sexta-feira, 24 de maio de 2024

Dirigentes da União Europeia conheceram em Bruxelas os resultados do projeto LIFE Landscape Fire


Último workshop "Igniting Change", na capital belga, encerrou com grande sucesso conjunto de apresentações organizadas pela CIM Viseu Dão Lafões.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões organizou ontem (22 de maio), em Bruxelas, o terceiro e último workshop da série "Igniting Change", em que apresentou os principais resultados do projeto europeu LIFE Landscape Fire. À semelhança dos workshops anteriores, em Mangualde (17 de abril) e Madrid (7 de maio), esta sessão final deu a conhecer as propostas mais significativas para a prevenção dos incêndios rurais.
O projeto LIFE Landscape Fire, liderado pela CIM Viseu Dão Lafões, visa a implementação de técnicas inovadoras de prevenção de incêndios, como o apoio ao pastoreio extensivo e o uso estratégico do fogo controlado. Estas metodologias têm-se mostrado eficazes na redução de riscos e na proteção da biodiversidade.

O workshop de ontem, realizado na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (UE), na capital belga, teve como tema central "Agir Agora". A sessão de abertura contou com intervenções de Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, e Ruben Castro Pereira, Adido para o Ambiente e as Florestas na Representação Permanente (REPER) de Portugal junto da UE.

André Mota, chefe da Unidade de Ambiente e Proteção Civil Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões, apresentou os principais resultados do projeto, a que se seguiu uma mesa-redonda moderada por Teresa Presas, Consultora Sénior na Magellan Circle. O debate contou com a participação de Humberto Delgado Rosa, Diretor para a Biodiversidade na Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, Ana Rocha, Diretora das Políticas Agrícolas e Florestais da UE na Organização Europeia de Proprietários de Terras, e João Silva, Responsável Político na Direção-Geral da Proteção Civil Europeia e das Operações de Ajuda Humanitária.

Ruben Castro Pereira, Adido para o Ambiente e as Florestas na REPER de Portugal junto da UE, deu as boas-vindas e manifestou o agrado em receber naquele local a apresentação de um projeto de referência no domínio do ambiente e da floresta, endereçando os parabéns à CIM Viseu Dão Lafões.

Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, o conjunto dos três workshops mostrou que há alternativas viáveis na prevenção dos fogos rurais. “Com este terceiro evento, desta vez em Bruxelas e na REPER, tivemos, mais uma vez, a oportunidade de demonstrar que a prevenção dos incêndios pode ser bem-sucedida recorrendo a métodos ancestrais, como a pastorícia, bem como o fogo controlado. O workshop de ontem, em especial, juntou altos dirigentes da Comissão Europeia, o que certifica a atenção que a Comissão dedicou a este projeto. Os resultados obtidos pelo LIFE Landscape Fire, que liderámos desde a primeira hora, oferecem uma base sólida para futuras estratégias de prevenção que esperamos aplicar no nosso território, através do envolvimento de todos os parceiros, e envolvendo outras regiões da Europa”, sublinha.

“Aproveito para agradecer o trabalho incansável, realizado desde 2019, pelos nossos parceiros no projeto: o Instituto Politécnico de Viseu, a Universidade da Extremadura, a Junta da Extremadura e a Mancomunidade Integral Sierra de San Pedro. As estratégias de eficiência coletiva, a nível intermunicipal e europeu, são fundamentais para o desenvolvimento de projetos que sejam indutores de boas práticas e de concretização de politicas públicas.”, acrescenta Nuno Martinho.

LIFE Landscape Fire - um projeto liderado pela CIM Viseu Dão Lafões

Aprovado em 2019, o LIFE Landscape Fire teve por objetivo o desenvolvimento de medidas de prevenção de incêndios florestais na paisagem rural, através do uso do fogo controlado, da silvopastorícia e do controlo de espécies invasoras. Desta forma, pretende-se proteger a biodiversidade e os ecossistemas e aumentar a resiliência do território.

Liderado pela CIM Viseu Dão Lafões desde o seu início, foi o único projeto português a ser aprovado pelo Programa Europeu “LIFE”, no aviso de 2018 na Área do Ambiente. Além da CIM, teve como parceiros a o Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal, e a Universidade da Extremadura, a Junta da Extremadura e a Mancomunidade Integral Sierra de San Pedro, em Espanha.

Desde o início do projeto LIFE Landscape Fire, a CIM Viseu Dão Lafões desenvolveu eventos de grande importância, em conjunto com todos os parceiros. Um dos eventos mais marcantes aconteceu em 2023, com a visita do Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginius Sinkevičius, à Aldeia da Coelheira, no município de São Pedro do Sul, onde assistiu a uma ação de fogo controlado. Outro momento relevante foi o 3.º Seminário Internacional LIFE Landscape Fire, que decorreu em Viseu, assim como uma visita de campo de três dias na Região da Extremadura, em que os participantes conheceram locais intervencionados pelo projeto.

Para mais informações sobre o projeto LIFE Landscape Fire, visite life.cimvdl.pt.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

Reguengos de Monsaraz | Sunset Monsaraz Beach Fest abre época balnear na praia fluvial de Monsaraz

 A abertura da época balnear na praia fluvial de Monsaraz vai decorrer no dia 1 de junho com o Monsaraz Beach Fest. O sunset tem início às 19h no areal da praia com a atuação dos DJ’s portugueses Miss Shy, Double Z, Brat e Miko e do espanhol El Negro Valdez.
Os cinco DJ’s vão apresentar os seus sets num veleiro ancorado junto ao areal da praia. O sunset tem entrada livre e haverá música até às 3h da madrugada. A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz disponibiliza transporte gratuito para a praia, com partida às 18h45 do terminal rodoviário da cidade.
A época balnear na praia de Monsaraz vai decorrer de 1 de junho a 22 de setembro com vigilância das 9h às 19h pelos nadadores salvadores. Inaugurada em 2017, a praia mereceu todos os anos a atribuição da Bandeira Azul e em 2019 recebeu o primeiro prémio da Praia + Acessível, no âmbito do programa “Praia Acessível – Praia para Todos”.
Durante esta época balnear, a praia vai ter hasteada a Bandeira Azul, a Bandeira de Praia Acessível, a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2024 atribuída pela Quercus pela qualidade da água balnear e a classificação de Praia Saudável por ter as devidas normas de segurança e de qualidade do ambiente. A praia fluvial de Monsaraz tem 150 metros de extensão, uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico com desfibrilhador automático externo, duches públicos, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 viaturas, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.
Os veraneantes podem ainda usufruir de bares, restaurante, esplanadas, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água. Na praia há também espaços para venda de artigos de praia, bebidas, comida rápida e gelados e os operadores disponibilizam passeios de barco e desportos náuticos.


*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Autarquia também festeja o Dia da Criança. 17ª FEIRA SOCIAL VAI ANIMAR CASTELO DE PAIVA Secretária de Estado da Acção Social e Inclusão presente


A Vila de Castelo de Paiva vai acolher, nos dias 31 de Maio e 1 de Junho, a 17ª edição da Feira Social, festejando também no dia de Sábado, o Dia Mundial da Criança.
Promovida pela edilidade paivense e pelo gabinete local da Rede Social, esta iniciativa, a exemplo de edições anteriores, pretende demonstrar e reconhecer a importância e o trabalho notável do sector social desenvolvido no concelho de Castelo de Paiva.

Nesta edição da Feira Social vai ser inaugurada uma “resposta de proximidade à comunidade à comunidade, com a apresentação da “ Paiva Inclui – Casa de Acolhimento de Emergência “, localizada no lugar de Gaído, em Pedorido, que segundo o presidente da autarquia José Rocha, “pretende ser um espaço de acolhimento transitório em situações de emergência, resultante de um trabalho de parceria e de estratégia de intervenção integrada, constituindo esta resposta mais um recurso efectivo disponível no território “.
O programa arranca na Sexta-Feira, dia 31 de Maio e contempla a partir das 15 horas, a inauguração da “Casa de Acolhimento de Emergência “, em Gaído, com a actuação da Tuna da Universidade Sénior de Castelo de Paiva, e que contará com a presença da Secretária de Estado da Acção Social e Inclusão, Dr.ª Clara Marques Mendes.
No espaço do Largo do Conde, a partir das 17 horas, acontece o habitual périplo pelos espaços das IPSS e entidades presentes, com a realização de rastreios de saúde, seguindo-se uma aula de zumba e animação musical durante a noite com a participação do DJ Bruno Falcão.
Já no Sábado, será festejado o Dia Mundial da Criança, arrancando o programa com Aula de Zumba com a Profª Paula Carvalho, seguindo-se a Caminhada Cataventos com um percurso de 7 km pelas freguesias de Sobrado e Real, voltando a acontecer às 12h30 o Festival das Sopas, com a colaboração das IPSS locais.
Durante a tarde haverá actividades infantis para as crianças com insufláveis, pinturas faciais, barracas de algodão doce e pipocas, e às 14h30 a iniciativa “ IPSS (COM)VIDA com a participação do Rancho Infantil do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, PT Dance Academy, Companhia Girassol e um Workshop em Defesa Pessoal, exibindo-se depois o Grupo de Bombos S. Tiago a Rufar, com a noite a registar um animado bailarico às 22 horas, abrilhantado pelo Agrupamento Musical Sound +.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Centro de Portugal é o Destino Protagonista em evento internacional de turismo ecológico


Oferta de ecoturismo e de turismo de natureza da região Centro vai estar em destaque na NATURCYL 2024, em Espanha.
O Centro de Portugal vai ser o primeiro Destino Internacional Protagonista da NATURCYL, evento de referência na promoção do ecoturismo que se realiza em Espanha, de 20 a 22 de setembro. O anúncio foi feito pela organização, que destaca “as muitas maravilhas que esconde este território”.
A NATURCYL – Feira de Ecoturismo de Castela e Leão é um evento anual que, desde a sua primeira edição, em 2018, se tem afirmado como um fórum essencial para a troca de ideias e oportunidades de negócios entre profissionais e amantes do ecoturismo e do meio rural. Na última edição, a feira atraiu 10.500 visitantes.
A grande novidade deste ano é a eleição de um Destino Internacional Protagonista. A escolha recaiu no Centro de Portugal, que terá assim uma participação e notoriedade especial na feira. A Turismo Centro de Portugal estará presente na Naturcyl com um stand próprio de 27m2 , onde divulgará e promoverá o vastíssimo património natural da região. Além disso, participará nas jornadas de comercialização de Turismo de Natureza (B2B) que ocorrerão em paralelo com a feira.

Um dos motivos que levou a que o Centro de Portugal tenha sido o preferido foi a grande diversidade da oferta de turismo de natureza da região, que inclui os Geoparques da UNESCO Estrela, Naturtejo e Oeste, os Parques Naturais do Tejo Internacional, da Serra da Estrela e do Douro Internacional, bem como as reservas da Malcata e da Faia Brava, entre muitas outras áreas protegidas. Além disso, possui duas Cartas Europeias de Turismo Sustentável: as Montanhas Mágicas e as Terras do Lince.

Outra novidade da feira é a localização. Em 2024, a NATURCYL será realizada pela primeira vez no município de La Granja de San Ildefonso, em Segóvia, depois de seis anos em Ruesga, na província de Palência. A nova localização, às portas do Parque Nacional Sierra de Guadarrama e no coração da Reserva da Biosfera do Real Sítio de San Ildefonso-El Espinar, promete atrair ainda mais público ao evento, uma vez que fica a menos de uma hora da comunidade de Madrid, com os seus 7 milhões de habitantes, e a apenas dez minutos de Segóvia.

Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, destaca a importância da escolha: “Espanha é um mercado estratégico para o Centro de Portugal, pela proximidade – é o principal emissor de turistas para a região – e por receber mais de 80 milhões de turistas por ano. Em Espanha, como no Centro de Portugal, tem havido um grande aumento da procura pelo turismo de natureza e pelo mundo rural, produtos turísticos que estão na génese da NATURCYL. Por isso, foi com grande satisfação que recebemos a informação de que o nosso território será o primeiro Destino Internacional Protagonistada feira. É uma oportunidade de ouro para promovermos a oferta de ecoturismo existente na região e para consolidarmos a nossa identidade territorial enquanto destino de Turismo de Natureza”.

Por parte da NATURCYL, Carlos Sanchez, diretor da feira, salienta que a escolha do Centro de Portugal foi natural: “Estamos encantados por poder anunciar o Centro de Portugal como primeiro Destino Internacional Protagonista da NATURCYL. Foi uma escolha evidente para nós. É uma região próxima e que aposta de forma clara no Turismo de Natureza e na sustentabilidade das experiências turísticas. Além disso, participa nesta feira desde 2021, o que comprova o seu grande compromisso com esta causa. Estou certo de que a próxima edição do evento vai ser um grande sucesso, para nós e para o Centro de Portugal”.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


Marinha Grande | APANHE BOLEIA GRATUITA DA TUMG PARA AS FESTAS DA CIDADE

 As Festas da Cidade, que se realizam de 29 de maio a 2 de junho, na Marinha Grande, vão contar com transporte público especial gratuito da TUMG, entre o Estádio Municipal, o Parque Municipal de Exposições (PME)  e o Parque da Cerca e vice-versa.
O objetivo deste serviço é evitar os congestionamentos de trânsito e dificuldades de estacionamento junto ao recinto das Festas da Cidade. Desse modo, e havendo parqueamento gratuito no Estádio Municipal e no PME, os participantes poderão deixar as viaturas nestas zonas e ser transportados cómoda e gratuitamente até ao Parque da Cerca, regressando aos locais de partida pelo mesmo meio, a cada 30 minutos.

Os horários do transporte para as Festas da Cidade são os seguintes:
Transporte especial de 30 em 30 minutos

Partidas de:
Estádio Municipal e Parque Municipal de Exposições
Destino: Parque da Cerca
Horários:
29 de maio: das 20h00 às 01h00;
30 de maio: das 18h00 às 00h00;
31 de maio: das 20h00 às 01h00;
1 de junho: das 18h00 às 01h00;
2 de junho: das 16h00 às 21h00.

Partidas de:
Parque da Cerca 
Destino: Estádio Municipal e Parque Municipal de Exposições
Horários:
29 de maio: das 20h15 às 00h45;
30 de maio: das 18h15 às 23h45;
31 de maio: das 20h15 às 00h45;
1 de junho: das 18h15 às 00h45;
2 de junho: das 16h15 às 20h45.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Reguengos de Monsaraz | Festa Ibérica da Olaria e do Barro com sete olarias do Centro Oleiro de S. Pedro do Corval


A 28ª edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro está a decorrer desde ontem até ao dia 26 de maio em Salvatierra de los Barros, na Extremadura espanhola, com a participação de sete olarias do Centro Oleiro de S. Pedro do Corval. Este certame organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz, Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros e Junta de Freguesia de Corval une os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica, nomeadamente S. Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e Salvatierra de los Barros.
No evento participam cerca de 50 olarias e ceramistas portugueses e espanhóis. Para além das olarias de S. Pedro do Corval, nesta edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro há mais 10 olarias portuguesas, nomeadamente de Vila Nova de Milfontes, Assafora, Queluz (duas olarias), São Marcos do Campo, Torres Vedras, São Martinho do Bispo, Algueirão, Bajouca e Santa Clara-a-Velha. Este certame transfronteiriço de promoção cultural e turística é organizado em anos alternados em cada município para valorizar a olaria, chamar a atenção para o seu valor artesanal e artístico e apontar estratégias para o seu desenvolvimento económico e profissional.
O programa da 28ª edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro integra hoje demonstrações ao vivo de oleiros e ceramistas, um espetáculo de baile flamenco com Salvador Martínez e um concerto com Sixko Durán. Amanhã, dia 25 de maio, realizam-se as Jornadas Ibéricas de Olaria e Cerâmica, a exibição de arte floral em barro com Antonio Granero, a atuação da Charanga Los Pintores, um concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense, o espetáculo O’Hara de tributo às grandes cantoras espanholas de Pop/Rock e a fechar o Dj Juanma Dávila. 
O programa do último dia da Festa Ibérica da Olaria e do Barro terá a apresentação do livro “Historia de Salvatierra de la Prehistoria a la Edad Media”, de Alfonso Dominguez, e as atuações do grupo de folclore La Jara, do Coro de la Torre de Miguel Sesmero, do grupo Fuente las Amenas e do grupo de covers de Pop/Rock espanhol Aguafiestas.
*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

EXPOSIÇÃO «A ARTE DE NADAR» EM EXIBIÇÃO NO COMPLEXO DAS PISCINAS MUNICIPAIS DE SILVES ATÉ 16 DE JUNHO

  

"A Arte de Nadar" é o mote da mostra, composta por 25 painéis, que estará patente no complexo das Piscinas Municipais de Silves até ao próximo dia 16 de junho como forma de assinalar o 21º aniversário das instalações desportivas.
Dinamizada pelo Município de Silves, a exposição itinerante que integra o projeto "Museu Fora de Portas", promovido pelo Instituto Português do desporto e Juventude (IPDJ) através do Museu Nacional do Desporto (MND), retrata, em traços largos, a evolução das técnicas de nadar desde o século XIX até à atualidade.
Dividida em quatro núcleos distintos, a mostra dá a conhecer a importância e diferentes utilidades da natação ao longo dos tempos, demonstrando que "nadar não é inato nos seres humanos e requer técnica e arte para uma deslocação na água segura, eficiente e veloz". Com passagem por épocas diferentes, pode observar-se o progresso na utilização do ato de nadar que inicialmente, apenas, se debruçava sobre o efeito regenerativo da água, seguindo-se o ensinamento de técnicas de flutuar como forma de garantir a segurança e reduzir o perigo de afogamento e, por fim, no século XIX, a sua aplicação passou a ser recreativa e de competição desportiva.

Com entrada livre, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 7h00 e as 21h00 e sábado entre as 8h00 e as 14h00.

Não perca a oportunidade de conhecer a revolução e evolução das técnicas e práticas da incrível "Arte de Nadar".

Proença-a-Nova | O Azeite: Motor de um Território em Todas as Suas Valências

 

O azeite foi o mote da VI edição do Biodivsummit, uma iniciativa do Município de Proença-a-Nova, em parceira com o Centro Ciência Viva da Floresta que assinala todos os anos o dia internacional da biodiversidade.

O azeite, muitas vezes referido como "ouro líquido", desempenha um papel central em diversos aspetos da vida e economia de muitos territórios, especialmente numa região como a nossa. Desde a sua rica história até à produção moderna, extração, comercialização, e os seus benefícios para o turismo, alimentação e medicina, o azeite é um produto versátil e vital.

No primeiro painel, dedicado à cultura estratégica do olival, onde João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, enfatizou a importância das AIGP’s como “uma estratégia crucial para gerar valor e que tem de ser um desígnio de todos”, em linha com a intervenção de Gonçalo Alves da Gkapital que em parceria com a Pinhal Natural tem levado a cabo esta missão no território. Outro tema abordado neste primeiro painel foi a questão da comercialização do produto. O mercado do azeite é vasto e diversificado, com grandes produtores como Espanha, Itália, Grécia e Portugal dominando a cena global. Estes países não só exportam azeite em grande escala, mas também investem na certificação de qualidade e denominação de origem, garantindo que os consumidores obtenham produtos autênticos e de alta qualidade. João Paulo Catarino, Ex-Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Ordenamento do Território e moderador deste painel, destacou a qualidade do azeite que se produz na região e que “o passo que falta é conseguir colocá-lo no mercado destes pequenos produtores. Somos capazes de produzir um produto de excelência, mas depois não somos capazes de o vender. Mais o que ajudar na produção, é também importante apoiar os produtores a vender”. Um exemplo dado foi o Azeite Egitânea, produzido e comercializado em Idanha-a-Nova.

O azeite na alimentação foi o tema do segundo painel, moderado por Ana Mafalda Reis, ICBAS Universidade do Porto. Na culinária, o azeite é um ingrediente essencial, tal como demonstrou Jorge Pardal, mestre em alimentação, fontes, cultura e sociedade. Rico em ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes, o azeite é um componente fundamental da dieta mediterrânea, que é considerada uma das mais saudáveis do mundo.

O azeite também é reconhecido por seus benefícios para a saúde. Shantal Gonçalves, aluna de medicina do ICBAS – UP, apresentou vários estudos científicos têm demonstrado que o consumo regular de azeite pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares, melhorar a saúde digestiva, e ter efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Além disso, é utilizado em produtos cosméticos e tratamentos terapêuticos, aproveitando suas propriedades hidratantes e curativas.

O azeite também impulsiona o turismo em muitas regiões, com a criação de rotas do azeite, visitas a lagares históricos e degustações guiadas e neste caso Rita Silva, da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, apresentou a Rota do Azeite já implementada. Este tipo de turismo atrai visitantes interessados em conhecer o processo de produção do azeite, apreciar a paisagem dos olivais e degustar produtos regionais, em que os Municípios apostam em festas e eventos culturais que giram em torno do azeite, celebrando a colheita e promovendo a herança cultural associada a este produto.

O azeite é muito mais do que um simples produto agrícola; é um verdadeiro motor de desenvolvimento territorial, cultural e económico. Desde a história antiga até os dias atuais, passando pela produção, comercialização estratégica, turismo envolvente, alimentação saudável e benefícios medicinais, o azeite ocupa um lugar especial em várias esferas de um território. Celebrar o azeite é, portanto, reconhecer a riqueza e diversidade que ele traz para as comunidades, concluiu Francisco Teixeira Pinto Dias, Professor e Investigador na Escola Superior de Turismo e Tecnologia e do Mar. O azeite como produto turístico foi assim o tema do último painel do dia, moderado por Anabela Freitas, Vice-presidente do Turismo do Centro de Portugal.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

MARINHA GRANDE ACOLHE ENCONTRO DE CONSELHOS MUNICIPAIS DA JUVENTUDE

  A Marinha Grande é a cidade anfitriã da realização do III Encontro de Conselhos Municipais da Juventude (CMJ) da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), que vai ter lugar no dia 1 de junho, a partir das 09h30, no Auditório do Edifício da Resinagem.

A iniciativa vai reunir os representantes das respetivas CMJ dos 10 municípios que integram a CIMRL, com o objetivo de debater temas relacionados com a juventude, como o associativismo, programas de ocupação de tempos livres, emprego e formação ou o papel dos Agrupamentos de Escolas no associativismo juvenil.
O III Encontro é organizado pelo Município da Marinha Grande, em parceria com o CMJ local. A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia através do link 

O programa é o seguinte:

III ENCONTRO DE CONSELHOS MUNICIPAIS DA JUVENTUDE DA COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DA REGIÃO DE LEIRIA

MARINHA GRANDE – 1 de junho 2024 - Auditório do Edifício da Resinagem


9h30 – Receção e entrega de documentação

9h50 – Atuação do Grupo de percussão Tocándar
10h00 - Abertura Oficial
·    Intervenção do Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande - Aurélio Ferreira
· Intervenção do 1º Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria - Paulo Santos
· Intervenção da Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Da Cruz Mouro (a confirmar)

10h15 – Associativismo Juvenil: Atreve-te a mudar o mundo!
    Fernando Vieira – Vice-Presidente da FNAJ - Federação Nacional das Associações Juvenis
A Voz aos Jovens: Debate
 
10h45 – Coffee break

11h00 – Programas para a Juventude
Catarina Durão - Coordenadora Regional do IPDJ - Instituto Português da Juventude
A voz aos Jovens: Debate

11h30 - Inside Jovem - My Job
      Cristina Simões - Técnica da Juventude do Município da Marinha Grande
A Voz aos Jovens: Debate

12h00 – O papel dos Agrupamentos de Escolas no Associativismo juvenil
Moderador: Maria João Reis, membro do Conselho Municipal da Juventude da Marinha Grande 
Cesário Silva, Nuno Cruz e Lígia Pedrosa - Diretores dos Agrupamentos de Escolas da Marinha Grande (Poente, Nascente, Vieira de Leiria)
Martim Tojeira, Inês Ferreira, Maria Rodrigues, Daniel Mota – Presidentes das Associações Académicas da Marinha Grande (Escolas Secundárias: Calazans Duarte, Pinhal do Rei, Loureiro Botas; Instituto Superior: ISDOM)
A Voz aos Jovens: Debate

12h30 – Youth Lab - A Voz aos Conselhos Municipais da Juventude
Moderador: Margarida Patrocínio, membro do Conselho Municipal da Juventude da Marinha Grande 
A Experiência dos anteriores Encontros Municipais de Conselhos Municipais da Juventude da CIMRL (Município de Ansião, Município de Castanheira de Pera, Município da Marinha Grande)
A Voz aos Jovens: Debate e conclusões

13h00 – Encerramento - Momento Musical pelo Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente “Os Penetras”


*Gabinete de Comunicação e Imagem