quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Maiores de 50 com vacina da Janssen podem levar reforço a 5, 8, 12 e 19 de dezembro

Anúncio feito pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde Lacerda Sales. Estes dias estão reservados para os maiores de 50 anos que levaram esta vacina.

As pessoas que levaram a vacina contra a Covid-19 da Janssen vão poder receber a dose de reforço nos dias 5, 8, 12 e 19 de dezembro. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde Lacerda Sales, esta quarta-feira à tarde, em conferência de imprensa.

Segundo o governante, estes dias estão reservados para os maiores de 50 anos que levaram esta vacina. Recorde-se que a dose de reforço será feita com vacina mRNA, ou seja, não será feita com a Janssen.

No que toca a quem recebe terceira dose, o Ministério estima que até janeiro devem estar vacinadas dois milhões e meio de pessoas. Para tal, já começaram a chegar reforços de meios que o coronel Carlos Penha Gonçalves, responsável pela "task force" da vacinação, tinha pedido durante a reunião do Infarmed, a semana passada.

"O plano mudou, os objetivos mudaram, temos de reforçar a estrutura", disse o oficial. "Está a correr bem, esta semana já tivemos sinais de que o processo vai acelerar", acrescentou, dando como exemplo os bons contactos desenvolvidos com as autarquias.

Lacerda Sales salientou ainda que dos recursos humanos que estiveram envolvidos na primeira fase da vacinação nenhum foi dispensado, pelo que todos estão disponíveis, mas que existe luz verde para contratar mais se for preciso.

O objetivo, sublinha o secretário de Estado Adjunto, é "fazer do barco da vacinação o nosso porto seguro contra a tempestade pandémica que ainda não passou."

Filipe D`Avillez / RR

Deputados aprovam fim de cortes nas pensões antecipadas para pessoas com incapacidade acima de 80%

Os deputados aprovaram hoje na especialidade o fim do corte do fator de sustentabilidade e da penalização por antecipação da idade da reforma para as pessoas com deficiência ou grau de deficiência igual ou superior a 80%.

As novas regras no regime de antecipação da idade de pensão por velhice por deficiência agora aprovadas pela Comissão de Trabalho e Segurança Social constam de uma proposta de substituição do PS a projetos apresentados pelo BE, PCP, PEV e PAN.

O novo regime abrange pessoas que cumulativamente reúnam um conjunto de condições, nomeadamente ter pelo menos 60 anos de idade, uma deficiência a que esteja associado um grau de incapacidade igual ou superior a 80% e pelo menos 15 anos de carreira contributiva realizada com aquele grau de incapacidade.

Reunindo estas condições, a pessoa pode reformar-se antes da idade normal de reforma, sem que lhe seja aplicado o corte na pensão por via do fator de sustentabilidade ou ainda a penalização de 0,5% por cada mês (ou 6% por ano) de antecipação face à idade normal de acesso à reforma.

Recorde-se que o fator de sustentabilidade — que indexa o valor das pensões antecipadas à esperança média de vida — equivale em 2021 a um corte permanente de 15,5%.

O texto do PS dá um prazo de 180 dias ao Governo para regulamentar estas novas regras, determinando que estas entrem em vigor com o próximo Orçamento do Estado.

O diploma, que vai agora ser levado a votação final global, salvaguarda que “aos requerentes do regime de antecipação da idade de pensão de velhice por deficiência, que ainda não tenham obtido diferimento à data da entrada em vigor da presente lei, é lhes aplicado o regime que se mostre mais favorável”.

Madremedia/Lusa

Trabalhadores da Portway avançam com greve nos aeroportos antes do Natal e fim de ano

O Sindicato dos Trabalhadores dos Aeroportos Manutenção e Aviação (STAMA) avançou com três pré-avisos de greve na Portway para vários dias em dezembro, incluindo uma paralisação “total” nos dias 22, 23, 29 e 30, segundo um comunicado.

A decisão foi tomada depois de uma reunião que se realizou hoje entre a estrutura sindical e a empresa de ‘handling’ (assistência em terra), na DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho), sobre o cumprimento do Acordo de Empresa (AE) na Portway.

“Consultados os associados e ouvidas as várias vozes de quem tenta fazer o melhor na empresa, ao STAMA não resta outra alternativa que não a de partir para ações industriais ou greves. Aos passageiros que possam ler a presente comunicação, lamentamos o caminho a que a Portway força os trabalhadores a seguirem”, indicou a estrutura sindical.

Assim, o sindicato emitiu três avisos prévios de greve, sendo que o primeiro, pelos “abusos na adaptabilidade”, prevê uma paralisação “de uma hora à entrada, duas horas à saída com início a 09 de dezembro (inclusive) e até 31 de dezembro (inclusive)”.

O segundo aviso prende-se com “as inconformidades no pagamento de trabalho extraordinário”, e prevê “uma greve a todo o trabalho extraordinário, incluindo-se neste o trabalho em dias feriado, inicia-se a 09 de dezembro, por período indeterminado, ou até que a situação seja sanada”.

Por fim, em protesto contra o que chama “atropelos à avaliação de desempenho” o STAMA decidiu avançar com uma “greve total nos dias 22 e 23 de dezembro e 29 e 30 de dezembro”.

“As ações do STAMA não visam o protagonismo bacoco a que muitas vezes assistimos, visa sim municiar os trabalhadores de ferramentas para reivindicarem o que é ético, justo e honesto”, garantiu o sindicato.

O STAMA explicou ainda que “os problemas iniciam-se em 2015 quando ao abrigo de um despedimento coletivo, a Portway ‘obriga’ os sindicatos à assinatura do AE de 2016” que diz ter prevenido “uma quantidade considerável de perdas de postos de trabalho”.

“A particularidade do AE de 2016 centrava-se na ata final”, salientou o STAMA, assegurando que este documento “garantia uma quantidade considerável de condições de caráter financeiro, que após o período de 'suspensão' de algumas cláusulas, repunha, passado o tempo de carência”.

“Ora acordado, mas não cumprido, pois quando o tempo para aplicar a referida ata final chegou”, indicou, “a Portway tratou de denunciar o AE de 2016, encetando negociações com quem se prestou a tal papel para a assinatura do AE de 2020 (que pelos vistos também não cumpre)”.

"Chegados a este ponto de rutura, hoje o STAMA esteve reunido na DGERT para Mediação de Conflitos com a Portway", referiu a estrutura sindical, salientando que "não era de esperar grandes milagres de uma empresa que é extremamente profissional a atropelar o que assina, que anuncia prémios com pompa e circunstância" mas que "os seus trabalhadores, nos simulacros de 'avaliação de desempenho' não passam da marca da mediocridade (porque assim não evoluem na carreira)", denunciou.

Madremedia

Fabrizio Miccoli, ex-Benfica, condenado a três anos e meio de prisão por extorsão com auxílio da máfia

O antigo futebolista italiano Fabrizio Miccoli, ex-avançado do Benfica, foi condenado a três anos e meio de prisão efetiva por extorsão com auxílio da máfia, anunciou hoje a justiça italiana, após rejeitar o recurso apresentado pelo jogador.

A Suprema Corte de Cassação, a última instância de recurso da justiça italiana, confirmou a punição a Miccoli, que já se apresentou na prisão de Rovigo, na região de Véneto, no norte do país, para cumprir a pena.

“Sou um jogador de futebol. Não sou um mafioso. Sou contra as ideias da máfia”, disse Miccoli em 2017, altura em que a primeira sentença foi pronunciada por um tribunal italiano.

De acordo com ministério público italiano, ficou provado que o antigo internacional italiano tentou extorquir dinheiro a um proprietário de clube de diversão noturna em 2010, quando alinhava no Palermo, tendo recorrido a ameaças e violência com o auxílio da máfia.

Em 2017, o caso de Miccoli chegou mesmo ao parlamento italiano, tendo sido apontado como um exemplo da ligação cada vez maior entre o mundo do futebol e a máfia.

O ex-avançado representou o Benfica em 2005/06 e 2006/07, depois de já ter passado por Juventus, Fiorentina, Ternana e Perugia.

Após abandonar o clube da Luz, Miccoli passou seis temporadas no Palermo e representou ainda o Lecce, antes de terminar a carreira no futebol de Malta.

Atualmente com 42 anos, o ex-jogador representou a seleção italiana em 10 ocasiões, tendo marcado dois golos.

Madremedia/Lusa

Imagem: SIC NOTICIAS

Cantanhede | Associações desportivas receberam Prémios de Mérito Desportivo

Um valor global de 20.000 euros é quanto a Câmara Municipal de Cantanhede destina em 2021 para apoiar financeiramente as associações desportivas do concelho que cumpriram os critérios do Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo, no âmbito do Subprograma 4: Prémios de Mérito Desportivo, o que representa um aumento de 100% face à verba atribuída o ano transato.

Os prémios foram entregues no decurso de um encontro dos dirigentes associativos com a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, que esteve acompanhada pelo vereador com o pelouro do Desporto, Adérito Machado, e outros técnicos da autarquia cantanhedense.

Este ano foram sete as entidades agraciadas com a atribuição deste prémio, com particular destaque para a Academia CantanhedeGym – Associação, o Ançã Foot Ball Clube, Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, o Clube União Vilanovense, o Clube de Futebol “Os Marialvas”, a Gira Sol Associação de Desenvolvimento de Febres e a União Recreativa de Cadima.

Recorde-se que este apoio surge nos termos do regulamento do Subprograma 4: Prémios de Mérito Desportivo, programa que foi criado no ano transato e que se encontra atualmente em vigor, reconhece as coletividades do concelho de Cantanhede que obtiveram, a nível individual ou coletivo, resultados de particular relevância.

Recorde-se que as candidaturas devem ser formalizadas até 15 de agosto de cada ano, de acordo com o regulamento, em formulário preparado para o efeito e mediante a apresentação dos comprovativos dos resultados desportivos alcançados. Posteriormente serão aplicados critérios definidos no documento e seriadas em função do somatório das pontuações atribuídas, levando sempre em linha de conta a importância relativa das competições a que dizem respeito.


AICSO lança 19 vídeos informativos para viver com e para além do cancro da mama

Que tipos de cancro da mama existem? Como se vive com cancro da mama avançado? Quais os tratamentos e que tipo de reabilitação e exercício físico se pode fazer? Que opções existem ao nível da reabilitação cognitiva e psicológica e que progressos há no que toca a inovação e investigação? Estas e outras respostas já podem ser encontradas no Canal de Youtube da AICSO onde, a partir de agora, estão disponíveis 19 vídeos informativos que prometem desmistificar a doença.

Em parceria com a Sociedade Portuguesa de Senologia, a Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) gravou 19 pequenos vídeos informativos sobre os diferentes tipos de cancro de mama. Episódios curtos protagonizados por quem diagnostica, gere e acompanha todas as fases de tratamento, mas também por quem vive com e para além da doença.


Uma campanha pela luta contra esta doença e por todos os sobreviventes de cancro da mama que tem como meta a desmistificação da doença. No fundo, chegar a quem recebe este diagnóstico, dotando-o informação clara e precisa, dividida em capítulos curtos como:


· Quais são os tipos de cancro da mama?

·Como são feitos os tratamentos – cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonoterapia.

·Viver com cancro da mama avançado

·Tratamento do cancro da mama avançado (vários)

·Reabilitação física, nutricional, cognitiva e psicológica

· Inovação e Investigação


”Com esta campanha, pretendeu-se assinalar o Outubro Rosa com materiais informativos credíveis e de entendimento fácil, que ficarão disponíveis para além do mês de Outubro. Acreditamos que uma população informada consegue tomar as melhores decisões com tranquilidade e segurança.”, esclarece Ana Joaquim, vice-presidente da AICSO.


O cancro da mama avançado, ou metastático é um dos temas em destaque. Fala-se de cancro da mama metastático quando a doença se disseminou para além do tumor primário, neste caso na mama, para outras partes do corpo. Porque a doença está, neste caso, avançada, a pessoa terá de viver com ela para sempre, à semelhança do que acontece com outras doenças crónicas.


Felizmente, os progressos científicos e o seu contributo no desenvolvimento de tratamentos permitem que cada vez mais encontremos sobreviventes com cancro da mama metastático a viver uma vida mais longa e de melhor qualidade. O acesso à informação, o apoio e a integração destes sobreviventes na sociedade são essenciais para que tal aconteça.

 

Sobre a AICSO

A Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2001 com o objetivo de desenvolver e apoiar a formação e investigação em cuidados de suporte em oncologia. Tem vindo a ser progressivamente ampliando e a sua área de atuação consolidada, tendo sido declarada em 21 de abril de 2009, entidade de utilidade pública, estatuto que mantém até à hoje.

 

 

 

Para mais informações, por favor contactar:

 

·         Rita Jordão | Tm: 912 522 070 | ritajordao@multicom.co.pt 

·         Madalena Lourenço | Tm: 916 319 820 | madalenalourenco@multicom.co.pt

Proença-a-Nova | Fundo Ambiental aprova seis candidaturas do Condomínio de Aldeia no concelho

Vale de Água, Galisteu Fundeiro, Corgas, Malhadal, Sobrainho dos Gaios e Giesteiras: são estas as seis localidades do concelho que integram o projeto do Condomínio de Aldeia, iniciativa da Direção-Geral do Território, apoiada pelo Fundo Ambiental, que tem como objetivo “dar apoio e resiliência às aldeias localizadas em territórios vulneráveis de floresta”. À semelhança do que já aconteceu na aldeia de Fórneas, também nestas localidades serão reconvertidas as áreas florestais em agrícolas localizadas na faixa dos cem metros de proteção em redor do aglomerado populacional, com a movimentação de terras e oferta de árvores.

“A aprovação destas seis candidaturas é fundamental para continuarmos a dar uma resposta assertiva na proteção das aldeias em situações como os incêndios florestais e que, em articulação com políticas já definidas para promover os produtos, possamos - além de proteger e mitigar as comunidades dos efeitos dos incêndios - potenciar os recursos e, dessa forma, gerar complemento de valor”, refere João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, recordando que as restantes aldeias do concelho podem solicitar apoio semelhante através do Regulamento Municipal de Apoio à Reconversão de Áreas Florestais em Áreas Agrícolas nas Faixas de Gestão de Combustível em redor dos Aglomerados Populacionais. O critério a cumprir é que haja a união de todos os proprietários destes terrenos e com a necessidade de promover à limpeza destas áreas potenciar rendimento para os proprietários.

No caso das candidaturas agora aprovadas, os respetivos contratos foram assinados entre o Fundo Ambiental, o Município de Proença-a-Nova (Vale de Água e Galisteu) e as Uniões de Freguesia de Proença-a-Nova e Peral (Corgas e Malhadal) e de Sobreira Formosa e Alvito da Beira (Sobrainho dos Gaios e Giesteiras) no dia 9 de novembro, em Arouca, numa cerimónia em que participou João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território. Com um valor total superior a 225 mil euros, o apoio do Fundo Ambiental é de 150 mil euros.

De acordo com o aviso n.º 10673/2021, o ‘‘Condomínio de Aldeia’’ estabelece-se sobretudo nas faixas de gestão de combustível da rede secundária, aprovadas no âmbito dos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, como forma de libertar os titulares dos prédios rústicos do ónus periódico e permanente da gestão de combustível, através do apoio à alteração do uso do solo para usos agrícolas (e.g. fruticultura, horticultura, olival, vinha) ou agroflorestais (e.g. silvopastorícia), contribuindo para o fomento da economia local e da biodiversidade: “esta alteração tem uma dupla vantagem. Por um lado, a ação concertada gera eficácia, eficiência e rendimento e, por outro, protege as áreas edificadas de potenciais consequências resultantes da ocorrência de incêndios rurais, assegurando a manutenção dos residentes e das atividades económicas essenciais para a sustentabilidade da paisagem”.

‘Bem-Vinda Sejas, Amália’ em exposição em Proença-a-Nova

A exposição ‘Bem-Vinda Sejas, Amália’, um projeto produzido pela ‘Fundação Amália Rodrigues’ que pretende homenagear a fadista Amália Rodrigues, uma das mais importantes figuras da cultura portuguesa do último século, está patente na Galeria Municipal, em Proença-a-Nova, até ao dia 5 de janeiro de 2022.

A exposição que retrata a vida de Amália Rodrigues enquanto mulher e artista, encontra-se desenvolvida em quatro módulos, dando a conhecer as mais diversas facetas da fadista portuguesa. Do eco do sucesso mundial, pelo seu vanguardismo e arrojo artístico, ao recato do seu camarim, não esquecendo as curiosidades menos conhecidas da sua carreira.

Esta é uma iniciativa que está incluída no programa nacional de Comemorações do Centenário do Nascimento de Amália, que conta com o patrocínio do Presidente da República, entre outros. Nesta parceria com o Município de Proença-a-Nova, a exposição encontra-se aberta ao público na Galeria Municipal, no Parque Comendador João Martins.

‘Bem-Vinda Sejas, Amália’ chega a Proença-a-Nova depois de ter sido apresentada em Braga, Maia, Viana do Castelo, Odemira, Lisboa, Ourém, Lagoa, Alter do Chão, Crato, Portimão, Alcochete, Vila Nova de Foz Côa, Montemor-o-Velho, Coruche, Barcelos, estando ainda prevista a chegada a mais municípios.

Covid-19: Portugal regista 17 óbitos e 3.773 novos casos. Incidência dispara e transmissibilidade sobe também

Portugal regista hoje 3.773 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 e 17 mortes associadas à covid-19, indicam os dados oficiais.

Resumo do boletim epidemiológico (últimas 24 horas):

Novos casos: + 3 773
Óbitos: + 17
Recuperados: + 1 494
Internados: 681 (+32)
Internados em UCI: 105 (+12)
Casos ativos: 48 032 (+ 2 262)

Como está Portugal no Semáforo do desconfinamento?

nível nacional, Portugal está com uma incidência a 14 dias de 251,1 casos por 100 mil habitantes e um índice de transmissibilidade R(t) sobe para 1,20.

No continente, a incidência está nos 251,3 casos de infeção e o índice de transmissibilidade R(t) sobe para 1,20.

* Dados atualizados 24/11/2021 (a matriz de risco é atualizada todas as segundas, quartas e sextas pela DGS).

Madremedia

DIA 25 DE NOVEMBRO COLHEITA DE SANGUE DAS 9:00 HORAS ÀS 13:00 NA ESSUA, EDF. ESSUA, SALAS 30B.1.59 E 30B.1.57 CAMPOS CRASTO

Os tempos que se avizinham deixam preocupada a ADASCA, porque pode-se registar uma quebra de dádiva nunca antes registada. Nós, todos nós, temos o dever cívico de fazer a nossa parte para que isso não venha a acontecer.

A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do colectivo.

Esta é a missão da ADASCA: lutar pelo respeito integral da pessoa do dador de sangue, na construção contínua da cidadania e da justiça social. Unidos os objectivos se tornam mais fáceis de alcançar.

O compromisso primordial da ADASCA é estar ao lado dos dadores de sangue, pela defesa dos seus direitos, para que a justiça social nesta área seja uma realidade. Não somos melhores. Nem piores. Somos iguais a nós próprios. Melhor é a nossa causa.

"A vida é um presente, que merecemos se nós nos entregarmos. A vida não é um problema que tem que ser resolvido. A vida é um mistério que quer ser descoberto."

Rabindranath Tagore


ALEGRIA DO NATAL VOLTA A CONQUISTAR SILVES DE 6 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO


A Câmara Municipal de Silves volta a promover mais uma edição do Silves Alegria do Natal, que animará a Praça Al-Muthamid de 6 de dezembro a 6 de janeiro próximo. Uma mini roda gigante, um carrossel e um comboio são alguns dos atrativos que irão encher o espaço de cor, movimento e muitos sorrisos. Para além de um passeio, em ambiente natalício, pelo mercadinho de Natal e pelas diversões, as famílias poderão, ainda, assistir à animação “Santos da Casa”, no âmbito do apoio da autarquia aos artistas locais (cuja programação será alvo de oportuna divulgação). A entrada é livre.

Adicionalmente, e à semelhança das edições anteriores, as vilas de Armação de Pêra e de SB Messines tornam-se, também, núcleos de animação, com alguns elementos cénicos da atividade e da quadra, uma photowall e um comboio de Natal, que circulará, respetivamente, junto à Fortaleza e ao Jardim Municipal das referidas localidades.

De referir que a realização do Silves Alegria do Natal, e dos espetáculos a ele associados, cumpre as orientações da DGS.

O Município de Silves convida todos a estarem atentos aos canais digitais da autarquia e a visitarem Silves nesta alegria do Natal.

Calendarização e horários Silves Alegria do Natal

Horário: 14h00-20h00
Período de funcionamento:
» De 6 de dezembro’21 a 6 de janeiro’22
» Aberto todos os dias (exceto 24, 25, 26 e 31 de dezembro.2021 e 01 e 02 de janeiro.2022)

 

Manteigas | Faias Serra da Estrela 2021 - Mercadinho de Outono

O Mercadinho de Outono, a ter lugar entre os próximos dias 26 e 28 de novembro no Pavilhão Municipal de Manteigas, conforme cartaz/programa em anexo, cuja abertura oficial decorrerá no próximo dia 26 de novembro (sexta-feira), pelas 18h00.

Évora | Quarta-feira, 24 de novembro de 2021, este domingo Festa da Meia Maratona chega a Évora com a presença de Paulo Guerra Tetra Campeão da Europa de Corta Mato

Mais de um milhar de atletas e amantes da atividade física aceitou o repto da Câmara Municipal de Évora e este domingo, dia 28 de novembro, irão participar nas três iniciativas previstas no âmbito da Évora 21.27 – Meia Maratona, que assinala, por um lado, a classificação da cidade como Património Mundial e, por outro, a candidatura a Capital Europeia da Cultura.
 Em termos desportivos, a Meia Maratona da histórica cidade conta com a presença de três centenas de atletas, destacando-se a presença do antigo Campeão da Europa de Corta Mato, Paulo Guerra, natural de Barrancos, o que valorizará ainda mais a prova. 
Paulo Guerra começou desde muito cedo a evidenciar-se como atleta no Barrancos Futebol Clube, tendo mais tarde representado o Zona Azul, o Grupo Desportivo Diana e o Arraiolense, onde em 1989 foi Campeão Nacional de Juniores em Corta Mato. Paulo Guerra viria a consagrar-se como o "rei da lama", confirmando-se como um atleta particularmente vocacionado para esta especialidade, conquistando cinco Campeonatos Nacionais e quatro Campeonatos da Europa, para além de uma Medalha de Prata nesta última competição, onde ajudou Portugal a ganhar por equipas 2 Medalhas de Ouro, 3 de Prata e outras 3 de Bronze. 

Para além do barranquenho, o “pelotão” de meio fundistas da prova eborense será composto por alguns dos mais importantes atletas provenientes dos principais clubes do sul do país, tanto em femininos como masculinos, aos quais se juntam os demais denominados “atletas populares”, numa competição que para muitos será a estreia numa distância que na semana passada teve o recorde mundial batido em solo português. 

Contudo, é na prova de dez mil metros que se regista uma maior afluência com cerca de meio milhar de inscritos, naquela que é denominada carinhosamente no seio dos praticantes como a “prova da calçada”, numa clara referência aos primeiros e aos últimos metros das duas competições, que se desenrolam nalgumas das mais emblemáticas artérias de Évora. 

O domingo desportivo em Évora contemplará ainda uma pequena caminhada de cinco quilómetros, de dificuldade baixa, num claro convite às famílias para virem desfrutar de uma cidade patrimonialmente rica e que gosta de bem receber quem a visita. 

Fim de semana desportivo Se é no domingo que se centra toda a emoção da Évora 21.27 – Meia Maratona com a realização da prova rainha, dos 10 quilómetros e da caminhada, na sexta-feira e no sábado já estão previstas diversas atividades, no Jardim Público, junto ao coreto, onde será instalada uma Feira com diversos expositores, nomeadamente atuações musicais e atividades desportiva diversas. 

No sábado, por exemplo, terá lugar no Mercado Municipal uma Mesa Redonda, a partir das 10h00, subordinada ao tema Alimentação Saudável na Corrida da Sustentabilidade, onde será debatida “A Dieta Mediterrânica como Base de uma Alimentação Saudável e Sustentável” e “O Papel dos circuitos curtos na qualidade da dieta Alimentar”. 

Regras Sanitárias 

Todas as iniciativas previstas na programação da Évora 21.27 – Meia Maratona estão sujeitas às regras sanitárias em vigor e emanadas da Direção Geral de Saúde, pelo que se apela a todos os participantes e acompanhantes que as cumpram cabalmente. 

No momento da recolha do chamado ‘kit do atleta’, deverão ser apresentados um dos seguintes elementos: Certificado de vacinação completa à COVID-19; Certificado de Recuperação após Infeção por COVID-19 ou teste antigénio negativo de rastreio à COVID-19, de acordo com o descrito no regulamento. 

A Câmara Municipal de Évora apela ao máximo respeito pelas regras sanitárias em vigor, apelando ao uso constante de máscara, à higienização das mãos e ao cumprimento do distanciamento social.

Candidaturas ao Prémio Valor IPCA/Santander Universidades

Até ao dia 30 de novembro estão a decorrer as candidaturas ao Prémio Valor IPCA/Santander Universidades que atribui um prémio monetário no valor de 1.700,00€.

Prémio Valor IPCA/Santander Universidades visa distinguir, em cada ano letivo, os estudantes que se diferenciem positivamente na vertente humana ou solidária, premiando a participação em atividades de práticas de cidadania ativa e de voluntariado desenvolvidas internamento no IPCA ou na comunidade exterior.

Os critérios de atribuição do Prémio Valor IPCA/Santander Universidades estão definidos no REGULAMENTO

As candidaturas ao Prémio Valor IPCA/Santander Universidades decorrem de 22 a 30 de novembro e podem ser apresentadas pelo próprio candidato ou por outro elemento ou grupo da comunidade académica, que propõe a atribuição do prémio a um estudante que entenda ser merecedor do mesmo.

O Prémio Valor é constituído pelos seguintes componentes:

– Diploma individual comprovativo do Prémio;

– Menção no suplemento ao diploma;

– Componente monetária, no valor de 1.700,00€.

O Prémio Valor IPCA/Santander Universidades poderá ser entregue a mais do que um estudante sendo, nesse caso, o valor referido no ponto 2 dividido pelo número de premiados.

O Prémio será atribuído ao(s) candidato(s) vencedor(es) nas cerimónias de comemoração do Dia do IPCA.



CALENDARIZAÇÃO

A calendarização para a atribuição do Prémio Valor é a seguinte:

 

PRAZOS

Apresentação de candidaturas

22 a 30 de novembro

Divulgação da lista de candidatos admitidos ao Prémio Valor

Até dia 3 de dezembro

Prazo para reclamações da lista de candidatos admitidos ao Prémio Valor

De 4 a 7 de dezembro

Audição dos candidatos ao Prémio Valor

De 9 e 10 de dezembro

Decisão e divulgação do vencedor do Prémio Valor

Até dia 15 de dezembro

Ana Teixeira

Lamego assina “Compromissos de Formação mais Próxima”: Melhoria das competências dos trabalhadores para o fomento ao turismo

 

Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego vai assinar esta quinta-feira (dia 25) com o Turismo de Portugal e mais 23 municípios o documento “Compromissos de Formação mais Próxima” no âmbito do Plano Reativar o Turismo/Construir o Futuro definido pela Estratégia para o Turismo 2027. Este documento identificou as pessoas como centro da estratégia para a recuperação da economia e o próprio setor: turistas, residentes e colaboradores. É a estes últimos – cerca de 75 mil no país - que se destina o plano que vai ser agora assinado.

Lamego é um concelho do distrito de Viseu com fortes ativos no plano turístico, não só pela região em que se insere, no Alto Douro Vinhateiro, mas também pelo património edificado civil e religioso, pela oferta gastronómica e produtos regionais, mas também pelo seu importante papel na formação realizada na Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, instalada na cidade desde 2000.

 

Francisco Lopes, considera a participação neste projecto de formação como «essencial para o upgrade dos níveis de qualificação dos trabalhadores e da capacidade de resposta das empresas do setor» e nesse sentido «este processo vai contribuir para acrescentar valor ao tecido empresarial local e em todos os territórios abrangidos pelo programa, tendo como objectivo a médio prazo a captação e fomento de novas ofertas turísticas em Lamego».

 

A estrutura do programa passa pela formação empresarial (empresários e gestores, quadros intermédios e operacionais; vereadores e dirigentes municipais) em diversas áreas: pensamento crítico, digital, línguas, marketing, acolhimento e todas as áreas de referência na “arte da hospitalidade”, presencialmente e via online.

 

26 de novembro | 10h00 às 12h00 | online e presencial ESAC organiza seminário subordinado ao tema “Certificação da gestão florestal – implicações nos produtos da madeira”


A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove no dia 26 de novembro, das 10h00 às 12h00, em formato presencial e on-line, o seminário “Certificação da gestão florestal – implicações nos produtos da madeira”. O seminário realiza-se no âmbito do Projeto F4F - Forest for Future, liderado pelo SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, com a parceria também da Universidade de Coimbra e do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

São objetivos deste seminário, que tem lugar presencialmente no SerQ, dar a conhecer: a importância da certificação da gestão florestal na qualidade dos produtos de madeira; a visão de diferentes entidades sobre esta problemática; as principais não conformidades identificadas em auditorias; e a visão das pequenas e médias indústrias do pinho.

A participação no seminário é gratuita, mas está sujeita a inscrição no link https://f4f.serq.pt/pt/event-registration/certificacao-da-gestao-florestal-implicacoes-nos-produtos-da-madeira, preferencialmente até o dia 25 de novembro de 2021. Aos que optarem por assistir online, serão enviados os códigos de acesso para a sessão.

Mais de 280 mortos nas estradas nos primeiros nove meses do ano

Mais de 280 pessoas morreram nas estradas portuguesas nos primeiros nove meses do ano, segundo o último relatório da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que regista mais de 20.400 acidentes com vítimas em Portugal continental.

Segundo o relatório de sinistralidade e fiscalização rodoviária relativo aos primeiros nove meses de 2021, registaram-se 20.476 acidentes com vítimas em Portugal continental, dos quais resultaram 284 vítimas mortais, 1.491 feridos graves e 23.938 feridos leves.

Comparativamente com o período homólogo de 2020, observou-se uma redução no número de vítimas mortais, menos 18 (-6%) e um aumento nos feridos graves, mais 120 e leves, mais 1.109. Os acidentes com vítimas aumentaram 4,5%, mais 878.

Comparando os valores do continente entre janeiro e setembro de 2021 com a média destes nove meses dos anteriores cinco anos (2016 a 2020), a ANSR aponta para reduções nos totais de todos os principais indicadores: acidentes (-14,7%), vítimas mortais (-18,2%), feridos graves (-6,3% ) e feridos leves (-17,3%).

A colisão foi a natureza de acidente mais frequente (53,3%), apesar de ter estado apenas na origem de 39,8% das vítimas mortais. Os despistes, que representaram 35,2% do total de acidentes, corresponderam a 48,2% das vítimas mortais e a 42,3% dos feridos graves.

Segundo o relatório da ANSR, nos arruamentos (64,0% dos acidentes) as vítimas mortais diminuíram 7,6% e os feridos graves aumentaram 12,2%. Já nas estradas nacionais, onde ocorreram 18,5% dos acidentes, as vítimas mortais diminuíram 2,1% e os feridos graves subiram 5,5%.

Mais de 71% das vítimas mortais eram condutores.

Os automóveis ligeiros estiveram envolvidos em 70,6% dos acidentes nas estradas portuguesas, segundo a ANSR, que registou uma subida de 19,7% de acidentes envolvendo velocípedes e de 5,8% envolvendo veículos pesados.

O relatório indica ainda que, entre janeiro e setembro deste ano, foram fiscalizados 88,1 milhões de veículos, presencialmente e através de meios de fiscalização automática (mais 0,3%), detetadas 875 mil infrações (-9,3%).

A taxa de infração (n.º de infrações/ n.º de veículos fiscalizados) foi de 0,99%, uma redução de 9,6% face aos 1,10% registados em 2020.

Quanto ao tipo de infrações registadas, 60,7% foram relativas a excesso de velocidade. A ANSR destaca, contudo, que os excessos de velocidade detetados caíram 14,4% e as transgressões por consumo de álcool acima do limite legal baixaram 7,1%.

Por outro lado, subiram 83,4% as infrações por ausência de inspeção periódica obrigatória, 36,6% as relativas ao não uso de sistemas de retenção para crianças e 18,8% ao não uso de cinto de segurança.

Nos primeiros nove meses de 2021 foram submetidos ao teste de pesquisa de álcool 1.009,3 mil condutores, o que representa um aumento de 18,9% comparativamente a 2020, refere o documento, que aponta para uma redução da taxa de infração (nº de infrações por álcool/nº de testes efetuados).

A criminalidade rodoviária (medida em número total de detenções) aumentou 21,0% entre janeiro e setembro de 2021, atingindo 18,3 mil condutores. Do total, 44,4% deveu-se à falta de habilitação legal para conduzir (+33,9%).

O número de condutores que perderam pontos na carta de condução foi 273,9 mil, até setembro de 2021. Desde a entrada em vigor do sistema de carta por pontos até final de setembro, 1.715 condutores viram cassada a carta de condução.

Tecnológica portuguesa é responsável pelo processo inovador de marcação dos testes antigénios gratuitos nas farmácias

 Com o retorno da gratuitidade dos testes antigénio à COVID-19 em farmácias, a ANF - Associação Nacional de Farmácias reforçou o método de testagem desenvolvido pela The Loop Co., startup de base tecnológica que opera a partir de Coimbra. Todo o sistema foi digitalizado desde a marcação do teste até a emissão do certificado de testagem, permitindo facilitar todo este processo, quer aos utentes, quer aos profissionais de saúde.

A plataforma de agendamento e testagem COVID-19, desenvolvida pela The Loop Co. é utilizada pelas maiores redes nacionais de testagem: ANF e Cruz Vermelha Portuguesa. Os utentes podem, através do site, consultar a agenda das mais de 300 farmácias e postos de testagem associados em todo o país, nas quais pretendem fazer o teste e, depois disso, marcar o seu teste para o horário que mais lhes convier. 

No fim do processo, o resultado é enviado também de forma automática e digital para os utentes e para a DGS.João Rodrigues, CTO da The Loop Co., garante “o retorno desta medida é fundamental para controlar a pandemia, ficamos mais do que contentes por poder fazer a nossa parte. Os utentes conseguem ter acesso direto às agendas das mais de 300 farmácias e postos de testagem a nível nacional, já lhes poupa tempo, e telefonemas para encontrarem o seu horário pretendido. Para as farmácias, permite-lhes reduzir a carga de trabalho com o processo de testagem e um maior foco no atendimento de utentes.“

As marcações para testes à COVID-19 nas Farmácias Portuguesas podem ser feitas aqui, e pela Cruz Vermelha aqui.

Bragança cancela parte das atividades previstas para dezembro

A Câmara de Bragança anunciou hoje que decidiu cancelar parte das atividades previstas para dezembro integradas nos programas da Terra Natal e da Bienal da Máscara, devido à evolução da pandemia de covid-19.

A décima Bienal da Máscara, Mascararte, mantém-se, entre quinta-feira e 06 de dezembro, assim como a Bragança Terra Natal e de Sonhos, durante o mês de dezembro, mas com várias atividades canceladas, nomeadamente as que implicam maior ajuntamento de pessoas.

Na bienal da máscara ficam cancelados o laboratório e o ‘workshop’ previstos para quinta-feira, sexta-feira e sábado, assim como, também no sábado, o desfile pelas ruas e espetáculo da Queima do Mascareto.

A Terra Natal e de Sonhos, entre 01 de dezembro e 06 de janeiro, fica reduzida praticamente à iluminação e animação das ruas, e à pista de gelo e outras diversões instaladas na Praça Camões.

Ainda assim, como especificou o município, em comunicado, “serão implementadas medidas preventivas”, como o “controlo de entradas e saídas de visitantes, com vedação do espaço, redução da lotação da pista de gelo, postos para desinfeção das mãos, na entrada e saída de visitantes”.

O uso da máscara será obrigatório e haverá “desinfeção dos equipamentos utilizados na pista de gelo”, assim como reforço dos meios humanos”.

A Câmara de Bragança explica que estas medidas e cancelamentos foram decididos “atendendo à recente evolução epidemiológica covid-19 em todo o território nacional e de forma particular no concelho de Bragança, com o aumento considerável de novos casos”.

“Perante a atual situação e após a análise do risco individualizado das atividades previstas nos programas da ‘X Bienal da Máscara – Mascararte’ e de ‘Bragança, Terra Natal e de Sonhos’, o município de Bragança e as autoridades de Saúde entendem que não estão reunidas as condições de segurança sanitária para a realização” das atividades que foram canceladas.

A autarquia agradece a compreensão da população e expressa a convicção de que “esta decisão visa contribuir para a contenção de eventuais contágios, salvaguardando a saúde de todos”.

O concelho de Bragança tinha, de acordo com os últimos dados das autoridades de saúde 220 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.

A covid-19 provocou pelo menos 5.156.563 mortes em todo o mundo, entre mais de 257,51 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.353 pessoas e foram contabilizados 1.126.318 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

Madremedia/Lusa

Covid-19: Maioria dos internados nos Hospitais de Coimbra não estão vacinados

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) regista hoje 53 doentes com covid-19 internados em enfermaria e 10 na unidade de cuidados intensivos, a grande maioria por vacinar, disse à agência Lusa fonte hospitalar.

Segundo o gabinete de comunicação e informação, dos internados em enfermaria, cuja média de idades se situa nos 73 anos, cerca de 8% não estão vacinados, enquanto os doentes nos cuidados intensivos têm uma média de idade de 50 anos, dos quais 60% não estão vacinados.

A taxa de ocupação do CHUC relativamente aos internados em enfermaria está nos 93% e nos cuidados intensivos nos 83%, com possibilidade de expandir ligeiramente o número de camas sem afetar a restante atividade assistencial.

Na semana de 11 a 23 de novembro, o número de casos diários nos hospitais de Coimbra foi de 15.

Caso seja necessário aumentar o número de camas em enfermaria e cuidados intensivos, o CHUC admite que essa situação vá causar impacto na restante atividade hospitalar, nomeadamente na cirurgia programada, já que será necessário “desviar” recursos médicos e de enfermagem de outras especialidades.

Apesar do aumento de doentes com covid-19 nos últimos dias, a unidade hospitalar reconhece que existe menos pressão nos cuidados intensivos, comparativamente a vagas anteriores, fruto do efeito da vacina, e menos doença grave.

Relativamente às vagas anteriores, a diferença é que a tutela tinha dado indicações aos hospitais para restringir a atividade normal, o que agora não se verifica e que faz aumentar o número de pessoas a circular nas unidades hospitalares.

Madremedia/Lusa

Fenprof pede regresso da máscara nas escolas e docentes no grupo prioritário para vacinação

O regresso do uso de máscara em todos os espaços da escola e considerar os professores como grupo prioritário no processo de vacinação são medidas que a Fenprof pede que o Governo aprove no conselho de Ministros de quinta-feira.

Na véspera da reunião do governo em que serão decididas novas ações para conter a disseminação da covid-19, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) apela para que as medidas “não esqueçam as escolas nem os seus profissionais”.

No âmbito do plano de reforço da terceira dose da vacina contra a covid-19, a Fenprof pede ao Governo que volte a considerar os docentes “como grupo prioritário no processo de vacinação”.

Os professores e trabalhadores não docentes começaram a ser vacinados no final de março, tendo sido considerados como um dos grupos prioritários no processo de vacinação. O plano começou com os trabalhadores do pré-escolar e 1.º ciclo seguindo-se os restantes níveis de ensino até ao secundário.

Após vários estudos recomendarem uma dose de reforço da vacina, para compensar a perda de imunidade que se verifica ao longo do tempo, as autoridades de saúde nacionais avançaram com um novo plano de toma de uma terceira dose.

Atualmente, entre os grupos prioritários encontram-se as pessoas acima dos 65 anos, os profissionais de saúde, os trabalhadores e utentes de lares de idosos ou espaços semelhantes e bombeiros que tripulam ambulâncias.

Para a Fenprof, entre os grupos prioritários deveriam estar também os professores, porque lidam diariamente com centenas de crianças e jovens, que são os que apresentam atualmente níveis de transmissibilidade do vírus mais elevados.

Em comunicado, a Fenprof aponta ainda como medida que quer ver aprovada no Conselho de Ministros o “reforço das condições de segurança sanitária nas escolas, designadamente a utilização de máscara em todos os espaços, a medição da temperatura corporal e a garantia de distanciamento físico nas salas de aula”.

Em 1 de outubro, o uso de máscaras nos espaços escolares ao ar livre, como os recreios, deixou de ser obrigatório, mantendo-se, no entanto, a sua obrigatoriedade dentro das salas de aulas.

A terceira medida é a realização de testes a todos os profissionais que exercem atividade com turmas nas quais se identifiquem casos de covid-19, bem como testagem periódica da comunidade escolar.

Segundo a Fenprof, há professores com várias turmas que não estão a ser testados, “com a justificação de estarem vacinados”.

“Como sabemos, a vacina não evita o contágio e como os docentes lidam com muitas pessoas (alunos de várias turmas, colegas, trabalhadores não docentes das escolas, pais e encarregados de educação e, ainda, com os seus próprios familiares e amigos) é necessário que sejam considerados no âmbito das medidas a aprovar”, sublinha a federação.

Na reunião de Conselho de Ministros de quinta-feira, a Fenprof espera que haja também o anúncio de medidas destinadas ”às escolas e aos seus profissionais, tanto mais que os grupos etários em que os níveis de transmissibilidade se apresentam mais elevados são, precisamente, os das crianças e jovens em idade escolar”.

A federação representativa dos docentes recorda ainda que “praticamente em todo o país, há turmas em isolamento, com milhares de alunos a voltarem ao indesejável regime de ensino a distância, como medida de recurso”.

Madremedia/Lusa

Estádios do Sporting de Braga e do Vitória de Guimarães alvo de buscas. MP procura indícios de fraude fiscal

As instalações dos clubes minhotos estão a ser alvo de buscas por agentes da PSP, com a presença da Autoridade Tributária e do Ministério Público. Dirigentes e advogados também estão a ser alvo de investigação.

De acordo com a RTP, estão a ser feitas buscas ao Sporting de Braga. Já o Correio da Manhã adianta que dirigentes e advogados também estão a ser investigados, numa operação conjunta do Ministério Público, da Autoridade Tributária e de agentes da PSP.

Já o Jornal de Notícias adianta que também o Vitória Sport Clube, em Guimarães, está a ser investigado e as suas instalações alvo de buscas. A GNR confirmou à CNN Portugal que está a acompanhar buscas em vários distritos, nomeadamente Porto e Braga.

O MP ja confirmou em comunicado que "estão em curso cerca de duas dezenas de buscas domiciliárias e não domiciliárias".

"Em causa estão suspeitas de negócios simulados, celebrados entre clubes de futebol e terceiros, que tiveram em vista a ocultação de rendimentos do trabalho dependente, sujeitos a declaração e a retenção na fonte, em sede de IRS, envolvendo jogadores de futebol profissional. Os valores envolvidos rondarão os 15 milhões de euros", adianta o Ministério Público.

"Os factos em investigação são suscetíveis de integrarem crimes de fraude fiscal, fraude à segurança social e branqueamento de capitais", refere ainda.

As investigações estão relacionadas com a Operação Fora de Jogo, iniciada em 2015 e tornada pública em 2020.

Estas buscas ocorrem depois do Estádio do Dragão ter sido alvo da mesma ação. A SAD do FC Porto confirmou na segunda-feira buscas às suas instalações e garantiu ter colaborado com a equipa de investigadores do Ministério Público (MP), em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar o pagamento de comissões superiores a 20 milhões de euros relacionados com transferências de futebolistas e na segunda-feira efetuou 33 buscas, entre as quais na SAD do FC Porto e numa instituição bancária.

Visados foram igualmente, além do empresário Pedro Pinho, o presidente portista Jorge Nuno Pinto da Costa e o seu filho Alexandre, enquanto empresário de futebol.

Desencadeada em março de 2020, a operação 'Fora de Jogo' visou numa primeira fase o Benfica, FC Porto, Sporting, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães. Em comunicado, a Procuradoria-Geral da República referiu que em causa estavam "suspeitas da prática de factos suscetíveis de integrarem crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais".

A primeira fase levou à constituição de 47 arguidos, 24 pessoas coletivas e 23 pessoas singulares, contando-se entre os arguidos "jogadores de futebol, agentes ou intermediários, advogados e dirigentes desportivos".

E acrescentou: "No inquérito investigam-se negócios do futebol profissional, efetuados a partir do ano de 2015, e que terão envolvido atuações destinadas a evitar o pagamento das prestações tributárias devidas ao Estado português, através da ocultação ou alteração de valores e outros atos inerentes a esses negócios com reflexo na determinação das mesmas prestações".

Madremedia