quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Câmara de Águeda atribui apoio extraordinário superior a 157 mil euros a associações desportivas, culturais e sociais

 Verbas têm como objetivo apoiar as estruturas associativas na aquisição de equipamento ou nas despesas fixas, em resultado das contingências associadas à pandemia da COVID-19

A Câmara de Municipal de Águeda atribuiu um apoio extraordinário de mais de 157 mil euros às associações desportivas, culturais e sociais do concelho, em resposta às necessidades impostas pela COVID-19. Para a atribuição deste subsídio, as coletividades apresentaram candidaturas específicas para aquisição de equipamentos, de instrumentos musicais e para apoio nas despesas fixas.

A este valor acresce os 218.517,04 euros já transferidos e relativos aos apoios extraordinários não reembolsáveis para associações culturais e desportivas, também no âmbito dos incentivos na sequência da pandemia, perfazendo um total de mais de 375 mil euros de apoios extraordinários concedidos este ano.

Muitas instituições, que tiveram de se adaptar às exigências da situação epidemiológica e implementar medidas de proteção da saúde e reestruturar serviços e respostas, viram a sua atividade aumentar e as suas fontes de rendimento diminuir, um cenário que levou o Município a adotar um regulamento de apoio de caráter excecional e temporário.

“Este é um ano muito atípico, condicionado por restrições e medidas de contenção social que teve impactos no funcionamento das instituições do concelho, pelo que este apoio extraordinário visa ajudá-las a enfrentar alguns dos desafios com que se deparam”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda.

Elsa Corga, Vereadora da Cultura, salienta que “estes apoios são um contributo relevante para a prossecução da atividade das instituições e um reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem”.

Faz parte deste bolo financeiro, agora atribuído, o apoio para aquisição de equipamentos de proteção individual e/outros equipamentos (atribuído a 45 coletividades de caráter desportivo, cultural e social), no valor de 18.665,39 euros, bem como para execução de obras de adaptação de espaços (a 19 coletividades), de 19.484,45 euros.

A câmara atribuiu ainda um apoio de 59.615,63 euros a 51 associações com o objetivo de assegurar os encargos associados a despesas fixas.

De realçar ainda o subsídio de 59.352 euros para que seis bandas filarmónicas do concelho possam adquirir instrumentos musicais (Banda Marcial de Fermentelos, Sociedade Musical Alvarense, Associação Musical e Recreativa Castanheirense, Associação Cultural e Recreativa Banda Nova de Fermentelos, Sociedade Cultural e Recreativa 12 de Abril e Associação Filarmónia de Óis da Ribeira).

Município renova Bandeira ECOXXI e sobe ao topo das boas práticas


Pelo sétimo ano consecutivo, o Município de Leiria recebeu esta quarta-feira o diploma ECOXXI da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e juntou-se aos concelhos a nível nacional que maior pontuação receberam. 

Na cerimónia de entrega do galardão, que este ano decorreu via online, o Presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lopes, destacou “a participação no ECO XXI tem constituído num estímulo e contributo para nos mantermos empenhados e focados na concretização de políticas e estratégias que garantam o desenvolvimento sustentável do nosso concelho”. 

“Procuramos desenvolver ações com impacto real e substantivo na qualidade ambiental do nosso território e promover uma cultura de sensibilização e compromisso individual perante as questões de caráter ecológico”, realçou o autarca num vídeo transmitido no evento. 

Com um total 81,8 por cento, Leiria vê assim reconhecido o trabalho realizado em seis dos 21 indicadores: Educação Ambiental, Sustentabilidade das Zonas Balneares, Transparência, Digitalização e Conectividade, Emprego, Ordenamento do Território: Espaços Públicos, Planeamento e Requalificação Urbana, e Qualidade do Ar e Informação ao Público. 

Presente via online, Ana Esperança, vereadora do Ambiente, salienta que o prémio “significa um grande salto e também uma grande responsabilidade para Leiria que integra este ano o patamar dos municípios mais pontuados”, acrescentando que este é o “resultado do empenho de todos os serviços de forma transversal, com um mesmo objetivo: tornar Leiria num município com cada vez melhores práticas ambientais”. 

Tendo obtido mais 7,8 pontos percentuais do que em 2019, Leiria integrou a lista dos concelhos com melhor pontuação, que inclui Águeda, Braga, Funchal, Maia, Loures, Lousã, Pombal e Torres Vedras. 

No decorrer do evento, houve ainda lugar para a realização de sorteios de ofertas dos patrocinadores do ECOXXI, tendo Leiria ganho a contagem de ciclistas e de pedestres durante um mês num lugar à escolha. 

O ECOXXI é um programa de educação para a sustentabilidade implementado em Portugal pela ABAE desde 2005, dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local. 

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade, este programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave, como Educação Ambiental para o Desenvolvimento para o Desenvolvimento Sustentável, Sociedade Civil, Instituições, Conservação da Natureza, Ar, Água, Energia, Resíduos, Mobilidade, Ruído, Agricultura, Turismo e Ordenamento do Território.

Câmara de Cantanhede oferece mais de 500 cabazes de Natal a famílias carenciadas

São mais de 500 os cabazes de Natal que a Câmara Municipal de Cantanhede vai distribuir este ano pelas famílias carenciadas do concelho, processo que está a ser operacionalizado pela Divisão de Ação Social e Saúde, com apoio das juntas de freguesia, nomeadamente na sinalização das pessoas em situação de vulnerabilidade que são beneficiárias das ofertas, bem como na distribuição destas.

Para desenvolvimento desta ação, a autarquia cantanhedense canalizou a quase totalidade da verba que tinha previsto gastar com a animação de Natal, cujo programa, devido às normas de distanciamento impostas para fazer face à pandemia de Covid-19, teve de ser fortemente limitado a algumas iniciativas pontuais, a maioria delas com visibilidade nas plataformas digitais.

Nesse âmbito, a Câmara Municipal paga cerca de 300 cabazes, transferindo para as juntas de freguesia a verba necessária à sua aquisição, verba essa que, nos termos do que foi acordado entre Helena Teodósio e os presidentes de junta, terá de ser despendida no comércio tradicional de cada freguesia. “É uma forma de mitigarmos os efeitos económicos e sociais da pandemia de Covid-19, por um lado, ajudando mais famílias especialmente afetadas a passarem um pouco melhor esta quadra, por outro, fazendo repercutir as despesas com a compra dos bens em receitas para os pequenos negócios locais”, refere a líder do executivo camarário. 

Mas esta é apenas uma parte da campanha de oferta de cabazes a quem se encontra socialmente vulnerável, pois o Município tinha já providenciado a aquisição, também a empresas do concelho, de mais de 250 cabazes de Natal, estes para entregar às famílias que têm vindo a ser apoiadas no âmbito de ações desencadeadas para auxiliar quem viu a sua situação económica especialmente agravada com a pandemia de Covid-19. “Desde o início da crise sanitária que houve um aumento significativo dos pedidos de ajuda, aos quais os serviços de Ação Social têm vindo a dar a resposta com a entrega de bens de primeira necessidade às pessoas que mais precisam, a quem quisemos também proporcionar uma consoada em harmonia com o verdadeiro espírito do Natal, através da oferta de um cabaz”, explica Helena Teodósio, adiantando que se “mantém ainda, como em anos anteriores, a atribuição de 85 cabazes à Conferência de São Pedro da Sociedade de São Vicente de Paulo”, que esta instituição se encarregará de distribuir pelas famílias a quem presta apoio regular ao longo do ano”.

Segundo a presidente da Câmara Municipal, “a autarquia está a fazer tudo o que está ao seu alcance para que nas famílias mais necessitadas não falte aquilo que consideramos obrigatório na consoada. A adversidade com que estamos confrontados não permite que tenhamos o Natal que gostaríamos, mas também por isso devemos esforçar-nos para fazer prevalecer os valores que lhe estão associados”, conclui.

Outra ação que a autarquia cantanhedense está a desenvolver no âmbito da campanha de Natal consiste na oferta de um presente simbólico, uma manta, a todos os idosos das respostas sociais das IPSS, Hospital Arcebispo João Crisóstomo, Centro de Medicina de Reabilitação Rovisco Pais e Unidades de Cuidados Continuados do concelho, estando a sua distribuição a ser efetuada conjuntamente por Helena Teodósio e pela vereadora da Ação Social e Saúde, Célia Simões.


Concerto “Anadia – Paixão pelo Natal” vai ser online


O concerto “Anadia – Paixão pelo Natal” vai decorrer este ano em formato online. O evento teve de ser adaptado à realidade atual, devido à pandemia. O tradicional espaço de animação, Anatália, onde decorriam as atuações natalícias, foi substituído por um concerto de Natal que irá acontecer, através da página de Facebook do Município, nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, a partir das 21h00.

O evento conta com a participação de 18 associações culturais e artistas do concelho de Anadia. À semelhança do que acontecia na Anatália, terão lugar vários tipos de atuações, desde a dança, passando pelo canto, folclore até sketchs de teatro, que serão intercaladas por mensagens de Natal.

Para além da animação em si, a iniciativa pretende também dar a conhecer a cultura e o património existentes no concelho, daí que as gravações das diversas atuações tenham sido realizadas em vários pontos do concelho.

A organização do evento é do Município de Anadia, com a co-produção do Club de Ancas, tendo contado com a participação dos seguintes artistas e grupos: Manuel Flores, Gaiteiros “Os Katembas”, Associação Recuperar a Aldeia de Torres, Adabem, Gaiteiros “Pé d’ Cepa”, Incantus – Associação Cultural e Recreativa da Cerca - São Pedro, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro, Ballet Ginásio do Centro Social de Aguim, Club de Ancas, Grupo Recreativo e Cultural “O Baluarte”, Grupo Artístico e Cultural “Os Rouxinóis”, Groovart – Academia de Artes, Dança Jazz da Poutena, Grupo de Bombos “Bate Forte” da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro, Sons de Avelãs – Grupo de Cantares, Grupo Folclórico “Olhitos da Bairrada”, “Hora do Livro” – Biblioteca Municipal de Anadia e Albano Jorge.

Prorrogação dos subsídios de desemprego que acabem em 2021 será automática


Os subsídios de desemprego que terminarem em 2021 serão prorrogados por seis meses de forma "automática" não sendo necessário entregar um pedido para esse efeito, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

"As pessoas não precisam de fazer nada, [a prorrogação] será automática", afirmou a governante numa conferência de imprensa no Ministério do Trabalho, em Lisboa, onde recebeu a ministra do Trabalho e Economia Social de Espanha, Yolanda Díaz, numa reunião bilateral para debater várias políticas e no âmbito da cooperação bilateral nos domínios do emprego e das políticas sociais.

Em causa está uma medida prevista no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) por iniciativa do PCP, que prorroga por seis meses os subsídios de desemprego que terminarem no próximo ano.

"Excecionalmente, os períodos de concessão do subsídio de desemprego que terminem em 2021 são acrescidos de seis meses", estabelece a proposta do PCP incluída no OE2021 e aprovada na especialidade com os votos favoráveis de todos os partidos à exceção do PSD, que se absteve.

A ministra adiantou que o Instituto da Segurança Social "já está neste momento a programar todos os sistemas para quem termine o subsídio de desemprego a partir de janeiro, em qualquer um dos meses, tem uma prorrogação automática".

"O Orçamento do Estado não prevê regulamentação e, portanto, terá aplicação imediata mal entre em vigor", reforçou Ana Mendes Godinho.

Lusa

Caldas da Rainha | “leva” Pai Natal às escolas através do Zoom


A ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste está a realizar sessões de Zoom com o Pai Natal e as escolas das Caldas da Rainha. 

Num ano em que foram canceladas todas as formas habituais de interatividade física, a associação criou o programa “Pai Natal Digital” que pretende que as crianças possam assim ter “contacto” com esta personagem. 

Na sede da ACCCRO foi criado o cenário da Casa do Pai Natal, a partir do qual estão a ser feitas as ligações para as escolas. As crianças podem assim colocar algumas questões ao Pai Natal. 

“Lamentamos profundamente a ausência das habituais atividades nos mesmos moldes do ano passado, que são tão empolgantes para as crianças e às quais já todos estamos habituados”, refere Luís Gomes, presidente da ACCCRO, numa missiva enviada aos estabelecimentos escolares. 

O “Caldas, Rainha do Natal” está também a proceder à recolha nas escolas das cartas escritas para o Pai Natal, as quais serão entregues nos CTT. Substituindo assim a caixa dos Correios que habitualmente fica na Casa do Pai Natal. 

O Pai Natal irá dirigir-se até ao portão da escola, não entrando nas instalações, de forma a respeitar todas as normas de higiene e segurança da escola. A escola fará chegar ao portão através de um elemento esse saco/ envelope com toda a correspondência das crianças. 
Este é mais uma proposta inovadora que este ano a ACCCRO apresenta no seu projeto de animação natalícia, tendo em conta as restrições causadas pela pandemia. 

Recentemente foi também lançada a aplicação “Caldas, Rainha do Comércio AR”, que usa a realidade aumentada para dar a conhecer de uma forma divertida a cidade. 

Nos três últimos fins-de-semana de semana foram também exibidos, através da internet, concertos com os artistas locais (Paulo Seixas, Júlia Valentim, “A Causa de Tesoura”, Zé Costa, Nelson Rodrigues, Pedro Brito e Fernando Lopes) que habitualmente atuam na Casa do Pai Natal. Os concertos foram gravados no CCC e emitidos através do Facebook (www.facebook.com/caldasrainhadonatal) e do Youtube, podendo ser visionados em qualquer altura. 

Até 23 de dezembro, diariamente a partir das 21h00, estão também a ser emitidas entrevistas a personalidades locais e comerciantes, realizadas por José Ramalho, no cenário da Casa do Pai Natal. 

Estão também a concorrer dois concursos: o de Montras de Natal e o das Árvores de Natal das escolas do concelho. Em ambos os casos, as votações do público estão a decorrer na página de Facebook do “Caldas, Rainha do Natal”. 

Fotografias “Caldas, Rainha do Natal”: 




Barcelos | 26 anos em prol do Ensino Superior Público de excelência: IPCA celebra 26 anos com várias atividades


O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) celebra no dia 19 de dezembro o seu 26º aniversário. As celebrações decorrem de 15 a 19 de dezembro com várias atividades presenciais e online. 

As atividades têm início no dia 15 dezembro com a sessão “À conversa com Fernanda Rollo: abandono no ensino superior e estratégias para o combater”. Fernanda Rollo é professora universitária e membro do Conselho Geral do IPCA. Enquanto secretária de estado do Ensino Superior de 2015 a 2018, Fernanda Rollo debateu-se sempre por uma política de igualdade de acesso ao ensino superior e de combate ao abandono escolar. Nesta conversa a oradora partilhará com toda a comunidade académica e científica a sua visão sobre o problema e as estratégias para o combater. À margem da sessão será ainda apresentado o projeto OPAS - Observatório Permanente do Abandono e Promoção do Sucesso Escolar, um projeto financiado pelo COMPETE no âmbito Aviso Nº 01/SAMA2020/2019. A sessão terá lugar no Auditório Eng. António Tavares e será transmitida no canal Youtube do IPCA. 

No dia 16 de dezembro procede-se à abertura da exposição “50x70 História Gráfica”, uma mostra de trabalhos realizados pelos estudantes do 2º ano do curso de licenciatura em Design Gráfico. Ainda neste dia segue-se a atividade “InIPCA” – programa de mentoria do IPCA que visa contribuir para uma integração plena, saudável, proactiva e para o desenvolvimento de competências transversais dos estudantes que ingressam no IPCA. Este será um momento de partilha na voz dos mentores e mentorandos que participam no projeto. 

O dia 17 de dezembro será marcado pelas atividades a realizar no âmbito do projeto UBike. Pelas 10h00 será inaugurada a BiciBox e da parte da tarde está prevista a atividade “BikIPCA: vem pedalar para um futuro sustentável” onde a comunidade académica é convidada a participar nas atividades. 

O livro ‘O Turismo em Barcelos’ será apresentado no dia 18 de dezembro. Esta é uma obra coordenada pelos Barcelenses Carlos Costa (Professor Catedrático da Universidade de Aveiro), Francisco Gonçalves (Professor do IPCA), Mário Costa (Professor de História da Universidade de Aveiro), Vítor Pinho (Bibliotecário e Investigador da História Barcelense), e João Sousa (fotógrafo amador). O trabalho envolve 31 capítulos de cerca de 41 autores, num total de 596 páginas. A apresentação do livro terá lugar no Auditório Eng. António Tavares. 

No dia 19 de dezembro, Dia do IPCA, as celebrações têm início com a inauguração do Bar do Campus pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor João Sobrinho Teixeira. Segue-se a Sessão Solene do Dia do IPCA, no Auditório Eng.º António Tavares, com as intervenções do Presidente do Conselho Geral do IPCA, Pedro Fraga; do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor João Sobrinho Teixeira; do Presidente da AAIPCA, João Pereira e da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes. Seguem-se ainda as habituais entregas de prémios de mérito e distinções. Os parabéns ao IPCA serão cantados ao som das Tunas do IPCA. 

Sendo este um ano atípico por força da pandemia da COVID-19, e tendo em conta a limitação de ocupação do auditório e todas as regras de segurança em vigor, as celebrações do Dia do IPCA serão transmitidas online, através do canal Youtube do IPCA: https://www.youtube.com/channel/UCFbcUEN9As7gJZVoeXgZouQ?view_as=subscriber


Ana Teixeira

Teletrabalho em debate virtual no Piaget | Estamos a caminho de um novo paradigma de organização do trabalho a longo prazo?

·De solução de recurso no início da pandemia, o teletrabalho é discutido cada vez mais como um modelo organizacional capaz de se impor na fase pós-Covid-19. Em aberto mantêm-se os impactos e consequências a longo prazo da adoção de um novo paradigma nas organizações.

O Instituto Piaget promove esta quinta-feira, dia 17, uma mesa redonda virtual dedicada ao tema “Teletrabalho, o novo paradigma organizacional”. Integrado no ciclo Piaget Digital Talks, o evento tem início marcado para as 21h30 e pode ser acompanhado através das redes sociais do Instituto.

 

As Piaget Digital Talks realizam-se semanalmente, à quinta-feira, afirmando-se como um fórum dedicado ao debate e partilha de boas práticas sobre os temas mais atuais e relevantes do universo digital.

 

Esta semana os participantes centrarão as suas intervenções sobre os impactos e consequências a longo prazo do teletrabalho, um modelo organizacional que entrou de rompante no dia a dia das organizações, acelerado de forma drástica pela atual pandemia da Covid-19. Se, inicialmente, o teletrabalho foi forçado, provocando uma mudança disruptiva, agora as organizações encontram vantagens nesta forma de trabalhar.

 

De acordo com a generalidade dos estudos e inquéritos publicados nos últimos meses, a maioria dos responsáveis empresariais pretendem adotar o teletrabalho de forma estrutural, sempre que possível, mesmo depois da pandemia. Em boa parte dos casos, a ideia será avançar para um regime misto, mantendo uns dias de trabalho em casa e outros dias na empresa.

 

Em aberto mantêm-se questões essenciais da relação laboral como a necessidade de assegurar o acompanhamento dos trabalhadores, quer em termos de produtividade, quer de motivação individual, quer ainda de ligação emocional à organização. Outras questões complementares assumem também uma importância chave, como a compatibilização da vida profissional com a vida familiar, a organização individual do trabalho ou a necessidade de respeitar quem quer voltar a ir diariamente para o escritório.

 

O painel de convidados para esta Piaget Digital Talk é composto por Helena Ferro de Gouveia, diretora de comunicação do grupo Bel; Nuno SantosPublic Sector Senior Manager na Amazon Web Services; e João Bogalho, professor do Instituto Piaget, especializado na área de gestão de recursos humanos. A moderação do debate estará a cargo de Teresa Almeida, coordenadora do curso técnico superior profissional (CTeSP) de Assessoria e Gestão Administrativa, coadjuvada por uma aluna do 1º ano mesmo curso.

Proença-a-Nova | 33 anos de carreira do palhaço Mário Faísca resumidos em exposição



A exposição “33 anos de carreira do palhaço Mário Faísca” está patente no auditório municipal de Proença-a-Nova até 28 de fevereiro de 2021, apresentando os principais marcos de três décadas de vida em cima do palco. Desenhos, pinturas, fotografias e esculturas ajudam a contar a história deste palhaço mágico e que podem ser divididos em três momentos: “o camarim, a montra da magia e a montra da parte musical, com o violino e o trompete”. Naquela que é a primeira exposição que organiza para assinalar os 33 anos de carreira, está refletida a experiência de vida de Mário Faísca, o seu regresso ao teatro, as apresentações realizadas nos canais televisivos nacionais, as inaugurações em que participou e as muitas festas que animou. Para além de fazer da sua missão os sorrisos das crianças, tem também espetáculos destinado ao público mais crescido, o que chama “a parte séria” do seu trabalho, sempre com mensagens importantes para transmitir. Há ainda uma coleção de postais, um crachá e o CD “Amigos de Natal” que podem ser comprados junto de Mário Faísca ou encomendados na Biblioteca Municipal. 

A comemoração dos 33 anos de carreira, que já tinha sido iniciada em 2019 com uma série de espetáculos em Aveiro – onde reside –, foi interrompida devido ao surto pandémico. Depois de meses afastados do palco, o palhaço Mário Faísca realizou o primeiro espetáculo no dia 12 de dezembro, incluído no programa de animação do Mercado dos Sabores de Natal de Proença-a-Nova. Para quem não teve oportunidade de assistir, haverá uma nova sessão este sábado, 19 de março, às 16h00, no Mercado Municipal, cumprindo-se todas as recomendações da DGS. 

De acordo com Francisco Mário Robalo, a alma do palhaço e do mágico, “o espetáculo foi adaptado por causa das distâncias”, mas mantém uma mensagem de sensibilização quanto a temas como a desinfeção das mãos e do distanciamento físico, mas também quanto à preservação da natureza e do meio ambiente. Com ligação familiar ao concelho, Mário Faísca já fez várias atuações em Proença-a-Nova: num espetáculo solidário e noutro que realizou a seguir aos incêndios florestais para trazer o arco íris às crianças.

Proença-a-Nova | Árvore de Natal dos Paços do Concelho é projeto partilhado



Todos os anos, a árvore de Natal que se encontra à entrada do edifício dos Paços do Concelho é diferente, acompanhando as atividades do Município ou, como este ano, convidando a comunidade a participar: os munícipes, as instituições e as empresas do concelho podem contribuir para o seu embelezamento, trazendo consigo objetos para decorar o pinheiro bravo. “Este projeto sintetiza aquela que tem sido uma das ideias mais repetidas durante esta pandemia e na qual tenho insistido particularmente: a de que nunca como agora a responsabilidade individual teve tanto impacto no coletivo e na sua segurança”, explica João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. “Quisemos então trazer para este objeto tão simbólico desta época de Natal este princípio de que todos contribuímos para a comunidade que queremos ter”, refere. 

Até ao momento, já contribuíram com diferentes objetos a Academia de Música, a Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, o Cortiço, a Biblioteca Municipal e vários munícipes a título particular. Não é necessário realizar agendamento prévio, apenas respeitar o distanciamento físico e as restantes medidas em vigor no interior dos Paços do Concelho. 

A tendência de a autarquia inovar nas suas árvores de Natal não é de agora: a título de exemplo, em 2017, depois dos violentos incêndios que fustigaram a zona centro, incluindo o concelho de Proença-a-Nova, a árvore de Natal foi feita com troncos de pinheiros queimados, instalação artística que pode ser vista atualmente no Centro Ciência Viva da Floresta. Em 2018, foram os produtos da marca Proença-a-Nova Origem a brilhar numa estrutura feita com cubos de cortiça, destacando a importância dos recursos locais. Em 2019, a opção foi por um presépio de madeira em tamanho real.


OMS alerta para terceira vaga na Europa e pede uso de máscaras no Natal

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para o risco de uma terceira vaga da pandemia da covid-19 na Europa em 2021, recomendando o uso de máscaras durante reuniões familiares no Natal.

Os encontros devem ser em espaços exteriores, se possível, e os participantes devem usar máscaras e manter a distância física. Em espaços interiores, deve limitar-se o tamanho dos grupos e assegurar boa ventilação para reduzir o risco de exposição" [ao novo coronavírus], recomendou o departamento europeu da agência das Nações Unidas em comunicado.

Alerta ainda que "apesar de um progresso frágil" na contenção de novas infeções, "a transmissão da covid-19 continua ampla e intensamente e há um grande risco de uma nova vaga nas primeiras semanas e meses de 2021".

Lusa

Linha férrea do Vouga interrompida entre Feira e São João da Madeira



A circulação ferroviária na Linha do Vouga foi hoje interrompida no troço entre Santa Maria da Feira e São João da Madeira, depois de detetados perigos na via devido ao mau tempo, revelou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Segundo revelou a empresa pública que gere as linhas ferroviárias do país, a suspensão no referido trajeto do distrito de Aveiro deve-se ao facto de "ter sido detetada uma situação de desguarnecimento de via ao quilómetro 21,4", numa extensão de alguns metros.

Na prática, isso significa que foi identificado um deslizamento de terras que afeta a estabilidade do apoio aos carris, pelo que as equipas de manutenção da IP já se encontram no local "para proceder aos trabalhos de avaliação e reposição das condições de circulação".

O problema foi detetado antes de iniciadas as primeiras viagens de comboios de hoje, pelo que nenhuma carruagem chegou a circular sobre o piso afetado pelo temporal.

As operações para repor a estabilidade do terreno deverão ser relativamente simples e pouco demoradas, mas a IP ainda não adianta uma data para a normalização da circulação porque, segundo explica fonte da empresa, as atuais condições climatéricas dificultam o trabalho.

O mau tempo que se faz sentir desde terça-feira no Norte e Centro do país vem afetando sobretudo os distritos de Aveiro, Viseu e Coimbra, que até às 08:00 de hoje estiveram sob aviso laranja e, entretanto, já passaram a amarelo.

Pelas mesmas razões, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) também colocou sob aviso amarelo até às 12:00 de hoje os distritos de Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Castelo Branco.

Os de Castelo Branco e Guarda estão igualmente sob aviso amarelo devido à queda de neve acima dos 1.800 metros de altitude, do que se espera uma acumulação provável de 4 a 8 centímetros de flocos de gelo até às 12:00 de hoje.

Até às 21:00, o IPMA colocou ainda sob alerta amarelo os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga devido à previsão de forte agitação marítima, com ondas de Oeste e Sudoeste que se apresentarão com 4 a 5 metros de altura e passarão gradualmente a vagas de Noroeste.

Lusa

CEARTE executa prémio atribuído no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

 O CEARTE foi a entidade escolhida pelo INR – Instituo Nacional para a Reabilitação para conceber e executar o troféu / Prémio de Inovação Tecnológica Eng.º Jaime Filipe, que este Instituto atribui anualmente e que distingue projetos de conceção, produção e comercialização de produtos, equipamentos e tecnologias que promovam a inclusão e a participação das pessoas com deficiência na vida ativa como agente de melhoria da qualidade de vida.

Este ano foi atribuído à iKi® Technologies, distingue o projeto “KIT4inclusion”.

Os autores do projeto, Filipe Silva e Pedro Almeida, afirmam que o “KIT4inclusion” é uma “Ferramenta multifacetada, uma “extensão” tecnológica da Bengala, que vai auxiliar as pessoas com algum grau de dificuldade na sua mobilidade a tornarem-se mais autónomas contribuindo assim para uma sociedade mais inclusiva.

O Júri do Prémio decidiu, este ano, atribuir uma Menção Honrosa ao projeto “BATS – Sistema de programação acessível baseado em blocos tangíveis”, que também recebeu uma peça prestígio do CEARTE.

O processo de conceção e execução da peça decorreu nas oficinas do CEARTE, em Coimbra - uma peça em pasta cerâmica branca com vidrado exterior a branco, e serigrafada manualmente.

Trata-se de uma peça única e exclusiva, de execução complexa e demorada, que foi enriquecida com uma “embalagem” em feltro artesanal também confecionada nas oficinas e nos cursos da área Têxtil do CEARTE.

O CEARTE teve ainda ocasião de celebrara um acordo de parceria com o INR partilhando o objetivo de dar visibilidade pública e premiar quem trabalha para a inclusão e participação das pessoas com deficiência.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVA NOVO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE SILVES

A versão final da proposta de revisão do Plano Diretor Municipal de Silves (PDM de Silves) foi aprovada pela Assembleia Municipal de Silves, com 24 votos a favor e uma abstenção, em reunião extraordinária realizada no dia 11 de dezembro de 2020. Este documento da iniciativa do executivo municipal liderado pela Presidente Rosa Palma, já tinha sido unanimemente aprovado pela Câmara Municipal de Silves, no passado dia 04 de dezembro.

A aprovação dos órgãos municipais competentes surge no seguimento da realização de um período de discussão pública, que decorreu entre 19 de agosto e 30 de setembro, que contou com cerca de duas centenas de participações formais de particulares, que obtiveram a devida ponderação e resposta fundamentada, tendo algumas delas justificado a realização de um conjunto de reuniões de concertação técnica com a Direção Regional de Agricultura do Algarve, a Agência Portuguesa do Ambiente / Administração da Região Hidrográfica do Algarve e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

Conclui-se, assim, um procedimento complexo, exigente e, simultaneamente, pioneiro, uma vez que a revisão do PDM de Silves preconiza um novo PDM, de 2.ª geração (o primeiro na região do Algarve), que vem substituir o PDM de 1995 e que é impulsionador de uma nova estratégia municipal de desenvolvimento territorial, alicerçada num conjunto de desafios e vetores de ação que visam tornar o concelho de Silves mais atractivo, coeso, dinâmico, competitivo e sustentável a diversas escalas e domínios.

O novo plano, mais estratégico do que urbanístico, traduz uma preocupação de atualização ao novo quadro legal vigente no domínio do ordenamento do território e urbanismo, de adaptação às especificidades do território municipal e de ajustamento à satisfação das reais necessidades da população, e constitui uma importante ferramenta de operacionalização da estratégia para trilhar os caminhos do desenvolvimento sustentável no concelho de Silves.

Com a sua publicação em Diário da Republica, que se espera vir a acontecer antes de 09 de janeiro de 2021, o Município de Silves passará a dispor de um novo instrumento de governança estruturante e fundamental para a gestão e desenvolvimento do território, que se mostra atualizado, prospetivo, adaptado e flexível, e revelador que vale a pena viver, fruir e investir no concelho de Silves, que vai da Serra ao Mar.

Recomeço dentro do mar conservador

 

  • Péricles Capanema

Um amigo que leu o artigo “Orfandade” comentou comigo: — você precisa continuar no tema, vai ajudar muita gente. Muitas vezes o auxílio vem pela recordação. Não foi a primeira vez que tratei da orfandade, nem me parece que no último artigo tenha posto todos os dados importantes. Meses atrás, a 5 de julho, postei “Mar conservador”, depois reproduzido em alguns órgãos, em que discorro sobre a orfandade da opinião pública. Vou lembrar aqui alguns temas lá desenvolvidos.

Comentei no mencionado artigo a observação feliz do jornalista Alexandre Garcia que negava existir no Brasil uma onda conservadora; o que existia e sempre existiu, sustenta ele, é um mar conservador. Até matizou o pensamento: existem ondas encrespadas, contudo o mais importante é o mar conservador.

Aí aproveitei o gancho do jornalista e examinei, entre outras matérias, a orfandade dos conservadores no Brasil:

“Existe no Brasil e vem de longe um oceano conservador pacato; de momento temos ainda ondas conservadoras encrespadas. Visto mais de perto, o oceano conservador é imenso, retorna logo à calmaria, depois das borrascas e tormentas; mais, gosta dela e para ela retorna, logo que possível. Público de hábitos simples, com escassas possibilidades de se fazer representar na vida pública, tem o olhar posto na família, está desabituado a considerar longamente interesses além do círculo doméstico. Preza a honestidade, a discrição, a palavra dada. Seu maior entretenimento é o convívio, em especial no interior da família. Temperante por atavismos, desagradam-lhe incontinências, desmandos, linguagem chula, palavrões, insolências, agressões destemperadas. Desconfia de perspectivas e planos mirabolantes. Tem, a bem dizer, nenhuma presença na vida pública, não é visto nos meios de divulgação, não chama atenção na economia. Quanto representa do total da população? Não sei, bem pode ser mais que a metade. Entre o mar tranquilo e as vagas crispadas, o mais importante é o oceano sereno, ainda que, as segundas apareçam mais, o primeiro seja quase nunca visto.

O Brasil mar tranquilo se vê representado no Brasil ondas encrespadas? O tom agrada? O conteúdo convida à adesão? A postura tranquiliza? Não, o Brasil divisado acima ainda se sente órfão — pelo menos em larga medida. Ou, quase sempre, a sensação do público é, estamos em presença de contrafações”.

Volto aos conservadores entocados, os que chamei órfãos. Vivem no ostracismo da esfera pública, estão banidos dos meios de divulgação, são inscientes de sua real importância. São os exilados internos, sombra melancólica no meio de fulgurações fátuas — intensas, por vezes. Uma tarefa de restauração nacional seria colocá-los à luz do dia, nos espaços que seu número e talento naturalmente reivindicariam. A vida pública brasileira então, mais arejada, seria aperfeiçoada pela polidez e cultura, bem como ganharia em elevação, lógica e preocupação com o bem comum.

Reconheço, é objetivo dificílimo. Mas o começo de uma solução é apresentar bem o problema. Outros poderão apontar para soluções. Aqui estão apenas esboços de grave problema brasileiro. Recorro a exemplos. Dois homens marcaram as respectivas épocas, ainda que em graus e motivos diversos. Peter Drucker (1909-2005), luminar da administração, foi requisitado teórico, professor e consultor de empresas. Para o êxito, dizia ele, “o trabalho mais importante e mais difícil não é encontrar a resposta correta, mas fazer a pergunta certa”. Em comentário parecido, Voltaire (1694-1778) observou que “um homem deve ser julgado mais pelas suas perguntas do que por suas respostas”. Vamos então, no presente esforço, com olhos no público órfão, procurar formular bem os problemas e encontrar as perguntas a serem feitas; essa é a tarefa primordial. As respostas aflorarão depois. Teríamos recomeço sadio com barco singrando com instrumentos seguros de orientação. A mais, tal esforço ajudará a manter limpo o mar conservador.

ABIM

Coimbra | Apresentada Estratégia Transnacional de Luta contra a Erva-das-pampas


Foi apresentada publicamente no passado dia 27 de novembro, em Santander, Cantábria, com a participação do Governo da Cantábria e representantes do MITERD - Ministerio para la Transición Ecológica y Reto Demográfico (Espanha), da Comissão Europeia e das entidades participantes no projeto LIFE Stop Cortaderia, a Estratégia Transnacional de Luta contra a Erva-das-pampas.

A apresentação, realizada a partir do Ministério Regional do Desenvolvimento Rural, Pecuária, Pesca, Alimentação e Meio Ambiente do Governo da Cantábria em formato on-line, foi difundida em direto no canal do Youtube do projeto LIFE Stop Cortaderia.

A estratégia apresentada tem como principal objetivo facilitar a coordenação e a dinamização da luta contra a erva-das-pampas (Cortaderia selloana) no Arco Atlântico, bem como o fomento de ações que contenham a expansão desta planta exótica invasora, explicando de maneira simples como desenhar e empreender um plano de atuação a qualquer escala.

Na redação desta estratégia, coordenada pela SEO/BirdLife, participaram diferentes especialistas universitários, gestores públicos e privados, especializados no meio ambiente e em espécies invasoras, de Portugal, Espanha e França. Juntos, definiram as prioridades de atuação, baseadas na aplicação do conceito de trabalhar de “fora para dentro”, ou seja, combater a espécie começando por eliminar indivíduos isolados até às grandes manchas.

O evento contou com a presença do responsável pelas políticas ambientais da Comissão Europeia, Spyridon Flevaris, que frisou a importância que os projetos LIFE têm na luta contra espécies invasoras, com mais de 300 projetos aprovados nesta linha de atuação, sendo o LIFE Stop Cortaderia “um projeto exemplar centrado no controlo da erva-das-pampas”.

Recorde-se que a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) participa ativamente neste projeto, juntamente com outro parceiro português, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e as entidades espanholas Amica, Ampros, SERCA e SEO/BirdLife.

A Estratégia Transnacional de Luta contra a Cortaderia selloana está disponível para consulta e download gratuito em http://stopcortaderia.org/language/pt/estrategia-pt/. O vídeo da apresentação pública pode ser visualizado em www.stopcortaderia.org/streaming.

Ansião participa em torneio de natação distrital

Com o apoio do município, o Núcleo de Formação Desportiva do Concelho de Ansião (NDA) irá participar, na Piscina Municipal, de 16 a 23 de dezembro, no Torneio 11 Piscinas a Nadar.

 

Numa organização dos onze clubes de natação federados do distrito de Leiria, esta iniciativa resulta do desafio lançado pelos treinadores dos diferentes clubes para a realização de um conjunto de provas de natação, nas categorias de Cadetes, Infantis, Juvenis, Juniores, Seniores e Adaptada, a realizar em quatro dias diferentes e na infraestrutura de cada clube. 

 

Ainda que em espaços distintos e distantes, garantindo uma maior segurança a todos, estas provas pontuam para uma classificação individual de cada atleta e têm como objetivo promover o espírito competitivo entre os atletas dos clubes participantes, mantendo a sua motivação para a prática deste desporto, e a saúde e o bem-estar dos atletas, pela prática de exercício físico.

Projeto internacional liderado pela UC conquista 10 milhões de euros para estudo de grandes incêndios florestais

 

Um projeto internacional liderado pelo cientista Domingos Xavier Viegas, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de obter 10 milhões de euros de financiamento para o estudo de grandes incêndios florestais.

Intitulado “FirEUrisk - Developing a holistic, risk-wise strategy for European wildfire management” (Desenvolvendo uma estratégia holística e baseada no risco para a gestão de incêndios florestais na Europa), o projeto foi aprovado no âmbito do programa Horizon 2020 da União Europeia, na área focal “Building a low-carbon, climate resilient future” (Construindo um futuro climaticamente resiliente e baixo em carbono), mais especificamente no tópico “Forest Fires Risk Reduction: towards an Integrated Fire Management Approach in the EU” (Redução do risco de incêndios florestais: em direção a uma abordagem de gestão integrada do fogo na UE).

Este ambicioso projeto junta em consórcio 39 parceiros de todo o mundo (Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Chipre, Espanha, Estados Unidos da América, França, Finlândia, Grécia, Holanda, Hungria, Israel, Itália, Portugal, Reino Unido, Roménia, Suécia, Ucrânia). Na Universidade de Coimbra, o estudo vai ser efetuado no Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), da FCTUC, envolvendo também equipas do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito (FDUC) e da Faculdade de Medicina (FMUC).

Genericamente, o FirEUrisk, com a duração de quatro anos, tem como grandes objetivos utilizar o conhecimento científico desenvolvido para atualizar os sistemas de avaliação do risco de incêndio florestal, incluindo fatores críticos que não são ainda tidos em conta, propor medidas eficazes para a sua redução e adaptar as estratégias de gestão dos incêndios às mudanças climáticas e socioeconómicas futuras.

Estas metas, explica a equipa de Xavier Viegas, «serão alcançadas em estreita colaboração entre investigadores, utilizadores e cidadãos, integrando novas tecnologias, orientações e recomendações de políticas para melhorar os sistemas e práticas atuais, das escalas regionais às da UE».

O projeto vai abordar «todos os tipos de incêndios florestais, com foco particular em mega-incêndios, a interface urbano-florestal e os desafios dos incêndios emergentes no norte da União Europeia. Uma estratégia de gestão centrada no risco integrará as práticas e políticas de prevenção de incêndios florestais, supressão e restauração, numa estrutura conceitual holística e implementará uma plataforma operacional que apoie a coordenação conjunta, treino profissional e exercícios operacionais, envolvendo várias partes interessadas e abordando todas as tarefas relevantes de gestão de incêndios florestais, para melhorar a proteção dos cidadãos expostos», destacam os investigadores.

Cristina Pinto

Pão poderá custar mais em 2021 com aumento do salário mínimo e do preço da farinha


O pão poderá ficar mais caro em 2021, refletindo o aumento do custo da matéria-prima e a subida do salário mínimo, perspetivou a indústria da panificação, ressalvando que o peso e preço deste produto são livres.

"Olhando para a situação económica e financeira do país, na medida que se fala no aumento do salário mínimo nacional para 2021 e no aumento gradual do preço das matérias-primas, podemos perspetivar que isso será refletido no preço do pão", adiantou a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP), em resposta à Lusa.

No entanto, a ACIP ressalvou que cabe a cada empresa tomar esta decisão, tendo em conta que "o preço e o peso do pão são livres", acrescentando que a pandemia forçou as empresas do setor a otimizar os seus processos para terem produções mais eficientes e com menos desperdício.

A associação considerou ainda que o setor tem demonstrado resiliência face a pandemia, apresentando "baixas taxas de despedimento e de recurso ao 'lay-off', ressalvando que a crise económica vai levar à "queda de receitas e rentabilidade", ao agravamento da concorrência, bem como a uma maior "sensibilidade dos clientes aos preços e uma forte queda na procura" por parte da hotelaria.

Para a época do Natal, a associação espera uma quebra da faturação em linha com o que se tem vindo a verificar nos últimos meses.

Perante este cenário, padarias e pastelarias começaram a diversificar oferta, apresentando "bolos e sobremesas de tamanho mais reduzido" para ceias com menos pessoas.

 

Fonte: Lusa

Natal em Portugal com menos emigrantes devido às restrições, medo e crise – Governo


A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, acredita que Portugal terá este Natal menos emigrantes por causa das restrições e do receio de contágios, mas também devido às dificuldades económicas que muitos atravessam como consequência da pandemia.

"Virá menos gente, esta é a indicação que temos", disse Berta Nunes em entrevista à agência Lusa, ressalvando que esta convicção não é, de todo, um conselho aos emigrantes e às comunidades portuguesas para não passarem esta quadra na terra de origem.

"A situação está pior. Há mais restrições em todos os países, muitos mais casos de infeção, muitos mais mortos, mais internamentos, mais pessoas em cuidados intensivos e todas as pessoas são atentas, ouvem as notícias, sabem que a situação está pior, apesar de, pelo menos em Portugal, já não estarmos a subir o número de casos", referiu.

Em relação ao verão, quando menos emigrantes optaram por passar as férias em Portugal, a situação "é pior", disse.

"A nossa expetativa é que venham menos pessoas, o que é perfeitamente compreensível dada a situação, em primeiro lugar por uma questão de proteção. Só diminuindo os contactos e as viagens não essenciais é que conseguiremos contribuir para diminuir o número de casos e isso certamente que, na altura de decidir sobre o Natal e o fim do ano, deverá levar as pessoas a viajar menos, a ter mais contenção".

Berta Nunes reconhece que as pessoas querem "estar com a família", mas, ao mesmo tempo, "sabem que é preciso protegê-la".

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, médica de formação, aconselha, por isso, as pessoas para terem os mínimos contactos possíveis.

"É evidente que não estamos a dizer aos nossos emigrantes e às nossas comunidades que não venham a Portugal", esclareceu, acrescentando: "Se vierem, estejam bem informados. Podem consultar o Portal das Comunidades [https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/], com conselhos aos viajantes que vamos atualizando sempre que é necessário, e podem contactar os consulados ou a Linha de Emergência Consular" (00351217929714 e 00351961706472).

Berta Nunes reconheceu que, nesta situação, em que as regras estão sempre a mudar, "é difícil fazer um planeamento, o que faz com que as pessoas não queriam vir nem arriscar".

"Muitas pessoas também não querem pôr em risco os seus familiares, principalmente se forem mais idosos, que correm mais riscos de infeção pela covid-19. E há também a questão financeira que faz com que as pessoas não queriam gastar o dinheiro, que podem precisar mais adiante".

A governante deixa "uma mensagem de esperança" às comunidades portuguesas que "têm sido muito resilientes nestas fases todas tão difíceis".

"Sabemos até que há muitas pessoas a passar dificuldades e é importante a solidariedade, porque o Estado sozinho nunca vai responder a todas as necessidades e a sociedade deve organizar-se e ser solidária e as nossas comunidades deram muitos exemplos de solidariedade, que saúdo. Saúdo as pessoas que se organizaram para ajudar outras com mais necessidades. É assim que deve ser, independentemente das obrigações do Estado", prosseguiu.

Berta Nunes deposita esperança na eficácia da vacina, enquanto "instrumento que poderá controlar esta pandemia e permitir uma retoma económica".

"Estamos reféns desta pandemia e a vacina é uma esperança", disse, defendendo cautela até esta poder atuar, mesmo que isso signifique que muitas das aldeias portuguesas terão este Natal menos gente do que nos anos anteriores e os comerciantes desses locais mais razões para fazer contas à vida.

Para o período do Natal, o Governo português determinou que a circulação entre concelhos é permitida. Em relação à circulação na via pública, e na noite de 23 para 24, é permitida apenas para quem se encontre em viagem.

 

Fonte: Lusa

Município decreta dois dias de luto municipal e atribui nome de Carlos Vieira a ciclovia da Avenida Heróis de Angola

 

A Câmara Municipal de Leiria decretou esta terça-feira dois dias de luto municipal, com colocação da bandeira do Município a meia haste, pelo falecimento de Carlos Vieira, de 68 anos, ocorrido esta terça-feira vítima de doença, e vai atribuir o nome do bombeiro-ciclista de Leiria à nova ciclovia construída da Avenida Heróis de Angola.

Conhecido como o bombeiro-ciclista de Leiria, detentor do Record Mundial de Resistência em Bicicleta, Carlos Vieira inscreveu o seu nome por diversas vezes no Guiness Book, sempre por feitos relacionados com resistência em bicicleta.

Natural de Leiria, Carlos Vieira foi bombeiro durante cerca de 30 anos nos Bombeiros Municipais de Leiria, corporação em que ingressou em 1978, sendo esta uma causa que sempre defendeu com grande fervor.

O ciclismo foi outra paixão que o acompanhou ao longo da sua vida, tendo representado clubes como F.C. de Alverca, Sporting Clube de Portugal, Flores do Lis, G.D. Cela, Bairro dos Anjos, Núcleo Sportinguista de Leiria, Casa do Benfica de Leiria e a União de Ciclismo de Leiria.

Vencedor de dezenas de provas, Carlos Vieira ficou mundialmente conhecido em 1983 quando se tornou recordista mundial de resistência, tendo pedalado durante 191 horas sem parar.

Efetuou várias vezes a ligação entre Fátima e o Vaticano em bicicleta, tendo sido recebido em 1986 por João Paulo II, em 2014 pelo Papa Francisco, e em 2017 novamente pelo Papa Francisco.

Efetuou também a ligação a várias cidades geminadas com o Município de Leiria, como Olivença, Saint-Maur-des-Fossés, Quint-Fonsegrives e Rheine, em bicicleta.

“Carlos Vieira foi um cidadão exemplar e um grande embaixador de Leiria. Seja como bombeiro, seja como grande campeão que era, projetou, como poucos, a imagem de Leiria por todo o mundo. Onde quer que fosse, Carlos Vieira falava sempre com grande orgulho da sua cidade, Leiria”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, acrescentado que “o nosso concelho ficou mais pobre com a partida de um membro muito querido da sua comunidade”.

O Município de Leiria manifesta o seu profundo pesar perante a morte de Carlos Vieira e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos.

México | 4 Razões Para Educar-Se Financeiramente

 


por Yesica Flores

Lembre-se de que o dinheiro que se gasta hoje, de forma não planejada, pode ser o que você precisa amanhã para uma emergência ou para atingir uma meta.

Fechar ciclos como o fim do ano ou uma determinada etapa implica um planejamento para o futuro e, dentro dele, finanças saudáveis ​​devem ser nossa maior prioridade, pois nos permitirão atingir esses objetivos ou desejos.

Ser disciplinado para economizar, evitar gastos desnecessários e ousar investir, entre outras práticas, fazem parte de uma boa educação financeira que você deve começar agora, pois esses conhecimentos ajudam muito para ter mais certezas do que incertezas no futuro, segundo com os especialistas da ”Aprende y Crece” .

Além disso, saber sobre educação financeira e colocá-la em prática é perceber que o dinheiro que se gasta hoje, de forma pouco planejada, pode ser o que faltar amanhã para enfrentar uma emergência ou atingir uma meta, então, se você ainda não está convencido do porque este tipo de treinamento é importante, aqui estão quatro razões:

1.- Ajudá-lo a tomar decisões acertadas em relação ao seu rendimento. A educação financeira capacita você ao fornecer o conhecimento, as habilidades e as ferramentas para fazer coisas mais interessantes com sua receita, independentemente de ela ser pequena ou grande. É conscientizá-lo do respeito que você deve ter pelo seu dinheiro, porque ele é o produto do seu esforço, quanto você realmente o valoriza?

2.- Porque você pode estar perdendo em vez de ganhar. As ferramentas que a educação financeira traz para você tendem a multiplicar os recursos iniciais de qualquer pessoa, seja no curto, médio ou longo prazo. Se você usa seu dinheiro apenas para gastar e fazer diversos pagamentos, você está tendo uma visão errada da meta de receita, pois esta deve ser multiplicada de acordo com sua capacidade. Os exemplos mais emblemáticos são investimentos e seguros.

Os primeiros são a colocação de capital (como em um imóvel, Bolsa de Valores, CETES, etc.) com retorno do investimento a médio e longo prazo e você não precisa ganhar milhões, deve consultar seus assessores.

Com o seguro, você pode ter acesso imediato a economias em casos trágicos como morte, invalidez ou doença que poderiam reduzir permanentemente a obtenção usual de recursos para a família.

3.- Ajuda a prevenir. Os programas de educação financeira ajudam a visualizar sua vida financeira fora de cenários, longe de dívidas descontroladas, gastos não planejados e falta. Em vez disso, esses insights o levam a apresentar situações realistas, porém mais positivas, alcançadas com seu esforço.

É necessário que se aproxime, inclusive, de organizações como a Comissão Nacional de Proteção e Defesa dos Usuários de Serviços Financeiros ( CONDUSEF ), já que freqüentemente convida cursos, artigos, simuladores, entre outros. Inclusive, coloca à sua disposição medidas corretivas em caso de reclamações e reclamações sobre serviços ou produtos financeiros que afetem seu bom desenvolvimento financeiro.

4.- Te delineia para o futuro, com os pés no presente. Ao fornecer uma visão realista e de 360 ​​graus de sua receita, despesas fixas e metas futuras, a educação financeira serve como uma bússola ou guia para delinear o que você tem, o que precisa e o que deseja, de forma realista e realizável.

Durante a pandemia, muitas famílias sofreram perdas financeiras, porque não estavam preparadas para enfrentar uma economia tão complexa e fraca; É aqui que, com um bom planejamento financeiro, os efeitos negativos desse contexto poderiam ser menores.

Como você verá, é fundamental buscar conselhos sobre isso, o “Aprender e Crescer” é gratuito! Portanto, controle suas finanças pessoais de agora em diante, evitando gastar demais em festas e não gastar todo o bônus de Natal. Não espere até janeiro para começar.

Por último, é importante referir que Aprende y Crece representa uma das melhores ofertas educacionais da área ao oferecer um Diploma de 120 horas de estudo online, dividido em 8 módulos; então insira seu e-Learning Financeiro agora .