terça-feira, 15 de março de 2022

Bombeiros de Cantanhede suspendem transportes “não urgentes”

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede deliberou suspender a realização de transportes NÃO URGENTES a partir do próximo dia 1 de abril de 2022.

O aumento galopante do preço dos combustíveis, a par do reduzido valor por quilómetro pago pelo Estado, tornou este serviço incomportável para esta Associação Humanitária, forçando-a a esta drástica decisão que afetará diariamente
cerca de 80 utentes e uma média mensal de aproximadamente 2.000 transportes.

Estes são tempos extraordinários que exigem medidas extraordinárias e urgentes.

Há vários anos que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede reivindica do Estado o aumento do valor pago por quilómetro no transporte de doentes não urgentes, que se mantém inalterado nos 0,51 euros
desde 2012.

Se, nos últimos anos, este valor tem sido insuficiente para cobrir as despesas, exigindo desta Associação o redireccionamento de verbas no intuito de assegurar este serviço à população, com a subida do salário mínimo e a escalada do preço dos combustíveis a que se tem assistido ultimamente, este esforço passou a ser
insustentável.

Esta Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede não pode continuar a financiar um serviço que é da inteira responsabilidade do Sistema Nacional de Saúde e do Estado português.

Enquanto a situação não for revista e atualizada, a atividade da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede vai limitar-se só à prestação de socorro à população do concelho em situação de emergência, com a diligência e espírito de missão que sempre a caracterizou.

Professor de 60 anos agredido em escola do Porto por pais de aluno

Agressões ocorreram no interior da escola.

Um professor de 60 anos foi esta terça-feira agredido pelos pais de um aluno da Escola Secundária do Cerco, no Porto, tendo sofrido ferimentos numa orelha e na cervical, disse à Lusa fonte dos Bombeiros de Valbom.

O alerta foi dado pelas 16:16, tendo a PSP, no local, procedido à identificação dos dois agressores, revelou fonte da Polícia.

As agressões “ocorreram no interior da escola”, acrescentou a fonte dos bombeiros.

O ferido foi transportado ao Hospital São João.

Lusa

Morreu ator João Rodrigo, aos 78 anos

O ator João Rodrigo, de 78 anos, morreu na segunda-feira de manhã, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse hoje à agência Lusa fonte da Casa do Artista, onde o ator residia.

Nascido em 09 de abril de 1943, João Rodrigo iniciou a carreira em Angola com o nome artístico de João Carlos.

"Era um homem com um extraordinário sentido de humor. Um homem bom", escreve a Casa do Artista na sua página no Facebook.

Além de teatro João Rodrigo, fez também carreira em televisão tendo participado em programas como “Sabadabadu”(1981), "Nico d'Obra" (1995), "Roseira Brava" (1996), “Camilo na Prisão” (1998), “Todo o Tempo do Mundo” (1999), “A Minha Família É uma animação” (2001) e “Malucos do Riso”.No cinema participou no último filme de Jorge Brum do Canto, "O Crime de Simão Bolandas" (1984), e “Telefona-me!” (2000), uma comédia e ficção de Federico Corado, baseado numa adaptação do conto "Telefona-me Carlos", de Maria Eduarda Colares.

Segundo a Casa do Artista, na área do teatro, João Rodrigo fez parte do elenco de peças de revista como “Adeus Valentina” (1975), no Teatro Variedades, "Auto da Compadecida", no Teatro Avenida de Luanda, com a CTA - Companhia Teatral de Angola, "Vamos Trocar de Mulheres!" e "Calcinhas amarelas", em 1976 e 1977, respetivamente, no Teatro Laura Alves.

"A Invasão" (1979), no Teatro da Trindade, “A Tragédia da Rua das Flores” (1981), no Maria Matos, “O Processo de Jesus” (1982), no Teatro da Trindade, "Um Fantasma Chamado Isabel", em 1983, no Variedades, "Olha a Bolsa ó Zé" (1988) e "Ai quem me acode" (1994), no Teatro ABC, foram outros dos espetáculos em que participou.

Fez ainda várias digressões com produções como “Toma Lá Revista” (1987/1990), "Vestido de Lilás" (1991), "Toma Lá Que é Democrático" (1992), "Isto é Que Vai uma Crise!" (1993), "Malucos à Solta" (1998), “Tonecas e Companhia” (2004), “Ó Zé Bate o Pé” (2011), “Isto só Visto” (2014).

Madremedia

Imagem:DN

Luz e gás natural aumentam 3% no mercado regulado

Para um casal com dois filhos, este aumento representa um agravamento mensal de 2,86 euros da eletricidade, numa fatura de 95,19 euros. Enquanto no gás paga mais 70 cêntimos.

A partir de abril, as tarifas da eletricidade e do gás natural no mercado regulado aumentam 3%, anunciou esta terça-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

A ERSE justifica a atualização automática dos preços com "a escalada de preços nos mercados grossistas de eletricidade e do gás natural".

A tarifa de Energia reflete o custo de aquisição de energia do Comercializador de Último Recurso grossista, sendo uma das componentes que integra o preço final pago pelos consumidores no mercado regulado", diz o regulador, em comunicado.

Segundo a nota enviada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, para a maioria dos consumidores, a fatura média mensal vai subir 3%, tanto na eletricidade como no gás natural.

Contas feitas, já incluindo taxas e impostos, um casal sem filhos, passa a pagar 38,35 euros de luz em abril, são mais 1,05 euros. No gás, paga mais 33 cêntimos.

Já para um casal com dois filhos, este aumento representa um agravamento mensal de 2,86 euros na luz, para 95,19 euros. Enquanto no gás paga mais 70 cêntimos.

Os aumentos entram em vigor a partir do dia 1 de abril.

SC Braga ajuda a trazer mãe e irmã de jovem guarda-redes ucraniano

 O clube ajudará ambas no processo de integração em Portugal.

O Sporting de Braga ajudou a trazer da Ucrânia a mãe e irmã de Bohdan Isachenko, de 18 anos, a pedido do guarda-redes ucraniano recentemente contratado pelos minhotos, informa o clube bracarense esta terça-feira.

Proveniente do Dínamo de Kiev, no qual jogou desde os 11 anos até ao final da época passada, Bohdan Isachenko esteve nas últimas semanas a fazer testes na equipa de sub-19 dos arsenalistas, tendo feito, também, alguns treinos com a equipa principal.

No momento em que a guerra eclodiu, pela invasão da Rússia à Ucrânia, o jovem guardião pediu ajuda ao clube liderado por António Salvador para trazer a mãe e a irmã, de nove anos, para Portugal.

O Sporting de Braga respondeu afirmativamente e Natalia Zherzherunova e Varya Zherzherunova, mãe e irmã de Bohdan, chegaram a Portugal no domingo.

O clube bracarense vai ajudar ambas no processo de integração em Portugal, sendo que Natalia vai trabalhar na estrutura de basquetebol do Sporting de Braga e Varya, após a integração em ambiente escolar, terá também a oportunidade de atuar nas escolas de formação de basquetebol do clube.

SIC Notícias

Benfica surpreende Ajax e está nos quartos de final da Liga dos Campeões

Águias vencem por 0-1 em Amesterdão.

Num jogo marcado pela superioridade da equipa da casa, mas também pela dificuldade em alterar o marcador, o Ajax marcou logo aos sete minutos. Contudo, o fiscal de linha apontou fora de jogo a Dusan Tadic.

Após 77 minutos de nulo no resultado, Darwin Nuñez, após assistência de livre de Alejandro Grimaldo, cabeceou a bola para dentro da baliza, marcando o único golo do encontro.

Desta forma, e após o empate por 2-2 na primeira mão, disputada na Luz, o Benfica segue na prova milionária, conhecendo esta sexta-feira o adversário que enfrentará nos quartos de final da Liga dos Campeões.

SIC Notícias

Velório de Jorge Silva Melo realiza-se na quinta-feira na Basílica da Estrela

 O funeral do ator e encenador ocorre na sexta-feira, às 11h.

O velório do ator, encenador e realizador de cinema Jorge Silva Melo realiza-se a partir das 17:30 de quinta-feira, na capela de Nossa Senhora do Carmo, na Basílica da Estrela, em Lisboa, informaram esta terça-feira os Artistas Unidos.

O funeral do também tradutor e dramaturgo sairá pelas 11:00 de sexta-feira da Basílica da Estrela para o Cemitério dos Prazeres, acrescentaram os Artistas Unidos, companhia de teatro fundada e dirigida por Jorge Silva Melo.

As cerimónias estarão abertas a todos aqueles que queiram prestar-lhe uma última homenagem”, conclui a mensagem da companhia de teatro.

Nascido a 7 de agosto de 1948, em Lisboa, Jorge Silva Melo foi ainda guionista, cronista, crítico, divulgador, ensaísta. O encenador morreu na noite de segunda-feira, em Lisboa, de doença oncológica, aos 73 anos.

Os Artistas Unidos revelaram, entretanto, que a última peça encenada por Jorge Silva Melo, “Vida de artistas”, vai estrear-se no próximo dia 23, no Teatro S. Luiz, em Lisboa.

“Morte de um caixeiro viajante”, de Arthur Miller, “A circularidade do quadrado”, de Dimitrís Dimitriádis, “Quartos”, de Enda Walsh, são alguns dos últimos trabalhos de encenação de Jorge Silva Melo.

SIC Notícias/Lusa

Imagem: spautores

Portugal está mais capacitado para responder a uma crise, afirma ministro da Economia

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, disse hoje em Cantanhede que Portugal está mais capacitado para responder a uma crise do que em outros momentos.

Tudo vai depender de como a situação de segurança evoluir, e por isso, temos de estar atentos, prevenidos, com cautela, mas com confiança de que estamos hoje melhor capacitados para responder do que estaríamos em outras circunstâncias”, disse Siza Vieira numa visita ao Biocant – Parque Tecnológico de Cantanhede.

Neste momento, o risco de recessão não está no “cenário” e deu nota de que as previsões de crescimento que “eram muito robustas para o mundo estão agora a ser revistas em baixa”.

“As previsões para Portugal já eram aquelas que punham o país a crescer mais nos próximos tempos, mesmo sendo revistas em baixa ainda antecipamos um crescimento durante o corrente ano”, sublinhou.

O governante considera que hoje o país está mais capacitado para responder a uma crise, porque, desde logo, no ano passado as finanças públicas “tiveram um processo de consolidação importante”.

Tivemos uma economia a crescer significativamente. As nossas empresas industriais, que agora estão a ser muito afetadas, tiveram dois anos muito positivos de crescimento de exportações e da produção, portanto temos condições para atravessar este período, que vai ser um período difícil, com menos dano do que aconteceria de outra forma”, acrescentou.

Relativamente ao preço do petróleo ou do gás natural, o ministro disse que “baixou significativamente nestes últimos dias” ainda que continue “em níveis elevados, mas por exemplo, o barril do petróleo Brent hoje está a preços bastante inferiores aqueles que tínhamos na semana passada, quando houve este aumento muito brusco dos combustíveis”, avançou.

Breaking News: Raskin withdraws as Biden’s Fed nominee

Sarah Bloom Raskin has withdrawn as President Joe Biden’s nominee to be the Federal Reserve’s top Wall Street watchdog, according to a person familiar with the decision.

Raskin, whom Biden tapped to be the Fed’s vice chair for supervision, has been stuck in the Senate Banking Committee amid a GOP boycott of a committee vote on her nomination, effectively blocking her confirmation from advancing to the Senate floor.

Sen. Joe Manchin (D-W.Va.) and moderate Republicans Susan Collins and Lisa Murkowski said Monday they would not support Raskin’s nomination, imperiling her chances of confirmation.

Raskin, a former Fed governor and deputy Treasury secretary during the Obama administration, has been confirmed twice by the Senate before with unanimous support from Republicans. But she faced blowback this time from GOP lawmakers and Manchin over her calls for regulators to more closely scrutinize bank lending to oil and gas companies and help mitigate climate-related risks to the financial system.


Fonte: POLITICO

MUNICÍPIO DE SILVES ASSINALA DIA INTERNACIONAL DO TEATRO COM ESPETÁCULOS NO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO

 

Para assinalar o Dia Mundial do Teatro, que se comemora a 27 de março, o Município de Silves, apresenta várias iniciativas de entrada livre, no Teatro Mascarenhas Gregório.

A importância desta arte é reconhecida e destacada pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, que considera que a «cultura é um dos núcleos da política de desenvolvimento do concelho de Silves».

O teatro espera por si!

Conheça a programação que reservamos para si:

 

26 Março 2022

“Sexta – feira 13”

Companhia: Ao Luar Teatro

Local: Teatro Mascarenhas Gregório

Hora: 21h00

Público-alvo: público em geral

Sinopse

Pedro e Cristina convidam um casal amigo para jantar. Mas a mulher chega sozinha, desfeita. Acaba de saber que o avião onde vinha o seu marido se despenhou no mar. Acompanhando as notícias com a potencial viúva para saber se o seu marido faz ou não parte dos sobreviventes, o casal recebe a notícia de que foi o grande e único vencedor do jackpot do Euro milhões de sexta-feira 13. Mas têm de esconder a sua euforia. É de prever um sem número de reviravoltas durante este tão movimentado serão...

Esta comédia de sucesso já foi representada em teatros de todo mundo: Paris, Avignon, Madrid, New-York, Los Angeles, Miami...

 

27 Março 2022

“O Rei e a Sereia”

Companhia: Teatro Análise de Loulé

Local: Teatro Mascarenhas Gregório

Hora: 15h00

Público-alvo: Teatro Infantil

Sinopse

Num Reino muito distante como outros já retratados em muitas peças ao longo dos tempos, vivia um Rei a quem o habituaram a pensar que como homem poderoso que era, tinha ainda a vantagem de ser dono da Terra e dos Mares, coisa que ninguém jamais ouvira falar. O tal Rei que vivia numa tristeza profunda, pois jamais encontrara a companheira ideal para com ele governar tão grande Reino, descobriu uma certa manhã à beira mar, um ser bem estranho, nada mais nada menos do que uma Sereia, por quem se apaixonou de imediato. Na mesma manhã também uma estrela-do-mar foi trazida pela maré até junto do palácio real onde conheceu tão ilustre personagem real tentando ajudar a solucionar tão intrigado problema amoroso. Chamada a Conselheira do Reino e um Adivinho de saberes inconfessáveis, os mesmos tentaram igualmente trazer à luz do dia a solução para a concretização do amor deste Rei por uma Sereia do fundo dos Oceanos. Mas dentro desta história caberá ainda o Pirata da Perna de Pau e um pássaro de asas cortadas que habita há centenas de anos numa gaiola, longe da liberdade com que sempre sonhou.

 

 

27 Março 2022

“Aqueles Tristes Dias”

Companhia: Teatro Análise de Loulé

Local: Teatro Mascarenhas Gregório

Hora: 21h00

Público-alvo: público em geral

Sinopse

Esta peça retrata o nosso Portugal em finais da década de quarenta. Mais precisamente na aldeia do Sol Postinho. Aleixo ainda deambulava pelas feiras declamando aqui e ali as suas quadras que eram sempre muito admiradas por onde quer que passasse. Na aldeia do Sol Postinho residia uma família cujos problemas de vida eram semelhantes a tantos portugueses espalhados do Algarve ao Minho. Assim, Rosa Maria, uma das personagens desta história passada em muitos dias tristes dessa época, pretende obter o diploma da 4ª classe para poder ajudar a sua pobre mãe que nunca deixa de frisar que é analfabeta porque teve de cuidar de três irmãos, em virtude dos pais trabalharem de sol a sol para ganhar uns míseros escudos com que alimentavam a família. Rosa Maria consegue obter o diploma da 4ª classe o que a leva até Lisboa como serviçal de uma família abastada. Mas ali, estava destinada a que os seus dias passassem a ser ainda mais amargos. Durante o desenrolar da história, a prostituição obrigada, a guerra colonial, a prisão do Tarrafal, a censura e um sem número de situações que levaram milhões de portugueses a deixar a sua pátria a troco de sacrifícios inimagináveis, levam a que cada um de nós lhe venha à memória algo escutado muitas vezes a vários familiares que passaram por Aqueles...tristes dias. Mas quem sabe... se à aldeia do Sol Postinho outros poentes e amanheceres não virão a ser de alegria...

MUNICÍPIO DE SILVES DÁ AS BOAS VINDAS À PRIMAVERA COM AULAS DE HIDRO

O Município de Silves vai assinalar o equinócio da primavera com aulas abertas de Hidro.

A iniciativa “Bem-Vinda Primavera” terá lugar nos dias 21,22 e 23 de março, nas modalidades de Hidro Ginástica, Hidro Deep, Hidro Sénior, Hidro Bike e Hidro Terapia, nos seguintes dias/horários:

 

Dia 21 de março

» HidroSénior 09h15

» Hidroginástica 12h15

 

Dia 22 de março

» HidroDeep 12h15

» HidroBike 18h45

 

Dia 23 de março

» Hidroterapia 08h30 e 15h45

» Hidroginástica 12h15 e 19h20

 

Venha celebrar a chegada da primavera connosco e traga um adereço para as aulas!

Para mais informações poderá contatar o sector de desporto através do telefone: 282 440 270 ou via email: desporto@cm-silves.pt

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 18 DE MARÇO NA LOCALIDADE DE VALE FUZEIROS EM SB MESSINES ENTRE AS 09H00 E AS 13H00

A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido na localidade de Vale Fuzeiros, na Freguesia de São Bartolomeu de Messines, no dia 18 de março, entre as 09h00 e as 13h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO NA ESTRADA DE ACESSO ENTRE A EN124 E A PORTELA DA MÓ EM SB MESSINES NOS DIAS 16 E 17 DE MARÇO

O Município de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, a estrada de acesso entre a EN124 e a Portela da Mó, na freguesia de São Bartolomeu de Messines, sofrerá um condicionamento de trânsito, nos dias 16 e 17 de março. O acesso alternativo será efetuado pela Rua da Cumeada.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

México | Inteligencia Artificial ¿Cuál Es Su Importancia En El Sector De Última Milla?

 


por Yesica Flores

A nivel global se ha despertado un gran interés por la implementación de AI en la vida diaria, y es una herramienta que se ha vuelto cada vez más indispensable en la mayoría de las industrias. En algunas áreas como el ecommerce, experimentaron el equivalente a 10 años de crecimiento en menos de un año, y tan solo en México, el 40% de las empresas aceleraron el uso de AI durante el último año, según el reciente índice global de adopción de inteligencia artificial de IBM.

La Inteligencia Artificial juega un rol sumamente importante en los nuevos hábitos de consumo; ya que, además de ofrecer experiencias que reducen la complejidad y hacen de la compra algo sencillo y agradable, también propone nuevas y diferentes propuestas de productos y/o servicios que vayan de acuerdo con los intereses de la persona. 

La consultora Gartner compartió en uno de sus últimos estudios, que en el año 2025 el uso de la IA estará muy extendido y liderará la inversión tecnológica de las empresas. Es por esto la importancia de entender cómo funciona y cómo poder aplicarla correctamente. En muchos casos, la IA ayuda de manera importante a las personas en su trabajo y lo simplifica, inclusive reemplaza por completo la mano de obra humana.

La clave de su implementación es que, a través de esta tecnología se puedan solucionar problemas y tomar decisiones de forma “automática”. 

Específicamente en la industria de logística de última milla, hoy en día es indispensable aplicar la Inteligencia Artificial para aumentar las ventas en línea, y buscar nuevas formas de hacer llegar los productos a los clientes finales el mismo día o al día siguiente; de igual manera, los clientes finales no pueden dejar de lado la experiencia de compra y entrega, en donde la rapidez, la precisión en el seguimiento de su pedido y la calidad del proceso de entrega a tiempo son de extrema importancia para su satisfacción.

Según la AMVO, el 60% de los compradores desean recibir su paquete en su casa en menos de 48 horas, por lo que es clave la aplicación de la AI. La ineficiencia es un reto importante en la entrega de última milla porque la última sección de entrega generalmente involucra diversas paradas de corta distancia; sin embargo, el largo tiempo de espera para que el cliente entregue la mercancía o una asignación incorrecta de recursos y vehículos a las áreas requeridas, también puede ser un problema; Y es la inteligencia artificial la que permite resolver este tipo de situaciones.

Las diversas tecnologías y el software que funcionan según el principio de la IA están demostrando ser sumamente útiles en la entrega de última milla, ya que agilizan la entrega de pedidos a los clientes y ahorran costos al optimizar todo el proceso de entrega, en donde también se incluye la optimización de enrutamiento de vehículos (VRO), que tiene como objetivo calcular la ruta de entrega más óptima y la tecnología de inteligencia artificial, que funciona para interpretar distintos eventos, administrar datos y aplicar inteligencia predictiva.

A través del desarrollo de una combinación óptima de conductores con pedidos, se puede aumentar la eficiencia, lo que les permite obtener más pedidos en menos tiempo, permitiendo que los consumidores finales reciban sus pedidos rápidamente y así, las empresas cuenten con un socio confiable que les permita enfocarse en crecer sus negocios.

Actualmente implementar el uso de la Inteligencia Artificial en diferentes sectores, en especial en el transporte y logística de última milla, es una herramienta indiscutible que funciona para detectar áreas de oportunidad dentro de cada uno de los procesos de las cadenas de suministro y de esta manera se logre determinar qué tipo de vehículo es el más apropiado para llevar los productos a su destino; al igual que contar con sistemas en el que a través de algoritmos puedan mostrarle a las personas las rutas óptimas para poder llegar a su destino lo antes posible, con el objetivo de sobrepasar las expectativas de los tiempos de entrega y los % de efectividad en las entregas. Es por esto que Mensajeros Urbanos, la segunda plataforma tecnológica de mensajería más grande de Latinoamérica que tiene como propósito transformar la logística, hace hincapié en la importancia de la AI para mejorar la logística de última milla.

MUNDO| Sistema alimentar mundial em risco de colapso

 As Nações Unidas alertam para o risco de colapso do sistema alimentar mundia_l_ devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia.



















Os dois países representam mais de metade da produção de óleo de girassol e cerca de 30% do trigo do mundo.

A guerra e as sanções contra Moscovo estão a colocar em risco as culturas alimentando assim a especulação nos mercados.

O preço dos cereais, que já estava elevado devido aos impactos da pandemia da Covid-19, subiu para níveis históricos e isso começa já a sentir-se no bolso dos consumidores e nas doações feitas à Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas.

O secretário-geral da ONU defende que é preciso colocar fim à guerra. António Guterres sublinha que "os preços dos alimentos, combustíveis e fertilizantes estão a subir rapidamente. As cadeias de abastecimento estão a ser perturbadas. E os custos e atrasos no transporte de mercadorias importadas, quando disponíveis, estão a níveis recorde. Tudo isto está a atingir os mais pobres e a plantar as sementes para a instabilidade política e agitação em todo o mundo".

As Nações Unidas calculam que, pelo menos 50 países dependem em 30% ou mais da Rússia ou da Ucrânia para o fornecimento de trigo. A escassez e o elevado preço dos cereais começam já a sentir-se por exemplo no Sudão onde centenas de pessoas protestaram contra a subida de cerca de 40% do preço do pão.

Fonte: euronews

Imagens do Cuidar: Documento histórico homenageia profissionais e doentes do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central no combate contra a covid-19

Mais do que números, são pessoas, são imagens, são fotografias de quem teve de lidar com o desconhecido, de quem viveu a pandemia por dentro. Imagens do Cuidar: O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e a covid-19 homenageia os profissionais de saúde, os doentes e os gestores hospitalares que travaram uma luta inesperada e sem precedentes contra a covid-19. Um documento histórico que reúne testemunhos de quem enfrentou, com risco e coragem, a maior crise sanitária do século, ilustrados pelas mais de 150 fotografias do fotojornalista Rodrigo Cabrita. Imagens do Cuidar: O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e a covid-19 chega à rede livreira nacional no próximo dia 22 de Março, numa edição Guerra e Paz, em parceria com o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e com o Grupo BEL.
A pandemia da covid-19 mudou as nossas vidas de forma repentina e, até hoje, nada voltou a ser o mesmo. Quem viveu a pandemia por dentro, nos corredores ou nas camas dos hospitais, encontrou um cenário de desespero, sofrimento físico e vontade de desistir, tendo de, com resiliência, superar a incerteza, o medo e a ausência que, lá fora, afligiam a maioria da sociedade.

Do dia zero da pandemia em Portugal, após a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de situação de emergência de saúde pública, até ao internamento dos primeiros casos graves passaram apenas 13 dias e ninguém estava preparado para esta nova e colossal ameaça. No Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), viveu-se a angústia de não se saber o que faria falta, o que uma estrutura hospitalar antiga poderia oferecer e como é que se podia dar conforto (físico e psicólogo) aos doentes e aos profissionais.

Dali à sobrelotação foi um passo e só a total entrega dos profissionais de saúde e dos gestores hospitalares minimizou danos e salvou vidas. Agora, a equipa do CHULC é homenageada no livro Imagens do Cuidar: O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e a covid-19, que inclui mais de 150 fotografias do fotojornalista Rodrigo Cabrita, eternizando assim os rostos, os gestos e as emoções daqueles que enfrentaram a maior crise sanitária do século.

Mais do que um álbum, o livro são os seus testemunhos, que sublinham a coragem de quem teve de criar um clima de trabalho agradável e sereno, de interajuda e de partilha de experiências, ao mesmo tempo que teve de manter a sua saúde mental e física e a saúde dos (muitíssimos) doentes que estavam a seu cargo.

Um documento histórico, Imagens do Cuidar: O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e a covid-19 dá-nos a ver a pandemia pelos olhos daqueles que a viveram por dentro. O livro chega à rede livreira nacional no próximo dia 22 de Março, numa edição Guerra e Paz, com o apoio do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e do Grupo BEL, e poderá ainda ser encontrado no site oficial da editora.

Imagens do Cuidar: O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e a covid-19

Fotografias: Rodrigo Cabrita
Textos: Profissionais e doentes do CHULC
Não-Ficção / Álbum
256 páginas · 20x26 · 20€
Nas livrarias a 22 de Março
Guerra e Paz, Editores


 

Évora | Terceira edição de CULTURAS 360º: RAIA representam festival Artes à Rua


A terceira edição do “Culturas 360º - A música está em toda a parte”, acontece em formato online, nos próximos dias 26 e 27 de março, sábado e domingo, com transmissão ao vivo, para todo o mundo, de pequenos concertos de 18 artistas de diversos pontos do globo. Raia, em versão quarteto, assegura a representação portuguesa através do Artes à Rua, festival promovido pelo Município de Évora. Para assistir basta aceder a www.culturas360.com/pt/ 

A participação portuguesa neste evento virtual de música é assegurada pelo Artes à Rua - Um festival, todas as artes e culturas, cuja edição de 2022 está agendada para 29 de julho a 14 de agosto. Raia: Planeta Campaniça é um projeto a solo de António Bexiga [Tó-Zé], conhecido músico eborense que, em 2020, se lançou numa jornada sonora de descoberta, exploração e divulgação da Viola Campaniça. O concerto que agora vai ser transmitido foi gravado na Black Box da Companhia de Dança Contemporânea de Évora, com as colaborações de Filipe Caeiro [Xinês], na bateria e vozes, João Baião, guitarra e vozes e Cristina Viana, na ilustração ao vivo.
Culturas 360º é um projeto colaborativo internacional para mostras artísticas de todo o mundo. “Além de uma celebração virtual da música, o CULTURAS 360° promove uma iniciativa global para alcançar diversos conteúdos artísticos para públicos nos cinco continentes, desenvolver novos públicos para as artes e novas oportunidades para artistas. Um coletivo de curadores e profissionais da cultura de 14 festivais comprometidos com a mudança e a transformação social juntam-se para apresentar esta plataforma independente de festivais de música que alimentam a diversidade cultural e a solidariedade entre os povos”, assinala a organização.

Do Culturas 360.º fazem parte os seguintes festivais:

Sunfest - London, Ontario, Canadá | IndiEarth XChange - Chennai, India | Ollin Kan Festival – Cidade do México, México | MARE – Santiago de Compostela, Espanha | MMM Festival – Maputo, Moçambique | Kriol Jazz Festival – Praia, Cabo Verde | Havana International Jazz Festival – Havana, Cuba | WOMAD – Recoleta, Chile | Artes à Rua Festival de Artes Públicas – Évora, Portugal | Concert Of Colours - Detroit, EUA | Small World - Toronto, Canadá | Womad Roma - Roma, Itália | Voice Of Nomads - Ulan-Ude, República da Buriácia (Rússia) | Musica Mundo - Belo Horizonte, Brasil

CAVALETE DO FÔJO VAI SER REQUALIFICADO. CM de Castelo de Paiva avança com adjudicação da obra

Objectivo é preservar o valor histórico, cultural e paisagístico desta estrutura mineira.
O Cavalete do Fôjo é uma estrutura mineira desactivada em 1968, localizada em Folgoso, na União de Freguesias do Couto Mineiro do Pejão, e foi inaugurado em Outubro de 1952 para dar melhor resposta à actividade da exploração do carvão nesta zona do território municipal. Após um longo percurso burocrático, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva deu, nos últimos dias, um passo significativo para a concretização deste projecto, sendo que foi aprovada, na última reunião do Executivo Municipal liderado por José Rocha, a adjudicação da empreitada da obra de requalificação, que foi entregue à empresa Crastopaiva Ldª, pelo valor de 275.799,07€, com o financiamento assegurado com candidatura aprovada.

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva tem planos para esta zona mineira, anunciando a vontade de recuperar o edificado que sobreviveu ao passar dos anos, mas que se encontra muito destruído devido ao vandalismo e falta de manutenção do edificado, dando-lhe nova vida, numa intervenção que, segundo a autarquia paivense, insere-se numa estratégia de “valorização do legado do Couto Mineiro do Pejão”, que foi encerrado em 1994.
No caso concreto do Cavalete do Fôjo, a Câmara Municipal avançou com uma candidatura a fundos comunitários e, nesse âmbito, foi finalmente, depois de dois concursos públicos desertos, realizada a adjudicação das obras de requalificação pelo Executivo Camarário, tendo em conta o interesse municipal naquele local, sendo que, a ideia passa por recuperar o edificado sem retirar as características daquilo que era a exploração mineira, mas dotar este espaço mineiro de condições de segurança e de salubridade e, a partir daí, desenvolver uma estrutura que terá que envolver a comunidade local, preservar a importância histórica, cultural e paisagística deste local, em conjunto com a União de Freguesia de Raiva, Pedorido e Paraíso, e eventualmente vir a promover a visitação deste antigo equipamento mineiro, em boas condições de segurança, sem retirar, no entanto, o contexto histórico desta estrutura mineira, que tem despertado bastante interesse junto da população e turistas.

O prazo de execução da empreitada é de 365 dias e as obras terão início com a assinatura do auto de consignação.

Carlos Oliveira

Reguengos de Monsaraz tem meta volante na Volta ao Alentejo em bicicleta

A segunda etapa da 39ª edição da Volta ao Alentejo em bicicleta vai passar por Reguengos de Monsaraz no dia 17 de março, pelas 14h30, e terá uma meta volante na cidade. Esta edição vai percorrer as estradas do Alentejo de 16 a 20 de março e os ciclistas vão pedalar 724 quilómetros.
A primeira etapa da “Alentejana” decorre no dia 16 de março e vai ligar Vendas Novas a Sines numa extensão de 176,7 quilómetros. No dia seguinte a etapa parte de Beja, passa por Serpa, Moura, Mourão e entra em Reguengos de Monsaraz até à Rua de Mourão onde está instalada a meta volante.
Os ciclistas passam depois pela Praça da Liberdade, pela Avenida António José de Almeida e saem da cidade pela rotunda do bombeiro em direção à Cumeada e a São Marcos do Campo. Esta segunda etapa tem 187,7 quilómetros de extensão e termina em Portel.
No dia 18 de março os ciclistas vão ligar Elvas a Ponte de Sor num percurso de 179,3 quilómetros e no dia seguinte vão ter um contrarrelógio individual de 8,4 quilómetros em Castelo de Vide. A última etapa, no dia 20 de março, será entre Castelo de Vide e Évora com os ciclistas a pedalarem 171,9 quilómetros.

Carlos Manuel Barão 

Reguengos de Monsaraz realiza concerto solidário “Vozes pela Paz” para apoiar a Ucrânia

Reguengos de Monsaraz vai mostrar a solidariedade e o apoio à Ucrânia com a realização de um concerto que terá a participação de 10 bandas e grupos musicais do concelho. Na sexta-feira, dia 18 de março, pelas 21h30, o Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições da cidade recebe o concerto solidário “Vozes pela Paz”, uma organização do Município de Reguengos de Monsaraz e do Câmara Reguengos Clube.

Neste concerto vão atuar Rafa & Beltran, Al-Canti, Hugo Soft, Dharma, Grupo Instrumental Lírios do Campo, Brisas do Alentejo, Ste e J. Luís, Os En’Canta Modas, Grupo de Sevilhanas de Reguengos Corazon Flamenco e Luís Caeiro, Valdemar Mochila e Isabel Segurado. O custo da entrada no espetáculo é um donativo monetário livre, com o valor a reverter na totalidade para o pagamento das despesas do “Camião da Paz”.
As juntas de freguesia do concelho vão também comparticipar as despesas desta viagem. Este camião vai transportar todos os bens essenciais angariados nas últimas semanas por uma família ucraniana que reside no concelho com a ajuda de muitos voluntários da comunidade, mas também os que forem oferecidos na sexta-feira no posto de recolha que vai estar à entrada do pavilhão multiusos, antes do concerto solidário “Vozes pela Paz”.

Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “o ataque à Ucrânia é um ataque à liberdade e aos valores democráticos que devem pautar o mundo”. A autarca refere ainda que “um estado soberano tem que ser respeitado e esta invasão é condenável sob todos os pontos de vista, desde logo o humanitário, com o êxodo forçado de milhares de ucranianos que de um dia para o outro se viram privados das suas vidas”.

Carlos Manuel Barão