quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Nova imagem de Reguengos de Monsaraz destaca atividades económicas e valores turísticos do concelho


O Município de Reguengos de Monsaraz lançou hoje a nova imagem institucional, com um logotipo que destaca as atividades económicas e os valores turísticos do concelho. A nova identidade visual, que vai ser apresentada no sábado na Bolsa de Turismo de Lisboa, é composta por um design alegre e apelativo que representa o território e que transmite o dinamismo da autarquia e do concelho de Reguengos de Monsaraz.
No logotipo, junto à palavra Reguengos estão colocados os vários símbolos e cores que se associam à olaria, ao património, ao sol, à água, ao vinho e às mantas de Reguengos. O Centro Oleiro de São Pedro do Corval está representado por duas peças de olaria associadas à cor castanho claro, enquanto a vinha, o enoturismo e a gastronomia surgem através de um cacho de uvas com a cor roxo.
O circulo azul está ligado à água e ao Lago Alqueva e o círculo amarelo pretende mostrar a importância que o sol e o calor têm para esta região. O património do concelho é representado por uma porta da vila medieval de Monsaraz com a cor castanho e as seculares mantas de Reguengos estão associadas ao símbolo de um padrão das mantas com a cor verde.

O novo logotipo de Reguengos de Monsaraz pretende ser relevante e atrativo para o público, transmitindo uma imagem mais contemporânea, moderna e alinhada com as tendências atuais. A nova identidade visual visa igualmente fortalecer a marca Reguengos de Monsaraz, criando uma imagem mais coesa e consistente em todos os canais de comunicação, para melhorar a sua eficácia e o seu reconhecimento pelo público.

*Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem

Com vista à modernização do comércio local. Évora garante mais de 1 milhão de euros do PRR. Bairro Comercial Digital de Évora apresentado segunda-feira, dia 4 março


O consórcio liderado pelo Município de Évora, de que fazem parte a Associação Comercial do Distrito de Évora (ACDE) e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), garantiu a aprovação de uma candidatura ao projeto Bairros Comerciais Digitais, que visa apoiar a criação destes Bairros através de financiamento com dotações específicas para, entre outras dimensões, promover a coesão territorial destes espaços através da sua digitalização, incluindo a sua harmonização urbanística e conectividade.
A candidatura de Évora, com uma avaliação de mérito de 3,6 pontos e com investimento total de 1.411.032,88€ e investimento elegível de 1.145.499,86€, pretende, por exemplo, melhorar a experiência de consumo pela integração de soluções digitais, bem como alavancar digitalmente os modelos de negócio, aumentar as competências digitais dos trabalhadores deste setor e estimular o empreendedorismo de base digital nas áreas do comércio e dos serviços.

A Sessão Pública de Apresentação do Bairro Comercial Digital de Évora, que terá como área de intervenção o Centro Histórico, sendo que o estatuto de “Património Mundial” lhe confere uma “distinção simbólica” suscetível de “atrair muitos visitantes” e justificar uma “aposta no desenvolvimento do turismo”, com destaque para o segmento do turismo cultural, decorrerá no Paládio de D. Manuel, na próxima segunda-feira, dia 4 de março, pelas 10h00.

Em representação das entidades estará presente o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, o presidente da direção da ACDE, Gaudêncio Cabral e o vice-presidente da AHRESP e presidente da delegação do Alentejo da AHRESP, João Cavaleiro Ferreira.

De entre 160 candidaturas, o Bairro Comercial Digital de Évora foi uma das propostas aprovadas, garantindo o acesso à apresentação as propostas finais para desenvolvimento de projetos no âmbito desta medida, sendo selecionadas as propostas que melhor contribuem para a dinamização dos setores do comércio e dos serviços.

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a Transformação Digital tem particular expressão, sendo que, integrada na dimensão da Transição Digital, a Componente 16 – Empresas 4.0, enquadra, no Programa Comércio Digital, o projeto dos Bairros Comerciais Digitais, iniciativa que procura promover a digitalização da economia, através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, sustentada na modernização dos modelos de gestão territorialmente entendidos.

Barcelos | IPCA recebeu a 3ª reunião das Instituições de Ensino Superior Portuguesas em Alianças Europeias

O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) foi a instituição anfitriã da 3ª Reunião de Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas em Alianças de Universidades Europeias, na qual participaram 37 representantes de universidades e politécnicos, tendo igualmente contado com a presença da Diretora da Agência Nacional Erasmus+, Ana Cristina Perdigão.
Sob o mote “Universidades Europeias como as Universidades do Futuro”, o encontro teve como principal ponto de agenda a definição da missão do Fórum das IES portuguesas em alianças de universidades europeias, os modelos de governação destas entidades bem como os processos e procedimentos referentes à criação da Entidade Legal.

A reunião contou, ainda, com a participação de Ruaidhri Neavyn, CEO da Regional University Network RUN-EU, a universidade europeia que o IPCA integra, bem como de Ana Gascón Marcén, coordenadora do projeto EGAI - UNITA.

O Fórum de IES foi criado para discutir questões fundamentais, como o financiamento e a mobilidade nas Alianças, funcionando também como o local para compartilhar boas práticas e possibilitar uma resposta em rede aos diversos desafios institucionais.

Recorde-se que a liderança do Fórum está sob a responsabilidade tripartida do IPCA, da Universidade do Minho e da Universidade da Beira Interior.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Turismo: Aveiro bate novo recorde em 2023

 O número de dormidas e visitas a museus e espaços turísticos de Aveiro continua a aumentar e a bater recordes.

Comparativamente a 2022, houve mais 42 mil dormidas e mais 70 mil pessoas visitaram os museus, galerias e lojas turísticas da Cidade, que neste ano 2024, é Capital Portuguesa da Cultura.
O Município de Aveiro registou, em 2023, mais um recorde de dormidas, ultrapassando os números do ano anterior. Dados da Câmara Municipal de Aveiro e do Turismo Centro de Portugal dão conta de um aumento de 10,4% no ano passado relativamente a 2022, ano que também foi recordista em termos turísticos.

As visitas a museus, galerias e lojas turísticas na Cidade de Aveiro, da Câmara Municipal de Aveiro, tiveram um crescimento na ordem dos 32% em 2023, comparativamente ao ano anterior, registando-se mais 70.036 visitantes, num total recorde de 288.955 visitantes.

“É um notável crescimento que vamos concretizando a cada ano, fruto do resultado acumulado do trabalho liderado pela Câmara Municipal de Aveiro, com a participação muito importante do Turismo do Centro de Portugal, da CIRA, de muitas outras entidades públicas, e muito em especial do trabalho de Associações Empresarias e Empresas Privadas do Setor da Hotelaria, Alojamento Local, Operadores Turísticos e Marítimo Turísticos, entre Outros. O trabalho da Câmara de Aveiro tem múltiplas frentes, com destaque para os investimentos em marketing e comunicação, qualificação urbana, cultura e eventos diversos ao longo de todo o ano”, considera José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

No ano passado, o Município contabilizou o número recorde de 446.972 dormidas, mais 42.067 do que em 2022, tendo-se registado um maior número de dormidas em agosto (60.166), julho (50.357) e setembro (47.263).

O número de dormidas mensais ao longo do ano de 2023 em Aveiro foi sempre superior ao de 2022, sendo que os meses que contabilizaram um maior crescimento foram abril – mais 7.792 –, janeiro – mais 6.042 -, e setembro – mais 5.473. Em termos percentuais, o mês que teve a maior subida foi janeiro, com um aumento de quase 40%.

No que respeita às visitas a museus e galerias de exposições, houve um aumento de 170.297 visitantes em 2022 para 229.315 em 2023, isto é, mais 59.018 pessoas, um notável crescimento de 35%.

No que respeita às visitas a lojas turísticas (Loja Turismo & Museus e Estação), houve um aumento de 48.622 visitantes em 2022 para 59.640 em 2023, isto é, mais 10.396 pessoas, um relevante crescimento de 21%.

“Apostas novas como a gestão assumida pela Câmara do Museu de Aveiro / Santa Joana, a abertura do novo espaço da Estação, a profunda requalificação da Igreja das Carmelitas e do Museu da Cidade e sua loja, ações de cooperação institucional de grande impacto como os dois Congressos da APAVT realizados em Aveiro em 2016 e 2021, a presença de Aveiro como Município convidado da BTL em 2023, a participação de Aveiro em múltiplas redes de cooperação internacionais, e muitos outros investimentos materiais e imateriais, foram determinantes para este sucesso, ao qual queremos dar continuidade, com novos recordes já em 2024”, acrescenta ainda Ribau Esteves.

Aveiro é este ano Capital Portuguesa da Cultura e, neste âmbito, será a cidade convidada da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) Cultural 2024, prosseguindo por essa via o investimento da Câmara Municipal de Aveiro em operações de marketing territorial que permitam continuar a alimentar este notável crescimento turístico, que tem um relevante impacto no crescimento económico sustentável no Município de Aveiro.

APAVT atribui a Ribau Esteves o título de Associado Honorário
A APAVT, Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo, no seu Congresso de 2023 realizado de 30NOV a 02DEZ no Porto, como gesto de reconhecimento do excelente trabalho do Presidente Ribau Esteves nesta importante área do Turismo, nomeadamente pelo seu desempenho como Presidente da CMAveiro e da CIRA, e Diretor da TCP, atribuiu-lhe o título de Associado Honorário da APAVT, que lhe foi entregue no dia 30NOV23 em cerimónia integrada no programa do Congresso.

Aveiro recebe eventos relevantes para área do Turismo em 2024
Com a relevante cooperação da CMA o Município e Cidade de Aveiro vão receber entre neste ano de 2024 eventos muito importantes para o sector do Turismo, organizados por entidades de relevo nacional, tais como o Congresso da ADHP / Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (21 e 22 de março) e o Congresso da AHRESP / Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (11 e 12 de outubro).

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Edição 2024 apresentada hoje na BTL. Feira de São Mateus passa a incluir Festival de Verão

 - Edição deste ano será marcada pelo “Mateus Fest”, o Festival de Verão do interior do país.

- Vão ser 39 dias de Feira, de 1 agosto a 8 de setembro

- O “Mateus Fest” acontece a 3 de agosto e conta com nomes consagrados, como GAVIN JAMESFERNANDO DANIEL ou HYBRID THEORY. Por conhecer fica o Cabeça de Cartaz do Festival, a anunciar brevemente.

 


Viseu, 28 de fevereiro de 2024 - A nova edição da Feira de São Mateus foi hoje apresentada na BTL, Bolsa de Turismo de Lisboa, num momento que contou com a participação de Ivandro, o artista português que bateu recordes de audiência no Spotify, e em que foi  anunciada a principal novidade da edição deste ano: a maior e mais antiga Feira Popular realizada em Portugal, traz, como grande inovação, o “Mateus Fest”, um Festival de Verão que pretende combater uma lacuna no interior do país, onde faltava um Festival capaz de agregar um público jovem e de jovens emigrantes, lusodescendentes e os muitos turistas que, por altura do verão, visitam a região.

 

A edição deste ano da Feira de São Mateus vai decorrer de 1 de agosto a 8 de setembro e o “Mateus Fest” acontece no dia 03 de agosto, um sábado. O cabeça de cartaz do Festival de Verão do interior do país será revelado brevemente, mas são já conhecidos alguns dos artistas e bandas que passarão pelo palco, em Viseu: GAVIN JAMES, FERNANDO DANIEL e HYBRID THEORY.

 

Mas a Feira de São Mateus, como habitualmente, tem muito mais a oferecer e será também marcada pelo intenso e ativo Programa desportivo de “Viseu – Cidade Europeia do Desporto 2024”. Procurando fidelizar um público mais jovem, no constante desafio de ter uma programação para todos os públicos, a Feira terá também a 3.ª edição do torneio de Gaming.

 

Esta é já a 632ª edição da Guardiã das Feiras Populares, e esta tarde, durante a apresentação da Feira, na Bolsa de Turismo de Lisboa, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu sublinhou a importância de “ano após ano, garantirmos sempre uma novidade, queremos sempre inovar e, a cada edição, refrescarmos este grande evento nacional, que é a Feira de São Mateus, procurando, por outro lado, dar resposta a todos os públicos. Este ano, para além do Festival de Verão, temos outro fator distintivo, que é o facto de a Feira se associar ao programa do “Viseu – Capital Europeia do Desporto 2024’s”, algo que nos deixa bastante satisfeitos e com a certeza de que voltaremos a ter uma Feira de São Mateus marcada pelo sucesso”.     

 

Já Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, entidade organizadora da Feira de São Mateus, salientou a grande novidade, de esta ser a primeira edição com um Festival de Verão, afirmando que “já era tempo do interior do país ter um festival para os seus jovens e para aqueles que nos visitam no verão. Teremos, assim, a melhor cidade do país para viver a acolher o Festival de Verão do interior do país, na maior e mais antiga feira popular da Península Ibérica”. Pedro Alves considera que esta edição da Feira de São Mateus “será, também, especial porque incluirá, no seu programa, muitos eventos desportivos no âmbito da ‘Viseu – Capital Europeia do Desporto 2024’, em especial a 41.ª Meia Maratona de Viseu, a 1.ª edição do passeio de BTT Feira de São Mateus e 3.ª Edição do Torneio de Padel”.

 

A edição deste ano dará, igualmente, continuidade à certificação de sustentabilidade pela Biosphere Portugal, um processo iniciado em 2023 e que tornou a Feira de São Mateus no primeiro evento do género, em Portugal, a receber a certificação de sustentabilidade.

 

MUNICÍPIO DE SILVES COMEMORA O EQUINÓCIO DA PRIMAVERA COM AULAS ABERTAS DE YOGA

 O Município de Silves volta a assinalar o equinócio da primavera com aulas abertas de yoga para adultos, crianças e bebés.
A iniciativa terá lugar nos dias 18, 20, 22 e 23 de março e está relacionada com o simbolismo da nova estação que se inicia, geralmente associada a um período de renascimento e renovações.
A participação está sujeita a inscrição prévia obrigatória, é dirigida à comunidade em geral e limitada às vagas existentes.
As inscrições decorrem até ao dia 18 de março, podendo ser efetuadas em: https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=20875 , ou na receção do complexo das piscinas municipais.
O telefone 282 440 270 (chamada para a rede fixa nacional) e o endereço de correio eletrónico desporto@cm-silves.pt são os contatos para mais informações.
 
Conheça o programa:
Dia 18 de março
» Yoga para adultos » 19h40 - 20h55
Local: Complexo das Piscinas Municipais de Silves
 
Dia 20 de março
» Yoga para adultos » 09h00 - 10h15 e das 19h40 - 20h55
Local: Complexo das Piscinas Municipais de Silves
 
Dia 22 de março
» Yoga para adultos » 07h15 - 08h30
Local: Complexo das Piscinas Municipais de Silves
 
Dia 23 de março
» Yoga para crianças » 09h00 - 10h00
Local: Parque da cidade de Silves
» Yoga para bebés » 10h30 – 11h20
Local: Complexo das Piscinas Municipais de Silves

 

 

Dia 29 de fevereiro, às 14h00, na Universidade Católica Portuguesa no Porto . Católica e IAPMEI organizam Dia Aberto ao Conhecimento sobre Liderança e Diversidade(s)


A liderança desempenha um papel crucial na orientação e no sucesso de uma equipa. Lidar com a multiplicidade humana é um desafio constante que obriga as organizações a adotarem práticas eticamente alinhadas e abordagens promotoras da diversidade, equidade e inclusão. É sobre este tema que se vai falar no Dia Aberto ao Conhecimento, dinamizado pelo IAPMEI e pela Universidade Católica Portuguesa – Porto, que se realiza a 29 de fevereiro, no Auditório Carvalho Guerra, na Universidade Católica no Porto.
Com um keynote de Helena Gonçalves, coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School, sobre Ética e Diversidade Geracional no Trabalho, no Dia Aberto ao Conhecimento a mesa redonda, moderada por Alberto Castro (Católica Porto Business School), conta com a presença de Ana Tavares (Valérius 360), Pedro Ventura (Cartonagem Trindade), Tiago Pereira (Grupo JPM - Balanças Marques) e de Marisa Garrido (IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.).

A integração de princípios éticos atentos à diversidade geracional, cria um ambiente mais saudável e produtivo, estimulando a inovação e a adaptação às mudanças no mercado. Estas práticas são essenciais para o sucesso e crescimento da empresa a longo prazo.

O Dia Aberto ao Conhecimento “Liderança e Diversidade(s) - Farinhas do mesmo saco”, dinamizado pelo IAPMEI e pela Universidade Católica Portuguesa – Porto, realiza-se a 29 de fevereiro no Auditório Carvalho Guerra da Universidade Católica Portuguesa no Porto. É um evento público, sujeito a inscrição prévia.

*Fernanda Teixeira

Cantanhede | No próximo fim de semana. Teatro Amador em Portunhos, Zambujal, Cordinhã e Sanguinheira

 
O Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede tem agendados para o próximo fim de semana mais quatro espetáculos, desta vez em Portunhos, Zambujal, Cordinhã e Sanguinheira.
No sábado, dia 02 de março, às 21h30, é a vez do Grupo de Teatro Pedra Rija de Portunhos subir ao palco do salão da Fundação Ferreira Freire para estrear “De um caso, virá um dia… virá”, uma adaptação de Mário Marques e Sílvia Santos.
A peça foi construída a partir de várias referências como “O meu caso”, de José Régio, e de “Virá um dia, virá”, de António Cabral, cujos textos têm algo em comum: o egocentrismo da sociedade, em que cada um é ou quer ser “senhor do seu nariz” e em que o pequeno está sempre tramado.
O enredo não conta uma história com princípio, meio e fim, mas apresenta uma sucessão de várias cenas, destacando em cada uma delas um determinado aspeto condenável da nossa sociedade.
Inspirada também na obra “A noite”, de José Saramago, a ação situa-se nos tempos da Revolução do “25 de Abril de 1974” e recorda a censura da informação, assim como a perseguição a quem pensa ou age de forma diferente.
“Para pôr as coisas no seu devido lugar e não no lugar onde estão, só com uma revolução, incluindo de mentalidades, que ‘virá um dia, virá’”, refere a sinopse.
No mesmo dia, igualmente à mesma hora, o Grupo de Teatro Amador da Tocha vai apresentar “Casamento do TPM ao Viagra”, uma comédia de Alcir Nicolau, no salão da Associação Cultural e Recreativa do Zambujal.
Os atores interpretam um casal, um casamento, o dia-a-dia, onde as manias, os desejos, as teimosias e as necessidades se tornam plurais.
Ainda no sábado, às 21h30, o grupo Resistência Teatro e Produções representa “Lendas Distantes”, de Manuel Tomé, no salão da Junta de Freguesia da Cordinhã.
Trata-se de uma história baseada em relatos e testemunhos de pessoas que viveram a época dos anos 50, sendo que o enredo e as histórias são criados, mas as vivências e os hábitos são reais.
A peça “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare, será interpretada também no dia 02 de março, às 21h30, pelo Clube União Vilanovense, no salão Paroquial da Sanguinheira.

Esta adaptação de Alexandra Santos desenrola-se num cenário de encontros e desencontros, em que dois casais de namorados “passam por inúmeras peripécias, devido à falta de jeito de um ser mágico que troca todas as ordens que lhe são dadas. A par disso, um grupo de teatro prepara uma peça para o rei e rainha que também andam meio desencontrados”.

A edição de 2024 do Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede decorre até abril com a participação de 17 grupos cénicos e mais de 300 atores e outros intervenientes. 

De acordo com o modelo definido para esta ação de dinamização cultural, as associações que integram a iniciativa realizam dois espetáculos, um na sua comunidade, outro na “casa” de outra entidade envolvida.

*Carla Cruz Silva 
 Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo



Silves | Integrando as comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril. CICLO DE CONFERÊNCIAS “A PALAVRA É UMA ARMA” DEBATE O PAPEL DA MULHER ALGARVIA NO ESTADO NOVO

 Sob o mote “A resistência no feminino: vozes e silêncios das companheiras algarvias”, a segunda sessão do ciclo de conferências “A palavra é uma arma”, terá lugar no próximo dia 1 de março, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Silves. A palestra, proferida pela investigadora Maria João Raminhos Duarte, é promovida pelo Município de Silves no âmbito do 50.º aniversário do 25 de Abril.
Esta conferência é o resultado de uma investigação em História Contemporânea do Algarve e pretende dar a conhecer e esclarecer o papel desempenhado pelas mulheres algarvias na oposição ao regime ditatorial, revelando as suas práticas de luta e de resistência até ao 25 de Abril de 1974.
“No Algarve, tal como no resto do país, as mulheres que se opuseram ao regime ditatorial estiveram muito tempo esquecidas ou na sombra da História, pelo que esta conferência pretende dar-lhes visibilidade, revelando o papel dos diversos tipos de oposição conduzida pelas mulheres”, salienta a investigadora.
Este serão será, ainda, uma oportunidade para Maria João Raminhos Duarte explicar como a historiografia contemporânea tardou em reconhecer o contributo feminino, e que Gina de Freitas, Rose de Melo, Helena Neves e Vanda Gorjão não deixaram cair no olvido. Adicionalmente importa relembrar que a historiografia atual se debruça sobre as questões de discriminação ou igualdade de género na resistência, bem como a questão da desigualdade de género face à PIDE, não esquecendo que relativamente à tortura, ela foi seletiva, além da permanente humilhação da condição feminina.
A terceira e última sessão deste ciclo terá como tema “A longa noite: presos políticos silvenses” e realizar-se-á no dia 15 de maio, na Casa Museu João de Deus.
A entrada é livre.

 

Investimento de cerca de 83 mil euros. Câmara Municipal de Cantanhede investe na requalificação do arruamento em São Caetano

 
O Município de Cantanhede acaba de formalizar o auto de consignação que marca o início da obra de requalificação do arruamento na Freguesia de São Caetano, que se situa a cerca de dez quilómetros da cidade de Cantanhede.
O documento foi assinado pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, e pelo representante da empresa adjudicatária, numa sessão que contou ainda com a presença do presidente da Junta de Freguesia de São Caetano, João Martins de Jesus.
A intervenção vai decorrer entre a igreja e a escola primária de São Caetano, onde predomina a fruição publica, numa área de cerca de 1.850 metros quadrados.
Atualmente o piso está executado em calçada de calcário e, devido ao desgaste da pedra, o piso existente está bastante escorregadio, por isso, o projeto inclui a substituição do piso rodoviário, com sobrelevação do mesmo, na zona central de São Caetano.
O pavimento sobrelevado será composto por nomeadamente aglomerado de granulometria extensa, caixa de areia ou pó de pedra e blocos de encaixe retangulares de betão.
Ao nível da segurança, os sinais existentes vão ser mantidos, embora se altere a sua localização e a altura dos postes metálicos, para não criar problemas de circulação aos peões nos passeios e de forma a torná-la bem visível aos automobilistas.


*Carla Cruz Silva
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Dia Mundial da Obesidade 2024 | 4 de março | Tomar. Celebração dos 20 anos do reconhecimento da Obesidade como doença em Portugal

A Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade vai realizar, no âmbito do Dia Mundial da Obesidade que se assinala a 4 de março, um evento científico que pretende celebrar a passagem de 20 anos sobre o reconhecimento da Obesidade como doença, trazendo à discussão a problemática da Obesidade com os decisores políticos e com os organismos que, dentro do Sistema Nacional de Saúde, estão diretamente envolvidos nas políticas de saúde. Igualmente, contaremos com a participação de uma individualidade da European Association for the Study of Obesity, que dará uma perspetiva europeia sobre a prevenção e tratamento da obesidade.
Portugal foi um país pioneiro no reconhecimento da Obesidade como doença crónica, pela Direção-Geral da Saúde, em março de 2004. Apesar disso, nos últimos 20 anos vimos assistindo a um aumento na prevalência desta doença. No último estudo realizado em Portugal, concluiu-se que 28,7% da população adulta portuguesa vive com Obesidade, mas se adicionarmos os adultos com pré-obesidade, a percentagem cresce para uns preocupantes 67,6%. Tal conduz a um aumento na prevalência de outras doenças para as quais a Obesidade constitui fator de risco, como a diabetes tipo 2 e as doenças cardiovasculares. Além de interferir, marcadamente, na qualidade de vida da população portuguesa, a Obesidade constitui um enorme fardo económico sobre o nosso sistema de saúde. Tal foi evidenciado, recentemente, no estudo desenvolvido pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), o Custo e Carga da Obesidade em Portugal. 
 
Está presente um estigma associado à doença que dificulta o seu diagnóstico e a implementação de estratégias para a sua prevenção e tratamento efetivo. O estigma está presente na própria pessoa com Obesidade e na sua família, desvalorizando a condição e evitando procurar ajuda, nos profissionais de saúde que se focam nas comorbilidades associadas à doença e evitam abordar a raiz de todos os problemas, na própria sociedade que considera, muitas vezes, que as pessoas com obesidade apenas não se querem esforçar e não cumprem recomendações de estilos de vida saudáveis.
 
Os programas de saúde prioritários da Direção-Geral da Saúde (Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável e Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física) têm dado o seu contributo mediante estratégias de prevenção da doença. Apesar da implementação destas estratégias, mais de um quarto da população nacional entre os 25 e os 74 anos de idade apresenta-se com obesidade. Existe um fundo biológico para o desenvolvimento desta doença e não se pode enveredar pela fórmula simplista de “mexer mais e comer menos” como única estratégia eficaz no seu combate.
 
Em julho de 2021 foi conseguido um importante avanço mediante a publicação de um conjunto de recomendações da Assembleia da República ao Governo de então. Contudo, muitas dessas medidas nunca chegaram a ser implementadas. 
 
A Obesidade é, efetivamente, uma doença crónica, extremamente complexa, de carácter recidivante, de etiologia multifatorial e de expressão pandémica em que muito ainda falta fazer para a sua prevenção e para o seu efetivo tratamento. O combate à Obesidade, em Portugal, terá de contar com o esforço conjunto de múltiplos parceiros, pois não existe uma solução mágica para esta doença. Em primeiro lugar, o estabelecimento de políticas de literacia em saúde eficazes, desde o ensino básico, que possam alertar e sensibilizar as famílias para a importância de estilos de vida saudáveis, mas, também, que apoiem de forma efetiva e continuada a acessibilidade dos mais carenciados a estas medidas. A sensibilização de todos os profissionais de saúde para o diagnóstico da doença e a necessidade de uma intervenção atempada e eficaz para todas as pessoas com Obesidade e não apenas para aqueles com formas mais graves da doença ou múltiplas comorbilidades associadas. De seguida, a comparticipação dos fármacos para terapêutica médica da obesidade, que permitam a que as pessoas que realmente precisam tenham acesso ao tratamento da doença e a possam realizar durante o tempo necessário até atingirem sucesso terapêutico. Por fim, a maior acessibilidade a terapêutica cirúrgica daqueles que podem beneficiar desta opção, sem as limitações inerentes ao elevado tempo de espera no Sistema Nacional de Saúde.
 
Apenas com o esforço conjunto poderemos modificar o paradigma atual, atuando tanto ao nível da sensibilização para a doença junto da sociedade civil, como ao célere diagnóstico por parte de todos os profissionais de saúde, implementação de estratégias de prevenção multidisciplinares, modalidades de tratamento acessíveis a todos os que dele carecem.
 
Para José Silva Nunes, presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, «o evento da SPEO será mais uma oportunidade para chamar a atenção da comunidade para este grave problema de saúde pública, que afeta não só o nosso país, mas que é já um flagelo a nível mundial como comprovam os números da World Obesity Federation que estima que, em 2035, o número de pessoas em todo o mundo que viverão com obesidade registará o valor de 1.9 biliões. É urgente, por isso, falarmos de obesidade sem tabus e sem qualquer tipo de estigma, sensibilizando a sociedade para esta doença multifactorial quando se fala em prevalência, assim como os profissionais de saúde, para que reforcem a necessidade de prevenção e tratamento adequado e devidamente acompanhado. Por outro lado, é preciso não esquecer que, e apesar das consequências da obesidade serem já bem conhecidas e definidas, o facto de continuar a existir uma associação, errada, entre obesidade e “falta de força de vontade” da pessoa com obesidade, não apenas entre o público em geral, mas também entre os profissionais de saúde.»
 
As inscrições estão abertas sendo que, para mais informações, os interessados devem contactar a SPEO (https://www.speo-obesidade.pt/), através do website oficial ou dos seguintes contactos: speo@sapo.pt ou 213 904 065.
 
*Ana Tiago 
**Lara Faria 

Cinfães e Castelo de Paiva recebem concertos do Iberian Ensemble


O Ciclo de Concertos pelo Interior do Património 2023-24, promovido pelo grupo de música antiga Iberian Ensemble no território da Rota do Românico, prossegue no próximo fim de semana, em dose dupla.
Na sexta-feira, 1 de março, pelas 21h30, o concerto está agendado para a Igreja Matriz de Cinfães, dedicada a São João Baptista.

No dia seguinte, sábado, à mesma hora, o cenário será a Igreja de São Pelágio de Fornos, em Castelo de Paiva.
Ambos os concertos terão como protagonistas os músicos Alexandre Andrade, na flauta barroca, e Ivan Oliveira, na teorba e guitarra barroca.

O Iberian Ensemble dedica o seu trabalho à performance histórica de repertórios dos séculos XVII e XVIII. Partindo de instrumentos da época, os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico.

O Ciclo de Concertos pelo Interior do Património conta com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Rota do Românico.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.
*António Coelho
Planeamento e Comunicação

Cultura, Cuidados e Bombeiros marcam agenda do Bloco de Esquerda em Montemor-o-Velho


A candidatura do Bloco por Coimbra, representada pelo cabeça de lista, Miguel Cardina, e pelos candidatos Carolina Gomes e João Rui Mendes, esteve em Montemor-o-Velho, onde reuniu com o Citemor, no Teatro Esther de Carvalho, a Unidade Funcional da APPACDM e os Bombeiros Voluntários.
Na reunião com o Citemor foram discutidas várias questões relacionadas com a cultura, nomeadamente os riscos da municipalização e as insuficiências do financiamento para um setor que continua a representar no Orçamento do Estado menos de 0,2% do PIB. Contra a precariedade do setor cultural, o Bloco defende contratos para os profissionais e um orçamento de pelo menos 1% do PIB.
Seguindo para a Unidade Funcional da APPACDM, a candidatura pode conhecer o trabalho desenvolvido no terreno tendo como objetivo uma maior autonomia das pessoas com deficiência, bem como as barreiras que impossibilitam uma vida independente, como a falta de resposta habitacional ou a inexistência de uma rede de transportes públicos. Neste âmbito, o Bloco entende ser necessária uma mudança paradigmática, que transforme o modo de organizar os cuidados em Portugal.
Em visita aos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, a candidatura inteirou-se das dificuldades sentidas, tanto decorrentes da realidade concreta do concelho, como de âmbito mais transversal. O Bloco de Esquerda considera que o reconhecimento do papel fundamental do voluntariado não pode fazer o estado demitir-se das suas responsabilidades, sendo necessária a dignificação dos salários e a criação de uma carreira, assim como garantir pagamentos ajustados aos serviços prestados.


*Bloco de Esquerda de Coimbra
Fotos enviadas pelo BE

Reguengos de Monsaraz promove turismo com atividades para profissionais e visitantes na BTL

 O Município de Reguengos de Monsaraz vai estar de 28 de fevereiro a 3 de março na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa a promover as potencialidades turísticas do concelho. A autarquia terá um espaço na área destinada ao Turismo do Alentejo e do Ribatejo, onde vai realizar diversas atividades para os profissionais do turismo e para o público que vai visitar o certame.
Na área destinada a Reguengos de Monsaraz vão estar expostas mantas de Reguengos, peças do Centro Oleiro de São Pedro do Corval, vinhos, azeite, gin e mel dos produtores do concelho. De quarta-feira a sexta-feira vão decorrer reuniões de trabalho com operadores turísticos, agências de viagens e empresas do setor turístico, haverá provas de vinhos dos produtores do concelho e uma mostra de doçaria regional.
 
Na quinta-feira, a Estação Náutica de Monsaraz vai ser divulgada no âmbito da apresentação das estações náuticas do Alentejo, seguindo-se uma prova de vinhos e de produtos regionais de todas as estações náuticas. No sábado vai decorrer o lançamento da nova imagem institucional de Reguengos de Monsaraz e o Centro Oleiro de São Pedro do Corval vai estar representado no espaço da autarquia pela Olaria Carrilho Lopes, com trabalho ao vivo de pintura de peças de olaria. Durante o fim-de-semana, no âmbito da iniciativa Kids Route, as crianças vão poder divertir-se com o Cubetto, o robot explorador que através de jogadas vai mostrar o concelho de Reguengos de Monsaraz.
A Bolsa de Turismo de Lisboa é a maior plataforma de negócios do setor do turismo em Portugal. O certame deste ano vai ter a presença de 85 destinos internacionais e 400 expositores de mais de 1.400 empresas e entidades turísticas.

*Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem

Cantanhede | No âmbito da iniciativa “Ao sábado… há conto!”. Biblioteca Municipal realizou duas sessões de leitura para pais e filhos


A Biblioteca Municipal de Cantanhede realizou no passado sábado, dia 24 de fevereiro, duas sessões da iniciativa “Ao sábado… há conto!”. Especialmente preparadas para a família, as atividades contaram com a presença de mais de quatro dezenas de crianças, que estiveram acompanhadas pelos pais e mães.
A obra selecionada para a ação foi o conto infantil “O Ratinho e o muro vermelho”, da escritora e ilustradora alemã Britta Teckentrup, texto que reflete sobre a superação e como cada ser humano ultrapassa as dificuldades que surgem ao longo da sua vivência. As sessões tiveram, ainda, uma componente musical, com a audição de uma composição de Ludwig von Beethoven, um dos maiores compositores alemães.
A iniciativa “Ao sábado… há conto!” trata-se um projeto desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Cantanhede, desde janeiro, que promove aos sábados, em horários que permitam aos pais acompanharem os filhos, sessões de leitura e atividade lúdicas e pedagógicas em torno dos livros.
As sessões realizam-se quinzenalmente, às 11h00 e às 15h00, e os grupos participantes não deverão exceder as dez crianças. As inscrições podem fazer-se na Biblioteca Municipal pelo telefone 231 410 870 ou pelo email biblioteca@cm-cantanhede.pt

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

PROJETO CARDO - 10 ANOS

 

O Projeto Cardo - Associação cultural dedicada à cultura tradicional portuguesa -, vem por este meio convidar para a Conferência de Imprensa de apresentação das actividades para 2024, ano em que celebra 10 anos. Realizar-se-á no dia 6 de Março, às 15h, no Auditório da Casa das Artes do Porto
Durante o ano de 2024, Projeto Cardo continuará a contar com o apoio sustentado da Direção Geral das Artes na área da Música, e de várias parcerias como o Património Cultural IP, Rota do Românico, Municípios de Santo Tirso, de Miranda do Douro, Esposende e Lousada, Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga, Sociedade Musical de Guimarães e Associação Cultural Musical de Lousada.
Em resultado destes apoios e parcerias, estão planeadas diversas atividades, incluindo ciclos de concertos, projetos comunitários, iniciativas pedagógicas, entre outras.

*Rita Piteira

No passado dia 23 de fevereiro. Livro de Isolete Pessoa apresentado no Centro Cultural Penedo da Saudade, em Coimbra

 

Decorreu no Centro Cultural Penedo da Saudade, em Coimbra, no passado dia 23 de fevereiro, a apresentação editorial de “Marés Vivas da Vida”, de Isolete Pessoa, que contou com a presença de 40 pessoas.

Na mesa de honra, para além da autora, estiveram Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, António Canteiro, que apresentou a obra, e Rui Crisóstomo, médico e autor das ilustrações do livro. Recorde-se que “Marés Vivas da Vida” teve a sua primeira apresentação na Biblioteca Municipal de Cantanhede em novembro do passado ano.

O autarca aproveitou para felicitar, uma vez mais, a autora “pela publicação e pela oportunidade da mesma integrar a DENSO - II Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra, na categoria “Joias das Bibliotecas”. O responsável pelo pelouro da Cultura salientou ainda o “facto que evidencia a qualidade literária de “Marés vivas da vida”, numa evidente manifestação da realidade sociocultural e territorial local, e a excelência do trabalho literário de Isolete Pessoa”.
A apresentação editorial esteve a cargo do escritor António Canteiro, pseudónimo de João Carlos Cruz, que enalteceu o virtuosismo da escritora, relevando o ambiente recriado na obra pela proximidade do contexto, do conteúdo e também da semântica. Rui Crisóstomo, amigo de infância da autora aproveitou a ocasião “para agradecer a oportunidade” e destacou a simplicidade que a “nossa Isolete” demonstra, “apresentando uma capacidade de escrever para todas as pessoas”. O autor das ilustrações da obra aproveitou ainda para partilhar “uma análise complementar sobre a obra, e especialmente sobre a amiga, Isolete Pessoa”, recorrendo a textos de Fernando Pessoa e Miguel Torga, num paralelismo com a autora.
A sessão culminou com um momento de confraternização, degustando alguns produtos gastronómicos locais – coscoréus/coscorões, tremoços, bolo de Ançã, bolo de cornos, bolo mulato, bolo da Páscoa, broa com sardinha, petingas fritas, azeitonas e filhós – acompanhados por um bom espumante da Adega Cooperativa de Cantanhede.
DENSO - II Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra é uma iniciativa organizada pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), que decorre entre 30 de janeiro e 3 de março e procura promover a riqueza cultural de Coimbra, através de uma exposição e de vários eventos que dão palco a artistas da região. O Município de Cantanhede participa nesta mostra com duas obras: a pintura/instalação “Série Mãos de Pedra” de Vítor π, numa clara homenagem ao trabalho do cabouqueiro, e uma escultura em pedra de Ançã intitulada “Corpo Feminino” da autoria de José Plácido. Na programação paralela a esta mostra, Cantanhede assinalou a sua participação com uma sessão de “Quinta com Curtas”, uma extensão do MARMOSTRA Internacional Film Festival, dinamizado pela Associação de Moradores da Praia da Tocha, no dia 8 de janeiro e esta apresentação editorial.

Sobre Isolete Pessoa
Maria Isolete Pessoa Miranda é natural de Cantanhede, onde nasceu a 1951. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e possui o Bacharelato em Filologia Românica, pela Universidade de Coimbra. Dedicou a sua vida profissional ao ensino, tendo lecionado quase toda a sua carreira na Escola Secundária de Eça de Queirós, da Póvoa de Varzim.
Isolete Pessoa é autora de “Diversos” (poesia) (2021), “Contos Lunares” (contos), (2022) e “Marés Vivas da Vida” (romance) (2023). Publicou, no jornal Gazeta de Cantanhede, o conto “Quando o Sol morre no Horizonte” e outros artigos literários, sob o pseudónimo Luzia Pessoa.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo