quinta-feira, 5 de maio de 2022

Verão antecipado: máximas chegam aos 34ºC este fim de semana

IPMA prevê dias de sol e calor, com temperaturas acima da média de norte a sul do país.

Faltam mais de seis semanas para o verão, mas olhando para a previsão meteorológica dos próximos dias não é o que parece.

As temperaturas vão subir esta sexta-feira em Portugal continental para valores "acima da média" em maio, ainda que normais para a época, sempre marcada por grandes variações, assegura o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para este fim de semana esperam-se "dias de sol", com "vento geralmente fraco" e uma "subida gradual da temperatura", diz à TSF a meteorologista Paula Leitão.

Os termómetros batem os 30ºC já esta sexta-feira nos distritos de Santarém (máxima de 31ºC e mínima de 12ºC), Évora (máxima de 31ºC e mínima de 14ºC) e Beja (máxima de 30ºC e mínima de 14ºC). Em Braga, as máximas vão chegar aos 29ºC enquanto Lisboa, Setúbal e Coimbra podem contar com temperaturas até 29ºC.

No sábado, nova subida das temperaturas: Santarém chega aos 32ºC de máxima e Lisboa conta com 31ºC. Nos distritos de Évora, Beja, Setúbal, Braga e Leiria as máximas chegam aos 30ºC.

O mercúrio vai bater os 34ºC em Santarém no domingo, enquanto a capital chega aos 32ºC. Nos distritos de Beja, Braga, Coimbra, Évora, Leiria as máximas vão até aos 31ºC.

Cerca de 15 praias na Costa da Caparica, em Cascais e no Algarve já iniciaram a época balnear.

Carolina Rico/TSF

PJ alerta para “mensagem falsa” que está a circular na Internet


A Polícia Judiciária já tem em curso “diligências para identificar a origem e autoria deste tipo de mensagens”.

A Polícia Judiciária (PJ) alerta, esta quinta-feira, para uma mensagem “falsa” que está a circular na internet e a ser enviada para alguns endereços de email, usando o logótipo da PJ, da Europol e da Interpol e que simula “uma pretensa convocação”. Se recebeu este email, saiba o que fazer.

“A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), alerta que “circulam na internet e no correio eletrónico mensagens que abusivamente usam o logótipo da Polícia Judiciária e de outras instituições ligadas à justiça, simulando uma pretensa convocação”.

A mensagem em causa é esta e, reforça a PJ, “é falsa”.

“A Polícia Judiciária desenvolve diligências para identificar a origem e autoria deste tipo de mensagens”.

SIC Notícias

Covilhã | “CRIAÇÕES” DE HONORATO BERTO NO MUSEU DE ARTE SACRA

A Câmara da Covilhã inaugura no próximo domingo, dia 8 de maio, pelas 17h00, a exposição “Criações: O Fascínio do Pequeno”, no Museu de Arte Sacra.

Trata-se de uma mostra de Honorato Berto, que reúne cerca de 35 réplicas em miniaturas de veículos clássicos e de bombeiros, desde os finais do século XIX até a década de 60/70 do século XX, representativos de vários países. As peças são elaboradas pelo artista com rigor e detalhe, através do registo fotográfico do veículo à época e com recurso a materiais reciclados como cartão, caricas, botões, cordões, metais e outros.

Honorato Nogueira Berto nasceu em 1948, na Covilhã. Foi chefe dos bombeiros voluntários da Covilhã, quadro de honra, e atualmente é proprietário de um estabelecimento comercial no centro da cidade. Como autodidata recria modelos de automóvel com grande minúcia e rigor no detalhe a partir de material diverso que recicla. Foi esta paixão pelos carros e pela missão dos “soldados da paz” que o levou, em 2016, a criar réplicas de veículos clássicos e de corporações internacionais. Na sua coleção particular regista cerca de cento e sessenta réplicas.

A mostra estará patente ao público no Museu de Arte Sacra até ao dia 17 de junho de 2022, podendo ser visitada de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00, com entrada gratuita.

Aguardamos a vossa visita.

CÂMARA DA COVILHÃ HOMENAGEIA ESCRITOR JOSÉ MARMELO E SILVA, NA VILA DO PAUL

A Câmara da Covilhã em parceria com a Junta de Freguesia e Casa da Cultura do Paul promove, no próximo dia 8 de maio de 2022 (domingo), a cerimónia de homenagem ao escritor José Marmelo e Silva.

A cerimónia que assinala o 111º aniversário do nascimento do escritor e o 10º aniversário da Casa da Cultura José Marmelo e Silva, terá início pelas 15 horas, na vila do Paul, com o descerramento do retrato escultórico do escritor, da autoria do escultor Artur Moreira, seguido de “diálogos” em torno da sua biobibliografia, pela professora Isa Vitória Severino, doutorada na área de literatura.

José Marmelo e Silva (07.05-1911 – 11.10.1991)
José Antunes Marmelo e Silva nasceu a 7 de maio de 1911 em Paul, concelho da Covilhã. Estudou no Seminário do Fundão e em escolas secundárias de Covilhã e de Castelo Branco. Frequentou a Universidade de Coimbra, e concluiu em 1940 a licenciatura em Filologia Clássica na Faculdade de Letras de Lisboa. Em 1947 fixa residência em Espinho, onde permanece como docente até à data da sua morte. Colaborou no semanário lisboeta O Diabo, com o pseudónimo Eduardo Moreno, na revista Presença, de Coimbra e na década de 60 no Diário de Notícias e na revista Seara Nova. Entre as suas inúmeras publicações destacam-se "O Homem que Abjurou a Sociedade - Crónicas de Amor e do Tempo" (1932); "Sedução" (1937); "Depoimento" (1939); "O Sonho e a Aventura" (1943); "Adolescente" (1948); "Adolescente Agrilhoado" (1958); "O Ser e o Ter" (1968); "Anquilose" (1968); "Desnudez Uivante" (1983) entre outros. Foi agraciado, em 1987, com a medalha de ouro da cidade de Espinho e condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Mérito pelo Presidente da República em 1988. Faleceu a 11 de novembro de 1991.

A cerimónia será acompanhada por momentos musicais proporcionados pelo Grupo de Danças e Cantares do Paul e pela EPABI-Escola Profissional de Artes da Covilhã.

Évora | Em reunião com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP)

AUTARCAS DO ALENTEJO MANIFESTAM PREOCUPAÇÃO COM O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE COMPETÊNCIAS PARA AS AUTARQUIAS

 A Associação Nacional de Municípios Portugueses, representada pela sua Presidente, Luisa Salgueiro, reuniu no passado dia 3 de maio com autarcas do Alentejo. A reunião teve lugar em Évora, nos Paços do Concelho, e teve como tema principal o pacote de transferências de competências proposto pelo Governo, que incide maioritariamente nas áreas da educação, saúde e ação social. 

Os autarcas alentejanos, representados pelas respetivas Comunidades Intermunicipais, manifestaram fortes reservas quanto às questões financeiras associadas às novas competências que, segundo os autarcas, não estão devidamente compensadas no processo de descentralização. 

A ANMP, que deverá reunir brevemente com os responsáveis ministeriais, assegurou que iria assumir a sua função de parceira de negociação, com vista à obtenção do melhor resultado possível de acordo com as preocupações dos seus associados.

NÚCLEO DE EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS LOCALIZADO NO CHOUPAL DAS CONCAS EM PEDORIDO. INAUGURADO NO COUTO MINEIRO DO PEJÃO


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai proceder, na manhã do próximo Domingo, à abertura do Núcleo de Experiencias Turísticas do Couto Mineiro do Pejão, que ficará situado em instalações, criadas para o efeito, no Parque de Lazer do Choupal, em Pedorido, um espaço privilegiado junto à zona ribeirinha do Douro, para dar a conhecer um pouco daquilo que foi a epopeia da exploração carbonífera no território paivense.

As cerimónias de inauguração desta estrutura turística e promocional estão agendadas para o dia 8 de Maio, com uma cerimónia oficial marcada para as 10 horas, com o registo de intervenções de representantes da UPICK, ADEP, ARCAF, GDC de Pedorido e Câmara Municipal de Castelo de Paiva.

Segue-se uma exibição de estátuas vivas dedicadas ao tema “ A Família Mineira “, e às 10h30 uma Procissão Solene em honra de Santa Bárbara, desde o Choupal das Concas até à Igreja Matriz de Pedorido, onde será celebrada uma missa pelo Reverendo Tiago Santos, em memória dos Mineiros do Pejão.

Às 12 horas será realizada a bênção do Núcleo de Experiencias Turísticas do Couto Mineiro do Pejão, seguindo-se um momento dedicado ao Hino do Pejão e Hino da Santa Bárbara, cantados por mineiros e comunidade local, sendo que a tarde será ocupada com visitas à exposição permanente e visualização de filmes em 2D e 3D

Este é um projecto de promoção local, que surgiu por forma a dar resposta à necessidade de disseminar o património material e imaterial associado às Minas do Pejão, e em simultâneo, desenvolver acções de promoção, demonstração e disseminação da oferta cultural turística disponibilizada pelo Município em todas as suas diferentes valências, designadamente alojamento, produtos agro-alimentares e artesanais, procurando contribuir para o surgimento de novos e inovadores produtos e serviços, promovendo a competitividade do tecido empresarial de Castelo de Paiva, bem como a sua consolidação.

Trata-se de uma estrutura amovível, instalada no Couto Mineiro do Pejão, no caso concreto na Zona de Lazer do Choupal, em Pedorido, constituída por dois corpos distintos: um de forma quadrada, que funcionará como espaço de recepção aos visitantes, de promoção de espólio mineiro, e de promoção e demonstração de produtos locais, alojamento e eventos, e outro, mais oblongo, que fará a recriação/demonstração do ambiente no interior de uma galeria mineira, com recurso a técnicas inovadoras de projecção de imagens em 3D, recriação de sons, entre outros.

O edil José Rocha, evidencia a vontade do actual Executivo Municipal em recuperar memórias do tempo mineiro, de forma a potenciar atractividade turística e trazer visitantes ao concelho.

O autarca paivense considera que o turismo é um sector fundamental para dinamizar a economia local e alavancar oportunidades de negócio, e atrair investimento para o território, daí insistir na necessidade de se dar passos importantes neste domínio, no sentido de criar atractividade ao território, promovendo acções estratégicas para projectar o concelho, divulgar as potencialidade e criar riqueza com dinâmicas económicas e sociais

Com esta iniciativa, pretende-se avançar com um conjunto de propostas de actividades interpretativas e de estratégias de envolvimento da comunidade a implementar território mineiro, sendo certo que, conforme refere a Vereadora da Cultura, Liliana Vieira, “ o centro de experiências mineiras é uma viagem ao passado e à memória daquela que foi a maior extracção mineira de carvão do século passado. Esta actividade molda até hoje as gentes de Castelo de Paiva, e por isso, neste centro interpretativo vamos poder encontrar alguns objectos que faziam parte do dia-a-dia do Mineiro do Pejão, quer da vida profissional, quer da parte mais pessoal, sendo que, neste local, podemos também viver o passado através da realidade virtual em 3D, que permite uma viagem ao interior da mina com todas as sensações que a descida provocava, tentando desta forma, uma aproximação do que os mineiros sentiam na sua ida para o trabalho".

Recorde-se que, a área total da estrutura é de 58 m2 e contempla casas de banho com chuveiro, sendo que, as propostas de acções a desenvolver, no âmbito da exploração do Núcleo de Experiências Turísticas Mineiras do Pejão, englobam a :

- Organização de experiências para venda – packs promocionais que reúnam alojamento, restauração, actividades lúdico-desportivas, atracções turísticas da região;

- Divulgação do património mineiro do Pejão, material e imaterial;
- Exposição e venda de produtos locais de produtores locais;
- Exposição de vídeos promocionais sobre espaços, locais, serviços e actividades regionais;
- Planeamento de actividades culturais e colaboração em actividades culturais municipais;
- Realização de mostras de artes e ofícios artesanais;
- Espaço/atracção para fotos no Instagram e outras redes sociais;
- Organização de eventos de promoção do Município;

A edilidade paivense tem planos para a zona mineira, nomeadamente a recuperação de algum edificado que sobreviveu com passar dos anos, e o presidente José Rocha destaca a importância de valorização do legado do Couto Mineiro do Pejão, não descurando o interesse em desenvolver uma estrutura museológica, que envolvendo a comunidade local, possa mostrar a história das Minas do Pejão e reunir algum acervo fotográfico e documental disponível, recordando neste caso a intervenção ao nível da requalificação do Cavalete do Fôjo, uma estrutura mineira desactivada em 1968, localizada em Folgoso, e actualmente propriedade da União de Freguesias do Couto Mineiro do Pejão.

Carlos Oliveira

Dia da Europa


Comissária Elisa Ferreira e Ministra Mariana Vieira da Silva assinalam Dia da Europa em Évora com PRR, juventude e valores europeus em destaque
A Representação da Comissão Europeia em Portugal assinala o Dia da Europa na próxima segunda-feira, dia 9 de maio, em Évora, com um programa centrado nos objetivos e valores da União Europeia , num ano em que se assinala o Ano Europeu da Juventude e o 35º aniversário do programa Erasmus. Organizadas com o apoio da Câmara Municipal de Évora e em colaboração com um leque de entidades, sobretudo locais, as comemorações decorrem no Palácio de D. Manuel e no Jardim Público de Évora, adjacente ao palácio.

O programa oficial das comemorações arranca às 15h00 com uma Sessão Protocolar no Palácio de D. Manuel com a participação da Comissária europeia Elisa Ferreira e da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. A ocasião servirá igualmente para assinalar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do NextGenerationEU, cuja avaliação foi aprovada pela Comissão Europeia,

A sessão será aberta por Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, e Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal. O evento inclui momentos de música e poesia, interpretados por estudantes de Música e Artes Cénicas na Escola de Artes da Universidade de Évora, e por um grupo local de Cante Alentejano (mais informação sobre esta sessão aqui). Esta sessão é um evento sob convite, aberto à imprensa (pedidos de acreditação devem ser enviados até ao dia 6 de maio para cme.dc@cm-evora.pt).

Em paralelo, a Representação da Comissão promove um conjunto de atividades abertas ao público, no Jardim Público de Évora. Destaque para o diálogo, às 16h45, entre a Comissária Elisa Ferreira e jovens de diversas idades e entidades de ensino e de formação da região, cujas questões vão conduzir a conversa, e, às 17h45, para a cerimónia de anúncio dos vencedores do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa.

Este evento no Jardim começa, às 16h15, com uma homenagem à Ucrânia e um momento musical por estudantes do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, e termina com a atuação do DJ Charles-Baptiste, convidado pela Embaixada de França em Portugal, país que atualmente detém a Presidência do Conselho da União Europeia.

Da parte da manhã, pelas 10h30, a Comissária Elisa Ferreira inaugura o novo edifício do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), juntamente com Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. A inauguração será seguida de uma visita às instalações do PACT e de um encontro com empresários locais. Apoiado por fundos europeus, o PACT acolhe e suporta iniciativas de promoção e transferência de I&DT, sendo um polo de atração para empresas inovadoras.

Ainda da parte da manhã, o mercado de Évora acolhe o Encontro de Clubes Europeus da região organizado pelos três centros Europe Direct do Alentejo e de onde resultará um mural feito por mais de 100 estudantes sobre os valores europeus. A Erasmus Student Network (ESN) dinamiza um desfile de bandeiras (flag parade) que sai da Praça do Giraldo às 14h30 e para a qual convida todos a participar, podendo levar uma bandeira ou elemento identificativo do seu país ou da União Europeia. Entre as 15h00 e as 16h00, o Jardim Público será animado por um Encontro de projetos no âmbito dos 35 anos do programa Erasmus, organizado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, e por um painel de desenho colaborativo facilitado por docentes e mais de uma centena de estudantes da Escola de Artes da Universidade de Évora e alunos da Escola Secundária Gabriel Pereira. Mais informação sobre os eventos públicos, disponível aqui.

A identidade visual deste Dia da Europa 2022 foi desenvolvida por estudantes da Escola de Artes da Universidade de Évora, em resposta a um repto da Representação da Comissão Europeia em Portugal. A proposta selecionada é formada por uma estrela, símbolo da União, composta por elementos que representam princípios essenciais: democracia, cultura, partilha, liberdade e paz. Mais informação, nomeadamente todas as propostas apresentadas e a explicação dos respetivos conceitos, está disponível nesta página dedicada.

No dia 9 de maio, estará patente, no Palácio D. Manuel, a Exposição Itinerante Multilingue «Alice no País das Maravilhas», uma iniciativa da Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia e que é trazida a Évora pelo centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, com 37 exemplares da obra de Lewis Carrol traduzidos para outras tantas línguas europeias (entre as quais as 24 línguas oficiais da União Europeia).

Mais informações na página dedicada e nas contas das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal – Twitter, Facebook e Instagram - com os marcadores #EuropeDay e #DiadaEuropa

Serão disponibilizadas imagens para uso gratuito por meios de comunicação social no canal EBS.

Programa - Dia da Europa 2022 em Évora
10h30-13h00: Encontro Regional de Clubes Europeus, Mercado
14h30: Desfile de Bandeiras, Praça do Giraldo e arruada até ao Jardim Público de Évora
15h00-16h00: Sessão Protocolar, Palácio de D. Manuel – mais informação

Atividades no Jardim Público de Évora – mais informação:
15h00-16h00: Encontro de projetos Erasmus+ e desenho colaborativo por estudantes
16h15: Momento musical por estudantes da Escola de Artes, Universidade de Évora
16h45: Diálogo da Comissária europeia Elisa Ferreira com jovens
17h45: Cerimónia de entrega do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa
18h15: DJ Charles-Baptiste, convidado pela Embaixada de França em Portugal

Praia da Tocha com Bandeira Azul há 32 anos consecutivos. Município já prepara o arranque da época balnear


A Praia da Tocha viu de novo reconhecida, pelo 32.º ano consecutivo, a sua qualidade balnear com a Bandeira Azul, distinção atribuída pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa que comprova o integral cumprimento de rigorosas exigências do ponto de vista da qualidade da água, a irrepreensível limpeza dos areais, as boas condições de acesso, o alto padrão dos serviços prestados aos utentes, bem como a existência de equipamentos socioculturais, com destaque para a Biblioteca de Praia, e a oferta de um diversificado programa cultural que inclui um variado leque de atividades de animação e ocupação dos tempos livres.
A distinção reflete a aposta estratégica da Câmara Municipal de Cantanhede no reforço da atratividade da Praia da Tocha como destino balnear de qualidade, sendo disso exemplo a construção de novos passadiços, empreitada que ascende a 266.533 euros e que tem como objetivo o reforço e recuperação do cordão dunar.

A intervenção contempla ainda o repovoamento vegetal com espécies adaptadas ao ecossistema existente, para fixar as areias e estimular a biodiversidade local, de modo a assegurar o controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras.

Entretanto, a Câmara Municipal de Cantanhede está já a preparar a abertura da época balnear, incluindo a aprovação do plano integrado de assistência balnear, documento que define um modelo de intervenção que possibilite a ação coordenada e eficaz de todos os nadadores salvadores, assegurando uma resposta rápida, eficiente e eficaz a eventuais situações de emergência.

Para o efeito, o Município assegura a assistência diária aos banhistas, entre as 9h30 e as 19h30, que na denominada época alta (25 de junho a 11 de setembro) contará com nove nadadores-salvadores, distribuídos por cinco postos de praia.

De referir também o investimento na aquisição de uma moto 4x4, meio complementar de vigilância, socorro e salvamento considerado essencial para uma rápida movimentação de recursos (humanos e materiais), possibilitando aos nadadores-salvadores respostas a situações pontuais de afogamento com tempos muito inferiores aos de uma movimentação apeada.

A moto 4x4 permitirá ainda reforçar as ações de vigilância e patrulhamento nas frentes de praia não vigiadas e diminuir significativamente o desgaste físico aquando dessas movimentações (corrida pelo areal), melhorando claramente o desempenho dos profissionais dentro de água (diminuição do tempo de aproximação e abordagem ao náufrago), aumentando as taxas de sucesso no resgate de vítimas de afogamento.

LPCC sensibiliza alunos da Região Centro para o HPV

 A iniciativa “HPV e Quê?” regressa às escolas da Região Centro. A campanha nacional que explica aos jovens como prevenir o HPV está a percorrer, até final de maio, um total de 18 escolas do 3º ciclo e ensino secundário. No centro do país a campanha envolve cerca de 750 alunos.

A campanha nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) de prevenção do Papilomavírus Humano, habitualmente designado por HPV, está de regresso a várias escolas da Região Centro, entre os dias 9 e 13 de maio. “HPV e Quê?” é uma iniciativa de educação para a saúde, que visa informar para os riscos associados à infeção pelo HPV e sensibilizar para a sua prevenção. Destinada a estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, a iniciativa (a decorrer até 31 de maio) envolve um total de 18 escolas de norte a sul do país, e ilha da Madeira.  Em cada estabelecimento de ensino é programada a participação de 7 a 8 turmas, num total estimado de 150 alunos/dia. Em setembro o projeto chega a mais cindo escolas nos Açores.

O Núcleo Regional do Centro da LPCC dinamiza a campanha em 5 escolas da região: a 9 de maio, na Escola Básica e Secundária de Anadia (distrito de Aveiro); 10 de maio na Escola Secundária Fernando Namora (distrito de Coimbra); seguindo-se, no distrito de Leiria, a 11 e 12 de maio a Escola Básica e Secundária de Pombal, e a 13 de maio na Escola Secundária Acácio Calanzans Duarte (Marinha Grande). A ronda pelas escolas da Região Centro, que decorre no período entre as 08h30 e as 17h00, envolverá cerca de 750 alunos, maioritariamente do ensino secundário.

A viatura airstream é o centro das atividades da campanha. É no seu interior e ao seu redor, que decorrem as atividades: quizz em ambiente de Realidade Virtual; App informativa em Realidade Aumentada (lida a partir de uma tatuagem temporária) e conversa com médico/a, para enquadramento e esclarecimento de dúvidas. A avaliação de conhecimentos adquiridos é feita através de questionário online aplicado aos estudantes em dois momentos: antes e após a intervenção.

Recordamos que o HPV é responsável por lesões benignas, como é o caso dos condilomas genitais, mas que causam grande sofrimento e estigma social. É ainda responsável por: 100% dos cancros do colo do útero; 70% dos cancros da vagina; 40% dos cancros da vulva; 84% dos cancros do ânus; 47% dos cancros do pénis.   O cancro da orofaringe tem vindo a aumentar nos últimos anos, estimando-se que o HPV esteja presente em 70% dos casos.

“Samba Com Vida” junta centenas em Estarreja. Animação, música, workshops e convívio marcam mais uma edição

Este fim de semana, dias 6, 7 e 8 de maio, Estarreja recebe “um dos principais eventos nacionais e europeus de samba”. Depois de dois anos de paragem forçada, o Samba Com Vida (SCV), organizado pela Escola de Samba Trepa de Estarreja, está de regresso e promete trazer muito ritmo à cidade, entre concertos, mega-desfile, workshops e convívio. O SCV decorre no Parque Municipal do Antuã.



Na última edição, em 2020, o SCV contou com a participação de 3 mil pessoas, de 20 nacionalidades. Este ano, “estão reunidas as condições para termos um grande evento”, anunciou Pedro Salsa, da organização, durante a apresentação do evento que teve lugar na última quinta-feira, dia 28, no Cine-Teatro de Estarreja. 

 


“A componente formativa é o principal pilar do SCV”, complementado com atividades lúdicas, espetáculos, convívio e outros divertimentos. Pedro Salsa sublinhou que “o programa centrado na componente formativa e pedagógica” tem o objetivo de “melhorar a nossa oferta, como um produto que se chama Carnaval”. Para tal, estarão presentes especialistas do samba vindos do outro lado do Atlântico: Macaco Branco, Bianca Monteiro, Marcella Alves, Leandro Assis, Priscilla e Rodrigo, para dirigirem workshops de instrumentos, dança e criação de adereços.

 


Esta edição apresenta novidades. Pedro Salsa destaca três: “a pensar nos sambistas de amanhã”, o SCV Kids, destinado a crianças dos 6 aos 14 anos, com várias áreas de especialização, “um marco importante para o evento”, disse; a instalação de um segundo palco de espetáculos e de concertos; e o desfile noturno de escolas de samba, um “mega desfile” que no próximo sábado espera reunir 200 elementos da bateria, que será dirigida pela primeira vez na Europa pelo Mestre Odilon, e cerca de 250 figurantes (madrinhas de bateria, passistas, mestres sala e portas bandeira) de 20 escolas de samba do país.

 

A gala “Globos do Samba” abre o SCV na sexta-feira à noite e vai distinguir e premiar os que mais se destacaram no samba, com base em nomeações feitas pelas escolas de samba do país e posterior votação do público.

 

A organização do SCV considera que o “evento se tornou num importante pilar económico para o Municipio e do ponto de vista de melhoria de competências e de qualidade do nosso Carnaval”.

 

Realizado com o apoio do Município de Estarreja, o SCV está “de volta e com força”, numa terra de “foliões”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, que acredita que a iniciativa irá correr “tão bem como nos anos anteriores”, marcando o regresso dos grandes eventos à cidade.

 

O programa do SCV e outras informações estão disponíveis nas redes sociais e no site www.sambacomvida.com

 


Carla Miranda

Reguengos de Monsaraz integra Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude


A Federação Nacional das Associações Juvenis validou a manutenção anual do Município de Reguengos de Monsaraz na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude. Esta plataforma tem como objetivo a partilha de boas práticas, a criação de estratégias e a promoção de sinergias associativas e municipais, constituindo-se como uma rede pioneira na conceção, implementação e avaliação de políticas locais de juventude estruturantes e sustentáveis no âmbito do Plano Nacional de Políticas Locais de Juventude.

Esta é a maior rede de municípios comprometidos com os jovens e as suas organizações para o desenvolvimento de reais políticas de juventude, para que exista uma forma inovadora de encarar as questões da participação jovem. No âmbito desta rede, no dia 19 de maio vai decorrer o II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, organizado pela Federação Nacional das Associações Juvenis em conjunto com a autarquia de Matosinhos, para dar continuidade à discussão, reflexão e construção das políticas locais de juventude com as câmaras municipais que integram a rede.

No encontro vão estar reunidas mais de 150 autarquias e vão ser premiadas as que reúnem os requisitos estabelecidos para receberem o Selo de Município Amigo da Juventude. Os municípios vão também subscrever o Pacto INOVE Jovem, que resulta da auscultação nacional da Cimeira Atlântica Associativismo e Juventude, que decorreu no final do ano passado no Funchal e que estabelece um compromisso entre o Estado Local e Central para as políticas de juventude.

As autarquias pretendem continuar a promover as políticas de juventude como um eixo central da sua ação governativa, numa visão transversal e intersectorial, impulsionadoras de uma emancipação condigna da juventude e de uma maior participação jovem por meio do voluntariado e das associações juvenis, espaços de socialização, integração, capacitação e apoio à iniciativa jovem.

Carlos Manuel Barão 

163 assistentes da área educativa transitam para a esfera da Câmara Municipal. Município de Cantanhede assumiu novas competências na Educação


O Município de Cantanhede conta desde o passado dia 1 de abril com 163 novos assistentes técnicos e operacionais, designadamente os que transitam da esfera do Ministério da Educação para a autarquia no âmbito do processo de transferência de competências.

O pessoal não docente dos 2.º e 3.º ciclos que integra agora os quadros da Câmara Municipal foi recebido esta quarta-feira pelo executivo liderado por Helena Teodósio, que na ocasião fez questão de referir o facto de promover sessões desta natureza sempre que novos colaboradores entram em funções.
A líder do executivo camarário por dar as boas-vindas à “excelente equipa do Município de Cantanhede”, lembrando “que quem chega de novo passa a ser também o rosto da instituição, com tudo o que isso comporta relativamente à consolidação da cultura organizacional de responsabilidade e exigência de que nos orgulhamos muito”.

Acompanhada do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, responsável pelo pelouro da Educação, e de representantes dos agrupamentos de escolas Lima-de-Faria, Marquês de Marialva e Gândara Mar, Helena Teodósio preferiu “destacar as virtudes da transferência de competências na Educação, nomeadamente o trabalho articulado e de proximidade com os agentes educativos do Município, deixando para outros fóruns as críticas ao Governo sobre o envelope financeiro que acompanha o processo, que é manifestamente insuficiente para suportar o acréscimo de despesa daí decorrente, como se sabe. Hoje, quero apenas deixar uma palavra de grande regozijo pela forma colaborante e serena como decorreu o trabalho entre os serviços camarários e os responsáveis dos agrupamentos escolares”.

Por seu lado, Pedro Cardoso destacou o “papel determinante” do pessoal não docente nos estabelecimentos de ensino e deu conta da importância do trabalho assente na confiança. Afinal de contas, sublinhou, “estamos todos no mesmo barco, todos lutamos por uma escola de qualidade e um ensino de excelência.

“Temos a convicção de que as nossas escolas e a comunidade escolar, pela cultura de proximidade que estamos empenhados em promover, vão ter ganhos de eficácia e eficiência, e as situações resolvidas com maior celeridade. É essa a nossa determinação”, concluiu.

Na receção intervieram ainda os diretores dos agrupamentos de escolas, que se congratularam com o modo como os assistentes técnicos e operacionais transitaram da esfera da Administração Central para a da autarquia, alimentando as melhores expectativas relativamente ao futuro.

Ansião | Caminhada Real – Encerramento

No passado dia 3 de maio o Município de Ansião participou na última etapa da “Caminhada Real”, pelas ruas de Ansião, sob o lema "Deixar a Violência, pode ser REAL! – Nós fazemos esse caminho consigo!", na companhia da Sra. Presidente da CIG, Sandra Ribeiro.

A “Caminhada Real”, uma iniciativa da Rede de Estruturas de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica, envolveu os municípios de Bombarral, Caldas da Rainha, Alcobaça, Batalha, Leiria, Pombal, tendo terminado em Ansião. Na cerimónia de encerramento, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pode usar da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, o João Mota, da Real e a Presidente da CIG-Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Sandra Ribeiro.

Fazendo uma avaliação da atividade, considerou-se ser fundamental continuar a promover todas as iniciativas que pretendam dar voz às vítimas, mostrando a importância do trabalho de proximidade e a necessidade de continuarmos diariamente esta luta pelo fim do flagelo a que ainda assistimos, que é o da violência doméstica.

Com os objetivos plenamente alcançados é hora de não perder o foco no futuro da REAL e nas próximas ações de sensibilização para esta questão.

Instalação de Armadilhas para Vespa Asiática
Durante o mês de abril, por toda a Região de Leiria, foram instaladas 2500 armadilhas seletivas para a captura de VESPA ASIÁTICA. No concelho de Ansião foram colocadas 183 armadilhas.

Esta medida irá reforçar o plano municipal de armadilhagem para captura da vespa velutina já em execução, que em 2022, contará com a instalação global, de cerca de 380 armadilhas com monitorização quinzenal até ao final de junho.

As armadilhas estão devidamente identificadas, com o autocolante igual à imagem demonstrativa ou com referência ao Município de Ansião, assim como os técnicos que procederão à realização da instalação.

Solicita-se a melhor colaboração da população no sentido de não interferir de forma danosa neste processo.

Esta ação insere-se no plano STOPvespa_RL - Plano intermunicipal de prevenção e controlo da vespa velutina na Região de Leiria, financiado pelo Fundo de Coesão.


EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões Assinala o Dia da Europa

 EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, no âmbito das comemorações do Dia da Europa, a decorrer na próxima segunda-feira (dia 09 de maio), vai promover diversas atividades de cariz europeu.

Assim, no dia 09 de maio, pelas 09h00, no EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões (Casa do Adro, Viseu) será hasteada a Bandeira da União Europeia.

 

No mesmo dia, a Comunidade Escolar de Viseu Dão Lafões vai ter a oportunidade de descobrir por dentro o Centro EUROPE DIRECT e tomar parte no debate “A importância da participação ativa dos jovens nos assuntos Europeus”, que tem por objetivo mostrar aos jovens a relevância da sua participação na construção do futuro da europa. Concluída esta proposta, os alunos vão participar na atividade lúdico-pedagógica “Vamos conhecer a UE”, composta por um conjunto de jogos didáticos que estimulam o conhecimento relativo ao processo de construção europeu.  

 

Ainda, no âmbito das celebrações desta efeméride, na Universidade de Aveiro, terá lugar a inauguração da Exposição - Cartazes| Revista Europeia pelos alunos de Economia. Mais tarde, dinamizada pela Professora Marta Dias (UA) e pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, terá lugar uma conversa sobre o tema "Cidadania Europeia", esta sessão imersiva, direcionada a alunos de Economia da Universidade de Aveiro, foca-se na visão dos jovens sobre o que é ser europeu e conta com uma transmissão live nas Redes Socias do Europe Direct.

 

Paralelamente, serão desenvolvidas, ações comemorativas do Dia da Europa, em contexto de sala de aula, nas diversas Escolas e Agrupamentos de Escola da região Viseu Dão Lafões, suportadas por materiais alusivos à União Europeia, disponibilizados pelo Centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões.

 

De acordo com o responsável do Centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, José Carlos Almeida, "Pelo segundo ano o EUROPE DIRECT fez questão de abrir as suas portas à população no Dia da Europa. Com estas atividades a decorrer nas regiões de Viseu Dão Lafões e de Aveiro, pretendemos estimular e aprofundar, junto dos mais jovens, a vontade de descoberta e o seu conhecimento relativamente a esta grande iniciativa que é a União Europeia".

 

De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, "O Dia da Europa é sempre um momento de grande celebração para o EUROPE DIRECT. Neste período de grande incerteza, em que agora vivemos, a CIM, enquanto entidade de acolhimento do Centro EUROPE DIRECT, está fortemente empenhada na divulgação e promoção do espírito e dos valores da União Europeia. Queremos que todos os cidadãos do nosso território, independentemente da sua origem, se sintam cidadãos europeus de pleno direito e tenham as ferramentas que lhes permitam contribuir para o futuro da europa". 

 

Com a guerra as atenções se voltam para a Mensagem de Fátima

Fátima significa um castigo indispensável e uma perspectiva empolgante, mas também uma exortação à oração, à penitência e à emenda de vida

Fonte: Revista Catolicismo, Nº 857, Maio/2022

Maio, o mês por excelência de Maria, celebra no dia 13 a primeira aparição da Santíssima Virgem aos pastorzinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, quando muitos países estavam ainda se debatendo numa grande guerra.

Foi em Fátima que a Santíssima Virgem profetizou em 13 de julho de 1917: “Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz. A guerra vai acabar; mas, se não deixarem de ofender a Deus, virá outra pior”.

Dito e feito! Profecia realizada. A Primeira Guerra Mundial acabou no ano seguinte, mas como não acabaram as ofensas a Deus, em 1939 eclodiu a Segunda Grande Guerra, ensanguentando a maioria das nações da Terra.

No final deste mês completam-se 100 dias da explosão da guerra no leste europeu. Todos vimos como ela começou, mas ninguém sabe como nem quando terminará. Encerrar-se-á com um vergonhoso acordo? Ou com um ataque nuclear?

Analistas internacionais não descartam essa catastrófica possibilidade, tendo em vista que Putin, no desespero — pois não contava com a heroica resistência do povo ucraniano, que vem impondo sérios reveses ao seu exército, apresentado como invencível —, poderá fazer uso de suas temíveis armas atômicas.

Mariupol, cidade localizada no leste da Ucrânia, destruída pelos ataques da Rússia

Caminhamos rumo a uma Terceira Guerra Mundial? Quem sairá vencedor? Impor-se-á ao mundo um novo globalismo soviético, com o igualitarismo, o ateísmo e o materialismo marxistas contaminando ainda mais todo o gênero humano como um câncer?

Há remédio contra essa possível catástrofe? — Sim. Em Fátima, Nossa Senhora nos prescreveu três: oração, penitência, emenda de vida!

Em artigo publicado na revista Catolicismo, na edição de maio de 1967, Plinio Corrêa de Oliveira estabeleceu uma relação entre Fátima e Guerra Mundial, mostrando como as exortações da Santa Mãe de Deus e esses três remédios apontados sanariam a terrível crise do mundo moderno.

Mas, caso a Senhora de Fátima não fosse atendida, sobreviria o castigo universal. Em compensação, após esse castigo seria inaugurada uma era histórica com perspectiva empolgante, ou seja, o Reino de Maria para todos os povos.

Como auxílio para bem entender a atual conjuntura, diante da possibilidade de eclosão de uma nova guerra mundial, a revista deste mês reproduz o referido artigo como matéria de capa [foto no topo].

ABIM

____________

Para fazer uma assinatura da Revista Catolicismo envie um e-mail para catolicismo@terra.com.br

Vilarinho do Bairro acolheu Interescolas da Diocese de Aveiro

O XIX Interescolas da Diocese de Aveiro da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica decorreu, no passado dia 3 de maio, em Vilarinho do Bairro – Anadia, reunindo mais de 2.500 pessoas, entre professores e alunos que frequentam esta disciplina.
O Mercado de Vilarinho do Bairro foi o local escolhido para acolher os milhares de alunos, oriundos de toda a Diocese de Aveiro. Sob o tema “Ousa sonhar EMRC”, a iniciativa contou com um vasto leque de atividades que extravasaram o recinto do mercado, nomeadamente uma caminhada organizada por escolas, com cânticos, “alegria” e interação com a comunidade.
O Coordenador do Departamento da Pastoral nas Escolas, Sérgio Martins, faz um balanço “muito positivo” da iniciativa que decorreu, durante todo o dia, e que reuniu alunos e professores dos 10 arciprestados da Diocese de Aveiro.
Segundo aquele responsável a escolha de Anadia e, concretamente de Vilarinho do Bairro, já estava definida antes da pandemia, uma vez que este encontro roda por todos os arciprestados. Sérgio Martins realçou as condições de segurança e as boas infraestruturas existentes no local para a realização desta ação. De sublinhar que foi a terceira vez que Anadia acolheu o Interescolas.
“Foi um dia bastante interessante. Foi o reencontro, pós pandemia, de alunos e professores a celebrar a vida e a festa”, afirmou. O encontro teve ainda uma vertente solidária, com a entrega de bens à Casa da Criança de Sangalhos.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, realçou a organização e muito particularmente “a alegria, o convívio, o reencontro e a partilha” das várias iniciativas também promovidas pelos alunos das várias escolas presentes. “São sempre experiências enriquecedoras e que muito contribuem para reforçar os valores da cidadania e os princípios da solidariedade que os nossos jovens devem também aprender e promover”, afirmou.
A iniciativa foi promovida pelo Departamento da Pastoral nas Escolas, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro e do Município de Anadia, pelo que Sérgio Martins deixa ainda um agradecimento público à Câmara Municipal de Anadia e à Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro, “pelo apoio e recetividade”, bem como aos Bombeiros Voluntários de Anadia e à GNR de Anadia que “foram imprescindíveis na orientação e apoio que prestaram durante a caminhada que foi promovida pelas ruas do respetivo lugar”.

 

No próximo fim de semana o Festival “Pés na Terra” realiza-se em Castelo de Paiva.

Raiva, Bairros e Fornos acolhem actividades
O Município de Castelo de Paiva, em parceria com a ADRIMAG, vai acolher no próximo fim de semana, 7 e 8 de Maio, o Festival “ Pés na Terra “, um evento intermunicipal, e irá acontecer nos concelhos de Sever do Vouga, Vale de Cambra, S. Pedro do Sul, Arouca, Castro Daire e Castelo de Paiva.

Sendo um festival com uma forte componente ambiental, muitas das actividades previstas pretenderão dar relevo a esta dimensão. Para além deste aspecto fundamental para a ADRIMAG, é um festival de base comunitária, que pressupõe um trabalho conjunto entre os vários agentes locais e as populações das aldeias/ locais onde as iniciativas irão ocorrer.

Assim, perspectiva-se uma programação potenciadora dos recursos naturais e endógenos de cada território, assim como das suas tradições e comunidades.

O programa gizado para Castelo de Paiva contempla, para o dia de Sábado, uma Caminha no Fôjo, com início às 9h00 no Bairro de Santa Bárbara, em Folgoso ( Raiva ), onde haverá confecção de broa caseira em forno comunitário e caldo verde para os participantes, sendo que, da parte da tarde regista-se a actuação do Grupo Infantil integrado na acção “ Música que vinha de dentro da mina “, acontecendo de seguida um “ workshop “ Sweet Green – infusões e plantas locais ( traga a sua caneca ), terminando a actividade com a actuação do Grupo Musical da ACUP de Castelo de Paiva – Associação dos Combatentes do Ultramar Português.

No Domingo, dia 8, está agendada uma nova Caminhada Fotográfica nas aldeias de Midões e Gondarém ( partida ás 8 horas do Cais de Midões ), acontecendo às 9 horas em Bairros, a Caminhada da Primavera com partida em Várzea, junto ao Rio Paiva e mais tarde, uma Aula de Yoga.

Da parte da tarde, o programa apresenta às 14h30, uma actuação da PT Dance Academy Castelo de Paiva, no lugar do Castelo, na freguesia de Fornos, um Bailarico de Primavera às 15 horas e ao final do dia, uma Degustação Tradicional de Sopa Seca.

Carlos Oliveira

Apresentação Pública da Escola de Ciclismo BTTÁBUA



Sobre a Escola de Ciclismo:

Nesta época de incertezas a nossa associação continua a demonstrar um enorme espírito de união e cooperação entre todos os seus simpatizantes e sócios. Sentindo este apoio, a atual direção levará a cabo um dos projetos que certamente irão marcar o panorama desportivo da nossa região, a dinamização da BTTABUA - Escola de Ciclismo.
A constituição deste projeto visa fundamentalmente uma aposta na formação desportiva e pessoal das crianças e jovens do nosso concelho. Pretende-se desta forma proporcionar momentos de divertimento e de confraternização reforçando o espírito de grupo associado sempre à aprendizagem das técnicas do ciclismo, tendo sempre presentes os valores desportivos e cívicos.

As atividades a desenvolver serão vocacionadas para o ensino do BTT e ciclismo de estrada. Os treinos decorrerão semanalmente junto ao Pavilhão Multiusos de Tábua, na ciclovia e nos caminhos de terra circundantes.
A escola participará em provas/encontros a nível regional e nacional promovidos pela Federação Portuguesa de Ciclismo e Associações Regionais de Ciclismo.

Contactos: 
BTTÁBUA
Associação de Desportos de Natureza
site: www.bttabua.pt
email: bttabua@gmail.com

Proença-a-Nova | Carlos Farinha enaltece Nossa Senhora do Pópulo no mural do Centro Paroquial dos Montes da Senhora

O Centro Paroquial dos Montes da Senhora tem agora uma visão renovada, com a pintura mural, da autoria do artista Carlos Farinha, oficialmente inaugurada na celebração do centenário da Paróquia dos Montes da Senhora, que pôde contar com a adesão em massa da população.

Carlos Farinha conta que o seu trabalho, agora visível a toda a comunidade “demorou mais de um ano a ser finalizado, pela particularidade de ter sido iniciado em pandemia”. Agradecendo a todas as pessoas envolvidas na criação desta peça, o artista considera esta obra como sendo “muito simples. Nela simbolizo uma mãe com um filho ao colo, que representa a Nossa Senhora do Pópulo a olhar para uma paisagem, e essa paisagem é a nossa região”, explica.
A outra personagem é o povo a olhar para Nossa Senhora do Pópulo, que não é mais do que o orago, ou padroeira, como vulgarmente conhecido, da Igreja Matriz dos Montes da Senhora e a quem é dedicada a sua construção. Segundo o próprio artista, uma característica especial da pintura são também “os desenhos na parte de baixo, feitos por crianças que foram passando e que deixei que pintassem, porque são elas as pessoas que fazem as terras e constroem as memórias locais. São essas crianças que daqui a 20 anos, quando passarem aqui, vão ver que também foram elas que construíram este mural”, enaltece Carlos Farinha.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, agradece o trabalho de Carlos Farinha, encarando este novo mural também como um “momento de atração, não só para aqueles que por aqui vivem, mas também para aqueles que nos visitam”. Enalteceu ainda o trabalho desenvolvido pela Comunidade Paroquial ao longo destes 100 anos, afirmando que esta “deve ser sempre viva e que traduza esse espírito de comunhão e de amor que deve realizar entre todos a capacidade de fazer evoluir a própria Paróquia”.

Em exposição no Centro Paroquial de Montes da Senhora está uma exposição fotográfica, na qual figuram as principais personalidades de cada uma das aldeias da região, bem como alguns dos mais relevantes símbolos e marcos históricos.


Proença-a-Nova | 9ª Edição do Festival da Cereja e do Limão regressa dias 21 e 22 de maio


O Festival da Cereja e do Limão está de regresso aos Montes da Senhora, nos dias 21 e 22 de maio. Para a celebração da 9ª edição, o Município de Proença-a-Nova volta a dar espaço de destaque aos produtores de Cereja e Limão locais, bem como a outros produtos típicos e regionais, como por exemplo, mel e licores.

A abertura do Festival dar-se-á no sábado, dia 21 de maio, pelas 14h00, com arruadas e um atelier apresentado pelo Centro Ciência Viva da Floresta, às 17h00. A noite ficará marcada pelas atuações de Zezé Fernandes, Rui Alves e 7ª Arte, que sobem ao palco para animar o serão da audiência. Domingo, dia 22, a abertura está marcada para as 11h00, assim que se der o término da Missa na Igreja Matriz dos Montes da Senhora. Além da arruada que abre o certame, para este dia está também prevista a atuação do Grupo de Concertinas de Ponte de Lousa.

Também no domingo, antes da abertura do Festival, são simultaneamente iniciadas a VII Corrida das Cerejas e o 183º Passeio Pedestre, “Montes de Cereja”, ambos com inscrições abertas e a decorrer. Para se inscrever para a Corrida das Cerejas, basta aceder à página oficial da Liga dos Amigos dos Montes da Senhora, enquanto que no caso do Passeio Pedestre, deve contactar o Posto de Turismo, por email ou contacto telefónico: 969 623 269.


Figueiró dos Vinhos | Aprovada abertura de Concurso Público para Exploração do Bar da Praia Fluvial da Aldeia Ana de Aviz

 A Assembleia Municipal de Figueiró dos Vinhos aprovou, em Reunião Ordinária do passado dia 29 de abril, a abertura de procedimento do Concurso Público para a “Atribuição do Direito de Exploração do Bar da Aldeia Ana de Aviz”.
 
O Anúncio de Procedimento do referido concurso foi publicado em Diário da República, no passado dia 3 de maio, sendo que as propostas podem ser apresentadas até às 17h00 do dia 12 de maio de 2022.
 
Os interessados poderão consultar o Anúncio e respetivas condições do Concurso Público na página online do Município, em www.cm-figueirodosvinhos.pt