domingo, 28 de novembro de 2021

Sporting vence Tondela e isola-se provisoriamente na liderança da I Liga

O Sporting isolou-se hoje provisoriamente no comando da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Tondela, por 2-0, em jogo da 12.ª jornada, mantendo-se invicto na prova.

Sarabia (10 minutos) e Paulinho (50) deram a sexta vitória consecutiva no campeonato aos 'leões', que não sofreu golos nos quatro últimos jogos na I Liga.

O Sporting passa a somar 32 pontos, mais um do que o Benfica, que visita na próxima ronda, e três do que o FC Porto, que recebe hoje o Vitória de Guimarães, com o Tondela a manter-se na 10.ª posição, com 12 pontos.

Madremedia

No congresso do Chega, Ventura apropriou-se do lema do ditador Salazar – acrescentando-lhe apenas a palavra “Trabalho”

O líder do Chega apropriou-se hoje do lema do ditador Oliveira Salazar durante o Estado Novo, “Deus, Pátria e Família”, acrescentando-lhe apenas a palavra "Trabalho", para sintetizar os valores em que o partido acredita.

“'Deus, Pátria, Família e Trabalho', é nisto que este partido acredita e continuará a acreditar", resumiu André Ventura no discurso de encerramento do IV Congresso Nacional do Chega, que decorreu entre sexta-feira e hoje em Viseu.

Partindo do eco dado pela comunicação social a algumas opiniões de cariz salazarista expressas no segundo dia do congresso, o deputado único do Chega assumiu sem timidez o lema do ditador, optando apenas para lhe acrescentar a variante do "trabalho"

"Nós somos um país de trabalho e quando dizem que somos um partido extremista, é por isto, porque não estamos para continuar a dar a quem nunca fez nada tudo e a quem trabalha tirar tudo e não dar o mínimo de dignidade”.

Antes, Ventura justificou porque partilha o lema da educação do Estado Novo, embora sem nunca assumir qualquer proximidade com as políticas de Oliveira Salazar.

Primeiro, disse que não tem “medo de falar de Deus” e que traz “sempre um terço” consigo, que exibiu na sala do congresso. Deus faz parte da sua vida “desde uma importante fase” que disse tê-lo transformado.

“Quando acreditamos, não o devemos esconder. Durante 46 anos, Deus ficou de fora do nosso discurso político, com medo de Salazar ou do Estado Novo, com medo dos fantasmas do passado ou da Segunda Guerra Mundial. Eu nunca deixarei de falar de Deus, doa a quem doer, queira ou não queira o sistema”, garantiu.

O líder do Chega assegurou também que nunca deixará de “falar da Pátria, mesmo que isso hoje custe a tantos”, porque todos são “o fruto da espada de D. Afonso Henriques” que libertou Portugal dos islâmicos que hoje tanta ameaça causam à Europa e à União Europeia”.

"E não temos de o dizer por muito que isso custe hoje àqueles que estão permanentemente a censurar e têm o 'lápis azul' ou querem fazer qualquer revisionismo histórico sobre os dias de hoje”, concluiu.

Madremedia/Lusa

Relatório entregue pela GNR ao Ministério Público aponta Ivo Lucas como um dos responsáveis pelo acidente que vitimou Sara Carreira

Relatório do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação da GNR sobre acidente que vitimou Sara Carreira aponta três responsáveis: Ivo Lucas, namorado da jovem cantora, a fadista Cristina Branco e o condutor do primeiro carro a despistar-se. Documento já está nas mãos do Ministério Público de Santarém que deverá dar seguimento judicial ao mesmo.

Segundo noticia o Jornal de Notícias, a GNR já concluiu o relatório final sobre o acidente na A1, em dezembro de 2020, que provocou a morte da cantora Sara Carreira. O documento que foi entregue ao Ministério Público de Santarém aponta para a responsabilidade de Ivo Lucas, namorado da vítima mortal, que seguia em excesso de velocidade.

O mesmo relatório imputa condutas negligentes ao condutor do Wolkswagen Passat que se despistou minutos antes do embate fatal, assim como à fadista Cristina Branco, que bateu com o Volvo V40 nas traseiras do Passat.

O documento entregue há cerca de um mês pelo Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV) da GNR de Santarém contém várias diligências e perícias que apontam para um excesso de velocidade do Range Rover, conduzido por Ivo Lucas. Segundo o relatório, no momento do acidente já não chovia e havia margem para evitar o embate, caso a viatura não seguisse em excesso de velocidade. Assim, e segundo refere o JN, o cantor e namorado da vítima foi constituído arguido por homicídio negligente.

Em relação aos outros dois condutores de viaturas acidentadas, o relatório imputa-lhes responsabilidade por não terem sinalizado o acidente atempadamente, o que contribuiu para que o carro onde seguia a viatura que transportava Sara Carreira tivesse menos visibilidade. No entanto, este facto não diminui a responsabilidade de Ivo Lucas, uma vez que após o embate da fadista Cristina Branco no Passat, 10 carros conseguiram passar por aquela zona e evitar o embate.

O documento entregue pela GNR vai agora ser analisado pelo Ministério Público que poderá deferir uma acusação.

Sara Carreira, filha do músico Tony Carreira,  morreu no dia 5 de dezembro ao fim da tarde, vítima de um acidente de viação, que envolveu quatro veículos ligeiros na Autoestrada (A1), entre os nós de Santarém e do Cartaxo.

O acidente causou a morte da jovem de 21 anos, cujo óbito foi declarado no local, e três feridos, um dos quais o namorado de Sara Carreira, o cantor e ator Ivo Lucas, com alguma gravidade.

Madremedia

Morreu Luís Tavares, jogador de Hóquei em Campo e capitão da Seleção Nacional

 A confirmação foi dada pela Federação Portuguesa de Hóquei na sua página de Facebook. A causa de morte de Luís Tavares, que tinha 27 anos, terá sido fruto de um acidente de viação.

O atleta de 27 anos, que jogava no Casa Pia e na Seleção Nacional, sendo capitão em ambas as equipas, faleceu hoje. Segundo o Record, Luís Tavares terá sido a vítima mortal de um acidente de viação na Ponte 25 de Abril, em Lisboa, que ocorreu nesta madrugada de domingo.

"O Luís Tavares era um rapaz bom, íntegro, afável, solidário e com um enorme talento. Era um campeão no hóquei e acima de tudo na vida! Um exemplo para todos de como se deve estar no hóquei e na vida", lê-se na publicação da Federação Portuguesa de Hóquei.

Considerando que o atleta "era o capitão da seleção nacional, porque foi alguém cujas qualidades e características nos levavam para os melhores valores", a Federação ressalva que "mais do que capitão, ou um dos melhores jogadores de sempre do hóquei português, o Luís sempre foi um bom amigo".

"À família, amigos e a todos aqueles que tiveram o privilégio de fazer parte da sua vida, deixo um abraço solidário neste momento de dor. O mundo fica mais pobre, muito mais pobre. Jamais esquecerei a tua energia, o teu sorriso e piada fácil. Até já, Tavares!", escreve o autor desta nota.

O Casa Pia também já reagiu nas redes sociais.

"É com enorme pesar que o Casa Pia anuncia o falecimento de Luís Tavares, capitão de equipa de hóquei em campo. Não existem palavras para descrever a enorme tristeza que todos sentimos. À família e amigos apresentamos os nossos sinceros sentimentos", lê-se.

O clube adiantou que silenciará as suas redes sociais durante 24 horas "em homenagem ao Luís".

Madremedia

Terramoto de magnitude 7,5 abala norte do Peru

 Um forte terramoto de 7,5 graus de magnitude abalou, neste domingo, a selva norte do Peru e uma vasta região distante da costa central do país sem causar vítimas ou alerta de tsunami, segundo as primeiras informações das autoridades.

O sismo foi registado às 05h52 no horário local (08h52 em Lisboa) com epicentro a 98 quilómetros a leste de Santa Maria de Nieva em Condorcanqui, Amazonas, floresta do norte do Peru, a uma profundidade de 131 quilómetros, afirmou o Instituto Geofísico.

A grande profundidade do sismo na Amazónia peruana fez com que a onda expansiva fosse maior e afetasse quase metade do país, na zona norte e central, incluindo regiões costeiras e andinas como Cajamarca, Piura, Tumbes, Lambayeque, Ancash e Lima.

A Defesa Civil informou, no seu primeiro relatório, que até o momento não foram registados danos pessoais.

Santa Maria de Nieva é uma região pouco habitada, onde moram indígenas amazónicos e está à margem do rio Nieva, na fronteira com o Equador.

"Todos saímos para a rua, estamos muito assustados", disse à rádio RPP Lucía, que se comunicou por telefone na cidade de Chota em Cajamarca, região de onde é o presidente peruano Pedro Castillo.

"Foi muito forte", disse outro ouvinte que se identificou como Juan à rádio RPP, em Chiclayio na região de Lambayeque.

Fonte:MadreMedia/AFP

Passageiros aéreos e marítimos sem teste negativo arriscam coima de 300 a 800 euros

Já as companhias aéreas arriscam o pagamento de uma coima de 20 mil a 40 mil euros por cada passageiro que embarque sem os testes requeridos.

Governo fixou uma coima de 300 a 800 euros para quem entrar em território nacional por via terrestre, marítima e fluvial sem apresentar teste negativo à Covid-19, refere o diploma que altera as medidas no âmbito da pandemia.

O decreto-lei com as novas medidas no âmbito da pandemia de Covid-19, com efeitos a partir de 01 de dezembro, foi publicado no sábado em Diário da República.

Entre as alterações previstas está o cumprimento das regras aplicáveis ao tráfego aéreo e aos aeroportos, bem como ao tráfego terrestre, marítimo e fluvial, designadamente no que se refere às obrigações de solicitação e apresentação do Certificado Digital Covid da União Europeia e do formulário de localização de passageiros (PLF).

O documento estabelece também as obrigações de apresentação de teste PCR ou teste rápido de antigénio com resultado negativo ou de confinamento obrigatório, por parte dos passageiros e das companhias aéreas e dos armadores dos navios de passageiros ou respetivos representantes legais, nos termos das declarações das respetivas situações de alerta, contingência ou calamidade.

De acordo com o decreto-lei, o incumprimento destas obrigações por parte das pessoas singulares constitui contraordenação, sancionada com coima de 300 a 800 euros quando a pessoa não for portadora de comprovativo de realização laboratorial de teste PCR ou de teste rápido de antigénio para despiste da infeção por SARS-CoV-2 com resultado negativo, realizado nas 72 horas ou 48 horas anteriores à hora do embarque, respetivamente, quando tal for legalmente exigido ou de comprovativo de preenchimento do PLF.

Já as companhias aéreas, as entidades responsáveis pela gestão dos aeroportos ou os armadores dos navios de passageiros ou respetivos representantes legais, consoante aplicável, arriscam o pagamento de uma coima de 20 mil a 40 mil euros por cada passageiro que embarque sem os testes requeridos.

Foi também fixada uma coima de 20 mil a 40 mil euros, por cada dia de incumprimento da obrigação de disponibilização dos testes, da obrigação de rastreio de temperatura corporal por infravermelhos a todos os passageiros que chegam a território nacional, da obrigação de repetição da medição da temperatura corporal quando seja detetada uma temperatura corporal relevante na sequência do rastreio ou da obrigação de implementar um sistema de verificação do cumprimento destas obrigações pelos passageiros.

O decreto-lei refere ainda que a ANA - Aeroportos de Portugal deve implementar um sistema de verificação do cumprimento destas obrigações por parte dos passageiros através, designadamente, de profissionais da área de segurança privada alocados para o efeito.

TSF

Odivelas. Utentes convocados para tomar vacina da Covid-19 encontram centro encerrado

No "site" da Câmara de Odivelas, há uma nota, datada de outubro, a informar que centro iria passar a funcionar apenas de segunda a sábado

Dezenas de utentes, sobretudo idosos, encontraram encerrado, nesta manhã de domingo, o centro de vacinação de Odivelas.

Renascença sabe que os utentes receberam mensagem a confirmar que hoje, no Pavilhão Multiusos, seriam vacinados…

No "site" da Câmara de Odivelas, há uma nota, datada de outubro, a informar que centro iria passar a funcionar apenas de segunda a sábado, mas o certo é que os utentes foram convocados para hoje.

RR

23% dos jovens já tentou ou pensou em suicidar-se

 

Um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que pretende traçar um retrato dos jovens portugueses, revela que 23% dos inquiridos já tentaram suicidar-se ou tiveram pensamentos suicidas e que 26% estão a tomar ou já tomaram medicamentos para a depressão ou ansiedade. 

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, "Os jovens em Portugal, hoje: quem são, o que pensam e o que sentem", que pretende traçar um retrato dos jovens portugueses, revela que 23% dos inquiridos já tentaram suicidar-se ou tiveram pensamentos suicidas.

Laura Sagnier, co-autora do estudo, diz que este é um dado “muito preocupante”, com muita expressividade e que pode ser lido em paralelo com outros, como o consumo de antidepressivos. Mais de um quarto (26%) dos jovens inquiridos afirmam que estão a tomar ou já tomaram medicamentos para a depressão ou ansiedade.

“O suicídio está muito relacionado com o facto de o jovem ter ou não uma relação satisfatória com os pais. Se os dividirmos em dois grupos, no grupo dos que se sentem satisfeitos com a mãe e o pai, a taxa de tentativa ou pensamentos suicidas é 15%; e esta aumenta para 31% entre aqueles que não têm uma boa relação com um ou os dois pais”, explica Sagnier.

Já ao Público, o sociólogo Vítor Sérgio Ferreira diz ser preciso “especular” para compreender estas taxas.  “O contexto de instabilidade, de insegurança que os jovens de hoje sentem em relação ao futuro, a dificuldade de projectar algumas metas sociais, de arranjar emprego, de ter um salário digno, de autonomizar-se da casa dos pais [57% dos inquiridos dizem ainda viver na casa dos pais ou de outros familiares]".

“Este contexto pode gerar sentimentos de frustração, de mau estar, de ansiedade perante o futuro", explica.

O estudo inquiriu 4904 jovens entre os 15 e os 34 anos.

Linhas de ajuda e apoio ao suicídio em Portugal

Caso tenha pensamentos suicidas ou conheça alguém que revela sinais de alarme, fale com o médico assistente. Se sentir que os impulsos estão fora de controlo, ligue 112.

Outros contactos:

SOS Voz Amiga
Lisboa (diariamente, das 16 às 24h)
21 354 45 45
91 280 26 69
96 352 46 60

(linha verde gratuita entre as 21h e as 24h)
800 209 899

SOS Estudante
808 200 204
96 955 45 45

SOS Telefone Amigo
Coimbra (diariamente, das 17h às 01h)
239 72 10 10

Escutar - Voz de Apoio
Porto
22 550 60 70

Telefone da Amizade
Porto (das 16h às 23h)
22 832 35 35

Departamento de Psiquiatria de Braga
253 676 055

Brochura do INEM

Madremedia

Imprensa internacional após Belenenses SAD – Benfica. “O jogo da vergonha”

Partida acabou no início da segunda parte quando Belenenses SAD ficou com apenas seis jogadores. Azuis enfrentam surto de Covid-19.

O jogo Belenenses SAD – Benfica, e a sua não conclusão, está a dar que falar não só em Portugal, mas também pelo mundo.

A imprensa internacional “pegou” no caso e não está a ser meiga nas palavras:

"O jogo da vergonha", diz o jornal espanhol “Marca”. “O jogo da vergonha”, repete a RMC Sport

L’Equipe: “Dizimado pela Covid, Belenenses joga com 9 jogadores, incluindo dois jogadores”

Goal.com: “Por que foram nove homens do Belenenses forçados a jogar contra o Benfica durante surto de Covid?”

Sky Sports: “Belenenses – Benfica durante surto de Covid. 9 contra 11 termina em goleada”

Eurosport: “Belenenses avança com 9 jogadores para enfrentar o Benfica devido a surto de Covid”

O jogo entre Belenenses SAD e Benfica terminou no início da segunda parte, com 0-7, numa altura em que os azuis ficaram reduzidos a seis jogadores. A equipa atravessa um grave surto de Covid-19.

RR

Como o “metaverso” criará um Inferno virtual na Terra

Um mundo tão solitário, desconectado da realidade e da natureza das coisas, pode alimentar as paixões desenfreadas que odeiam toda restrição moral. Um espaço como este pode rapidamente se transformar de Alice no País das Maravilhas em um asilo de loucos.

John Horvat II

(LifeSiteNews) – O próximo passo na revolução cibernética é o chamado metaverso, uma plataforma de computação poderosa que vai além de qualquer coisa conhecida. Está sendo comercializada como sendo a próxima geração da Internet, facilitando intensas experiências individuais e abrindo novos mercados. Alguns temem que o metaverso agrave os vícios que se veem atualmente nas redes sociais. Outros o veem como uma distração altamente prejudicial, especialmente entre os jovens.

No entanto, ninguém considera as implicações morais do projeto. O metaverso prejudicará as almas. Tragicamente, as pessoas não veem razão para envolver Deus e a moralidade em uma invenção tecnológica aparentemente fora do domínio privado da religião. Pior ainda, o clero não dá sinais de reconhecer o problema. Não está nem mesmo em seu radar.

Porém, o problema está aí. O metaverso é um ataque metafísico à cosmovisão da Igreja. Ele oblitera a natureza de um universo criado por Deus e tornará possíveis atos imorais que ofenderão gravemente o Criador.

Um processo de imaginação e destruição

metaverso deve ser entendido no contexto de um processo de esforço contínuo da modernidade para colocar a humanidade, e não Deus, no centro de todas as coisas.

Na verdade, é uma obsessão da modernidade imaginar novos mundos sem Deus. O Iluminismo introduziu maneiras de levar a realidade ao limite, desenvolvendo novas tecnologias, filosofias e estilos de vida.

Os tempos modernos deram início à glorificação do indivíduo. A sociedade se tornou uma coleção de pessoas, uma “pilha de areia de indivíduos”, segundo Hobbes, cada qual guiado pelo seu próprio interesse e mantido em ordem por um forte estado de direito encontrado em seu Leviatã.

Assim, o individualismo moderno tendeu a destruir as estruturas externas – tradição, costume ou comunidade – que incomodavam o interesse próprio. Destruiu muitos mecanismos morais que facilitavam a prática da virtude em comum. Criou uma ordem acelerada em que o homem se tornou o centro de tudo e a religião foi relegada a um assunto privado.

A pós-modernidade destrói a sociedade

A ordem da modernidade foi destruída pela pós-modernidade da década de 1960, que propôs liberar a imaginação e remover todas as restrições morais. O pós-modernismo levou o individualismo ao extremo por meio do uso de novas tecnologias, filosofias e estilos de vida. A sociedade virou de cabeça para baixo com as drogas psicodélicas, a música rock e a revolução sexual.

Pela mesma lógica em que a modernidade idolatrava o interesse próprio, o individualista pós-moderno torna o “direito” à autogratificação o único direito absoluto – mesmo quando tal comportamento é autodestrutivo. O individualista pós-moderno busca destruir aquelas estruturas internas – a lógica, a identidade ou a unidade – que impedem a gratificação instantânea. As narrativas “desconstruídas” da pós-modernidade isolaram os indivíduos ainda mais e os levaram a criar suas próprias realidades fora de Deus e de Sua moralidade.

No entanto, a modernidade e a pós-modernidade ainda estavam ancoradas de alguma forma em uma realidade externa da qual as pessoas não podiam escapar totalmente. Havia limitações físicas e ontológicas que mantinham a imaginação sob controle. Um homem poderia identificar-se como algo que ele não era, mas aquele desejo não alterava a realidade. Além do mais, seus sonhos não se tornavam óbvios para todos ao seu redor.

Entrando em uma nova fase de percepção da realidade

A introdução do metaverso está alterando essa dificuldade de mudar a realidade. Ela faz parte do que muitos futuristas chamam de Quarta Revolução Industrial.

Seguindo a trilha da modernidade e da pós-modernidade, o próximo passo no processo é a autoimaginação fora da realidade. Os obstáculos que se interpõem a isso são a maneira atual de perceber a natureza, a existência e o ser.

A próxima onda de inovação e tecnologia permitirá aos indivíduos mergulhar em um mundo de sua própria criação. As pessoas tornar-se-ão avatares, ou seja, ciberrepresentações de homens, mulheres, animais ou coisas que “vivem” na ciberesfera. Serão capazes de estar onde quiserem – seja na lua, no topo de edifícios ou “em um campo de unicórnios”. Esta plataforma pode ser habitada por extraterrestres, anjos, demônios ou qualquer coisa que siga as fantasias envolvidas.

As pessoas farão coisas sobre-humanas em que seus atos aparentemente não terão consequências. Embora isso não vá mudar o que existe, cria a poderosa mentira de que a imaginação de uma pessoa é mais real do que a realidade.

Essa enorme plataforma virtual é muito mais do que uma extensão da Internet, que permite às pessoas acessar a rede mundial de computadores. Esta fase irá “incorporar a Internet, colocando as pessoas bem no meio dela”. Neste novo mundo, reina a imaginação.

Não se trata de ficção científica

Este projeto não é ficção científica. Ele é discutido em veículos da mídia do establishment, tal como The Wall Street Journal. Todas as empresas de mídia social estão colocando suas peças no lugar. Mark Zuckerberg acaba de mudar o nome de Facebook para Meta. Para construir este novo mundo, ele investirá US $ 10 bilhões e contratará 10.000 novos funcionários.

“O metaverso será a maior revolução em plataformas de computação que o mundo já viu – maior do que a revolução da mobilidade, maior do que a revolução da web”, disse Marc Whitten, da Unity Software, em artigo de fundo do Wall Street Journal.

Ele propõe um universo paralelo tridimensional de realidade virtual e aumentada, em que avatares digitais se reunirão em números ilimitados. As pessoas serão equipadas com óculos especiais e até mesmo equipamentos táteis avançados que lhes permitirão sentir e tocar coisas remotas em tempo real. Elas poderão misturar o mundo real com o imaginário.

Daren Tsui, executivo-chefe da Together Labs Inc., declara: “A experiência do avatar parecerá tão real que você dificilmente conseguirá distinguir entre uma reunião virtual e uma reunião física. E a experiência virtual será melhor.”

Criando um mundo de ilusão sem consequências

Existem três problemas principais com o metaverso.

O primeiro é que encoraja as pessoas a se desligarem da realidade, criando um mundo delirante, sem consequências ou significado. As pessoas são livres para desafiar a natureza fazendo coisas impossíveis, como caminhar na lua ou assistir a um jogo de beisebol da posição do arremessador. As coisas mais absurdas se tornam possíveis dentro de um mundo imaginário desvinculado da realidade.

As pessoas não estarão mais presas ao tempo e poderão viajar no que imaginam ser passado ou futuro. Até a morte é superada com avatares e algoritmos que conspiram para trazer de volta pessoas que aparentam ser parentes falecidos ou figuras históricas com as quais se poderá conversar e interagir.

As pessoas serão livres para fazer coisas a outros (que podem ou não existir), e até mesmo cortar seus braços sem consequências. No metaverso, toda fantasia, mesmo a mais macabra, poderá se tornar realidade. Assim, ele abrirá espaços obscuros e sinistros que facilitarão atos pecaminosos ou suas simulações.

Um mundo tão solitário, desconectado da realidade e da natureza das coisas, poderá alimentar paixões desenfreadas que odeiam toda restrição moral. Tal espaço poderá se transformar rapidamente de Alice no País das Maravilhas em um asilo de loucos. A intemperança frenética da Internet e das mídias sociais atuais já está causando problemas psicológicos e sociais. Quão mais exponencial será a capacidade do metaverso de afogar as pessoas em frenesis e depressões?

Destruição da identidade

A segunda razão para nos preocuparmos com o metaverso é o fato de igualar identidade com escolha. O paradigma pós-moderno já permite que uma pessoa se identifique como outra coisa. No entanto, essa identificação existe apenas na mente da pessoa iludida. O público, de modo geral, consegue perceber a ilusão.

No entanto, o metaverso muda essa percepção. A pessoa se torna o modelo perfeito daquilo que deseja e não pode ser. Ela não precisa ser uma pessoa, mas pode ser um animal, planta ou coisa. Neste mundo de fantasia, a pessoa não precisa ser um único ser, mas pode ser uma cacofonia de seres sem unidade.

metaverso torna possível esta mentira de identificar o próprio ser com a liberdade. O filósofo existencialista Jean-Paul Sartre escreveu que “o homem é liberdade”, o que torna as pessoas essencialmente ilimitadas. Sartre disse, em seu livro O Ser e o Nada“A liberdade nada mais é do que uma escolha que cria para si suas próprias possibilidades”.

metaverso é a realização dessa ideia distorcida de liberdade que se revolta contra as limitações contingentes da natureza humana. Ele busca transformar os indivíduos nos deuses de suas fantasias.

Demolição da metafísica

Porém, o aspecto mais perigoso do metaverso é a demolição da visão metafísica da vida, que conduz a alma ao Criador.

Todo mundo, inclusive as crianças, se envolvem com a metafísica. A natureza humana, especialmente a alma, exige uma compreensão racional de si mesma e do universo. Assim, uma definição clássica diz que a metafísica é uma investigação filosófica dos princípios e causas finais. Ao se engajar na metafísica, os indivíduos buscam a natureza das coisas que existem e as encaixam em uma visão coerente.

Uma verdadeira visão das coisas torna dolorosamente clara a natureza finita e contingente de cada ser humano. No entanto, ao compreender os desígnios da Criação, as pessoas veem que o objetivo da existência transcende as limitações físicas e sociais. Elas procuram seguir este caminho refletido pela natureza rumo ao Criador. Esse processo confere significado e propósito à vida, à medida que as almas se esforçam para atingir seu objetivo final, que se encontra em Deus.

A revolução transumana

As filosofias que informam o metaverso são contrárias a essa visão metafísica clássica. Não há tentativa de compreender a natureza das coisas, mas apenas a experiência ilimitada de eventos aleatórios. Essa noção “transumana” do mundo entende a humanidade como um processo em constante evolução. Klaus Schwab, o engenheiro do Great Reset, descreve esta próxima fase como a “fusão dos mundos digital, biológico e físico”.

A ideia do metaverso é coerente com a visão de Yuval Noah Harari, autor best-seller do New York Times que escreve frequentemente sobre esses assuntos. Ele vislumbra abertamente um futuro sem alma, livre arbítrio, e um ‘eu’ unificado ou Deus. O seu é um mundo algorítmico de experiências aleatórias onde a pessoa é o que quer que venha a ser. Ele afirma que não existem religiões, mas apenas ficções poderosas como o metaverso, onde as pessoas “criarão mundos virtuais inteiros, completos com infernos e céus”.

Harari não está sozinho em acreditar neste futuro assustador. Ele fala por toda uma ala progressista de cientistas, empresários e acadêmicos do Big Data e do Vale do Silício, todos empenhados na tarefa de mudar a natureza e a realidade humana por meio de artifícios como o metaverso. Eles não fazem segredo de sua rejeição da Criação de Deus e da ordem moral.

Rejeitar o metaverso: uma necessidade

Em face do metaverso que se aproxima, essas preocupações são urgentes. Nem todas as suas aplicações conterão uma dose completa de tais planos destrutivos para a humanidade. No entanto, sua direção geral já leva a um admirável mundo novo sem Deus. Tais conclusões não vêm de teorias conspiratórias, mas dos próprios promotores do metaverso, que as revelam abertamente.

Assim, o metaverso deve ser rejeitado porque sua cosmovisão é contrária à da Igreja. É aflitivo que algo tão grande possa aparecer no horizonte e os pastores das almas tenham tão pouco a dizer sobre o assunto. Na sociedade atual sem Deus, a apostasia da prática da Fé é causada muito mais por tais invenções tecnológicas do que por disputas teológicas abstratas.

Igualmente aflitivo é o fato de as pessoas não desejarem ver aonde tudo isso vai levar. A história mostra que, quando a gente dá rédea solta às paixões, acaba no desespero niilista. A experiência esmagadoramente intemperante do prazer do metaverso acabará exigindo as sensações ainda mais intensas da dor existencialista. Assim, o processo de decadência da modernidade seguirá seu curso completo: do autointeresse à autogratificação, à autoimaginação e à autoaniquilação.

Na verdade, um mundo dominado por delírios, pelo absurdo e pela negação do ser, em que o significado (da vida humana) e seu fim são obliterados e governados por uma bizarra fantasia, deve mudar de nome. Os visionários laicos do metaverso estão projetando na Terra, isto sim, um inferno virtual.

ABIM

Poder da Medalha Milagrosa

O valor do sofrimento e o miraculado pela Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças

  • Plinio Maria Solimeo

Com certa frequência narramos neste espaço algum milagre obtido através do uso da Medalha Milagrosa. Essa medalha foi revelada a Santa Catarina Labouré na França em 1830, e desde então vem difundindo seus benéficos efeitos por todo o mundo.

Um dos mais recentes milagres atribuídos à essa medalha, ocorreu no Afeganistão, em favor de Fausto Colin [foto abaixo], fuzileiro naval de 21 anos servindo naquele país, na zona de combate mais perigosa do conflito. Designado como observador e batedor avançado na zona ocupada pelo inimigo, ele teria que caminhar por um terreno minado com os explosivos IED (artefato explosivo improvisado).

Foi assim que, na manhã de 15 de outubro de 2010, como batedor, Fausto caminhava alguns metros atrás do engenheiro de combate que estava com um caça-minas para detectar os explosivos. Subitamente o mariner pousou o pé esquerdo numa mina que não havia sido detectada, provocando uma tremenda explosão que o elevou para os ares. Tal foi o impacto, que seu rifle foi lançado a 100 metros de distância. Pela violência da explosão, ele normalmente deveria ter sido feito em pedaços. Mas, não. Ele continuou vivo, apesar de muito ferido e ter as pernas muito atingidas.

O que explica esse verdadeiro milagre?

Dez anos depois, rememorando o incidente, Fausto afirma que, no momento: “Lembro-me de ter ficado extremamente confuso […] sem saber o que acabava de acontecer. Minha primeira reação, meu instinto, por qualquer motivo, foi de fazer uma oração. Mas nem me lembro do que eu disse”. Ora, o rapaz não era católico, e havia sido educado como luterano em sua cidade Waconia, no Minnesota. Mas diz que sua fé era muito tíbia. Entretanto ocorrera que, antes de partir para o Afeganistão, sua avó, que era muito católica, lhe deu uma Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças que pertencera a seu irmão sacerdote, pedindo-lhe que a trouxesse sempre consigo. Para contentá-la, Fausto a pendurou no pescoço, não mais pensando nela.

Embora logo depois do acidente não lhe tivesse ocorrido a relação entre o fato de ele não ter morrido e de estar usando aquela Medalha, refletindo depois ele viu que foi indubitavelmente por meio dela que Deus salvou sua vida. A partir disso, mesmo antes de se converter ao catolicismo, ele a usou diariamente por mais de sete anos, anos. Depois resolveu guardá-la para preservá-la para as gerações futuras.

Fausto reconheceu que havia muitos motivos pelos quais sua vida deveria ter terminado naquele dia de 2010, por causa das agravantes. Primeiro, com as pernas gravemente feridas, ele poderia ter sangrado até a morte se não tivesse recebido um rápido atendimento médico de um oficial da Marinha, que imediatamente aplicou torniquetes nas duas pernas e no braço esquerdo. Fausto soube depois que naturalmente não poderia ter sobrevivido, por causa da grande quantidade de sangue que perdeu. Outra agravante é que o helicóptero designado para transportá-lo imediatamente ao hospital de campanha, foi cancelado devido à pesada artilharia inimiga naquele local. O jovem militar acredita que os guerrilheiros do Taleban, tendo ouvido a violenta explosão, voltaram na esperança de derrubar o helicóptero que viesse buscar o ferido. Outra dificuldade: um médico tentou aplicar-lhe uma injeção de morfina para atenuar suas atrozes dores mas, naquela convulsão, a seringa falhou. Fausto correu ainda um último perigo para sua vida quando um grupo de soldados o colocou sobre uma lona, e começou a arrastá-lo sob o fogo inimigo até uma posição segura.

De volta aos Estados Unidos, Fausto Colin passou por várias cirurgias. A parte inferior de sua perna esquerda fora perdida na explosão, e a direita severamente danificada. Também o braço ficara gravemente ferido. Pelo que, depois das cirurgias, ele passou dois anos de reabilitação, e teve que viver numa cadeira de rodas.

Colin e Julia Fausto brincam com seu filho, Leo, em sua casa em 26 de outubro de 2020. (Foto CNS/Dave Hrbacek)

No ano de 2013, Fausto conheceu Júlia, uma católica praticante. Depois de um namoro de três anos, eles se casaram em 15 de outubro de 2016, data do aniversário do seu acidente.

Foi por essa época que Fausto diz que experimentou uma explosão da graça, que ele credita a Nossa Senhora pelo uso da Medalha Milagrosa no campo de batalha. Ele estava sentado na cama tarde da noite, esperando Júlia voltar do trabalho. No silêncio ele começou a pensar, e se convenceu então de que não poderia ser mais indiferente à fé: “Cristo precisava ser o centro de minha vida” disse ele.

Começou então a pesquisar, e encontrou material sobre a vida do Padre Pio, o famoso capuchinho franciscano morto em 1968. Seu exemplo de santidade convenceu Fausto a se tornar católico. Ele foi recebido na Igreja na vigília da Páscoa, 31 de março de 2018, em seu 29º aniversário.

Sua conversão foi sincera e radical. Como não podia deixar de ser para um miraculado da Medalha Milagrosa, a devoção à Nossa Senhora tornou-se a base de sua fé. Passou a rezar diariamente o rosário, e se consagrou ao Imaculado Coração de Maria. Limitado à cadeira de rodas e ainda sofrendo as sequelas da explosão da bomba, ele diz que um de seus versículos bíblicos favoritos, tornou-se o de São Mateus (16:24): “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.

A maneira com que ele vive seu sofrimento, indica que ele empurrou a auto-piedade para fora de sua vida, substituindo-a por uma profunda sabedoria pela qual ele pagou alto preço.

Coerente com isso, o heróico ex-mariner afirma que “Uma paz alegre reina na alma quando se percebe que toda a dor, sofrimento e momentos de provação nesta vida, não são sem sentido, mas se tornam o meio da santificação própria e da de outros, quando unidos a Cristo como parte de sua corpo […]. Assim, quando ordenados para o nosso fim adequado, eles [os sofrimentos] têm significado, têm um propósito e, à medida que se avança na vida interior, aprende-se que devem ser valorizados. Eles nos conformam a Cristo, fornecem oportunidade de demonstrar nosso amor, destroem nosso ego e se apoiam em Deus em nossa vulnerabilidade. Como isso é contrário à sabedoria do mundo.”

____________

Fontes:

ABIM

– https://www.religionenlibertad.com/personajes/199089487/colin-faust-medalla-milagrosa-afganistan-conversion-catolicismo.html?utm_source=boletin&utm_medium=mail&utm_campaign=boletin&origin=newsletter&id=31&tipo=3&identificador=199089487&id_boletin=116476241&cod_suscriptor=452495753

Palmeiras de Abel Ferreira derrota Flamengo e vence Libertadores pela segunda vez consecutiva

Num jogo que teve ir a prolongamento, o técnico português voltou a guiar o Palmeiras à conquista da Libertadores pela segunda temporada consecutiva.

A história desta final entre Palmeiras e Flamengo começou cedo. Aos 6 minutos, contra ataque da equipa comandada por Abel Ferreira, Mayke cruza atrasado e à entrada da área, de primeira, Raphael Veiga fez o primeiro golo da partida.

Na segunda-parte, Gabriel Barbosa marcou o golo do empate e empurrou o jogo para prolongamento.

Foi precisamente nesse período que o Palmeiras carimbou a vitória com um golo aos 95 minutos por Deyverson, depois de um erro proibido da defesa do Flamengo.

É a segunda vez que a equipa canarinha, comandada pelo técnico português, ergue consecutivamente a Libertadores, depois de na temporada passada, em mais uma final 100% brasileira, ter derrotado o Santos.

Este é o terceiro título do Palmeiras na principal prova continental sul-americana, igualando São Paulo, Santos e Grêmio como clube brasileiro mais titulado na Libertadores.

Madremedia

Imagem: Sapo24

Rui Rio diz que venceu “sem prometer nada a ninguém”

"Esta é a vitória dos militantes de base do PSD" falou o (re)eleito Presidente do partido...

Rui Rio, na sua maneira habitual de encarar todos os que lhe fazem frente, disse que  "quem apoiou esta candidatura merece um grande agradecimento, porque... eu não prometi nada a ninguém"

Agradecendo "a dignidade com que o Dr. Paulo Rangel reconheceu esta derrota" Rui Rio afirmou que chegou o momento do "ponto final, parágrafo" no capítulo desta eleição para que "possamos, a partir de 30 de Janeiro, ter novos horizontes para o país"

Prometendo modernizar o serviço público, utilizou o Serviço Nacional de Saúde como exemplo para as mudanças que pretende imprimir no país do PS "que se diz modernizador, mas na hora de mudar o Tribunal Constitucional para Coimbra... votou contra!"

Visivelmente feliz, deixou uma garantia ao país: "Eu vou ganhar!"

Rangel assume derrota e pede união no partido

Depois de felicitar Rio pela vitória, saudar os militantes do PSD pela elevada afluência às urnas - "um sinal de grande vitalidade democrática" - e agradecer o apoio de quem esteve ao seu lado durante a campanha, Paulo Rangel apelou à unidade do partido, já a pensar nas eleições legislativas.

"É um prazo muito exigente que impõe uma mobilização redobrada. A minha palavra é essa, de união. Apresentei-me com uma estratégia diferente daquela que teve hoje a vitória. Se vamos para as eleições legislativas temos de ir unidos, tendo como principal adversário António Costa e o partido socialista", pediu Rangel.

 TSF

Imagem: DN