quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Sistema de vigilância costeira apreende embarcação de alta velocidade

 A Unidade De Controlo Costeiro, no dia 14 de dezembro, com recurso ao Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo, o qual visa garantir a deteção, localização e identificação de ameaças no mar territorial, orla costeira e fronteira externa marítima da União Europeia, detetou movimentos suspeitos na zona de Alverca, tendo apreendido uma embarcação de Alta Velocidade.

No local, constatou-se que a embarcação se encontrava abandonada, sem registo e equipada com três motores de elevada potência, contendo no seu interior diversos equipamentos de navegação (que permitem a navegação em alto mar) e cerca de 140 jerricans de combustível.

Este material indicia a prática de ilícitos criminais, atendendo às características do mesmo, nomeadamente o facto da embarcação não se encontrar documentada, sem registo (proprietário e matrícula) e com adulteração dos carateres identificativos dos motores.

No seguimento das diligências policiais, procedeu-se à apreensão da embarcação, de 5000 litros de gasolina armazenados em jerricans e diversos equipamentos transportados na embarcação.

Foi elaborado auto de notícia e os factos foram remetidos para o Tribunal da Comarca de Vila Franca de Xira.


Candidatura de Gouveia e Melo a Belém? “Não se deve dizer que dessa água não beberei”

Gouveia e Melo admite que durante o processo de vacinação "tentou despolitizar a figura de coordenador da task force".

O bom desempenho da task force de vacinação em Portugal deu protagonismo a Henrique Gouveia e Melo, antigo coordenador do processo de vacinação, mas também capital político. O vice-almirante fechou sempre a porta a uma possível candidatura a Presidente da República, mas agora já admite que "não se deve dizer que dessa água não beberei" e o "futuro a Deus pertence".

Numa tertúlia promovida pelo Diário de Notícias (DN), que completa 157 anos, Gouveia e Melo foi questionado sobre uma possível candidatura a Belém, e explicou que durante o processo de vacinação "tentou despolitizar a figura de coordenador da task force, porque achava que era o mais importante para não envolver a task force numa guerra política".

Gouveia e Melo acrescenta que as declarações que fez, durante o processo, "foram para afastar essa hipótese". "Não sou um ator político. Neste momento, sou um ator com uma missão e a única coisa em que tenho de estar focado é nessa missão, e não no futuro", sublinhou.

Ainda assim, sobre o futuro, admite que "ainda não se realizou e, até lá, muita coisa pode acontecer".

"Têm-me aconselhado a dizer que dessa água não beberei, que é uma frase muito forte. Não se deve dizer nunca "dessa água não beberei"", atirou.

Questionado sobre a forma como lidou com os políticos ao longo do processo de vacinação, Henrique Gouveia e Melo garante que "os políticos não foram difíceis de convencer", e confessa que "teve todo o apoio político".

"É evidente que sem o apoio político não teria conseguido fazer o processo. Tive o apoio da estrutura política do Governo", assume.

A tertúlia para comemorar os 157 anos do DN contou ainda com os discursos do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

Francisco Nascimento / TSF

Natal Solidário no Seixo Mira

 A época natalícia é reconhecida por convocar um espírito de união, de preocupação com o próximo, de partilha e de fraternidade.

Nesse sentido, e no âmbito do Programa dos Bairros Saudáveis, a Associação Cultural e Recreativa do Seixo, a Junta de Freguesia e o Centro de Partilha do Seixo Mira, estão a organizar uma recolha de bens para poder proporcionar a todas as famílias um Feliz Natal.

Quem pretender ajudar, pode fazer chegar a sua dádiva (alimentos, brinquedos, roupas e outros bens) na Junta de Freguesia do Seixo, às terças e quintas das 18h30 às 19h30, ou no Centro de Partilha aos sábados das 14h às 15h.

Desta forma a comunidade do Seixo está atendo às dificuldades das famílias e pessoas mais desfavorecidas e, num princípio de partilha solidária, fazer com que o Natal seja um pouco mais risonho para estas pessoas.

Fonte: Mira Online


Tornados no Kentucky mataram famílias inteiras

Os tornados que devastaram na sexta-feira o estado do Kentucky, nos Estados Unidos, são já considerados uma das maiores catástrofes naturais de sempre no país. É uma paisagem desoladora que o presidente Joe Biden vai encontrar na visita desta quarta-feira. A deslocação do presidente acontece quase uma semana depois do desastre, nas palavras do próprio, para não atrapalhar as operações de socorro.

Os tornados fizeram, pelo menos, 74 mortos e há ainda mais de cem desaparecidos. Algumas localidades foram particularmente castigadas pela tragédia. É o caso de Bowling Green, onde morreram 14 pessoas, de duas famílias diferentes, incluindo sete crianças. 11 dessas mortes ocorreram na mesma rua.Ben era vizinho das famílias e conta: "Estavam em casas separadas, uma ao lado da outra... decidiram juntar-se numa das casas que, infelizmente, ruiu por completo".

A administração de uma fábrica de velas na cidade de Mayfield, onde morreram oito trabalhadores, está debaixo de fogo, depois das notícias de que impediu os empregados de sair mais cedo para escapar aos tornados e chegou a ameaçá-los com sanções disciplinares.

Segundo as previsões, o mau tempo na região vai continuar.

Euronews

Imagem: Direitos de autor  Gerald Herbert/Copyright 2021 The Associated Press. All rights reserved.

Canadá vai compensar indígenas vítimas de abusos em internatos


(Vigília junto a local onde foram encontrados restos humanos em valas não identificadas perto de um internato no Canadá (arquivo) - Direitos de autor GEOFF ROBINS/AFP or licensors )

O governo canadiano anunciou que vai disponibilizar o equivalente a mais de 27 milhões de euros em compensações para membros da população indígena que sofreram abusos durante a infância em internatos do país.

No passado, as crianças indígenas do país eram separadas das famílias e enviadas para escolas onde eram frequentemente vítimas de abusos físicos e sexuais. Pelo menos 6000 morreram nos internatos.

Euronews
Imagens: Direitos de autor GEOFF ROBINS/AFP or licensors

Castelo de Paiva | Promovido rastreio ao daltonismo e acuidade visual: PROJECTO “ ColorADD NAS ESCOLAS “ CONTEMPLOU ALUNOS DO 1º CICLO

O Projecto “ColorADD nas Escolas”, desenvolvido pela Associação ColorADD.Social, tem como objectivo contribuir para a integração social de pessoas com dificuldade na identificação de cores mediante a adopção do código ColorADD, contribuindo para uma Escola Inclusiva e promovendo a detecção precoce do daltonismo na infância.

Esta iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva e pelo “ColorADD.Social”, tendo-se realizado com a parceria da Vision Mais Ópticas, que realizaram recentemente um rastreio ao daltonismo e à acuidade visual, assim como acções de sensibilização e outras actividades relacionadas com o tema, junto de todos os alunos do 4º ano dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e do Couto Mineiro do Pejão.

 ColorADD.Social é uma associação sem fins lucrativos que se dedica a promover a integração social de pessoas com dificuldade na identificação de cores, em particular as portadoras de daltonismo, e está a desenvolver um programa composto por um conjunto de acções realizadas nas escolas do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB), preferencialmente aos alunos do 3.º ano de escolaridade, bem como a toda a comunidade educativa para que possam entender esta limitação e os seus constrangimentos no dia-a-dia, enquanto aprendem uma ferramenta que permite ao daltónico ultrapassar essas dificuldades. Tratando-se de um programa de continuidade, replicado anualmente, permite abranger todas as crianças deste ciclo de ensino.

Neste projecto, interessa também promover acções de capacitação e formação sobre o daltonismo nas escolas, sensibilizando toda a comunidade educativa para os constrangimentos que resultam desta limitação não-visível, dando a conhecer uma linguagem universal – o código ColorADD, ao mesmo tempo, possibilitar aos alunos experienciar a visão daltónica, entender as suas limitações e constrangimentos. Desta forma, através de uma dinâmica interactiva e lúdica, permite-se uma maior identificação das crianças com esta limitação, sensibilizando os alunos para a questão da diferença e da necessidade de se saber relacionar com ela.

Por outro lado, pretende-se promover a realização do rastreio precoce do daltonismo e da acuidade visual aos alunos do 1.º CEB, por forma a identificar possíveis casos de daltonismo, e deste modo, poder ser feito um acompanhamento que previna o insucesso e abandono escolar, baixa auto-estima e autoconfiança, situações de bullying, etc.

Nesta acção junto das escolas, que foi acompanhada pela psicóloga municipal, Fátima Moura, foi feita a distribuição de material escolar com o código ColorADD aos alunos que realizem o “Programa ColorADD nas Escolas” para que todos (daltónicos e não daltónicos) possam ter acesso a ferramentas que lhes permitam consolidar a aprendizagem do código, potenciando que o espaço-escola seja inclusivo para todos. que referenciem ou informem através da cor com o código.

Carlos Oliveira

FÁBRICA DAS TRADIÇÕES DE NATAL NA MARINHA GRANDE

 

O Parque da Cerca, na Marinha Grande, recebe a “Fábrica das Tradições”, que vai estar instalada numa tenda gigante, de 17 a 23 de dezembro, no âmbito do programa de animação de Natal, organizado pela Câmara Municipal.

Durante uma semana, decorrem várias iniciativas, cuja participação é gratuita, e que incluem ateliês de decoração de Natal, Circo de Natal, zona de jogos em realidade virtual, Casa do Pai Natal, Cercadinho de Natal, hora do conto e show cooking. O objetivo é garantir atividades diversificadas para toda a família.


O programa de animação da Fábrica das Tradições é o seguinte:


A FÁBRICA DAS TRADIÇÕES

Parque da Cerca - 17 a 23 de dezembro


Horário das atividades da Tenda

Sex. – 17h00 às 21h30 | b. a Qui. - 10h30 às 21h30

A brica das Tradições é um espaço mágico que pretende suscitar o espírito natalício vivido nesta época, lembrando muitas das tradições de Natal, como: a Casa do Pai Natal, atividades e ateliers tradicionais, com especial destaque para o Carrocel Infantil, uma Zona Gaming VR com Locomotiva de Natal, para crianças e jovens, e uma zona lounge.

17 de dezembro- sexta

17h00 – Abertura do espaço

17 a 23 de dezembro sexta a quinta

Durante o horário de funcionamento do espaço irão decorrer as seguintes atividades:

Ateliers de Natal

Atelier de decoração de gorros e bolas de Natal e Atelier de construção de enfeites para a árvore de Natal.

Zona Gaming VR com Locomotiva de Natal

Para crianças e adolescentes, com uma aventura virtual na Lapónia, onde os jogadores podem brincar com os amigos numa guerra de bolas de neve.

Casa do Pai Natal (abertura a 18 de dezembro)

Durante esta semana, todos terão oportunidade de estar na presença do Pai Natal e de fazer os seus últimos pedidos ou apenas aproveitar para tirar uma foto, será que ele vai trazer um algum presentinho adiantado para todas as crianças?! Venham confirmar!

Mercadinho de Natal

Dentro do espaço decorrerá ainda o tradicional Mercadinho de Natal, a ser dinamizado maioritariamente pelas Associações de cariz social do concelho, e que contará com a presença das habituais tradições gastronómicas desta época festiva, bem como outros produtos relacionados com a quadra natalícia.

Horário do Cercadinho de Natal:

 Sex. – 17h00 às 21h30 |Sáb. a Qui. - 10h30 às 21h30,

e o horário do Mercadinho - Sex. – 17h00 às 21h00 | Sáb. e Dom. - 11h00 às 21h00 | Seg. a Qui. – 14h30 às 21h00.


18 de dezembro – sábado

15h00 – Chegada do Pai Natal

Como manda a tradição, o pai natal vai chegar à Marinha Grande, e promete trazer muita magia natalícia, muitos sorrisos, alegria e boa disposição. Para este Natal, ele e os seus Duendes, estão a preparar um espetáculo de Circo de Natal, com muita animação e música de Natal. Um momento mágico a não perder!


19 de dezembro domingo

11h00 – Show cooking com o Chef Américo dos Santos (Restaurante Belcanto)

Atividade inserida no projeto À mesa também se canta|Doces canções de Inverno, que contará com a participação do Chef Américo dos Santos, na confeção de um doce tradicional.

À Mesa também se canta” é um projeto co-financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo FEDER.

Mais informações sobre o projeto em www.amesatambemsecanta.pt


16h30 – Visita de Pais Natais Motards

Atividade organizada pelo Moto Clube da Marinha Grande, com partida da Sede da associação às 14h30 e chegada ao Parque da Cerca pelas 16h30, para distribuição de rebuçados às crianças. Atividade de cariz social, com recolha de bens para duas associações do concelho.

22 e 23 dezembro quarta e quinta

17h30 – Natal com Histórias, dinamizado pela escritora marinhense Ana Cristina Luz

Todas as atividades estarão a decorrer durante o horário de funcionamento do espaço, a participação é gratuita, por ordem de chegada e limitada à lotação e tempo previstos para cada atividade.

NOTA:

Em cumprimento das regras da DGS, para entrada no espaço brica das Tradições e participação nas atividades, é necessária a apresentação de certificado digital de vacinação, a partir dos 12 anos de idade, ou teste PCR realizado até 72h antes, ou teste antigénio realizado nas últimas 48h.

A programação das atividades foi efetuada em conformidade com as orientações da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente, no que se refere às regras de distanciamento físico e uso de proteção individual.

O programa poderá sofrer alterações ou ser cancelado, no todo ou em parte, em função das normas em vigor determinadas pela Direção-Geral da Saúde.

A Câmara Municipal reserva-se o direito de suspender de imediato qualquer atividade que possa, de alguma forma, pôr em risco a segurança dos intervenientes e/ou público.

“Não tem seis milhões de euros” para pagar caução. Manuel Pinho fica em prisão domiciliária

Antigo ministro deve cumprir a medida de coação numa casa no Norte do país, mas que ainda não está concluída. Até estar, irá para casa de um familiar, no Sul.

O advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa o ex-ministro Manuel Pinho no caso EDP, confirmou esta quarta-feira, à porta do tribunal, que o antigo governante vai ficar em prisão domiciliária por não ter os seis milhões de euros de caução decretados pelo juiz Carlos Alexandre.

"Manuel Pinho não tem seis milhões de euros, pelo que vai ficar na situação de obrigação de permanência em casa, prisão domiciliária", referiu o advogado aos jornalistas presentes no local.

O ex-ministro "vai ficar em Portugal", uma vez que tem património no país e "nos últimos cinco anos não vendeu coisa nenhuma". O advogado não revelou em que local vai ser cumprida a prisão, explicando apenas que é no "Norte do país", mas numa casa que "ainda não está concluída".

Por isso, e provisoriamente, seguirá "já" para sul, no Algarve, não passando a noite detido, mas sim sob vigilância policial.

O "perigo de fuga" foi o argumento apresentado pelo juiz Carlos Alexandre para decretar a medida de prisão domiciliária, algo que Ricardo Sá Fernandes garante "nunca ter existido".

A mulher do antigo governante, Alexandra Pinho, sujeita a uma caução de um milhão de euros "também não a vai pagar" e fica agora sujeita a apresentações periódicas.

Gonçalo Teles / TSF

Imagem: TSF

cantanhede | Com trabalhos elaborados por alunos da Escola Básica da Gesteira: Biblioteca Municipal dinamiza atividades junto da comunidade escolar

Se eu fosse o menino Jesus…" foi a mote para o desafio que a Biblioteca Municipal de Cantanhede apresentou a cerca de 15 alunos da Escola Básica de Gesteira. Após reflexão sobre a natividade e a sua importância em toda a comunidade, foi solicitado aos meninos que dessem largas à sua imaginação e criassem um desenho alusivo ao tema, devidamente acompanhado com uma frase ilustrativa.

A partir dos trabalhos de expressão plástica elaboradas pelos alunos, as técnicas da Biblioteca Municipal elaboraram um pequeno vídeo que serviu para reforçar o verdadeiro espírito do Natal e todos os pensamentos que lhe ocorreram sobre esta temática, servindo assim para assinalar uma das datas mais importante do calendário cristão.

Recorde-se que a Biblioteca Municipal tem vindo a lançar projetos nas mais diferentes áreas educacionais, com o propósito de encontrar alternativas para, em tempo de pandemia, (re)aproximar a comunidade escolar da biblioteca. A este propósito será importante salientar a iniciativa “Levamos a biblioteca perto de si” desenvolvida pelo Município de Cantanhede através da sua Biblioteca Municipal, em que continua desde abril do ano transato a disponibilizar o acesso de todos os utilizadores e munícipes do concelho a várias formas de divulgação cultural ao domicílio.

Num período em que volta a subir o nível de propagação do vírus Covid-19, a autarquia cantanhedense mantém a aposta neste tipo de iniciativas que se tem revelado um verdadeiro caso de sucesso, no recolhimento domiciliário e, sempre que possível, no isolamento social. Inserida no projeto “Levamos a biblioteca perto de si”, a ação tem como principal objetivo promover e divulgar a cultura, facultando para isso o empréstimo de livros, CD de música e filmes em DVD a toda a população, permitindo assim um acesso contínuo aos documentos disponibilizados por este equipamento cultural, sem que tenha que sair do conforto e segurança de sua casa.

Para aceder a estas obras os interessados deverão estar inscritos na Biblioteca Municipal de Cantanhede, podendo analisar o catálogo online que se encontra disponível em https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/pagina/969/levamos-a-biblioteca-ate-si e consultar os artigos disponíveis.

Esta simples e prática ferramenta de pesquisa permite consultar online todos os documentos disponíveis na coleção da biblioteca, proporcionando um processo de seleção mais criterioso e seletivo. Para concluir o procedimento é simples, basta um telefonema para os números 231 410 870 / 969 630 607 ou um email para biblioteca.renovar@cm-cantanhede.pt para requisitar as obras pretendidas. No seguimento da formalização do pedido, os serviços da biblioteca começam desde logo a preparar a entrega, colocado dentro de um saco próprio e descartável, devidamente desinfetado, para posterior entrega.


Com apoio à edição e venda de um livro infantil: Município de Cantanhede promove oferta solidária a favor da Guiné-Bissau

 

Comprar ‘A DJARA E O DANILDO na Ilha dos Sonhos’ nesta época natalícia é uma excelente opção de prenda para as crianças, não só pelo seu valor intrínseco, mas também porque comporta uma oferta solidária ao povo irmão da Ilha de S.O.G.A., na Guiné-Bissau”, afirmou Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, na apresentação do livro infantil editado pela Associação S.O.G.A - Servir Outra Gente com Amor, com apoio da autarquia cantanhedense.

O evento realizou-se em 14 de dezembro na tenda de animação de Natal instalada na Praça Marquês de Marialva, onde o livro se encontra à venda e cuja receita se destina exclusivamente ao projeto de intervenção humanitária que a associação está a desenvolver naquele país africano.

Edição coordenada por Manuela Miranda, da equipa da S.O.G.A., ilustrações da artista plástica Rita Duque e colaboração de Rita Faustino na elaboração dos textos, a história de Djará e Danildo retrata a realidade de uma ilha onde a pobreza teima em roubar as ilusões com uma narrativa que deixa uma mensagem de esperança em função do modo como o projeto tem vindo a evoluir, para benefício de uma população que apesar dos avanços continua à míngua de quase tudo.

Para além das intervenções de Manuela Miranda e de Rita Faustino, a aluna que esteve na génese da ideia, na apresentação participou ainda presidente da Associação SOGA, Margarida Coelho, que agradeceu “o grande apoio da Câmara Municipal de Cantanhede, quer na edição do livro, quer nesta oportuna promoção da sua venda na tenda de animação de Natal, contribuindo assim para a melhoria das condições de vida de uma população que vive em pobreza extrema”.

Para o vice-presidente do executivo camarário cantanhedense, Pedro Cardoso, “o projeto SOGA é um sonho que está a tornar-se realidade e o belíssimo livro sobre Djará e Danildo seguramente despertará muitos sorrisos nas crianças de cá e de lá, sendo que os destas resultam de duas razões, designadamente os benefícios do resultado da sua venda e naturalmente de uma cativante história infantil que, além do inegável interesse literário e pedagógico que possui, tem um potencial educativo relevante”.

A Associação S.O.G.A. – Servir Outra Gente com Amor – é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2015, tendo como propósito a promoção e a defesa dos direitos humanos, no âmbito de projetos nacionais e internacionais de apoio ao desenvolvimento.

Desde a sua fundação, tem perseverado na sua missão humanitária junto das pessoas da Ilha de Soga, da Guiné-Bissau, local onde se vive em pobreza extrema. Em estreita cooperação com a população local, a S.O.G.A. tem desenvolvido projetos de promoção e de dignificação daquelas pessoas, nas áreas da educação, saúde e sustentabilidade. Construiu um jardim de infância, formou professores e enfermeiros, implementou um projeto de apadrinhamento de crianças e jovens, construiu um poço que permite extrair água potável, dá apoios às escolas, apoia uma cooperativa de caju e outra de costura... Todo este trabalho de solidariedade é conseguido graças ao envolvimento de alguns voluntários que são pessoas de boa vontade.

Os projetos e obras de apoio e de cariz humanitário implementadas na Ilha de Soga, sobretudo na área da educação, carecem de sustentabilidade. E desta necessidade e compromisso surgiu mais este desafio da edição de um livro infantil para angariar meios para a concretização do novo projeto de eletrificação de uma escola de modo a permitir a formação e educação de adultos, em concreto a alfabetização de muitas pessoas da comunidade.



SÉ DE SILVES ACOLHE CONCERTO DE NATAL DA ORQUESTRA CLÁSSICA DO SUL


Numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Silves, em parceria com a Orquestra Clássica do Sul (OCS), a Sé Catedral de Silves recebe no próximo dia 22 de dezembro, pelas 21h30, o “Concerto de Natal” da OCS.

Neste concerto, repleto de sons natalícios e dirigido sob a batuta do maestro convidado Luís Machado, serão interpretadas obras de C. Taylor, P. I. Tchaikovsky, F. Bruber, W.A. Mozart, J. Ireland, A. Adam, G. Bizet, F Mendelssohn, I. Berlin, R. Blane e L. Anderson.

A entrada tem um custo associado de 7,50€, estando sujeita à lotação do espaço, tendo em conta as orientações da DGS. Os bilhetes poderão ser adquiridos no local uma hora antes do espetáculo.

O telefone 282 440 800 e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt (Município de Silves) e o telefone 289 860 890 (OCS) são os contactos disponíveis para o fornecimento de informações adicionais sobre este evento.

Classificação etária: M/6

Duração: 60 minutos

PROGRAMA

C. TAYLOR – Abertura de Natal
P. I. TCHAIKOVSKY – Christmas Waltz
F. GRUBER - Silent Night
W.A. MOZART – Sleigh Ride
J. IRELAND – The Holy Boy
A. ADAM – Minuit, Chrétiens
G. BIZET – Carillon
ANÓNIMO – Adeste Fidelis
F. MENDELSSOHN - Hark! The Herald Angels Sing
I. BERLIN – White Christmas
R. BLANE – Have Yourself a Merry Little Christmas
L. ANDERSON – Sleigh Ride

Notas ao Programa

Samuel Coleridge-Taylor nasceu em Londres. Nos seus primeiros anos de vida, o seu pai, que era médico e incapaz de fazer sucesso na Grã-Bretanha, retornou à Serra Leoa. Aos cinco anos revelou ser talentoso ao violino e, em 1890, com o generoso apoio de um maestro de coro presbiteriano, entrou no Royal College of Music onde estudou com Charles Villiers Stanford. Morreu em Croydon com apenas 37 anos e um enorme potencial enquanto compositor. A obra “Abertura de Natal” foi editada postumamente em 1925.

“Christmas Waltz”. Vivaldi não foi o único compositor a escrever sobre as quarto estações – Tchaikovsky também tentou. As suas composições contêm uma pequena e deliciosa valsa de Natal, um pequeno chamamento encantador para esta época festiva.

“Noite Feliz” é uma canção de Natal popular, composta em 1818, na pequena cidade de Oberndorf bei Salzburg, Áustria. O jovem sacerdote Joseph Mohr já tinha escrito a letra da canção “Stille Nacht” em 1816. A melodia foi composta por Franz Xaver Gruber, professor e organista na aldeia vizinha de Arnsdorf. Antes da véspera de Natal, Mohr levou o texto a Gruber e pediu-lhe para compor uma melodia e acompanhamento para guitarra para o culto na igreja. Ambos apresentaram a canção durante a missa na noite de 24 de dezembro.

Uma das Danças Alemãs de W.A Mozart composta para os carnavais vienenses da década de 1790, “Sleight Side” é talvez a sua peça mais vividamente orquestrada. O arranjo adaptou a obra para orquestras modernas e é um quadro delicioso de uma encantadora cena de inverno.

“The Holy Boy” é uma breve composição do compositor inglês John Ireland. Ao lado da sua composição “My song is love unknown”, é provavelmente a sua obra mais conhecida. A versão original é do Natal de 1913, tendo sido publicada como The Holy Boy – A Carol em 1915.

“Minuit, Chrétiens” é um cântico de Natal escrito em 1843 pelo poeta francês Placide Cappeau e musicado, quatro anos depois, pelo compositor Adolphe Adam. Originalmente escrito para soprano, foi mais tarde adaptado para barítono ou tenor e é frequentemente interpretado na Missa do Galo (ou Missa de Natal), que tem lugar na meia-noite do dia 24 de dezembro.

“Carrillon” é a quarta e última peça da primeira das duas suites retiradas da música que Georges Bizet compôs para a peça teatral de Daudet, “L’Arlésienne”. Esta peça apresenta um padrão repetitivo das trompas, imitando o tocar dos sinos das igrejas.

“Adeste Fideles” é uma canção de Natal cuja autoria é atribuída a vários compositores, como John Francis Wade (1711-1786), John Reading (1645-1692) e o rei D. João IV de Portugal (1601-1656), crendo-se que a verdadeira autoria seja deste último.

A composição de “Hark! The Herald Angels Sing” envolveu Charles Wesley, autor das palavras deste conhecido hino, e pouco mais de um século depois, Felix Mendelssohn escreveu a cantata Festgesang, um hino de homenagem à invenção da imprensa moderna por Johannes Gutenberg. Em 1856, o músico britânico, William Cummings ligou o texto de Wesley, que nessa altura já tinha evoluído para a sua forma atual, à música do segundo número ("Vaterland, em deinen Gauen") da cantata de Mendelssohn.

White Christmas é uma canção natalícia composta por Irving Berlin e gravada originalmente por Bing Crosby. As fontes variam sobre quando e onde Berlin compôs a canção. Uma versão afirma que a canção foi escrita em 1940 na cidade de La Quinta, Califórnia, sendo que outras fontes alegam que o local de sua origem é no hotel Arizona Biltmore. Segundo o próprio Berlin, White Christmas é a "melhor canção já escrita".

Os compositores Hugh Martin e Ralph Blane escreveram a canção clássica “Have Yourself a Merry Little Christmas” para o filme de Judy Garland “Meet Me in St. Louis” em 1944, juntamente com dezenas de outras canções para musicais da Broadway.

“Sleight Ride” foi composta por Leroy Anderson para orquestra ligeira. O compositor tinha formado a ideia original durante uma onda de calor em Julho de 1946 e terminou a obra em Fevereiro de 1948. As gravações originais eram versões instrumentais. A letra, que fala sobre como andar de trenó e outras atividades divertidas no Inverno, foi escrita por Mitchell Parish em 1950.

Phenix lança Guia de Natal Zero Desperdício com receitas portuguesas criadas por instituições parceiras


Para ajudar a combater o desperdício alimentar na época natalícia, tradicionalmente associada a excessos, a Phenix, marca de referência na Europa no combate a esta causa, apresenta o Guia de Natal Zero Desperdício. Este livro digital conta com um conjunto de receitas tipicamente portuguesas, reinventadas por parceiros da organização – IPSSs e marcas do grande retalho alimentar. Inclui também dicas práticas para evitar o desperdício nesta quadra, que resultam da experiência que estes parceiros têm na gestão das doações alimentares provenientes dos seus excedentes, através do programa de doações da Phenix.

Das Rabanadas de Bolo-Rei aos Croquetes de Sobras de Perú, o e-book inclui um total de treze receitas que propõem aproveitar as sobras de alimentos de refeições anteriores ou partes de ingredientes que não são, por norma, utilizadas. No Guia de Natal Zero Desperdício não faltam também dicas para evitar que os excedentes desta época festiva acabem no lixo. E, para quem tem animais de estimação, nomeadamente cães, a Phenix apresenta ainda uma lista de alimentos que podem ser partilhados com os patudos, para que também estes possam usufruir de deliciosas refeições natalícias, com toda a segurança.

16 DEZ: sessão sobre Direito à Habitação

 O BE pretende colocar o direito à habitação no centro do debate eleitoral. A aprovação da Lei de Bases da Habitação foi uma das conquistas importantes conseguidas por convergência da esquerda. Mas a falta de um parque público de habitação e a intensificação da especulação imobiliária tornam a habitação num bem cada vez mais caro e inacessível às famílias de baixos rendimentos.  

Para debater estas questões, o BE leva a cabo esta quinta-feira, dia 16/12, às 21:30h, no Salão da Cooperativa Semearrelvinhas, no Bairro da Relvinha, uma sessão sobre "A  habitação é um direito". Intervirão Ana Cordeiro Santos (investigadora), Ana Drago (socióloga), Jorge Gouveia Monteiro (ex-vereador da CMC com o pelouro da habitação) e Maria Manuel Rola (deputada do BE).

Marcelo promulga aumento até 20 dias de licença por falecimento de filho

O anúncio foi feito na página oficial da Presidência da República. Lei permite aumento de licença de cinco para 20 dias consecutivos para permitir luto “por falecimento de descendente ou afim no 1º grau da linha reta”.

"O Presidente da República promulgou hoje o diploma da Assembleia da República que alarga o período de faltas justificadas em caso de falecimento de descendente ou afim no 1.º grau da linha reta, alterando o Código do Trabalho", lê-se na nota publicada no website da Presidência da República.

O alargamento do luto parental de cinco para 20 dias consecutivos foi aprovado na votação global da Assembleia da República a 26 de novembro, num processo legislativo que gerou um consenso alargado.

O texto final da Comissão de Trabalho e Segurança Social, que teve por base nove projetos de lei do PS, PSD, BE, PCP, PAN, IL, Chega e das duas deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues, foi aprovado hoje com a abstenção da Iniciativa Liberal.

A proposta altera o artigo 251º do Código do Trabalho relativo às faltas por motivo de falecimento de cônjuge, parente ou afim, passando agora de cinco para “20 dias consecutivos” o período de luto “por falecimento de descendente ou afim no 1º grau da linha reta”.

Já no caso de “falecimento de cônjuge não separado de pessoas e bens ou de parente ou afim ascendente no 1º grau de linha reta”, mantêm-se ​​​​​​os cinco dias consecutivos de faltas justificadas, bem como "em caso de falecimento de pessoa que viva em união de facto ou economia comum com o trabalhador".

A alteração legislativa prevê também que “nas situações de falecimento de descendentes ou afins no 1º grau de linha reta”, os progenitores tenham “direito a solicitar acompanhamento psicológico em serviço do Serviço Nacional de Saúde”.

Este direito é também estendido a casos de situações de “falecimento de familiares próximos como cônjuge e ascendentes”.

​​​​​​​Na origem destes projetos de lei está a petição lançada pela Acreditar - Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro, em 1 de setembro, com o mote “O luto de uma vida em cinco dias”, por considerar que os cinco dias previsto na lei são “manifestamente insuficientes” para os pais que perdem um filho, perante uma dor que dura “toda a vida”.

Em poucos dias a petição reuniu milhares de assinaturas tendo sido entregue na Assembleia da República em 12 de outubro.

João de Bragança, Presidente da Acreditar e primeiro signatário desta petição, recordou no texto que há 20 anos teve cinco dias para regressar ao trabalho após a morte da sua filha de sete anos. "Serviram para pouco, para quase nada", escreveu.

E se "nenhum luto é igual a outro luto, porque cada um de nós é diferente do outro: há a fé, o sentido que damos às coisas, a rede social ou familiar, as circunstâncias do drama", certo é que "cinco dias – o tempo que o Estado nos dá para regressarmos ao trabalho após a morte de um filho - será manifestamente pouco", escreve João de Bragança. "Em cinco dias faz-se o imediato, o urgente, tantas vezes o burocraticamente inadiável. Damos uma camada de tinta à alma e ao corpo, não lhe damos novas fundações. Não nos preparamos para o futuro, por absoluta falta de tempo".

Mauro Paulino e Sofia Gabriel, do Instituto de Psicologia Clínica e Forense, salientam que "a perda de um filho é considerada uma das experiências mais traumáticas vivenciadas pelo ser humano. Este luto é definido como um processo intenso, complexo e de longa duração, dada a sua natureza incompreensível e devastadora. Por estes fatores, o luto por um filho tende a ser mais prolongado do que outros lutos, pois pode durar toda uma vida".

Segundo os investigadores, "este luto encontra-se associado a sintomas de depressão e de stress pós-traumático, bem como a um risco elevado de suicídio e de necessidade de hospitalização psiquiátrica. Os sintomas tendem a estar particularmente presentes nos primeiros seis meses, mas a maioria dos pais vivência sintomas de depressão e de stresse pós-traumático vários anos após a perda. Um fenómeno representativo da intensidade do sofrimento são as taxas de mortalidade tendencialmente superiores dos pais, seja pelo decréscimo na saúde física e mental, ou devido às taxas elevadas de suicídio".

Assim, defendem, "sendo certo que o Código do Trabalho não poderá abranger a universalidade das situações, nem abranger um tempo indeterminado de faltas por motivo de falecimento de um filho, resulta, pelo menos, evidente, à luz da ciência psicológica, que o prazo de cinco dias é manifestamente insuficiente para a intensidade do trauma de perder um filho".

Fonte: MadreMedia/Lusa

Guia Michelin. Portugal tem cinco novos restaurantes com uma estrela

"Il Galo d'Oro" (Funchal) e "Esporão" (Reguengos de Monsaraz) tornaram-se os dois primeiros restaurantes portugueses a receber a "estrela verde" pela aposta na gastronomia sustentável.

Portugal conquistou esta terça-feira as primeiras 'estrelas verdes' do Guia Michelin, que reconhecem o compromisso com a sustentabilidade, atribuídas a dois restaurantes portugueses, anunciou a organização, em Valência, Espanha.

"Il Galo d'Oro" (Funchal, duas estrelas Michelin) e "Esporão" (Reguengos de Monsaraz, que conquistou hoje a primeira estrela) são os dois primeiros restaurantes portugueses a receber esta distinção, que figura no Guia Michelin Espanha e Portugal 2022, apresentado esta noite em Valência.

Concedida pelo segundo ano, a 'estrela verde' distingue restaurantes "cujo destacado compromisso com a gastronomia sustentável, combinado com uma forte identidade culinária, cria experiências gastronómicas especialmente inspiradores para os gourmets".

Em Espanha, há seis novos restaurantes com este galardão. No total, a Península Ibérica contabiliza 29 estabelecimentos que receberam uma 'estrela verde'.

"As nossas equipas também observaram que cada vez mais estabelecimentos mostram um interesse maior em oferecer uma cozinha mais preocupada com as questões do meio ambiente e da sustentabilidade", afirmou o diretor-geral do Guia Michelin, Gwendall Poullennec.

Com esta iniciativa, o Guia Michelin pretende "incentivar todo o mundo a interessar-se por estes estabelecimentos, que são tanto uma fonte de inspiração como de mobilização".

A edição de 2022 do guia ibérico atribui a primeira estrela ('cozinha de grande nível, compensa parar') a cinco restaurantes portugueses - "Al Sud" (Lagos), "A Ver Tavira" (Tavira), "Cura" (Lisboa), "Esporão" (Reguengos de Monsaraz) e "Vila Foz" (Porto). Portugal passa assim a contar com sete restaurantes com duas estrelas ('cozinha excelente, vale a pena o desvio') e 26 com uma estrela Michelin.

Madremedia/Lusa