terça-feira, 22 de outubro de 2024

AIP e Five Credit celebram parceria estratégica para facilitar acesso das PME portuguesas a financiamento


· Parceria estratégica visa divulgar e facilitar o acesso das empresas nacionais a uma inovadora solução de financiamento apresentada pela Five Credit.

· AIP desempenhará um papel essencial no apoio às PME, auxiliando-as no processo de candidatura a estas linhas de financiamento.

· AIP e a Five Credit irão lançar um roadshow nacional com sessões de apresentação destas soluções financeiras. Arranca em meados de novembro.

A Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) e a Five Credit estabeleceram uma parceria estratégica que visa divulgar e facilitar o acesso das empresas nacionais a uma inovadora solução de financiamento. Este acordo permitirá que as Pequenas e Médias Empresas (PME) de todo o País conheçam e utilizem estas novas linhas de crédito, pensadas para responder às suas necessidades financeiras de forma ágil e eficiente.

A Five Credit oferece um modelo de financiamento totalmente desenhado para PME com mais de três anos de atividade. Regulada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Five Credit opera com um fundo de crédito exclusivo e o primeiro a ser aprovado em Portugal, oferecendo dois tipos de soluções financeiras: um financiamento a médio prazo, com montantes entre 25 mil e 500 mil euros, e um prazo de pagamento até cinco anos; e um de curto prazo, focado em necessidades de tesouraria, e montantes até 250 mil euros.

A AIP desempenhará um papel essencial no apoio às PME, auxiliando-as no processo de candidatura a estas linhas de financiamento. As PME poderão obter uma resposta sobre a elegibilidade para acesso ao financiamento num prazo muito curto, de até cinco dias, facilitando a gestão dos seus recursos financeiros.

A partir de 14 de novembro, a AIP e a Five Credit irão lançar um roadshow nacional com sessões de apresentação destas soluções financeiras. O evento começa em Leiria e seguirá por várias cidades ao longo de 2024, incluindo Caldas da Rainha, Loures, Almada, Águeda, Famalicão, Ponte de Lima, Maia, Torres Novas, Fundão, Mangualde e Cantanhede. No início de 2025, outras localidades serão adicionadas ao itinerário.

Com esta parceria, a AIP e a Five Credit pretendem contribuir para o fortalecimento das PME portuguesas, promovendo o acesso a soluções de financiamento rápidas, flexíveis e ajustadas às suas necessidades.

*Departamento de Comunicação

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE ARU EM VIEIRA DE LEIRIA

O Município da Marinha Grande vai realizar uma sessão de esclarecimento sobre a delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU), no dia 29 de outubro de 2024, pelas 21h00, no Auditório da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.

Na sessão, cuja entrada é livre, será apresentado à população o relatório fundamentado de delimitação da ARU de Vieira de Leiria.
Nos meses de outubro e novembro, a Câmara Municipal da Marinha Grande tem em curso a definição de uma área de reabilitação urbana e um conjunto de prioridades de intervenção de reabilitação urbana. Os trabalhos estão a ser executados por uma equipa técnica devidamente identificada, que está a fotografar os imóveis de modo a obter o retrato do estado atual e das eventuais necessidades.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Vice-presidente da AIP convidado para observador das eleições legislativas no Uzbequistão

 Jorge Pais foi convidado pela Comissão Central de Eleições da República do Uzbequistão, na qualidade de vice-presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), para observador internacional das eleições para a Câmara Legislativa que vão decorrer dia 27 de outubro.
 
Os observadores internacionais naquele país da Ásia Central são acreditados após proposta do ministro dos Negócios Estrangeiros da República do Uzbequistão, sendo Jorge Pais, ao que se sabe, o único português diretamente convidado para tal efeito.
 
Jorge Pais recebeu também convite do governo Uzbeque para Cônsul Honorário da República do Uzbequistão em Portugal, de forma a melhorar a proximidade entre os dois países, em virtude da representação diplomática Uzbeque estar sedeada em Paris.
 
Jorge Pais irá desenvolver a sua atividade neste cargo com o objetivo de incrementar as relações entre os dois países, especialmente as económicas, que são ainda bastante reduzidas, apesar do potencial existente na economia Uzbeque, com 38 milhões de habitantes e constituindo uma plataforma comercial de acesso a toda a vasta área da Ásia Central. É um mercado pouco conhecido das empresas portuguesas que, por certo, ali irão encontrar oportunidades de crescimento das exportações.
 
Tashkent, a capital Uzbeque, foi a quarta cidade mais importante da antiga União Soviética, sendo hoje o grande centro económico e político de um país com uma história e cultura milenares e vasta monumentalidade reconhecida como património da humanidade.
 
Trata-se de um país com eleições livres, desde a independência da União Soviética, com um importante contributo para a paz e equilíbrio naquela zona do planeta, pela sua moderação e princípios de liberdade religiosa e política.
 
Lisboa, 22 de outubro de 2024
Departamento de Comunicação


Marinha Grande | MUNICÍPIO EXECUTA REDES DE SANEAMENTO DOMÉSTICO E PLUVIAL NA PEDRULHEIRA

O Município da Marinha Grande tem em curso a obra de execução das redes de saneamento doméstico e pluvial na Rua das Cavadas e Rua dos Pinheiros, no lugar da Pedrulheira, através de um investimento superior a 350 mil euros.

A Câmara Municipal tem vindo a efetuar investimentos na remodelação/requalificação do seu sistema de infraestruturas “em baixa”, com o objetivo de proporcionar o aumento da eficácia e qualidade do sistema, bem como a melhoria da qualidade do serviço prestado à população residente, em particular, à população residente na área de intervenção.

A presente empreitada contempla a execução das redes de saneamento doméstico e pluvial na Rua da Indústria Metalúrgica, a sul do entroncamento com a Rua Salgueiro Maia, na Rua das Cavadas e na Rua dos Pinheiros.

No âmbito da drenagem de águas residuais domésticas, serão instalados coletores domésticos na Rua da Indústria Metalúrgica, a sul do entroncamento com a Rua Salgueiro Maia, na Rua das Cavadas, desde a Rua dos Dióspiros até à Rua do Pinhal do Moinho de Cima, e na Rua dos Pinheiros, até ao entroncamento com a Rua das Cavadas.

A obra foi adjudicada pelo valor de 353.306,60, acrescidos de IVA.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves | Feira de Todos os Santos anima Silves de 30 de outubro a 3 de novembro

 De 30 de outubro a 3 de novembro, o Sítio do Encalhe, em Silves, vai encher-se de vida com a tão aguardada Feira de Todos os Santos!
Este ano, de forma a revitalizar o evento, dando-lhe um novo ânimo, o Município de Silves preparou um programa de animação musical que promete deixar todos a mexer. Entre os artistas convidados estão Iran Costa, Brasa Doirada, Augusto Canário e muito mais.
Os visitantes podem também desfrutar de uma grande variedade de expositores, com produtos agroalimentares, louça, brinquedos, bijuteria, calçado e muito mais. Além disso, as tradicionais delícias gastronómicas estarão presentes nas tasquinhas espalhadas pelo recinto, onde não faltarão as castanhas assadas, farturas, pipocas, algodão doce, cachorros quentes e outros petiscos irresistíveis. Os carrocéis são outra das atrações para miúdos e graúdos.
Não perca este emblemático evento de Silves, onde o espírito festivo, os sabores de sempre e a animação se juntam para criar momentos únicos.
Venha viver a magia da Feira de Todos os Santos com toda a família!
 
Programa:
31/10 – 21h00 - Festa “I Love the 90’s”
01/11 – 15h00 – D’Abalada
01/11 – 17h00 – Augusto Canário
02/11 – 18h00 – Ricardo Neto
02/11 – 21h00 – Silk Road
03/11 – 15h00 – Brasa Doirada
03/11 – 17h00 – Iran Costa

Cantanhede | Câmara investe cerca de a 362 mil euros na reconversão do equipamento. Póvoa da Lomba vai ter jardim de infância na antiga escola primária

 
O Executivo Municipal aprovou o projeto de reconversão da antiga escola primária da Póvoa da Lomba para jardim de infância. O investimento ascende a 362 mil euros.
Com esta intervenção, a Câmara Municipal vem dar resposta a uma lacuna existente ao nível do ensino pré-escolar, nesta zona da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, e por outro dar uma nova funcionalidade a um edifício desativado.
Temos desenvolvido uma política efetiva de reutilização destes equipamentos escolares, seja para fins educativos, desportivos, culturais ou recreativos, com o propósito de beneficiar as comunidades, mas também evitar a degradação dos imóveis”, justifica a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.
Elaborado pela Divisão de Estudos e Projetos da autarquia cantanhedense, o projeto prevê a cobertura e pintura das fachadas do edifício a intervencionar, a criação de um parque infantil e a melhoria dos acessos do passeio público ao terreno através de corredores devidamente dimensionados e pavimentados. A proposta inclui ainda uma intervenção no campo de jogos, ao nível do pavimento e vedações, pinturas e sistema drenagem.
Já ao nível dos interiores, está prevista uma intervenção ao nível de pavimentos, paredes, mobiliário, caixilharias, a criação de uma rampa para melhoria da acessibilidade, e a ampliação do telheiro, onde funcionará o espaço de refeições.
Para além da pintura das paredes interiores de todo o edifício, o projeto inclui a demolição da lareira nas duas salas existentes e colocação de duas bancas de água e 2 armários de apoio, assim como a adaptação das instalações sanitárias.

Marinha Grande | “UM SALTINHO À LEBRE” A CAMINHAR

 O Município da Marinha Grande realiza o passeio pedestre “Um santinho à lebre”, no próximo domingo, 27 de outubro de 2024, pelas 09h00, cuja participação é gratuita.

A concentração dos participantes está marcada para as 09h00, junto ao Arquivo Municipal da Marinha Grande, para serem transportados em autocarro para o local de início do percurso. Para quem quiser deslocar-se em viatura própria, deve comparecer às 09h30, junto Campo de Futebol “Os Vidreiros”, no Tojal, lugar de Picassinos.
A Rota “Um saltinho à lebre”, é um percurso linear de 10 kms, que percorre os limites exteriores do concelho da Marinha Grande, entre o campo do Tojal de Picassinos (Vidreiros) e o campo das Figueiras na freguesia da Moita.

Vai dar a conhecer Picassinos, um dos mais antigos núcleos populacionais da Marinha Grande, a Estrada do Guilherme, o Caminho de Ferro Americano, a Mata Nacional Casal da Lebre e a Moita.

Esta é a 7.ª etapa da grande rota, que pretende circundar toda a área geográfica do concelho, perfazendo um total de cerca de 100 km, que está a ser realizado desde o início de 2024.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

GALA DE PRÉMIOS DO CIRCUITO DISTRITAL DE TRAIL RUNNING DE COIMBRA PREMIOU ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA


Numa organização da ADAC – Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e do Grupo Desportivo Ferreirense, com o apoio da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova, do Municipio da Figueira da Foz, realizou-se no passado dia 19 de outubro, a Cerimónia Pública de Entrega de Prémios do Circuito Distrital de Trail Running - ADAC 2023/2024, na sede da Associação Cultural e Desportiva de Ferreira-a-Nova.

Na cerimónia que teve início pelas 16h30, em Ferreira-a-Nova, a Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve representada pela esmagadora maioria dos seus atletas, na competição do Circuito sprint 23/24, a atleta Catarina Marques, alcançou o 3º lugar na classificação geral e alcançou o título de campeã no escalão F40, Carla Henriques, alcançou a 3ª posição no mesmo escalão (F40).
Colectivamente a equipa da Sociedade Columbófila, conquistou o galardão que premeia o 3º lugar da classificação geral.

Regista-se ainda, que neste circuito sprint, Anabela Almeida, Carla Henriques, Catarina Marques, Sandra Ângelo, Luísa Santos, Nélson Heleno, Pedro Cardoso, José Mendes, José Machado, Brian Ferreira, alcançaram os finishers em todas as provas participadas.

Na especialidade de Circuito curto, Catarina Marques, alcançou a 2ª posição na classificação do escalão F40, alcançando com André Santos e José Machado, os finishers da prova.

No Circuito longo, Luís Couto alcançou o 2º lugar na classificação geral conquistando o título de campeã no escalão F40, Gabriela Marques a 2ª posição no escalão F40, Otília Costa a 3ª no escalão F45 e Pedro Cardoso, igualmente o 3º lugar na classificação do escalão M45.

A equipa da Sociedade Columbófila, conquistou o galardão que premeia o 2º lugar da classificação geral, desta competição.

Nesta variante do circuito longo, Gabriela Marques, Otília Costa, Luís Couto, Pedro Cardoso, José Mendes, Nuno Almeida atingiram os finishers, da competição

Por último, no Circuito ultra o atleta José Santos, alcançou o galardão que premeia o 3º lugar no escalão M40.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas – Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Marinha Grande | IMPACTO DA ARTE NA SAÚDE MENTAL EM DEBATE NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 “A arte na mente de Vladimir Rodrigues” é o tema da tertúlia que vai ter lugar no dia 26 de outubro, pelas 16h00, no Museu Joaquim Correia e que visa promover uma reflexão sobre os benefícios da arte na saúde mental.
No âmbito das estratégias de mediação cultural da exposição de curta duração de homenagem póstuma a Vladimir Rodrigues, intitulada "Volódia”, pretende-se refletir sobre a importância da arte para a saúde mental. 
A iniciativa contará com a moderação de Luís do Rosário (familiar de Vladimir) e as intervenções dos oradores: José Carlos Gomes,  coordenador do mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria; João Lázaro, psicólogo clínico, ator e encenador na companhia de teatro Te-ato; e Sónia Santos, artista plástica e amiga de Vladimir.

A entrada é livre e gratuita, sujeita à lotação do espaço.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Barcelos | IPCA e AEB lançam curso gratuito para impulsionar a Transformação Digital nas PMEs

 O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e a Associação Empresarial de Braga (AEB) estão a promover o curso "Transformação Digital para Líderes", dirigido a empresários e gestores de pequenas e médias empresas (PMEs). Esta formação gratuita, integrada no projeto Líder+ Digital, visa capacitar os participantes de competências estratégicas e práticas para implementar processos de transformação digital nas suas organizações.

Num momento em que a modernização tecnológica é um fator crucial para a competitividade das empresas a nível global, e nomeadamente na região do Minho e do Norte de Portugal, este curso foi criado para capacitar os líderes empresariais a enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais digital. A formação foca-se em temas essenciais, como liderança digital, gestão de dados, otimização de processos e implementação de soluções tecnológicas, oferecendo aos participantes as ferramentas necessárias para navegar com sucesso na era da transformação digital.
A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, destaca que “a colaboração entre Instituições de Ensino Superior e o tecido empresarial é fundamental para promover a inovação e o desenvolvimento sustentável. Através do projeto, Transformação Digital para Líderes, pretendemos aproveitar ao máximo, o potencial da transformação digital, promovendo uma maior competitividade e crescimento nas suas empresas.”
Já Daniel Vilaça, Presidente da AEB, salienta que “a transformação digital não é mais uma opção, mas uma necessidade urgente para as empresas que pretendem manter-se competitivas. Este curso surge precisamente para ajudar os líderes empresariais a adquirirem as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios da digitalização."

Flexibilidade para atender às necessidades dos participantes
Para facilitar a participação, o curso será realizado em três horários distintos, garantindo flexibilidade aos gestores com agendas profissionais exigentes. O 1.º grupo terá sessões às segundas e quartas, das 14h30 às 18h30; o 2.º grupo reunirá às segundas, quartas e sextas, das 19h00 às 22h30; e o 3.º grupo terá formação às sextas, das 14h30 às 18h30, e aos sábados, das 09h00 às 13h00.
“Esta formação é uma oportunidade única para os líderes empresariais fortalecerem as suas competências digitais e garantirem que as suas empresas estão preparadas para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução. Com o apoio da AEB e do IPCA, os participantes terão acesso a uma formação personalizada e flexível, capaz de responder às necessidades concretas das empresas da região”, reforçam Daniel Vilaça e Maria José Fernandes.

Inscrições abertas
As candidaturas para o curso já estão abertas e podem ser feitas através do site oficial do projeto (https://lidermaisdigital.pt/cursos/?con=ipca). Esta é uma oportunidade única para os líderes empresariais reforçarem as suas competências digitais e prepararem as suas empresas para crescerem de forma sustentável na era da transformação digital.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Fauna vence 30º CineEco, uma edição marcada pelo lançamento do mercado de filmes

 A 30.ª edição do CineEco marca um momento histórico para o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela. Durante nove dias de programação intensa, o festival destacou-se como um ponto de encontro essencial entre o cinema e as causas ambientais, oferecendo uma programação diversificada e promovendo um espaço de debate e aprendizagem, com a criação de um mercado de filmes, um espaço que conectou alunos de escolas de cinema a produtores experientes. Além de contribuir para a promoção de uma consciência ecológica, o CineEco valorizou a serra da Estrela como um destino ambientalmente sustentável, reforçando o seu compromisso com o cinema ambiental e a reflexão sobre o futuro do planeta ao longo de três décadas.

 

Esta edição consolidou a transformação iniciada no ano passado, que estabeleceu o CineEco como um festival inteiramente dedicado ao cinema, preparando também o caminho para a celebração dos 30 anos de existência em 2025, uma trajetória contínua e ininterrupta desde 1995.

 

A 30.ª edição assinala o nascimento dos Encontros do Mercado, uma iniciativa do CineEco, que é um espaço de encontro e networking entre estudantes e players do mercado cinematográfico português, que procurou aproximar alunos de escolas de cinema com produtores de cinema experientes e que alanca novos projetos lançando bases para novas criações. Os produtores foram muito recetivos aos projetos apresentados pelos alunos e deram contributos valiosos, o que foi uma ótima experiência para os alunos, que saíram com sugestões e recomendações que podem ser decisivas para o desenvolvimento das suas curtas-metragens. Nesta primeira edição do mercado de filmes participaram 6 produtoras, 4 instituições de ensino com 10 filmes/projetos. A iniciativa foi considerada um sucesso e há intenção clara de se avançar para uma segunda edição.

 

“Uma oportunidade muito interessante que o CineEco proporciona a estes alunos e sobre isso não tenho dúvida nenhuma, é mesmo muito interessante eles poderem serem confrontados com as pessoas do meio. Serem confrontados por profissionais do meio a ajudar a encontrar o caminho… altamente benéfico no desenvolvimento dos trabalhos deles… espero que a iniciativa se possa manter”

Bando à Parte – Rodrigo Areias

 

“Encontros muito profícuos, uma forma de conhecer novos projetos, novos olhares, entender quais são as inquietações das pessoas que ainda estão estudando e entrando no mercado… acredito na ideia de descentralização do cinema… são conversas que podemos ter uns com os outros .”

Deserto Vermelho – Pedro Neves

 

A contribuição para um desenvolvimento de uma consciência ecológica mais profunda é um dos pilares do festival e o CineEco reforça esse papel junto das camadas mais jovens, com a participação dos jovens estudantes nas sessões dos filmes em competição.

 

O festival serve como um espaço de reflexão e debate sobre as temáticas ambientais, não apenas entre cineastas e produtores, mas também entre investigadores, estudantes e o público em geral. O festival continua a aproximar públicos distintos: a comunidade local, que tem a oportunidade de assistir a obras além do circuito comercial, e visitantes de fora, interessados em filmes de temática ambiental e em explorar a serra da Estrela. Esta edição celebrou a convergência de diferentes gerações e sensibilidades ao longo de sessões competitivas, exibições especiais, ciclos expositivos, concertos, debates e passeios.

 

Este ano marcaram presença no CineEco 15 diretores, além de uma série de outras pessoas ligadas aos filmes em exibição e demais atividades da programação.

 

Os vencedores da 30.ª edição já são conhecidos, uma edição que exibiu 64 obras cinematográficas de 27 países, selecionadas entre cerca de 1800 filmes submetidos à competição.

 

O Longa Internacional Fauna dirigido por Pau Faus (Espanha) é o grande vencedor do “Grande Prêmio Meio Ambiente” do CineEco 2024 . Esta obra cinematográfica, seleção oficial do festival Visions du Réel 2023 e premiada nos festivais de Toulouse e Guadalajara 2023, mostra um combate entre dois mundos, um verdejante e rural e outro que se quer estéril e tecnológico, que dependem intrinsecamente um do outro, num balanço aparentemente impossível de alcançar. Uma janela que, embora se queira lacrada, parece cada vez mais empurrar o mundo exterior que a encerra.

 

O “Prêmio Curta e Média Metragem Internacional” foi entregue a Magnífica: Kutsumaton Vieras de Ville Koskinen (Finlândia) , filme-documentário acerca da coexistência entre veranistas finlandeses e um visitante inesperado de nome Pectinatella Magnifica – é alguma coisa e há grandes quantidades dela. A chegada de manchas viscosas e verdes a um ambiente seguro e familiar traz sensações desconfortáveis ​​para a comunidade comodista de classe média.

 

O Longa-Metragem em Língua Portuguesa Sem Coração de Nara Normande e Tião conquistou o “Prêmio Camacho Costa” . O filme retrata o verão de 1996 na costa nordeste do Brasil, onde Tamara se prepara para deixar a vila de pescadores para estudar em Brasília. O filme integrou a seleção oficial da mostra Orizzonti no Festival de Veneza 2023 e obteve o prêmio de melhor filme brasileiro na Mostra de Cinema de São Paulo 2023.

 

O “Prémio Curta-Metragem em Língua Portuguesa” foi atribuído a Percebes , de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves , vencedora também do Crystal Award de melhor curta no Festival de Animação de Annecy 2024. Com o mar e um Algarve urbano como pano de fundo, seguimos um ciclo completo da vida de um molusco especial chamado PERCEBES. No percurso de sua formação até o prato, cruzamos diferentes contextos que nos permitem entender melhor essa região e aqueles que nela habitam.

 

The Bio Estrela Project de Oliver Couch recebeu o “Prêmio Panorama Regional” , que aborda o peso da ameaça dos incêndios florestais na destruição de uma das últimas regiões naturais de Portugal, a serra da Estrela. Se os incêndios continuarem, Portugal perderá mais do que as árvores queimadas. Perderá as gerações da história e da tradição mantidas vivas nas comunidades agrícolas e nas vilas que subsistem e vivem das florestas.

 

Por fim, destacamos o vencedor do “Prêmio Juventude Longa-Metragem Internacional”, o documentário Common Ground , de Joshua Tickell e Rebecca Harrell Tickell (EUA) . Também premiado no Festival de Tribeca 2023, conta a história dos pioneiros da agricultura regenerativa, com participações de Jason Momoa, Laura Dern, Rosario Dawson, Donald Glover, Woody Harrelson e Ian Somerhalder.

 

Nesta 30ª edição do CineEco, entre os dias 10 e 18 de outubro, mais de 3500 espectadores passaram pelas salas do Festival com a importante colaboração dos padrinhos e madrinhas.

 

Este ano, mais uma vez, houve uma série de atividades paralelas no CineEco como os Encontros no Mercado, Conversas no Jardim, a inauguração do novo espaço de exibição de filmes Videoarte, as Exposições O Estado da ÁguaPlastic Bitch e Line.

 

Como é habitual, o festival mantém-se vivo ao longo de todo o ano e vai continuar com uma diversa rede de extensões por todo o país, em cineclubes, associações, teatros, universidades e auditórios, proporcionando ao público filmes desta temática, constituindo-se como um dos muitos fatores diferenciadores do festival.

 

O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela é um dos festivais de cinema ambiental mais antigos do mundo, que acontece em Seia, anualmente em outubro e de forma ininterrupta, desde 1995, por iniciativa do Município de Seia. O CineEco oferece ao público em geral um cinema de qualidade e cinematografias pouco conhecidas e alternativas em relação ao mercado tradicional. Em todas as edições e em todas as seções ou atividades a entrada é gratuita, prestando um serviço público.

 

Através das experiências multiculturais, o CineEco ajuda a descrever e compor um panorama do pensamento mundial atual sobre estas questões e proporciona aos espetadores momentos de conhecimento e reflexão, com a ambição de gerar comportamentos transformadores e de participação, contribuindo para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e valorização do território e enriquecimento do conhecimento ambiental e cinematográfico.

 

O festival é organizado pelo Município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas. Conta ainda com a Lipor como patrocinador principal e com o apoio financeiro da DGArtes. A curadoria do CineEco é de Cláudia Marques Santos, Daniel Oliveira e Tiago Fernandes Alves.

 

VENCEDORES CINEECO 2024

 

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS-METRAGENS (> 60′)

Grande Prêmio Meio Ambiente | Câmara Municipal de Seia

FAUNA, Pau Faus, Espanha, Documentário, 2023, 74'

Menção Honrosa

GERLACH, Aliona van der Horst e Luuk Bouwman, Países Baixos, Documentário, 2023, 77’

Prémio Antropologia Ambiental

BOTTLEMEN, Nemanja Vojinović, Sérvia, Documentário, 2023, 84'’

 

COMPETIÇÃO DE LONGAS EM LÍNGUA PORTUGUESA

Prêmio Camacho Costa | Lipor

SEM CORAÇÃO, Nara Normande e Tião, Brasil, França e Itália, Ficção, 2023, 93’

Menção Honrosa

PROCURANDO A ESTRELA (A Shepherd's Tale), Carlos Martínez-Peñalver Mas, Portugal, Documentário, 2023, 77'

 

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE CURTAS E MÉDIAS-METRAGENS

Prêmio Curta e Média-Metragem Internacional | Turistrela

MAGNIFICA: KUTSUMATON VIERAS (Magnifica: Passive Intruder), Ville Koskinen, Finlândia, Documentário, 2024, 20’

Menção Honrosa

STRATA INCOGNITA, Romea Muryń, Francisco Lobo, Amaia Sánchez-Velasco e Jorge Valiente Oriol, Portugal e Espanha, Documentário, Experimental, 2023, 16'

A POIL!, Audrey Clemens, França, Documentário, Experimental, 2024, 17’32’’

Prêmio Curta-Metragem de Animação

THE WAITING, Voker Schlecht, Alemanha, Animação, 2023, 15’

 

COMPETIÇÃO DE CURTAS E MÉDIAS-METRAGENS EM LÍNGUA PORTUGUESA

Prêmio Curta e Média-Metragem em Língua Portuguesa

PERCEBES, Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, Portugal e França, Animação, 2024, 11'30''

Menção Honrosa

NOTURNO PARA UMA FLORESTA, Catarina Vasconcelos, Portugal, Ficção, Experimental, 2023, 16'

Prêmio Educação Ambiental | Rotary Club de Seia

ERVILHA, Teresa Mendonça, Portugal, Documentário, 2023, 11'53''

 

COMPETIÇÃO PANORAMA REGIONAL

Prêmio Panorama Regional | Casa da PassarelLa

O PROJETO BIO ESTRELA, Oliver Couch, Portugal, Documentário, 2023, 8'58''

Menção Honrosa 

ARTS 4 PEOPLE AND EARTH, António Lopes, João Dias, Maria Barroco, Leonor Barroco, Nuno Vicente e Pushkhy, Portugal, Experimental, 2023, 57'

 

PRÊMIOS ESPECIAIS | TODAS AS SEÇÕES

Prêmio Valor da Água

DES RIVES (Banks), David Sanchez, Canadá, Documentário, 2023, 26’

 

JUVENTUDE

Prêmio da Juventude Longa-Metragem Internacional

COMMON GROUND, Joshua Tickell e Rebecca Harrell Tickell, Estados Unidos da América, Documentário, 2023, 105’

Prêmio da Juventude Curta e Média-Metragem Internacional

No 8º Dia, Agathe Sénéchal, Alicia Massez, Elise Debruyne, Flavie Carin e Théo Duhautois, França, Animação, 2023, 8'

Prêmio da Juventude Longa-Metragem em Língua Portuguesa

O MELHOR DOS MUNDOS, Rita Nunes, Portugal, Ficção, 2024, 74'

Prêmio Juventude Curta e Média-Metragem em Língua Portuguesa

LITORAL (Coast), Francisco Dias, Portugal, Ficção, 2023, 13'09''

Prêmio da Juventude Panorama Regional

5861, Ivo Abalroado, Portugal, Documentário, 2023, 17'29''


*Raquel Lains

www.cineeco.pt

www.facebook.com/CineEcoSeia (@CineEcoSeia)

www.youtube.com/channel/UC9dpFGeXXwOxg3H-jiNaMZA

www.instagram.com/cineeco/

https://twitter.com/CineEco