sexta-feira, 5 de abril de 2019

PGR vai anunciar que Manuel Chang e António Carlos do Rosário são os únicos Funcionários do Estado com responsabilidades nas dívidas ilegais

Apesar das Garantias bancárias para empresas Proindicus, EMATUM e MAM violando a Constituição da República terem sido assinadas ao abrigo de um Decreto presidencial e do ex-Presidente Armando Guebuza ter afirmado que os empréstimos ao Credit Suisse e ao VTB foram contraídos “em defesa da Pátria Amada e do maravilhoso povo moçambicano” a Procuradora-Geral da República (PGR), Beatriz Buchilli, vai ao Parlamento anunciar que Manuel Chang e António Carlos do Rosário são únicos funcionários do Estado que têm responsabilidades no caso das dívidas ilegais.
Ainda não é pública a data que a “guardiã da legalidade” vai apresentar a sua 4ª Informação Anual à Assembleia da República no entanto o @Verdade apurou que Beatriz Buchilli vai declarar que dos 12 Funcionários do Estado envolvidos no processo de concepção do projecto do Sistema Integrado de Monitoria da Zona Económica Exclusiva, dito “de natureza estratégico-militar”, criação das empresas Proindicus, Empresa Moçambicana de Atum (EMATUM) e Mozambique Asset Managment (MAM) e emissão das Garantias Soberana apenas Manual Chand e António Carlos do Rosário são responsáveis pelo endividamento de Moçambique em mais de 2 biliões de dólares norte-americanos.
“Os elementos até aqui coligidos permitiram a constituição de 28 arguidos, entre servidores públicos e outros. Sobre 10 foram aplicadas medidas de coação, sendo 9 de prisão preventiva e 1 de liberdade provisória, mediante caução. Um dos arguidos, deputado da Assembleia da República e antigo Ministro das Finanças do nosso país, encontra-se preso na vizinha África do Sul, por ordem da justiça americana”, pode-se ler no na Informação a que o @Verdade teve acesso.
Buchili irá declarar o que já é de domínio público, “foi deduzida acusação contra 20 arguidos, indiciados da prática dos crimes de chantagem, falsificação de documentos, uso de documentos falsos, abuso de cargo ou função, peculato, corrupção passiva para acto ilícito, abuso de confiança, branqueamento de capitais e associação para delinquir”.
“Para além das medidas de coação aplicadas aos arguidos, procedemos à apreensão de 15 imóveis, 6 viaturas de diferentes marcas e modelos, 1 máquina pesada de construção civil, por haver indícios de se tratar de bens adquiridos com base em fundos ilegalmente obtidos e relacionados com os crimes em causa. Pelas mesmas razões, foram congeladas 31 contas bancárias, pertencentes e relacionadas com os arguidos”, informará também a PGR.
Outro facto de conhecimento público que Beatriz Buchilli vai referir é a acção cível intentada no The High Court of Justice, Business and Properity Court´s os England and Wales, Commercial Court, “contra os bancos, empresas e gestores intervenientes na contratação dos empréstimos”.
Manuel Chang o grande corrupto
A Procuradora-Geral da República revelará aos deputados que mais de um ano após remeter “peças relevantes do processo” que mostram factos “susceptíveis de consubstanciar infraccções financeiras (...) ainda aguardamos a decisão do Tribunal Administrativo”.
Buchilli irá reiterar que do auxílio jurídico e judiciário solicitado ao Reino Unido, França, Holanda, Estados Unidos da América, Emirados Árabes Unidos, Suíça, África do Sul e Portugal a instituição que dirige apenas recebeu “respostas do Reino Unido, França, Suíça e Holanda”.
A PGR informará que sobre Manuel Chang é arguido em outro processo a correr termos nas instituições judiciarias moçambicanas, em alusão a corrupção que envolveu a construção do Aeroporto de Nacala, por isso “foi emitida ordem de prisão pelo Tribunal Supremo e efectivada pelas autoridades competentes da República da África do Sul. Na sequência, accionamos o pedido de extradição, com vista a acautelar os interesses do Estado moçambicano”.

Recorde-se que em Comissão Parlamentar de Inquérito o antigo Presidente Armando Guebuza classificou os empréstimos às empresas Proindicus, EMATUM e MAM como “medidas de natureza estratégico-militar” e afirmou que tinham sido contraídas “em defesa da Pátria Amada e do maravilhoso povo moçambicano”.
A Auditoria realizada pela Kroll e os contratos dos créditos contraídos por cada uma das empresas permitiram o @Verdade identificar pelo menos 12 funcionários do Estado que tiveram conhecimento e desempenharam um papel activo na contratação dos empréstimos inconstitucionais e ilegais: Armando Guebuza, Gregório Leão, António Carlos do RosárioManuel Chang, Maria Isaltina Lucas, Filipe Nyusi, Victor Bernardo, Eugénio Henrique Zitha Matlaba, Henrique Álvaro Cepeda Gamito, Raúfo Ismael Irá, Victor Borges, Alberto Mondlane. A PGR pretende responsabilizar apenas dois deles.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Cólera alastra-se para o Búzi, mais de 2 mil casos tratados na província de Sofala


O surto de cólera que eclodiu após a passagem do Ciclone IDAI pela Província de Sofala já afectou mais de 2 mil pessoas que foram tratadas, melhoraram e tiveram alta estando hospitalizados apenas 110 doentes. No entanto 6 novos casos foram detectados no Distrito do Búzi e as autoridades de Saúde estão preocupadas com os distritos de Cheringoma, Chibabava e Muanza.

Falando a imprensa nesta quinta-feira (04) o Director Nacional de Assistência Médica, Ussene Isse, disse que: “Nas últimas 24 horas registamos um cumulativo de 347 casos de cólera em toda a província de Sofala, destes 237 fizeram o tratamento, melhoraram e foram para as suas casas. Neste momento a Cidade da Beira registou nas últimas 24 horas 273 casos, com zero óbitos. O Distrito de Nhamatanda 55 casos, com zero óbitos. O Distrito do Dondo 19 casos, com zero óbitos”.

“A nossa equipa de vigilância de doença e investigação de diarreias fez o seu trabalho no Distrito de Búzi, testamos 10 pessoas e 6 confirmaram positivo para cólera. Há três distrito críticos que temos de estar atentos na Província de Sofala nomeadamente o Distrito de Cheringoma, o Distrito de Chibabava e o Distrito de Muanza”, alertou Isse.

De acordo com o Director Nacional de Assistência Médica o balanço do primeiro de de vacinação contra a cólera “é extremamente positivo, a nossa supervisão mostrou uma grande afluência das populações a procura da vacinação, os dados que temos hoje indicam que tínhamos vacinado 32 mil pessoas contra a cólera”. A meta é vacinar 884 mil pessoas em um semana. Desde o passado dia 27 de Março já foram infectados pela cólera 2.027 pessoas.

Entretanto o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) continua com um registo de apenas 598 óbitos , desde o passado dia 2, resultantes do impacto do Ciclone IDAI, nos passados dia 14 e 15, e das cheias que se seguiram e afectaram 1.416.024 pessoas que ficaram sem as suas habitações, há registo de 216.745 casas inundadas, parcial ou completamente destruídas.

Ficaram ainda danificadas 54 unidades sanitárias e 3.344 salas de aulas, deixando sem estudar 262.120 estudantes.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Negociações para paz em Moçambique ditam nova revisão da Lei de Eleição do PR e deputados para AR

As negociações para a paz definitiva no nosso país ditaram mais uma revisão da Lei que estabelece o quadro jurídico para a eleição do Presidente da República (PR) e dos deputados da Assembleia da República (AR). Dentre as alterações em 24 artigos realce para as mudanças no processo de apuramento nas mesas de assembleia de voto, revisão dos critérios de incapacidade eleitoral assim como da apresentação de candidaturas e da proibição do uso de telemóvel e maquina fotográfica nas cabines de votação.
No âmbito da revisão da Constituição da República em resultado das negociações que ainda decorrem para a paz definitiva, entre o Governo e o partido Renamo, as três bancadas parlamentares aprovaram nesta quinta-feira (04), por consenso, a mais uma revisão pontual da Lei que estabelece o quadro jurídico para eleição do Presidente da República e dos deputados da Assembleia da República.
A Tutela jurisdicional os recursos eleitorais que era apenas do Conselho Constitucional foi alargada, em primeira instância, para os Tribunais Judiciais de Distrito ou de Cidade.
Foi incorporada como competência para a Comissão Nacional de Eleições (CNE) a fixação da data do início e término da campanha eleitoral embora se mantenha o período de 45 dias antes da data das eleições para o começo assim como as 48 horas para o encerramento antes da votação.
A possibilidade da CNE autorizar o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral a constituir uma mesa de assembleia de voto, caso o número de eleitores por mesa não o justifique foi suprimida. Mudou um ponto do artigo relativo a Liberdade e confidencialidade do voto e foi adicionada a proibição do “uso do telemóvel e máquina fotográfica nas cabines de votação”.
Grandes alterações foram efectuadas no processo de apuramento parcial do votos particularmente no detalhe das informações que devem constar da acta e do edital das operações de votação e do apuramento parcial.
Assinaláveis são ainda as revisões no capítulo sobre a capacidade eleitoral passiva no que as Eleições Legislativas diz respeito a supressão da incapacidade que estava preconizada aos condenados em pena de prisão por furto, roubo, abuso de confiança, peculato, falsificação ou por crime cometido por funcionário público e também dos que forem judicialmente declarados delinquentes habituais de difícil correcção.
Incorporada decisão transitória relacionada com o adiamento do recenseamento eleitoral por causa do Ciclone IDAI
Foi também adicionada uma excepção a incapacidade eleitoral passiva aos cidadãos que tenham renunciado ao mandato imediatamente anterior para aqueles que “tenham perdido o mandato pelo facto de inscreverem-se ou assumirem funções em partido político, coligação de partidos ou grupo de cidadãos eleitores proponentes, diferente daquele pelo qual foi eleito”.
O processo de verificação das candidaturas e publicação das listas aceites e rejeitas teve os seus prazos revistos, pelo número 2 do artigo 180: “Findo o período de apresentação das candidaturas a Comissão Nacional de Eleições procede, no prazo de trinta dias subsequentes, à reverificação da elaboração das listas dos candidatos aceites e rejeitados e, por competente deliberação decide pela aceitação ou rejeição da candidatura.”
Ademais, “O Presidente da Comissão Nacional de Eleições, nos três dias subsequentes ao término do prazo previsto no número 2, do presente artigo, manda afixar, no lugar de estilo das suas instalações, cópias de deliberação de aceitação ou rejeição de candidatura.”
A investidura dos deputados da Assembleia da República, que estava determinada acontecer até 15 dias após a publicação em Boletim da República dos resultados finais passa a não ter um número de dias estabelecido ficando condicionado a “validação, promulgação e publicação, no Boletim da República, dos resultados eleitorais pelo Conselho Constitucional” e a competência da marcação da data concreta que era da Comissão Nacional de Eleições passa estar nas mãos do Conselho Constitucional.
Nesta revisão da Lei 08/2013 assim como da alteração efectuada em 2014, também devido a negociações para a paz na altura encabeçadas por Armando Guebuza e Afonso Dhlakama, foram aditados dois novos artigos. Um sobre a apreciação de questões prévias no âmbito do apuramento ao nível do distrito ou cidade e foi incorporada uma decisão transitória relacionada com o adiamento do recenseamento eleitoral por causa do Ciclone IDAI.
“Para as eleições do Presidente da República e dos deputados da Assembleia da República de 15 de Outubro de 2019, é ficado em setenta e cinco dias o prazo de apresentação de candidaturas”, determina agora a lei.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Parceiros de Cooperação prometem financiar PREPOC “sobretudo com doações”

Foto de Adérito Caldeira

Os Parceiros de Cooperação internacional reafirmaram nesta quinta-feira (04) a vontade de apoiar o Programa de Recuperação Pós-Calamidade (PREPOC) de Moçambique “sobretudo com doações”, declarou o chefe da delegação da União Europeia após reunir com o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos que lidera o Gabinete de Reconstrução no entanto António Sanches-Benedito Gaspar ressalvou que é preciso olhar para além das infra-estruturas, “para o sector produtivo e serviços sociais”.

No seguimento da aprovação pelo Conselho de Ministros dos “termos de referência” para o PREPOC que em cinco anos propõe-se a reconstruir a cidade da Beira assim como as infra-estruturas públicas danificadas pelo Ciclone IDAI e pelas cheias que se seguiram nas províncias de Sofala, Manica, Tete, Zambézia e Inhambane os responsáveis do sector de obras públicas e recursos hídricos reuniram com os representes do Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento, União Europeia e Nações Unidas no nosso país para coordenar “a metodologia de elaboração do Programa de Recuperação Pós-Calamidade e também verificar quais são os mecanismos que podem já serem activados para iniciar já este programa”, de acordo com PCA do Fundo de Estradas, Ângelo Macuácua.

Falando em nome dos Parceiro o chefe da delegação da União Europeia em Moçambique explicou que embora ainda estejamos na fase de emergência “é importante estabelecer os mecanismos necessários para a reconstrução. O trabalho que já foi iniciado pela Comunidade Internacional, na base do mecanismo PDMA".

“É um mecanismo que já foi posto em prática em outros países com bastantes bons resultados, estabelece uma metodologia internacional que é única para evitar duplicações e ter uma visão conjunta e comum de todos os danos numa só matriz. O Governo tem pessoas no terreno, nós temos pessoas a fazerem avaliação agora o importante é pôr esta toda informação de uma maneira harmonizada num só documento que servirá de base para a Conferência Internacional que vai se realizar”, esclareceu António Sanches-Benedito Gaspar.

O chefe da delegação da União Europeia ressalvou no entanto que “deve ser também um documento abrangente que vai olhar não só para questões de infra-estruturas, como estradas e energia, mas também para o sector produtivo e serviços sociais”.

De acordo com António Sanches-Benedito Gaspar os fundos para financiar o PREPOC serão “sobretudo com doações, entre os parceiros cada um tem os seus próprios mecanismos, regras e procedimentos mas acho que existe uma vontade não só de acrescentar nos programas actuais mas também numa certa medida readaptar ou reprogramar alguns projectos que estão em curso”.

Aliás tendo em conta suspensão de um Programa financeiro com o Fundo Monetário Internacional Moçambique só está habilitado a receber doações ou créditos muito concessionais.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

“Anadia Capital do Espumante” com cartaz de luxo

Xutos & Pontapés, José Cid, Amor Electro, Áurea, David Carreira e Mayra Andrade
Xutos & Pontapés, José Cid, Amor Electro, Áurea, David Carreira e a cabo-verdiana Mayra Andrade são os cabeças-de-cartaz do “Anadia Capital do Espumante – Feira da Vinha e do Vinho” 2019 que irá decorrer, entre os dias 22 e 30 de junho, no Vale Santo, na cidade de Anadia.
Pelo palco principal vão ainda passar “Os Quatro e meia”, “Meninos da Sacristia” e “Xana Toc Toc”. O certame termina com o desfile e atuação das tradicionais Marchas Populares no anfiteatro do Vale Santo. No recinto, haverá ainda um palco secundário dedicado aos grupos do concelho.
Um dos objetivos do “Anadia Capital do Espumante” é dar a conhecer o que de melhor se faz no sector vitivinícola, e, para tal, os néctares da Bairrada vão ter um espaço próprio para que os produtores/engarrafadores possam aí promover e divulgar os seus produtos.
Uma das novidades da edição deste ano é o facto de o Município ter candidatado o certame “Anadia Capital do Espumante” a “Sê-lo Verde 2019” o que vai implicar, obrigatoriamente, a introdução de algumas regras de âmbito ambiental, nomeadamente que os copos a utilizar no recinto têm de ser reutilizáveis, ao abrigo da candidatura, que estipula a não utilização de plástico. O objetivo é que este tipo de material seja banido da Feira.
Por outro lado, à semelhança do que aconteceu na edição transata, o certame volta a ter a classificação de Ecoevento, na sequência de um protocolo com a ERSUC, com o objetivo de incentivar a redução das quantidades de resíduos produzidos durante a feira, a separação de embalagens, e a recolha seletiva e encaminhamento, para reciclagem, das quantidades recolhidas, são as principais ações contempladas nesta iniciativa.
As entradas têm um custo de dois euros, sendo que, no último dia, 30 de junho, a entrada é gratuita. Os portadores dos Cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior têm um desconto de 50 por cento.
Cartaz de Animação:
-  José Cid e Sara Santini – dia 22 de junho
- Amor Electro - dia 23 de junho
- Os Quatro e Meia - dia 24 de junho
- Meninos da Sacristia convidam Luis Portugal - dia 25 de junho
- Mayra Andrade - dia 26 de junho
- Áurea - dia 27 de junho
- David Carreira e DJ Ride - dia 28 de junho
- Xutos & Pontapés - dia 29 de junho
- Xana Toc Toc – dia 30 de junho (tarde)
- Marchas Populares – dia 30 de junho (noite)

NACIONAL | SEJA NOSSO COMERCIAL COMISSIONISTA


Todo o tempo é precioso, não deve porém ser desaproveitado. Esta proposta destina-se a todas as pessoas de Norte a Sul do País, quer seja mulher ou homem. 

Se conhece bem a sua localidade, o tecido empresarial do Conselho onde habitualmente reside, ou até mesmo o Distrito pelas mais diversas razões, porque não apostar numa actividade diferente?

O mundo da publicidade não tem limites, no Litoral Centro funciona rotativamente. A opção é sua: Full Time ou Part Time. Encare esta oportunidade como uma etapa para dar um salto maior.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Porto | Idosa de 93 anos fica a dormir na rua após ter alta hospitalar no Porto

Resultado de imagem para Idosa de 93 anos fica a dormir na rua após ter alta hospitalar no Porto
Mulher foi encontrada por uma associação de apoio aos sem abrigo a dormir na rua e apresentava sinais vitais fracos.
Uma idosa de 93 anos, que esteve internada durante quatro meses no hospital a recuperar de um AVC, foi encontrada a dormir na rua após ter tido alta hospitalar. A Associação Anjos Amigos deparou-se com a mulher, sem família, a dormir na rua embrulhada em cobertores.
A idosa pernoitava na Rua de Fernandes Tomás há cerca de dois dias, depois de ter recebido alta do Hospital de Santo António, no Porto.
A associação Anjos e Amigos afirma, numa publicação feita na redes sociais, que fez de tudo para tentar identificar a mulher em questão, no entanto, sem sucesso.
O INEM foi imediatamente chamado ao local, depois dos voluntários da associação se terem apercebido que a idosa apresentava os sinais vitais fracos.
Acabou por ser transportada para o hospital onde foi efetuada a triagem. Segundo a mesma publicação feita pela a associação nas redes sociais, a idosa tinha possibilidades de estar a repetir o mesmo acidente vascular cerebral. A mulher continua internada.
Fonte: bombeiros24

Cantanhede | COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO. DE PARTIDA! ESTABELECEU PARCERIA COM O MUNICIPIO DO TARRAFAL


Após decorrido um período de diagnóstico e de avaliação, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, formalizou no passado dia 29 de março, um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, em Cabo Verde. 

Para o efeito a presidente da Sociedade Columbófila, Lurdes Silva, esteve acompanhada nesta cerimónia pela secretária da Mesa da Assembleia Geral, Aidil Machado e pela Vice-Presidente Magda Silva, bem como, João Soares, Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, que se fez acompanhar pelos seus Vereadores Daniel Soares e Eva Varela. 

O Protocolo foi assinado no Salão Nobre do Município na presença de algumas dezenas de formandos do Curso GIN, Gerar Ideias de Negócio, promovido por aquele Município. 

A Câmara Municipal do Tarrafal e a Sociedade Columbófila, promoverão a cooperação e colaboração no sentido da realização de atividades que proporcionem uma troca de experiências formais e não-formais, de âmbito social, educativo, desportivo e formativo. 

Caberá à Sociedade Columbófila no âmbito do projeto de cooperação. de partida!, através das suas valências associativas, implementar no terreno em cooperação com o Município, projetos de animação sócio comunitária, disponibilizando meios técnicos e material didático, que permitam a realização de atividades neste âmbito. 

Igualmente a Sociedade Columbófila através da sua Direção Geral, compromete-se a continuar a desenvolver os contactos necessários junto de empresas e entidades, no sentido de angariar para o projeto, diversos bens que contribuam para atenuar as carências das famílias mais vulneráveis do concelho do Tarrafal. 

O Município do Tarrafal, através do seu Presidente João Soares, irá disponibilizar os seus meios técnicos, humanos e materiais, que tornem possível a concretização de projetos em cooperação institucional, com a Sociedade Columbófila, comprometendo-se igualmente a desenvolver todos os esforços necessários junto do governo de Cabo Verde, para a concretização dos apoios necessários e garantir os recursos humanos necessário às iniciativas comunitárias a desenvolver no futuro, naquele Município. 

A Sociedade Columbófila, através do seu Departamento de Apoio a Atividades Juvenis, nesta primeira fase procedeu ao envio de um contentor com roupas, livros, material escolar, bens alimentares, brinquedos e outros materiais diversos, que irá apetrechar a Loja Social e destinados a crianças e jovens oriundos de famílias vulneráveis daquela cidade, contando com a colaboração do Grupo Os Mosqueteiros, que através do acordo que mantém com a Sociedade Columbófila, já há algum tempo, disponibilizou um conjunto de material muito significativo para a primeira doação, Contando igualmente com a colaboração do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais – Tocha e do Continente/Modelo Cantanhede e Artsana Chicco. 

Através da parceria estabelecida com o Município de Cantanhede, que disponibilizou um conjunto de material desportivo de basquetebol, em muito bom estado de conservação, nomeadamente postes, tabelas e algumas bolas, vai ser dinamizado um projeto de desenvolvimento desportivo daquela modalidade desportiva, na cidade do Tarrafal e nas zonas mais interiores do seu concelho. 

Igualmente a Associação de Cantanhede vai contar com a colaboração da empresa Sesis – Cabo Verde, que através do seu administrador Alcides Simões, acompanhará as ações de implementação no terreno.

Águeda | Parque Verde da Várzea


Encontra-se em fase inicial de implementação o projeto designado por Parque Verde da Várzea, cuja área de intervenção se localiza na cidade de Águeda, mais especificamente a norte da Rua dos Industriais, nas imediações do Mercado Municipal. 

A totalidade do projeto contempla a criação de uma zona de lazer com parque de merendas, zonas de estacionamento de veículos e respetivos acessos, passeios e ainda a implementação de um sistema de iluminação sustentável através da energia solar. 

No que diz respeito aos espaços verdes, está prevista plantação de árvores, arbustos e a colocação da sementeira de gramão resistente à seca, que se estenderá por todo o parque, incluindo as zonas de estacionamento. 

Nas zonas de circulação e estacionamento de veículos, serão aplicadas grelhas de enrelvamento.

Paralelamente à Rua dos Industriais, será criado um passeio em pavimento permeável (betão poroso) e na zona adjacente à via será executada uma valeta, de forma a dar continuidade à valeta existente no troço da estrada mais a nascente do parque. 

Ao nível da iluminação, está prevista a aplicação de candeeiros com luminárias de tecnologia LED, que, confome mencionado anteriormente, serão alimentadas por painéis solares. A área de iluminação abrange a zona de lazer, as zonas de estacionamento e os respetivos circuitos de peões e de veículos. 

Estes candeeiros já estão a ser instalados no local e serão, brevemente, colocados em pleno funcionamento. 

O parque verde, após concluído, permitirá o estacionamento de cerca de 247 veículos automóveis ligeiros.

Sobre a intervenção, Jorge Almeida, Presidente do Município, referiu: “Esta obra, que está ainda em fase inicial, vem dotar a baixa da cidade de uma nova infraestrutura que será bastante importante para dinamizar toda esta zona. Ao criar um espaço verde e um parque de estacionamento estamos, simultaneamente, a pensar nas famílias que habitam em Águeda e nas pessoas que se deslocam para a cidade por motivos diversos e necessitam de estacionar as suas viaturas. 

Temos também efetuado uma série de intervenções para melhorar as vias públicas e de uma forma global garantir melhores condições de circulação em todo o concelho.”

CIRCUITO MUNDIAL DE QUALIFICAÇÃO DA WSL REGRESSA A SANTA CRUZ

O Pro Santa Cruz presented by Noah Surf House tem arranque marcado para a próxima segunda-feira, na Praia do Mirante, em Santa Cruz. Em causa está uma prova de 3000 pontos do circuito mundial de qualificação (QS) da Liga Mundial de Surf (WSL) que irá decorrer até ao dia 13 de abril.
“A realização desta prova tem um papel fundamental para que Santa Cruz continue a traçar o seu caminho” disse Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, durante a apresentação da prova, que decorreu esta sexta-feira na Noah Surf House. “Trata-se de consolidar esta localidade e as suas ondas como um destino de qualidade para a prática de desportos de ondas, com destaque para o surf, assumindo-se como uma referência nacional e internacional” acrescentou.
Francisco Spínola, diretor-geral da WSL para a Europa, África e Médio Oriente, destacou que esta é “uma das provas que mais gostamos de organizar. O envolvimento local e a forma como tem desenvolvido as suas infraestruturas, nomeadamente o trabalho da Noah Surf House, é o reflexo disto mesmo.”
Já Vasco Ribeiro confessou que, a seguir à Praia da Poça, “Santa Cruz é o meu sítio preferido para surfar” acrescentando que tem “dos melhores beach breaks [bancos de areia] do mundo, grande consistência, desde a Praia Azul até Santa Rita.” O surfista, que foi campeão do mundo de juniores em 2014, acrescentou que “é um sítio onde ainda conseguimos surfar tranquilos e aproveitar ao máximo, temos ondas boas todos os dias. É um sítio que eu adoro.”
A sessão de apresentação contou, ainda, com a presença do surfista brasileiro Lucas Silveira, assim como dos portugueses, Diogo Martins e Guilherme Fonseca, com o último a ser um dos wildcards [surfista convidado] da prova.
Entre os nomes “sonantes” que irão passar por Santa Cruz constam Frederico Morais, Ethan Ewing, Alex Ribeiro, Aritz Aranburu e Nat Young.
Carlos Bernardes aproveitou a oportunidade para “lançar o desafio” a Francisco Spínola para que se venha a associar ao EuroSurf 2019. A prova, que irá sagrar os campeões europeus de surf e longboard, irá integrar a programação desportiva do Santa Cruz Ocean Spirit, que decorre entre 19 e 28 de julho.

AVISO À POPULAÇÃO | PRECIPITAÇÃO, NEVE, VENTO e AGITAÇÃO MARÍTIMA

Resultado de imagem para AVISO À POPULAÇÃO
1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica:
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje no Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil (CNEPC) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada prevê-se, um agravamento das condições meteorológicas, salientando-se:
§  Queda de neve persistente e com acumulação acima dos 800/1000 mnas regiões do Norte e Centro, com especial destaque para as formações da Peneda-Gerês, Montesinho, Alvão-Marão, Montemuro e Estrela, com acumulados que podem exceder os 5 cm. Na zona da Torre (Serra da Estrela) os acumulados podem chegar aos 15 cm durante os próximos três dias.

§  Precipitação, pontualmente forte, em especial nas regiões do litoral Norte e Centro (acumulados até 20-30 mm/24h), estendendo-se progressivamente às restantes regiões. Durante a tarde e noite de domingo (7abr), precipitação persistente, com acumulados até 20-30 mm/6h, na região do Minho e Douro Litoral. Condições de instabilidade com ocorrência de aguaceiros que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada.
Formação de gelo nos níveis mais baixos durante a noite e durante o dia em zonas mais sombrias.

§  Hoje, vento moderado a forte do quadrante Oeste no litoral a Sul do cabo Mondego, com rajadas até 70 km/hNas terras altas (acima 400/600 m), vento a soprar moderado/forte, com rajadas até 70 Km/h.
Amanhã e domingo, vento forte de quadrante oeste, com rajadas até 70 km/h, no litoral oeste e nas terras altas.

§  Agitação marítima forte com ondas de noroeste de 4 a 5 metros na costa ocidental até às 10 horas de domingo. Prevê-se que aondulação aumente temporariamente para 5 a 7 metros, podendo atingir 10 a 12 metros de altura máximaentre as 3h e as 12 h de amanhã, no litoral a norte do Cabo Mondego, e entre as 6h e as 15 h de amanhã no litoral da região de Lisboa e Leiria.
Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:
·Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo;
·Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
·Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
·Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
·Danos em estruturas montadas ou suspensas;
·Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;
·Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte;
·Possíveis acidentes na orla costeira;
·Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANEPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:
·Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias;
·Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
·Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
·Proceder à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve;
·Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
·Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
·Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais;
·Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
·Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

MUITA ANIMAÇÃO EM SANTA CRUZ DURANTE O FIM DE SEMANA DA PÁSCOA...

No âmbito do "Santa Cruz.365", a Câmara Municipal de Torres Vedras e diversos agentes locais organizaram um programa de animação a pensar em todos os que escolhem Santa Cruz para fazer uma pausa no fim de semana da Páscoa, denominado "Santa Cruz Spring Break 2019".

O programa desta iniciativa é o seguinte:

18 de abril

22h00 | Dj Sr. Teixeira
Local: Ar de Bar 

22h00 | Música ao vivo - Cabra Cega 
Local: Páteo da Azenha - O Páteo das Famílias

00h00 | Dj Foka @ Radio Station Bar
Local: Páteo da Azenha - O Páteo das Famílias



19 de abril

11h00 | Cavaquinhos da Freiria
Local: Mercado Municipal de Santa Cruz 

15h00 | Arruada com Gaiteiros da Freiria
Local: Ruas do centro de Santa Cruz 

15h00 | Atelier de pintura de ovos de Páscoa
Local: Junto ao Espaço Aguarela

21h30 | Música ao vivo - Daniela Mendes Trio
Local: Páteo da Azenha - O Páteo das Famílias 

22h00 | Dj Gonçalar
Local: Ar de Bar 

00h00 | JB Nineties Party @ Radio Station Bar
Local: Páteo da Azenha - O Páteo das Famílias 

20 de abril

09h00 | Feira Rural de Santa Cruz
Local: Mercado Municipal de Santa Cruz 

09h30 | Santa Cruz a Mexer
Local: Largo Jaime Batista da Costa

10h30 | Arruada com Zangizarra
Local: centro de Santa Cruz 

10h30 | Ateliê de decoração de ovos de Páscoa
Local: Mercado Municipal de Santa Cruz 

10h30 | Pinturas Faciais 
Local: Mercado Municipal de Santa Cruz 

14h30 | Arruada com Zangizarra
Local: centro de Santa Cruz 

14h30 | Ateliê de decoração de ovos de Páscoa
Local: Mercado Municipal de Santa Cruz 

14h30 | Pinturas Faciais
Local: Mercado Municipal de Santa Cruz 

21h30 | Dança - Flui, Escola de Dança
Local: Páteo da Azenha - O Páteo das Famílias

22h00 | Dj Gtuxa
Local: Ar de Bar 

22h00 | Música ao vivo - Xico Moreno
Local: Páteo da Azenha - O Páteo das Famílias

00h00 | Paul Soir @ Radio Station Bar
Local: Páteo da Azenha - O Páteo das Famílias

21 de abril

10h00 | Active Kid's
Local: Páteo da Azenha - O Páteo das Famílias

10h30 | Acordeão no Mercado - Rodrigo Maurício e Bruno Gomes
Local: Mercado Municipal de Santa Cruz 

16h00 | Arraial de Páscoa com Rui Agostinho
Local: Boca Santa 

Durante o período da Páscoa | CAMARA MUNICIPAL VAI PROMOVER INICIATIVA “FÉRIAS EM MOVIMENTO “

Sob o lema “ Desafia- te “, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através dos gabinetes de Acção Social e Educação, vai promover no período das férias escolares daPáscoa, duas semanas de actividades extra curriculares para as crianças do concelho, que vão decorrer durante a tarde, no espaço da Biblioteca Municipal, nas semanas de 9 a 12 15 a 18 de Abril, entre as 14 e as 16h30.

Na primeira semana, depois do acolhimento dos participantes e das dinâmicas de grupo, os dias serão preenchidos com Atelier de Páscoa ( Puzzle Deslizante ), Rota dos Ofícios que futuro ( Profissões – palestra ), visita ao Hotel Rural Casa de S. Pedro ( Quinta ) e ainda o Projecto + Educação + Saúde ( Acção de Reiki ).
Já para a segunda semana, as crianças vão participar no Mini Eco Montado, no espaço da Quinta do Pinheiro, num Atelier de Culinária ( fabrico de Pão de Ló ), na Hora do Conto / Cinepipoca, com a temática do Bullyng e, no ultimo dia, participam na comemoração do Dia da Actividade Física ( caça ao ovo ).
Sublinhando o interesse desta actividade, gizada para a ocupação das crianças em período de férias escolares, o edil paivense Gonçalo Rocha destaca que “ desde que assumimos a gestão municipal, elegemos como eixo fundamental da nossa acção governativa, as politicas educativas e sociais e, continuamos a fazer tudo, para ajudar as famílias paivenses nestes âmbitos e dentro das nossas possibilidades, daí considerar que, esta e outras iniciativas orientadas para a valorização e sociabilização das nossas crianças, são entendidas como vertentes fundamentais da valorização humana, que procuramos manter e até reforçar “.
As inscrições para estas actividades são limitadas e estão abertas até ao dia 8 de Abril, podendo ser feitas na Biblioteca Municipal ou através do sitio do município www.cm-castelo-paiva.pt

Orçamento Participativo Jovem 2019 | Encontros Participativos na Direção Regional do Centro | Oliveira de Azeméis – Loja Ponto JA |12 de abril | 16:00 h




O Orçamento Participativo Jovem Portugal é um processo de  participação democrática no âmbito do qual os cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos podem apresentar e decidir projetos de investimento público.

O Governo da República encara os seus cidadãos mais jovens como parte determinante da sociedade portuguesa, pelo que se pretende que estejam cada vez mais envolvidos nas decisões coletivas, mantendo também uma atitude vigilante sobre a atuação dos organismos públicos. 

Com esta iniciativa visa-se contribuir para a melhoraria da nossa democracia pela inovação e reforço das formas de participação pública dos cidadãos jovens. Esta é uma aposta no seu espírito criativo e no seu potencial empreendedor.

Tal como previsto na Lei do Orçamento do Estado para 2019, o OPJP  tem um montante de 500 mil euros para aplicação em propostas apresentadas por cidadãos com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos.

Os projetos admitidos nesta 3.ª edição abrangem as áreas dos temas-chave do Plano Nacional para a Juventude:
  • Educação Formal e Não Formal
  • Emprego
  • Habitação
  • Saúde
  • Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Governança e Participação e
  • Igualdade e Inclusão Social.

Neste sentido, vão ser realizados Encontros de Participação a nível nacional (Continente e Ilhas). Estes são momentos presenciais de apresentação e debate de propostas de âmbito nacional e regional, bem como de esclarecimento e auxílio aos cidadãos jovens que pretendam participar ativamente no processo do OP Jovem.

Neste contexto a Direção Regional do Centro do IPDJ promove em,
* confirmados até ao momento



  • Castelo Branco – 09 de Abril – IPDJ – 18:00 h
  • Lamego | Viseu – 09 de Abril – Loja Ponto JA – 18:00 h
  • Aveiro – 10 de Abril – IPDJ – 18:00 h
  • Gouveia | Guarda 10 de Abril – Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira – 18:00 h
  • Coimbra 11 de Abril – IPDJ – 18:00 h
  • Ansião | Leiria 11 de Abril – Centro de Negócios de Ansião - Parque Empresarial do Camponês – 18:00 h
  • Viseu 12 de Abril – IPDJ – 18:00 h
  • Oliveira de Azeméis | Aveiro – 12 de Abril
Loja Ponto JA – 16:00 h
  • Leiria – 22 de Abril – IPDJ – 18:00 h
  • Lousã | Coimbra – 22 de Abril – Biblioteca Municipal Comendador Montenegro – 18:00 h
  • Guarda – 23 de Abril – IPDJ – 18:00 h


Recorda-se que a fase de apresentação de propostas da terceira edição (2019) decorre de 25 de março a 29 de abril.



As propostas podem ser apresentadas através da plataforma do Programa - https://opjovem.gov.pt  ou presencialmente nos encontros de participação.



Mais informação em:  https://opjovem.gov.pt.