quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Encerramento das comemorações dos 60 anos de atividade do IPO de Coimbra

O encerramento das comemorações dos 60 anos de atividade do IPO de Coimbra marcou um momento significativo de união entre profissionais, doentes e a comunidade.
A cerimónia contou com a presença da Presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Dr.ª Margarida Ornelas, da Coordenadora da Comissão Organizadora da Celebração dos 60 anos de atividade da Instituição, do artista plástico Victor Costa, de diversos profissionais do IPO e de doentes do Instituto.
A Presidente do Conselho de Administração aproveitou a cerimónia de encerramento para fazer um balanço positivo das atividades desenvolvidas, dado o empenho e dedicação da Coordenadora da Comissão Organizadora, Dr.ª Regina Silva, tendo agradecido, também, aos membros que compõem esta Comissão, sinalizando as iniciativas levadas a cabo, sob o lema “Construindo o Presente, entre o Passado e Futuro”.
As atividades foram desenvolvidas com sucesso, sendo que se irá dar continuidade a algumas delas, designadamente a “Caminhada Por uma Vida Saudável”.
Outras também mereceram particular destaque, como o almoço de Ano Novo, organizado pelo Serviço de Alimentação e Dietética, com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, os vários eventos científicos abertos à comunidade, o carimbo comemorativo, o filme institucional alusivo às comemorações e a peça escultórica que está em execução.
As iniciativas foram pensadas para responder a 6 eixos: pessoas, comunidade, cuidado, memória, ciência e futuro, tendo-se entendido como primordial comemorar os 60 anos da atividade assistencial, inteiramente dedicada à prestação de cuidados na área da Oncologia.
A Presidente do Conselho de Administração, Dr.ª Margarida Ornelas, referiu a importância de destacar este marco histórico, reafirmando a identidade e valores do IPO de Coimbra. Por um lado, sinalizando o Passado, os 60 anos de uma História que se quer continuar a honrar e a preservar; por outro, destacando, no Presente, o trabalho de todos os profissionais que, todos os dias, fazem a diferença e dão o seu melhor, no cuidado ao doente oncológico, procurando a excelência, e, por último, perspetivou o Futuro que revelou ser auspicioso, dada a construção, em curso, de um novo edifício, com novos investimentos a este associados. Foi, ainda, referido que se procurou sempre ter as pessoas no centro das comemorações, reforçando o orgulho de “sermos IPO”.

No final da cerimónia e após uma breve explicação do artista Victor Costa, cada profissional recebeu uma serigrafia, da sua autoria, comemorativa dos 60 anos do IPO de Coimbra, a quem, na ocasião, foi dirigido um agradecimento especial pelo trabalho artístico.

Foi um ano a celebrar o Presente, lembrando o Passado e projetando o Futuro do IPO de Coimbra.

O IPO de Coimbra encerra uma história ao serviço do doente oncológico que se quer continuar a preservar, afirmando a excelência dos seus profissionais e de todos aqueles que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da Instituição.

*João Pereira Belo
Assessor de Imprensa / Gabinete de Comunicação

Proença-a-Nova | Município apresenta orçamento para 2024

 

Foi aprovado em Assembleia Municipal, por maioria, o Orçamento, Grandes Opções do Plano e Mapa de Pessoal do Município de Proença-a-Nova para o ano 2024, no valor de 15.813.500,00. A proposta foi aprovada em São Pedro do Esteval, a 15 de dezembro, pelos deputados da Assembleia Municipal proencense.
O presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, destaca que o orçamento é apresentado “com consolidada confiança, perante um quadro externo e interno de incertezas”, explicando qual o principal desafio para 2024: “em primeiro, a demografia, só geramos riqueza e produzimos com pessoas, atrair e fixar, foi, é e continuará a ser o primeiro desafio, pessoas com talento, sim, pessoas sem formação específica, sim, abrindo espaço para formação em diversas áreas práticas e num processo de ligação entre escolas, instituições de formação e empresas”.
O autarca elencou ainda outros desafios e investimentos a realizar em 2024, como são os casos do alojamento e habitação, através da colaboração entre o IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana) e o Município, num valor de investimento de 1.6 milhões de euros; a formação e educação, com a intervenção na escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, num investimento previsto superior a 800 mil euros; a Ação Social, com a criação da ferramenta “Radar Social”; o ordenamento florestal e territorial, com investimento na criação de mosaicos florestais, as AIGP´s / OIGP’s e os condomínios de aldeia; a transição energética e também a mobilidade.
A estrutura da receita do orçamento agora apresentado evidencia que as transferências correntes e de capital representam 76,61% do total da receita prevista, sendo que desta percentagem, 14,62% respeita à comparticipação de projetos cofinanciados.
Para além do Orçamento, a Assembleia Municipal aprovou também a fixação da participação variável do Imposto sobre o Rendimento Singular – IRS, nos 2,5%, e a fixação da taxa de IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis, de 0,3% para prédios urbanos com redução fixa atendendo ao número de dependentes de cada agregado. Na mesma Assembleia Municipal foi também aprovada a proposta de compromisso plurianual-requalificação do acesso à Zona Industrial de Proença-a-Nova.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos


Direção Regional de Cultura do Centro: Catálogo revela tesouros culturais intangíveis da Região Centro

 A Direção Regional da Cultura do Centro (DRCC) revela um olhar íntimo sobre o Património Cultural Imaterial (PCI) com o lançamento do livro "SABER SER. SABER FAZER. O Património Cultural Imaterial da Região Centro", que pretende apresentar um mapeamento rigoroso das múltiplas manifestações imateriais da Região Centro.
O livro, com uma primeira edição limitada, procura sensibilizar as comunidades para a importância da inventariação sistemática destes tesouros, particularmente das expressões em risco de desaparecimento.
A definição adotada do Património Cultural Imaterial, baseada na UNESCO, destaca as práticas, expressões, conhecimentos e objetos associados que as comunidades reconhecem como parte integrante da sua herança cultural. Este património, transmitido entre gerações, é constantemente reinventado pelas comunidades e a DRCC quis evidenciar a sua importância com a edição desta publicação também disponível gratuitamente, em formato digital, no site da DRCC.
“O património cultural imaterial das nossas comunidades tem uma relevância estratégica para o desenvolvimento sustentável da Região Centro e este é o momento para refletirmos seriamente sobre o modo como vamos preservar, salvaguardar e valorizar este frágil Património que enfrenta as mais variadas ameaças, desde logo, a profunda carência de “energia demográfica” associada à problemática do envelhecimento e ao abandono de práticas, tradições e expressões ancestrais que correm o risco de não serem transmitidas aos nossos descendentes", afirma Suzana Menezes, diretora Regional de Cultura do Centro no prefácio do livro.
O catálogo resultou de uma meticulosa abordagem metodológica que envolveu os municípios da região, apresentando detalhes descritivos e fotografias ilustrativas. Dos 77 municípios, 53 participaram ativamente.
A produção dos conteúdos, bem como, a produção gráfica e estilística desta publicação foi desenvolvida pela Universidade de Coimbra. O livro encontra-se disponível para consulta nas bibliotecas municipais da Região Centro e à venda no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra), e no Museu José Malhoa (Caldas da Rainha).
A DRCC expressa a sua gratidão aos municípios e às comunidades envolvidas neste projeto, reafirmando o compromisso de preservar e valorizar o rico património cultural da Região Centro.
 
*Paula Leal
Técnica Superior

PEDRO CRAVEIRO E MARIANA VELOSO ORIENTARAM ESTÁGIO TÉCNICO PROMOVIDO PELA SOCIEDADE COLUMBÓFILA

 
Decorreu nos dias 22 e 23 de dezembro o 2º Estágio da Secção de Patinagem da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, contando com a presença do conceituado técnico, Pedro Craveiro, treinador internacional da World Skate Academy e com uma experiência de mais de 30 anos, alcançando um palmarés ímpar em Portugal, conquistando vários títulos nacionais e internacionais o que lhe confere um palmarés invejável.
A época não poderia ter terminado da melhor forma, com aprendizagem, dedicação e compromisso. Foi um estágio abrangente, onde os patinadores participantes, tiveram a oportunidade de abordar vários pontos da modalidade, aperfeiçoando ao máximo a sua técnica.
Os treinos em pista foram orientados por Pedro Craveiro e Mariana Veloso, passando também pelas diversas vertentes como trabalho técnico de patins e sapatilhas, flexibilidade e Hip Hop.
Os atletas estiveram altamente focados tentando absorver o máximo de informações, não deixando de parte o companheirismo e a boa disposição em momentos de partilha com diversos clubes da Associação de Patinagem de Coimbra.
Colaboraram neste grande evento, Beatriz Alfaiate Oliveira, Leonor Figueiredo, Lina Noronha, Alice Freitas, Ariana Freitas, Gabriela Lourenço, Miguel Veloso, Júlia Monteiro Rodrigues, Júlia Marques Vieira, Francisca Ferrão Lopes, Letícia Gomes Noronha, Paulo Baptista César, Joana Filipa Santos Curto, Mara Lia Branco, Francisca Cruz Alves, Eva Almeida Domingos, Rita Lopes Estrela, João Pedro Alegre, Maria Filipa Fernandes, Dara Roseiro Marques, André Abrantes que que assumiu a preparação física, Professora Salomé de Hip Hop e o Técnico de Flexibilidade Tomás Santos, tendo todos contribuído para que não existissem períodos mortos, enriquecendo dessa forma esta acção formativa.
Um especial agradecimento a todos os atletas que se deslocaram exclusivamente para o nosso evento, nomeadamente Beatriz Q. e Grabriela C. e ainda aos clubes Centro Cultural da Zouparria do Monte, Núcleo Desportivo e Social da Guarda, Associação Recreativa de São Miguel, Associação Desportiva OHsports, e ainda Clube Desportivo Lousanense.
Evoluíram no Pavilhão Marialvas, gentilmente cedido pelo Município de Cantanhede, durante estes dois dias 87 patinadores que foram acompanhados por 8 treinadores.


SECÇÃO DE PATINAGEM ARTÍSTICA PARTICIPOU EM ESTÁGIO DE SKATINGSKILLS COM ANA WALGODE

 

A secção de Patinagem Artística da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participou no dia 27 de dezembro, no Estágio de Skating Skills orientado por Ana Walgode.

Ana Walgode nasceu a 31 de dezembro de 1997, e começou a praticar desporto na Académica de Espinho, onde praticava hóquei em patins, ginástica rítmica e trampolins.
São diversos os galardões e reconhecimentos obtidos por Ana Walgode, quer nacionais quer internacionais
O estágio destinou-se a todos os atletas dos clubes do centro, promovendo assim um dia intenso com bastante conhecimento e muita partilha.
A secção de Patinagem Artística da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente com aos atletas, Maria Inês Bento, Letícia Noronha, Francisca Alves, Dara Marques, Filipa Fernandes e André Abrantes.

FCSE Porto lança PG em Cuidados de Enfermagem à pessoa com Doença Inflamatória Intestinal

Arranca em janeiro de 2024, em formato presencial, Cuidados de Enfermagem à pessoa com Doença Inflamatória Intestinal: que importância?
Os especialistas estimam que existiam cerca de 25 mil doentes em Portugal em 2022. As doenças inflamatórias intestinais - Doença de Crohn, Colite Ulcerosa e Colite não classificada (quando não é possível fazer a distinção entre as duas primeiras) - são doenças crónicas do tubo digestivo, sem cura e imunomediadas. Após diagnóstico, exigem cuidados específicos e requerem cuidados na gestão diária da vida de quem as possui e respetivas famílias. Neste sentido, surge uma nova formação pós-graduada para enfermeiros que lhes permite adquirir e desenvolver competências nesta área de intervenção, em linha com a Nurses – European Crohn’s and Colitis Organisation (N-ECCO).

“Esta pós-graduação nasce de uma necessidade sentida pelos enfermeiros em prestar cuidados especializados às pessoas com doença intestinal inflamatória,” explica Luís Sá, docente da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa e co-coordenador desta Pós-graduação. Ao longo desta oferta pós-graduada, o participante vai adquirir conhecimentos atualizados sobre fisiopatologia, diagnóstico e tratamento da DII; desenvolver competências sobre avaliação inicial, elaboração de diagnósticos, intervenções e avaliação final no cuidado à pessoa com DII; conhecer as especificidades da DII em populações especiais; aprofundar conhecimentos sobre a gestão do regime terapêutico nas pessoas com DII; desenvolver competências que contribuem para a gestão dos processos de transição nas pessoas com DII; explicitar os aspetos éticos e jurídicos dos cuidados de enfermagem à pessoa com DII; desenvolver competências de pesquisa e seleção da evidência científica disponível sobre as opções mais efetivas para o bem-estar das pessoas com DII.

Em formato presencial, o plano formativo desta formação está alinhado com os conteúdos que a Nurses – European Crohn’s and Colitis Organisation (N-ECCO) defende para que os enfermeiros sejam peritos em Doenças Inflamatórias Intestinais. A Pós-graduação em Cuidados de Enfermagem à pessoa com Doença Inflamatória Intestinal é apoiada pela Janssen Immunology, Pharma Kern, Abbvie e pelo Grupo de Estudo da Doença Inflamatória Intestinal.

*Fernanda Teixeira

Comunicado - Tribunal Constitucional indefere registo do Partido Nova Direita

Tribunal Constitucional Indeferiu Pedido de Registo do Nova Direita, mas o Movimento apresenta novos estatutos na esperança de ser registado a tempo das eleições

O movimento Nova Direita, informa que o seu pedido de registo junto ao Tribunal Constitucional foi indeferido. A decisão do tribunal constitui um revés significativo para o Nova Direita, que procura representar uma nova visão política e defender os valores e princípios conservadores que considera essenciais para do país.
O Nova Direita considera que este indeferimento é uma forma de discriminação, que limita a capacidade do partido de contribuir para o debate político e para a representação dos seus eleitores.

Discriminatório na forma como foi conduzido o processo e nos argumentos invocados que jamais foram exigidos a nenhum partido político em Portugal.

No entanto, o Nova Direita está determinado a superar este obstáculo e garantir que as suas ideias e valores sejam representados nas próximas eleições. Como tal, o movimento apresentou novos estatutos ao Tribunal Constitucional, na esperança de que a situação seja resolvida a tempo para a participação nas eleições legislativas de 10 de Março.

O Nova Direita agradece o apoio contínuo dos seus membros, apoiantes e simpatizantes, e está confiante de que a justiça prevalecerá e que no dia 10 de Março os seus eleitores terão a oportunidade de votar.

*Paulo Freitas do Amaral
_________
NR - O LITORAL CENTRO apesar da sua denominação é de âmbito nacional e além fronteiras garantindo a sua difusão através da tecnologia da informação, diversas plataformas de conectividade, assumindo-se como independente e livre.

Cidade e Praia da Tocha são o epicentro do Réveillon. Cantanhede despede-se de 2023 com duas grandes festas


A cidade de Cantanhede e a Praia da Tocha vão ser o epicentro das festividades da passagem de ano no concelho, mas o programa inicia já a 30 de dezembro, sábado, com a iniciativa de cariz solidária Cantanhede Dança, que promete encantar os participantes.
Entre as 11h00 e as 20h00 do dia 30, a tenda instalada na Praça Marquês de Marialva é palco de workshops de dança de diversos estilos (dança contemporânea, hip hop, high heels, kizomba, folclore, bachata, jazz for all, salsa lady e men style), ministrados por talentosos professores de várias escolas/grupos de dança.

Para as 20h00 está marcado um jantar solidário, onde cada prato vai contribuir para a nobre causa do evento, seguindo-se, pelas 22h00, um cativante espetáculo de dança.

Às 23h15 começa uma festa afro-latina repleta de ritmo, com DJ e animações envolventes.

Já as despedidas de 2023 e a entrada no Ano Novo, também na Praça Marquês de Marialva, iniciam no dia 31 às 22h30 e prometem uma enorme festa, organizada pela União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, com o apoio da Câmara Municipal. A noite é dedicada à comunidade, com as atuações da banda ZOOM, seguindo-se DJ Heitor e E2Much. O novo ano será recebido com um espetáculo pirotécnico.

Já na Praia da Tocha, a Passagem de Ano promete ser inesquecível. A festa, organizada pela Associação de Moradores da Praia da Tocha e que conta com o apoio da Junta de Freguesia da Tocha e do Município de Cantanhede, contará com o som contagiante dos Republika e a energia do DJ Cary Dominic.

À meia-noite, o céu da Praia da Tocha iluminar-se-á com um deslumbrante espetáculo de fogo de artifício.

*Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo






Projeto MONITOR: já são conhecidos os três projetos vencedores


Duplicou o número de candidaturas a este projeto de mentoria de Aveiro, dedicado a músicos emergentes. Os vencedores terão acompanhamento de especialistas da área da Música, durante um ano. Cada artista irá ainda receber 2.500 euros.

Já são conhecidos os selecionados do MONITOR, um projeto de mentoria dedicado a músicos emergentes, promovido pelo Teatro Aveirense/Câmara Municipal de Aveiro. Numa edição que contou com mais de 70 candidaturas, mais do dobro da anterior, em 2021, os escolhidos foram Dinis Mota (Aveiro), Nayr Faquirá (Cascais) e Bela Noia (Viseu).

Os vencedores darão agora início a um percurso de capacitação, com a duração de um ano, num processo que contará com diversos especialistas na área da Música. Este acompanhamento, que será adaptado ao grau de conhecimento e desenvolvimento de cada artista/projeto, tem como objetivo partilhar conhecimento aprofundado sobre a indústria da música, apoiar o desenvolvimento de estratégias de crescimento e fornecer ferramentas para uma boa gestão da carreira.

Para além deste processo, o MONITOR contempla ainda a atribuição, no final do trajeto, de uma verba de 2.500 euros por projeto, para a gravação de um disco, de um videoclipe ou para a realização de uma sessão fotográfica, bem como uma atuação ao vivo, no âmbito da programação do Teatro Aveirense, em setembro do próximo ano.

A convocatória para a edição de 2024 do MONITOR, lançada em setembro deste ano, previa a seleção de um projeto de Aveiro e dois de outras localidades de Portugal. O próximo passo será o arranque do respetivo percurso de mentoria, com etapas que passam pela teoria relacionada com a indústria musical em Portugal (players, contratos, remunerações), o marketing musical (tradicional e digital), a comunicação, a marcação de concertos e digressões, os direitos de autor e os direitos conexos, seguindo-se o apoio na definição de uma estratégia para todos os níveis do projeto em questão.

A responsável pelo MONITOR é Rafaela Ribas, manager, agente e sócia-gerente da agência aFirma, sendo que a gestão, organização e produção deste projeto está a cargo do Teatro Aveirense. O MONITOR conta ainda com o contributo de 11 especialistas em várias áreas do setor cultural.

Esta iniciativa insere-se no Plano Estratégico para a Cultura 2019-2030 da Câmara Municipal de Aveiro, nomeadamente no seu Eixo 1 (Criação), e tem o selo do projeto Aveiro, Capital Nacional da Cultura 2024.

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Silves Alegria do Natal Acolhe. XXI ENCONTRO DE JANEIRAS NO DIA 05 DE JANEIRO

É já no próximo dia 05 de janeiro, pelas 18h30, que a Praça Al-Muthamid, em Silves, voltará a ser palco do XXI Encontro de Janeiras.
Os tradicionais grupos participantes são: o Grupo de Cantares das Janeiras da Casa do Povo de S.B. de Messines, o Grupo de Cantares das Janeiras "Amigos da Pedreira", o Grupo de Cantares das Janeiras das Comunidades de Tunes, o Grupo de Cantares das Janeiras da Sociedade Recreativa Alcantarilhense, o Grupo de Cantares das Janeiras da Sociedade Filarmónica Silvense e o Grupo de Cantares «Os Alegres».
A iniciativa organizada pelo Município de Silves integrar a programação do Silves Alegria do Natal e tem entrada livre.
Junte-se a nós e venha viver esta tradição.
Informações adicionais poderão ser recolhidas junto do sector de Cultura do Município de Silves, através do contacto telefónico 282 440 856 ou do endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt.