sábado, 1 de junho de 2019

Coimbra | Projeto que pretende aumentar o desempenho na administração dos aeroportos distinguido no Portugal Air Summit 2019



Um sistema tecnológico para aplicação em pavimentos de aeroportos e aeródromos, que está a ser desenvolvido por uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), conquistou o 2º lugar no concurso Portugal Air Summit 2019, que termina amanhã, 2 de junho, em Ponte de Sor.

O Prémio “Portugal Air Summit 2019”, patrocinado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pretende reconhecer projetos que se destaquem por uma intervenção particularmente relevante e inovadora na área da ciência e/ou cultura aeroespacial.

Designado “WattAirWay”, que resulta das palavras Watt (unidade de potência elétrica – J/s), Airport, Taxiway e Runway, o projeto centra-se em dois grandes objetivos: a geração de informação útil para a administração aeroportuária e a geração de energia elétrica.


Tem como investigador principal Diogo Correia, aluno do Programa Doutoral em Sistemas de Transportes no Departamento de Engenharia Civil da FCTUC, no âmbito do Programa MIT-Portugal, sendo orientado pelo professor Adelino Ferreira, do Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA).

A informação que o WattAirWay gera corresponde à medição de vários parâmetros, nomeadamente o número de aeronaves que passam pelo caminho de circulação; carga total por aeronave, assim como a carga por roda resultando numa aferição da distribuição da carga no interior da aeronave; temperatura a várias profundidades no interior do pavimento do caminho de circulação a cada intervalo de tempo que for especificado; temperatura do ar à superfície do pavimento; humidade do solo de fundação do pavimento.

Esta informação «é fundamental para a avaliação da qualidade dos pavimentos do aeroporto, assim como para o desenvolvimento de modelos de comportamento dos pavimentos que permitem otimizar as intervenções de manutenção e reabilitação, reduzindo os custos para a administração aeroportuária. O sistema ainda permite a produção de energia elétrica pela passagem das aeronaves», explicitam Adelino Ferreira e Diogo Correia.

O sistema é inserido no pavimento dos caminhos de circulação do aeroporto ou aeródromo, locais onde as aeronaves circulam a baixa velocidade. Existem outras possíveis zonas de inserção do sistema, mas têm de ser suportadas por estudos rigorosos de modo a evitar qualquer risco de segurança.

O protótipo que está a ser desenvolvido, adiantam os investigadores, terá «uma cobertura em borracha reciclada de pneus usados e incluirá também componentes resultantes de reciclagem de plástico usado. Estas duas caraterísticas contribuem para a sustentabilidade ambiental do projeto. A utilização da borracha reciclada na cobertura do protótipo oferece um atrito superior ao pavimento normal, garantindo, deste modo, que a segurança na movimentação das aeronaves não é afetada».

Um dos pontos fortes do projeto é contribuir para um melhor desempenho da administração aeroportuária (recolha de dados para a tomada de decisão e geração de energia elétrica). Além disso, é amigo do ambiente, enquadrando-se no novo conceito da economia circular, promovendo a redução da pegada ecológica (utilização de borracha reciclada de pneus usados na cobertura do sistema e utilização de plástico reciclado em alguns dos seus componentes).

O sistema está a ser desenvolvido no âmbito do projeto PAVENERGY – Pavement Energy Harvesting Solutions (https://pavenergy.dec.uc.pt), cofinanciado pelo FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e por fundos nacionais através da FCT.

Cristina Pinto


Morreu o físico português Gaspar Barreira

O físico português Gaspar Barreira morreu na última noite, aos 79 anos, revelou hoje o presidente do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), Mário Pimenta.
Morreu o físico português Gaspar Barreira
Numa comunicação, Mário Pimenta salientou que Gaspar Barreira deixou "um imenso legado de visão, resistência e resiliência".


A morte do físico português foi também anunciada na página na Internet da instituição, que Gaspar Barreiras ajudou a fundar.

"Trabalhou como poucos na construção de um Portugal onde Conhecimento, Liberdade e Racionalidade foram decisivos, antes e depois da Revolução de 25 de abril de 1974", evidenciou.

Gaspar Barreira foi um dos fundadores do LIP e, ao longo dos últimos 30 anos, "dedicou-lhe grande parte de sua imensa energia", acrescentou.

"O seu último grande projeto e entusiasmo, a instalação em Portugal de um centro de tratamento e pesquisa para terapia do cancro com 'prótons', ainda não foi realizado. Por isso, vamos nos esforçar", acrescentou.

Gaspar Barreira nasceu em Braga a 4 de maio de 1940 e estudou Física e Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Na sequência da entrada de Portugal para o CERN como membro de pleno direito, criou em 1986, juntamente com Mariano Gago, o LIP, uma associação científica com delegações em Lisboa e Coimbra, que realiza investigação no campo da física experimental de altas energias e da instrumentação associada, colaborando com diversas entidades internacionais.

Gaspar Barreira foi representante oficial de Portugal em diversas organizações científicas internacionais, tendo coordenado diferentes programas de cooperação científica e tecnológica internacional.

Em 2006 recebeu a Ordem do Infante D. Henriques pelo seu contributo para a internacionalização da Investigação Científica Portuguesa.

Numa mensagem, a diretora geral do CERN, Fabiola Gianotti, diz-se "profundamente chocada".

"Estou muito triste. Perdemos um grande amigo do CERN e da física de partículas, um cientista excelente e uma pessoa verdadeiramente única", acrescentou.

Noticias ao Minuto

Morreu o antigo jogador do Benfica José Antonio Reyes

O futebolista espanhol, que passou por Sevilla, Arsenal, Real Madrid e Atlético Madrid antes de jogar no clube da Luz, morreu este sábado num acidente de viação. Tinha 35 anos.
Morreu este sábado o futebolista espanhol José Antonio Reyes. O antigo jogador de Sevilla, Arsenal, Real Madrid e Atlético Madrid, entre outros clubes espanhóis e um clube chinês (Xinjiang Tianshan Leopard), jogou uma temporada ao serviço do Benfica, a de 2008-2009, quando a equipa de futebol do clube era orientada pelo treinador Quique Flores. Morreu este sábado com 35 anos, num acidente de viação, noticia a Marca.
O antigo extremo espanhol jogava atualmente no Extremadura, que compete na II Liga espanhola. Na sua conta oficial no Twitter, o jornal espanhol Marca escreveu: “A notícia que nunca quisemos dar: morreu o futebolista José Antonio Reyes, ex-jogador do Real Madrid, do Atlético, do Sevilla… esta temporada chegou ao Extremadura para voltar a sentir-se jogador e hoje deixa-nos com 35 anos ao sofrer um acidente de viação. Que descanse em paz”
O Sevilla, clube em que Jose Antonio Reyes foi formado e em que despertou para o futebol profissional, já publicou uma mensagem nas redes sociais, lamentando a morte. Também a Liga espanhola lamentou a morte de um dos seus atletas, igualmente nas redes sociais. Na internet, são já muitas as mensagens e fotografias que recordam o percurso do jogador.
Fontes: Observador, A Marca e Agências

GNR desenvolve “Operação Campo Seguro – Fase I”

Resultado de imagem para GNR desenvolve “Operação Campo Seguro – Fase I”
A partir de hoje e até ao dia 31 de Julho, a Guarda Nacional Republicana (GNR), vai intensificar o patrulhamento nas explorações agrícolas, em todo o território nacional, com o objetivo de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, dando ainda especial atenção aos acidentes com veículos agrícolas (tratores) e possíveis situações de tráfico de seres humanos.
Durante a operação, a GNR vai promover ações de informação e sensibilização junto das comunidades rurais, muito especialmente dos agricultores, sobre medidas de prevenção e proteção contra furtos, em particular contra o furto de cortiça, ou outros produtos agrícolas, cobre e outros metais não preciosos.
Os militares, atendendo ao número de acidentes mortais que envolvem veículos agrícolas, irão sensibilizar os utilizadores de tratores e máquinas agrícolas, para as regras de segurança inerentes à condução e utilização de tais veículos, dando primazia ao contacto pessoal.
No intuito de garantir que as diversas campanhas agrícolas decorram num clima de segurança, a GNR vai desenvolver ações de policiamento de proximidade e de fiscalização, empenhando militares de diferentes valências, nomeadamente, dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, da Investigação Criminal e da Unidade de Ação Fiscal, existindo ainda um reforço do patrulhamento a cavalo.
Para fazer face à criminalidade transfronteiriça serão efetuadas ações de fiscalização em coordenação com a Guardia Civil.

Castelo de Leiria fecha para obras de 3,8 milhões mas continua a ter visitas

Resultado de imagem para Castelo de Leiria fecha para obras de 3,8 milhões mas continua a ter visitas

O Castelo de Leiria vai estar fechado ao público a partir do próximo dia 03 de junho para a realização de obras de requalificação do espaço, tendo o Município de Leiria apresentado esta sexta-feira um conjunto de iniciativas com o objetivo de manter a ligação da comunidade ao mais emblemáticos monumento do concelho durante o período de intervenção, estimado em cerca de dois anos. 

Um programa de visitas guiadas, uma exposição e a possibilidade de efetuar uma visita 3D ao Castelo foram algumas das iniciativas anunciadas pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, que apresentou, em conferência de imprensa, os principais pontos da intervenção no monumento.

“O Castelo é uma pérola da estratégia de reabilitação urbana que estamos a fazer em Leiria”, disse Gonçalo Lopes, destacando a importância desta intervenção por dar “confiança a quem quer investir em Leiria”.

Com este conjunto de obras, orçadas em 3,8 milhões de euros, pretende-se tornar o Castelo mais acessível e inclusivo, preservar e criar novas funcionalidades no espaço, sem beliscar a sua vertente patrimonial e histórica.

“Esta é uma obra decisiva para o nosso futuro”, realçou o responsável pela área da Cultura no Município de Leiria, destacando o “papel fundamental” que o Castelo ocupa na estratégia de desenvolvimento do concelho, seja do ponto de vista cultural mas também económico, nomeadamente pela atração de turistas.

“O Castelo tem de ser um palco de cultura aberto à população de Leiria e a quem nos vista”, destacou, referindo que estão previstos trabalhos no núcleo amuralhado, construção de acessos mecânicos e Igreja de S. Pedro (já em curso), prevendo-se que no Verão de 2021 o monumento possa estar de novo aberto.

No Núcleo Amuralhado, Castelo e Envolvente – Edifício e Espaço Público a empreitada tem um custo de 1.929.301,65 euros + IVA (prazo de 600), a construção dos acessos mecânicos custará 1.691.999,76 + IVA (prazo de 270 dias) e a intervenção na Igreja de S. Pedro 190.790,54 + IVA euros (270 dias).

No que diz respeito ao núcleo amuralhado, destacam-se as intervenções na Casa do Guarda, terreiro e Celeiros Medievais, acessos curto e longo, e Igreja da Pena, que será coberta, de modo a protegê-la dos efeitos das intempéries.

Portugal tem este ano 375 praias com “qualidade de ouro”

Resultado de imagem para Portugal tem este ano 375 praias com “qualidade de ouro”
A associação ambientalista Quercus atribuiu para a época balnear deste ano a classificação "qualidade de ouro" a 375 praias portuguesas, menos 15 do que em 2018, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a Quercus refere que a região Tejo e Oeste é a que reúne mais atribuições (90), seguida do Algarve (87) e da região Norte (74), sendo que os concelhos com maior número de praias distinguidas são Albufeira e Vila Nova de Gaia (18), seguidos de Almada e Vila do Bispo (13) e Torres Vedras (12).
A associação adianta que, das praias galardoadas, 326 são costeiras, 40 são interiores e nove são de transição, esclarecendo que a totalidade dos galardões retirados face a 2018 se referem a praias costeiras.
Segundo a Quercus, o galardão, criado há dez anos, passou, este ano, a considerar também episódios de interdição de praia ocorridos no ano anterior, uma vez que estes eventos demonstram “circunstâncias de qualidade de água balnear descontínua”.
A associação nota que “foi com muita preocupação” que em 2018 constatou “um elevado número” de ocorrências ou avisos de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear ou interdição temporária.
A Quercus acrescenta que, a partir deste ano, vai “aumentar o rigor de atribuição do galardão”, além do novo critério agora introduzido relativo às interdições.
Assim, a partir de 2019, para receber a classificação, a água balnear da praia em análise tem de ter sido excelente nas últimas quatro épocas balneares de 2014 a 2017.
Paralelamente, na última época balnear (2018), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear ou interdição temporária da praia.
Esta avaliação da Quercus não envolve qualquer processo de candidatura, baseando-se apenas na qualidade da água das praias.
A informação utilizada é a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.
Fonte/Foto: Lusa

Porto: Serralves em Festa começa hoje com centenas de atividades gratuitas até domingo

Resultado de imagem para Porto: Serralves em Festa começa hoje com centenas de atividades gratuitas até domingo
O Serralves em Festa volta hoje ao Porto para a 16.ª edição, até domingo, com centenas de iniciativas como concertos, espetáculos de dança e exposições.
A programação inclui nomes como a portuguesa Nídia, os noruegueses Elephant9, o projeto norte-americano Christeene Vale, entre outros artistas da área musical como Ex-Easter Island Head, Seijiro Murayama e Cristián Alvear, para além da somali Dur Dur Band e dos também portugueses Black Bombaim e HHY & The Macumbas.
Nas artes performativas, surge o nome de Joan Jonas entre os destaques, com “Mirror Piece II”, peça interpretada pela primeira vez em 1970, nunca gravada em vídeo, e que estabeleceu Jonas como “uma figura pioneira na performance”, como escreveu a Tate acerca desta mesma reconstrução, que passou por Londres em março de 2018.
Adicionalmente, o Serralves em Festa vai ainda contar com o artista brasileiro Gustavo Ciríaco, que vai apresentar “Cortado por todos os lados, aberto por todos os cantos”, com a trapezista francesa Chloé Moglia e com o bailarino e coreógrafo Volmir Cordeiro, entre outros.
O Serralves em Festa tem previsto também uma série de oficinas e visitas organizadas pelo serviço educativo da fundação.
“O Serralves em Festa propõe celebrar Serralves como um espaço inclusivo da arte contemporânea e da cultura, incorporando ainda o pensamento e práticas ligadas à reflexão sobre o meio ambiente e a paisagem”, pode ler-se na descrição do evento, que diz propor “a programação de projetos performativos apresentados em espaços não convencionais ou em diálogo com determinados locais da Fundação de Serralves, nomeadamente o Foyers do Museu e do Auditório, a Casa e o Parque de Serralves”.

Fonte/Foto: MadreMedia/Lusa