domingo, 8 de maio de 2022

Da Virgem Puríssima nasceu Jesus

 

Para este mês, período mariano por excelência, seguem algumas frases para refletirmos como devemos crescer em nossa devoção à Santíssima Virgem, a Mediadora de Todas as Graças.

“Pela união de sofrimentos e vontades entre Maria e Cristo, Ela mereceu com muita dignidade tornar-se a reparadora do mundo perdido, e, pelo mesmo motivo, tornou-se também a dispensadora de todos os dons que Jesus nos adquiriu por sua morte e seu sangue.”

(São Pio X)

*

“Todos aqueles que se empenham em divulgar as glórias da Virgem Santíssima, têm o Céu assegurado.”

(São Boaventura)

*

“Ninguém se maravilhe se os santos evangelistas foram tão parcos em descrever as prerrogativas de Maria. Eles se contentaram em dizer que ‘dela nasceu Jesus’. Baste-nos isso. Com tais palavras dizem tudo, resumem-lhe todas as excelências.”

(São Tomás de Vilanova)

*

“Não tenhas receio de amar demais a Santíssima Virgem Maria, pois jamais conseguirás amá-la o suficiente e Jesus ficará muito feliz, porque a Virgem Santíssima é sua Mãe.”

(Santa Teresinha)

*

“Maria é tão bonita, que todos os que A veem gostariam de morrer para revê-la”. (Santa Bernadette)

ABIM 

Câmara e Bombeiros Voluntários de Cantanhede avançam com mais uma Equipa de Intervenção Permanente. Protocolo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil


A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou os termos do protocolo a celebrar com a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede com vista à contratação e funcionamento de mais uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) no concelho, reforçando-se, deste modo, a “prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens”.

Nos termos do protocolo, a EIP do Município de Cantanhede será constituída por cinco bombeiros em regime de permanência e exerce a sua missão de forma permanente, todos os dias úteis, por um período de 40 horas semanais, de acordo com um plano de horário elaborado pelo presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, sob proposta do comandante do Corpo de Bombeiros, cabendo ao comandante operacional distrital homologar o plano de horário.

De acordo com o documento, aprovado na reunião do executivo municipal desta quarta-feira, 20 de abril, com a constituição da EIP “prevê-se a melhoria e eficiência da proteção civil e das condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes, designadamente mediante a valorização das associações e dos corpos de bombeiros voluntários, enquanto verdadeiros pilares do sistema de proteção e socorro”.
Compete à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede celebrar os contratos individuais de trabalho dos elementos da equipa e os respetivos contratos de seguro de acidentes de trabalho, bem como proceder ao processamento e pagamento dos vencimentos e das contribuições definidas por lei, sendo sua obrigação garantir a disponibilidade de um piquete para assegurar as missões de socorro previstas.

Por seu lado, o Município de Cantanhede e a Autoridade Nacional de Proteção Civil asseguram o pagamento, em partes iguais, dos custos decorrentes da remuneração dos elementos da EIP, atribuindo aos Bombeiros Voluntários, “mensalmente e a título de subsídio, por cada elemento contratado, o respetivo valor e demais encargos relativos ao regime de segurança social e seguros de acidentes de trabalho”.

Esta Equipa de Intervenção Permanente é a segunda a ser criada no concelho de Cantanhede e irá desenvolver a sua atividade de proteção e socorro na Secção dos Bombeiros Voluntários da Tocha. Desta forma, o concelho passa a ter uma maior prontidão no socorro e uma resposta mais eficaz em todo o território municipal.

Recorde-se que a 1 de junho de 2021 foi instalado na sede da Proteção Civil de Cantanhede o Sistema Integrado de Videovigilância para a prevenção de incêndios florestais, que visa aumentar a eficácia na deteção e prevenção, reforçar a vigilância em áreas identificadas como zonas sombra, gerir de forma equilibrada as ocorrências e otimizar a gestão de incêndios florestais.

Costa diz que é preciso “grande investimento” na saúde mental e apoio nas escolas

O chefe do Governo considera urgente “fazer mudanças nesse sentido”.
O primeiro-ministro, António Costa, assumiu este sábado ser preciso fazer um “grande investimento” nos estabelecimentos de saúde para o foco da saúde mental e assume que o programa de integração de psicólogos nas escolas está a ser “lento”.
É um grande investimento que tem de ser feito e a capacitação dos diferentes estabelecimentos de saúde para poderem responder a essas necessidades. É também um programa que está a ser desenvolvido, com muita lentidão neste caso, que tem a ver com a introdução de psicólogos na escola de forma a poder haver um melhor acompanhamento, uma melhor proteção e melhor resposta aos problemas de saúde mental entre os jovens”, disse António Costa na conferência sobre o “Futuro da Europa”, que decorreu esta tarde em Serralves, no Porto.
António Costa falava no seguimento de uma questão de Guilherme Almeida, estudante do 11.º de Economia na Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, no Porto, que alertou este sábado o primeiro-ministro para a necessidade de apoiar os jovens a prevenir a doença mental.
É que urgentemente precisamos de fazer mudanças neste sentido. A pandemia da covid-19 só veio aumentar os casos de saúde mental e a realidade é que recentemente passei por uma situação muito complicada. Vi um jovem à minha frente a ter uma crise de ansiedade e não sabia como reagir. Saí da escola com uma certeza, que tinha de fazer algo para mudar isto. Existem muito poucos projetos ligados ao ensino para combater isto, para ensinar os jovens a saber como reagir. Isto é preciso, senhor primeiro-ministro”, apelou Guilherme Almeida.
António Costa destacou um dado importante na sociedade portuguesa por se ter começado a falar de “saúde mental”.
Até há pouco tempo, as pessoas não assumiam quando havia problemas de saúde mental como sendo um problema de saúde. Era um tabu. Era algo que envergonhava. A primeira barreira está vencida”, defendeu o primeiro-ministro.
Costa recordou que há uma estratégia nacional para a saúde mental, que foi aprovada há mais de um ano, e que as verbas do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), entre a dimensão das vulnerabilidades, vão preencher fundamentalmente em duas dimensões.
Cuidados Continuados Integrados, para responder à população idosa, e a execução da estratégia de saúde mental”, enumerou.
Energias renováveis, energia nuclear, reformas na educação, ensino em Portugal com autonomia e flexibilização curricular, programas para a internacionalização da cultura e dos artistas em Portugal, entre outros, foram alguns dos temas abordados na conversa de António Costa com vários estudantes na conferência sobre o “Futuro da Europa”.

SIC Notícias

GNR detém dois homens e apreende mais de 800 doses de heroína em Odemira

Detidos foram constituídos arguidos e presentes a tribunal, tendo sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

A GNR anunciou que deteve dois homens, de 26 e 27 anos, por suspeita de tráfico de droga e apreendeu 805 doses de heroína e seis de cocaína, em São Teotónio, no concelho de Odemira (Beja).
O Comando Territorial de Beja da GNR explica, em comunicado, que as detenções ocorreram na quinta-feira, na sequência de uma investigação por tráfico de droga, que decorria desde o início deste ano.
De acordo com o documento, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram identificar e localizar os suspeitos, tendo esta ação culminado com o cumprimento de um mandado de busca domiciliária que permitiu deter em flagrante os dois homens.
Além da droga, os militares da Guarda apreenderam ainda 890 euros em numerário, três telemóveis, uma balança de precisão e diversos artigos de acondicionamento e embalamento de produto estupefacientes.
Os detidos foram constituídos arguidos e presentes a tribunal, tendo sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

SIC Notícias/Lusa

Desacatos nas Festas de Samora Correia causam três feridos

Os feridos foram transportados para o hospital de Vila Franca de Xira. Dois deles estão em estado grave.
Três pessoas ficaram feridas, duas delas com gravidade, na sequência de agressões com armas de fogo e armas brancas, na madrugada deste sábado, nas festas de Samora Correia, concelho de Benavente.
De acordo com fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR), os três homens envolveram-se em agressões, desconhecendo-se para já os motivos. Os feridos graves têm 37 e 58 anos e foram agredidos com arma branca, enquanto o ferido ligeiro é um homem de 27 anos, que ficou com ferimentos de arma de fogo.
Os três foram encaminhados para o Hospital de Vila Franca de Xira e o caso foi encaminhado para a Polícia Judiciária por envolver armas de fogo, explicou a mesma fonte da GNR, que não soube precisar se as três pessoas serão ou não detidas posteriormente.

SIC Notícias/Lusa

Comunicado do “Movimento de Cidadania Democrática”

 "Como já é do conhecimento público, existe um movimento alargado de cidadãos, designado por MCD - Movimento Cidadania Democrática, que se vêm opondo às politicas e práticas de gestão seguidas pelos autarcas que não defendem a remunicipalização gestão do APA e SB, favorecendo e promovendo empresas intermunicipais, municipais e outras que lucram com a delegação de gestão a longo prazo deste bem público. Tal e qual como acontece com a ABMG, que agrega os municipíos de Mira, Montemor-o-Velho e Soure no que concerne à gestão do abastecimento publico de águas e saneamento.
A existência deste Movimento tem sido ferozmente combatido pelos autarcas e seus apaniguados, sabe-se lá porquê! O propósito da oposição às politicas seguidas quanto à gestão da água e saneamento, tem sido o de fiscalização das práticas seguidas, bem como das decisões que vem sendo deliberadas, ou que no superior interesse das populações. Também se têm movido e pugnado pela defesa na esfera pública dos indicados serviços APA e SB, o que parece não ser do agrado dos aludidos autarcas.
Estes, em perfeito manifesto e desrespeito pelos principios democráticos que deveriam seguir, têm movido forte perseguição aos elementos do movimento, o que de todo em todo é incompreensível! Tal prática parece manifestar medo de eventuais denúncias de práticas que se possam configurar menos corretas e punidas pela lei criminal, como já o são!
Na sequência desses tão lamentáveis precedimentos, apresentaram mais uma participação criminal contra alguns elementos do movimento. Esta apresentada pela actual vereadora da câmara municipal de Soure, Teresa Pedrosa, que à data da participação era chefe de gabinete do presidente da câmara municipal de Soure e o mesmo era também o presidente do CA da ABMG, é o resultado deste grupo alargado de cidadãos ter vindo a denunciar práticas inqualificáveis numa qualquer democracia, de governantes, autarcas e seus apaniguados, quer nos municípios que representam, quer em empresas intermunicipais, nomeadamente na gestão financeira, até fazendo fé no último relatório de contas 2021 de uma das intermunicipais denunciadas, a “ABMG”, em que esta apresenta um prejuízo de cerca de meio milhão de euros e sem qualquer resultado prático na melhoria dos serviços que devia prestar condignamente, acrescentadando a obrigatoriedade dos cidadãos pagarem finaceiramente essas más decisões e gestão. As reclamações têm sido muitas, e não param de crescer!
Mas, mesmo assim não têm o menor pudor em enviar apressadamente avisos de corte aos cidadãos, com consumos e valores a pagar anormais face aos meses anteriores, que os mesmos não têm qualquer recurso financeiro para cumprir tal pagamento!
Esta participação foi baseada em documentos sem qualquer validade, sendo os mesmos de fácil manipulação e alteração, razão pela qual não têm qualquer valor jurídico, sendo por nós inaceitáveis, pois à falta de provas válidas e argumentos sérios, numa atitude de mero ilusionismo, não hesitam em recorrer à mordaça criminal com o exclusivo intuito de cobrar dividendos políticos para os próprios e seus “amigos”, porém, teimam a não se reduzir à sua real dimensão e em continuar a prejudicar com o seu malévolo comportamento político lesando claramente as autarquias que representam e por conseguinte obrigarem os cidadãos a pagar a colossal fatura, das suas práticas.
Também se fundamenta em testemunhas que mais não são que mero joguetes ao serviço de quem fez a participação, o mesmo é dizer, não tendo qualquer credibilidade para a sustentar.
Na verdade as testemunhas apresentadas é o motorista do presidente da câmara municipal de Soure, Gildo Costa, bem como o seu chefe de gabinete arq. Rui Fernandes.
A seu tempo, porque a denúncia se nos afigura claramente caluniosa, não deixaremos de agir criminalmente, contra a denunciante e testemunhas apresentadas, pois nos consideramos coagidos, ofendidos na honra e consideração que é devida!
O MCD solidariza-se com a defesa dos direitos dos cidadãos"

Atividade semanal da GNR

  • Entre os dias 26 de abril a 5 de maio
  • Detenções416 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 119 por condução sem habilitação legal;
  • 149 por condução sob o efeito do álcool;
  • 26 por furto e roubo;
  • 39 por tráfico de estupefacientes;
  • 17 por posse ilegal de armas e arma proibida;
  • Dez por violência doméstica;
  • Um por incêndio florestal.
  • Apreensões:
  • 24 armas de fogo;
  • 19 armas brancas ou proibidas;
  • 504 munições;
  • Nove veículos.
  • Trânsito:
  • Fiscalização7 325 infrações detetadas, destacando-se:
  • 2 252 excessos de velocidade;
  • 576  por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 434 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 318 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 268 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 259 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 248 por falta de seguro de responsabilidade civil;
  • 150 relacionadas com tacógrafos.

Apreendidos 474 quilos de pescada subdimensionada em Porto de Mós

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, no dia 4 de maio, apreendeu 474 quilos de pescada subdimensionada, no concelho de Porto de Mós.
Através de uma ação de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque, transporte e comercialização de pescado fresco, os militares da Guarda fiscalizaram um veículo, tendo constatado que o indivíduo transportava a pescada sem que esta tivesse a medida mínima estipulada por lei para ser comercializada, resultando na sua apreensão.
No decorrer da ação foi identificado um homem de 34 anos e elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode atingir um valor máximo de 37 500 euros.
A pescada apreendida, depois de submetida a verificação higiossanitária, foi entregue a várias instituições de solidariedade social.
A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é assegurar a maturação sexual dessa espécie, assim como, gerir a atividade piscatória sobre a mesma, garantido a sua correta preservação e conservação.