quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Marinha Grande | CAFÉ DA PRAIA VAI SER REMODELADO

 O Município da Marinha Grande vai investir cerca de 290 mil euros na remodelação do Café da Praia, em São Pedro de Moel, para repor as condições funcionais deste conhecido equipamento municipal localizado à beira-mar.
O concurso público para a adjudicação da remodelação do "Café Da Praia”, foi publicado em Diário da República, no passado dia 29 de dezembro de 2023, com o preço base de 291.412,95€.

As principais ações a desenvolver são, resumidamente, a requalificação dos espaços interiores do café e dos sanitários e balneários públicos, incluindo revestimentos de pavimento e paramentos, tetos falsos, incluindo revestimentos e pinturas, equipamento sanitário, iluminação e quadros elétricos e redes de abastecimento de água e residual doméstica.

Está também prevista a criação de um acesso direto por escadaria entre a cobertura e a cota de envolvente do café, requalificando os acessos desde a via pública, tornando toda a área superior em espaço acessível, com reposição de todos os sistemas de impermeabilização, revestimento de piso, mobiliário urbano.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Município pavimentou estradas em diversos pontos do concelho

 
O Município de Proença-a-Nova concluiu em 2023 obras de pavimentação de estradas em diversos pontos do concelho. Para 2024 estão já previstas outros requalificações de Passeios e Calçadas, em diferentes pontos, sendo que algumas delas encontram-se já na primeira fase de execução.
Entre os locais com troços, entretanto, já pavimentados, encontram-se: aldeia de Casanova; aldeia de Padrão; aldeia de Cimadas Cimeiras; aldeia de Vale da Ursa; CM-137 – Peral/IC8; caminho M1335, cruzamento da N241-1 até à aldeia de Vale d’Água e a ligação EN241-1 até ao Parque Empresarial de Proença-a-Nova.
Estão também já em andamento, e serão iniciadas, no decorrer do ano de 2024 outras obras de carácter de requalificação de passeios e calçadas, nos seguintes locais: aldeia de Corgas e Vergão, com consequente levantamento, nivelamento e assentamento de calçada. Serão também requalificados os passeios e calçadas nas ruas do Vale de Frade, Rua Monsenhor António Alves Martins, Rua da Cheira e Travessa da Cheira, Rua Monsenhor Alfredo Dias e a Travessa da Atamolha.
Recentemente foi também concluída a requalificação da Rua de Margarida, uma das principais artérias da vila de Proença-a-Nova, da qual se destaca o aumento da acessibilidade e facilidade de circulação, bem como a criação de uma nova área para a instalação da paragem de autocarro junto à Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, criando condições de segurança com medidas de aliviamento de tráfego e introdução de pavimentos táteis.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática”

 

A conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se no Centro de Congressos do Estoril de 6 a 8 de maio de 2024. A Rede Nacional PAC, coordenada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

A iniciativa celebra e apresenta as realizações dos mais de 3400 projetos dos Grupos Operacionais (GO) da PEI-AGRI (Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade e a Sustentabilidade Agrícolas) que têm contribuído para aumentar a produtividade e sustentabilidade da agricultura e da floresta na União Europeia. A iniciativa servirá também de suporte à preparação e execução da futura geração de grupos operacionais.
Os principais públicos-alvo do evento são:
  • Parceiros em Grupos Operacionais (em curso e concluídos);
  • Organizações de agricultores, investigadores, consultores, prestadores de serviços de apoio à inovação, redes temáticas e de aconselhamento do programa Horizonte, Pontos de Contacto Nacionais do programa Horizonte e organizações que possam apoiar a utilização futura dos resultados dos GO;
  • Autoridades de gestão, redes rurais nacionais, organismos de coordenação do Sistema de Inovação e Conhecimento para a Agricultura (AKIS), agências de pagamento.
O programa provisório da conferência pode ser consultado neste link.
O evento inclui ainda, a 7 de maio, a entrega dos Prémios de Inovação da PEI-AGRI, que têm por objetivo reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores. Há seis categorias de prémios:
Gestão sustentável dos recursos naturais nas práticas agrícolas
Modelos de negócio nas cadeias de abastecimento alimentar
Bem-estar e criação de animais
Atenuação e adaptação às alterações climáticas
  • Gestão sustentável das florestas
  • Digitalização
  • Para além do vencedor por categoria, o público poderá votar no seu GO preferido entre os 30 nomeados.
  • Gestão sustentável dos recursos naturais nas práticas agrícolas
O que é a PEI-AGRI?
A Parceria Europeia de Inovação 'Produtividade e Sustentabilidade Agrícola' (PEI-AGRI) foi lançada em 2014, pela Comissão Europeia, e os Estados-Membros têm investido na inovação na agricultura e nas áreas rurais através de projetos do Grupo Operacional PEI-AGRI (GO) com o apoio de Programas de Desenvolvimento Rural. Ao encerrar o período de programação 2014-2020, mais de 3000 GO foram financiados.
Com a nova PAC, os GO continuarão a ser uma ferramenta fundamental para a inovação e troca de conhecimento. Os futuros projetos de GO, no âmbito dos Planos Estratégicos da PAC (PEPAC), vão relacionar-se com todos os 9 objetivos específicos da PAC e servir de suporte ao objetivo transversal da modernização do setor através da promoção e da partilha de conhecimentos, da inovação e da digitalização da agricultura e das zonas rurais.


*Célia Oliveira
DSTAR / Divisão da Diversificação da Atividade Agrícola, Formação e Associativismo

Cantanhede | Participantes nas “Tardes Comunitárias” cantaram as janeiras ao executivo camarário de Cantanhede

 
Cerca de 60 de participantes do programa de animação social Tardes Comunitárias e do Coro da Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede, estiveram nos Paços do Concelho de Cantanhede a cantar as janeiras para o executivo camarário e os trabalhadores dos serviços camarários. A iniciativa partiu dos intervenientes no projeto que a Câmara Municipal tem vindo a promover para motivar a população sénior a desenvolver a sua interação psicossocial em atividades socioculturais, lúdicas e recreativas.
Foi ontem, 3 de janeiro, que cerca de 60 pessoas interpretaram quadras ao ritmo de canções ensaiadas por monitores, no âmbito de uma visita de cortesia que teve como anfitriã a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, acompanhada pelo vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, e pelos vereadores Adérito Machado e Célia Simões, além de funcionários que estiveram aos claustros a assistir à atuação.
O acontecimento teve honras de transmissão televisiva em direto no âmbito do programa Praça da Alegria, da RTP1, com três apontamentos conduzidos pelo apresentador José Manuel Monteiro, num dos quais Helena Teodósio sublinhou “a importância das Tardes Comunitárias e da sua dinâmica em benefício da população sénior. Trata-se de um projeto que já dura há 10 anos, mobilizando pessoas com mais de 55 anos, pessoas perfeitamente autónomas, que são desafiadas a fazer atividades nas áreas que mais gostam”.
Segundo a autarca, “os serviços municipais dão o devido enquadramento às ações, desde a cultura ao turismo, da ação social à saúde, do desporto à agricultura, entre outras áreas, através de atividades, conferências com escritores, artistas e especialistas e também com visitas de descoberta do património e outros recursos, não só no concelho de Cantanhede, mas também fora dele. É de facto uma iniciativa de intervenção sociocomunitária com assinaláveis mais valias, a par com a Universidade dos Tempos Livres que a Câmara Municipal tem a funcionar também desde há vários anos”.
Os benefícios do projeto foram de resto assinalados nas quadras cantadas pelo grupo, duas das quais referiam: As Tardes Comunitárias / Ao Município devemos / Para dar mais vida aos anos / Tal como todos queremos; Saber e conhecimento / É o que estamos a adquirir / Para sermos mais ativos / Com a vida a descobrir.
A atuação do grupo terminou à volta da mesa numa amena confraternização com o executivo camarário.
O programa Tardes Comunitárias comporta valências didáticas e formativa destinadas a estimular o interesse do público-alvo pela aquisição de conhecimentos em diferentes domínios. Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos”, proporcionando atividades de valorização e realização pessoal a um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.
As ações decorrem todas as quartas-feiras, e os interessados podem efetuar a sua inscrição na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do telef. 231 410 123 ou do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


Engenho do Linho de Alpendorada acolhe exposição “Pedra a Pedra”


O Engenho do Linho, em Alpendorada, Marco de Canaveses, acolhe a exposição de fotografia “Pedra a Pedra”, de Egídio Santos, entre os dias 6 de janeiro e 4 de fevereiro.

A sessão de inauguração está agendada para o próximo sábado, 6, às 15h30, e incluirá a apresentação do livro homónimo, editado pela Rota do Românico, com 190 fotos, do mesmo autor.

A exposição reúne 30 imagens do património cultural, móvel e imóvel, dos 12 concelhos dos vales do Sousa, do Douro e do Tâmega abrangidos pela Rota do Românico.
Esta exposição itinerante esteve já patente no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, no Museu Municipal de Penafiel, no Centro de Interpretação da Cultura Local, em Castelo de Paiva, na Casa da Cultura da Lixa, na Biblioteca Municipal de Felgueiras e na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, em Amarante.
No espaço museológico do Engenho do Linho, dinamizado pelo grupo Guardiões do Castro de Arados, a exposição “Pedra a Pedra” poderá ser visitada, gratuitamente, de segunda a sexta (20h-22h), e ao sábado e domingo (9h-12h; 14h30-18h).
A imagem da pastora que conduz o rebanho sob a proteção divina da Capela da Senhora da Livração de Fandinhães (em Paços de Gaiolo, Marco de Canaveses) foi já distinguida com uma menção honrosa na categoria Fotografia sobre Património, nos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).
Nascido no Porto, em 1970, com o curso de Fotografia da Escola Superior Artística do Porto, Egídio Santos tem uma carreira de mais de três décadas, repartida entre o fotojornalismo e a fotografia de autor. Fotografou para dezenas de livros, participou em mais de 40 exposições individuais e coletivas, e está representado nas coleções do Centro Português de Fotografia, do Museu do Douro, do Museu do Côa, entre outras.
A exposição e o livro “Pedra a Pedra” enquadram-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região: Ação 3 — Rota do Românico, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação

Marinha Grande | WORKSHOP SOBRE PROTOCOLO ASSOCIATIVO

 O Município da Marinha Grande realiza o workshop “O Protocolo Associativo”, no dia 8 de janeiro de 2024, pelas 18h00, no Auditório do Edifício da Resinagem, cuja participação é gratuita.
A ação de janeiro de 2024, designada de “O protocolo Associativo”, pretende auxiliar as associações e os dirigentes associativos, na organização de eventos, iniciativas e protocolo, através da partilha de um conjunto de procedimentos e de formalismos a ter em conta nos atos solenes e cerimónias oficiais.

A iniciativa terá componentes teórica e prática e vem na sequência das ações de capacitação do tecido associativo, que procuram potenciar as associações no trabalham que desenvolvem no território em prol das dinâmicas culturais, recreativas, desportivas e sociais.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Investigação da UC mostra que a ausência de humanos provoca alterações no comportamento dos tubarões

 
Um estudo realizado por André S. Afonso, investigador do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), durante o confinamento provocado pela pandemia de covid-19, concluiu que a espécie tubarão-limão mudou o seu comportamento devido à exclusão da componente humana. Os pormenores da investigação estão publicados na revista científica Ocean & Coastal Management.
Como principais predadores, muitos tubarões desempenham um papel crucial no equilíbrio dos ecossistemas marinhos. No entanto, estes animais têm experienciado graves declínios populacionais. A sobrepesca é, indiscutivelmente, a principal ameaça às populações de tubarões, mas pouco se sabe sobre o impacto da pressão humana não extrativa.
Assim, o artigo científico “Humans influence shark behavior: Evidence from the COVID-19 lockdown” mostra o efeito da presença humana variada no comportamento dos tubarões numa reserva marinha insular.
«Em 2020, os humanos estiveram praticamente ausentes de Fernando de Noronha (FEN), no Brasil, durante um período de confinamento de 211 dias provocado pela pandemia. Um programa local de rastreamento de tubarões produziu quase 280 mil deteções acústicas em águas costeiras de 2016 a 2021 e foi possível verificar que o tubarão-limão, um nativo da zona em análise, mostrou uma resposta clara à ausência dos humanos», revela André Afonso, autor do estudo.

«Estes animais realmente começaram a utilizar as áreas costeiras com mais frequência e a adotar regimes coincidentes com os regimes humanos com mais frequência, durante o confinamento», descreve o biólogo, acrescentando que, após este período, a espécie recuperou os padrões anteriores devido ao regresso das pessoas.

De acordo com o investigador da FCTUC, esta espécie tem, naturalmente, comportamentos mais noturnos. Porém, com o confinamento e a não presença humana diurna, os tubarões-limão começaram a circular nos espaços mais utilizados pelas pessoas durante o dia. «O que observámos com esta tendência é que talvez o período diurno também seja importante para estes animais, mas provavelmente sentem-se mais inibidos pela presença humana», acredita.

O investigador do DCV considera ainda que este «estudo demonstra que a perturbação humana não extrativa pode induzir a mudanças significativas na forma como os predadores marinhos exploram habitats cruciais para realizar funções tróficas, reprodutivas e ontogenéticas. A determinação dos impactos ecológicos do desenvolvimento humano sobre o meio marinho deve, portanto, considerar as respostas latentes da megafauna à paisagem antropogénica produzida por uma população costeira sempre crescente».

«A designação de áreas marinhas de exclusão humana poderá revelar-se como a única solução para dotar as populações de tubarões de habitats adequados para otimizar a sua resiliência à pressão humana», conclui.

O artigo científico está disponível para consulta aqui: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0964569123004908.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia