terça-feira, 3 de janeiro de 2017

António Guterres diz na sede da ONU que não é nenhum “milagreiro”

Resultado de imagem para António Guterres diz na sede da ONU que não é nenhum “milagreiro”
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse hoje aos funcionários que o receberam na sede da organização que não é capaz de fazer milagres.
"Sei que a forma como o processo de eleição decorreu gerou muitas expectativas. Acho que é útil dizer que não há milagres e tenho a certeza de que não sou milagreiro", disse o português.
"A única forma de atingir os nossos objetivos é trabalhar juntos, como equipa, e ganhar o direito de servir os valores globais consagrados na Carta, que são os valores da ONU e os valores que unem a humanidade", acrescentou.
O antigo primeiro-ministro português, que entrou em funções no primeiro dia do ano, falava a várias dezenas de funcionários que o aguardavam no momento em que entrou na sede da ONU em Nova Iorque.
"Não devemos ter ilusões, estamos a enfrentar tempos muito desafiantes", começou por dizer, lembrando o ataque terrorista na noite de passagem de ano em Istambul que vitimou 39 pessoas.
"Podem imaginar como é para mim, que trabalhei com as pessoas da Turquia enquanto Alto-Comissário, país que se tornou o maior recipiente de refugiados de todo o mundo, ver que se tornam agora vítimas deste terrível ataque terrorista", disse o secretário-geral.
Fazendo um balanço em que lembrou que os números da pobreza extrema desceram e que aumentaram as proteções sociais nas últimas décadas, Guterres notou que "a verdade é que as desigualdades sociais aumentaram".
"E num mundo em que tudo se tornou global, em que as comunicações se tornaram globais, o facto de seres excluído torna-se ainda mais insuportável. As pessoas podem ver como os outros vivem, podem ver a prosperidade em outras partes do mundo. Esta exclusão desperta e invoca raiva e torna-se um fator de instabilidade e conflito", disse.
António Guterres referiu-se ainda àquele que deve ser um dos grandes desafios do seu mandato: os ataques crescentes ao multilateralismo vindos de políticos nacionalistas, como Donald J. Trump, que toma posse a 20 de janeiro como presidente dos EUA.
"Este é o momento em que temos de afirmar o valor do multilateralismo. Este é o momento em que temos de reconhecer que apenas soluções globais podem resolver problemas globais e que a ONU é a pedra basilar dessa abordagem multilateral", afirmou.
"Quando olhamos para as grandes tendências mundiais, como o crescimento da população e o aquecimento global, vemos que os problemas se tornaram globais e que não há forma de serem resolvidos país por país", acrescentou.
Guterres disse ainda que não se deve “tomar nada como garantido" e que estes sentimentos "não são partilhados por muitas pessoas no mundo."
"Vemos em muitos países a crescente divisão entre opinião pública, governos e classe política. Também vemos em muitas partes do mundo, em relação a organizações internacionais como a ONU, resistência e ceticismo quanto ao papel que a ONU pode desempenhar", disse o sucessor de Ban Ki-moon.
É por isso, explicou, que os funcionários da organização devem estar orgulhosos do seu trabalho e "reconhecer os seus feitos" na melhoria da qualidade de vida de pessoas em todo o mundo.
"Também precisamos reconhecer aquilo em que ficamos aquém, as nossas falhas, e reconhecer as situações em que não conseguimos ajudar, como deveríamos, as pessoas com quem nos preocupamos", disse, indicando erros, por exemplo, na resolução de conflitos e manutenção de paz.
Numa mensagem dirigida para a própria organização e os seus colaboradores, António Guterres referiu-se ainda à reforma institucional que pretende implementar.
"Precisamos livrar-nos deste colete de forcas de burocracia que nos torna a vida tão difícil em tantas das coisas que fazemos", disse.
"Estes tempos vão ser desafiantes. Mas precisamos saber que não é suficiente fazer a coisa certa. Temos de ganhar o direito para fazer a coisa certa. E isto é algo que, claramente, precisamos fazer todos juntos", concluiu.
Lusa / Sapo
________________________________________________________

Colheita de Sangue Dia 4 de Janeiro entre as 15 horas e as 19:30 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Colheitas de sangue a realizar em Janeiro e Fevereiro 2017 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


As datas e horários constantes no cartaz estão correctas, consegui-se que às 4ªs. Feiras mais meia hora, ou seja: as sessões vinham decorrendo entre as 15 horas e as 19 horas a partir do dia 30 Agosto de 2016, sendo que, vão passar a decorrer entre as 15 horas e as 19:30 horas, tornando-se necessário uma ajustamento de horário por motivos de funcionamento do espaço onde a ADASCA tem a sua Sede e Posto Fixo.

Como é do conhecimento público o Posto Fixo da ADASCA, está localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. Mais informações no site www.adasca.pt

O Mapa das sessões de colheitas de sangue para todo o ano de 2017 está disponível no site indicado acima, podendo ser copiado.

Aconselhamos os dadores a regularizarem a situação para efeitos de isenção das taxas moderadoras nos Centros de Saúde e nos Hospitais públicos, onde foi reposta a partir do dia 30 de Março de 2016.


J. Carlos

A nossa posição sobre o novo director do Conselho directivo do IPST

José Passos*
Ouvimos à dias o novo Presidente do Conselho Directivo do IPST num canal televisivo falar sobre o Plasma Sanguíneo. A primeira impressão que tivemos sobre este Dirigente é bastante animadora e deixou-nos satisfeitos pela maneira como se posicionou sobre os dadores de sangue e suas associações. Esperamos um bom trabalho nas suas funções, que não são fáceis.

Como responsáveis que somos teremos sempre o beneficio da duvida, que com o tempo queremos que se venha a diluir com a valorização do seu trabalho, temos consciência que é necessário tempo e colaboração de todos nós, sabemos os rabos de palha que o anterior presidente deixou por não querer ou não saber resolver.

Hoje estamos confiantes que pior não ficamos do que o que estava, tudo o que for feito será para melhor. Amigos dadores vamos confiar que tudo mudará para melhor, nós nunca passamos um cheque em branco, e continuamos a não passar.

O desempenho do trabalho do Presidente do Conselho Directivo do IPST será a sua tese de confiança. Nós acreditamos no seu trabalho. É penoso que seja este novo responsável do IPST a limpar a borrada que o seu antecessor fez.

Vamos confiar amigos, vamos continuar a doar o nosso sangue como sempre o fizemos, vamos mobilizar mais novos dadores, vamos colaborar para que tudo vá melhorar. Contamos convosco amigos. Vamos todos dizer presente nas brigadas e nos bancos de sangue dos hospitais, o sangue não pode faltar, não deve faltar.

Como nós muitos outros dirigentes estão confiantes, pois de trapalhadas feitas pelo anterior presidente do Conselho Diretivo está- vamos fartos, eram golpes atras de golpes, basta verificar a sua conduta no referente ao Estatuto do Dador, e á rasteira que pensava pregar aos dadores no Seguro do Dador. Não se convenceu que nós não somos burros, pois era esse o seu pensamento. Foi embora , já devia ter ido á muito tempo, ou por outras palavras nunca devia sequer de ter assumido o cargo, para nós era indesejável e não confiávamos nele.

José Passos*

Fonte: Boletim Informativo da ADSDV Castelo

Boletim Informativo da Associação de Dadores de Sangue do Distrito de Viana do Castel

Caros leitores do Litoral Centro,
Acabámos de receber o Boletim Informativo da Associação de Dadores de Sangue do Distrito de Viana do Castelo, tomando a liberdade de publicar o editorial do mesmo, porque alerta para assuntos que dizem respeito ao dadores na sua generalidade.
J. Carlos
(Director)

Editorial
Mais uma página.
Com a chegada do novo ano, mais uma página da nossa cruzada de solidariedade se virou.
O ano de 2016 como os quatro anos anteriores, não deixou saudades, foi mais um ano de história negativa, os resquícios da destruição ainda estão bem patentes na memória dos dadores.
Ressalvamos os últimos três a quatro meses com a saída do anterior presidente do Conselho Directivo do IPST, que foi também um dos responsáveis pela situação a que chegou a dádiva de sangue. Já o afirmamos e continuamos a afirmar, esse senhor nunca deveria ter ocupado o cargo, pois manchou a honra dos dadores ao apelidá-los de sindicalistas e terroristas do sangue. Essa infâmia pode ter sido já esquecida por alguns, mas para nós e os dadores em geral não impera o esquecimento.
2017 traz-nos um novo Presidente do Conselho Directivo, e a esperança de inverter a situação criada pelo seu antecessor. Não vai ser muito fácil o trabalho que tem pela frente, pois conhecemos o lodo pantanoso das federações, que tudo farão como sempre o fazem, tornar um caminho de escolhos e ratoeiras, que só dificultaram o projecto que deverá ser posto em prática pelo novo responsável pelos destinos do IPST
Sabemos do que falamos e infelizmente conhecemos esses federativos, que ao longo de muitos anos só tem ferido pelas costas os dadores, sendo os causadores da desunião que grassa no associativismo da dádiva. 2017 está aí”.


JP

AT&T Fortalece las ofertas del Internet de las Cosas con solución de Gemalto



 Yesica Flores

AT&T fortalece las ofertas del Internet de las Cosas (IoT) con la solución de administración de suscripción remota de Gemalto
Ámsterdam, 3 de enero de 2017 - Gemalto, el líder mundial en seguridad digital, proporciona a AT&T una solución de administración de suscripción remota que permitirá que sus clientes implementen nuevas aplicaciones de alta seguridad del Internet de las Cosas (Internet of Things, IoT) tanto en los Estados Unidos como en el resto del mundo.
La solución de administración de suscripción LinqUS On-Demand Connectivity (ODC) y las tarjetas SIM incorporadas (embedded SIM, eSIM) que cumplen con las especificaciones M2M 3.1 de la GSMA de Gemalto simplificarán la logística de la prestación de servicios móviles para empresas que requieren conectividad móvil global para las aplicaciones IoT y ofrecerán un soporte de ciclo de vida mejorado para sus suscripciones.
El informe realizado por Gartner, empresa de investigación de tecnologías de la información, indica que el ecosistema de IoT está creciendo de manera masiva, con 6400 millones de objetos conectados en 2016 y con 20 800 millones que se conectarán para el año 2020. Las soluciones de Gemalto de ODC y de tarjetas eSIM que cumplen con las especificaciones de la GSMA son herramientas clave para que los operadores móviles, proveedores de servicios y fabricantes de equipos originales (original equipment manufacturers, OEM) de todo el mundo aceleren la incorporación de nuevos dispositivos y la implementación de servicios mientras reducen los costos y aumentan los ingresos y la seguridad para las empresas que adoptan soluciones de IoT.

"AT&T es líder en la industria del Internet de las Cosas y registraba más de 30 millones de dispositivos conectados en nuestra red al tercer trimestre de 2016. Al mismo tiempo estamos expandiendo nuestra oferta de servicios conectados para incluir telemática automotriz, infoentretenimiento y soluciones de seguridad inteligente", declaró Chris Penrose, presidente de Soluciones de Internet de las Cosas de AT&T. "On-Demand Connectivity y la plataforma eSIM de Gemalto son soluciones ideales que ayudarán a mantener el crecimiento dinámico de AT&T mientras migramos de operador móvil a proveedor de servicios móviles".
"Las aplicaciones industriales, de automatización del hogar y de automóviles son impulsores significativos para el crecimiento de la IoT", afirmó Rodrigo Serna, presidente de Gemalto para el continente americano. "Actualmente, Gemalto ha implementado más de 20 soluciones On-Demand Connectivity, y ha llevado a cabo al menos 300 implementaciones inalámbricas (over-the-air, OTA) en todo el mundo. Asimismo, tenemos la cartera más grande de servicios y soluciones de máquina a máquina (machine to machine, M2M) e IoT. Ahora, los operadores pueden proporcionar más servicios de IoT y escalarlos más rápidamente con esta nueva plataforma, que es parte de nuestra red de cientos de plataformas en todo el mundo".

Acerca de Gemalto
Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) es el líder mundial en seguridad digital, con ingresos anuales de €3,1 millones en 2015 y clientes en más de 180 países. Generamos confianza en un mundo cada vez más conectado.
Nuestras tecnologías y servicios permiten a las empresas y a los gobiernos autenticar identidades y proteger datos de manera que estos estén seguros y habilitan servicios en dispositivos personales, objetos conectados, la nube y entre estos.
Las soluciones de Gemalto están en el centro de la vida moderna, desde la seguridad en los pagos, hasta las empresas y el Internet de las Cosas. Autenticamos personas, transacciones y objetos, ciframos datos y generamos valor para software, permitiendo a nuestros clientes brindar servicios digitales seguros a miles de millones de personas y cosas.
Nuestros más de 14 000 empleados operan desde 118 oficinas, 45 centros de datos y personalización y 27 centros de investigación y desarrollo de software ubicados en 49 países.
Para obtener más información, visite http://www.gemalto.com/latam o síganos en Twitter: @gemaltolatam

La terminología de este comunicado de prensa es una traducción y, bajo ninguna circunstancia, debe ser considerada oficial. La versión original del comunicado de prensa en inglés es la única versión autorizada que debe prevalecer en caso de discrepancias con la traducción.
Yesica Flores | enero 3, 2017 a las 12:30 pm | Etiquetas: AT&T | Categorías: Noticias

CEARTE atribui Voto de louvor a Alberto Costa

A festa de Natal dos funcionários, órgãos socias e colaboradores do CEARTE teve este ano dois momentos diferentes e marcantes. O primeiro foi solidário, oferecendo em parceria com a Refood Coimbra o remanescente da comida para a Comunidade Juvenil Francisco de Assis - Lar Crianças e Jovens.
O segundo foi um reconhecimento, através da atribuição de um voto de louvor ao Dr. António Alberto Costa atual Delegado Regional do Centro do IEFP e que foi Presidente do Conselho de Administração do CEARTE durante mais de 8 anos (de 2008 a 2016) destacando o seu forte contributo para o crescimento e a afirmação do Centro a nível regional, nacional e até internacional.
Como consta do voto de louvor “O Dr. António Alberto Costa liderou as principais medidas de gestão que prepararam o Centro para responder do ponto de vista organizacional aos desafios atuais, como a avaliação do desempenho, a gestão por objetivos, a reestruturação do organograma, entre outros, interpretando sempre as orientações do IEFP, IP e adequando‑as à realidade do CEARTE.
Nestes 8 anos, num trabalho de diálogo e parceria efetiva com o 2º outorgante – a Cáritas de Coimbra - contribuiu para a duplicação da atividade formativa, para o alargamento da intervenção ao reconhecimento e validação de competências, ao apoio técnico e de inovação aos pequenos negócios e ao envolvimento do Centro na promoção e regulação do setor do artesanato”.
Sensibilizado o Dr. Alberto Costa quis “partilhar” o reconhecimento com todos os colegas dos órgãos socias e sobretudo com os dirigentes e toda a equipa do CEARTE pois “são vocês que estão cá todos os dias para resolver os problemas, dar as melhores respostas e conseguir os extraordinários resultados que o Centro tem alcançado, na formação profissional, na certificação de competências, na promoção do empreendedorismo e da inovação no artesanato, sempre tendo como centro da sua atuação as Pessoas para quem trabalha”.

Soure: Verdes questionam Governo sobre estado de abandono do Paul da Madriz

Resultado de imagem para Soure: Verdes questionam Governo sobre estado de abandono do Paul da Madriz
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente sobre o estado de menosprezo e abandono em que se encontra o Paul da Madriz, no Concelho de Soure, área da Rede Natura 2000, como Zona de Proteção Especial para as Aves, sendo também uma Zona Húmida de Importância Internacional inscrita na lista de Sítios da Convenção de Ramsar, comprometendo assim a sua preservação.
Pergunta:
O Partido Ecologista Os Verdes deslocou-se a Casal do Redinho, no concelho de Soure, para visitar o Paul da Madriz, tendo verificado que esta área da Rede Natura 2000 se encontra menosprezada e em estado de abandono comprometendo a própria preservação.
O Paul da Madriz, situado na margem direita do rio Arunca, com uma área de 89 ha do município de Soure, é classificado desde 1988 e redefinido pelo Decreto-Lei n.º 384-B/99 de 23 de setembro como Zona de Proteção Especial para as Aves (Diretiva 79/409/CEE), sendo também uma Zona Húmida de Importância Internacional inscrita na lista de Sítios da Convenção de Ramsar.
Este paul, embora de reduzidas dimensões, tem uma grande diversidade de habitats e possui grande valor como santuário para as aves aquáticas do Baixo Mondego, constituindo igualmente um importante local de migração outonal de passeriformes e de nidificação de aves de caniçal.
Embora existam vários fatores de ameaça, diretamente ligados à intervenção humana, como a caça e a pesca ilegais e a poluição química proveniente de práticas agrícolas, na área limítrofe, a verdade é que para além dos fatores naturais e geomorfológicos o Homem também contribuiu para a sua manutenção através de atividades compatíveis com a sua especificidade, pelo que com cada vez menos intervenção das populações e afastamento de práticas agrícolas seja necessário a própria manutenção pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.
No Paul da Madriz é visível a reduzida ou quase inexistente intervenção do ICNF na área húmida propriamente dita, assim como o estado de abandono e degradação dos equipamentos de apoio, sobretudo a estrutura em madeira, que no passado foram utilizados como observatório de aves.
Um espaço que representa a porta de entrada do Paul, deveria ser convidativo e com condições para que observadores de aves, investigadores e visitantes no geral possam usufruir da riqueza florística e faunística desta zona húmida.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta para que o Ministério do Ambiente possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1- Que tipo de intervenção tem existido na Zona de Proteção Especial para as Aves do Paul da Madriz, em Soure?
2- Quais os meios disponíveis, nomeadamente de recursos humanos, que têm estado afetos à vigilância e manutenção desta área que integra a Rede Natura 2000?
3- Tem existido manutenção da área húmida de forma a compensar a intervenção humana que ia mantendo e preservando o Paul?
4- Está previsto pelo ICNF alguma intervenção de forma a recuperar as infraestruturas de apoio que se encontram no local, dotando o espaço de condições mínimas e compatíveis para que os visitantes usufruam do Paul da Madriz?
O Grupo Parlamentar “Os Verdes”

Onda de solidariedade para ajudar o casal herói da A1

Casal que em Agosto passou horas a distribuir água na A1, é agora quem precisa de ajuda. Lucinda Borges e Paulo Pereira enfrentam dificuldades económicas e problemas de saúde.
Comida, dinheiro, ofertas de emprego e consultas em clínicas privadas. Depois de o “Jornal de Notícias” ter dado a conhecer as dificuldades financeiras do casal que em agosto distribuiu mais de 1.000 litros de água na A1, aos condutores retidos no trânsito devido a um incêndio, uma onda de solidariedade transformou a vida de Lucinda Borges e Paulo Pereira.
“Nunca pensei que existisse tanta gente tão boa. Sensibiliza-me não só o que estão a oferecer, mas principalmente as palavras de conforto, de carinho e de força. Parece que até fiquei com um bocadinho mais de saúde”, afirma Lucinda Borges, que se encontra com problemas cardíacos.
O casal terá passado o Natal sozinho, sem ter dinheiro para comprar a ceia de Natal e à falta de uma mesa farta, deixaram “a [filha] adolescente passar a quadra natalícia em casa de amigos, para não ter de enfrentar a realidade que os pais estão a passar”, noticia o JN.
Após a divulgação do caso pelo JN, a ajuda chegou de vários pontos do país e até além-fronteiras há já quem queira ajudar o casal residente em Avanca, Estareja. Ao casal têm chegado alimentos, dinheiro e propostas de emprego. “Já nos contactaram várias pessoas a oferecer-me emprego. Até do Camboja”, afirma Lucinda Borges ao JN.
Por enquanto, a prioridade será o tratamento do problema de saúde da mulher, explica o marido, que acrescenta que lhe ofereceram “consultas no Porto e em Coimbra, em clínicas privadas”.
economico
Imagem: Sol.Sapo

Mira continuará a apostar nos eventos que trazem muitas pessoas ao Concelho…

Resultado de imagem para Campeonato Nacional de Corta Mato e Mira
Mira vai apostar na realização de grandes eventos em 2017 como forma de dinamizar a economia local e de promover o nome do concelho, acolhendo já em Março o Campeonato Nacional de Corta Mato.
"O sucesso da festa de passagem de ano, que trouxe à Praia de Mira mais de 35 mil pessoas que esgotaram hotéis, restaurantes, casas particulares e fizeram milhares de euros de despesa nos espaços comerciais do concelho, é um bom exemplo de como um evento pode dinamizar a economia local", resume Raul Almeida, presidente da câmara de Mira.
O autarca diz que este tipo de eventos, que atraem milhares de pessoas, são essenciais para combater a sazonalidade do turismo em Mira, que até aqui vivia sobretudo dos meses de verão.
"No ano que terminou tivemos picos de grande afluência de pessoas a Mira, de que beneficiaram também os concelhos vizinhos. As festas de passagem de ano, a Semana dos Enfermeiros, as festas de São Tomé, algumas provas desportivas e as celebrações dos 30 anos da Bandeira Azul atraíram muita gente e ‘mexeram’ com o concelho", garante o autarca.
Nesta linha, Mira vai acolher já em Março o Campeonato Nacional de Corta Mato, que decorrerá na Pista de Corta Mato aberta na mata que rodeia a Praia de Mira.
Investimento de 60 mil euros, feito em 2014, a pista tem-se revelado uma peça vital para atrair ao concelho alguns dos melhores especialistas nacionais e estrangeiros.
Durante 2016 realizaram estágios em Mira as equipas seniores (masculina e feminina) da secção de Atletismo do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting Clube de Portugal, muitos atletas estrangeiros, e ainda as seleções nacionais da modalidade que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
A seleção russa de tiro com arma estagiou também durante um longo período em Mira, realizando um estágio no Campo Municipal de Tiro, um investimento de um milhão de euros gerido pela Associação de Municípios de Mira.
Localizado em plena Mata Florestal, o campo dispõe de quatro fossos olímpicos (com quatro pranchas de tiro e igual número de fossos olímpicos de lançamento), equipamento de apoio em estrutura metálica e sistema de insonorização nas zonas de tiro, tendo sido criadas barreiras acústicas naturais de forma a diminuir os ruídos provenientes da prática desportiva.
"Estes estágios e provas são muito importantes para a economia local, uma vez que esgotam praticamente a capacidade de hotéis e restaurantes durante períodos fora da época tradicional das férias", acrescenta Raul Almeida, lembrando a aposta noutro tipo de eventos, como a Semana dos Enfermeiros (final de maio) que atrai à volta de três mil participantes durante uma semana.
Em abono da sua estratégia, o autarca cita um estudo feito em 2015 pelo IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing) Lab sobre o impacto nos concelhos de Mira e Vagos da prova de orientação Portugal "O" Meeting, que juntou durante cinco dias 2.200 pessoas.
Em média, cada participante surgiu acompanhado por mais três pessoas, gastou mais de 200 euros, mais de metade dos participantes ficaram instalados em hotéis, um terço optou por casas particulares e cerca de 60 por cento comeu diariamente em restaurantes dos dois concelhos.

GNR / COIMBRA: Atividade operacional semanal

O Comando Territorial Coimbra levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 27 de dezembro de 2016 a 2 de janeiro de 2017, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

  1. Detenções: Oito detidos, destacando-se:
  • Dois por condução sob o efeito do álcool;
  • Um por condução sem habilitação legal;
  • Um por tráfico de estupefacientes;
  • Um por permanência ilegal em território nacional.

  1. Apreensões:
  • 40 doses de haxixe;
  • 17 dose de cannabis;
  • Três armas de fogo;
  • Quatro munições;
  • Um veículo.

  1. Trânsito:
Fiscalização: 431 infrações detetadas, destacando-se:
  • 53 por excesso de velocidade;
  • 15 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 14 por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 14 por falta de inspeção periódica obrigatória.
Sinistralidade: 54 acidentes registados, destacando-se:
  • Um ferido grave;
  • 20 feridos leves.

  1. Fiscalização Geral: 33 autos de contraordenação:
  • 25 no âmbito da legislação policial;
  • Oito no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.

  1. Ações de sensibilização: Duas de âmbito florestal, tendo sido sensibilizadas 11 pessoas.

Hora de Fecho: Os "papa-hackathons" que somam vitórias lá fora

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Há uma equipa de portugueses, que trabalha na Outsystems, a ganhar maratonas de programação pelo mundo fora. O Observador falou com seis e descobriu que quando programam "por gosto, nunca é trabalho".
Trabalham entre 12 e 16 horas por dia, seis dias por semana a recibos verdes. Em troca recebem hoje valores que rondam o salário mínimo. Há motoristas da Uber desesperados e ninguém tem solução.
Taxistas querem reunião "de urgência" com o Governo por causa da lei que incide sobre a fiscalização dos ilegais, onde incluem a Uber e a Cabify. E ameaçam com "possíveis situações de revolta social".
Dois homens de nacionalidade estrangeira foram detidos no Aeroporto Atatürk, em Istambul. Foram travados na zona de controlo de passaportes e depois levados para esquadra.
Um homem que tentou assaltar uma agência bancária do Porto na segunda-feira, munido com uma réplica de arma de fogo, foi detido pela Polícia Judiciária.
Hospitais de Braga, Vila Franca de Xira e Pedro Hispano conquistam melhores pontuações. Mais de dois terços dos 160 hospitais avaliados cumprem com os parâmetros de qualidade exigidos.
Da venda de múmias às elites europeias no Egito até ao imponente incêndio na torre de televisão Ostankino. Um passeio por 25 momentos impressionantes da História em 25 fotografias raras.
Um ano novo pede uma vida nova, com resoluções para ser mais saudável, produtivo e feliz. Para o ajudar a ser melhor em 2017, reunimos uma dúzia de dicas e tendências publicadas nos últimos meses.
Maxima vai herdar um dos maiores impérios da atualidade: o Facebook. E, claro, Mark Zuckerberg utiliza a sua página da rede social que criou para partilhar os momentos mais ternurentos da sua filhota.
António Guterres começou o primeiro dia de trabalho nas Nações Unidas com um discurso para os funcionários. Disse-lhes que é preciso ter "orgulho" na ONU mas reconhecer "fracassos".
Financial Times avança que Sir Ivan Rodgers, um dos mais experientes negociadores britânicos na UE, anunciou a demissão ao staff diplomático, mas não explicou porquê. 
Opinião

Rui Ramos
A conversa da substituição de Passos é totalmente ociosa. O PSD não tem ninguém melhor para o lugar, nem melhor estratégia para enfrentar o actual governo. Não devia ser assim? Mas é assim que é. 

Paulo Trigo Pereira
O argumentário à direita vai no sentido da redução da carga fiscal para o cenário de “Estado mínimo”. Convinha que explicassem como se reduziria impostos e défice sem cortes de salários e pensões.

José Conde Rodrigues
Não podemos escamotear que nos últimos anos o pessimismo voltou a instalar-se nas nossas vidas e comunidades e que esse facto tem sido aproveitado pelas forças antiliberais e pelos líderes populistas.

Paulo de Almeida Sande
Se o bater de asas de uma borboleta pode desencadear um tufão a milhares de quilómetros de distância, imagine, caro leitor, o que um gesto de boa vontade seu pode fazer em prol da Humanidade.

Alexandre Homem Cristo
Com a emergência dos populismos, ficou evidente que os jornais estão aquém do que deles se pede e exige: um olhar crítico sobre o discurso político, que o confronte com factos e esclareça os leitores.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Cortejo de Reis no Seixo de Mira

No domingo dia 8  de Janeiro o Seixo de Mira vai recriar o Cortejo dos Reis Magos, uma brilhante iniciativa cultural que se realiza pelas ruas da Freguesia há mais de 90 anos de forma quase ininterrupta.

O cortejo  torna real o percurso de Baltazar, Belchior e Gaspar até ao presépio, assim como toda a história que envolveu o nascimento de Jesus de Nazaré. 
Organizado pela Comissão dos Assuntos Económicos da Igreja do Seixo, com a colaboração e participação ativa da ACRSM através da seção de Teatro  (roupas, caracterização e atores) e da Seção de Folclore, (musicas) o cortejo envolve  diretamente  mais de sessenta pessoas  “actores” trajados  e caracterizados a rigor, que representam 6  quadros ou melhor, 6 representações teatrais:

  • Encontro dos Reis
  • Cabana do Pastores
  • O Velho Simeão
  • Fonte de Elias (onde acontece um momento alto – o “cântico da cigana”
  • Palácio de Herodes
  • Presépio vivo  - com a oferta de ouro, incenso e mirra pelos ReisMagos ao Menino
Durante todo o percurso são cantados,  cânticos e musicas  alusivas aos Reis Magos, ao nascimento do menino Jesus e à quadra natalícia.

Carro de mulher desaparecida encontrado em berma de estrada Ler mais em

Vítima de violência doméstica desapareceu na segunda-feira em Grândola.

Uma mulher, de 37 anos, foi dada como desaparecida na madrugada de segunda-feira, depois de o carro que conduzia ter sido encontrado na berma de uma estrada, com um vidro partido, no concelho de Grândola.


 Segundo amigos de Anabela Lopes, esta seria vítima de violência doméstica. A mulher saiu da casa onde vivia com o marido, que já esteve preso durante sete anos, e de quem já estava separada desde o início de dezembro. Também este homem está desaparecido.

Foi acolhida por uma amiga, Jacinta Laje, que deu o alerta após a mulher desaparecer. O carro que apareceu abalroado pertencia a Jacinta, que emprestou a viatura para a amiga poder ir trabalhar. Não há vestígios de sangue no veículo.

A mulher estaria a regressar do emprego, em part-time, que mantinha num café numa povoação perto de onde reside. A situação está a ser investigada pela Polícia Judiciária depois de, inicialmente, ter sido alertada a GNR local. 

Esta segunda-feira à noite, a mulher tinha o telefone desligado e permanecia incontactável.

Amiga deu o alerta às autoridades 

Jacinta Laje, que vive na aldeia Azinheira dos Barros, contou ao CM que acolheu Anabela há cerca de um mês porque a amiga lhe bateu à porta "com os olhos negros, de maus tratos domésticos". Jacinta comprou um carro para que Anabela se pudesse deslocar para o trabalho.

A amiga da vítima diz que o carro apareceu no início da aldeia e que a viatura "deve ter levado uma pancada para parar, para alguém a apanhar, e depois partiram o vidro para a poder tirar".
Carro de mulher desaparecida encontrado em berma de estrada
Jacinta avança que o ex-companheiro de Anabela "queria que ela voltasse para casa mas que ela não queria" e que o casal esteve junto durante um ano e sete meses.

Fonte: CM