sexta-feira, 12 de maio de 2023

Tänak lidera após troços da manhã na região Centro

 Ott Tänak (M-Sport Ford) entrou ao ataque no WRC Vodafone Rally de Portugal, com o campeão do Mundo de 2019 a liderar a prova do ACP quando estão decorridas três especiais – as primeiras passagens por Lousã (12,03 km), Góis (19,33 km) e Arganil (18,72 km). 
Com a tradicional dureza dos pisos na região Centro, as escolhas – e a gestão – dos pneus foi a grande prioridade dos pilotos, já a pensar nas exigentes segundas passagens, à tarde, quando as classificativas estarão mais degradadas. Pierre-Louis Loubet (M-Sport Ford), que era o último Rally1 a partir para a estrada, foi o mais rápido no primeiro troço do rali, na Lousã, com o seu companheiro de equipa, Tänak, a responder na especial seguinte, Góis, passando para a frente do rali. Vencedor em Portugal no ano passado, Kalle Rovanperä fechou a manhã com o melhor tempo no histórico troço de Arganil, embora o piloto da Toyota Gazoo esteja nesta altura no segundo lugar da geral, a 3,0s de Tänak.  
Dani Sordo (Hyundai Shell Mobis), que era o sétimo na estrada, aproveitou para se colocar no terceiro lugar da geral, a 3,6s de Tänak, enquanto Thierry Neuville (Hyundai Shell Mobis) fecha a primeira secção de prova a 14,6s do estónio. O líder do Mundial, Elfyn Evans (Toyota Gazoo) teve naturais dificuldades ao ser o primeiro na estrada, e ao ‘limpar’ o piso para os carros seguintes, perdendo 18,0s para Tänak e estando na frente de Loubet, que teve um princípio de incêndio no seu Ford, continuando, no entanto, em prova. Mais atrasado está Esapekka Lappi (Hyundai Shell Mobis), a 26,5s da liderança, embora a segunda ronda por Lousã, Góis e Arganil, a que se junta a especial de Mortágua, ainda possa alterar bastante a correlação de forças. 
No WRC2, que tem em Portugal um dos pelotões mais competitivos de sempre, Adrien Fourmaux (Ford) lidera com 6,1s sobre o regressado Andreas Mikkelsen (Skoda), com Oliver Solberg (Skoda) no terceiro lugar, a 6,9s do francês. Kris Meeke (Hyundai) comanda a prova do Campeonato de Portugal de Ralis, com 1m08,8s de vantagem sobre Miguel Correia (Skoda) e 1m09,4s sobre Armindo Araújo (Skoda). O finlandês Roope Korhonen (Ford) lidera o WRC3. 
 
WRC Vodafone Rally de Portugal - Classificação após SS3 
1️. Tänak / Järveoja (M-Sport Ford), 33m56.4s 
2️. Rovanperä / Halttunen (Toyota), a 3.0s 
3️. Sordo / Carrera (Hyundai), a 3.6s 
4️. Neuville / Wydaeghe (Hyundai), a 14.6s 
5️. Evans / Scott (Toyota), a 18.0s


Feriado Municipal 2023: Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves

 Exmos(as) Senhores(as)
Manda a tradição, as energias do tempo presente e as esperanças no futuro, que o dia 12 de maio seja de festa pela existência do Município de Aveiro, associada à festa da Nossa Padroeira Santa Joana, assumindo todos a vivência deste dia nessa ambiência de honrar os obreiros de todos os tempos, num exercício que utiliza esta primeira quinzena do mês de maio.
Quero Saudar a todos os presentes, aos Cidadãos do Município de Aveiro e a todos com os quais partilhamos a vida, com um Abraço especial a quem hoje entregamos distinções honoríficas pelos relevantes contributos que foram entregando à Nossa Terra e à Nossa Gente, acrescentando-lhe valor.
No programa deste Feriado Municipal de 2023 partilhámos a história pela presença do Feminino na toponímia da Cidade de Aveiro, realçámos a presença da Natureza nas artes da Arte Nova, disponibilizámos a exposição especial “I Love Aveiro”, no Museu de Aveiro / Santa Joana, na qual calcorreamos a história de tantos eventos que foram dando vida a Aveiro, e na ambiência da qual apresentamos o pré-programa de “Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024”, uma nova aposta em que trabalhamos afincadamente e que vai dar mais notoriedade e uma vida especial à Cidade, ao Município e à Região de Aveiro.
Por todo o Município registámos investimentos da Câmara Municipal de Aveiro de diferentes tipologias e dimensões, em pequenas e importantes obras, em ações materializadas pela cooperação ativa e positiva com as Juntas de Freguesia do Município de Aveiro.
A festa da cultura vai estar na rua, amanhã, sábado dia 13, com o “Open City” utilizando o palco especial da renovada Avenida Dr. Lourenço Peixinho, no dia em que inauguramos a obra da sua profunda e reconhecidamente positiva requalificação, uma das principais obras da Câmara Municipal de Aveiro dos últimos anos, na dimensão física e financeira, e no contributo para a modernização do espaço público da Cidade que tem induzido de forma muito intensa, investimento privado de várias tipologias, resultando numa Avenida com mais vida e com futuro, bem diferente da decrépita existência de há nove anos atrás.

Continuamos determinados em fazer Mais e Melhor pela Nossa Terra, em cumprir o compromisso assumido com os Cidadãos do Município de Aveiro, prosseguindo um caminho de gestão rigorosa, transparente, corajosa, realizadora e parceira de todos os que apostam em seguir neste caminho do crescimento e do desenvolvimento integral, integrado e inclusivo.
São quase dez anos de uma nova vida e de uma nova dinâmica da Câmara Municipal de Aveiro, politicamente relevante e realizadora de forma sustentável, que voltou a ser uma relevante força do Município, um ativo motor auxiliar do tecido produtivo a que as nossas Empresas dão vida como motor principal, uma garantia de qualidade para os Cidadãos.
As circunstâncias políticas da Freguesia de São Jacinto exigem-me uma palavra neste ato solene, agora que passou cerca de meio ano da Eleição intercalar da sua Assembleia de Freguesia e da tomada de posse do Presidente Arlindo Tavares e da sua equipa ancorada na maioria absoluta da Aliança com Aveiro, a Coligação PSD, CDS, PPM, terminando com a desastrosa gestão do Partido Socialista que deixou a Junta de Freguesia numa grave e dramática situação financeira, para a qual o País não tem mecanismos legais e financeiros normais para a sua resolução e lamentando o arrastamento no tempo do início da auditoria que eu próprio solicitei em agosto do ano passado à Inspeção Geral de Finanças, dada a excecional gravidade dos factos e dos indícios dessa má gestão.
Reitero hoje e aqui o nosso empenho em prosseguir o caminho que estamos a trilhar na construção de uma solução exequível e sustentável, que resolva o grave problema existente, e que permita o regresso da Junta de Freguesia de São Jacinto a uma vida normal com uma nova etapa da sua vida e da sua história, que seguramente vai ser positiva e geradora.

Estimadas Cidadãs, Caros Cidadãos
Nos quase dez anos de gestão da Câmara Municipal de Aveiro, sob a minha liderança e sob a bandeira política da Aliança com Aveiro e dando cumprimento aos compromissos assumidos com os Aveirenses, recuperámos e credibilizámos a Câmara, demos-lhe liderança política ao nível da Região de Aveiro e de Portugal, colocámos a sua estrutura a funcionar com qualidade e em todas as frentes das suas competências e por todo o Município, temos hoje uma Câmara que é parceira ativa de entidades públicas e privadas, numa lógica sempre aberta a desafios e apostas de crescimento.
Escolho para esta sessão solene, a referência a duas áreas de desenvolvimento económico em que as novas Políticas Municipais têm um contributo muito relevante.
O Turismo, com um notável crescimento nos últimos seis anos, com uma recuperação notável das perdas provocadas pela Pandemia, num trabalho investidor no marketing territorial, numa agenda de eventos marcante, num intenso investimento na requalificação urbana e na nova dinâmica cultural, com uma equipa de parceiros muito realizadora, na qual as Empresas do sector têm um lugar central e a Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal tem um contributo capital na sua promoção em muitos universos. É neste âmbito que hoje entregamos uma Distinção Honorífica ao seu Presidente Dr. Pedro Machado, com um especial Abraço pelo seu notável trabalho e a sua nova e profunda condição de obreiro Aveirense.
A segunda área de desenvolvimento que escolho é a da Tecnologia, que normalmente referenciamos no slogan Aveiro Tech City, com múltiplas realizações, de que quero destacar o projeto Aveiro STEAM City, o Aveiro Tech City Living Lab, as ações de promoção de qualidade ambiental, mobilidade elétrica, entre muitas outras. Também aqui as parcerias institucionais são de capital importância, e queremos hoje dar um Abraço especial ao Instituto das Telecomunicações, na pessoa do seu Presidente Prof. José Carlos Pedro, pela excelência do seu trabalho de 30 anos, agora sedeado em Aveiro, e com expressão em todo o País.
A Cultura é uma das áreas de ação da Câmara Municipal de Aveiro com uma especial parceria com os Cidadãos e as suas Associações privadas sem fins lucrativos, daqueles que marcam os tempos com artes de cada um, da marca de Ser Aveiro, que a vida das Gentes de Aveiro foi deixando no edificado, nos escritos, nas danças, na pintura, em tantas e tantas formas de expressão da vida de todos os tempos de há mais de mil anos.
É neste âmbito e em honra a este legado que se mantém vivo e gerador, que hoje entregamos Distinções Honoríficas ao Armando Regala e ao Hernani Santos, agradecendo com aquele Abraço, os seus contributos de carácter único e de elevada qualidade para sermos uma terra de Cultura distinta e personalizada.
E se em cada dia escolhermos a principal nota distintiva das Gentes de Aveiro, nos seus mais de mil anos de história, seguramente que a escolha recai no seu Caráter, lutador, empreendedor, capaz de ultrapassar as agruras da vida e da natureza, superando as suas expectativas e esperanças pela exploração de todas as suas capacidades, numa entrega à vida assente no Trabalho de todos os dias.
Essa capacidade fica muito bem expressa com a Distinção Honorífica ao Diogo Rego, a um Jovem Campeão de Natação Adaptada, Nacional e Mundial, exemplo de entrega e de superação, exemplo notável que queremos realçar e anunciar a todos, lembrando que sempre que queremos e nos dedicamos, conseguimos fazer das fraquezas forças, encontrando sempre mais uma capacidade que nos permite dar mais um passo em frente na conquista da vida. A ti Diogo e à tua Família, quero deixar uma Abraço especial de agradecimento pelo teu exemplo e pela força que a todos nos dás.

Exmas Senhoras e Exmos Senhores
Portugal vive um tempo de contradições.
Com crescimento económico e acolhendo milhares de pessoas de todo o Mundo que querem viver neste País, com investimento em desenvolvimento estimulado de forma direta pelos Fundos Comunitários do Portugal 2020, do Portugal 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência, com segurança, qualidade de vida e bom Sol.
Mas ao mesmo tempo, temos um Governo assente numa maioria absoluta no Parlamento, que não consegue estancar as suas fragilidades internas, que não consegue desenhar e implementar as reformas estruturais que o País precisa, que não consegue descontaminar a Administração Central do Estado da doença da híper-burocracia e do centralismo paralisadores.
Em Aveiro continuamos a lutar contra a miséria urbana dos terrenos da antiga Lota e contra os atropelos da gestão da frente-Ria de São Jacinto, continuando o Governo e a sua Administração do Porto de Aveiro, a defender a indefensável e vergonhosa inércia, em vez de procederem a imediata entrega da propriedade e da gestão dessas parcelas do território à Câmara Municipal de Aveiro para nelas investirmos de imediato e darmos-lhe vida e acessibilidade com qualidade às Pessoas que todos servimos.
Quero deixar uma palavra de estímulo ao Governo de Portugal, para que se concentre na governação e que governe bem, seja corajoso e tome as decisões mais apropriadas ao tempo que vivemos e ao futuro que vamos viver, independentemente de não serem as que fazem o melhor título do dia seguinte nas publicações da Comunicação Social.
Em Aveiro continuamos a lutar pelo prioritário investimento na ampliação e qualificação do Hospital de Aveiro no quadro do Centro Hospitalar e esperamos que muito em breve, seja no quadro da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, fazendo-o em equipa de trabalho diário e dedicado com a sua Presidente Dra Margarida França, e acreditando no compromisso e no trabalho do atual Ministro da Saúde Dr. Manuel Pizarro e do Diretor Executivo do SNS Prof. Fernando Araújo, com quem estamos a trabalhar arduamente, também na luta pela criação do curso de Medicina na Universidade de Aveiro que devia começar a ser lecionado no próximo ano letivo 2023/2024.

Uma palavra para a Nossa Querida União Europeia, tão importante para a vida de cada um de nós e das Comunidades de Cidadãos a que pertencemos.
De saída do combate contra a pandemia e os seus danos sócio económicos, no centro do combate a uma crise inflacionista e no apoio ao martirizado Povo Ucraniano pela absurda guerra provocada pela Rússia, a viver o crescimento dos extremismos de direita, a União Europeia vive um tempo muito difícil e importante, que exige atenção e cuidado de todos.
É nesse quadro que os Cidadãos Europeus têm de cuidar muito mais e melhor da sua União Europeia, nomeadamente com um envolvimento responsável nas Eleições do Parlamento Europeu do próximo ano, garantindo a aposta no centro político equilibrado para garantir a governabilidade das instituições da União Europeia, cada vez mais em risco pela falta de coragem política desse centro e pelo consequente aumento dos extremismos e dos nacionalismos demagógicos mas muito eficientes na mensagem política.
Sejamos bons Aveirenses, bons Portugueses e bons Europeus, num exercício cívico que cuide da Democracia de forma saudável, positiva e continuadamente geradora de Paz, Solidariedade e Desenvolvimento Social e Económico.

Quero deixar uma Saudação final à Nossa Padroeira Santa Joana, Jovem, Princesa, Santa, Descentralizadora, Mulher Corajosa que assumiu a “pobre e pequena Vila de Aveiro” como a sua terra, que muito ajudou Aveiro a entrar no mapa das terras politicamente relevantes, e que neste dias sobe ao palco do Mundo pela sua condição de Patrono das Jornadas Mundiais da Juventude que Portugal recebe com o Papa Francisco neste ano 2023.
No ano em que o Nosso Bispo D. António Moiteiro escolheu ser Jubilar pelos 600 anos do lançamento da primeira pedra da Sé de Aveiro, lançámos o concurso da Qualificação do Adro da Sé e do Monumento à Muralha de Aveiro, que expomos publicamente amanhã na própria Sé e que concretizaremos com obra nos próximos meses.
Que a Ajuda que Santa Joana e o Nosso Bispo nos dão para termos uma relação mais próxima e qualificada com Deus, seja sempre mais uma capacidade para sermos mais fortes e mais cultos, no caminho rumo a Mais e Melhor Vida e Futuro.

Caros Cidadãos, Estimadas Cidadãs
Uma Saudação de Bem Haja com um Abraço às Pessoas aqui presentes, aos Aveirenses por nascimento e por adoção, querendo hoje dar um Abraço muito especial aos novos Cidadãos de Aveiro, provenientes de todo o Mundo, que acolhemos com a simplicidade e a alegria do bem receber que nos carateriza, que queremos ajudar para uma integração positiva para quem está e para quem chega, na certeza que a Cultura Aveirense e Portuguesa se enriquece porque é vivida por mais Gente de outras Culturas, e essas Culturas que recebemos dão uma dimensão eclética, universal e rica à Nossa Terra, que queremos aproveitar e fazer crescer na expressão do Abraço que aos Seres Humanos valoriza e faz crescer.

Um Agradecimento a todos os Cidadãos, aos Funcionários Municipais, às Entidades Públicas e Privadas Parceiras, aos Dirigentes Associativos, aos Empresários, aos Autarcas Municipais e de Freguesia, todo o apoio, trabalho, energia e confiança partilhada, na caminhada obreira que temos feito e que seguramente vamos continuar a realizar para Conquistar Mais para a Nossa Terra e para a Nossa Gente.
Contamos convosco, saibam que sempre contam connosco.
Bem Hajam.
Viva o Município de Aveiro.

 José Ribau Esteves
Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem (ENEE) regressa à Praia de Mira

Entre os dias 15 e 19 de maio, o Parque de Campismo Municipal, na Praia de Mira, volta a receber o Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem (ENEE), organizado pela FNAEE - Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem, com o apoio do Município de Mira.
Este é, o único evento no panorama nacional, com mais de quarenta anos de história, organizado para os Estudantes de Enfermagem, desde 1979.
O ENEE 2023 irá reunir, no Parque de Campismo Municipal de Mira, cerca de 2000 estudantes e enfermeiros de todo o País, que durante uma semana, irão partilhar experiências, inseridas em diferentes componentes.
Para além da parte festiva do evento, com animação diurna e noturna, este tem também uma componente cientifica e solidária, como forma de exponenciar a partilha de experiências, vivências e conhecimento entre a comunidade de Estudantes de Enfermagem.
O Município de Mira tem procurado atrair este tipo de eventos para o território por considerar que têm grande impacto na economia local, principalmente nos períodos fora da época alta. “O elevado número de participantes irá dinamizar o comércio local em geral, nomeadamente a restauração e a hotelaria”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Mira.
O Município de Mira dá as boas vindas a todos os estudantes e profissionais de enfermagem, para mais uma edição do ENEE, que se espera que seja um sucesso em todos os sentidos.

Reforço de 15 euros mensais por filho no abono de família cai na conta na próxima semana. Saiba como funciona

Começa a ser pago para a semana, a dia 16 de maio (terça-feira) o apoio de 15 euros por criança pagos às famílias vulneráveis, que chega como reforço no pagamento do abono de família.
Segundo indicou o Governo esta ajuda é paga juntamente com o abono de família. Trata-se se um “apoio adicional” a pagar a cada criança e jovem beneficiário de abono de família, no montante mensal de €15,00, pago trimestralmente em 2023″.
Quem tem direito?
São elegíveis para receber este apoio os titulares de abono de família para crianças e jovens correspondentes ao 1º, 2º, 3º ou 4º escalões de rendimentos do agregado familiar
Como é pago?
O valor de 15 euros por criança por mês é pago trimestralmente, pelo que este mês chegarão, no caso de uma família com um filho, 45 euros, respeitantes aos primeiros três meses do ano. Depois será pago novamente em junho, agosto e novembro.
“Para receber de forma simples e segura os novos apoios às famílias resultantes das medidas de resposta ao aumento do custo vida, registe e mantenha atualizado o seu IBAN na Segurança Social Direta”, avisa o Instituto da Segurança Social (ISS).
Para verificar se tem o IBAN correto indicado, deve seguir os seguintes passos:
Entre na Segurança Social Direta;
Aceda ao menu Perfil > Conta Bancária;
Registe ou atualize o seu IBAN.
Se ainda não tem a senha de acesso, seve registar-se no portal e depois receber o código de verificação, que permite obter a senha de acesso diretamente no email ou no número de telemóvel, se estiverem devidamente atualizados na Segurança Social.
Pedro Zagacho Gonçalves/Executive Digest

Detidos dois suspeitos de matar casal de idosos alemão em Beja

Corpos foram encontrados em "elevado estado de decomposição", na quarta-feira. Os crimes aconteceram em meados de abril, mas os corpos só foram encontrados no dia 10 de maio.
Polícia Judiciária (PJ) deteve duas pessoas suspeitas de matar um casal de idosos alemão no concelho de Beja. Os corpos foram encontrados em elevado estado de decomposição, na quarta-feira, numa quinta nos arredores de Baleizão.
Os detidos são um homem e uma mulher, de 54 e 37 anosrespetivamente.
Em causa estão "fortes indícios da prática de dois crimes de homicídio qualificado, ilícito", informa a PJ em comunicado.
Os crimes aconteceram em meados de abril. No entanto, os corpos só foram encontrados cerca de um mês depois, no dia 10 de maio, em elevado estado de decomposição.
O alerta às autoridades foi dado por um filho, que vive na Alemanha e não conseguia contactar os pais há cerca de um mês.
Segundo as autoridades, as vítimas, que tinham cerca de 70 anos, terão sido agredidas com um "objeto contundente" pelos suspeitos, com quem "partilhavam a habitação e cujo relacionamento pessoal se vinha deteriorando".
Os detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial.
O inquérito é dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Beja, acrescenta a PJ na mesma nota.

Rita Rogado/SIC Notícias
 

Barcelos | IPCA lança programa de Voluntariado: IPCA +Valor

 O Programa IPCA +Valor pretende agregar as ofertas de voluntários e de oportunidades de voluntariado, tornando esta prática mais acessível à comunidade académica.

A Unidade para o Desenvolvimento Sustentável do IPCA promove o programa IPCA +Valor que, através da plataforma: https://portal.sas.ipca.pt/volunteering, faz a gestão das pessoas do IPCA que pretendem fazer voluntariado (estudantes, alumni, docentes e colaboradores) e as ofertas de voluntariado existentes. No final, as horas de voluntariado serão acreditadas através de um certificado emitido pelo IPCA.
Para participar basta fazer a inscrição na plataforma e depois escolher as oportunidades que vão surgindo. Poderão ser ações de voluntariado dentro e fora do IPCA, em grandes eventos da instituição, como o Open IPCA, o Dia do IPCA ou a Grow Your Skills Up, ou em instituições parceiras e/ou de solidariedade social.
Para Sofia Coelho, Diretora da Unidade para o Desenvolvimento Sustentável, “com o programa IPCA +Valor queremos passar a mensagem à comunidade académica e, sobretudo, aos nossos estudantes, que a prática do voluntariado acrescenta, de facto, valor a quem a pratica”. E continua dizendo: “Através destas ações, os voluntários terão a oportunidade de desenvolver uma série de competências, como o trabalho em equipa, a liderança, a comunicação, a perseverança, fundamentais para o seu futuro, enquanto pessoas e enquanto profissionais”. “E poder ter esta aprendizagem, enquanto ajudam uma criança, um idoso ou uma IPSS, por exemplo, tem um valor inestimável!”, refere ainda a responsável do programa no IPCA.

Os interessados poderão desde já preencher a sua candidatura à Bolsa de Voluntários/as e, em breve, aceder à lista de oportunidades de voluntariado que vai sendo atualizada.
Para questões adicionais ou esclarecimento de dúvidas deves ser enviado e-mail para voluntariado@ipca.pt ou consultada a página do Programa IPCA +Valor.

Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Torres Vedras | CENTRO DE ARTES E CRIATIVIDADE CELEBROU O 2º ANIVERSÁRIO

 Nos dias 29 de abril e 6 de maio o Centro de Artes e Criatividade celebrou o seu segundo aniversário com várias atividades.
O Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras celebrou o seu segundo aniversário e assinalou a data com várias atividades repartidas por dois fins de semana.  
As comemorações começaram no dia 29 de abril com o espetáculo Perdidos, mas pouco protagonizado pela associação A Bolha, que trouxeram um teatro de marionetas onde abordaram as questões ambientais e a importância que têm na proteção do planeta. 
No mesmo dia, Ana Almeida e João Garcia Miguel, acompanhados por bailarinos da ILU, realizaram duas Visitas encenadas ao edifício do CAC, conjugando a dança e as histórias do edifício, o antes e o depois.  
No dia 6 de maio as comemorações continuaram e iniciaram com uma arruada na Feira Rural com a O.S.G.A., a animar o percurso. Seguiu-se um workshop para pais e filhos, o Brinc à Brac dinamizado pela companhia A Nariguda pelas mãos da Oeste Respira – Incubadora de impacto
Durante a tarde desse dia, no passeio em frente ao Centro de Artes e Criatividade, houve jogos didáticos para todas as idades, com os Jogos do Hélder, o Jogo da Laranjinha (atividade promovida pelo ATV Somos Comunidade) e a Oficina de percussão e movimento, dinamizada pela AnimEsp.  
Dentro do edifício, realizou-se uma visita guiada à exposição permanente patente no CAC Carnaval: Ritos, Artes e Criatividade com partilha de histórias do Carnaval de Torres Vedras com a colaboração das associações do Carnaval de Torres Vedras, tais como a Real Confraria do Carnaval de Torres, Ministros e Matrafonas, Lúmbias, As Marias Cachuchas, Fidalgos e SacÁdegas.  
Ao final do dia realizou-se o Jantar Comunitário, que contou com cerca de 200 pessoas. Em conjunto com alguns moradores da Encosta, e com a ajuda da Porta do Bairro, organizou-se uma feijoada cozinhada a várias mãos onde a receita gerada reverteu para uma obra social referenciada pela comunidade. O jantar foi animado pelas Cantigas no Bairro uma iniciativa do ATV Somos Comunidade, com Filomena Calado e Carlos Silva. 
Após o jantar os Bule-Bule organizaram um baile onde, com as danças tradicionais de vários países, deram a volta ao mundo. Para fechar a noite os Voodoo Marmalade subiram ao palco e animaram o resto da festa. 
O segundo aniversário contou com a parceria de várias organizações que estão ligadas ao Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, foram elas: A Bolha, A O.S.G.A., Oeste Respira – Incubadora de Impacto, ATV Somos Comunidade, Real Confraria do Carnaval de Torres Vedras, Ministros e Matrafonas, Lúmbias, As Marias Cachuchas, Fidalgos, SacÁdegas e Porta do Bairro – Centro Social Paroquial de Torres Vedras.

Vagos | Aldeia do Boco quer afirmar-se como destino turístico


Turismo Centro de Portugal visitou a aldeia para conhecer o seu potencial de atração turística.
Uma equipa da Turismo Centro de Portugal (TCP) visitou a Aldeia do Boco, no concelho de Vagos, para conhecer de perto as características que podem fazer desta aldeia – uma das Aldeias de Portugal – um destino turístico diferenciado.
A equipa da TCP foi liderada pelo presidente Pedro Machado e integrou as chefes dos núcleos de Estruturação, Planeamento e Promoção, Sílvia Ribau, e de Comunicação, Imagem & Relações Públicas, Adriana Rodrigues.
A comitiva percorreu a pé parte do Trilho das Levadas das Azenhas do Boco. Este trilho percorre azenhas e moinhos, alguns ainda em funcionamento, que aproveitam a água das levadas para a moagem da farinha. O percurso é circular, com cerca de 4 km, sempre acompanhado pela água e sons da natureza.
No final, na Azenha da Ti Luísa, a equipa observou o processo da moagem e participou na confeção da Broa Mimosa, típica da Aldeia do Boco, tendo também provado alguns dos produtos endógenos da região, num almoço preparado pela Confraria dos Sabores da Abóbora.
A visita foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, além de vereadores e do presidente da Junta de Freguesia de Soza, Nelson Cheganças, e do presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Pedro Soares, entre outros elementos.

“Como presidente da Turismo Centro de Portugal, considero essencial visitar regularmente todos os territórios da região, para conhecer em primeira mão o seu potencial turístico, que não cessa de surpreender. Este tipo de visitas permite-nos obter uma compreensão mais profunda e abrangente dos diferentes ativos turísticos da região, incluindo aqueles que são menos conhecidos do público em geral”, considerou Pedro Machado.

“Foi o caso da Aldeia do Boco, que reúne uma série de características que a tornam um destino privilegiado: a beleza natural dos seus percursos, onde o som da água e dos pássaros são uma constante; as experiências gastronómicas que aqui se podem usufruir; e a hospitalidade e simpatia dos seus habitantes. São características que podem ser colocadas ao serviço da população, através da atividade turística, ajudando a garantir que o turismo no Centro de Portugal seja equilibrado, sustentável e inclusivo, e que todos os locais podem beneficiar das oportunidades que o turismo pode trazer”, acrescentou.

“É sempre uma honra receber no nosso território a Turismo Centro de Portugal, em particular numa aldeia com tanto potencial como a Aldeia do Boco. A equipa teve oportunidade de comprovar a singularidade da oferta natural desta aldeia e das tradições das suas gentes. Temos o objetivo de, em conjunto, trabalharmos no sentido de tornar a Aldeia do Boco um destino turístico qualificado e diferenciado, assumindo-se como mais um polo de atração turística do concelho de Vagos e da região Centro de Portugal”, sublinhou Silvério Regalado.


Castelo de Paiva | Estão abertas as inscrições para participar. NEW TALENT NA PROGRAMAÇÃO DA FEIRA SOCIAL

Certame realiza-se no último fim de semana de Maio
No âmbito da 16ª edição da Feira Social de Castelo de Paiva, que se realiza no ultimo fim semana de Maio, a edilidade paivense, através da Rede Social, volta a promover o Concurso New Talent que terá lugar no Largo do Conde, na noite do dia 27, potenciando o surgimento dos melhores talentos locais nas áreas da Voz, Dança, Instrumentos e Representação.

Esta será a sexta edição da iniciativa, integrada neste certame, e cujo objectivo principal é potenciar a descoberta de novos talentos nas mais diversas áreas artísticas, sendo que, ao organizar este concurso, a Rede Social de Castelo de Paiva procura novos valores, gente que se possa distinguir nas mais diversas áreas artísticas e culturais, propondo-se também, dá-los a conhecer no concelho, recordando-se que, o vencedor desta edição de 2022, foi a Banda Ard Holivs, formada em 2019 e oriunda da Escola Estúdio do Pejão.

Para participar nesta edição do New Talent basta fazer a inscrição através do email: geral@cm-castelo-paiva.pt, andreia.gomes@cm-castelo-paiva.pt ou pelo numero 255 689 500.

Carlos Oliveira

Aveiro | Open City 2023 celebra a abertura da Avenida Dr. Lourenço Peixinho com edição especial dedicada - Edição Open Avenue


O evento “Open City / Edição Open Avenue” realiza-se este sábado, dia 13 de maio, das 10h00 às 23h00, com epicentro na Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Um evento que promete, pelo segundo ano consecutivo, fazer da Cidade um palco para a criatividade local.
O Open City é um evento aberto a toda a comunidade artística que irá demonstrar a vitalidade e a diversidade cultural de Aveiro e tornará a cidade num palco para as mais diversas expressões artísticas, demostrando a energia, talento e capacidade do Município de fazer cultura, com mais de 30 ações programadas.
Destaque para as projeções e espetáculos de mapping previstos para o final do dia (a partir das 21h00), em várias fachadas de edifícios da Avenida Dr. Lourenço Peixinho e do Teatro Aveirense.
A iniciativa inclui diversos artistas, instituições e agentes culturais, numa reunião de música, dança, teatro, multimédia e outras áreas artísticas, reveladas tanto em lugares convencionais como em locais improváveis, espalhando-se por toda a cidade, numa lista que ultrapassa as 15 localizações, entre praças, museus, associações, igrejas e outros edifícios emblemáticos da cidade, como o Teatro Aveirense, o Edifício ESTAÇÃO e a referida Avenida Dr. Lourenço Peixinho.
Será um programa multidisciplinar e aberto, que irá promover a fruição artística nos mais diversos modos, num convite para que todos saiam à rua para conhecer o valor criativo de Aveiro.

PROGRAMA:
Local: Avenida – Praça (junto ao Monumento do Soldado Desconhecido)

Bandas Palco Central
Promotor | Palco Central Associação Cultural
Horário | 10h – 13h

Grupo Pop/Rock
Promotor | Sociedade Musical Santa Cecília
Horário | 14h – 16h

Concerto Primavera
Promotor | Banda Sinfónica de Aveiro - Banda Amizade
Horário | 16h – 18h

Animação de rua
Promotor | Grupo Cultural São Bernardo a Cantar
Horário | 16h – 18h

Local: cruzamento da Avenida Dr. Lourenço Peixinho com a Travessa do Mercado
Ensaio Aberto
Promotor | OMA – Oficina de Música de Aveiro
Horário | 10h00 - 13h00

Recital de clarinete e piano
Promotor | Samuel Marques & Vasyl Tsanko
Horário | 14h00 - 16h00

Musa – Escola de Música
Promotor | Alunos Musa
Horário | 14h00 - 16h00

Concerto Evocativo a Santa Joana
Promotor | Coro de Santa Joana
Horário | 16h00 - 18h00

Música Portuguesa de ontem e de hoje
Promotor | Coral São Pedro de Aradas
Horário | 16h00 - 18h00

AgoraManticora
Promotor | Diogo Costa
Horário | 14h00 - 20h00
Concerto Coral
Promotor | Coral Polifonico de Aveiro
Horário | 18h00 - 20h00

Local: cruzamento da Avenida Dr. Lourenço Peixinho com a Rua Dr. Alberto Souto
Ensembles de Sopro
Promotor | Escola de Música Quinta do Picado
Horário | 10h00 - 13h00

Dj Set
Horário | 14h00 - 18h00 com Goty
  18h00 - 20h00 com Pedro Menício

Demonstração de Ginástica Rítmica
Promotor | Escola Gímnica de Aveiro
Horário | 17h00

Patinagem artística
Promotor | CENAP
Horário | 17h30

Local: Largo do Edifício ESTAÇÃO / Antiga Estação da CP
Taipa – Animação musical de rua
Promotor | Grupo Cultural e Recreativo da Taipa
Horário | 10h00 – 13h00

Concerto
Promotor | Grupo Cénico e Cultural Outras ERAS
Horário | 14h00 – 16h00

Folclore e Etnografia
Promotor | Rancho Folclórico Nossa Sra. Da Nazaré
Horário | 16h00 – 18h00

Folclore e Etnografia
Promotor | Grupo Folclórico do Carregal
Horário | 16h00 – 18h00

Folclore e Etnografia
Promotor | Grupo Folclórico de Esgueira
Horário | 16h00 – 18h00

José Estevão - teatro
Promotor | Grupo Cultural Semente
Horário | 16h00 – 18h00

Outros Locais
Artes e Ofícios na Praça
Promotor | Associação de Artesãos da Região de Aveiro
Local | Praça do Mercado Manuel Firmino
Horário | 10h00 – 20h00

Conversa em torno da próxima criação
Promotor | Red Cloud Teatro de Marionetas
Local | Espaço Red Cloud, Barrocas
Horário | 10h00 – 13h00

Leituras na Porta
Promotor | Ivo Prata
Local | Porta do Café / Rua de Luís Cipriano
Horário | 12h00

Dj Set
Local | Porta do Café / Rua de Luís Cipriano
Horário | 14h00 – 16h00 com João Nuno
             16h00 – 18h00 com Xavier Marques

Tradição e Inovação
Promotor | Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas
Local | Itinerante: Antiga Capitania > Avenida Dr. Lourenço Peixinho (cruzamento com a Rua Eng. Oudinot)
Horário | 14h00 – 16h00

POVOar Memórias
Promotores | Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia e Escola de Etnografia da Casa do Povo de Cacia
Local | Itinerante: Antiga Capitania > Edifício ESTAÇÃO / Antiga Estação da CP
Horário | 16h00 – 20h00

Concerto Evocativo a Santa Joana
Promotor | Coro de Santa Joana com o Coro do Arco da Calheta
Local | Igreja da Misericórdia
Horário | 18h30

Concerto Sea Sleepers
Promotor | VIC Aveiro Arts House
Local | VIC Aveiro Arts House
Horário | 21h30

Noite dos Museus
Promotor | Câmara Municipal de Aveiro
Local | Museus de Aveiro
Horário | 20h00 – 23h00

Exodus Aveiro Fest – projeção e som
Promotor | Bernardo Conde
Local | Fachada do Teatro Aveirense
Horário | 21h30 – 23h00

Videomapping
Promotor | Nuno Barbosa
Local | Fachada do Teatro Aveirense
Horário | 21h00 – 21h30

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Centro Cívico de Aradas

 A obra está em curso desde o final de 2022.

II – Obra de requalificação do Centro Cívico marca visita a Aradas
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, esteve na tarde de ontem, 09 de maio, em São Bernardo, no âmbito das diversas ações que a CMA leva a cabo por Todo o Município, enquadradas nas celebrações do Feriado Municipal, cujo dia se assinala no próximo 12 de maio. O Presidente da Câmara foi acompanhado pela Presidente da Junta de Freguesia, Catarina Barreto e por alguns Autarcas Municipais e da Freguesia.

Requalificação do Centro Cívico de Aradas
Destaque para a visita à obra, em curso, de reabilitação do Centro Cívico de Aradas, que se encontra a cargo da empresa Joaquim Fernandes Marques & Filhos, S.A., num investimento da CMA de 1,1 milhões de euros.
Com esta intervenção serão resolvidos os problemas estruturais identificados durante a elaboração do projeto, serão executados os trabalhos necessários de reparação e impermeabilização da cobertura, renovadas todas as infraestruturas e redes, readaptados os espaços funcionais e melhoradas as condições de acessibilidade com o objetivo de criação de um novo espaço para a realização de atividades culturais e sociais com carácter regular e pontual.

Delegação de Competências 2023
Para o atual ano de 2023 e no que respeita ao Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências com a Junta de Freguesia de Aradas, evidencia-se a requalificação do Parque do Eucalipto e espaço verde envolvente (50.000), operação que se encontra em fase de elaboração de projeto.

Mais obras e projetos em curso
> Requalificação e Ampliação da EB do Bonsucesso
Decorre a bom ritmo a empreitada de requalificação e ampliação da Escola Básica do Bonsucesso, um investimento da CMA de 1,1 milhões de euros, a cargo da empresa Edibarra – Engenharia e Construção, S.A..
A obra vai permitir a junção do edifício dedicado ao Jardim de Infância com o do 1.º Ciclo, criando assim mais e melhores condições para o bom funcionamento de cada valência. Em curso está também a construção de uma nova cantina, um novo espaço de biblioteca, uma sala de professores, uma zona de arrumos e de receção aos Encarregados de Educação, entre outros.
No que respeita aos novos espaços exteriores, vai ser edificado um recreio coberto, e teremos ainda um polidesportivo e um parque infantil.

> Reabilitação da Rua Direita de Aradas – fase 2
Está também em curso a obra de reabilitação da Rua Direita de Aradas, no troço compreendido entre a Rua da Pedra Moura e a Rua Tenente Malaquias. Um investimento da CMA de 174.570,27€, em execução pela empresa Vitor Almeida & Filhos S.A..
A obra prevê intervenções ao nível da pavimentação, sinalização vertical e horizontal, construção e requalificação de passeios públicos e de requalificação da rede de infraestruturas de águas pluviais.

Relevantes obras executadas
O momento serviu também para recordar alguns dos principais investimentos que a CMA realizou ao longo dos últimos anos nesta localidade do Município de Aveiro e que aqui referenciamos sumariamente:

> “Rotunda do Botafogo” (2016/2017)
A Construção da nova “Rotunda do Botafogo” em Verdemilho, em 2016, pelo valor de 150 mil euros, mostrou-se de capital importância para a resolução dos graves constrangimentos de circulação que ali se sentiam.
A obra consistiu na substituição da antiga solução de regulação de trânsito com semáforos, pela implementação de uma rotunda que veio contribuir para a melhoria da fluidez e segurança rodoviária, criando zonas de circulação pedonal, através do reperfilamento do arruamento existente, procedendo à sua devida integração urbana com a envolvente também no que respeita à rede de iluminação pública.

> Remodelação da USF de Aradas(2018/2019)

Concluída em 2019, a remodelação da Unidade de Saúde Familiar de Aradas, no valor de 190.000€, teve como objetivo melhorar em muito, as instalações, adequando-as às necessidades de prestação de cuidados de saúde primários, melhorando as condições térmicas e de ventilação do edifício, assim como a funcionalidade de alguns dos compartimentos.

> Reabilitação da Rua Direita de Aradas – fase 1 (2019)

Em 2019 a CMA executou a primeira fase de reabilitação da Rua Direita em Aradas, num investimento no valor de 210 mil euros, entre a Rua Tenente Manuel Malaquias de Oliveira e o entroncamento com a Rua dos Louros, na Quinta do Picado, numa extensão de 953 metros.

A obra tratou de resolver problemas ao nível da pavimentação, sinalização vertical e horizontal, construção e requalificação de passeios públicos e um troço de infraestruturas de águas pluviais, entre a Rua Tenente Manuel Malaquias de Oliveira e a Rua da Parola. Integrada na mesma obra, foi incluída a a recarga betuminosa da Rua da Primagera.

> Ampliação e qualificação do Centro Escolar de Verdemilho e do seu novo acesso(2020/2021)

A obra de ampliação e qualificação do Centro Escolar de Verdemilho e do seu novo acesso, com o prolongamento da Rua Eng.º Basílio Tavares Lebre, (com a entrada junto ao Lidl de Verdemilho), correspondeu a um investimento global de 1 milhão de euros (cerca meio milhão de euros para cada uma das obras).

No que respeita ao Centro Escolar, a empreitada trouxe-nos uma nova área de portaria, servindo a escola e o jardim-de-infância, a construção de duas novas salas de aula, quartos de banho, cobertura da zona de recreio interior, a criação de um novo polidesportivo, infraestruturas de apoio e ligação aos edifícios existentes.

A obra de prolongamento da Rua Eng.º Basílio Tavares Lebre, ligando-a à Rua Professor Catarino, permitiu a construção de uma zona pedonal com passeios e lugares de estacionamento, que dá mais e melhor segurança a toda a Comunidade Escolar, resolvendo o problema existente com a tomada e largada de Crianças junto ao Centro Escolar. Foram também criadas redes subterrâneas de drenagem de águas pluviais, rede de telecomunicações e rede de alimentação em energia elétrica, incluindo iluminação pública.

> Requalificação da Rua Capitão Lebre(2020/2021)

A obra de requalificação da Rua Capitão Lebre no troço entre a rotunda Eça de Queirós (rotunda do Botafogo) e o Centro de Verdemilho, foi investimento da CMA, no valor de 310 mil euros, com o objetivo de dar primazia ao peão.

Os passeios foram alargados pontualmente e marcadas as áreas de proteção para o circuito pedonal em toda a extensão da intervenção. As passadeiras e cruzamentos principais foram elevados reforçando a ideia de microcentros com maior movimento e urbanidade. As infraestruturas de águas pluviais também foram redimensionadas e renovadas.

Milhares no arranque oficial do Vodafone Rally de Portugal em Coimbra

 Está oficialmente na estrada a 56.ª edição do Vodafone Rally de Portugal. Largos milhares de aficionados saudaram as estrelas do WRC na cidade de Coimbra, que recebeu, esta quinta-feira, uma sessão de autógrafos com os pilotos do Mundial e as principais equipas portuguesas, num ‘banho’ de multidão que deu a melhor sequência ao Shakedown da manhã, em Paredes.
Os adeptos dos ralis (e não só) puderam contactar de perto com as grandes figuras do Mundial de Ralis, numa sessão realizada junto à emblemática Porta Férrea da Universidade de Coimbra. Depois, os 16 pilotos e navegadores da categoria-rainha do WRC rumaram à histórica Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, datada de 1717, para uma fotografia oficial que juntou História e modernidade.
A cerimónia de partida oficial, na Praça da Porta Férrea, engalanada com efeitos de vídeo mapping, recebeu as 83 equipas que, a partir de amanhã, vão disputar as 19 classificativas nas regiões Centro e Norte do país, num percurso total de 325,35 quilómetros cronometrados.

PROGRAMA
Sexta-feira, 12 de maio
SS1         Lousã 1 (12,03 km)                         09h05
SS2         Góis 1 (19,33 km)                            10h05
SS3         Arganil 1 (18,72 km)                      11h05
SS4         Lousã 2 (12,03 km)                         13h35
SS5         Góis 2 (19,33 km)                            14h35
SS6         Arganil 2 (18,72 km)                      15h35
SS7         Mortágua (18,15 km)                    17h05
SS8         Figueira da Foz (2,94 km)             19h05

Dupla da Toyota vai ‘abrir’ a estrada na região Centro

 Elfyn Evans e Kalle Rovanperä, os dois primeiros classificados do Mundial – se excetuarmos Sébastien Ogier, que tem um programa parcial no WRC – serão os primeiros pilotos na estrada, amanhã, nas oito especiais da região Centro. Com a dureza prevista para os troços de Lousã, Góis, Arganil e Mortágua, a tarefa dos dois pilotos da Toyota Gazoo não se afigura fácil, pois os primeiros concorrentes na estrada vão ‘limpar’ o piso para os carros que se seguem na ordem de partida.
É por isso que nomes como Esapekka Lappi (o quinto na estrada) ou Dani Sordo (sétimo) são apontados como potenciais surpresas nesta edição do Vodafone Rally de Portugal, pelo menos na primeira etapa. Durante a conferência de imprensa desta quinta-feira, a forte probabilidade de furos foi apontada como a principal preocupação das equipas na prova portuguesa, que, além disso, não terá assistência intermédia na etapa desta sexta-feira. Isso obrigará a uma natural gestão das mecânicas e dos pneus, um desafio acrescido para as duplas de pilotos, principalmente nas segundas passagens, com os troços naturalmente mais degradados. 
Os 121,25 quilómetros cronometrados na região Centro terminam com a aguardada Super-Especial da Figueira da Foz, marcando o regresso daquela cidade ao Vodafone Rally de Portugal, depois da última presença, em 1997. 
Aqui fica a ordem de partida dos Rally1 para a etapa de amanhã: 

1. Evans / Martin (Toyota Gazoo) 
2. Rovanperä / Halttunen (Toyota Gazoo) 
3. Tänak / Järveoja (M-Sport Ford) 
4. Neuville / Wydaeghe (Hyundai Shell Mobis) 
5. Lappi / Ferm (Hyundai Shell Mobis) 
6. Katsuta / Johnston (Toyota Gazoo) 
7. Sordo / Carrera (Hyundai Shell Mobis) 
8. Loubet / Gilsoul (M-Sport Ford) 
Hoje à noite, realiza-se a cerimónia de partida oficial, em Coimbra, a partir das 20h30.

Atrys: Tratamento inovador para pacientes com cancro da próstata chegou hoje a Portugal

Nova terapêutica permite uma melhoria significativa na sobrevida global e realizou-se numa unidade de Medicina Molecular da Atrys. Em Portugal, há cerca de seis mil novos casos de cancro da próstata por ano – quase 1/4 de todos os tumores que afetam o homem.

O tratamento com Lu177-PSMA é uma inovação para doentes com cancro da próstata. Trata-se da utilização de uma molécula que se une ao PSMA - uma proteína encontrada nas células dos tumores desta glândula -, conjugada com o isótopo Lutécio-177, que irá destruir as células malignas.
Esta nova terapêutica, recentemente aprovada pela Agência Europeia dos Medicamentos, está indicada para pacientes com cancro da próstata metastizado e com progressão da doença oncológica, apesar da terapia hormonal e/ou de quimioterapia.
“Este tratamento configura avanços clínicos recentes e muito promissores em Medicina Molecular: o conceito de theranostics e de medicina de precisão”, diz José Manuel Oliveira, médico especialista em Medicina Molecular e diretor da equipa a cargo desta terapêutica. Theranostics, ou teranóstica, é a junção entre diagnóstico e tratamento.
A primeira aplicação deste tratamento em Portugal decorreu esta quinta-feira numa das três unidades de Medicina Molecular da Atrys - uma multinacional do ramo da saúde com forte presença no nosso País, que se dedica principalmente ao diagnóstico e tratamento oncológico -, tendo sido "um sucesso", ainda de acordo com o médico responsável pelo procedimento. 
Nesta nova terapêutica, mediante a administração do radiofármaco, a molécula é captada em tecido tumoral, provocando irradiação e consequente destruição das células malignas.
Esta irradiação seletiva caracteriza-se pela preservação dos tecidos que não estão afetados pela doença.
Os estudos publicados, nomeadamente o ensaio clínico que serviu de base à aprovação deste medicamento pelas agências reguladoras, mostram que este tratamento leva a uma melhoria significativa na sobrevida global, comparativamente aos tratamentos convencionais. 
Todos os anos, em Portugal, são diagnosticados cerca de seis mil novos casos de cancro da próstata; tal significa que se trata de quase 1/4 de todos os tumores que afetam o homem.

Catarina Gomes de Sousa