sábado, 22 de julho de 2023

XX Congresso ADHP ruma a Aveiro em 2024


O XX Congresso ADHP já tem data e local definido. O encontro anual dos diretores de hotel, promovido pela ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, decorrerá nos dias 21 e 22 de março de 2024 no Centro de Congressos de Aveiro.

À semelhança da edição anterior, o Congresso acolherá o Encontro Internacional de Diretores de Hotéis, com a presença das associações congéneres como é o caso da Associação Espanhola e da Alemã.

No evento terá também lugar a cerimónia de entrega dos Xénios, prémios que reconhecem e premeiam a excelência na hotelaria, na noite de 21 de março.

A data e o local foram avançados num encontro que contou com a presença do presidente da ADHP, Fernando Garrido, do presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, e do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.

O presidente da ADHP classificou o Centro como “uma escolha óbvia”, recordando que a região acolheu recentemente dois Congressos ADHP, em Viseu (2019) e em Fátima (2021). Fernando Garrido destacou também o facto de que, em 2024, Aveiro será a primeira Capital Portuguesa da Cultura, considerando que a cidade “tem uma forte componente turística e excelentes condições para acolher um congresso desta dimensão”.

“Continuará a ser um Congresso eminentemente técnico. Na prática, queremos dar inputs importantes não só ao mercado, mas aos nossos associados. Abordaremos temas que estarão na atualidade”, explicou o presidente da ADHP.

Sobre as temáticas que estarão em discussão no XX Congresso ADHP, Fernando Garrido explicou que será feita uma análise mais perto do encontro no sentido de aferir as necessidades do mercado e assegurar a atualidade dos assuntos abordados. Ainda assim, o presidente da ADHP avançou com dois assuntos que estarão em destaque no encontro. Os recursos humanos, com ênfase na revisão das categorias profissionais, tema abordado pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, no último Congresso da ADHP e no âmbito do qual a Associação espera ver reconhecidos os profissionais do setor, “não só pela sua experiência, mas mais que tudo pela sua formação profissional”. Os dados analíticos serão outro dos temas em foco, com a apresentação de um estudo da empresa Clever Hospitality Analytics, parceira da associação, que procurará fazer uma antevisão do verão de 2024 com base na análise de dados.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro destacou a importância, para a região, de “captar um congresso deste ADN”, com elevado valor “formativo” e considerou que o evento permitirá fazer um balanço económico do ano turístico de 2023 em relação aos anos de 2022 e 2019. Pedro Machado sublinhou a “singularidade e as diversidades” da hospitalidade do Centro do país, que tem em Aveiro uma “porta de entrada que oferece o que a região tem de melhor, mas complementa o que tem à sua volta”: “elementos representativos da região” que não se esgotam na cidade e podem trazer aos congressistas uma visão mais ampla do Centro de Portugal.

Também presente no anúncio, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro refletiu sobre o percurso que a cidade tem feito para valorizar os seus ativos turísticos sob uma lógica de semear para mais tarde colher. José Ribau Esteves vê também no Congresso da ADHP uma “oportunidade muito importante” de semear no universo de congressistas e recordou a importância do turismo para a valorização das cidades, numa altura em que Aveiro se prepara para ser Capital Portuguesa da Cultura de 2024. “O turismo tem o duplo efeito de puxar pela autoestima das comunidades e de ter efeitos económicos diretos e indiretos”, recordou o autarca.
----------------------

Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Para mais informações:
Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal