quinta-feira, 17 de março de 2022

Rapaz de 11 anos que fugiu sozinho da Ucrânia já se encontra com a mãe

Esta é a segunda vez que a família é obrigada a escapar de uma guerra, a primeira vez foi quando deixaram a Síria.

O rapaz de 11 anos que fugiu sozinho da Ucrânia para a Eslováquia já está com a mãe. Hassan tornou-se notícia em todo o mundo. Yulia, a mãe, também conseguiu fugir e a família já está reunida e em segurança.

As imagens foram divulgadas pela polícia eslovaca e mostram o momento em que Yulia reencontra a família, já a salvo na casa onde vão viver. A mãe conseguiu, finalmente, fugir também e depois de uma longa viagem, juntou-se aos restantes familiares.

Esta é a segunda vez que a família é obrigada a escapar de uma guerra. A primeira foi há alguns anos, quando deixaram a Síria e o pai ficou para trás. Yulia enviuvou, já no exílio e assim que percebeu que iam viver outro conflito, mandou o filho com o passaporte, uma mochila e um número de telefone escrito na mão, a caminho de Bratislava e de familiares.

Com a ajuda de outros refugiados, que foi encontrando pelo caminho, Hassan chegou são e salvo.

Na altura, apesar da viagem atribulada de mais de mil quilómetros, estava muito feliz.

A mãe, quando soube que Hassan tinha chegado, fez questão de agradecer a todos os que ajudaram o filho durante a viagem.

Entretanto, nos últimos dias, com a colaboração das autoridades eslovacas, os outros filhos de Yulia também fizeram a viagem e, agora, com a chegada da mãe, a família já está toda em segurança.

SIC Notícias

Portalegre | SOS UCRÂNIA | Cáritas Diocesana

 


EDP aumenta preço da eletricidade em 3% a partir de maio

Em janeiro, a EDP tinha já aumentado as tarifas da eletricidade, numa média de 2,4%.

EDP Comercial anunciou, esta quinta-feira, que vai aumentar o preço da eletricidade aos clientes domésticos em 3%, a partir de maio, uma atualização "em linha com o recente anúncio de ajuste da tarifa do mercado regulado", apontou a empresa.

"Esta atualização vigorará a partir de maio e representa uma variação média de 3%", disse fonte oficial da elétrica.

Em janeiro, a EDP tinha já aumentado as tarifas da eletricidade, numa média de 2,4%.

Ao longo dos últimos anos, a EDP Comercial tem procurado garantir estabilidade aos seus clientes, atualizando as tarifas apenas no início de cada ano, mesmo em períodos de flutuação dos preços nos mercados grossistas", referiu a EDP.

No entanto, acrescentou, "o atual contexto internacional intensificou esta instabilidade e provocou uma subida no preço de aquisição de eletricidade, que é atualmente cerca de três vezes superior ao que foi registado no último trimestre do ano passado".

A Galp anunciou também esta semana que vai subir as tarifas aos clientes domésticos a partir de 15 de abril, com aumentos mensais de até três euros no gás natural, e entre um e dois euros na eletricidade, confirmou fonte oficial.

Na nota enviada aos clientes, a que a Lusa teve acesso, a Galp destaca que "os novos preços [...] refletem o aumento do custo de aquisição de energia em linha com a evolução do preço no mercado internacional", indicando os novos valores, mas sem referir a variação em causa.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Galp adiantou que "para os principais escalões de gás natural os aumentos mensais variam entre os 1,6 e os três euros, e para as principais potências contratadas no caso da eletricidade entre um a dois euros".

As tarifas da eletricidade no mercado regulado, por sua vez, vão aumentar cinco euros por megawatt-hora (MWh), a partir de 01 de abril, o representa um acréscimo de aproximadamente 3% na fatura média mensal de eletricidade, divulgou esta semana a ERSE.

Em comunicado, a ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos referiu então que o aumento abrange os consumidores no mercado regulado, que em janeiro eram 927 mil clientes (cerca de 6% do consumo total).

Os mercados grossistas de eletricidade e de gás natural já atravessavam uma crise energética, com valores historicamente elevados, tendo a escalada de preços disparado com a guerra na Ucrânia, alcançando valores dez vezes superiores aos que se registavam no início de 2021.

TSF/Lusa

Preço dos combustíveis vai descer na segunda-feira

O preço dos combustíveis vai descer na próxima segunda-feira, naquela que é a primeira redução de 2022.  

Uma fonte do setor confirmou à SIC que o litro do gasóleo deverá cair 19 cêntimos.

No caso da gasolina, a descida deve rondar os 14 cêntimos por litro.

Esta queda do preço dos combustíveis acompanha a descida do valor do petróleo nos mercados internacionais.

Depois da subida a pique para valores que não se viam há 14 anos, o preço do petróleo está novamente em queda. O barril já desceu da fasquia dos 100 dólares, o valor mais baixo em 15 dias.

Os preços dos combustíveis dispararam nas últimas semanas, tanto nos Estados Unidos da América como na Europa, atingindo os níveis mais altos da última década, devido aos receios de uma redução na oferta, provocada pela invasão russa da Ucrânia.

Em Portugal, o gasóleo sofreu na semana passada um agravamento superior a 14 cêntimos por litro, enquanto a gasolina ficou cerca de oito cêntimos mais cara, antes de um novo aumento esta semana.

SIC Notícias

Parlamento dos Jovens | Secundário: Eleita a Mesa da Sessão Distrital de Aveiro

Foram eleitos pelos seus pares, em reunião realizada no dia 16 de março, na Direção Regional do Centro do IPDJ - Serviços Desconcentrados de Aveiro, os deputados que irão constituir a Mesa da Sessão Distrital de Aveiro, a realizar no dia 5 de abril no Teatro Aveirense.

  • Presidente: Cíntia Oliveira

Agrupamento de Escolas Águeda Sul

  • Vice-Presidente: João Martins

Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento – Aveiro

  • Secretário: Glaycon Silva

Agrupamento de Escolas de Esgueira

Na Sessão Distrital participam 26 Escolas do Ensino Secundário num total de 81 deputados.

O Programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

São parceiros na realização do programa, entre outros, o Instituto Português do Desporto e Juventude.

O Parlamento dos Jovens tem por objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade.

Este ano o tema selecionado para a Sessão do Secundário é: “O Impacto da desinformação na democracia”.

Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nos Serviços desconcentrados do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal do IPDJ em: https://www.ipdj.gov.pt


Évora adere à Rede de Cidades Resilientes

 

A Câmara Municipal de Évora aprovou recentemente por unanimidade, em Reunião Pública, a adesão da Cidade à Rede de Cidades Resilientes, orientada para a redução local do risco de catástrofes e para a resiliência das cidades

A Rede das Cidades Resilientes foi criada em 2010 por 7 municípios na sequência da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes, que encoraja as cidades a implementar medidas que contribuam para o aumento da resiliência a catástrofes.

A Rede das Cidades Resilientes também designada Programa “Cidades Resilientes das Nações Unidas em Portugal” ou, campanha “Cidades Resilientes em Portugal” tem como objetivo:

• Reduzir o risco com enfoque na prevenção;

 • Antecipar a incerteza e ameaça;

• Resistir ao desastre, através de melhor socorro e rápida recuperação.

Até à data – Janeiro de 2020 – num universo de mais de 2000 cidades reconhecidas mundialmente, estão reconhecidas formalmente as seguintes “Cidades Resilientes” portuguesas (36):

Albufeira, Almada, Alcoutim, Aljezur, Amadora, Angra do Heroísmo, Braga, Cascais, Castro Marim, Faro, Funchal, Gondomar, Guimarães, Lagoa, Lagos, Lisboa, Loulé, Lourinhã, Maia, Mafra, Matosinhos, Mirandela, Monchique, Óbidos, Odivelas, Olhão, Portimão, Porto, Santo Tirso, São Brás de Alportel, Setúbal, Silves, Tavira, Torres Vedras, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Em Portugal, a Rede de Cidades Resilientes, que doravante irá contar com a presença da cidade de Évora, conta com a participação efetiva da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, integrando por essa via a Plataforma Nacional para a Redução de Riscos de Catástrofes.

MUNICÍPIO DE SILVES COMEMORA O EQUINÓCIO DA PRIMAVERA COM AULA ABERTA DE YOGA

 Devido às condições atmosféricas previstas para os próximos dias, o Município de Silves decidiu alterar os locais das aulas abertas de yoga e prolongar o prazo de inscrições.

A iniciativa “Equinócio da Primavera” terá lugar no dia 20 de março, com duas sessões, às 10h00 no Pavilhão Desportivo Municipal de Pêra e às 16h30 no Pavilhão da Escola EB 2,3 Garcia Domingues em Silves.

A participação está sujeita a inscrição prévia obrigatória, é dirigida à comunidade em geral e limitada às vagas existentes.

A atividade está relacionada com o simbolismo da nova estação, que inicia um período de renascimento.

As inscrições para as aulas abertas de yoga decorrem até dia 18 de março, podendo ser efetuadas aqui, ou na receção do complexo das piscinas municipais.

Para mais informações poderá contatar o sector de desporto através do telefone: 282440270 ou via email: desporto@cm-silves.pt

 

ENCONTRO DE ESCOLA DE NATAÇÃO DECORRE NO DIA 20 MARÇO NAS PISCINAS MUNICIPAIS DE SILVES

As Piscinas Municipais de Silves vão receber no próximo dia 20 de março, entre as 10h00 e as 11h50, o Encontro da Escola de Natação.

Estão previstas atividades para todos os alunos que integram a Escola de Natação, dinamizada pelo sector de Desporto da Câmara Municipal de Silves, bem como os atletas do Aquático Clube de Silves.

Esta iniciativa tem como principal objetivo proporcionar aos alunos um convívio saudável, através do qual  possam tomar contacto com um evento próximo a uma competição, dando a conhecer as práticas dinamizadas nas Piscinas Municipais.


O programa inclui as seguintes atividades:

10:00 | 10:30 | Bebés, AMA 0 e Nível 0:

- Atividades lúdicas

- Imersão

- Saltos


10:30 | 11:10 | AMA 1, AMA 1 +8, Nível 1 e Nível 2:

- Jogos lúdico-pedagógicos

- Imersão

- Propulsão


11:10 | 11:50 | IT1 e IT1 +8, IT 2 e Aperfeiçoamento:

- Jogos lúdico-pedagógicos

- Saltos

- Estafetas

- Propulsão

- Mini-Polo Aquático

- Provas de Natação de 25m e 50m


+ Info: Receção do Complexo das Piscinas Municipais de Silves: telefone 282 440 270 | email: desporto@cm-silves.pt

 

MUNICÍPIO DE SILVES ABRE ESPAÇOS DE TELETRABALHO EM SISTEMA DE COWORKING

O Município de Silves disponibiliza espaços de teletrabalho em sistema de coworking, nas freguesias de São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, integrando uma rede nacional de espaços nos territórios do interior, a partir de um Acordo de Cooperação, celebrado com a Comunidade Intermunicipal de Algarve, a CCDR Algarve e o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Esta iniciativa da autarquia visa contribuir para a dinamização do seu território, em particular os do interior, pelo seu efeito de atração e eventual fixação de pessoas, configurando-se como um fator de estímulo à economia local, partilha de experiências e ideias, promoção das novas tecnologias e redução das assimetrias geográficas em termos de ofertas profissionais.

A CMS criou salas de trabalho devidamente apetrechadas com mobiliário, equipamento informático e acesso wi-fi à internet.

 

Os espaços de Coworking municipais encontram-se prontos para o receber:

 

Casa Museu João de Deus

Rua Dr. Francisco Neto Cabrita, 1

8375-124 S. Bartolomeu de Messines

Horário: de segunda a sexta entre as 09h00 e as 17h00

Equipamento: Computadores com acesso à Internet

Postos de Trabalho: 4

Valências: Sala de formação

 

Polo de Educação ao Longo da Vida em São Marcos da Serra

Rua do Castelo

8375 – 257  S. Marcos da Serra

Horário: de segunda a sexta entre as 09h00 e as 17h00

Equipamento: Computadores com acesso à Internet

Postos de Trabalho: 5

 

Para reserva do espaço deverá contactar o sector de Ação Social através do telefone: 282 440 831 ou via email: redesocial@cm-silves.pt ou gip@cm-silves.pt

Silves | PROJETO DE ANIMAÇÃO COMUNITÁRIA “VEM BATER À MINHA PORTA” VISITOU A D. MARIA JOSÉ FABIÃO


O Município de Silves, através do seu projeto de animação comunitária “Vem bater à minha porta,” foi até Pêra, bater à porta da D. Maria José Fabião, para uma tarde de partilha de memórias e de rotinas diárias.

Os temas abordados foram bastante diversificados. Desde as suas recordações, aos entes queridos que já partiram, esta simpática septuagenária falou sobre a importância que o voluntariado local representou na sua vida e a sua dedicação aos trabalhos artesanais em renda. Tempo houve, ainda, para, afetuosamente e com um brilho nos olhos, falar sobre as filhas e os netos.

Estimular a memória e dar resposta ao isolamento da população mais idosa no concelho; através da dinamização de jogos com imagens temáticas de tempos livres, animais de estimação, memórias e de curiosidades, exercitando assim, as suas capacidades intelectuais e de expressão são os principais objetivos do projeto de animação comunitária “Vem bater à minha porta”.

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE REPRESENTADO NA BTL

O Município da Marinha Grande e o Ano Internacional do Vidro foram apresentados na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, no dia 16 de março, aquando da abertura do certame, que decorre até ao próximo dia 20, na Feira Internacional de Lisboa.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, fez referência ao facto de ser “um gosto estarmos na Região Centro e partilharmos as potencialidades da região extraordinária que é a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria”. A Marinha Grande “é uma região turística e especialmente tecnológica, de grande atividade económica, que se orgulha de pertencer à nossa Comunidade, à nossa Região e ao nosso País”, acrescentou.

O presidente Aurélio Ferreira fez referência ao Ano Internacional do Vidro, instituído pela ONU, situação com a qual “estamos enaltecidos e orgulhosos e vimos convidar-vos a visitar a Marinha Grande e a estarem atentos às nossas iniciativas. Vamos continuar a divulgar o vidro nacional e internacionalmente, de modo a podermos projetar a Marinha Grande e a região à qual pertencemos em todo o país e em todo o mundo”.


Aludindo também à beleza natural, às praias e à gastronomia, com especial destaque para o arroz de marisco da Praia da Vieira, Aurélio Ferreira convidou o público a visitar o concelho, onde pode complementar o conhecimento deste território com o turismo industrial, que permite o contacto com o processo fabril de setores como vidro, moldes e plásticos, bem como centros tecnológicos e museus.


A apresentação do Município da Marinha Grande esteve integrado na sessão dedicada à região. Foi complementada com a exibição de um vídeo referente ao vidro e contou com quatro figurantes trajados de vidreiro.

Município de Alvaiázere promove território na BTL


Entre os dias 16 e 20 de março de 2022, realiza-se a 33ª Edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. Esta feira é uma mostra viva da oferta turística portuguesa, tendo como principal objetivo desenvolver e conhecer os nossos produtos, desde sol e praia, gastronomia, aventura, tradição, natureza, etc., sendo uma montra nacional e internacional do que o país tem para oferecer.

O Município de Alvaiázere, com o objetivo de promoção e divulgação do nosso território e património, marcou presença na inauguração da BTL, estando representado pelo Vice-Presidente, Flávio Craveiro, assim como pelo Gabinete de Turismo.
No dia 16 de março divulgámos o nosso território no stand do Turismo Centro de Portugal através da CIMRL, e continuamos com a promoção e divulgação do nosso território no stand da Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago, enquanto associados, através de uma degustação de produtos endógenos da nossa região, todos eles confecionados à base de Chícharo.

A participação do Município de Alvaiázere na BTL é a prova, não só do potencial turístico do concelho, assim como da importância vital e estratégica que o executivo municipal dedica ao setor, como motor de desenvolvimento para o território de Alvaiázere.

Cantanhede apresenta atributos turísticos na Bolsa de Turismo de Lisboa. Esta sexta-feira no stand da CIM Região de Coimbra

Cantanhede apresenta esta sexta-feira, 18 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), alguns produtos turísticos, nomeadamente a gastronomia e vinhos, os percursos pedestres e os eventos que marcam a agenda de 2022.

Presente no stand da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, no pavilhão 2 da FIL, o Município estará representado por uma vasta comitiva, que inclui os agentes económicos locais, que assim terão oportunidade de estabelecerem contactos com operadores turísticos nacionais e estrangeiros.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, “é crucial mobilizar os agentes económicos do setor do turismo, pois são parceiros decisivos na estratégia na promoção turística que preconizamos”.

A apresentação da agenda de eventos ficará marcada pelo regresso, dois anos depois do cancelamento devido à Covid-19, da Expofacic - Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, cuja 30.ª edição decorre entre 28 de julho e 7 de agosto.

De volta estará também o Happy Street Jazz - Festival Internacional de Dixieland. Agendado para os dias 9, 10, 11 e 12 de junho, vai contar com a presença de 12 bandas de Dixieland (nacionais e internacionais) e 18 bandas filarmónicas. O evento, inserido no projeto multidisciplinar "Happy Jazz - A Música que nos Une", envolve ainda os Municípios da Figueira da Foz e Soure e termina na cidade de Cantanhede com uma Street Parade.

Para Helena Teodósio, estes eventos “reforçam a notoriedade de Cantanhede do ponto de vista da oferta turística, que de resto é bastante atrativa”. Para a autarca, a presença na BTL em articulação com a CIM Região de Coimbra, permite não só “estruturar as potencialidades desta região”, mas também “afirmar Cantanhede como destino turístico”.

Estou convicta de que a apresentação que faremos suscitará a todos os presentes o interesse de uma visita a Cantanhede”, sublinhou, manifestando a esperança na retoma da atividade turística, “setor fortemente afetado pela pandemia nos últimos dois anos”.

Os sabores da terra e mar inspirados na tradição e servidos em espaços de restauração diferenciados, os vinhos de excelência que proporcionam experiências enoturísticas variadas, as praias de qualidade balnear reconhecida e a rede de percursos pedestres são alguns dos principais ativos que o Município de Cantanhede possui no domínio do turismo.

Caldas da rainha desliga luzes para assinalar a Hora do Planeta

 Vários edifícios públicos das Caldas estarão com as luzes desligadas, no dia 26 de março, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas das alterações climáticas.

O Município das Caldas da rainha associa-se novamente à iniciativa Hora do planeta, promovida pela organização global de conservação da natureza ANP/WWF - Associação Natureza Portugal/World Wildlife Fund, na qual se compromete, entre as 20H30 e as 21H30 (hora local), do dia 26 de março, a desligar as luzes dos seguintes edifícios públicos:

- Edifício dos Paços do Concelho;

- Centro Cultural e de Congressos;

- Edifício sede da UF Nª Srª do Pópulo, Coto e São Gregório;

- Fonte das 5 Bicas;

- Pavilhão Rainha Dª Leonor;

- Complexo Desportivo e Abraço Verde.

Em conformidade com o tema da campanha deste ano – Restauro da Natureza, e do conceito “Liga-te ao Planeta”, o município assume o compromisso de, em 2022:

- Efetuar a mudança das torneiras e descarregadores de águas sanitárias.

- Substituir as lâmpadas fluorescentes dos Paços do Concelho por lâmpadas LED.

Sérvia: Sanções levam empresas a sair da Rússia

 Muitas empresas ocidentais estão a abandonar Rússia. A razão são as sanções económicas impostas ao país, devido à invasão da Ucrânia. O novo destino escolhido é a Sérvia. Algumas empresas já começaram a mudar de país. Valorizam os fortes laços da Sérvia com a Rússia e a mão-de-obra que é mais barata do que no resto da Europa.

São, principalmente, empresas dos Estados Unidos ou europeias que encontram um local para movimentar os seus negócios, nesta zona da Europa, porque já têm algumas operações na região. A Sérvia é definitivamente um dos locais para onde virão. Não estou seguro que estas deslocalizações melhorem muito a economia sérvia, mas, pelo menos, a sua chegada não será prejudicial."

NEBOJŠA NESHOVANOVIĆ 
diretor de avaliação SEE - CBRE

Empresas russas como a Gazprom, a Lukoli e os caminhos-de-ferro do país estão a operar sem problemas, mas empresa de informática ucraniana Intellias decidiu mudar-se da Sérvia para a Croácia, porque a Sérvia não impôs sanções à Rússia.

Existe o risco de empresas deixarem a Sérvia, mas o caso mencionado é isolado. O clima de incerteza para os investidores estrangeiros não mudou e isto é ilustrado pela nota de crédito que foi confirmada no nível "BB +" com uma perspetiva positiva que no próximo período que poderá haver uma melhoria ou que poderemos atingir o novo nível de investimento."

BOJAN STANICH 
Câmara do Comércio da Sérvia

A primeira vaga de funcionários vindos da Rússia para a Sérvia já está a caminho. Aproximadamente 2 mil pessoas estão à procura de casa em Belgrado e podem representar um impulso para uma economia sérvia a necessitar de estímulos.

“Auto purificação só fortalecerá a Rússia”: Putin chama “traidores” aos críticos da invasão da Ucrânia

Presidente da Rússia acusa ainda o Ocidente de estar a usar uma “quinta coluna” de russos traidores para criar distúrbios civis.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou esta quinta-feira os russos que não apoiam a invasão da Ucrânia de serem traidores e falou de uma “auto purificação” da sociedade russa.

Os russos “serão sempre capazes de distinguir os verdadeiros patriotas da escória e traidores, e simplesmente os cuspirão, como um mosquito que acidentalmente voou para as suas bocas”, disse Putin.

Estou convencido de que uma auto purificação tão natural e necessária da sociedade só fortalecerá o nosso país”, acrescentou o líder russo, num discurso transmitido pela televisão pública.

Putin acusou o Ocidente de estar a usar uma “quinta coluna” de russos traidores para criar distúrbios civis. “E há apenas um objetivo, já falei sobre isso – a destruição da Rússia”, disse.

Após o discurso, a polícia russa anunciou os primeiros casos criminais sob uma nova lei que permite penas de prisão até 15 anos pela disseminação intencional daquilo que a Rússia considera ser informação falsa sobre a guerra na Ucrânia.

Entre os acusados está Veronika Belotserkovskaya, autora de livros de culinária em russo que mora no estrangeiro.

As autoridades russas têm denunciado várias vezes relatos de reveses militares russos ou mortes de civis na Ucrânia como “informação falsa” e os meios de comunicação estatais referem-se à invasão da Ucrânia pela Rússia como uma “operação militar especial” em vez de uma “guerra” ou “invasão”.

SIC Notícias/Lusa

Seixo organiza “Fim de Semana do Ambiente”

As forças vivas da comunidade de Seixo (Mira), nomeadamente a Associação Cultural e Recreativa, a Junta de Freguesia e o Agrupamento de Escuteiros, vão organizar, no âmbito do projeto SEIXO- Comunidade FIS- feliz, inclusiva e saudável, apoiado pelos Bairros Saudáveis, um fim de semana rico em atividades de sensibilização, prevenção e atuação sobre o Meio Ambiente.

Sendo o ambiente cada vez mais uma discussão e uma preocupação a nível mundial, a comunidade do Seixo mostra-se a par com as maiores entidades nacionais e quer agir localmente, garantindo o bem-estar das gerações atuais e futuras.

Dessa forma, naquele que promete ser um fim de semana repleto de atividades, toda a comunidade é convidada a participar em eventos como:

  • uma palestra sobre o meio ambiente, intitulada “Seixo, uma Freguesia com Bom ambiente”, a realizar às 21 horas de sexta-feira no Salão Paroquial;
  • uma plantação comunitária a realizar no sábado, com encontro às 10h no Parque de Merendas e Lazer João;
  • o início da campanha “Uma Casa um Ecoponto”, financiada pelos Bairros Saudáveis, em que cada família poderá levantar um mini-ecoponto doméstico acompanhado de um folheto de sensibilização sobre a separação de resíduos;
  • uma Caminhada pelo Ambiente a realizar na segunda-feira pelas 18h com encontro no Largo da Igreja Velha;
  • Plantação que envolverá as instituições e escolas locais também na segunda-feira

 

CASTELO DE PAIVA VOLTA A PARTICIPAR na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. Através do espaço da CIM Tâmega e Sousa


FEIRA DO VINHO VERDE, FESTAS DO S.JOÃO E PERCURSOS PEDESTRES DIVULGADOS PELA AUTARQUIA
Após dois anos de interregno devido às contingências da pandemia, através do espaço único da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, o concelho de Castelo de Paiva volta novamente a marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, naquele que é o salão referência para a indústria do Turismo Nacional, que decorre desde ontem até 20 Março, no espaço da FIL em Lisboa.
Trata-se de um regresso ao maior certame turístico realizado em Portugal, e nesta nova participação na 32ª edição da BTL, Castelo de Paiva vai promover os produtos que, definitivamente, captam mais público para o nosso território, nomeadamente a gastronomia e vinhos, turismo de natureza e touring cultural e paisagístico, sendo que, neste enfoque, além de divulgar o que de melhor por cá se produz, pretende-se divulgar Castelo de Paiva como destino atractivo para os apreciadores da natureza e dos diversificados desportos que por cá se praticam, e ainda divulgar os eventos que mais dinâmica conferem ao concelho, nomeadamente os festejos de S. João e a Feira do Vinho Verde, certames que este ano estão de regresso e se evidenciam pelos excelentes concertos que estão em perspectiva, para além dos Percursos Payvapé, Trail Terras do Conde e do projecto de escalada "Encadear".
Este é um evento cheio de desafios e novas propostas, quer para os profissionais ligados ao sector do turismo, que nestes dias poderão investir em novas oportunidades de negócio, conhecer novas tendências dos mercados e assim melhor posicionar a oferta, de uma forma inovadora e competitiva, quer para o público em geral, que terá, nesta feira, a oportunidade conhecer novos destinos e soluções, comparar propostas e comprar a preços altamente competitivos, tudo isto num ambiente de festa, onde a música e a gastronomia marcam presença assídua.
Participando pela sexta vez, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa acredita no enorme potencial deste evento e, marcará assim a sua presença de forma inovadora e competitiva, numa acção articulada com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, em cujo espaço expositivo, localizado no Pavilhão 1 (stand 1C03), principal entrada da feira, se integra o stand da CIM do Tâmega e Sousa.
Assim sendo, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa acredita, por tudo isto, que esta participação na BTL 2022, nestes 5 dias será mais um momento alto de promoção e divulgação desta região do Norte do país tão vasta e rica em atractivos turísticos, apresentando magnificas ofertas desde alojamento, aventura, saúde e bem-estar, gastronomia, doçaria ou cultura, bem como as apostas no turismo de natureza e no turismo cultural, associando-lhe o calendário de eventos e festividades regionais.

Na participação de Castelo de Paiva na BTL destaca-se durante a manhã de hoje, uma apresentação por parte do enólogo Jorge Sousa Pinto, que abordará os vinhos verdes da Sub Região de Paiva, na perspectiva da Feira do Vinho de Castelo de Paiva, acontecendo da parte da tarde, uma apresentação relacionada com o turismo activo e de natureza no território paivense, com a participação de dois convidados locais.
Para a Vereadora do Turismo Liliana Vieira, é extremamente importante e crucial, que Castelo de Paiva possa dar a conhecer as suas potencialidades, através do turismo sustentável e de natureza, os seus recursos endógenos, insistindo no interesse dos projectos orientados para os Percursos Pedestres e relacionados para as temáticas dos rios, serra, vinhas e minas, procurando ao mesmo tempo, dar a conhecer aos visitantes um conjunto de grandes eventos e certames, bem como actividades económicas das gentes paivenses, sempre prontas a receber e a dar o seu melhor a quem nos visita, destacando em particular a gastronomia e vinhos, e a beleza paisagística do território.

Carlos Oliveira

Aveiro | Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro: Concurso de fotografia científica “Mar em Flash”

A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro tem abertas as inscrições para o Concurso de Fotografia Científica “Mar em Flash”, que tem por objetivo a produção de fotografias sobre a temática do Mar nas suas diversas vertentes. O concurso decorre até ao dia 26 de março.

Há cinco categorias divididas por faixas etárias, sendo que a Categoria A é destinada a turmas do 1º CEB e as restantes categorias destinam-se a participantes individuais. À Categoria A podem concorrer exclusivamente escolas pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga, Vagos).


Os trabalhos submetidos serão avaliados por um júri e premiadas as melhores fotografias.

 

Categorias:

Categoria A: Turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico

Categoria B: Crianças dos 6 aos 9 anos

Categoria C: Jovens dos 10 aos 14 anos

Categoria D: Jovens dos 15 aos 17 anos

Categoria E: Adultos

 

Prémios:

Categoria A

1º Lugar: Visita ao Oceanário de Lisboa

2º Lugar: Kit educativo “O Mar e a Literacia dos Oceanos” + Visita à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

3º Lugar: Visita à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

 

Categorias B, C, D e E

1º Lugar: Vale no valor de 300€ para acessórios fotográficos

2º Lugar: Vale no valor de 150€ para acessórios fotográficos

3º Lugar: Vale no valor de 75€ para acessórios fotográficos

 

As fotografias a concurso integrarão a exposição final “Mar em Flash” que será exibida na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e em entidades parceiras.


A submissão das fotografias deverá ser realizada até ao dia 26 de março de 2022, através do formulário de inscrição.


O Regulamento e mais informações sobre o concurso estão disponíveis aqui.  


Este concurso surge no âmbito do projeto "Mar Azul: comunicar para envolver e educar”, promovido pela Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, sendo financiado pelo Fundo Azul.


Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 234 427 053 ou pelo email fabrica-maremflash@ua.pt.



Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro

Tel. +351 234 427 053

www.ua.pt/fabrica

Coimbra | Sessão Pública "Guerra e Paz"

Ontem uma sala cheia debateu a guerra e pensou a paz, na sessão “Guerra e Paz” promovida pelo Bloco de Esquerda na Galeria de Santa Clara.

Francisco Louçã (economista), José Manuel Pureza (professor na FEUC) e Teresa Cravo (investigadora do CES) apresentaram várias perspetivas sobre a invasão da Ucrânia, promovendo uma reflexão e compreensão mais profunda deste conflito.
Os “silêncios ruidosos nos discursos que se têm feito”, uma perspetiva económica, o cancelamento da cultura, hegemonias e imperialismo, ou ainda um olhar dos Estudos para a Paz sobre a invasão foram alguns dos assuntos em debate.

Desde o início da invasão da Ucrânia que o Bloco de Esquerda tomou posição de condenação da "agressão imperialista da Rússia à Ucrânia" e defendeu que Portugal deve "condenar a aventura militar de Putin e demarcar-se dos posicionamentos de apoio aos EUA e à expansão da NATO".