A Câmara Municipal de Anadia vai comemorar o Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Água, no próximo dia 23 de Março, entre as 09h30 e as 12h00, no Centro Escolar de Paredes do Bairro, com a realização de atividades de informação e sensibilização relacionadas com a floresta e o meio ambiente.
Sob o slogan “Conhecer as Árvores… Compreender a Floresta” pretende-se sensibilizar a população para a importância da árvore e do espaço florestal, enquanto recurso natural renovável, reconhecendo-o cada vez mais como um ecossistema de primeira importância para a produção de bens e prestação de serviços.
A atividade consiste na realização de um percurso temático a pé pela floresta, à Lagoa do Paul de Ancas, através de um circuito previamente definido, com paragens em vários locais estratégicos onde serão representadas e explanadas algumas das profissões ou atividades que estão diariamente ligadas à floresta, assim como os recursos que são produzidos pela natureza.
Os temas que irão ser abordados focam a flora e a fauna portuguesa, as funções da floresta, a importância e o valor da floresta para o Homem, as profissões e as atividades florestais e os benefícios sociais, económicos e ambientais que uma floresta oferece.
Nesta iniciativa, o Município de Anadia, através dos seus Gabinetes Técnico Florestal e de Gestão Ambiental, conta ainda com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Anadia, Guarda Nacional Republicana (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente), Associação Florestal do Baixo Vouga e o Agrupamento de Escolas de Anadia.