económico, político, social e pessoal. De acordo com o estudo, 38% dos jovens portugueses sentem que o Covid-19 os deixou mais pessimistas – mais 2% que a média europeia – sendo Portugal o terceiro país em que os jovens se sentem pior (Reino Unido e Itália com 39% cada).

Este momento pandémico fez com que os jovens portugueses se tornassem mais pessimistas, principalmente, no que diz respeito à situação económica do país (79%), à situação social (66%) e à situação política (63%). Mas nem tudo é negativo. Os dados refletem que 44% dos jovens portugueses estão mais otimistas com o sentido de comunidade vivido no país.

Metodologia

O inquérito quantitativo do Observador Cetelem “Ser Jovem hoje: que caminhos existem para a independência?” foi realizado pela empresa de estudos de mercado Harris Interactive, através de um inquérito online realizado de 30 de julho a 11 de agosto de 2021 simultaneamente em 6 países, com amostras representativas da população nacional de cada país com idade entre 18 e 30 anos. No total foram entrevistadas 4988 pessoas, distribuídos pelos diferentes países da seguinte forma: Bélgica 804 entrevistados, República Checa: 837 entrevistados, Itália: 839 entrevistados, Portugal: 835 entrevistados, Roménia: 822 entrevistados e Reino Unido: 851 entrevistados. A representatividade é assegurada pelo método das quotas e um ajuste aplicado às seguintes variáveis: sexo, idade, região de residência e situação profissional dos entrevistados em cada país. Dos 835 inquiridos em Portugal, 50% são do sexo masculino e 50% feminino. 54% têm entre 18 a 24 anos e 46% entre os 25 e os 30 anos; 52% estão empregados e 48% estão desempregados ou a estudar (28%). 66% frequentam ou têm um nível de escolaridade superior, e 34% habilitações anteriores ao ciclo superior.

Sobre o Cetelem

Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance - entidade especialista em Crédito ao Consumo do Grupo BNP Paribas. Líder europeu no sector, está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, emprega 700 pessoas, serve mais de 1,35 milhões de clientes e está presente em mais de 3600 estabelecimentos de parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados e estão disponíveis aos consumidores no site, na app, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais parceiros em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas no Porto e em Lisboa. Para apoiar os seus clientes e parceiros, o BNP Paribas Personal Finance está empenhado em promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável.

Imagem: SAPO24

NOITE DE FADO RECORDA AMÁLIA RODRIGUES NO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO


Interpretado por Sara Gonçalves, Ricardo Martins e Nuno Martins, o Teatro Mascarenhas Gregório recebe, no próximo dia 22 de outubro, pelas 21h30, o espetáculo de fado “Cantar Amália Rodrigues”. A iniciativa, promovida pelo Município de Silves, tem entrada livre.

Neste serão, que será marcado pela interpretação dos maiores êxitos da diva do fado, não irão ser esquecidos temas como ‘Barco Negro, ‘Maria Lisboa, ‘Só à noitinha’ ou ‘Lisboa à noite’, num encontro entre o repertório inesgotável de uma voz imortal, a saudade e a melancolia na palavra cantada.

A entrada é limitada a 50 pessoas, mediante apresentação de voucher (entregue no local 1h00 antes do espetáculo).

Os telefones 282 440 800 e 282 440 850 e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de Cultura do Município de Silves disponíveis para o fornecimento de informação adicional sobre o evento.

O evento cumpre as recomendações da DGS.

SINOPSE

No mês de outubro em que se recorda Amália Rodrigues, Sara Gonçalves - juntamente com os músicos Ricardo Martins, na guitarra portuguesa e Nuno Martins, na viola de fado - irá interpretar os maiores êxitos de uma das vozes mais brilhantes do século XX.

Em comum trazem a saudade e a melancolia na palavra cantada.

Do ‘Barco Negro, ao ‘Maria Lisboa, ‘Só à noitinha’ ou ‘Lisboa à noite’, serão interpretados poetas que elevaram a voz da conhecida ‘rainha do fado’.

Esta é a primeira vez que Sara Gonçalves dedica um espetáculo à sua referência e prevê-se um encontro feliz entre o repertório inesgotável, uma voz imortal e as suas reinterpretações.

 

Sara Gonçalves: voz

Ricardo Martins: guitarra portuguesa

Nuno Martins: viola de fado

 

 

 




SINOPSE

MUNICIPIO DE SILVES INSTALA PARQUE INTERGERACIONAL EM SÃO MARCOS DA SERRA


O parque intergeracional de São Marcos da Serra abriu ao público, no passado dia 15 de outubro, com este investimento a Autarquia de Silves, permite que toda a população, desde os mais novos aos mais velhos, possam usufruir deste novo espaço, fomentando assim o convívio das diferentes gerações.

Este Parque encontra-se apetrechado com diversos equipamentos/funções: Círculo de Braços: melhora a mobilidade e amplitude das articulações dos membros superiores, e reforça a musculatura dos ombros; Elevador (Duplo): reforça e desenvolve a musculatura do tronco e dos membros superiores (peito e costas), melhorando a capacidade cardio-pulmonar; Balança (Duplo): desenvolve e reforça a musculatura das pernas e cintura, especificamente dos quadricípetes, gémeos, glúteos e músculos abdominal inferior; Esqui de Fundo: melhora a mobilidade dos membros superiores e inferiores e melhora a flexibilidade das articulações, e permite exercitar a coordenação inter-segmentar e o equilíbrio.

Esperamos o usufruto em pleno por toda a população.

Localização
Localidade: S. Marcos da Serra
Entidade gestora: Município de Silves
Contacto: 282 440 800

Castelo de Paiva | Jimmy Pi e David Antunes participam no projecto musical

FESTIVAL “ARTE NATIVA“ APRESENTA-SE EM CASTELO DE PAIVA
Este é um Festival de Arte, Cultura, Dança e Música que reúne as associações e instituições locais, e grupos paivenses apoiados por grandes artistas nacionais, como Syro, Jimmy Pi e David Antunes, ajudando a projectar a cultura, e potenciando a dinâmica turística do território de Castelo de Paiva.

No próximo dia 24 de Outubro, a partir das 18h, através da plataforma do Facebook, o Festival Arte Nativa mostra-se à população paivense e ao Mundo, através de uma transmissão única, e em directo, com gravações em sítios emblemáticos do concelho, onde actuaram artistas nacionais.

Neste registo, participam o Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras, a Academia de Musica de Castelo de Paiva, a Academia de Dança de Castelo de Paiva, Companhia de Dança Girassol, o projecto musical Ecto Pluma e a Patinagem Artística do Hóquei Clube Paivense.

Com o apoio da Câmara Municipal, esta é uma iniciativa cultural financiada através do programa europeu Compete 2020, daí a autarquia paivense estar orgulhosa por partilhar e ajudar a levar mais longe a arte, cultura, dança e música do território de Castelo de Paiva.

Carlos Oliveira

Quase 7,6 milhões certificados emitidos em Portugal desde junho

Os dados revelados no documento indicam que, entre 1 de julho e até 13 de outubro, Portugal emitiu perto de 7,6 milhões de certificados digitais, a maioria dos quais comprovativo de vacinação (quase 7,1 milhões), de teste PCR (81.387), de teste antigénio (178.954) e ainda de recuperação (227.940).

Quase 600 milhões de certificados digitais covid-19 da União Europeia (UE) foram emitidos desde julho, quando este comprovativo de testagem, vacinação ou recuperação entrou em vigor para facilitar viagens, num total de 7,6 milhões concedidos em Portugal.

“O certificado digital da UE é uma história de sucesso internacional, que estabeleceu um padrão global ao ser atualmente o único sistema em funcionamento a nível internacional. O certificado tem sido um elemento crucial na resposta da Europa à pandemia e já foram emitidos mais de 591 milhões”, revelou o porta-voz da Comissão Europeia para a área digital, Johannes Bahrke.

O anúncio foi feito na conferência de imprensa diária da instituição, em Bruxelas, no dia em que o executivo comunitário publicou um relatório com um balanço relativo ao certificado digital comprovativo da testagem (negativa), vacinação ou recuperação do vírus SARS-CoV-2, que entrou em vigor na UE no início de julho.

Os dados revelados no documento indicam que, entre 1 de julho e até 13 de outubro, Portugal emitiu perto de 7,6 milhões de certificados digitais, a maioria dos quais comprovativo de vacinação (quase 7,1 milhões), de teste PCR (81.387), de teste antigénio (178.954) e ainda de recuperação (227.940).

No conjunto da UE e Espaço Económico Europeu, foram então já emitidos 591 milhões de certificados desde julho, de vacinação (438 milhões), de teste PCR (60 milhões), de teste antigénio (84 milhões) e ainda de recuperação (10 milhões).

Na informação à imprensa, Johannes Bahrke indicou que este documento tem permitido “facilitar e apoiar a indústria do turismo”, falando desde logo de “um aumento de 25% das viagens aéreas em julho”.

Ao todo, 43 países estão já conectados ao sistema do certificado digital - que permite o seu reconhecimento -, incluindo a UE e outros 16 países ou territórios (como Albânia, Andorra, Suíça, Ilhas Faroe, Israel, Islândia, Liechtenstein, Marrocos, Mónaco, Macedónia do Norte, Noruega, Panamá, São Marino, Turquia, Ucrânia e Vaticano).

Acresce que 60 países terceiros já manifestaram interesse em aderir a este sistema, estando atualmente em curso discussões técnicas entre a UE com 27 países terceiros.

O relatório indica ainda que 20 Estados-membros da UE também utilizam o certificado para fins domésticos, tais como para o acesso a cinemas, ginásios, eventos ou museus.

Este ‘livre-trânsito’, que é gratuito, funciona de forma semelhante a um cartão de embarque para viagens, com um código QR para ser facilmente lido por dispositivos eletrónicos e na língua nacional do cidadão e em inglês.

Foi inicialmente criado para facilitar a livre circulação no espaço comunitário, mas países como Portugal e outros alargaram o seu uso para verificação em espaços sociais como eventos e estabelecimentos.

Imagem: JN