sábado, 25 de março de 2023

Câmara de Águeda reforça parceria para dinamização das residências artísticas


Programa AGITLab aposta na criação artística, no estabelecimento de parceiras e coproduções e em fomentar uma cada vez maior proximidade com a comunidade local
A Câmara Municipal de Águeda renovou a parceria com a Improvise & Organize  Associação Cultural para a dinamização do Programa de Residências Artísticas  AGITLab, que apoia artistas emergentes, nacionais e internacionais, que trabalham em todas as disciplinas artísticas, por meio de residências de curta e longa duração.
“As residências artísticas, como laboratórios experimentais do pensamento crítico e da criatividade, são umas aposta estratégica do Município para desenvolver e fomentar a criação artística em Águeda, contribuindo para a afirmação do concelho, nacional e internacionalmente, como produtor de arte e cultura, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que reflete uma aposta clara e estratégica na criação artística, na coprodução e no envolvimento da comunidade em torno da arte.
O AGITLab, assente neste conceito de experimentação contemportânea, dá aos artistas uma liberdade criativa que lhes permite explorar, experimentar e desenvolver o seu trabalho de uma forma disruptiva. Este espaço de criação na cidade de Águeda tem sido casa, nos últimos anos, para muitos artistas nacionais e internacionais, que aqui têm o trampolim para brilhar em palcos por todo o mundo.
Nas residências artísticas de Águeda cruzam-se e colaboram as mais diversas disciplinas da arte, indústria, educação, ciência e sociedade, dentro e fora dos circuitos artísticos habituais, procurando, em cada projeto criar criar soluções inovadoras e novos formatos.
Este programa consolida a imagem de Águeda como cidade de produção criativa, um espaço de criação que visa o crescimento mútuo dos artistas, da indústria cultural da cidade e concelho, projetando as várias expressões artísticas aqui criadas nos contextos regionais, nacionais e internacionais. Edson Santos reforça que o AGITLab dá também a oportunidade à populacional local de interagir com uma produção criativa variada, durante o processo.
A parceria municipal com a Improvise & Organize  Associação Cultural, que acontece desde 2019, engloba vários projetos, com vista à descentralização da arte através da criação e promoção de projetos artísticos. As suas intervenções consistem em atividades regulares nas mais variadas vertentes das artes, com especial enfoque no circo, na dança e arte contemporânea, residências artísticas internacionais, arquitetura efémera, instalações, no teatro físico, na música eletrónica experimental e projetos sociais participativos com jovens.
O trabalho desenvolvido tem permitido criar hábitos culturais entre a comunidade, assim como no âmbito da criação e promoção de expressões artísticas contemporâneas do concelho e da região.
O protocolo com a Improvise & Organize  Associação Cultural, hoje assinado, que prevê um apoio financeiro de 22 mil euros, pressupõe, entre outras atividades ao longo do corrente ano, a realização de Open House, um projeto que consiste no acolhimento de um mínimo de 12 residências artísticas. Todas as residências terão resultados práticos e que se irão refletir na comunidade, desde performances, exposições, workshops, entre outros, com o objetivo de complementar a programação cultural nos diferentes espaços do Município (Centro de Artes de Águeda, Biblioteca Municipal Manuel Alegre, Parque Alta Vila, Festival AgitÁgueda, programação natalícia, entre outros).
Está prevista a realização, tal como nos últimos anos, do Circo AGITado, um projeto de circo itinerante que é levado às freguesias, e entre maio e julho, 12 artistas estarão presentes na edição deste ano do projeto Bienal Intersection, uma cooperação entre Águeda e Montreal, interligados com o AgitÁgueda  Art Festival, em que canadenses e portugueses prometem uma explosão de cor e criação.
Entre outros projetos, este ano, no âmbito do JAB - Jelsa Art Biennial, um festival de arte que decorre na ilha de Hvar (Croácia), em julho, quatro jovens artistas aguedenses terão oportunidade de expor o seu trabalho na Croácia, resultante de uma Open Call que decorrerá previamente. Em 2024, esta parceria traduzir-se-á na participação de artistas croatas no AGITLab 2024.
Será ainda dinamizado o Projeto Órbita, uma residência com artistas e tutores de diferentes áreas que se reúnem em Águeda para partilhar e cruzar as suas práticas e pensamentos, em volta de temáticas da criação contemporânea.

Vagos adere à “Hora do Planeta”

Em mais um ano, o Município de Vagos adere à iniciativa "Hora do Planeta", que acontece sob a égide da organização global de conservação da natureza APN/WWF.
A associação da Câmara Municipal de Vagos a este momento será efetivada através da desligação das luzes de diversos edifícios públicos e da redução do fluxo da iluminação pública por 60 minutos em diversas vias do concelho de Vagos.
Desta forma, entre as 20h30 e as 21h30 do próximo sábado, dia 25 de março, será desligada a luz exterior dos do edifício dos Paços do Concelho, da pérgula do centro da vila de Vagos, a iluminação exterior da Biblioteca Municipal João Grave e do Centro Escolar da Fonte de Angeão, bem como a iluminação do passadiço da Praia da Vagueira e das esculturas "O Garfo" e "As Árvores", igualmente na Praia da Vagueira.
Nesta "Hora do Planeta" será também reduzido o fluxo de iluminação nas vias de trânsito da freguesia da Gafanha da Boa-Hora, da vila de Vagos, bem como do estacionamento no espaço entre o Pavilhão Municipal e a Piscina de Vagos.
Assim, o Município de Vagos presta o seu singelo contributo para com esta iniciativa que visa contribuir para uma maior sensibilização ambiental através do simbolismo evidenciado no desligamento ou na diminuição do fluxo de iluminação pública, esperando que, com esta ação possa também influenciar positivamente todos os cidadãos para a necessidade cada vez mais premente da poupança de energia, em favor de um meio ambiente mais sustentável.

Mudanças no preço dos combustíveis: gasolina sobe, gasóleo desce

A partir de segunda-feira o preço da gasolina sobe e o do gasóleo desce. Confira aqui as mudanças.
O preço da gasolina vai aumentar a partir de segunda-feira, depois de na semana passada ter registado uma descida.
Segundo fonte do setor, a gasolina deverá subir 1,50 cêntimos. Já o diesel deverá voltar a descer, desta vez 0,5 cêntimos. Porém, o preço final cobrado ao consumir pode variar consoante a marca e o posto de abastecimento.
Esta alteração no preço dos combustíveis acontece depois de, na semana passada, o preço, tanto da gasolina como do gasóleo, ter descido quatro cêntimos por litro.

SIC Notícias


35 reitores e presidentes de politécnicos portugueses presentes em maio no V Encontro Internacional de Reitores Universia em Valênci

 

Juntam-se assim aos cerca de 700 reitores e representantes académicos de todo o mundo, personalidades da política, empresas e instituições nacionais e internacionais, vão encontrar-se em Valência nos dias 8, 9 e 10 de maio para o V Encontro Internacional de Reitores Universia. A cidade espanhola vai ser a capital mundial do Ensino Superior, com o lema "Universidade e Sociedade”.
O evento, que será presidido por Ana Botín, presidente do Banco Santander e do Universia, foi apresentado esta quinta-feira, numa conferência de imprensa, por Matías Rodríguez Inciarte, Presidente do Santander Universidades do Banco Santander, organizador do Encontro, e por Mavi Mestre, Reitora da Universidade de Valência e Presidente do Comité Académico do Encontro Internacional de Reitores Universia. Estiveram ainda presentes Joan Ribó, Presidente da Câmara Municipal de Valência, e Josefina Bueno, do Governo Regional de Valência, responsável pelas áreas de Inovação, Universidades, Ciência e Sociedade Digital, sendo também representante da Cidade das Artes e das Ciências, espaço que irá receber o Encontro.
Matías Rodríguez Iniciarte afirma que "a sociedade enfrenta desafios globais e precisa do apoio de instituições, governos e empresas para os enfrentar. Valência vai tornar-se num espaço de debate e reflexão sobre o papel que a universidade, por intermédio da sua atividade docente e de investigação, deve desempenhar para lidar com os desafios atuais, em prol de uma sociedade mais próspera"Rodríguez Inciarte explicou ainda que "durante três dias, centenas de líderes académicos de todo o mundo, que representam mais de 14 milhões de universitários, irão debater como a sociedade pode progredir se a universidade avançar", acrescentando que este encontro representa o compromisso do Santander "com o desenvolvimento das pessoas e das empresas, apoiando uma sociedade mais inclusiva, justa e sustentável através da universidade".
 Mavi Mestre referiu-se aos trabalhos preparatórios deste encontro, que incluíram um inquérito aos reitores e quatro webinars relacionados com os três eixos sobre os quais os debates irão acontecer: aprendizagem ao longo da vida, promoção do empreendedorismo e da inovação, e redes e interligação entre universidades. Mavi Mestre acrescentou que, durante três dias, Valência será a capital mundial do Ensino Superior e que o objetivo é "alcançar um compromisso suficientemente global que se adapte a todas as universidades e para que todos se sintam confortáveis" com o que será a Declaração de Valência, um "compromisso para continuar a avançar na relação entre universidade e sociedade, uma sociedade que esperamos que alcance níveis mais elevados de bem-estar".
Por sua vez, Joan Ribó destacou o caráter mediterrânico de Valência, "uma cidade aberta ao conhecimento, com identidade própria e uma história partilhada, e com uma projeção internacional na qual – sublinhou – as universidades públicas desempenham um papel fundamental". Ribó lembrou que as duas universidades públicas valencianas estão integradas nas principais redes de excelência internacional, tanto a nível de ensino como de investigação, "e estão na vanguarda da investigação, inovação e geração de conhecimento na cidade".
A Câmara Municipal de Valência assinou recentemente dois acordos para vincular as universidades à Estratégia Urbana de Valência 2030, com o propósito de alcançar a neutralidade climática. "Para nós, a relação entre a cidade e a universidade é fundamental", assegurou Joan Ribó, que apontou a vocação do governo municipal de "ir de mãos dadas com a universidade para incorporar o melhor conhecimento, a melhor ciência e a investigação de ponta em todas os âmbitos das políticas urbanas".
Para Josefina Bueno“não é coincidência que, depois de ter tido lugar no Brasil, México, Salamanca e Sevilha, em Espanha, este Encontro se realize este ano em Valência, colocando-nos no centro do mapa do Ensino Superior e destacando a força das universidades na região de Valência”. A responsável sublinhou ainda que Valência é a região de Espanha com o maior crescimento em termos de inovação e que as universidades “permitem juntar investigadores e empresas numa parceria fundamental que impulsiona a transformação económica na qual o nosso governo regional está a trabalhar tão arduamente. Uma coisa é certa, as sociedades modernas como a Comunidade de Valência são construídas sobre a justiça social e a unidade que resultam do conhecimento, investigação e inovação”.
Os cerca de 700 reitores e representantes académicos de 14 países irão debater três temas-chave: a formação ao longo da vida, a promoção do empreendedorismo e da inovação, assim como, redes e interconexão entre as universidades.
O evento poderá ser acompanhado via streaming e culminará com a publicação da Declaração de Valência, na qual serão identificadas diversas áreas de atuação onde a universidade poderá desenvolver propostas de valor para contribuir para um progresso social e económico mais sustentável da sociedade através da formação, investigação e inovação.
O V Encontro Internacional de Reitores Universia dá continuidade aos encontros anteriores em Salamanca (Espanha) em 2018, Rio de Janeiro (Brasil) em 2014, Guadalajara (México) em 2010 e Sevilha (Espanha) em 2005. É organizado pelo Banco Santander, que mantém um forte compromisso com o progresso e o crescimento inclusivo e sustentável, com um investimento pioneiro e consolidado na educação, empreendedorismo e empregabilidade, que tem desenvolvido há mais de 25 anos e o distingue de outras entidades financeiras do mundo. O Santander destinou mais de 2.200 milhões de euros e apoiou mais de 1 milhão de estudantes, profissionais, projetos empreendedores e PME, através de acordos com mais de 1.300 universidades em 25 países (www.santander.com/universidades).

1º Trail do Agroal já tem mais de 350 inscritos

 A 1ª edição do Trail do Agroal é um evento de Trail Running, constituído por 2 provas competitivas e uma caminhada, organizada pela Liga dos Amigos da Secção da Freixianda, dos Bombeiros dos Voluntários de Ourém, contando com a colaboração do Município de Ourém, da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, entre outros patrocinadores e apoiantes.
A sua 1ª edição realizar-se-á no dia a 28 de maio de 2023, no Agroal, Concelho Ourém, Distrito de Santarém , Localidade, constituída por montes e vales, onde a Praia Fluvial do Agroal é o seu ex-libris, a qual integra a maior nascente do rio Nabão, conferindo-lhe uma beleza paisagística extensa, onde o verde da serra se une com a sua bela nascente de Águas gélidas “termais”. São esperados cerca de 700 participantes.

Inscrições a bom ritmo
A mais de dois meses do evento as inscrições já ultrapassam as 350 das 700 previstas.

Estrelas da TV estão a dar a cara pela iniciativa
O apresentador da TVI Ben aceitou o desafio e vai ser o Embaixador.
Lisandra Joaquim é a madrinha do evento
Atleta exímia, da equipa SicóTrilhos Abiul , com uma enorme experiência competitiva e palmarés, fruto da sua força e dedicação para assim alcançar os seus objectivos. Reconhecida por todos os entusiastas da modalidade, ganha o respeito e carinho de todos pela sua simplicidade no trato e pelo gosto comum, sendo vista como uma embaixadora do verdadeiro espírito do trail!

Micael Costa é o padrinho
Ouriense, com raízes em Espite, Micael Costa Presidente do seu clube CD Espite - Trail Running tem representado o mesmo em competições de Trail, conseguindo assim levar o seu clube ao mais alto nível competitivo, a nível nacional.
Micael, conhecido e reconhecido pela sua capacidade atlética, pelo seu empenho e dedicação tanto pelo seu clube, como pela sua terra.
Provas:
Trail Longo 28kms;
Trail Curto 16kms;
Caminhada 10kms;
Os atletas terão direito:
-Buffet de Boas Vindas
-Almoço
-Dorsal
-T-shirt alusiva ao evento
- Abastecimentos de sólidos e líquidos
-Seguro, de acordo com as normas em vigor.
Prémios:
Lista Trail Longo:
1º, 2º e 3º geral masculino + 1º, 2º e 3º geral feminino: Troféus
1º, 2º e 3º geral masculino + 1º, 2º e 3º geral feminino, por escalão: Troféus
Lista Trail Curto:
1º, 2º e 3º geral masculino + 1, 2º e 3º geral feminino: Troféus
1º, 2º e 3º geral masculino + 1º, 2º e 3º geral feminino, por escalão: Troféus
1ª, 2ª e 3ª Equipas*: Troféu * somatório dos 3 melhores atletas chegados, independente do escalão/sexo.
Equipa mais numerosa*: Prémio especial
* em caso de empate, será considerada a equipa com a sede mais distante do local da prova.

Contactos da Organização: trailagroal@gmail.com
Página oficial o evento : https://www.facebook.com/profile.php?id=100089657176918