domingo, 25 de outubro de 2015

Realizou-se a 5ª Convenção Nacional dos Dadores de Sangue em Aveiro

Realizou-se a 5ª Convenção Nacional dos Dadores de Sangue em Aveiro



Caros Amigos

Ontem realizou-se a 5ª Convenção Nacional dos Dadores de Sangue em Aveiro e de organização da Associação de Dadores do Concelho de Aveiro-ADASCA.
Foi o que se chama uma Convenção modelo pois foi impecável a organização, o novo sistema de debate após a apresentação das intervenções e moções. Uma Convenção onde imperou o respeito e a boa educação, embora se verificasse a presença de um mosquito dengue que acabou por desertar após a 1ª fase da Convenção.
Trataram-se e foram debatidos vários temas de interesse para o dador e doente. Primou no brilho o trabalho da Drª. Helena Gonçalves, Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Imunohemoterapia no desenvolvimento do tema O futuro da Dádiva de Sangue em Portugal, Realidades e Desafios.
A apresentação da intervenção de Mário de Freitas, intitulado O Charme da Vida é ser surpreendido por ela. A intervenção de António Alves Ribeiro com o título O Norte de cada um...é na Convivência dos Nobres Exemplos que as Almas se levantam
Foram brilhantes as Moções apresentadas por Joaquim Carlos, Presidente da ADASCA denominada, Reposição da Isenção das Taxas Moderadoras nos Hospitais Públicos, e a moção apresentada por José Passos da Associação dos Dadores de Sangue do Distrito de Viana do Castelo com o tema Relembrar e fazer cumprir.
De salientar a intervenção de Sárria Pires Vice-Presidente da Associação dos Dadores de Sangue do Distrito de Viana do Castelo e membro da Comissão Instaladora da Plataforma Nacional Independente dos Dadores de Sangue e Medula Óssea, a quem coube a apresentação oficial da mesma Plataforma a esta Convenção.
Após votação as moções apresentadas foram aprovadas por unanimidade. De salientar o excelente trabalho do Moderador da Mesa da Convenção Drº. Humberto Rocha assim como os restantes membros que tornaram esta 5ª Convenção um exemplo para futuro. Estão todos de Parabéns.
As nuvens negras que ao longo de alguns meses queriam toldar este evento, acabaram por se desvanecer e a claridade, o respeito, e a educação primou. Agora rumo a Viana para a 6ª Convenção.


Por José Sousa Passos

Comentários: para os mais curiosos, sim os tais que adoram copiar o que escrevo (porque sei que existem), e aguardam, posso ainda ser-lhes mais útil, ora tomem nota, registem para os vossos arquivos: Coisas há que não se pedem: - tomam-se! que os direitos não se solicitam: - conquistam-se.
Nesta V Convenção Nacional de Dadores de Sangue, não houve habilidades, nem artimanhas, malquerenças, nem o palco serviu para desfile de vaidades ou para exibicionismos, ninguém mandou calar ninguém, todos nos sentimos irmanados no mesmo objectivo, temos a clara noção do que queremos, que caminho devemos seguir.

Por Joaquim Carlos, Coordenador da V Convenção Nacional de Dadores de Sangue, em Aveiro.