quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

EUA expulsam 35 diplomatas russos

Resultado de imagem para EUA expulsam 35 diplomatas russos
Os Estados Unidos aplicaram sanções a cinco entidades e quatro cidadãos russos. Entre os organismos castigados estão duas agências russas de informações. 35 diplomatas russos deverão ser expulsos.
É uma retaliação pela alegada intervenção da Rússia nas ultimas eleições americanas. Mas Obama avisa que "estas ações não são a totalidade da nossa resposta às atividades agressivas da Rússia".
Algumas dessas ações diz Obama, "não serão publicitadas".
O Presidente dos Estados Unidos afirmou esta tarde que todos os americanos devem "estar alarmados com a atividade russa". Garantiu também que o roubo de dados informáticos, antes das eleições, e a sua divulgação só podem ter sido orquestrados pelos níveis mais altos do governo de Moscovo.
Para além das sanções aplicadas ao FSB e GRU, dois serviços de informações russos, uma fonte da Casa Branca citada pela agência Reuters adianta ainda que foi dada ordem de expulsão a 35 diplomatas russos.
"Estas ações seguem-se a repetidos avisos privados e públicos feitos ao Governo russo e são uma resposta necessária e apropriada a esforços para lesar interesses norte-americanos, em violação das normas de comportamento internacional estabelecidas", precisou Obama.
Entre os castigos anunciados está o encerramento de dois edifícios em Nova Iorque e e Maryland que os Estados Unidos dizem serem utilizados para "objetivos relacionados com os serviços secretos".
Nos próximos dias, a administração Obama promete enviar para o congresso um relatório sobre as tentativas russas para interferir nas ultimas eleições presidenciais.
TSF 
Foto:Sputnik Brasil

FELIZ ANO NOVO


Durante este ano você foi um amigo, um companheiro que acreditou no nosso trabalho e nos presenteou com a sua confiança.
Feliz Ano Novo.

Rui Martins / Luís Mendes
Gestores de Seguros
Loja 1: Estrada de Benfica 230C,        1500-095 Lisboa    Tel: 217781175 / Tlm917355208   
Loja 2: Lg. Casal Vistoso, 2B Loja 8,   1900-142 Lisboa    Tel: 214006041 / Tlm: 925275983   
E-mail:   ruimartins@momentoinevitavel.pt        Url:   www.momentoinevitavel.pt
Logo 000

Aprender a partilhar: Donativos de alunos para cabazes solidários

Uma campanha solidária desenvolvida nas escolas culminou com a entrega de cabazes a 40 famílias carenciadas do concelho de Estarreja, tornando o seu Natal mais feliz. 


No âmbito do programa “A Escola vai ao Pai Natal”, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, a campanha de recolha de bens alimentares realizou-se durante o mês de dezembro nas escolas do concelho, tendo sido uma vez mais lançado o apelo aos alunos para que contribuíssem com géneros alimentícios para entregar a quem vive maiores dificuldades. Com os alimentos recolhidos nas escolas foi possível criar 40 cabazes que foram entregues no passado dia 22 de dezembro, no Edifício do Ciclo Criativo, a 40 famílias e desta forma garantir apoio a um total de 140 pessoas. Para a sinalização dos agregados familiares, a autarquia contou com a colaboração das técnicas de atendimento e acompanhamento social que atuam no terreno.

Tendo havido este ano excedente de alimentos que não possibilitou a constituição de mais cabazes, a autarquia entregou estes donativos às duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (Santa Casa da Misericórdia de Estarreja e Centro Paroquial de Assistência à Freguesia de Pardilhó), que têm em funcionamento a resposta “Cantina Social”, que permite confecionar refeições para famílias com dificuldades económicas e em situação de vulnerabilidade social.

Campanha do Rotary Kids apoiou mais 14 famílias

Também na semana que antecedeu o Natal, o Rotary Kids de Estarreja ofereceu 14 cabazes a famílias com processos de promoção e proteção instaurados na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, numa iniciativa realizada em parceria pelas duas entidades. A entrega decorreu na sede do Rotary Clube de Estarreja (antiga Escola Conde Ferreira) no dia 21 de dezembro.

O Vereador dos Pelouros de Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, esteve presente nas duas sessões de entrega de cabazes e valorizou “o trabalho feito em rede ao nível da Rede Social de Estarreja”, que possibilita respostas concertadas. Sublinhou ainda que “os valores da solidariedade e da partilha são fundamentais no processo formativo”, mostrando-se orgulhoso com os alunos que desta maneira deram um “contributo indispensável” para tornar “mais confortável o Natal destas famílias que passam por dificuldades”. “Um gesto solidário dos mais novos” que leva a acreditar num futuro melhor. 

Câmara Municipal organiza sessão de esclarecimento sobre as Áreas de Reabilitação Urbana no Concelho

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai organizar, no próximo dia 6 de janeiro, sextafeira, pelas 17h00, uma sessão de esclarecimento sobre as Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) de Angeja e da Área Central da Cidade. A participação é gratuita e não carece de inscrição prévia.

  A ação terá lugar no auditório da Incubadora de Empresas e abordará os procedimentos que as empresas ou particulares deverão ter em conta para usufruir de vários benefícios fiscais e redução de impostos. Para esclarecer os participantes estarão presentes representantes da Autoridade Tributária e do Município de Albergaria-a-Velha.

Uma ARU é uma área territorialmente delimitada que, em virtude da insuficiência, degradação ou obsolescência dos edifícios, das infraestruturas, dos equipamentos e dos espaços urbanos e verdes de utilização coletiva, justifique uma intervenção integrada através de uma operação de reabilitação urbana aprovada em instrumento próprio ou em plano de pormenor de reabilitação urbana. Com a aprovação da delimitação da ARU, os proprietários que promovam obras de reabilitação urbana nos imóveis nela compreendidos passam a poder candidatar-se a diversos apoios e incentivos fiscais e financeiros.

 Entre os vários benefícios fiscais contemplados destaca-se a isenção do pagamento do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) pelo período de três ou cinco anos, a redução do IVA, de 23 para 6 por cento, nas empreitadas de reabilitação urbana e, em sede de IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares) e de IRC (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas), os munícipes podem beneficiar de uma dedução à coleta até ao limite de 500 euros e 30 por cento dos encargos suportados na reabilitação

As normas de incentivos e benefícios fiscais das Áreas de Reabilitação Urbana de Angeja e de Albergaria-a-Velha foram aprovadas em sessão da Assembleia Municipal em fevereiro de 2015. As ARU têm como objetivo principal a criação de condições de atração e fixação de população e de atividades de comércio e serviços. A Autarquia procede a intervenções de recuperação do espaço público e concede aos privados um conjunto de incentivos e benefícios para que procedam à recuperação do seu património. 

Toda a verdade sobre Fátima, no ano do centenário das aparições


Há cem anos três crianças iletradas de uma remota aldeia no centro de Portugal viraram o mundo do avesso ao dizer que tinham assistido e conversado com a Virgem Maria, junto de uma oliveira, no meio do campo. O que podia ter sido encarado como mera brincadeira de miúdos, ganhou proporções tais que Fátima é, hoje, o terceiro local de peregrinação cristã mais visitado do mundo. Porquê? Essa foi a razão que motivou a pesquisa e investigação do jornalista irlandês residente em Portugal há vários anos, Len Port, que deu origem a Fátima – Milagre, Ilusão ou Fraude?, uma edição revista e aumentada de O Fenómeno de Fátima (2010), que chega às livrarias a 4 de Janeiro, com o cunho do Clube do Livro SIC.
Antecipando a visita do Papa Francisco aquando do centenário das aparições aos, a partir de então nomeados, Três Pastorinhos, Fátima – Milagre, Ilusão ou Fraude? reúne tudo o que sempre quis saber sobre este fenómeno. Este é um livro intenso e polémico, destinado a informar e provocar mentes abertas e curiosas. Sem tabus, Len Port foi à procura de respostas que expliquem Fátima, uma história que tem estado, desde o início, mergulhada em controvérsia. Este é o livro que abre uma nova luz nas discussões que antagonizam crentes e não crentes. Numa recolha de dados e opiniões de pessoas envolvidas na história e de especialistas que se debruçaram sobre o tema, Fátima – Milagre, Ilusão ou Fraude? é o livro que responde às questões mais inquietantes em torno daquele que é o fenómeno português mais conhecido em todo o mundo.

Fátima – Milagre, Ilusão ou Fraude?
Len Port
15x23
256 páginas
16,00 €
Não Ficção/Religião
Nas livrarias a 4 de Janeiro
Guerra e Paz Editores | Clube do Livro SIC



R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal

Diogo Piçarra promove obra de Fernando Pessoa junto de estudantes Albergarienses

O músico Diogo Piçarra, que se tornou conhecido do público ao vencer a edição de 2012 do programa “Ídolos”, vai estar no Cineteatro Alba nos dias 4 e 5 de janeiro para apresentar o novo projeto à volta dos poemas de Fernando Pessoa. “Diogo Piçarra em Pessoa” é dirigido aos alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário e está integrado no Programa Municipal de Educação 2016-2017 e no plano anual de atividades da Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha.

  “Diogo Piçarra em Pessoa” é um teatro musicado que parte do livro que Diogo Piçarra escreveu, inspirando-se na obra de um dos mais aclamados poetas portugueses. Numa procura incessante de auto e heteroconhecimento, Diogo Piçarra encontra-se com Fernando Pessoa, selecionando e reconstruindo 20 poemas e revisitando a sua heteronímia – Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis.

Tal como o poeta, o músico parte das suas próprias vivências e torna-se plural, recontando as histórias de vida de Luna Thea, Walter Ego e Ingenuo Garcia. Ao longo do livro, os heterónimos de Piçarro confrontam-se com os de Pessoa, do qual resultam diálogos estimulantes, que visam auxiliar os alunos na análise da obra de Fernando Pessoa.

  A Câmara Municipal vai organizar quatro sessões de “Diogo Piçarra em Pessoa” ao longo dos dois dias, envolvendo os 1897 alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário dos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e da Branca, do Conservatório de Música da Jobra e do Colégio de Albergaria. O livro “Diogo Piçarra em Pessoa” estará à venda durante as apresentações no Cineteatro Alba por 10 euros, havendo uma sessão de autógrafos no final.

Diogo Piçarra nasceu em Faro e é cantor, músico, produtor, escritor e artista. Em 2007 funda a primeira banda, “Fora de Bóia”, onde compõe, canta e toca guitarra. Na procura do reconhecimento, concorre a várias audições de caça-talentos, como o Ídolos 2009 ou a Operação Triunfo 2010, mas sem resultados positivos. Em 2011 começa a publicar os seus vídeos de música na Internet e nas redes sociais e ganha alguma notoriedade. No ano seguinte, concorre, de novo, ao programa Ídolos e acaba por vencer o concurso. Em 2015 é editado o álbum de estreia "Espelho", que atinge o galardão de Disco de Ouro e é considerado o melhor álbum de 2016 pelo Trend Music Awards. 

Colheita de sangue a realizar no dia 30 Dezembro no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro



OPosto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. Mais informações no site www.adasca.pt

A última sessão de colheitas de sangue do ano de 2016  a realizar pela ADASCA vai decorrer no Dia 30 de Dezembro entre as 9 horas e as 13 horas, sendo esta a uma sexta-feira no sentido de facilitar os dadores que pretendam viajar para as suas localidades por motivos de Passagem de Ano.

O Mapa de Brigadas para o ano de 2017, está disponível no site indicado acima, podendo ser impresso, ou, pedido junto da Sede da Associação.

Aconselha.se os dadores a regularizarem a situação para efeitos de isenção das taxas moderadoras nos Centros de Saúde, e nos Hospitais públicos, onde foi reposta a partir do dia 30 de Março do ano em curso.


J. Carlos

EUA expulsam 35 diplomatas russos do país

Os EUA expulsaram, esta quinta-feira, 35 diplomatas russos do país, na sequência dos ataques informáticos que a Casa Branca acredita terem influenciado o resultados das eleições presidenciais.

Os 35 diplomatas russos trabalhavam nas embaixada em Washington e no consulado em São Francisco, tendo agora 72 horas para abandonar o país com as suas famílias.


Fonte: JN


Acham mesmo que Paulo Macedo é competente?

É DE LER...
Pedro Tadeu

Paulo Macedo recebe geralmente elogios por ser uma pessoa competente. A generalidade dos opinadores concretiza essa apreciação com dois exemplos: o trabalho como diretor-geral dos impostos e, posteriormente, a gestão da pasta da Saúde como ministro de Passos Coelho.
Quem sou eu para duvidar de tão doutos pareceres?... Ninguém.
Não sendo capaz, portanto, de negar a capacidade de Paulo Macedo em atingir resultados não consigo esquecer, porém, os caminhos que o levaram a ter, desse ponto de vista numérico, sucesso.
O comando de Paulo Macedo nos Impostos criou um sistema em que o contribuinte sob suspeita tem, muitas vezes, de provar a sua inocência, mesmo se o fisco não o conseguir. Esta inversão de ónus da prova - que na justiça tem sido, até agora, inaceitável - é dramática para quem não tem recursos para pagar a fiscalistas e advogados. O contribuinte com poucos rendimentos ou sem capacidade para compreender a informação opaca enviada pelas repartições de Finanças fica sem meios de defesa, abdica e acaba por pagar multas e coimas, mesmo se o fisco não tiver razão. O rico, mesmo se estiver em falta, protela, litiga e, no mínimo, negoceia um acordo mais barato.
Paulo Macedo tornou a cobrança fiscal mais eficaz, é verdade, mas também mais injusta - e o exemplo e o sistema lançados por ele acabaram por abrir caminho para os seus herdeiros no posto, frequentemente, decidirem executar penhoras de casas de gente pobre com dívidas de apenas algumas centenas de euros e a colocarem funcionários do Estado a cobrar dívidas de empresas privadas!
Na Saúde esta competência tornou mais difícil o acesso a inúmeros tratamentos no serviço público que antes se faziam com facilidade, deixou que se degradassem gravemente muitas assistências hospitalares e chegou ao ponto de ser confrontado, na Assembleia da República, por um doente com hepatite C que lhe gritou, olhos nos olhos e frente às câmaras de televisão, "senhor ministro, não me deixe morrer!"... E só assim resolveu, em 24 horas, o problema, que arrastou seis meses, da comparticipação de um novo medicamento curativo daquela doença. Nesse período perdeu-se, pelo menos, uma vida.
Paulo Macedo será muito competente a obter resultados mensuráveis e demonstrou ter capacidade política para amortecer resistências corporativas às mudanças mas, por este historial que, repito, não consigo esquecer, parece ser uma pessoa incompetente em incorporar nos objetivos da sua folha Excel as dificuldades reais das pessoas comuns.
É esta incompetência que, agora, vai gerir a Caixa Geral de Depósitos, um banco público que deveria ter como prioridade ajudar as pessoas comuns... Tem tudo para correr mal.

Fonte:DN/Opinião

Enviado por António Alves Ribeiro

A anedota portuguesa

      ÀS PORTAS DE 2017... FAÇAM O  FAVOR DE SEREM FELIZES...


COMO CHEGOU
Imagem relacionada
A ANEDOTA em que se tornou esta República de INCOMPETENTES:
 
-Uma adolescente de 16 anos pode fazer um aborto mas não pode votar.
 
- Um jovem de 18 anos recebe 200 € do Estado para não trabalhar; um idoso recebe de reforma 236 € depois de trabalhar toda a vida .
 
-Um marido oferece um anel à sua mulher e tem de declarar a doação ao fisco.
 
-O fisco penhora indevidamente o salário de um trabalhador e demora 3 anos a corrigir o erro.
 
-Nas zonas urbanas mais problemáticas existe 1 polícia para cada 2000 habitantes; o Governo diz que não precisa de mais polícias.
 
-Um professor é sovado por um aluno e o Governo diz que a culpa é das causas sociais.
 
-O café fechou porque não tinha WC para homens, mulheres e empregados. No Fórum Montijo o WC da Pizza Hut fica a 100 mts e não tem local para lavar mãos.
 
- O governo incentiva as pessoas a procurarem energias alternativas ao petróleo e depois multa quem coloca óleo vegetal nos carros porque não paga ISP (Imposto sobre produtos petrolíferos).
 
- Nas prisões são distribuídas seringas por causa do HIV, mas é proibido consumir droga nas prisões!
 
- Um jovem de 14 mata um adulto, não tem idade para ir a tribunal. Um jovem de 15 leva um chapada do pai, por ter roubado dinheiro para droga,  é violência doméstica!
 
- Os militares que combateram em África a mando do governo da época na defesa de território nacional não lhes é reconhecido nenhuma causa nem direito de guerra, mas o primeiro-ministro elogia as tropas que estão em defesa da pátria no KOSOVO, AFEGANISTÃO E IRAQUE.
 
- Começas a descontar em Janeiro o IRS e só vais reaver o excesso em Agosto do ano que vem; não pagas às finanças a tempo e horas e passado um dia já estás a pagar juros.
 
- Fechas a janela da tua varanda e estás a fazer uma obra ilegal, constrói-se um bairro de lata e ninguém vê.
 
- Se o teu filho não tem cabeça para a escola e com 14 anos o pões a trabalhar contigo num ofício respeitável, é exploração do trabalho infantil, se és artista e o teu filho com 7 anos participa em gravações de telenovelas 8 horas por dia ou mais, a criança tem muito talento, sai ao pai ou à mãe!
 
-Numa farmácia pagas 0.50€ por uma seringa que se usa para dar um medicamento a uma criança. Se fosse drogado, não pagava nada!
 Resultado de imagem para anedota portuguesa
Obrigado Portugal.
Estamos orgulhosos.


Enviado por António Alves Ribeiro

 Comentário: não deixa de ser curiosa esta comparação /reflexão.

J. Carlos

Fibromialgia oficialmente considerada como doença

A Direção-Geral da Saúde publicou a norma para a fibromialgia, que passa a reconhecer oficialmente a doença, que atinge mais de 300 mil pessoas.Resultado de imagem para Fibromialgia oficialmente considerada como doença
"Isto é muito importante, é um passo de gigante para mais de 300 mil doentes", porque significa que "finalmente a fibromialgia está oficialmente reconhecida como uma patologia", disse Fernanda Margarida Neves de Sá, presidente da Associação Portuguesa de Doentes com Fibromialgia.
Na norma, publicada na terça-feira, estão inseridos "todos os pontos de diagnóstico, a forma como os doentes devem ser diagnosticados, acompanhados, e as bases científicas que levaram a DGS a elaborar esta norma", com obrigatoriedade de cumprimento, explicou a responsável.


Agora, a norma vai ser enviada para "todos os centros de saúde, para todos os centros hospitalares" e todos os profissionais de saúde vão ter que a seguir.
A partir de agora, quando um médico dizer que a fibromialgia não existe, o doente pode fazer participação à DGS, porque "é o incumprimento de algo que é obrigatório", alertou a presidente da associação.
Por outro lado, adiantou, o Ministério da Saúde estava a aguardar por esta norma para prosseguir o processo de "aceitação da resolução aprovada pela Assembleia da República", e publicada em "Diário da República" em julho de 2015, que recomenda ao Governo a implementação de medidas pelo reconhecimento e proteção das pessoas com fibromialgia.
As estimativas apontam para que a fibromialgia possa atingir cerca de 2% da população adulta portuguesa, sendo que as mulheres são cinco a nove vezes mais afetadas do que os homens por esta doença que se inicia, em regra entre os 20 e os 50 anos.
Fonte: JN
Foto: Diário de Noticias

______________________________________________

A1 com maior aumento de portagens em 2017 de 35 cêntimos

A autoestrada Lisboa-Porto vai ficar 35 cêntimos mais cara em 2017 para a classe 1, o que faz da A1 o percurso com o maior aumento das portagens, seguida pela A2 Lisboa-Algarve que sobe 25 cêntimos.Resultado de imagem para A1 com maior aumento de portagens em 2017 de 35 cêntimos

Em terceiro lugar, com um aumento de 15 cêntimos, aparece a A22, conhecida como Via do Infante, no Algarve, que passa a custar 8,7 euros.
á a viagem Lisboa-Porto, na autoestrada A1, passará a custar 21,60 euros e a Lisboa-Algarve na A2 20,45 euros, com o novo tarifário das autoestradas que entra em vigor a 01 de janeiro, atualizado com base na variação de preços ao consumidor.
A atualização abrange 22% das portagens e será de cinco cêntimos na generalidade das taxas de Classe 1, sendo de dez cêntimos num número reduzido de situações e em 78% dos casos não haverá qualquer acréscimo de preço, segundo anunciou o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.
As portagens das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, em Lisboa, terão um aumento que varia entre os 5 (classe 1, em ambas as pontes) e os 15 cêntimos (classe 4, na Vasco da Gama).
Assim, no próximo ano, os utentes com veículos de classe 1 vão passar a pagar 1,75 euros para atravessar a ponte 25 de Abril e 2,75 euros na ponte Vasco da Gama.
Também a Brisa Concessão Rodoviária (BCR) destaca que "para a maioria dos principais percursos, o impacto das atualizações é mínimo, e que nas entradas dos grandes centros urbanos (Lisboa e Porto) não há aumentos", como é o caso da A5 Lisboa-Cascais e da A9 (Crel).
O índice de preços ao consumidor de outubro, excluindo habitação, que serve de referência à atualização anual das portagens, foi de 0,84%, sendo essa a proposta que as concessionárias de autoestradas terão feito ao Governo.
O método de atualização das portagens inclui um mecanismo de arredondamento das taxas para o múltiplo de cinco cêntimos mais próximo. Ou seja, se os aumentos forem inferiores a 2,5 cêntimos, a portagem manter-se-á inalterada. No entanto, se o aumento for superior a 2,5 cêntimos, há um arredondamento automático para cinco cêntimos.
Em 2016, a atualização nas taxas de portagem das autoestradas nacionais tinha abrangido apenas 10% dos troços das vias onde há cobrança aos utilizadores e numa atualização de apenas cinco cêntimos.
Fonte: Lusa


Ordem quer nutricionistas a tratar das ementas escolares

A Ordem dos Nutricionistas quer que o Governo contrate nutricionistas que fiquem responsáveis pelas ementas das cantinas escolares e garantam a saúde dos jovens.
A poucos dias do novo ano, a Ordem dos Nutricionistas anuncia como uma das suas prioridades para 2017 a luta por uma alimentação escolar de qualidade, que acredita que poderá ser assegurada por nutricionistas.
Em comunicado enviado à Lusa, a Ordem quer que o Governo cumpra "os requisitos de contratação de nutricionistas, pelas Direções de Serviço Regionais de Educação, que supervisionem e orientem a elaboração das ementas de cantinas escolares de acordo com os princípios de uma alimentação saudável e equilibrada".
Uma das razões para esta exigência prende-se com as recentes notícias de problemas detetados nas cantinas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que instaurou 28 processos e suspendeu a atividade de uma cantina escolar.
Além disso, a Ordem recorda um estudo de 2014 da Direção-Geral Saúde que indica que 45,8% das famílias teve algum tipo de dificuldade no acesso aos alimentos, sendo que entre estes agregados familiares foi admitido que as crianças estiveram sujeitas a redução da ingestão de alimentos.
A Ordem alerta ainda para o aumento progressivo da obesidade e de doenças associadas entre os jovens: atualmente, metade da população tem excesso de peso ou obesidade, sendo que "há uma crescente incidência destes fatores entre os jovens".
Perante este cenário, a Ordem entende que as autoridades deveriam estar alerta para a importância da qualidade nutricional das refeições servidas nas cantinas escolares e da educação para hábitos alimentares saudáveis entre as gerações mais novas de portugueses.
No entanto, a Ordem considera que o Ministério da Educação não estará muito preocupado, tendo em conta as recentes notícias da deteção pela ASAE de incumprimentos de regras básicas de funcionamento em diversas cantinas escolares.
"A Ordem dos Nutricionistas pretende, desta forma, contribuir para a implementação de uma oferta alimentar saudável nas escolas portuguesas que, apesar de estar prevista e regulamentada pelo Ministério da Educação, tarda em ser implementada de forma eficaz", defende.
Fonte: JN/Lusa
Foto: Leonel de Castro/Global Imagens

Hora de Fecho: O dia em que os judeus foram expulsos de Portugal

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Faz 520 anos que D. Manuel I assinou o édito de expulsão dos judeus, uma condição imposta por Espanha para que casasse com D. Isabel. Milhares tiveram de escolher entre a expulsão ou a conversão.
Mário Soares continua em coma profundo, e o seu estado de saúde tem registado um "progressivo agravamento". A informação foi dada esta manhã pelo porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata.
As crianças entre os quatro e os 12 anos vão ter um passe gratuito e o passe sénior vai passar a custar 15 euros, a partir de 1 de fevereiro. O anúncio foi feito por Fernando Medina, na TSF.
Em 2017, quatro universidades privadas vão fechar portas por falta de alunos e de verbas. Outras 21 continuam a ser avaliadas pela DGES e também estão em risco de fechar, noticia o jornal i.
Bruno de Carvalho anunciou esta quinta-feira a sua recandidatura à presidência do Sporting. O anúncio foi feito através do Facebook.
O treinador do Sporting confirmou, esta quinta-feira, que o lateral direito está em negociações com outro clube. Jesus dispensou-o para o jogo de sexta-feira contra o Varzim.
Presidente dos autarcas do PSD defende que transferência antecipada de meio milhão de euros do Governo a quatro câmaras do PS "pode indicar batotas eleitorais" e apela à intervenção de Marcelo.
Hugo Suíssas já nos tinha mostrado a simetria de Lisboa. Agora quer mostrar-nos o que lhe vai dentro da cabeça, desde um ananás gigante a espelhos de rua. Pelo meio há uns valentes torcicolos.
Casacos bombers, ténis e vestidos sem ombros foram três das peças mais desejadas nos últimos 12 meses. Reunimos sugestões de compras para usar as grandes tendências de 2016 antes que desapareçam.
A Kodak acaba de apresentar o seu primeiro smartphone e a Havaianas dá as boas vindas ao ano novo com um par de chinelos a chamar o verão. Esta e outras 4 novidades no regresso do "vimos e gostámos".
O número de artistas que morreram ao longo deste ano é tal que muitos fãs têm sentido a necessidade de tomar medidas drásticas. Até já há uma petição para salvar Betty White das garras de 2016. 
Opinião

Helena Garrido
Para o bem de Portugal, da democracia portuguesa, temos apenas de desejar que o ano de 2017 seja isento de tempestades financeiras que destruam a prosperidade ilusória criada em 2016.

Paulo Tunhas
Um dos meu desejos para 2017 é que o Presidente refreie a sua vocação para Oliveira da Figueira dos afectos, vendendo toda a espécie de coisas inúteis. O país não deve ser uma indesligável TV Marcelo.

Maria João Avillez
Da ilha que era tua, partiste sem pré aviso à beira desse Atlântico que adoravas. Mas nem eu nem nenhum dos que lá estavam em Alfama, na Igreja de Santo Estevão, te deixaremos morrer, José Pracana.

Luís Aguiar-Conraria
Agora todos fazem parte da classe média (eventualmente, classe média-alta). Ou seja, chama-se classe média à elite que nos governa. É neste mundo que vive grande parte dos opinion makers portugueses.

Maria João Marques
Só nos resta aguardar pela publicação no site da Presidência da nota congratulatória de Marcelo Rebelo de Sousa pelo regresso das andorinhas na primavera, pois estas não são menos que George Michael. 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa