segunda-feira, 28 de março de 2022

Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills volta a dinamizar o património molinológico da Região Centro

A Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, constituída pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos, apresenta pelo segundo ano um programa conjunto e diversificado de atividades entre 7 e 10 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Moinhos.

Este projeto envolve municípios de duas comunidades intermunicipais (Região de Aveiro e Viseu Dão Lafões) e foi distinguido no âmbito do programa ALA + T - Programa Nacional de Qualificação para a Administração Local Autárquica para o Turismo, sendo a sua concretização apoiada pelo Turismo de Portugal.

A Rota dos Moinhos pretende criar uma rede de agentes públicos e privados, a nível nacional, que se proponham a trabalhar os moinhos e os elementos a si associados, como um produto turístico.

Experiências únicas aguardam por todos os que, nestes dias, visitarem estes municípios, onde estão programadas diversas atividades ligadas ao património molinológico, desde visitas aos moinhos, moagem de milho, degustação de pão, workshops, trilhos pedestres, storytelling, piqueniques, entre muitas outras atividades!

A programação de cada município pode ser consultada nos respetivos sites institucionais e redes sociais, brevemente.

LEONOR CAVALEIRO DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE CONQUISTOU O TÍTULO DE CAMPEÃ ZONAL DE INFANTIS


A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente no Torneio Zonal Norte de Infantis, competição que encerra a época de Inverno para este escalão, sendo o momento mais competitivo e mais importante da época de piscina curta.

Cerca de 256 atletas obtiveram mínimos de participação para esta competição, nadadores oriundos de 47 clubes, que integram as associações distritais de natação de Coimbra, do Minho, do Nordeste, Norte Portugal (Porto) e Centro Norte (Aveiro).

A classificação individual desta competição foi elaborada através do somatório de pontuação que cada atleta obteve pela tabela Rudolph2022 nas 4 provas individuais nadadas por cada (400 Livres, 200 Estilos, uma prova de 100 metros e outra de 200 metros noutra técnica diferente da dos 100).

A Secção de Natação da Sociedade Columbófila esteve presente neste torneio com 9 atletas, que alcançaram os mínimos obrigatórios.

O maior destaque vai para atleta infantil A, Leonor Cavaleiro, que foi a atleta mais pontuada do escalão e que assim se sagrou Campeã Zonal, tendo a sua colega de equipa Anastácia Protolyuk obtido o 8º lugar.

Em termos coletivos, e na única prova em competição a estafeta de 4x100 estilos, a estafeta infantil A da Sociedade Columbófila, composta por Rodrigo Mosca, Martim Pascoal, Leonor Cavaleiro e Anastácia Protolyuk, nadou a prova em 4’54”55 e assim sagrou-se vice-campeã-campeã zonal.

O Clube Fluvial Portuense venceu a prova, e o Futebol Clube do Porto obteve a 3ª posição.

Integraram ainda a competição individual, as atletas Matilde Pires, Margarida Monteiro, Maria Fernandes, Laura Monteiro e Leonor Silva.

Marinha Grande | CONCERTO IBERZITOS NO TEATRO STEPHENS

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, recebe o espetáculo “Iberzitos vão à Música”, com o tema “Dom Quixote de la Mancha – Miguel de Cervantes”, no próximo domingo, 3 de abril, pelas 11h00, cuja entrada é gratuita.

O concerto esteve inicialmente marcado para o dia 20 de março mas, por motivos imprevistos, foi adiado para o dia 3 de abril.

Este é um espetáculo dirigido às famílias, que conta com a participação da Orquestra de Sopros do Orfeão de Leiria, dirigida pelo maestro Mário Teixeira, com a narração de Nádia Gomes e apresentação de Mário Teixeira.

Com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, este espetáculo é realizado pelo Grupo Iberomoldes, com o objetivo de promover a música clássica e o encontro de gerações, apresentando ao público marinhense o espetáculo “Dom Quixote de la Mancha – Miguel de Cervantes”, que integra o V Ciclo de Concertos Didáticos "Os Iberzitos Vão à Música”.

A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala e levantamento de bilhete, no Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Silves | NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JORGE SANTOS


O Município de Silves manifesta o seu profundo pesar pela morte de Jorge Santos, aos 48 anos de idade.

Sendo natural de Silves, formou-se em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

Enquanto artista plástico, o seu percurso artístico passou pela pintura, escultura, vídeo, fotografia e gravura. O seu trabalho é reconhecido não só em Portugal como no estrangeiro, integrando coleções privadas nacionais e internacionais.

Jorge Santos deixa um vasto legado de obras que perpetuarão a sua memória.

O Município de Silves apresenta à família e aos amigos as mais sentidas condolências.

Covilhã | FÓRUM DEBATE FUTURO DOS TERRITÓRIOS AFETADOS PELAS INDÚSTRIAS EXTRATIVAS E TRANSFORMADORAS


Valorizar os territórios afetados pelas indústrias extrativas e transformadoras e preservar a memória das comunidades locais, são alguns dos temas que vão servir de base ao Fórum de debate que vai decorrer no dia 5 de abril, no anfiteatro da Faculdade de Engenharia.

Requalificar espaços naturais e edifícios afetados pelas indústrias extrativas e apresentar uma estratégia de desenvolvimento global, são algumas das linhas de debate que vão juntar investigadores, empresas mineiras e autarcas numa reunião que pretende abrir novas linhas de discussão sobre o futuro das paisagens industriais nas comunidades locais.

Na sessão de abertura vão estar presentes os autarcas da Covilhã, Fundão e Pampilhosa da Serra.

O encontro está agendado para o dia 5 de abril, no anfiteatro da Faculdade das Engenharias.


LUÍS CARDOSO NO CAFÉ LITERÁRIO DA COVILHÃ


O Café Literário, promovido mensalmente pelo Município da Covilhã, terá como convidado o escritor Timorense Luís Cardoso.
A tertúlia literária terá lugar no dia 12 de abril (terça-feira), pelas 21h00, na Biblioteca Municipal da Covilhã, e contará com a apresentação de Teresa Correia e Silvia Ferreira.

Luís Cardoso
Luís Cardoso nasceu em Kailako, uma vila no interior de Timor que aparece por diversas vezes referenciada nos seus romances. É filho de um enfermeiro que prestou serviço em várias localidades de Timor, razão pela qual conhece e fala diversos idiomas timorenses. Desempenhou as funções de Representante do Conselho Nacional da Resistência Maubere em Portugal. É autor dos romances: Crónica de Uma Travessia (1997), Olhos de Coruja Olhos de Gato Bravo (2002), A Última Morte do Coronel Santiago (2003), Requiem para o Navegador Solitário (2007) e O ano em que Pigafetta completou a circum-navegação (Sextante Editora, 2013). Recebeu o Prémio Oceanos de 2021 com o livro “O Plantador de Abóboras” (Abysmo, 2020).

No âmbito da iniciativa municipal denominada “Trocado para Miúdos”, o escritor estará ainda presente em várias escolas do concelho para partilhar e dar a conhecer algumas das suas mais recentes experiências literárias.

ESTA SEMANA NA COVILHÃ, EXPOSIÇÕES A NÃO PERDER!


Esta semana, a Câmara da Covilhã tem patente ao público 6 exposições a não perder!

Biblioteca Municipal [rua Conde Ericeira]
De 04 a 30 abril | Dias úteis, 10h-18h30
Ler para Ser Livre, exposição bibliográfica dedicada ao livro e à liberdade.

Até 20 maio | Dias úteis, 10h-18h30
O chapéu da mulher, exposição de chapéus e acessórios que marcaram a moda feminina em diversas épocas da história, pela Academia Sénior Covilhã.

Casa de Cultura José Marmelo e Silva [Paul]
Até 21 abril | Dias úteis, 10h-17h00
Encontros Criativos, exposição coletiva de arte promovida pelo Lar das Oliveirinhas (Paul). Instituições, coletividades, associações, escolas e comunidade em geral mostram a sua visão do mundo através da arte.

Galeria António Lopes [rua Portas do Sol]
Até 17 abril | De terça a dom. 10h-13h e 14h-18h
Design Moda Ubi 2022, exposição de fotografia, vestuário e acessórios de moda realizados pelos alunos de Design de Moda na UBI.

Museu da Covilhã [centro]
De terça a dom, 10h-13 e 14h-18h
Pintura Portuguesa do Seculo XX, exposição permanente com peças únicas da autoria de Eduardo Malta, Maria Helena Vieira da Silva, Arpad Szenes, Júlio Resende e Malangatana.

Museu de Arte Sacra [Jardim Público]
Até 24 abril | De terça a dom, 10h-18h
O Esteio da Fé, exposição/instalação conjunta dos artistas Ana Tomé, Pedro Estrela e Rosa Estrela. A Páscoa através de uma reinterpretação artística da ressurreição.

Covilhã | “MÚSICA NA GALERIA” COM A PROFESSORA E PIANISTA FERNANDA CANAUD

Durante o mês de abril, a Câmara da Covilhã continua a promover “Música na Galeria”, no centro histórico da cidade.

Trata-se de um ciclo de concertos a ter lugar aos domingos, pelas 16h00, na Galeria António Lopes, com a presença da pianista Fernanda Canaud.

Fernanda Canaud
Pianista franco brasileira, Doutora em Música pela UNIRIO, Mestre em Música Performance na UFRJ, mestranda em Ensino na ESART, Fernanda Canaud fez a sua formação pianística com Linda Bustani, aluna de Yakov Zak; Homero Magalhães e Myrian Dauelsberg. Obteve diversos prémios em concursos de piano no Brasil, entre os quais destaca o Concurso Internacional de Santa Maria, Jovens Solistas da Orquestra do CBM, Concurso Nacional Arnaldo Estrela, Concurso Nacional Villa-Lobos, entre outros. Em 2012, recebeu a Medalha da Ordem de Mérito Cultural Carlos Gomes.

Para além da exposição permanente sobre a vida e obra do “Prof. António Lopes”, a galeria municipal, localizada na rua das portas do sol, tem ainda patente ao público, até ao dia 17 de abril, a exposição temporária “Design Moda UBI 2022”, com fotografias, vestuário e acessórios realizados pelos alunos de design de moda na UBI.

Covilhã | JOÃO CRUZ APRESENTA LIVRO “LENOCÍNIO VS PROSTITUIÇÃO - VISÃO DOS MAGISTRADOS E POLÍCIAS”

A Município da Covilhã apresenta, no próximo dia 1 de abril (sexta-feira), o livro “Lenocínio VS Prostituição – A Visão dos Magistrados e Polícias”.

Trata-se de um estudo da autoria de João Cruz, que foca o fenómeno social do lenocínio e da prostituição através do registo de depoimentos de magistrados, juristas e policias, bem como das próprias vítimas.

O livro, com prefácio de José Manuel Fonseca, magistrado do Ministério Público, pretende sensibilizar a comunidade para as vítimas de exploração sexual, violência doméstica e tráfico de seres humanos.

João Carlos Ribeiro da Cruz é mestre em criminologia, órgão de polícia criminal na GNR formador em igualdade de género e tráfico de seres humanos e crianças disfuncionais, bullying e ciberbullying sendo também técnico de apoio à vítima e recentemente escritor.

A cerimónia de apresentação terá início pelas 18h00, na Biblioteca Municipal da Covilhã, e as receitas resultantes da venda do livro serão canalizadas para instituições de apoio às vítimas de violência.

Torres Vedras | ACORDEÕES DO MUNDO ELEITO MELHOR FESTIVAL NOS IBERIAN FESTIVAL AWARDS


O Acordeões do Mundo — Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras é o vencedor nacional da categoria de Melhor Festival dos Iberian Festival Awards. A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, recebeu o prémio no sábado passado, 26 de março, numa gala que decorreu no Auditório Lispolis, à margem da 10.ª edição do Talkfest — Fórum Internacional de Festivais de Música.

A candidatura centrou-se na 18.ª edição do evento, que decorreu entre os dias 27 de outubro e 11 de novembro de 2021. O festival contou com artistas nacionais e internacionais a subir ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras, num total de seis concertos e um Baile do Acordeão.

Já as “Merendas do Acordeão” consistem na vertente mais popular do evento. Vários acordeonistas locais protagonizaram 24 atuações em cafés, restaurantes e associações de todo o Concelho, em momentos acompanhados por provas de vinhos e pela degustação de outros produtos endógenos.

O Acordeões do Mundo integra a programação das Festas da Cidade de Torres Vedras, numa união entre tradição e contemporaneidade que atrai públicos de outros territórios. Pela ocasião da sua 18.ª edição, o diretor do Teatro-Cine, João Garcia Miguel, escrevia que “partilhar a diversidade, criar momentos de diferença e abertura ao outro e aprender a gostar criticamente do que somos é um dos objetivos da nossa programação e do festival Acordeões do Mundo, em particular.”

Cantanhede | Biblioteca Municipal promoveu Oficina sobre Literatura para a Infância

A Biblioteca Municipal de Cantanhede desenvolveu, ao longo do mês de março, uma ação sobre literatura para a infância. A atividade decorreu em várias sessões e foi particularmente direcionada para os alunos dos 10º e 11º anos do Curso Técnico de Apoio Psicossocial da Escola Técnico Profissional de Cantanhede (ETPC).

A oficina foi desenvolvida por Maria Teresa Paixão, bibliotecária deste equipamento cultural, que sob o tema “Literatura para a Infância, realizou com os alunos participantes e com a docente, Catarina Soares, várias sessões de trabalho, nas quais se abordaram questões relacionados com a temática, a importância do livro e da leitura para o desenvolvimento cognitivo e psicossocial da criança e a vantagem de promover, o mais precocemente possível, o contacto dos mais jovens com a Biblioteca Municipal.

Nas diversas sessões, os alunos tiveram oportunidade de ler um conjunto significativo de livros infantis, analisar os seus conteúdos e explorar as respetivas ilustrações.

A última sessão desta oficina foi aproveitada para cada participante fazer a abordagem sobre um livro escolhido e proceder à leitura.

Maria Teresa Paixão é licenciada em História e em Ciências Documentais - área de Bibliotecas e Documentação, e exerce funções de bibliotecária municipal desde 2002. No âmbito das suas funções, tem realizado várias ações de promoção da leitura para alunos deste estabelecimento educativo e para pais e encarregados de educação.

Campo Arqueológico de Proença-a-Nova’ 2022 com inscrições abertas


Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Campo Arqueológico de Proença-a-Nova que vai decorrer entre os dias 4 e 30 de julho deste ano. Para a campanha desta edição, que contempla escavações em três sítios arqueológicos, são aceites participantes a partir dos 18 anos, sem limite superior de idade. A organização informa ainda que será dada a prioridade a estudantes de entidades com as quais se estabeleceram protocolos, os quais estão sujeitos a caução, mas isentos de taxas de inscrição.

O primeiro campo será no espaço da Bateria das Baterias - séculos XVIII e XIX -, a decorrer de 4 a 16 de julho; o segundo campo, na Sepultura megalítica, de 11 a 23 de julho e o terceiro campo, na Igreja Velha do Peral, referente aos séculos XV a XVII, de 18 a 30 de julho. O Campo Arqueológico de Proença-a-Nova, que a partir de 2013 adquiriu um cariz internacional, conta com outras atividades lúdico-didáticas durante a estadia, estando previstas conferências para os dias 9, 16 e 23, com oradores a confirmar; uma visita de estudo na Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, no dia 17 de julho; a exposição “10 anos de Campo Arqueológico de Proença-a-Nova”, com inauguração a 8 de julho e jantares convívio em 14 e 20 de julho.

Segundo a página oficial do ‘Archeological Field Camps Portugal’, “o intuito destes campos é estudar, preservar e divulgar os sítios arqueológicos do concelho de Proença-a-Nova dando a conhecer um património que ainda é desconhecido de muitos”. Para ficar a conhecer um pouco desta história em primeira pessoa, pode realizar a sua inscrição, através deste formulário.

Nota ainda para a necessidade de os participantes consoante o desenvolvimento da situação Covid, poderá ser realizado um teste à chegada a Proença-a-Nova. Para mais informações enviar email para: altotejo@gmail.com ou isabelgaspar@cm-proencanova.pt.


Município de Cantanhede quer os edifícios escolares dos segundo e terceiro ciclos mas só depois de estarem requalificados, no âmbito da transferência de competências

A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou, por unanimidade, a proposta do executivo municipal de rejeitar a propriedade dos edifícios escolares que pertencem ao Estado Central antes de estarem devidamente requalificados.

O processo de transferência de competências para as autarquias não contempla a passagem de propriedade dos edifícios nem a sua qualificação e modernização, pelo que tal processo tem de ser negociado com o Governo”, explicou a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, esclarecendo que a posição assumida pelo executivo que lidera resulta de “um levantamento feito pelos serviços do Município a todas as escolas dos segundo e terceiro ciclos, cuja reabilitação é absolutamente urgente”.

A autarca lembrou, a propósito, que a autarquia assumiu a comparticipação nacional da candidatura apresentada para obtenção de apoio comunitário para a requalificação da Escola Secundária Lima de Faria, cuja empreitada está em concurso, e da EB 2,3 Marquês de Marialva, neste caso uma intervenção que teve a sua segunda fase recentemente adjudicada. Segundo Helena Teodósio, “foi possível encontrar uma plataforma de entendimento com o Ministério da Educação relativamente à EB 2,3 Marquês de Marialva e da Escola Secundária Lima de Faria, já manifestámos ao Ministério da Educação a disponibilidade para assumirmos também a comparticipação nacional quanto às obras que é preciso fazer urgentemente na EB 2,3 Carlos de Oliveira, de Febres, e na EB 2,3 Gândara-Mar”.

Para a autarca, “uma coisa é fazer parte da solução e colaborar nesse processo, como temos feito desde o início, outra bem diferente é ficar com a responsabilidade de realizar obras que implicam avultados investimentos sem que estejam garantidos os recursos financeiros indispensáveis para isso. Nesse sentido, o melhor é cooperarmos na reabilitação e valorização efetiva das condições de ensino/aprendizagem dos alunos do segundo e terceiro ciclos, cujas instalações são manifestamente más, e logo que esse processo esteja concluído, então sim, estaremos disponíveis para aceitar os edifícios”, adiantou a líder do executivo camarário.

Relativamente às restantes competências assumidas na área da Educação, a Assembleia Municipal aprovou, também por unanimidade, a transferência de 374 mil euros do Município para os agrupamentos de escolas Lima-de-Faria e Marquês de Marialva, ambos de Cantanhede, e Gândara-Mar, da Tocha.

As condições de operacionalização dos apoios a conceder nesta delegação de competência foram o resultado de um trabalho concertado e diálogo permanente com os diretores dos agrupamentos de escolas”, sublinhou o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, convicto de que “as áreas delegadas e subdelegadas – de acordo com o que está plasmado nos contratos - vão ser exercidas com maior qualidade, celeridade, eficácia e ficiência e com menos custos”. O autarca garante que “o diágolo com as direções dos agrupamentos escolares vai continuar, num processo de monitorização e avaliação permanente por parte dos agrupamentos e do Município, numa perspectiva de aperfeiçoamento constante das boas práticas”.

Os protocolos a celebrar abrangem áreas como o funcionamento dos edifícios escolares, apoios e complementos educativos, recursos humanos e financiamento. Os agrupamentos de escolas ficam responsáveis pelo pagamento das despesas de eletricidade, combustível, água, outros fluidos e comunicações, pela aquisição e pagamento de bens e/ou serviços referentes a limpeza e material de escritório, bem como pela organização do processo de cada aluno do ensino básico para acesso aos benefícios decorrentes dos apoios no âmbito da ação social escolar (exceção feita no pré-escolar e 1.º ciclo, cuja responsabilidade pertence à Câmara Municipal).

Fica também sob domínio dos agrupamentos escolares o cumprimento das condições contratuais constantes do contrato de confeção de refeições escolares da Dgeste – Centro, o funcionamento do serviço de refeições, a manutenção e administração do refeitório escolar e o apoio aos alunos de modo a incutir regras, disciplina e hábitos alimentares saudáveis e equilibrados.

Em relação aos recursos humanos, os agrupamentos ficam responsáveis pela gestão do pessoal não docente que lhe está afeto, nomeadamente na aprovação do mapa de férias, controlo de assiduidade, avaliação de desempenho e justificação de faltas.

Assim, para fazer face às novas competências e nos termos dos acordos aprovados em reunião camarária, o Município compromete-se a transferir até final de 2022, em três tranches, cerca de 374 mil euros para os agrupamentos de escolas Gândara Mar, Lima-de-Faria e Marquês de Marialva.

Os contratos de delegação de competências terão vigência até 31 de dezembro de 2022, pelo que abrangerão parte do ano letivo 2021/2022 e o primeiro período letivo de 2022/2023.

Marinha Grande | CONCERTO "MESTRE NA LENTE" NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, convida o público a assistir ao Concerto “Mestre na Lente”, que se realiza no dia 9 de abril (sábado), pelas 15h00, cuja entrada é gratuita.

Para encerrar a exposição coletiva de fotografia "Mestre na Lente: Joaquim Correia revisitado", o coro e grupo de guitarras do Sport Operário Marinhense (SOM) fará uma participação, aliando a música e o canto à fotografia dos formandos/ artistas e à escultura de Joaquim Correia, para uma experiência mais intensa de imersão na Arte.

A exposição exibe fotografias da autoria de Catarina Godinho, Elisabete Sousa, Guida Lourenço, Joana Bernardes, José Polido, Leonel Passagem, Licínia Batista, Luís Gaudêncio, Sónia Felício e Telmo Felício. Conta com a curadoria dos formadores do workshop de fotografia, Cristiano Justino e Rute Violante.

As fotografias artísticas que compõem esta exposição destacam obras que fazem parte do percurso expositivo do museu e outras que integram a coleção de arte pública da região. Detalhes atentos, jogos de luzes e sombras, exploração de contrastes e dinâmicas, brincadeiras imagéticas e muitos outros recursos que os formandos usaram para recontarem histórias reais ou mitológicas que antes a escultura contou.

A exposição está patente até 9 de abril, de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas 12h30 e 17h30).

Marinha Grande | VISITA GUIADA MUSICADA AO MUSEU JOAQUIM CORREIA

O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, realiza uma visita guiada musical no âmbito da audição final do 1º Estágio de aperfeiçoamento musical do Clube Recreativo Amieirinhense (CRA), a ter lugar no dia 16 de abril, pelas 16h00, com entrada gratuita.

O 1º estágio de aperfeiçoamento musical destina-se a envolver os alunos estudantes de música da escola de música do CRA, alunos do concelho da Marinha Grande e outros de instrumentos de sopro, cordas e percussão, num estágio intensivo durante três dias. A audição final realiza-se no Museu Joaquim Correia, onde decorrerá a apresentação pública dos alunos, no dia 16 de abril, pelas 16h00.

A exploração do percurso museológico do Museu Joaquim Correia será complementada por apontamentos musicais da autoria dos alunos estagiários do CRA, numa dinâmica diferente em que se cruzarão oratória e música.

Marinha Grande | “GUITARRISTA IBÉRICO” MANUEL DE OLIVEIRA ATUA NO TEATRO STEPHENS

 O conceituado “guitarrista ibérico” Manuel de Oliveira atua no próximo sábado, 2 de abril, pelas 21h30, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, para apresentar o espetáculo “Entre-Lugar”.

“Entre-Lugar” é uma viagem musical em trio com João Frade no acordeão e Sandra Martins no Violoncelo, que tem ainda participações especiais do fadista Marco Rodrigues, do baterista e percussionista Marito Marques, entre outros. É um espetáculo dedicado ao pai e mestre de Manuel de Oliveira, o guitarrista Aprígio Oliveira e que conta com tributos a José Afonso e Paco de Lucia.

Conhecido como o guitarrista ibérico, Manuel de Oliveira entrega às suas composições os reflexos de uma alma ibérica que lhe corre nas veias sem, contudo, deixar latente um respeito, uma veneração intemporal, pelas suas origens e tradições.

Com um vasto percurso internacional, é um dos mais prolíficos guitarristas contemporâneos. Os últimos anos têm sido de criação para guitarra solo e parcerias com a violoncelista Sandra Martins e o acordeonista João Frade.  

Ficha artística:
Manuel de Oliveira – guitarra
João Frade – Acordeão
Sandra Martins - Violoncelo
Duração - 60 minutos (aprox.)  
Classificação Etária – M6
Preço – 10€

Bilheteira do Teatro de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, ou na bilheteira online em www.bol.pt

Recomenda-se aos espectadores que adquiram os bilhetes antecipadamente, através da bilheteira online (www.bol.pt) e compareçam no Teatro, pelo menos 30 minutos antes da hora marcada para início do espetáculo. Alerta-se que, depois de fechar portas, já não é permitida a entrada na sala.

O uso de máscara é considerado obrigatório. A entrada e saída da sala deve ser feita mediante as orientações dadas pelos colaboradores do Teatro.

Marinha Grande | ASSEMBLEIA MUNICIPAL REÚNE EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA


A Assembleia Municipal da Marinha Grande reúne em sessão extraordinária, no dia 29 de março de 2022, (terça-feira) pelas 20h30, no auditório do Edifício da Resinagem, sito na Praça Stephens, na modalidade presencial.

A ordem do dia é a seguinte:

ELEIÇÃO DO REPRESENTANTE DAS JUNTAS DE FREGUESIA DO CONCELHO DA MARINHA GRANDE, NO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE, nos termos do disposto na alínea c) do n.º 1 do art.º 9º do Decreto-Lei nº 23/2019, de 30 de janeiro;

2. ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTE DAS JUNTAS DE FREGUESIA DO CONCELHO DA MARINHA GRANDE, NA COMISSÃO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE FOGOS RURAIS DO CONCELHO DA MARINHA GRANDE, nos termos do disposto na alínea b) do n.º 3 do art.º 29º do Decreto-Lei nº 82/2021, de 13 de outubro;

3. ELEIÇÃO DO REPRESENTANTE DAS JUNTAS DE FREGUESIA DO CONCELHO DA MARINHA GRANDE, NA COMISSÃO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL DA MARINHA GRANDE, nos termos do disposto na alínea i), do art.º 41º da Lei nº 27/2006, de 03 de julho, na redação dada pela Lei nº 80/2015, de 03 de agosto;

4. 1.ª ALTERAÇÃO AO MAPA DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE PARA 2022, nos termos do disposto na alínea o), do nº 1, do art.º 25, do Anexo I da Lei nº 75/2013, de 12 de setembro, na sua redação atual;

5. CONTRATO DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DO MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE NOS AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DO CONCELHO – AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS MARINHA GRANDE NASCENTE, MARINHA GRANDE POENTE E VIEIRA DE LEIRIA, nos termos do disposto na alínea m) do n.º 1 do art.º 33º, do Anexo I da Lei nº 75/2013, de 12 de setembro, na sua redação atual.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE COMEMORADO NA MARINHA GRANDE

O Município da Marinha Grande vai comemorar o Dia Mundial da Saúde, através da inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) Stephens, uma homenagem aos profissionais de saúde e um programa de atividades físicas e lúdicas, dedicadas ao tema “Vida Saudável”, que decorrem no dia 7 de abril.

A nova USF vai funcionar no Centro de Saúde da Marinha Grande, com 6 médicos, 5 enfermeiros e 5 secretários clínicos.

A vereadora da saúde da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Laura Baridó, congratula-se com a abertura desta USF, salientando que “vai reforçar a oferta de serviços de saúde à população do concelho, com qualidade e maior cobertura dos utentes que não têm médico de família”.

A autarca acrescenta que “pretendemos que a iniciativa Vida Saudável assinale o Dia Mundial da Saúde, através da prática de exercício físico e da partilha de experiências numa base transgeracional, reforçando a importância da família na estruturação psicossocial dos indivíduos. Crianças e Seniores, ganham seguramente com a partilha de atividades promotoras de relações saudáveis, contribuindo fortemente para combater o isolamento social, bem como potenciar a saúde mental de todos”.

O evento “Vida Saudável” vai decorrer no Parque da Cerca, com organização da Câmara Municipal, em parceria com várias entidades da comunidade. Prevê a realização de uma aula de judo transgeracional, que envolverá crianças do 1º ciclo e seniores das Universidades Seniores da Marinha Grande. Vai incluir uma aula de Yoga e uma sessão de relaxamento.

O programa da comemoração do Dia Mundial da Saúde no concelho da Marinha Grande é o seguinte:

7 de abril

Parque da Cerca
10h00 - Receção dos alunos do 1º ciclo (3 turmas) dos 3 Agrupamentos de Escolas do concelho e das turmas da Universidade Sénior - Projetos Vida Sénior, ASURPI - Associação Sindical União Reformados Pensionistas Idosos, CRPI - Comissão de Reformados Pensionistas e Idosos e IDV - Industrial Desportivo Vieirense

10h15 - Aula de Judo transgeracional – em parceria com o Judo Clube da Marinha Grande

10h45 - Dança criativa com Ana Acácio

11h15 - Aula de Yoga e sessão de relaxamento com Lúcia Grácio e Ana Maria Pedrosa

12h00 - Despedida

14h30 - Centro de Saúde da Marinha Grande
Assinatura do auto transferência competências da saúde para o Município
Inauguração USF Stephens
Homenagem aos profissionais de saúde do Centro de Saúde da Marinha Grande.

GOE: livro homenageia os 40 anos do Grupo de Operações Especiais da PSP


Uma unidade altamente especializada, capaz de intervir rapidamente na evolução dos incidentes e realizar operações muito complexas com grande eficácia, o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia de Segurança Pública (PSP) celebra 40 anos de existência com a publicação de GOE – 40 Anos ao Serviço de Portugal: um livro que homenageia todos aqueles que serviram e continuam a servir o GOE, em nome da segurança pública. Uma edição bilingue, em português e inglês, organizada por Francisco Fonseca, que inclui mais de 200 fotografias e relatos que assinalam a efeméride. GOE – 40 Anos ao Serviço de Portugal estará disponível, a partir do próximo dia 5 de Abril, na rede livreira nacional, com a chancela da Guerra e Paz Editores e o apoio dos Serviços Sociais da PSP.
De António Delfim Simões de Oliveira Marques, o primeiro comandante do GOE, até aos dias de hoje, em GOE – 40 Anos ao Serviço de Portugal, somos convidados a conhecer a história e o legado do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP. Uma homenagem a todos os que serviram Portugal, com o brevet do Curso de Operações Especiais (COE) ao peito, com «esforço, dedicação, espírito de sacrifício, espírito de corpo, camaradagem e lealdade para o cabal cumprimento das missões confiadas», ao longo dos últimos 40 anos. E «um profundo reconhecimento aos camaradas que já partiram».

Quatro décadas de história, numa edição de luxo bilingue (em português e inglês), coordenada por Francisco Fonseca, que inclui mais de 200 fotografias, relatos e menções, entre os quais se encontram testemunhos de antigos operacionais, de unidades no activo e do actual Director Nacional, o Superintendente-Chefe Manuel Augusto Magina da Silva, que nos dão a conhecer todos aqueles que garantem a nossa segurança. Um olhar interno sobre um grupo muito específico de operacionais da Polícia de Segurança Pública de que todos já ouvimos falar, mas sabemos pouco.

Na obra, ficamos a perceber o porquê do seu lema ser a «Última Razão» e os princípios que os regem. Estes são operacionais que podem passar meses sem serem chamados, mas, quando o alerta de terrorismo ou de criminalidade violenta soa, têm de estar preparados para fazerem o impossível: «correrem para [o local] de onde todos fogem» em cenários que fazem parte da realidade das acções de alta intensidade de polícia nas sociedades democráticas.

É-nos ainda apresentada a perspectiva de futuro do GOE, um grupo que, cada vez mais, terá de estar preparado para intervir em cenários de elevada complexidade e incerteza, ante ameaças de alto risco e de elevada impressibilidade, que só forças de elite altamente treinadas e formadas podem travar.

Um livro para homenagear todos os que nos têm defendido na sombra, GOE – 40 Anos ao Serviço de Portugal chega à rede livreira portuguesa a partir do próximo dia 5 de Abril, numa edição Guerra e Paz Editores, com o apoio dos Serviços Sociais da PSP.

GOE - 40 Anos ao Serviço de Portugal
Coordenação e texto: Francisco Fonseca
Não Ficção / História
20 páginas · 29,7x21,5 · 30 €
Nas livrarias a 5 de Abril
Guerra e Paz Editores

CICLO DE CIRCO NO PATRIMÓNIO PASSOU POR CASTELO DE PAIVA. Espectáculo realizado no Sábado á noite

Ciclo de Circo Contemporâneo no Património, em estreita ligação com a paisagem, está a desenrolar-se desde 27 de Março, e apresenta 7 peças de 7 artistas nacionais e internacionais, num modelo de itinerância nos 14 municípios da rede de programação cultural, contemplando também o concelho de Castelo de Paiva, que acolheu na noite do passado Sábado, um interessante espectáculo que marcou a etapa final do ciclo de circo contemporâneo no património, e que contou com a presença da Vereadora da Cultura, Liliana Vieira.

O programa do Festival Inventa continua assim a acompanhar o desenvolvimento técnico e a história do território da região Douro, Tâmega e Sousa e a evolução técnica revela-se também ao nível das capacidades acrobáticas e de destreza física do ser humano.

O dia escolhido para Castelo de Paiva foi na noite do passado Sábadocom a actuação de MiraT, Circ Pánic (Espanha) no cenário do Largo do Conde, sendo que, Jordi Panareda Pou, o director de Circ Panic, revelou que começou no mundo das artes performativas como técnico de som e pirotécnico na companhia Begat Teatro.

Em 2001, criou Circ Panic com Alexa Lecomte. A sua formação alia a técnica de circo ao movimento contemporâneo. MiraT é um convite à reflexão sobre a vulnerabilidade do ser humano e uma ilusão de estabilidade na vida, e no palco, perante uma estrutura em madeira e ferro, um homem embarca numa viagem de autodescoberta física e emocional, explorando os limites do equilíbrio não só do corpo, mas também dos seus sentimentos.


  Festival Inventa integra a operação Cultura em Rede — Tâmega e Sousa, cofinanciada pelo Norte 2020Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).


Para além da Rota do Românico, este projecto cultural de parceria, integra também a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Associação de Municípios do Baixo Tâmega e os Municípios de Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto.

      O Inventa vai dinamizar até Maio, uma vasta programação cultural em rede, numa área geográfica correspondente a 14 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Mondim de Basto, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.


Já foram realizados, até ao momento, no âmbito do Festival Inventa, os projectos Travessia do Rio (29 Maio 2021), Ciclo de Música ao Luar (Junho e Julho 2021), Filarmonia (Re)visitada (Novembro 2021 e Fevereiro 2022) e Música em Comunidade (5 Março 2022).

 

Carlos Oliveira

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA EM DESTAQUE NOS TRILHOS DAS AZENHAS


Numa organização do Clube de Praticantes Roda Dianteira BTT, com sede no Dianteiro, na freguesia de Torres do Mondego, no concelho de Coimbra, realizou-se no passado dia 27 de março de 2022, a II Edição do Trail das Azenhas, que proporcionou a todos os participantes neste evento, um contacto direto com a biodiversidade daquela região, contando igualmente, com uma forte vertente social, tendo os atletas competindo nas distâncias de 25km e 16km, realizando-se ainda, uma caminhada.
Participaram na prova de 16km, pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra na vertente de Trail Curto, 16 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense obtendo no final, Nelson Heleno, o 5ºlugar na classificação geral masculino e o 4º lugar no escalão de M Senior, Pedro Cardoso, 26º geral masculino, 4º M45, José Machado, 32º geral masculino, 5º M40, Ruben Novo, 45º geral masculino, 8º M40, Nuno Almeida, 64º geral masculino, 12º M45, Joel Rodrigues, 79º geral masculino, 2º M Junior, André Santos, 80º geral masculino, 27º M Senior e José Mendes, 156º geral masculino, 49º M Senior.

No sector Feminino Gabriela Oliveira, alcançou a 3ª posição da classificação geral feminina e o 1º lugar no escalão F40, Otília Costa, 5ª geral feminina, 2ª F40

Catarina Marques, 35ª geral feminina, 14ª F40, Sandra Ângelo, 44ª geral feminina, 8ª F45, Anabela Almeida, 57ª geral feminina, 20ª F40, Cláudia Ferreira, 62ª geral feminina, 19ª F Senior, Luísa Santos, 65ª geral feminina, 15ª F45 e Emanuella Barradas, 86ª geral feminina, 24ª F Senior

Para além do meritório desempenho de todos os atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, que participaram nesta prova, destacam-se os pódios alcançados pelas atletas Gabriela Oliveira, 3ª geral e 1ª F40, Otília Costa 2ª F40 e de Joel Rodrigues, que alcançou o 2º lugar no escalão MJunior.

Na classificação colectiva, a equipa da Secção de Ar Livre e Aventura da Columbófila de Cantanhede obteve o 6º lugar em 27 equipas classificadas.


Arouca | Orçamento Participativo de Arouca avança para 2ª edição

 Depois do sucesso alcançado na primeira edição, o Município volta a apostar no Orçamento Participativo de Arouca, convidando a população que reside, estuda ou trabalha no seu território a submeter ideias. Os projetos que daqui saírem vencedores terão financiamento assegurado até um máximo de 20 mil euros, num total de 60 mil que o executivo reservará do seu orçamento para 2023.

“Queremos que esta nova edição do Orçamento Participativo represente a consolidação deste projeto de participação ativa dos munícipes e, para isso, optámos por aumentar a verba disponível para financiamento dos vencedores para os 60 mil euros, assegurando a concretização de pelo menos três das propostas apresentadas”, adiantou a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, para quem “este tipo de iniciativas permite maior aproximação da população às dinâmicas de funcionamento de órgãos do poder local, no que diz respeito aos procedimentos para a concretização de pequenas intervenções na comunidade”.

 

Entre as novidades para a nova edição, além do aumento da verba destinada ao financiamento de projetos de 50 mil para 60 mil euros, está a aplicação da modelo original deste instrumento de cidadania participativa que contempla a realização de dois períodos distintos de submissão de candidaturas. O primeiro está já a decorrer online, até 25 de abril, prosseguindo depois – de 26 de abril a 8 de maio – a fase de votação, também ela online, com vista à seleção de um máximo de quatro propostas a submeter para análise técnica.

 

Depois, já em regime presencial, haverá lugar à realização de oito encontros de participação, em seis freguesias e nos dois agrupamentos de escolas do concelho, a decorrer entre os meses de abril e maio. Nestes encontros, o regulamento define que sejam criados grupos de trabalho em função da adesão dos participantes, onde cada cidadão com mais de 14 anos poderá apresentar uma proposta. Das escolhas de cada grupo seguirão duas propostas para votação em plenário, por forma a apurar até um máximo de quatro projetos para a seguinte fase de análise técnica.

 

Findo o período de seleção de candidaturas – num máximo de 36 previstas em regulamento – o Orçamento Participativo prossegue para uma análise a todas as propostas aprovadas, de onde sairá a lista final de projetos a votação. Já nesta última fase, cada cidadão irá dispor de dois votos para distribuir por projetos de diferentes freguesias, podendo exercer o seu direito de escolha quer através da página oficial do OPA, quer presencialmente num dos pontos fixos ou móveis a criar pelo Município.

 

Vencedores do Orçamento Participativo 2021 em execução

Está em marcha a execução dos primeiros cinco projetos vencedores do Orçamento Participativo de Arouca 2021. Após a divulgação dos galardoados da edição inaugural desta iniciativa de participação pública, em dezembro de 2021, uma equipa multidisciplinar da Câmara Municipal de Arouca tem trabalhado de perto com os proponentes, em estreita articulação com as juntas de freguesia dos territórios que irão acolher estes projetos.

 

Recorde-se que a execução dos projetos vencedores será concretizada no decorrer do ano de 2022, podendo acompanhar o desenrolar do processo através da página oficial de Facebook do Município de Arouca ou em https://orcamentoparticipativo.cm-arouca.pt

Faculdade de Educação e Psicologia organiza Semana Internacional de 28 de março a 1 de abril, na Universidade Católica no Porto

 “Thriving Global Academic Cultures” é o tema central da primeira semana internacional da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica no Porto, que começa hoje e se prolonga até 1 de abril e que tem como objetivo a promoção e a reflexão da internacionalização, enquanto elemento central da agenda da faculdade.  

21 docentes e investigadores de universidades europeias e americanas, juntamente com docentes e investigadores portugueses, irão debater temas como a promoção de atitudes associadas a uma cidadania global, a importância de competências interculturais e várias outras questões relativas à construção de uma comunidade internacional. Um dos exemplos é a conferência de Paul Trowler, da Universidade de Lancaster, intitulada “Enhancing learning and teaching Universities through a practice Lens” que decorre na quinta-feira, dia 31 de março, pelas 14h30, no Auditório Carvalho Guerra da Universidade Católica no Porto.  

 

Acreditamos que os desafios sem precedentes que enfrentamos num mundo tão globalizado só podem ser ultrapassados se houver uma comunidade internacional comprometida em oferecer soluções conjuntas”, explica Patrícia Oliveira-Silva, membro da direção da Faculdade, acrescentando “assumimos o compromisso de fortalecer a relação com as universidades parceiras internacionais com o propósito de investir em iniciativas conjuntas que possam ser mutuamente benéficas.” 

 

A organização da FEP International Week assenta no compromisso da faculdade em integrar uma mentalidade internacional e intercultural que ultrapassa as fronteiras do campus da universidade e que tem o potencial de beneficiar mutuamente todas as partes interessadas e instituições parceiras para as capacitar a agir numa comunidade global interligada. 

 

No evento discutir-se-á a abundância de desafios que a internacionalização abarca, bem como todas as suas complexidades e exigências: o desenvolvimento curricular internacional; o desenvolvimento de novos consórcios académicos, trabalho em rede, atividades bilaterais e multilaterais; os processos de inovação no ensino e na aprendizagem; a colaboração no ensino e na investigação; o intercâmbio e a capacitação de estudantes e docentes; entre outros. 


PATRÍCIA GOMES