quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Vida na Terra começou há mais tempo do que se pensava

Resultado de imagem para Vida na Terra começou há mais tempo do que se pensava
Investigadores australianos encontraram fósseis na Groenlândia com pelo menos 3,7 mil milhões de anos, 220 milhões de anos mais velhos que os mais antigos vestígios de vida na Terra conhecidos até agora.

"Esta descoberta constitui uma nova referência" na investigação dos primeiros vestígios de vida na Terra, declarou, em comunicado, Martin Julian Van Kranendonk, especialista em geologia da universidade de Nova-Gales do Sul (Austrália) e coautor de um estudo publicado na revista britânica Nature.

Estas estruturas fossilizadas - chamados estromatólitos - provam que a vida já tinha aparecido cerca de 800 milhões de anos depois da formação da Terra, que tem a idade estimada em 4,5 mil milhões de anos, de acordo com Allen Nutman da universidade de Wollongong (Austrália) e principal autor do estudo.

Estas formações geológicas emergiram à superfície após o degelo de uma placa no maciço de Isua, no sudoeste da Gronelândia.

As estruturas e a química destes fósseis deixam pensar numa atividade microbiana e, portanto, "numa origem biológica", sinal "de uma emergência rápida da vida na Terra", indicou Allen Nutman.

Os estromatólitos, com um a quatro centímetros de altura, vêm corroborar outras provas genéticas que colocam a origem da vida neste período.

O estudo refere que esta descoberta pode ajudar também a investigação sobre a vida em Marte, considerado o planeta do sistema solar mais propício à existência de formas de vida por ter uma atmosfera com água, sob a forma de vapor e gelo.

"Há 3.700 milhões de anos, Marte era ainda provavelmente húmido, com oceanos", explicou à agência France Presse (AFP) Allen Nutman.

"Se a vida se desenvolveu rapidamente na Terra, permitindo a formação de coisas como estes estromatólitos, poderá ser mais fácil detetar sinais de vida em Marte", acrescentou.

Nutman adiantou que "em vez de limitar o estudo à assinatura química do planeta, é possível ver nas imagens de Marte coisas como estromatólitos".

Até hoje, a prova mais antiga de vida na Terra foi encontrada, por investigadores australianos e canadianos, em rochas de Strelley Pool Chert, na região de Pilbara, na Austrália. Tinha cerca de 3,5 mil milhões de anos.

JN


Foto: Australian National University

Columbófila de Cantanhede completou 66 anos

24 – 8 -1950 / 24- 8 – 2016
Embora sem continuar a festejar a data da sua fundação a Direção Geral da Associação Social de Solidariedade Sociedade Columbófila Cantanhedense dá um enorme significado à mesma, aproveitando a efeméride para, internamente, proceder a reflexões mais aprofundadas, mas também para aflorar recordações e sobretudo vivências, que todos os que tiveram a felicidade e o privilégio de integrar a família columbófila têm vivido e partilhado ao longo destes 66 anos de atividade ininterrupta.
Data também, para recordar aquele “punhado” de cantanhedenses que em 24 de Agosto de 1950, meteram as “mãos” na massa e “construíram” a  Associação, estando certamente longe de poder pensar que o seu trabalho seria continuado e que a referida Colectividade viesse e granjear a simpatia e o respeito de tantas entidades e pessoas.
Data igualmente para recordar todos aqueles, que por força do “destino” já não se encontram entre “nós” e que com o seu trabalho, esforço e dedicação, muito contribuíram para o rico historial desta importante Associação.
Num ano difícil que continua marcado pela perca de enormes valores humanos, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, fruto da dedicação dos seus atletas, do trabalho dos seus técnicos, dos seccionistas mas sobretudo do apoio dos seus familiares e dos seus patrocinadores e entidades apoiantes, conquistou alguns títulos nacionais, nesta época desportiva que há pouco findou, conhecendo o seu expoente máximo com a conquista, pela primeira vez, do Campeonato Distrital de Basquetebol, Sub – 19 feminino e com a participação dos seus  nadadores no Meeting Internacional de Lisboa, nos Multinations Youth Meet 2016, que se realizou no Chipre, na Taça Latina que decorreu na cidade de Santiago de Cali na Colômbia, no XIX Open de Espanha de Águas Abertas, prova realizada no lago de Banyoles em Barcelona, no Campeonato Mundial de Juniores de águas abertas, que se realizou na cidade de Hoor na Holanda, na X edição dos Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, que se realizou em Cabo Verde e a integração nas seleções distritais e nacionais das modalidades de Natação e Basquetebol que muito enriquecem o historial de tão honrada Associação.
Mira Online | Setembro 1, 2016 às 5:49 pm

Hora de Fecho: António Domingues é o homem certo na hora certa?


Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Discreto, pouco expansivo mas muito capaz. E com um "perfil à prova de bala" em termos de influências externas - sobretudo políticas. Conheça o homem que agora manda no banco do Estado.
Um foguetão não tripulado da SpaceX explodiu durante o lançamento, no Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, a plataforma da NASA para lançamento dos veículos espaciais.
Depois do impeachment, o recurso. A defesa de Dilma Rousseff apresentou um recurso ao Supremo Tribunal Federal na manhã de quinta-feira. Não há prazo para aquele órgão dar resposta ao pedido.
Na estreia na abertura solene do ano judicial, o Presidente voltou à velha e batida fórmula, exigindo um pacto na Justiça. Mas desta vez o "entendam-se" é dirigido aos operadores e não aos partidos.
No discurso de abertura do ano judicial, a PGR Joana Marques Vidal diz que a "escassez de magistrados prejudicou o combate à criminalidade "económico-financeira e à corrupção”.
O cardeal patriarca de Lisboa defendeu a necessidade de o Estado português cumprir os acordos feitos com a Igreja e disse que a questão da isenção do IMI se resolverá "com boa vontade".
Klopp dispensa Markovic e o sérvio de 22 anos regressa a Lisboa, depois de ter ganho tudo a nível nacional com Jesus em 2014. Boly no Dragão, Rafa na Luz, Adrien em Alvalade e Slimani em Leicester.
"Corre, Rafa, corre". Bruno de Carvalho como um trabalhador da Bolsa e Jesus vira Moisés. Veja aqui alguns dos memes e vídeos mais divertidos do último dia do mercado de transferências.
O jogador do Sporting acabou por não ir para o Leicester, embora tenha afirmado que era esse o seu desejo. Adrien diz que está pronto para conquistar os desafios que se avizinham.
O piloto brasileiro de Fórmula 1 Felipe Massa (Williams) anunciou que abandonará a competição no final da temporada, ao fim de 14 épocas.
Dados do Banco de Portugal mostram ainda que o Estado gastou mais 1,5 mil milhões de euros que tinha em depósitos, para além dos cerca de 800 milhões de euros que acrescentam à divida via emissões. 
Opinião

Helena Garrido

A economia portuguesa está de novo a afundar. A evolução do investimento tem de ser a maior preocupação. Um problema que o investimento público não resolve.


Maria João Marques

Não, os europeus não têm qualquer obrigação de aceitar hábitos de culturas terceiras que são contrários aos seus valores mais basilares – e eu achava ingenuamente que a igualdade era um desses pilares


Rita Coelho do Vale

Temos que deixar de ter surpresas à la PT ou à la CGD. E para que estas surpresas acabem, temos que começar a penalizar todos aqueles gestores que tomam as más decisões.


Paulo Tunhas

Olha!, o décimo segundo mais influente do País é, segundo a TVI, António Vitorino. Nunca tinha pensado nisso. A palavra “brilhante” é usada várias vezes e há referências discretas à sua fortuna.


Luís Aguiar-Conraria

Se nem nos anos mais duros da troika foi necessário cortar parcialmente a isenção de IUC para pessoas com deficiência acima dos 60%, é agora que é mesmo necessário? 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa



O Gesto Orelhudo sobre rodas, agora em setembro!

http://www.dorfeu.pt/ogestoorelhudo21 a 25 setembro 2016Espaço d’Orfeu, ÁGUEDA
À 15ª edição, o Festival “O Gesto Orelhudo” reinstala-se no Espaço d’Orfeu e aproveita as saudades frescas do verão para apresentar novidades. O programa, que inicia na noite de 21 de setembro (quarta-feira) numa grande tenda, estende-se desta vez até domingo à tarde, incluindo um programa de fim-de-semana na baixa da cidade, em parceria com o evento Águeda +B. Ao todo, são 14 espetáculos no cartaz deste ano, trazendo a Águeda companhias e artistas de Portugal, Espanha, Reino Unido, Austrália.
A noite de abertura acolhe “Pozzo – O Porco que Dança”, recente coprodução entre d’Orfeu AC e a jovem companhia Cão à Chuva, coletivo que já espantou Águeda com a irreverência e talento de “Lullaby”. Na quinta-feira, 22, é a vez de Samuel Úria subir ao palco com o seu novo trabalho “Carga de Ombro”. Do Reino Unido, em estreia absoluta em Portugal, chegam os “Bowjangles”, hilariante quarteto de cordas vai deixar o público de queixo caído na noite de sexta-feira 23. No sábado, 24, comemora-se um Arraial que vai encher o palco de forma completamente orelhuda, com os Retimbrar. De quarta a sábado, no encerramento de cada noite, haverá também, no encerramento de cada noite, Omiri, o baile eletrónico do multi-instrumentista Vasco Ribeiro Casais (21 setembro); a festa multicultural de Claiana (22 setembro); o espetáculo 100% improvisado, e portanto irrepetível, Improfado, pel’Os Improváveis (23 setembro); e, a bicicleta-bateria Puncture Kit, que nos chega da Austrália (24 setembro). 

Durante as tardes de sábado e domingo, o festival associa-se ao evento Águeda +B, projeto que quer afirmar Águeda como capital da bicicleta. Assim, em parceria com O Gesto Orelhudo serão apresentados espetáculos sob o mote das duas rodas. A companhia Guixot de 8, de Barcelona, instala o seu “Garabato de Bicicleta” na baixa (sáb/dom), o Museu do Brincar traz-nos Kamishibai (sáb/dom), Triciclo Vivo apresentam-se com um Bike Sound System (sáb); Puncture Kit, da Austrália, vem com a sua bicicleta-bateria (sáb/dom). No domingo, Retimbrar & opÁ! fazem uma arruada de percussão até à Venda Nova onde, pelas 18h30, na grande tenda do Espaço d’Orfeu terá lugar o encerramento de ambos os eventos, com o espetáculo “Mobil”, pela companhia espanhola de circo-teatro La Güasa.
O Gesto Orelhudo cumpre quinze edições de orelhas no ar, fundindo música, teatro e humor, num festival único no país. Ano após ano, somam-se as grandes noites e as soberbas memórias, nunca se sabendo quando estamos perante um novo momento de viragem para tão orelhuda ideia de festival. Numa edição em que se assinalam dez anos consecutivos desde que o festival se tornou uma iniciativa conjunta da d’Orfeu AC e do Município de Águeda, surge a parceria com o evento Águeda +B, estimulando algumas das propostas do festival e o próprio modelo da programação. Esta 15ª edição do Festival “O Gesto Orelhudo” é para ser vivida em roda livre!
O Passe Orelhudo, válido para todo o festival, estará antecipadamente à venda, no Espaço d’Orfeu. Toda a informação sobre programa e bilhetes está já disponível em www.dorfeu.pt/ogestoorelhudo/.
d’Orfeu Associação Cultural
Instituição Cultural de Utilidade Pública  |  Estatuto de Interesse Cultural  | Medalha de Mérito Cultural


Litoral Centro – Comunicação e Imagem
Faça a sua subscrição gratuita
 _________________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Treinos nos Centros de Marcha e Corrida de Albergaria-a-Velha e Branca arrancam amanhã

Depois da pausa de verão, o Centro Municipal de Marcha e Corrida (CMMC) arranca amanhã, 2 de setembro, com 12 treinos semanais em Albergaria-a-Velha e Branca. A participação é gratuita e não é necessário inscrição, bastando aparecer na hora e local definidos.

Os treinos regulares decorrem todas as segundas, quartas e sextas, às 18h30 e às 20h00, sendo o ponto de encontro as piscinas municipais das duas freguesias. Não existe limite máximo ou mínimo de participantes para a realização do treino.

O CMMC é um serviço de promoção da atividade física, em que os munícipes podem realizar um treino acompanhado por um técnico especializado, que indicará os melhores exercícios para os objetivos pretendidos. Na época passada, foram realizados 496 treinos, de setembro a junho, totalizando 12 341 presenças. Em Albergaria-a-Velha houve uma média de 21 participantes por treino e, na Branca, 28, havendo uma maior afluência no horário das 18h30. Os meses mais concorridos foram outubro e novembro.

Os vários serviços disponibilizados gratuitamente pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida incluem a avaliação da composição corporal e da condição física, a prescrição de exercício físico adaptado a cada indivíduo, caminhadas temáticas e atividades de grupo.

_____________




Nova época da Escola Municipal de Natação de Albergaria-a-Velha começa com 86 turmas

Arranca hoje mais uma época desportiva na Escola Municipal de Natação. Nas Piscinas Municipais de Albergaria-a-Velha, Branca e São João de Loure são disponibilizadas várias modalidades para todas as faixas etárias, num total de 86 turmas. Ainda há vagas em horários específicos, pelo que os interessados podem fazer a inscrição nos serviços administrativos das piscinas municipais.

Na época passada, as piscinas registaram uma ocupação média de 69 por cento, uma subida de seis pontos em relação a 2014/2015. Ao longo do ano registou-se uma média mensal de 3127 utilizadores, mais 120 do que na época anterior. Não obstante a maioria corresponder a utentes em regime livre, houve uma subida de nove por cento no número de alunos a frequentar as aulas da Escola Municipal de Natação.

Em relação à avaliação geral do serviço prestado pelas piscinas, os 434 utentes inquiridos atribuíram a classificação média de cinco, numa escala de um (mau) a seis (excelente). Em relação à época passada, registou-se um aumento de uma décima, sendo as áreas com os melhores resultados a Administrativa e de Docência, ambas com 5,3, e a área de Higiene e Limpeza, 5,1. Todas as áreas mantiveram ou aumentaram a sua nota em relação à época 2014/2015, tendo a Docência registado a maior subida, de 5,0 para 5,3.


Na época desportiva que agora começa, as três piscinas municipais têm abertas, no seu conjunto, 86 turmas nas seguintes modalidades: Adaptação ao Meio Aquático – Bebés; Adaptação ao Meio Aquático − dos quatro aos 17 anos; Aprendizagem/Aperfeiçoamento − dos quatro aos 17 anos; Adaptação, Aprendizagem e Aperfeiçoamento/Manutenção – maiores de 17 anos; Atividade Física Sénior – Hidroginástica; Hidroginástica − maiores de 17 anos; e Hidroterapia. A Escola Municipal de Natação disponibiliza igualmente aulas específicas para jardins de infância e IPPS.


Faça a sua subscrição gratuita
 _________________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Cem crianças recebem a Primeira Comunhão sob as ameaças islâmicas




Luis Dufaur (*)
 
 

Primeira Comunhão de cem crianças em Alqosh, Iraque.

As massacres, depredações, profanações de igrejas, mosteiros e locais sagrados feitas pelos membros do Estado Islâmico adeptos religiosamente estritos do Corão não conseguiram tudo o que se tinham proposto.

Exemplo característico aconteceu em Alqosh, aldeia permanentemente ameaçada pelos sequazes do Estado Islâmico. Na igreja paroquial, por volta de cem crianças fizeram a primeira comunhão, numa missa celebrada por Mons. Basil Yaldo, bispo auxiliar muito próximo ao Patriarca Católico de Babilônia dos Caldeus D. Luis Rafael Sako.
Assistiram à missa do bispo, todos os sacerdotes e religiosos da cidade e mais de setecentos católicos. A cidadinha de Alqosh, no Curdistão iraquiano, recebeu centenas de perseguidos vítimas dos islamitas
O vigário de Bagdá comemorou a melhoria na frente militar, onde tropas nacionais e milícias locais assistidas por instrutores e tropas de elite ocidentais  estão recuperando o terreno aos jihadistas. Esses fogem cada vez mais e a planície de Nínive está cada vez mais segura enquanto as tropas iraquianas estão fechando o cerco em torno de Mosul, cidade transformada em capital temporária do Estado Islâmico.

Alqosh no Iraque permanece católica malgrado os ataques do Estado Islâmico

O Patriarca Sako pediu às crianças não abandonarem sua terra e ficar para reconstruí-la em torno de sua herança católica. E um dos meninos lhe respondeu: “quando eu seja grande, eu vou ser padre para servir melhor”. O Patriarca não pôde esconder sua emoção.
Em qual igreja de Ocidente, do Brasil, deu-se um fato mais bonito nestes dias que correm?

          ( * ) Luis Dufaur é escritor, jornalista, conferencista de política internacional e colaborador da ABIM


Litoral Centro – Comunicação e Imagem
Faça a sua subscrição gratuita
 _________________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!
 

LIVRO "ARTIGOS DO JOÃO PARA O SEU DIA-A-DIA"

Situação crítica e aposta infeliz - Jornal O Guaíra
Quero comunicar que meu livro estará disponível ao público a partir do dia 14 de setembro vindouro.
Este livro é um coletânea de meus artigos publicados em diversos jornais do Brasil e do Exterior, e contém 85 artigos recentes.
O livro tem aproximadamente 225 páginas e custará R$35,00 (trinta e cinco reais), e se você tem interesse em recebe-lo, por favor me informe via email.

 joaoantoniopagliosa@gmail.com

Agradeço a sua atenção

Militar da GNR encontrado morto no posto do Fundão

Resultado de imagem para Militar da GNR encontrado morto no posto do Fundão
De acordo com fonte do Comando Territorial de Castelo Branco da GNR, o militar foi encontrado morto no interior do Posto da GNR do Fundão, cerca das 23:50, quando foi acionado o alerta para o 112.

O militar foi transportado para o Hospital da Covilhã, onde foi confirmado o óbito à 1.26 horas.

Para já, a GNR vai abrir uma investigação interna para esclarecer a ocorrência, sendo que a hipótese de suicídio não está colocada de parte, uma vez que está envolvida uma arma de fogo na morte do militar.

"Vai haver uma investigação por parte da GNR. Nestes casos há sempre. Trata-se de um processo interno que fica dependente dos resultados da autópsia. Nos casos de dúvida até pode atuar a Polícia Judiciária Militar", explicou a fonte.


JN

Farmacêutica de Coimbra vai produzir medicamentos para o cancro para o Brasil

O grupo farmacêutico completou 15 anos de atividade em fevereiro
 Resultado de imagem para Farmacêutica de Coimbra vai produzir medicamentos para o cancro para o Brasil
O grupo farmacêutico Bluepharma, sediado em Coimbra, vai produzir medicamentos de combate ao cancro para o mercado brasileiro, o que deverá acontecer dentro de dois anos, disse à agência Lusa o presidente da empresa, Paulo Barradas Rebelo.

"Acompanhamos o mercado brasileiro há uns anos e no ano passado criámos a Bluepharma Brasil, que foi auditada com sucesso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), permitindo a comercialização de medicamentos", referiu à agência Lusa o responsável do grupo.

Segundo Paulo Barradas Rebelo, a Bluepharma está neste momento a trabalhar no portefólio de medicamentos e no seu registo, que demora "entre um a dois anos, no limite".

O grupo farmacêutico assinou este mês, em Coimbra, uma parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná, Brasil, que visa ajudar a melhorar o acesso a medicamentos de alta potência e o atendimento na saúde pública.

O acordo, explicou, tem a ver com o portefólio de medicamentos a produzir, que vão representar "uma poupança significativa da sociedade brasileira e mais acessibilidade para os doentes, que recuperam a esperança" no tratamento.

A Bluepharma vai passar a ser uma das poucas farmacêuticas da Europa a fornecer medicamentos para o mercado brasileiro, que Paulo Barradas Rebelo rotula "de muito interessante, com uma classe média muito mais forte do que há 10 anos".

O grupo farmacêutico, que completou 15 anos de atividade em fevereiro, tem um laboratório próprio de investigação e desenvolvimento, com uma centena de investigadores, e é a primeira empresa do setor da indústria farmacêutica em Portugal com certificação integrada.

Além de se dedicar à investigação, desenvolvimento e registo de medicamentos, o grupo farmacêutico produz medicamentos próprios e para terceiros e comercializa fármacos genéricos.

A Bluepharma produz medicamentos para mais de 100 marcas e investiu nos últimos três anos mais de 15 milhões de euros em investigação e desenvolvimento, nomeadamente nas áreas da oncologia, nanotecnologia e biotecnologia.

Em 2015 atingiu uma taxa de exportação de 85% da sua produção para mais de 40 territórios, entre os mais exigentes mercados do mundo, em particular os Estados Unidos da América, tendo sido recentemente nomeada campeã nacional nos European Business Awards 2015/2016 na categoria Importação/Exportação.

Lusa

Foto: global imagens

Gaston deve atingir Açores como tempestade tropical a partir do meio-dia de sexta-feira

reuters
Rajadas de vento podem atingir os 130 km/h. Grupos Central e Ocidental deverão ser os mais afetados, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O centro do furacão Gaston deverá chegar ao arquipélago dos Açores na sexta-feira de manhã já transformado em tempestade tropical.
Segundo o IPMA, às 22:00 desta 4ª feira, o centro do furacão encontrava-se a aproximadamente 1660 quilómetros a oeste do Faial.
A tempestade tropical vai afetar as ilhas dos grupos Ocidental e Central.
"Nestas condições, prevê-se vento muito forte com rajadas que poderão chegar aos 130 quilómetros/hora nas ilhas Flores e Corvo (grupo Ocidental) e 100 quilómetros/hora nas ilhas do grupo Central", refere o IPMA.
Para o grupo Ocidental, prevê-se também chuva forte e ondas que podem atingir oito metros.
"Espera-se também que a tempestade enfraqueça significativamente logo que entre na região do arquipélago ficando como tempestade pós-tropical para a tarde de sábado", acrescenta o IPMA.
Desde o início de Junho, formaram-se 7 tempestades tropicais no oceano Atlântico, mas apenas 3 passaram a furacão. Um deles, o furacão Earl causou 54 mortos no México.
TSF
Foto: Reuters


Litoral Centro – Comunicação e Imagem


Faça a sua subscrição gratuita
 _________________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Oferta de Emprego no Corticeiro de Cima

VENENO
Procura-se colaboradores para fazer parte da equipa do nosso projecto Bar Puro Veneno.
Procuramos 3 pessoas para atendimento ao balcão e mesas.
Com alguma experiência, boa apresentação e espírito de equipa .
Remunerações são negociáveis.
Horários a enquadrar com a equipa toda depois de formada .
Procura-se também 2 promotoras de eventos e do próprio bar. Guest List, entrega de Flyers e posteres.
Valores negociáveis para as promotoras.
Transporte próprio obrigatório, salve as promotoras que pode ser facultado .
Contacto telefónico 910469930 ou mensagem privada na página

Puro Veneno.
Mira Online | Setembro 1, 2016 às 11:55 am

360º - O dia louco no futebol. E o novo líder da Caixa: o homem certo no lugar certo?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Foram horas, horas e mais horas de surpresas e frustrações. Os que entram: Rafa sempre vai para o Benfica; Markovic volta a Portugal, desta vez para o Sporting; Boly segue para o FC Porto. Os que saem: Slimani foi contratado pelo Leicester. Os que ficam: Adrien não vai para lado nenhum e mantém-se no Sporting. O Rui Miguel Tovar esteve a acompanharaté de madrugada todos os detalhes do mercado e escreve uma longa análise a tudo o que aconteceu.

Dilma Rousseff é, agora sim, de forma definitiva, ex-Presidente do Brasil. No final da noite, reagiu ao voto que lhe tirou o cargo mas que, numa reviravolta inesperada há alguns dias, não a impediu de se candidatar a eleições quando quiser (a pena inicial previa uma proibição durante oito anos). Dilma falou outra vez em "golpe de Estado" e acrescentou-lhe uma pitada de feminismo: usando as palavras "machismo" e "misoginia", assegurou que o que está em causa é a "igualdade de género". Michel Temer já tomou posse e assegurou imediatamente que "não vai levar ofensa para casa". Quem é o sucessor de Dilma? Há quem o trate por "Temer, o paciente".

A TAP apresenta hoje uma novidade: a partir de 1 de outubro, passa a ter uma tarifa "discount", com bilhetes a partir de 32 euros. Tem direito a refeição na mesma, mas não pode levar bagagem de porão nem reservar lugar.


Informação relevante
É discreto e pouco expansivo. Já fez ciclismo e gosta de vela. Ouve jazz e gosta de Jorge Luis Borges. António Domingues está finalmente à frente da Caixa Geral de Depósitos. A Ana Suspiro pergunta: será ele o homem certo no lugar certo?

De qualquer forma, António Domingues terá companhia. Ontem, ficou fechada a lista dos órgãos sociais da Caixa. Domingues é o presidente executivo, mas não échairman. Rui Vilar regressa ao banco como o único vice-presidente não executivo. E António Ferreira de Oliveira vai decidir as remunerações.

Há uma boa notícia para a Caixa: a Standard & Poor’sadmite melhorar o rating do banco quando a Comissão Europeia aprovar formalmente a recapitalização. E há uma má notícia: soube-se agora que o banco público chumbou nos testes de stress do BCE. Faltava-lhe dois mil milhões de euros - com o novo plano de recapitalização, que envolve mais de cinco mil milhões, o problema ficará resolvido. A notícia é do Negócios.

António Costa garantiu ontem que a orientação do governo não vai mudar: não haverá cortes nas pensões e a "sobretaxa será eliminada e os vencimentos serão repostos". Falando sobre os últimos dados do INE, o primeiro-ministro assegurou que o défice deste ano ficará “confortavelmente abaixo de 2,5%”.

Esta manhã, no Observador, Helena Garrido escreve sobre esses números mais recentes e sobre aquilo a que chama "A política anti-investimento": "A economia portuguesa está de novo a afundar. A evolução do investimento tem de ser a maior preocupação. Um problema que o investimento público não resolve". 

É uma novidade na Operação Marquês: Helder Bataglia, ex-líder da Escom, já respondeu às perguntas das autoridades portuguesas e assegurou que, ao contrário das suspeitas dos investigadores, não fez qualquer transferência bancária com o objetivo de fazer chegar dinheiro a José Sócrates. A informação é da revista Sábado.

Luís Marques Mendes defendeu na Universidade de Verão do PSD o aumento do salário dos governantes.Atenção: não é dos políticos, é dos governantes. Ou seja: os deputados devem ficar na mesma, até porque não precisam de trabalhar em exclusividade. Falando aos laranjinhas, o ex-líder do PSD, comentador de televisão e adepto do afecto na política (faz-lhe lembrar alguém?) assegurou que não está a pensar na Presidência daqui a dez anos: "A história não se repete".

Donald Trump encontrou-se ontem com o Presidente do México. Quando no fim da reunião lhe perguntaram se tinham falado sobre quem financiaria o muro que o candidato republicano promete erguer na fronteira caso seja eleito, respondeu que esse detalhe não tinha surgido na conversa. Mas, horas depois, num comício, esclareceu: “O México vai pagar o muro, acreditem em mim. Ainda não o sabem, mas vão pagar o muro”. Agora já sabem.

Em Espanha, Mariano Rajoy recebeu o primeiro chumbo ao seu governo. A dose repete-se amanhã e, se tudo ficar na mesma, haverá novas eleições (as terceiras).


Os nossos Especiais

Há 70 anos, Ava Gardner passou de atriz a diva, com a estreia de “Assassinos”. Bruno Vieira Amaral recorda-a e começa o texto com uma frase atribuída a Louis B. Mayer, patrão dos estúdios da MGM: “Não sabe cantar, não sabe andar, não sabe falar. É sensacional!”


Notícias surpreendentes

"Ben Hur" regressa hoje ao cinema numa nova versão. O crítico do Observador, Eurico de Barros, dá-lhe apenas uma estrela e resume a coisa em três palavras: "inútil, desconchavado e ridículo". Quanto ao realizador, Timur Bekmambetov, é uma espécie de "trolha da câmara de filmar e calceteiro dos efeitos digitais".
Outras estreias. "Cartas da Guerra", de Ivo Ferreira, é apenas "um trabalho ilustrativo submetido ao verbo alheio" (de António Lobo Antunes), onde "praticamente não há atividade narrativa e as personagens são quase todas baças". Já “Florence, uma Diva Fora de Tom”, é uma comédia dramática com Meryl Streep e Hugh Grant que resulta bem (ufa!).

Como é que vai ser a rentrée do teatro e da dança em Portugal? O Bruno Horta escreve aqui sobre algumas das melhores novidades, que incluem Karl Kraus e Ibsen.

Os bao chegaram a Portugal. São uns pãezinhos de origem asiática e tornaram-se numa das grandes tendências da street food. Não precisa de talheres, só de guardanapo, como explica o Tiago Pais, que esteve no novo espaço, que se chama, precisamente, "bao".

22 mil pessoas atiram 160 mil quilos de tomates uns aos outros. É a La Tomatina e, como sempre acontece, as fotografias dispensam mais detalhes.

São os dez carros mais caros do mundo. Vão dos 1,7 aos 4,3 milhões de euros. Veja lá se há alguma coisa que lhe agrade. 

Depois de comprar o carro novo, regresse ao Observador. Ao longo de todo o dia, vamos estar a atualizar as últimas notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa