sexta-feira, 1 de julho de 2016

A UE está falida e, por isso, sua estrutura administrativa irá passar por uma mudança radical"

A verdadeira razão para o problema em curso na União Europeia, incluindo a recente votação pelo povo britânico para sair do bloco, é que a UE está falida. Numa retrospectiva, sabemos que a falência da União Soviética foi a verdadeira razão do Pacto de Varsóvia se desfazer, com a Polônia agindo como o primeiro dominó. Pela mesma razão, podemos prever que a Inglaterra foi o primeiro dominó do colapso da União Europeia.

A opinião de consenso emergente é, como analistas do Pentágono colocaram. O "Brexit pode levar ao Frexit (saída francesa), o colapso dos bancos, o populismo, nacionalismo e antiglobalismo."Esta também é uma provável pista para o fim da máfia khazariana, patrocinadora da imigração de muçulmanos.

A situação na França já se tornou tão caótica que a polícia francesa diz que já está muito exausta de lidar com as violentas manifestações diárias, acontecendo em todo o país. O presidente francês, François Hollande, que tem o apoio público de apenas 11%, está tentando proibir manifestações, mas é difícil ver quem irá impor tal "proibição". Em outras palavras, a França está numa revolução.


"Este é o pior período de que me lembro, não há nada como isso", é como Alan Greenspan, o antigo presidente da Reserva Federal, descreveu a situação geral e o caos do mercado que se seguiu à votação do  Brexit.

Este pode ser o pior período que Greenspan e seus Rockefellers, patrocinadores de Bush podem recordar. Todavia os Rothschilds estão dizendo que fizeram US $ 2,5 trilhões, em apenas um dia, na Sexta-feira, vendendo todas suas ações e se refugiando em muito ouro. Esta foi a sua maior bonança desde as suas informações privilegiadas em Waterloo. Como os Rothschilds dizem: "o melhor momento para ganhar dinheiro é quando o sangue está correndo nas ruas."

De fato, o sangue pode começar a correr. Até mesmo os maiores especialistas da CIA estão publicamente dizendo que uma revolução é iminente na Europa e nos Estados Unidos.

Que, no entanto, se adequadamente tratada, esta situação pode ser uma coisa benéfica para os EUA, Europa e o resto do mundo. Entretanto, se manuseada incorretamente, levará ao caos, a guerra e dificuldades na Europa, nos EUA, Japão e, portanto, em menor intensidade, no restante do mundo.

Após sua falência, a UE se tornou ainda mais ditatorial do que a União Soviética, de acordo com o presidente russo, Vladimir Putin. Nas próprias palavras de Putin: "O percentual de decisões obrigatórias tomadas pelo Parlamento Europeu é maior do que a de decisões vinculativas formuladas pelo Conselho Superior da URSS sobre suas republicas membros, naquela época".


Fontes dos illuminati gnósticas e a Sociedade do Dragão Branco - SDB disseram que, se as coisas forem tratadas corretamente, que é o que naturalmente irá acontecer, as nações europeias formarão uma união maior, mais livre e solta, que incluirá Rússia. Neste cenário a Grã-Bretanha será um país neutro ligado à Europa pelo livre comércio, algo como a Suíça, dizem.

A falência da UE foi desencadeada pela falência do Deutschebank, o maior banco da Europa, de acordo com membros da dinastia de banqueiros Rothschild.  O Deutschebank, agora está sob controle chinês, dizem. Se os chineses não tivessem entrado em cena para salvar o Deutschebank, seu colapso teria desencadeado um efeito cascata que teria derrubado todos os sistemas bancários: Europeu e, em seguida, os Ocidentais, concordam várias fontes.

Também houve um fato secreto para essa falência que pode ser atribuída a atividade militar no Oceano Pacífico. Na semana passada, uma  maciça frota conjunta chinesa e americana esteve envolvida em "manobras" ao largo da costa das Filipinas.

Isso também pode ser confirmado na home page oficial do Pentágono, sobre maciços exercícios conjuntos, envolvendo forças navais de 27 países, incluindo a China e os EUA, começando próximo do Havaí, em 30 de junho.

O verdadeiro objetivo das manobras da semana passada, de acordo com fontes da SDB, era cortar contrabando de ouro através de submarinos, para fora da base submarina da máfia khazariana em Nabire, Indonésia.

A realização dessa manobra resulta do fato da mina de ouro de Freeport McMoRan localizada perto da base de submarinos, repentinamente ser colocada à venda, pelo preço de US $ 20 bilhões, de acordo com fontes da CIA baseadas na Indonésia. O conselho de administração da Freeport McMorran já foi composto por personagens como Henry Kissinger e Godfrey Stillman Rockefeller.

Fontes da CIA dizem que a mina Freeport McMoRan está sendo oferecida para os chineses, através de uma empresa de fachada de fora da Austrália. Esta é a maneira de como a Indonésia espera receber de US $ 20 a 30 bilhões, conforme uma oferta dos chineses, no ano passado, dizem. No entanto, acrescentam que o “lado norte-americano sabe que estão pretendendo vender um buraco, praticamente vazio".

Enquanto isso, os proprietários anteriores do Freeport irão para uma outra montanha que está distante, 5 a 7 milhas da mina de Grasberg, que é a atual área de mineração da Freeport. Alguém irá receber o grosso deste negócio... Sem trocadilhos. A fonte disse que achava que o maciço exercício naval conjunto fosse  apenas algum disfarce.

Os chineses precisam se lembrar de que "Kissinger foi um dos proprietários de 50% da Freeport, desde o reinado de Suharto, quando recebeu as ações em troca de outros serviços e empreendimentos conjuntos rentáveis entre Suharto e os meninos de Kissinger... Ou seja, a cabala [máfia khazariana]".

A fonte acrescenta uma razão da mina ser dada para Kissinger, os Rockefellers etc., como sendo uma forma de pagamento, ao permitirem que o presidente indonésio, Suharto,  invadisse e anexasse o Timor Leste, em 1975.

Considerando que é uma boa aposta de que a mina já foi limpa da maioria seu ouro, isso realmente significaria  que a máfia khazariana não tem mais ouro suficiente para financiar os déficits comerciais da UE e dos EUA com a Ásia e resto do mundo. Os asiáticos não aceitam promessas vazias, impressas em papel e, como as garotas de bares asiáticas dizem "Sem dinheiro (ouro), sem mel."

Fontes da família Rothschild dizem que, agora, estão acontecendo graves lutas internas nos níveis superiores da máfia khazariana, sobre o que fazer a seguir. Elas dizem que reuniões de família estão acontecendo e que pediram que a SDB e seus aliados esperassem até Julho. A elas foi concedido um prazo até 10 de Julho, após o qual a mafia khazariana perderá qualquer chance de participar na criação de um novo, mais justo e amigável sistema financeiro no planeta. Também estará sujeita a um boicote total e absoluto que, inevitavelmente, irá levá-la à falência e obscuridade.

A inteligência do Pentágono está confirmando que a facção da máfia khazariana, uma vez liderada por George Bush pai, dividiu-se com os antigos e principais mafiosos de Bush, Donald Rumsfeld e Dick Cheney, buscando proteção contra Donald Trump, enquanto Brent Scowcroft, Hank Paulson e Richard Armitage estariam buscando proteção contra Hillary Clinton.

No entanto, nenhum destes candidatos é provável de estar em posição de proteger estes criminosos por muito tempo. Fontes próximas a Trump dizem que ele pode estar junto com Cheney e Rumsfeld, por agora, mas apenas como uma medida temporária.

Enquanto isso, fontes do FBI estão dizendo que, se necessário, derrubarão Barack Obama e a procuradora geral Loretta Lynch, a fim de chegar até Hillary Clinton.

Fontes do Pentágono também dizem que a "Máfia Judaica" (=máfia khazariana) "está em estado de pânico em ambos os lados do Atlântico, após a sua falsa bandeira de Orlando ter falhado, quando o Senado bloqueou quatro medidas de controle de armas em 20 de junho, negou o acesso do FBI em navegação na web/e-mails sem mandado, em 22 de junho e a Suprema Corte matou o plano de imigração de Obama".

De forma clara, muitos países estão acordando para o fato de que houve uma mudança no topo da estrutura de poder mundial. Por exemplo, Uma indicação seria o fato de Israel, Egito e Síria pedirem para aderir à Organização de Cooperação de Xangai. Isso significa que Israel está tentando se juntar a uma aliança militar que seu "arqui-inimigo", o Irã, também está se juntando. Também é uma organização que, teoricamente, é contrária a seus supostos aliados e protetores de longa data, os EUA e a OTAN.

A Polônia e outros países da Europa Oriental também têm demonstrado entender que as coisas agora são diferentes, quando concordaram em se juntar a China na nova "Iniciativa de Cinturão e Estradas", que resultará na construção das principais ligações de transporte em direção ao leste, através da Rússia para a China.

A Construção de ligações para o Leste faz sentido para a Polônia, porque os poloneses podem perceber que a UE está perdendo o controle. Fontes da CIA na Europa dizem que o Banco Central Europeu tem emitido grandes quantidades de Euros falsos, o que significa que não tem nenhuma garantia real para apoiá-los.

Fontes do Pentágono concordam, dizendo que o "Euro pode ser substituído por moedas nacionais como Yuan lastreado em ouro e os novos dólares norte-americanos, impressos, que estão à espera de anúncio público de uma moeda global e da libertação de centenas de trilhões em fundos roubados".

Esta reposição global de moedas, no entanto, não incluirá coisas como dólares do Zimbabwe, fraudulentamente vendidos por membros da máfia Bush/Clinton. No entanto, um subsídio poderá ser concedido para membros das forças armadas dos EUA que investiram em Dinar iraquiano, desde que isso não beneficie a máfia Bush/Clinton, dizem fontes da SDB.

Finalizando, a resistência japonesa também já recebeu a mensagem e sérios preparativos estão sendo feitos para a mudança de regime aqui. Até mesmo o Governador do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, admitiu que a"Abenomia" falhou e que o Japão precisa tomar um novo rumo. Fontes da família Rothchild perguntaram o que iria acontecer com seu manipulador no Japão, Michael Greenberg, que disseram que: "ele vai para a cadeia". Richard Armitage enfrentará seus fantasmas nos EUA, enquanto Kenneth Courtis, provavelmente será deixado sozinho.

Autor: Benjamin Fulford 
Fonte primária: http://benjam20infulford.net
Tradução: Sementes das Estrelas / Candido Pedro Jorge

27.06.2016


Câmara transmite jogo de Portugal no Jardim Stephens

A Câmara Municipal e o Sport Operário Marinhense (SOM) vão transmitir em ecrã gigante o jogo da Seleção Nacional de Futebol da meia-final do Campeonato do Euro 2016, no Jardim Stephens, na Marinha Grande, no próximo dia 6 de julho (quarta-feira), pelas 20h00.

O objetivo é dinamizar o centro tradicional da cidade e prestar apoio à Seleção Nacional.

A Câmara Municipal convida a população a juntar-se no Jardim Stephens e assistir ao jogo da Seleção Nacional de Futebol, cujo adversário será País de Gales ou Bélgica (dependendo do resultado do jogo entre estas equipas, a realizar esta sexta-feira,  1 de julho, pelas 20h00).

Recorde-se que já na passada quinta-feira, 30 de junho, o Município e o SOM asseguraram a transmissão do jogo no Jardim Stephens, entre as equipas de Portugal e da Polónia, no qual a Seleção Nacional se sagrou vencedora por 5-3, por grandes penalidades.
____________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Albergaria conVIDA acessos para jornalistas

Dada a manifestação de interesse por parte de vários órgãos de Comunicação Social em efetuarem a cobertura dos concertos da Albergaria conVIDA – Feira Regional de Artesanato e Gastronomia de Albergaria-a-Velha, a organização do evento disponibiliza estacionamento gratuito no parque fechado do recinto. Para entrar no parque devem exibir a Carteira Profissional de Jornalista devidamente atualizada. Os lugares de estacionamento estão sujeitos à disponibilidade do espaço.

O acesso à zona técnica e restrita do palco também está prevista, mediante exibição de Carteira Profissional de Jornalista devidamente atualizada.

Para entrevistas com os artistas, devem contactar o Gabinete de Comunicação, através do número 968 429 893, ou a Produção da Albergaria conVIDA, através do número 925 667 512. A realização de entrevistas depende sempre do consentimento dos artistas.

Estamos ao V. dispor para qualquer esclarecimento.

Agradecemos desde já, enviamos os melhores cumprimentos


Figueiró dos Vinhos na Rota Europeia da Pesca Lúdica Aprovada candidatura do projeto FishTrail

O Município de Figueiró dos Vinhos, membro integrante de um Consórcio Internacional que envolve regiões do Reino Unido, Irlanda, Dinamarca e Eslovénia, viu recentemente aprovado o Projeto FishTrail, candidatura transnacional apresentada diretamente na Comissão Europeia no âmbito Programa COSME – Programa da Comissão Europeia para a Competitividade das Empresas e das Pequenas e Médias Empresas, em resposta ao aviso «Supporting Competitive and Sustainable Growth in the Tourism» e cujo tema é "Diversifying the EU tourism offer and products – Promoting transnational thematic tourism products".

O FishTrail é uma candidatura transnacional que visa apoiar o crescimento competitivo e sustentável do Turismo através da diversificação da oferta turística da União Europeia, passando pela promoção de produtos turísticos temáticos transnacionais, como é o caso da Pesca Lúdica e o Turismo de Bem-Estar.

Em resumo, os objetivos do Projeto FishTrail são reforçar a competitividade da pesca lúdica no turismo transnacional, apoiar e desenvolver um turismo de pesca sustentável na Europa, contribuir para a melhoraria, utilização e proteção do meio ambiente natural e cultural, fornecendo um modelo mensurável, sustentável e em rede que possa durar para além do tempo de vida do Projeto FishTrail e capaz de ser replicável para toda a União Europeia.
O Projeto FishTrail está focado na pesca enquanto produto turístico e prevê a criação de uma «Rede FishTrail», a realização de festivais internacionais para promoção da pesca turística, a criação de uma plataforma transnacional de promoção da pesca, incluindo informação relevante para a prática da atividade e do turismo de bem-estar, e, prevê ainda, a realização de vídeos promocionais e contos de pescadores.
 
Em termos turísticos, a pesca é uma prática que ocorre normalmente na época baixa – entre a primavera e o outono. Assim, incentivar a pesca lúdica como produto turístico é fundamental para manter viva a economia local quando os turistas de verão não estão disponíveis.

O Projeto FishTrail tem por objetivo atrair turistas nacionais e internacionais motivados pela pesca lúdica e o turismo de bem-estar, consolidar e aumentar o número de agentes económicos envolvidos com a atividade da pesca (lojas de artigos e equipamentos, alojamento e restauração, etc.), promover o surgimento de Guias de Pesca, as empresas de animação turística, etc..

A candidatura agora aprovada foi resultado de um trabalho do Município de Figueiró dos Vinhos, e contou com o apoio de agentes locais e associativos, bem como da CCDR do Centro e do Turismo do Centro, que manifestaram desde a primeira hora o seu apoio à candidatura do Município de Figueiró dos Vinhos.

Em Portugal, o Projeto FishTrail terá a sua base de lançamento em Figueiró dos Vinhos, concelho do Distrito de Leira, região Centro, cuja candidatura foi apresentada pela autarquia local no âmbito das medidas de execução do Projeto “ALJIA – Plano de Gestão Integrada da Ribeira de Alge”. O Projeto ALJIA, projeto-chapéu de desenvolvimento sustentável de Figueiró dos Vinhos que integra a promoção das atividades económicas no concelho com a conservação da natureza, foi lançado em junho de 2015 pelo Município de Figueiró dos Vinhos, numa parceria com a Universidade de Aveiro, Universidade de Évora, Escola Superior Agrária de Coimbra e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Figueiró dos Vinhos, 28 de junho de 2016
O Gabinete de Comunicação
Telf. 236 559 558
____________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Galardão hasteado - Praia da Vieira e São Pedro de Moel são “Praia Acessível”

O galardão “Praia Acessível” foi, mais uma vez, atribuído à Praia da Vieira e a São Pedro de Moel, pela Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARH Centro) e pela Administração da Região Hidrográfica do Tejo (ARH Tejo), respetivamente.

As bandeiras foram hasteadas nos dias 16 e 17 de junho, na Praia da Vieira e em São Pedro, pelo presidente da Câmara, Paulo Vicente, pela vereadora, Cidália Ferreira, e por representantes das ARH.

O projeto “Praia Acessível” visa tornar acessíveis as praias portuguesas, marítimas e fluviais, às pessoas com mobilidade condicionada e sensibilizar todas as pessoas, em especial aos agentes com intervenção direta e as que são utentes das praias como veraneantes, para a problemática das pessoas com mobilidade condicionada.

Pretende-se dar a conhecer estes locais às pessoas com mobilidade condicionada, promovendo-os, a nível nacional e internacional, como destino de férias. Para a sua efetiva concretização e por forma a promover a acessibilidade às praias, foram criadas e melhoradas rampas, colocadas passadeiras de acesso no areal, instalados corrimãos, as instalações sanitárias foram adaptadas; e sempre que possível é disponibilizada cadeira anfíbia (em São Pedro de Moel a cadeira anfíbia não se encontra disponível dadas as características da praia predominantemente rochosa e à forte ondulação, que não confere condições de segurança aos utilizadores), tendo em vista a possibilidade das pessoas com mobilidade condicionada acederem à água e aí se banharem.

Câmara de Albergaria-a-Velha aumenta subsídios às associações desportivas


A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai atribuir 175 450 euros aos clubes e associações desportivas com atividade regular federada e não federada, um aumento de 15 por cento em relação ao ano passado. Os subsídios dizem respeito à época desportiva 2015/2016 e abrangem 14 coletividades que promovem diferentes modalidades.

O Programa de Apoio ao Desporto e Atividades Físicas do Município de Albergaria-a-Velha estabelece vários critérios para a definição do montante a atribuir a cada clube. O crescimento do número de atletas a participar nas modalidades, a qualificação técnica dos treinadores e a existência de vários escalões, de forma a garantir a continuidade da prática desportiva, são alguns dos fatores de ponderação. A Autarquia também considera os custos de manutenção dos equipamentos desportivos, quando estes são do próprio clube, bem como a promoção do Concelho na região, no país e no estrangeiro.

 O Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, salienta “que não são só os bons resultados desportivos que nos enchem de orgulho, mas também a dedicação das coletividades na formação dos jovens”. Atualmente, os 14 clubes Albergarienses têm, no seu conjunto, cerca de 1500 jovens a praticar uma modalidade desportiva de forma regular.

Os subsídios anuais a atribuir a cada clube e associação desportiva têm os seguintes valores: Associação Juvenil de Angeja – 6900 euros; Associação de Karaté Shotokan Albergaria – 3100 euros; Branca Activa Sport Clube – 3000 euros; Centro de Actividades Populares de Alquerubim – 5000 euros; Clube de Albergaria – 30 000 euros; Clube Desportivo de Campinho – 10 000 euros; Clube Recreativo e Cultural Sanjoanense – 17 500 euros; Clube de Nobrijo – 750 euros; Grupo Desportivo Beira Vouga – 10 200 euros; Grupo Desportivo e Recreativo de Soutelo – 19 000 euros; Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela – 12 500 euros; Jobra – Associação de Jovens da Branca – 6100 euros; Sport Clube Alba – 49 900 euros; União Desportiva de Vale Maior – 1500 euros.



Espaço Cidadão de Figueiró dos Vinhos

O Espaço Cidadão de Figueiró dos Vinhos encontra-se a funcionar na Praceta do Cidadão, junto ao terminal rodoviário, sob a responsabilidade do Município de Figueiró dos Vinhos em articulação com a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, tendo sido inaugurado em 23 de junho de 2016 pela Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu.

Trata-se da concretização de uma iniciativa no âmbito do Programa Aproximar, apoiada no âmbito do QREN através do Programa COMPETE que concretiza uma estratégia global de aproximação dos serviços aos cidadãos, possibilitando um acesso mais simples a serviços de que o cidadão necessita e que numa lógica de proximidade, apoio assistido presencial e centralização num mesmo espaço, constitui uma vantagem para os utilizadores, evitando deslocações e outros constrangimentos adicionais.

Alterar a morada da Carta de Condução, pedir certidões de registo civil, predial ou comercial, ou requerer Pensão de Sobrevivência, são exemplos de serviços prestados no local, devidamente apoiados por recursos humanos do Município de Figueiró dos Vinhos.

O Espaço do Cidadão de Figueiró dos Vinhos está aberto de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 16h30, com o contacto telefónico 916892008 e de e-mail edc.figueiro.vinhos@ama.pt
.
Figueiró dos Vinhos, 30 de junho de 2016
____________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Na província moçambicana de Inhambane muitas crianças passam fome e abandonam as escolas

Mais de 45 mil alunos estão afetados pela fome e centenas já abandonaram o ensino escolar na província moçambicana de Inhambane. Muitas dessas crianças estão também a ser submetidas à exploração infantil.
As autoridades governamentais falam de 153 escolas em crise. Muitos dos alunos passam fome e algumas organizações não governamentais já reagiram, distribuindo papas como lanche escolar.

Os distritos mais atingidos são os de Panda, Funhalouro, Mabote e Govuro, onde a fome afeta mais de 45 mil alunos. Estas crianças necessitam urgentemente de apoio alimentar, segundo os observadores no terreno. Alguns alunos, nas regiões mais afetadas pelo flagelo, já abandonaram o ensino escolar.

Alterações no clima na base do problema

A crise deve-se sobretudo a fatores climáticos, nomeadamente à queda irregular de chuvas na última campanha agrícola, o que resultou numa fraca colheita e, consequentemente, numa deficiente produção de produtos básicos, como o amendoim, o milho e outros ceriais.

Josefina Come, Diretora Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano, em Inhambane, não confirma os casos de abandono escolar apurados pela DW África, mas destaca que milhares de alunos estão a enfrentar sérios problemas alimentares. A Diretora Provincial confirma ainda que as autoridades provinciais e também várias organizações não governamentais já começaram a distribuir papas nutridas como lanche escolar:

“153 escolas de quatro distritos, que são os distritos de Govuro, Mabote, Funhalouro e Panda, estão abrangidas pelo nosso esforço, no sentido de distribuir lanches a essas mesmas escolas, com o apoio de parceiros", diz Josefina Come e adianta: "Não temos registo de casos de abandono escolar”.

Crianças trabalham nas cidades para sobreviver

Mas a crise alimentar que - segundo outros relatos - estaria de facto a provocar o abandono dos alunos em várias escolas. Esta situação também tem por consequência outros problemas, nomeadamente sociais. Muitas das crianças foram para a cidade capital da província de Inhambane e tornam-se vítimas de exploração infantil, sendo utilizadas, por exemplo, na descarga de camiões nos armazéns. Muitas crianças também se dedicam à venda de variadíssimos produtos nas ruas das cidades, atividade considerada como única forma de sobreviver às dificuldades económicas.

A DW África conversou com muitas crianças nos distritos afetados pela crise alimentar. Quase todas afirmaram que foram obrigadas pelos seus próprios pais a abandonar o ensino e procurar um meio de subsistência. Alexandre Macuacua é uma dessas crianças: ele diz que abandonou os estudos da quinta classe, passando a vender pipocas por conta de outras pessoas com mais posses. “O meu pai é que me disse para deixar a escola e começar a vender pipocas”, conta-nos Alexandre de 12 anos de idade.

A Plan Internacional, uma organização não governamental sedeada em Londres, na Inglaterra, tem fornecido papas nutridas às crianças. Só no distrito de Panda, a Plan Internacional gastou cerca de 78 mil dólares, em 4 meses, para a ajuda alimentar às crianças mais carenciadas, revela Paulo Dava, coordenador da ONG britânica: “Panda está a enfrentar a seca, a Plan está neste momento ajudar cerca de 1753 crianças nas escolas, incluindo os professores, em 11 escolas."

Luciano da Conceição (Inhambane) – Deutsche Welle

Angola. DESCONFIANÇA NA SONANGOL. TODOS OS ADVOGADOS DESPEDIDOS

A propósito da deliberação n.º 034/2016 do Conselho de Administração da SONANGOL, E.P.

Rui Verde*
A nomeação de Isabel dos Santos gerou ampla desconfiança em diversos meios políticos e nos mercados internacionais. O grande argumento para a nomeação foi a capacidade de gestão de Isabel dos Santos e a confiança que nela deposita o seu próprio pai. Ora, o que se sabe publicamente acerca do pensamento de gestão de Isabel dos Santos não vai além de umas fotografias, partilhadas no Instagram, de reuniões com pessoas de ar importante, em “mangas de camisa”, sabendo-se também que a princesa gosta de se rodear de consultores e advogados de empresas com nomes sonantes (que geralmente só servem para cobrar honorários exorbitantes…).

Começa, agora, no entanto, a desenhar-se uma ideia do que é a gestão de Isabel dos Santos na Sonangol, e há uma palavra que a descreve: desconfiança.

Isabel dos Santos desconfia dos antigos gestores, dos funcionários e dos advogados da Sonangol. Entrou para a empresa com uma postura hostil. Já tinham vindo a público umas descrições de pisos proibidos, salas com acesso restrito, afastamento entre a nova administração e os quadros pré-existentes, e, nesse sentido, a deliberação n.º 034/2016 do Conselho de Administração da Sonangol, E.P. é muito clara ao definir uma estratégia de desconfiança.

Vejamos. Por meio dessa deliberação de 28 de Junho de 2016, o Conselho de Administração da Sonangol foram tomadas as seguintes medidas:

- todos os mandatos forenses foram revogados imediatamente; consequentemente, foram dispensados todos os advogados que a empresa tivesse a acompanhar, a defender ou a atacar em tribunal;

- foram igualmente revogadas também todas as procurações e representações dadas a gestores, directores, funcionários, etc., para outorgar contratos, assinar escrituras, assinar cheques, fazer transferências e demais actos de gestão ou jurídicos; e assim se pôs fim a qualquer descentralização do poder;

- só não foram revogados os mandatos para o exercício do poder disciplinar; quer isto dizer que não foram extintos os poderes de outros para efectivar despedimentos.

Observamos, assim, que de uma penada foram extintas todas as autorizações concedidas pelo Conselho de Administração para que outrem pudesse praticar actos em seu nome, excepto aquelas que permitem a instauração de processos para despedimento.

Este género de medidas só acontece quando se toma posse de determinada organização e se desconfia de tudo e de todos, ou seja, quando há um takeover (tomada de poder) hostil. Pensa-se que a empresa está descontrolada, que os funcionários realizam contratos e transferências para o seu próprio bolso, e por isso tem de se colocar um “travão a fundo”. Cria-se uma mentalidade “nós” e “eles”. Por “nós” entende-se os bons que agora chegam e vêm colocar a casa em ordem. Por “eles” entende-se os que lá estavam e levaram a empresa à falência e roubaram. É apenas nestes contextos que este género de medidas se justifica, e parece ser esta a perspectiva que Isabel dos Santos leva para a Sonangol. Não deixa de ser irónico, pois vários indícios apontam para que o seu pai, ela própria e restante família sejam os grandes cleptocratas.

Falemos um pouco mais sobre os advogados. É normal que a Sonangol tenha uma litigância grande e vários processos em tribunal. Até é normal que alguns advogados sejam competentes e outros, incompetentes. Mas não é normal demiti-los todos de uma vez, sem avaliar cada uma das situações. Isto não é gestão, é “bulldozerismo”, é deitar tudo abaixo. Mas para quê? O general Higino fez o mesmo em Luanda. Lenine, no início da União Soviética, aconselhou e praticou o mesmo. Destruir o statu quo. Sejamos claros: garante manchetes de jornal, mas lembra aquela foto do presidente brasileiro Jânio Quadros, onde este aparecia com uma vassoura, significando que ia varrer tudo, e acabou ele próprio varrido…

É uma inconsciência deixar centenas ou milhares de processos sem advogado. Contudo, note-se que a isto poderá não ser indiferente o facto de um dos principais conselheiros de Isabel dos Santos ser o grande escritório de advogados portugueses Vieira de Almeida, que assim se poderá apoderar de uma litigância milionária. Este escritório em Portugal tornou-se famoso, entre outros, pelas buscas judiciais de que foi alvo no caso Freeport, ligado ao ex-primeiro-ministro José Sócrates, cujos alegados fundos, que lhe pertencem ou aos seus amigos, têm origem em Angola. O próprio Vieira de Almeida, ministro português em 1975, era grande amigo de Agostinho Neto, e esteve no governo de transição em Angola, fazendo parte do grupo marxista que trabalhava em conjunto com o MPLA. O mesmo surge associado a outro escândalo em Portugal e na Alemanha: o escândalo dos submarinos. Segundo o Ministério Público alemão, Vasco Vieira de Almeida é citado como tendo conhecimento das movimentações financeiras deste caso, que levou a condenações criminais na Alemanha, embora em Portugal tenha acabado abafado. Não tendo a empresa Vieira de Almeida sido condenada em nenhum processo, e presumindo-se sempre a sua inocência, apenas se deixa sublinhada a sua “velha “ligação a Angola e ao MPLA e a sua sempre presente ligação aos “negócios” mais duvidosos dos políticos portugueses, por vezes com ramificações angolanas.

Também ao nível da organização administrativa, exigir que todos os actos formais sejam executados pelo Conselho de Administração deve instalar o caos absoluto. Como é possível todos os papelinhos que precisem de uma assinatura terem de ir ao Conselho de Administração? É a paralisia total. Quem terá sido o génio da lâmpada a avançar com estas ideias?

Portanto, para já, em termos de gestão, a medida de Isabel dos Santos é extremamente negativa, paralisa a empresa, diminui a sua agilidade, e sobretudo cria um imenso mal-estar, baixando a auto-estima dos funcionários. Não vale a pena citar os gurus da gestão, porque toda a gente sabe que se um CEO (director-geral) começa por enfrentar e desmotivar internamente os recursos humanos da empresa, em vez de os motivar e estimular, está a abrir caminho para mais trágicas venturas.

Obviamente que esta deliberação pode ter uma interpretação meramente política, querendo assim dizer que Isabel dos Santos demite todos, para distribuir de novo as sinecuras como bem entender, obrigando a uma prestação de vassalagem renovada. Neste cenário, não estamos perante um acto de gestão, mas antes de concentração de poder absoluto.

*Maka Angola

COMBATES CONTINUAM EM CABINDA

Em comunicado, assinado por Zacarias Bras Soni, comandante da 4ª Região Militar, a FLEC/FAC faz o balanço dos últimos confrontos registados em Cabinda entre as suas forças e os militares angolanos.

Eis, na íntegra, o comunicado enviado à Redacção do Folha 8:

“Na noite de 25 a 26 de Junho de 2016, comandos das Forças Armadas Angolanas, provenientes da República Democrática do Congo, penetraram em Cabinda e atacaram posições da FLEC-FAC provocando uma vigorosa resposta das nossas forças.

Nestes confrontos 7 militares Forças Armadas Angolanas morreram e 3 foram gravemente feridos. A FLEC-FAC lamenta a morte de 2 combatentes.

Na segunda-feira 27 de Junho de 2016 um comando da FLEC-FAC identificou no norte de Cabinda um veículo das Forças Armadas Angolanas que transportava várias urnas. No mesmo dia o comando da FLEC-FAC identificou também helicópteros das Forças Armadas Angolanas em missões de patrulhamento ao longo da fronteira entre Cabinda e a República Democrática do Congo.

Registaram-se também combates entre as forças da FLEC-FAC e Forças Armadas Angolanas na Comuna de Miconje, onde já foi registado pelos nossos combatentes um recuo das forças inimigas.”

Folha 8

PROFESSORES MAL PAGOS VENDEM BOAS NOTAS AOS ALUNOS NA GUINÉ EQUATORIAL

Um professor de Filosofia foi despedido na Guiné-Equatorial por ter vendido boas notas aos alunos por alguns euros, disse hoje o ministro da Educação, sobre um caso que alerta para os baixos salários dos professores.
"O professor que pediu dinheiro aos alunos em troca de notas foi automaticamente despedido", declarou à televisão do estado o ministro da Educação, Jesus Engonga Ndong, relembrando dois outros casos de venda de notas no país.

"Quando o nosso professor de Filosofia veio fazer-nos a avaliação do fim de ano, fez-nos perguntas de uma matéria que não tínhamos dado. Alguns minutos depois, ele tirou-nos o exame e pediu-nos a cada um 2.000 FCFA (cerca de três euros) para termos a nota que queríamos", explicou à televisão do estado um aluno do liceu Bioko Norte, na capital de Malabo.

O escândalo da venda de notas é conhecido neste pequeno país rico em petróleo, do qual apenas alguns beneficiam, e onde os professores se queixam dos seus salários pequenos.

"É difícil terminar com a venda de notas uma vez que os professores não têm um salário correto: 150.000 FCFA (225 euros) não é nada comparado com o trabalho que nós fazemos", disse à agência francesa France Press Mba Ela, professora de história.

O Presidente Teodoro Obiang Nguema, que lidera o país com mão de ferro desde 1979, é o líder com mais tempo de serviço em África, e a sua família acumulou muita riqueza.

Apesar da exploração de petróleo e de gás terem levado a um Produto Interno Bruto 'per capita' de 29.000 dólares em 2014, os benefícios ainda não se refletiram na maioria das pessoas que vivem numa grande pobreza.

Há apenas dois telefones por cada 100 pessoas, o país tem poucas infraestruturas e os cortes de energia são constantes. A taxa de mortalidade infantil é das piores do mundo.

Lusa, em SIC Notícias – Foto: Amr Dalsh / Reuters

Este sábado participe no “I Miratona”!

Esta é uma ideia diferente: fazer uma maratona pelo Concelho de Mira de uma forma que todos possam participar!
A reportagem do Jornal Mira Online conversou com um dos mentores desta prova diferente, João Carlos Tomé que atende bem a toda gente no seu café no Corticeiro de Cima, o Onda Jovem.
Tomé (como é conhecido desde sempre entre os amigos) falou com enorme gosto de um "convívio entre freguesias, tendo sido todas elas convidadas, com a ressalva de que a única que não se prontificou a participar - apesar das inúmeras tentativas de contato - foi a da Praia de Mira".
Assim sendo a partir das 08:00 horas deste sábado (a concentração está marcada para meia hora mais cedo), os atletas, "venham eles a pé, de bicicleta ou de carroça" -diz, bem humorado, o Tomé, vão visitar as freguesias de Mira, Seixo e Carapelhos, onde serão recebidos brevemente em cada uma delas para uma troca de boa disposição, seguindo depois, sempre rumo ao destino final, que é o mesmo da partida, o Parque de merendas Varandas de São Bento.
Cada participante despenderá somente 6 (seis) euros, sendo que estes servirão para o almoço, uma T-shirt, a entrega de 7 prémios, com a componente social da oferta de 1 (um) euro por cada participante para os Bombeiros Voluntários de Mira.
Não tenha problemas em participar! Junto com os corredores estarão duas carrinhas da Câmara Municipal que darão apoio, onde haverá a "troca" de participantes quando alguém se sentir cansado! É ou não é uma atividade "diferente" esta?
Ficam aqui os horários aproximados das passagens pelas localidades:
07:30 - Concentração Varandas de São Bento  /  08:00 - Corticeiro  /  08:10 - Arneiro  /  08,25 - Leitões  /  
08:40 - Lentisqueira  /  08:50 -  Colmeal  /  09:00 - Cavadas  /  09:15 -  Corujeira  /  09:30 - Ermida  / 
09:45 - Ramalheiro  /  09:55 - Carromeu  /  10:00 - Casal de São Tomé  /  10:15 - Mira  /  10:45 - Lagoa /
11:15 - Praia  /  11:25 - Barra  /  12:00 - Seixo  /  12:10 - Cabeço  /  12:20  - Portomar  /  12:30 - Valeirinha  /
12:40 - Presa  /  12:50 - Carapelhos  /  13:00 - Corticeiro
Fica o convite feito para que pratique desporto, conviva entre amigos e admire as belezas que o Concelho de Mira tem para mostrar... todos os dias!
cartaz_miratona
Francisco Ferra
Mira Online | Julho 1, 2016 às 6:34 pm 

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU OPERA MOVIMENTAÇÕES NAS CHEFIAS MILITARES

O Governo da Guiné-Bissau fez alterações nas chefias militares, nomeando Carlos Mandungal para a liderança da Armada e Daba Na Walna para o Tribunal Superior Militar.

As movimentações foram anunciadas hoje em comunicado do Conselho de Ministros.

O comodoro Carlos Mandungal era até aqui vice-chefe do Estado-Maior da Marinha, sendo agora promovido a líder da Armada guineense, uma vez que o anterior responsável, o comodoro Sanhá Clusse, faleceu em março.

Mandungal será coadjuvado pelo capitão-de fragata, Armando Sigá, no cargo de vice-chefe do Estado-Maior da Armada.

Sigá era até aqui o comandante do corpo dos fuzileiros navais da Guiné-Bissau.

Para a presidência do Tribunal Superior Militar foi nomeado o brigadeiro-general Daba Na Walna, até aqui chefe de gabinete do líder militar do país, o general Biague Nan Tan.

Jurista de formação, Na Walna, vai ocupar o lugar deixado vago na presidência do Tribunal Militar com a saída do anterior titular, o general Eduardo Sanhá, nomeado ministro da Defesa guineense.

MB // EL - Lusa

Um Arraial “daqueles” de tirar o pé do chão, em Mira!

Então é assim: amanhã, dia 2 de Julho, ao final da tarde, o Arraial dos Bombeiros Voluntários de Mira acontecerá pela segunda vez.
Se na primeira o sucesso foi grande, este há-de ser em estrondo, já que nem o calor, nem a animação de verdade deixarão de dizer "presente" a esta iniciativa que servirá para ajudar a esta Corporação simpática e amiga da população mirense e não só!
Esteja presente também. Venha com sua família. Traga os amigos. Comida, bebida, baile, animação, são garantias de que não dará por perdido o tempo que ali estiver!
Frente às Piscinas Municipais: é lá que estará o lugar mais in de Mira neste sábado!
A Rádio Mira Online estará lá, em direto, para fazer flashes e mostrar a Mira, Portugal e o mundo, que uma boa sardinha, a broa, o vinho e o caldo verde são das marcas registadas deste povo que tanto gosta do sol e dos valorosos bombeiros mirenses!

arraial
Mira Online | Julho 1, 2016 às 6:02 pm