sábado, 2 de dezembro de 2023

Cantanhede | “NATAL ACTIVO É DIVERTIDO” NA PAUSA ESCOLAR DAS FÉRIAS DO NATAL

 
A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, a exemplo dos anos anteriores, vai proporcionar um programa de ocupação dos tempos livres em período de pausa escolar, com a promoção de diversas actividades lúdicas com forte componente no lazer.
Para além de proporcionar o desenvolvimento pessoal e interpessoal das crianças participantes, potenciando a autoconfiança, a capacidade de iniciativa, noção da responsabilização e sobretudo o espírito de colaboração e solidariedade, pretende-se com este projecto educativo e de ocupação saudável dos tempos livres, promover estilos de vida activos e saudáveis e proporcionar experiências agradáveis, fazer novos amigos e aprender novas habilidades.
As inscrições para o programa “Natal Activo é divertido”, que vai decorrer de 18 a 29 de dezembro, nomeadamente nas semanas de 18 a 22 e 27 a 29, das 9h00 às 17h30, podem ser efectuadas, na Secretaria da Sociedade Columbófila.
O valor da inscrição, contempla o seguro de acidentes pessoais e o almoço, devendo as crianças trazer o lanche para os períodos da manhã e da tarde.
Para além dos serviços administrativos, qualquer informação pode ser solicitada para o contacto 963784373, ou ainda pelo 231423186 ou pelo email secretaria2@scc.pt.

0PINIAO: Os idosos, pobres e infoexcluídos sem via verde são os maiores sacrificados pelo esquema dos pórticos das scuts

 Aquela cantiga que nos anestesia o ego de termos sido os inventores da via verde, num país de oportunistas, só serviu para nos imporem a ditadura da "via verde" e darem a oportunidade aos senhores que ganharam e ganham milhões em Portugal com as parcerias público-privadas e com a cobrança de portagens das autoestradas.
Estes senhores, amigos de socialistas e sociais democratas amealharam mais milhões à conta da burocracia,  que inventaram quando criaram os pórticos de cobrança das portagens, e à qual governo e presidente da república fecham os olhos.

Idosos,  pessoas com deficiência e infoexcluídos  que conduzem diariamente a sua viatura nas SCUTS, juntam-se a mais um largo número de portugueses que vivem em stress e que são obrigados a pagar a sua circulação pela Internet que por sua vez gera referências num site dos CTT e que após isso obriga a deslocação a um multibanco.  

Tudo muito fácil? 
Calma que as complicações não acabam aqui...

Mesmo cumprindo estas burocracias da internet, dos CTT, da ida ao multibanco...ainda nos arriscamos ao engano das instituições e a recebermos uma carta em casa para pagar segunda vez o valor já pago...

Tudo muito fácil para os mais debilitados e pobres num país em que o socialismo impera há duas décadas...

A opção livre de não querer usar via verde em Portugal está sob ameaça e o lobby que controla as autoestradas em Portugal é sem dúvida quem condiciona políticos e esmaga os pobres refugiando-se em burocracia e esquemas para sacar dinheiro a quem mais precisa.

 A colocação dos pórticos nas SCUTS sob a égide de um grande invenção dos portugueses esmaga os mais debilitados da sociedade mas os carros pretos de luxo do governo que circulam a alta velocidade com via verde não sabem o que é isso...

Socialismo da treta...

Paulo Freitas do Amaral 
Professor de História 

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA DESTACADAS NA GALA DE PRÉMIOS DO CIRCUITO DISTRITAL DE TRAIL


Numa organização da ADAC – Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e com o apoio do Municipio de Vila Nova de Poiares e da Associação Recreativa de S. Miguel, realizou-se no passado dia 1 de dezembro, a Cerimónia Pública de Entrega de Prémios do Circuito Distrital de Trail Running - ADAC 2022/2023, no Centro Cultural de Vila Nova de Poiares.
Na cerimónia que teve início pelas 16h00, naquela localidade, a Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, fez-se representar por uma comitiva que integrou 11 atletas, alcançando o atleta Luís Couto, no Trail Curto, o 3° lugar na geral e o 2° lugar no escalão M40, Catarina Marques, foi 1ª classificada no escalão F40 e Otília Costa alcançou a 3ª posição no escalão F40.
A Equipa Feminina alcançou no Trail Curto a 2ª posição na classificação geral final.
Na especialidade de Trail Longo o atleta Luís Couto, alcançou o 3° lugar na classificação geral e 1° lugar no escalão M40 e no Trail Ultra, José Santos, alcançou o 2° lugar no escalão M40.
Para além da entrega de medalhas aos atletas finishers em cada um dos circuitos Curto, Longo e Ultra, e galardões aos atletas que se classificaram nos primeiros lugares em cada uma das distâncias, foram também destacadas e presenteadas as equipas melhores classificadas.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas – Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Cantanhede | Maior evento de videojogos realizado em Portugal. Museu LOAD ZX Spectrum deu nas vistas no Lisboa Games Week

 

O Museu LOAD ZX Spectrum marcou novamente presença no Lisboa Games Week, o maior evento nacional dedicado aos videojogos que decorreu na FIL entre 23 e 26 de novembro.
Esta presença, recorde-se, resulta de uma parceria institucional que o Município de Cantanhede estabeleceu com a Fundação AIP e a Associação Geração Spectrum para apresentar, em exclusivo e a título de extensão temática, a representação do Museu LOAD ZX Spectrum até 2025.

Num espaço de aproximadamente 110 metros quadrados, os visitantes usufruíram de uma experiência única de conhecimento e entretenimento, tendo à disposição conteúdos multimédia especificamente produzidos para o evento e a possibilidade de recordar alguns dos jogos mais icónicos desenvolvidos para o ZX Spectrum.
Uma das grandes novidades deste ano trouxe o ZX Spectrum para a atualidade, num laborioso trabalho do voluntário Rui Martins que, ao longo de vários meses, idealizou e concebeu um braço robótico controlado a partir de um normal ZX Spectrum. Tratou-se de um projeto que juntou diversas valências, de hardware a software e, naturalmente, intrigou e captou a atenção de todos os visitantes do stand.
O programa do stand foi eclético e envolveu diversos elementos da comunidade próxima do museu.
Mesmo com sessões a fazer a ponte entre os jogos do Spectrum e os jogos da atualidade (André Luna Leão e Johny Retro), sessões a recordar alguns dos jogos dos primórdios dos computadores em casa (Filipe Veiga e André Luna Leão), ou mesmo a antestreia de um teaser de testemunhos preservados de ex-colaboradores da TIMEX Portugal, o destaque foi para a presença de Jim Bagley, autor de tantos e tão bons jogos para o ZX Spectrum, Spectrum Next e tantas outras plataformas (várias dezenas pelo que pudemos perceber), numa carreira já perto dos 40 anos.
Segundo João Diogo Ramos, curador do museu e responsável pela vinda do Jim Bagley ao evento, “este é também um dos desígnios do museu, ou seja, ajudar a partilhar conhecimento e experiência nas inúmeras áreas em que atuamos e que têm em pontos de sinergia com a história do spectrum, seja no domínio do game development ou do empreendedorismo”.
Muito satisfeito com mais esta presença marcante, o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, sublinhou “a importância desta participação do Museu LOAD ZX Spectrum, que revela não só a dimensão deste projeto como o grande interesse educativo e pedagógico. Continua a ser uma oportunidade para alavancar ainda mais a projeção deste Museu e da dinâmica que não para de crescer”.
Ainda segundo o autarca, e numa linguagem dos videojogos, “no Lisboa Games Week o Museu Load Zx Spectrum e o Município de Cantanhede passaram juntos para o próximo nível. Para o ano vamos continuar a surpreender!” 


*Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo





Passadiços do Paiva juntam mais um óscar do turismo ao palmarés de prémios

 Os World Travel Awards voltaram a eleger os Passadiços do Paiva como a Melhor Atração de Turismo de Aventura do Mundo 2023 (World’s Leading Adventure Tourist Attraction). Esta é a sexta vez consecutiva que esta infraestrutura turística conquista esta distinção mundial. O anúncio foi feito na cerimónia de entrega de prémios que decorreu a 1 de dezembro no Dubai e que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém.
O galardão resulta de uma votação online aberta ao público e a profissionais de turismo e viagens a nível global, que decorreu entre 16 de outubro e 17 de novembro. Os Passadiços do Paiva concorreram com Clymb Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Dolphin Cove (Jamaica), Dunn’s River Falls & Park (Jamaica) e Jebel Jais Flight Ras Al Khaimah (Emirados Árabes Unidos).
 
Situados na margem esquerda do rio Paiva e com oito quilómetros de extensão, os Passadiços do Paiva proporcionam uma viagem única pela biologia, geologia e arqueologia daquela área do vale do Paiva, em pleno Arouca Geoparque Mundial da UNESCO. Abriram ao público em junho de 2015 e já receberam mais de 1,5 milhões de visitantes. Foi em 2016 que foram distinguidos pela primeira vez no âmbito dos World Travel Awards. Desde então, não pararam de somar prémios, não só de índole turística, mas também económica e ambiental.
 
Considerados os Óscares do Turismo, os World Travel Awards foram criados em 1993, com o objetivo de reconhecer a excelência de projetos turísticos em todo o mundo. O galardão (selo de qualidade) é uma das mais importantes distinções mundiais que podem ser conferidas a projetos do setor do turismo. Este ano, os Passadiços do Paiva haviam sido reeleitos “Melhor Atração de Turismo de Aventura da Europa” na edição europeia dos World Travel Awards, tendo conquistado ainda dois prémios mais, desta feita nos World Luxury Hotel Awards: Melhor Experiência de Aventura na Europa (Best Adventure Experience in Europe) e Melhores Percursos de Trekking no Sul da Europa (Best Trekking Tours in a Southern Europe).
 
A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, destaca a importância do mais recente prémio alcançado por esta infraestrutura turística local. “Com a distinção de hoje são já 24 os prémios que os Passadiços do Paiva alcançaram desde que abriram portas há 8 anos, o que não nos pode deixar senão muito orgulhosos por continuarmos a estar entre os melhores do turismo a nível mundial”, afirma, acrescentando: “conquistas como as de hoje só são possíveis com o trabalho e empenho de todos os que diariamente dão o seu melhor na promoção do nosso território, a quem agradeço.” “Este prémio é de todos esses profissionais, de entidades públicas e privadas, locais, regionais e nacionais”, remata.

*Sandra Gomes
Comunicação

Opinião: O wokismo conseguiu mudar a bandeira nacional

 A fação woke que existe dentro deste governo socialista conseguiu alterar a bandeira de Portugal para uma representação simplista sem símbolos nacionais que remetam para a cristandade...
A retirada da esfera armilar, dos castelos, das 5 chagas de cristo (quinas), os 30 dinheiros de Judas, etc... passou a ser realidade oculta na representação oficial do governo de Portugal.

A bandeira passou desta forma a resumir-se a três cores...

Quem vê a nova imagem da bandeira de Portugal promovida pelo governo, irá perguntar; "Porque raio é que a bandeira de Itália tem uma bola amarela no meio?"

Além da despropositada retirada dos símbolos, esta nova bandeira, a meu ver, é uma espécie de mistura entre a bandeira do Japão e da Itália...ou seja uma amálgama de falta de originalidade e de sentido.

Aquando da minha passagem, há quase 20 anos, pelo governo, lidei com mudanças de logótipos, de símbolos de programas de apoio, etc...mas nunca ocorreu a ninguém mudar aquilo que deveria ser intocável numa nação,  ou seja, o símbolo que representa os quase 9 séculos de História de um país. 

O wokismo está a ganhar terreno em Portugal e de forma subtil vai mudando os valores, os princípios que nos deveriam dar identidade, segurança e preparação para a preservação da portugalidade e da ética na sociedade. 

Cabe a nós,  portugueses, ficarmos no sofá a assistir à estreia da "Branca Neve e as criaturas mágicas" ou de partir para a luta ao wokismo, demonstrando desta forma que não vivemos numa ditadura de esquerda.

*Paulo Freitas do Amaral 
Professor de História
 

PRESIDENTE DA CÂMARA DE SILVES PARTICIPA NO DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM O POVO DA PALESTINA, NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

 O Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Palestina apresentou uma mesa redonda, no dia 29 de novembro, na Biblioteca Passos Manuel, na Assembleia da República, data em que se assinala o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina. O debate sobre o tema “Testemunho de uma Viagem à Palestina” contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves que, participou no âmbito da sua visita oficial à Palestina, entre 29 de abril e 06 de maio, em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde desempenha o cargo de Membro Substituta no Conselho Diretivo. Esta viagem, que teve como objetivo conhecer as condições de funcionamento do Poder Local, partilhar experiências, bem como promover laços de cooperação mútua intermunicípios, foi realizada a convite do Estado da Palestina através da sua missão diplomática em Portugal. “Esta experiência permitiu, também, tomar contacto com as dramáticas condições de vida da população palestiniana que são impostas pelo Estado de Israel”, afirmou Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves.
Marcaram presença no evento o Embaixador da Palestina em Portugal, Nabil Abuznaid os Deputados representantes do Grupo Parlamentar de Amizade (GPA) Portugal-Palestina: Joana Mortágua (Presidente); Ivan Gonçalves (Vice-Presidente); Bruno Dias (Vice-Presidente); Ana Isabel Santos; Carla Sousa; Tiago Brandão Rodrigues; Isabel Moreira; Miguel Matos; Jamila Madeira; Rui Cruz e demais autarcas que integraram a delegação da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) na visita à Palestina.
 
O estabelecimento desta data, implementada através da Resolução 32/40 B da Assembleia Geral da ONU, tem como objetivo sensibilizar a comunidade internacional para o direito de autodeterminação do povo palestiniano, bem como reafirmar o compromisso e a solidariedade que a Organização das Nações Unidas (ONU) tem para com este povo.

*Município de Silves
Gabinete de Informação e Relações Públicas

 

Cantanhede | José Ramos foi o orador convidado. Filosofia foi o tema da sessão das Tardes Comunitárias

 
Mais de 80 pessoas assistiram esta quarta-feira, dia 29 de novembro, à sessão das Tardes Comunitárias, dedicada ao tema “A Filosofia é para todos”. José Ramos foi o orador convidado.
Coube ao vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, apresentar o convidado, “figura de grande saber, excelente orador e que nos que já nos honrou, em diversas ocasiões culturais, com a sua presença”.
O autarca salientou, igualmente, a “importância da Filosofia, que se traduz no verdadeiro amor ao saber e ao conhecimento, como forma de enriquecimento do Homem e das sociedades.”
Na sua intervenção, José Ramos salientou que a “Filosofia está ao alcance de todos” e “uma atitude reflexiva, de procura constante de saber que a mesma implica é fundamental para a felicidade dos indivíduos e das comunidades onde se inserem.”
A sessão revelou-se animada e interativa e foi pautada por várias questões formuladas pelos participantes, relacionadas com a temática.


Sobre José Ramos
José Ramos é diretor da Nova Acrópole em Coimbra e da Universidade Sénior Eneias da Nova Acrópole. Médico de Medicina Tradicional Chinesa, leciona nesta instituição várias disciplinas, tais como Filosofia do Oriente e Ocidente, Simbologia, História das Religiões, entre outras.
É autor de vários artigos, na área da saúde, filosofia, história, simbolismo, sendo autor do livro “7 Lições de Filosofia com Walt Disney”, e coautor do livro “Valores Eternos”.
A Nova Acrópole é uma organização internacional sem fins lucrativos que promove um ideal de valores intemporais que favoreça a evolução individual e coletiva, através das suas linhas de ação em Filosofia, Cultura e Voluntariado. A organização, fundada em 1957 por Jorge Ángel Livraga (1930-1991), historiador e filósofo argentino, está atualmente presente em 60 países e 10 cidades portuguesas.
A Organização das Nações Unidas instituiu a terceira quinta-feira do mês de novembro para celebrar o Dia Mundial da Filosofia, destacando a importância da Educação, Ciência e Cultura para o desenvolvimento do pensamento humano e cultura dos indivíduos.
Neste ano assinalado em 16 de novembro, a Unesco afirma que a Filosofia é uma disciplina inspiradora e uma prática quotidiana que pode transformar sociedades.

*Paulo Cardantas
 Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo