sábado, 20 de maio de 2023

TIAGO OLIVEIRA PRESIDE SOCIEDADE PORTUGUESA DE NEUROCIÊNCIAS

 Tiago Gil Oliveira, professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho e investigador do ICVS – Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN). A sua tomada de posse para o mandato até 2027 ocorreu na recente assembleia-geral desta entidade, que está a celebrar os 30 anos. A sua equipa inclui Sara Xapelli (vice-presidente), Clévio Nóbrega (secretário), João Peça (tesoureiro) e Teresa Summavielle (eleitora).
 
Promover o estudo do sistema nervoso pela comunidade científica nacional e internacional e comunicar com a população em geral as implicações dos avanços científicos nesta área são as grandes missões da SPN. As neurociências têm tido uma atenção crescente dos cidadãos, que reconhecem o impacto das doenças neuropsiquiátricas, como a depressão ou a doença de Alzheimer.
Os objetivos do próximo quadriénio na SPN passam por desenvolver iniciativas para aproximar e comunicar as descobertas que os neurocientistas fazem junto da população em geral e continuar o excelente trabalho da direção anterior, realça Tiago Gil Oliveira. “Tenho formação de base como médico-cientista e espero assim contribuir também para desenvolver iniciativas conjuntas com sociedades científicas de âmbito clínico, inspirando os neurocientistas a encontrar soluções para os mistérios do funcionamento do sistema nervoso e das doenças que o afetam”, acrescenta.
 
Tiago Gil Oliveira mostra “um grande entusiasmo” em desenvolver iniciativas na SPN com um conjunto de pessoas que partilham os mesmos valores, o gosto por aprender sempre mais e o prazer de comunicar. “Essa partilha em equipa ameniza o sentimento de grande responsabilidade, dado que Portugal tem muita tradição no estudo das neurociências”, refere o docente. “Sinto também gratidão, porque beneficiei de múltiplas oportunidades formativas nas ciências fundamentais, nomeadamente na UMinho, que foram cruciais para saciar-me a curiosidade e desenvolver o espírito sonhador desde que iniciei o curso de Medicina”, remata.
 
Tiago Gil Oliveira fez o programa conjunto MD/PhD em Medicina pelas universidades do Minho e de Columbia, nos EUA. É professor associado da Escola de Medicina da UMinho, coordenador de investigação no ICVS e neurorradiologista no Hospital de Braga. Venceu o Prémio Pfizer 2022, atribuído por esta farmacêutica e pela Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, e tem coordenado vários projetos científicos, financiados por entidades como a Brain & Behavior Research Foundation, nos EUA.

APImprensa

COLUMBÓFILIA: Cesar Rainho venceu concurso de Ciudad Real 2, José Rossa Ribeiro continua a comandar da classificação geral de concorrentes e Nuno & Filho assume a liderança do troféu Crédito Agrícola

 
Com a realização da solta de Ciudad Real 2, decorreu a décima prova do Campeonato 2023 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 26 equipas.
Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de Meio Fundo, foi ganho Cesar Rainho, continuando a assumir a liderança da Classificação Geral de Concorrentes, José Rossa Ribeiro, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:

Prova – Ciudad Real 2 – (Meio Fundo)
1º lugar – José Rossa Ribeiro – 346 pontos; 2º - Lusitano Espinhal & Irmão - 339; 3º - Vitro Oliveira - 334; 4º - José Rossa Ribeiro/B - 328; 5º - Nelson Rainho– 309; 6º - Gonçalo Paião – 302; 7º - Fábio Cruz – 290; 8º - Asas de Lemede - 286; 9º - Nuno & Filho - 285; 10º - Humberto Carvalho – 281.

Classificação Geral de Concorrentes
1º lugar – José Rossa Ribeiro – 3191 pontos; 2º - Nelson Rainho - 3080; 3º - Nuno & Filho - 3071; 4º - Humberto Carvalho - 3047; 5º - Lusitano Espinhal & Irmão - 2878; 6º - Jorge Monteiro - 2840; 7º - José Rossa Ribeiro/B – 2771; 8º - Manuel Barreto– 2685; 9º - Gonçalo Paião - 2675; 10º - Paulo Santos – 2621; 11º - Asas de Lemede - 2605; 12º - António Santos - 2436; 13º - XRB & BEA - 2331; 14º - Cesar Rainho - 2126; 15º - Marco Ferreira - 2071; 16º - Vitor Ferreira - 1921; 17º - Euclides Pimenta - 1915; 18º - Cidálio Salvador - 11887; 19º - Matias & Vila Nova - 1862; 20º - Avelino Soares – 1852; 21º - José Santos - 1842; 22º– Manuel Frade - 1796; 23º - Fábio Cruz - 1680; 24º - Lucas Santos - 1525; 25º - António Sargaço - 873; 26º - Fernando Cruz - 795; 27º - Manuel dos Santos – 715; 28º– Emanuel Ventura - 691; 29º - Carlos Pereira – 555; 30º -Avelino Soares/B – 448.
Troféu Crédito Agrícola
1º lugar – Nuno & Filho – 867 pontos; 2º - Gonçalo Paião - 858; 3º - Lusitano Espinhal & Irmão - 777;





GUILHERME CARDOSO E O SEU TREINADOR ALESSANDRO CARVALHO NO OPEN DE ESPANHA DE ÁGUAS ABERTAS

 

No seguimento do Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais de Águas Abertas 2023, o nadador Guilherme Cardoso, da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, foi chamado pela Federação Portuguesa de Natação, para integrar o lote dos nadadores convocados para integrar a Selecção Nacional que vai competir no Open de Espanha Águas Abertas em Sevilha, de 2 a 4 de junho 2023.

Para além de Guilherme Cardoso integram a Selcção Nacional os nadadores para a competição os seguintes nadadores Carolina Viana, SCP; Maria Pinto, VNC; Marta Aguilar, CNAC; Bruno Loureiro, FCP; Gustavo Marques, CUC; Miguel Medeiros, FCP; Ricardo Matias, CPFZ; Rui Silva, ADRCIMM; Tomás Peixoto, FCP; Tomás Sarreira, DNMG.
O enquadramento técnico será assegurado pelo Treinador FPN: Daniel Viegas e pelos treinadores convidados João Viola (FCP), Vânia Neves (VNC), Rui Fonseca (CNAC) e Alessandro Carvalho da Sociedade Columbófila.



Marinha Grande | CONCURSO ELEGE OS MELHORES ALUNOS PORTUGUESES EM MANDARIM

 O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, participou na abertura da Fase Preliminar do 22.º Concurso “Chinese Bridge” para Estudantes Universitários e do 16.º Concurso “Chinese Bridge” para Estudantes do Ensino Secundário de Língua Chinesa a Nível Mundial, que decorreu este sábado, 20 de maio, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria.
Para além do presidente da Câmara, a sessão contou com a presença do Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang; do vereador da Câmara de Leiria, Luís Gomes; da administradora do Politécnico de Leiria, Marisa Gomes; do diretor da ESECS, Pedro Morouço; de reitores, professores e alunos de universidades e escolas secundárias participantes no concurso.
Para o presidente da Câmara da Marinha Grande “é importante o ensino do mandarim, que tem registado um crescimento, dado o potencial económico da China e a diferenciação desta aprendizagem nos currículos dos alunos e recém-licenciados”. Aurélio Ferreira faz ainda referência “ao historial do ensino deste idioma na Marinha Grande, com grande número de interessados nesta área”.
O Embaixador da China, Zhao Bentang, desejou que os alunos de mandarim “aproveitem todas as vantagens do bilinguismo, para abrir portas e ultrapassar as fronteiras entre culturas”.

O diretor Pedro Morouço referiu que a ESECS “quer estar na vanguarda no ensino do chinês”, sendo "o ensino das línguas e respetiva cultura uma área fulcral”. O diretor admitiu que a “ESECS continuará a empenhar-se para manter ativos todos os intercâmbios com a China”.

A Chinese Bridge Competition é um concurso internacional de língua chinesa, que reúne estudantes dos ensinos secundário e universitário de todo o país. A final decorre, anualmente, na cidade de Changsha, na província de Hunan, no sul da China Central. O concurso reúne os campeões nacionais de mandarim de cada país, apurados nas pré-eliminatórias organizadas nos respetivos países.

Iniciado pelo Centro da Educação e Cooperação da Língua da China (CECL), o Concurso Mundial de Chinês “Chinese Bridge” tem o apoio da Embaixada da China em Portugal. A iniciativa tem sido um palco internacional para os estudantes jovens, quem escolhem aprender mandarim, para mostrarem a sua proficiência da língua e comunicação. O evento tem o objetivo de motivar os alunos, a fazer com que se aprofunde a sua compreensão sobre a língua e a cultura chinesas.

MUNICÍPIO DA COVILHÃ INVESTE 350 MIL EUROS NO RENASCIMENTO DO CAMPO MAIA CAMPOS


O histórico Campo Maia Campos, na freguesia do Teixoso, foi o recinto desportivo utilizado durante décadas pelo Grupo Teixosense.
Há mais de 30 anos que se tentava uma negociação com os herdeiros do Campo Maia Campos, para que fosse possível adquirir o espaço, no sentido de ser reabilitado com vista à sua utilização plena.

Em 2006, os herdeiros da família Maia Campos colocaram uma ação de despejo ao Grupo Desportivo Teixosense, tendo o clube com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã interposto uma providência cautelar para impedir esta ação.

Desde esta data, que o espaço estava devoluto, sem qualquer utilização, estando o processo a decorrer nos tribunais.

O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Dr. Vítor Pereira, desde que tomou posse, inteirou-se deste problema, procurando encontrar uma solução que fosse ao encontro das aspirações do clube.

Foi assim possível, passados estes anos, firmar um acordo com a família proprietária do recinto para a compra do Campo Maia Campos por 175 mil euros e, por conseguinte, devolvê-lo à sua função principal: a atividade desportiva.

A Câmara Municipal da Covilhã irá ceder o direito de superfície do Campo Maia Campos ao Grupo Desportivo Teixosense, por várias décadas, dando início a um processo de investimento com vista à reconversão e melhoria do espaço, que com o apoio da Associação de Futebol de Castelo Branco, e o investimento de cerca de 175 mil euros por parte da Câmara Municipal da Covilhã, para converter aquele espaço num campo de relva sintética, permitindo assim o incremento da atividade desportiva na União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo


Covilhã | CENTRO DE ATIV’IDADES REALIZA DOMINGO DESFILE DE MODA NA PISCINA PRAIA

 

O Centro de atividades (CAI) da Covilhã promove domingo, dia 21 maio às 17h, um desfile de moda com a participação especial dos utentes do CAI.
O evento decorre na Piscina Praia e tem como objetivo dinamizar a atuação do CAI, estimular as relações interpessoais e fomentar a socialização dos utentes.

O desfile conta com a parceria de várias empresas locais na área da moda, beleza e animação.

O Centro de atividades conta atualmente com aulas de Estimulação Cognitiva, Laboratório de Artes Cénicas (pela Quarta Parede), Atelier de Rendas, Malhas e Bordados, Aulas de Informática, Aulas de Alfabetização e Língua Portuguesa para Estrangeiros. Realizam-se também atividades pontuais atualizadas mensalmente, sendo necessária inscrição prévia para a frequência das mesmas, devido ao número de utentes permitido em cada espaço.

Para mais informações e para integrar os programas do Centro de Ativ’Idades, os utentes interessados devem contactar através do telefone 275 315 137 ou dirigir-se diretamente às instalações, no Sporting Shopping Center, no centro da cidade da Covilhã.

SEMANA AFRICANA NA COVILHÃ

 A 5.ª edição da Semana Africana 2023 realiza-se na Covilhã (Portugal), entre o Centro da Cidade e a Universidade da Beira Interior, de 23 a 29 de maio, evidenciando o potencial da cocriação e das parcerias para a valorização da lusofonia e das culturas africanas de expressão portuguesa, com presença significativa na Academia e na Comunidade. 

A realização desta Semana Africana integra o Plano de Ação da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO em Design e é uma organização conjunta do Município da Covilhã, das entidades moçambicanas QuaQua Design e AKINO, bem como do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INIC), tendo ainda como parceiros fundamentais a Universidade da Beira Interior (UBI), no âmbito da Vice Reitoria para o Ensino e da Vice Reitoria para a Responsabilidade Social, e o seu Núcleo de Estudantes de Design de Moda (ModUBI). 

Além da Lusofonia, esta iniciativa centra-se no tema específico «Herança», com a principal finalidade de valorizar o conhecimento das diversas culturas, reinterpretando-as. Conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa e o apoio de entidades ligadas à criatividade e ao design, nomeadamente Asta, Benoli, Carmen Cabeleireiros, EPABI, Fitecom, Freudenberg, Paulo de Oliveira e Twintex. 

Henriqueta Macuácua (QuaQua Design), Otília Aquino (AKINO), Cristina Vieira (UBI) e Madalena Pereira (UBI) são as Curadoras responsáveis pelas áreas artísticas abrangidas na programação da Semana Africana, que incluem o Design de Moda, a Música, a Literatura, a Gastronomia, as Artes Plásticas e o Artesanato, tendo na Sustentabilidade a base essencial para a garantia da resiliência dos territórios e das suas comunidades. 

Assim, em nome do Município e da Organização, venho convidar V. Exa. a estar presente nas sessões de abertura e encerramento desta Semana Africana, bem como em todos os eventos que integram o respetivo Programa (anexo). Relativamente ao Desfile Design Moda e Sustentabilidade, solicito a confirmação, até ao final desta semana (dia 20 de maio), da presença de V. Exa. e acompanhante(s), informando sobre o número efetivo de bilhetes a reservar, a fim de melhor gerirmos a ocupação dos lugares disponíveis na sala de espetáculos do nosso Teatro Municipal. Os bilhetes (gratuitos) deverão ser levantados na receção/bilheteira do Teatro Municipal da Covilhã a partir do dia 21 de maio:

  • Dia 21 de maio, na receção da Câmara Municipal da Covilhã, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30;
  • Dias 22 e 23 de maio, na bilheteira do Teatro Municipal da Covilhã, das 14:30 às 19:30;
  • Dia 24 de maio, na bilheteira do Teatro Municipal da Covilhã, das 14:30 até à hora do Desfile.  

Regina Gouveia

Marinha Grande | PASSEIO PEDESTRE “ROTA DOS ESQUILOS” NO DIA 28 DE MAIO


No próximo dia 28 de maio, domingo, pelas 09h00, na Marinha Grande, realiza-se o Passeio Pedestre "Rota dos Esquilos", com participação gratuita.
O ponto de encontro está marcado para as 09h00, em frente ao Arquivo Municipal, para que o início do percurso se dê em frente ao Museu do Vidro (Palácio Stephens), regressando-se ao mesmo local após o fim do passeio.

O percurso tem a extensão de 10 km, a duração aproximada de 2 horas, com o grau de dificuldade médio, por piso arenoso e alcatroado.

A organização do evento está a cargo da Câmara Municipal da Marinha Grande e da Sociedade de Beneficência e Recreio 1.º de Janeiro – Ordem.

Esta iniciativa tem como objetivos: promover a atividade física; prevenir doenças (a atividade física regular, como passear a pé, pode ajudar a prevenir doenças como obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2); melhorar a saúde mental; fortalecer a comunidade (caminhar em grupo ou com amigos pode ajudar a fortalecer os laços da comunidade e promover a interação social); e preservar o meio ambiente (caminhar em vez de usar o carro pode ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a preservar o meio ambiente).