terça-feira, 12 de abril de 2022

Kiev rejeitou visita do Presidente alemão à Ucrânia

Criticado pelas suas relações com a Rússia nos últimos anos, o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, disse hoje que pretendia viajar para a Ucrânia com outros chefes de Estado, mas que Kiev se negou a recebê-lo. 

A viagem prevista incluía os presidentes da Polónia e dos Estados bálticos — Estónia, Letónia e Lituânia.

"Estava preparado, mas, aparentemente, e assumo a responsabilidade por isso, não era o que Kiev desejava", afirmou Steinmeier durante uma viagem a Varsóvia, capital da Polónia.

Esta visita tinha como objetivo "enviar uma forte mensagem de solidariedade comum europeia para com a Ucrânia", lamentou.

O jornal Bild foi o primeiro a trazer esse plano fracassado à tona, citando um diplomata ucraniano que atacou duramente o presidente social-democrata (SPD): "Toda a gente aqui sabe das relações estreitas de Steinmeier com a Rússia (...) Ele não é bem-vindo em Kiev, por enquanto. Vamos ver se isso muda".

Duas vezes ministro dos Negócios Estrangeiros no governo de Angela Merkel, Steinmeier foi fortemente criticado nas últimas semanas pela sua suposta falta de firmeza em relação à Rússia. As mesmas acusações também pesam sobre a ex-chanceler conservadora.

No início de abril, inclusive, reconheceu ter cometido um "erro", ao apoiar a construção do gasoduto entre Rússia e Alemanha, o Nord Stream 2. Suspenso em fevereiro passado por Berlim, teria dobrado a capacidade de fornecimento de gás russo para o país.

O atual chanceler, Olaf Scholz, também está sob pressão dos seus aliados de coligação, os Verdes, que pedem um maior compromisso para com a Ucrânia, sobretudo, com o envio de armas pesadas.


Póvoa de Varzim: GNR localiza idosa desaparecida

O Posto Territorial da GNR da Póvoa de Varzim, ontem, dia 11 de abril, localizou uma idosa de 64 anos que se encontrava desaparecida, na localidade de S. Pedro de Rates, naquele concelho.

Na sequência de um alerta de desaparecimento de uma idosa, no dia 10 de abril, por volta das 20H00, os militares da Guarda desencadearam de imediato uma operação de busca para encontrar a idosa desaparecida. Nesse âmbito, a GNR percorreu toda a área envolvente e, na sequência das diligências policiais e na continuação das buscas, durante a manhã de ontem, pelas 09H50, foi possível localizar a idosa com vida, numa zona de densa vegetação, através do binómio cinotécnico do Destacamento de Intervenção do Porto.

A idosa foi assistida no local, tendo sido posteriormente encaminhada para uma unidade hospitalar.

Na operação de busca e salvamento estiveram ainda presentes elementos da Cruz Vermelha de Macieira de Rates, Barcelos.

Festas Downing Street: Boris Johnson e ministro das Finanças multados

A Polícia Metropolitana de Londres anunciou que emitiu mais de 50 novas multas.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o ministro das Finanças, Rishi Sunak, vão ser multados por terem violado as regras contra a covid-19 no âmbito do caso que ficou conhecido “Party Gate”. A informação está a ser avançada, esta terça-feira, pela BBC.

A Polícia Metropolitana de Londres emitiu mais de 50 novas multas a funcionários do Governo britânico por infrações às normas de contenção da covid-19, depois da realização de festas em Downing Street durante a pandemia, como relata o correspondente da SIC em Londres, Emanuel Nunes.

Após examinar as provas, a policial remeteu cerca de 50 pedidos de multas para o Escritório de Registos Criminais ACRO, que agora emitirá e enviará as notificações aos envolvidos, que têm 28 dias para pagar ou contestar.

Apesar de a polícia não ter divulgado a lista de sancionados, a BBC e a Sky News dão conta de que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o ministro das Finanças, Rishi Sunak, são dois deles.

O líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, já se manifestou: “Boris Johnson e Rishi Sunak infringiram a lei e mentiram repetidamente ao povo britânico. Ambos devem renunciar [aos cargos]“.

Em causa estão, pelo menos, 12 festas que aconteceram em edifícios governamentais em 2020 e 2021, algumas em períodos de confinamento devido à propagação da pandemia. Algumas dessas “festas ilegais” ocorreram na residência oficial do primeiro-ministro em Downing Street.

A Polícia Metropolitana de Londres prossegue a investigação e não exclui a possibilidade de impor mais sanções nas próximas semanas.

BORIS ASSUMIU AS FESTAS MAS NEGOU VIOLAÇÃO DE REGRAS

O primeiro-ministro britânico, o conservador Boris Johnson, admitiu ter assistido a vários destes eventos agora sob investigação, mas negou que as regras de contenção contra a pandemia tenham sido violadas.

Este caso, que ficou conhecido como “Party Gate”, foi revelado no final de 2021 pela imprensa e abalou a política interna do Reino Unido, com Boris Johnson a enfrentar duras críticas, incluindo do próprio Partido Conservador, e apelos constantes, por parte da oposição, para a sua demissão.

SIC Notícias

Cibercrimes: português suspeito de liderar uma das maiores plataformas de hackers do mundo

A Europol, a agência policial europeia, anunciou esta terça-feira o encerramento de uma das maiores plataformas de hackers do mundo, que vendia acesso a banco de dados de várias empresas norte-americanas que tinham sido alvo de ciberataques. A sua “infraestrutura” foi apreendida e o seu administrador e os seus dois cúmplices foram detidos.

A Europol, a agência policial europeia, anunciou esta terça-feira o encerramento de uma das maiores plataformas de hackers do mundo, que vendia acesso a banco de dados de várias empresas norte-americanas que tinham sido alvo de ciberataques.

A sua “infraestrutura” foi apreendida e o seu administrador e os seus dois cúmplices foram detidos, adianta a Europol, em comunicado.

O FBI anunciou mais tarde, na rede social Twitter, o encerramento da plataforma e revelou que o fundador e administrador da plataforma é um português, de 21 anos.

Lançado em 2015, o ‘RaidForums’ tinha mais de meio milhão de utilizadores, de acordo com a Europol, e era um dos maiores fóruns de ‘hackers’ do mundo.

Esta plataforma fez o seu nome vendendo acesso a bancos de dados vazados muito mediatizados de várias empresas norte-americanas em diferentes setores”, acrescentaram as autoridades policiais europeias.

Os bancos de dados têm informações sobre milhões de cartões de crédito, números de contas bancária”, bem como nomes de utilizadores e palavras-chave associados necessários para aceder a contas ‘online’, referiu a Europol.

A operação batizada de “Torniquete” foi coordenada pela Europol que apoiou investigações nos Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Portugal e Roménia.

A operação foi o “culminar de um ano de planificação meticuloso entre as autoridades policiais envolvidas na preparação da ação”, rematou a Europol.

André Jesus/SIC Notícias

Dezasseis feridos em ataque no metro de Brooklyn. Polícia diz que “não há explosivos ativos”

Pelo menos oito pessoas foram baleadas e terão sido encontrados explosivos por detonar no local. Principal suspeito está em fuga.

Pelo menos 16 pessoas ficaram feridas, oito das quais baleadas durante um ataque esta manhã (início da tarde em Lisboa) na estação de metro de Brooklyn, em Nova Iorque, Estados Unidos, avançam os bombeiros de Nova Iorque citados pela edição internacional da CNN.

Segundo o The New York Times, a polícia procura um homem suspeito que, na altura do ataque, estaria a usar um fato de trabalho cor de laranja e uma máscara de gás.

Vários meios de comunicação norte-americanos dizem que foram encontrados no local vários explosivos por detonar. No Twitter, a polícia confirma que "não há neste momento dispositivos explosivos ativos".

Os bombeiros foram os primeiros a chegar ao local, após relatos de fumo na estação da Rua 36 com a Quarta Avenida, que serve as linhas D, N - que esta composição percorria - e R do metro nova-iorquino.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o pânico dos passageiros ao sair de uma carruagem coberta de fumo.

O ataque ocorreu durante a hora de ponta, pelas 8h30 (hora local, 13h30 em Lisboa), motivando atrasos em várias ligações de metro.

A polícia de Nova Iorque pediu à população que se mantivesse afastada do local, junto ao cruzamento da rua 36 e a 4.ª avenida de Brooklyn.

DIA 16 DE ABRIL HÁ CAÇA AOS OVOS NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES


O Município de Silves dinamiza, no próximo dia 16 de abril, a atividade “Caça aos Ovos – Uma Aventura na Biblioteca”, dirigida ao público infanto-juvenil, dos 5 aos 10 anos, a iniciativa tem início às 15h00, na Biblioteca Municipal de Silves.

Ocupar os mais novos, de forma divertida, neste período de férias escolares, é o principal objetivo da atividade que ao longo da tarde contará com três dinâmicas: a “Hora do Conto” - uma leitura de histórias com temáticas relacionadas com a Páscoa; o “Vamos achar ovos na Biblioteca” - procurar ovos pela sala do setor infanto-juvenil; e, para finalizar, um ateliê de pinturas criativas de ovos de Páscoa, onde os mais pequenas podem dar asas à imaginação.

A atividade é gratuita mas sujeita a inscrição prévia, junto da Biblioteca Municipal de Silves, através do telefone 282 440 899 ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt.

Orçamento Participativo reforça cidadania ativa em Cantanhede. Votação já está a decorrer

Promover uma cidadania e democracia ativas, assentes na consulta direta aos cidadãos sobre investimentos de interesse para o Município, é o objetivo da 1.ª edição do Orçamento Participativo (OP) de Cantanhede, que em 2022 vem acompanhado do Orçamento Participativo Jovem, destinado a jovens entre os 16 e os 30 anos (inclusive).

O Orçamento Participativo no Município de Cantanhede assenta neste ano de estreia em dois modelos distintos: um modelo fechado, para o OP geral, em que os munícipes são chamados a escolher um dos cinco projetos pré-definidos; e um modelo aberto, no caso do OP Jovem, em que os participantes propõem à Câmara Municipal a realização de um investimento direcionado para os jovens, até ao limite de 50 mil euros.

Queremos uma comunidade mais ativa e relevante no exercício da cidadania, dando-lhe oportunidade de propor e eleger propostas de investimentos de interesse para o concelho”, justifica a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, que espera uma “elevada adesão” dos cantanhedenses a estes projetos.

No OP de Cantanhede podem participar todos os cidadãos, a título individual, com mais de 16 anos e residentes no concelho de Cantanhede. A votação decorre até 15 de maio, seguindo-se até final deste mês a análise de eventuais reclamações e avaliação da comissão de análise. Em julho são divulgados os resultados e apresentado o projeto vencedor.

Este ano, as propostas de investimento identificadas pela Câmara Municipal e sujeitas a votação são as seguintes: construção do Auditório Municipal de Cantanhede; criação do Centro Tecnológico de Informática de Cantanhede; requalificação da Marginal na Praia da Tocha; construção de piscina exterior e espaço de lazer nas Piscinas Municipais de Cantanhede; e construção do circuito de manutenção e do parque infantil inclusivo no Parque Urbano da Quinta de São Mateus.

A execução do projeto mais votado ficará dependente da sua complexidade, dos procedimentos a adotar e do montante orçamental a alocar, mas constituindo sempre um compromisso do Executivo Municipal a sua concretização no mais curto espaço de tempo possível.

A votação pode ser feita online ou presencialmente nos seguintes espaços municipais: Paços do Concelho, Casa Francisco Pinto e Biblioteca Municipal.

Quanto à 1.ª edição do Orçamento Participativo Jovem, encontra-se em fase de divulgação até 15 de junho, devendo as propostas serem apresentadas - mediante inscrição prévia na plataforma existente no site do Município de Cantanhede – até 15 de setembro.

As áreas temáticas do OP Jovem centram-se na Educação formal e não formal; Património e Ciência; Emprego; Saúde; Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Urbanismo, Reabilitação e Requalificação; Igualdade e Inclusão Social; Cultura, Desporto e Turismo.

De acordo com o regulamento, “a proposta deve ser específica e bem delimitada no que respeita à sua execução, pelo que os participantes deverão atribuir uma designação à proposta de investimento, descrevê-la de forma sucinta e indicar o valor do investimento até ao valor máximo de 50 mil euros”.

Entre 15 de setembro e 15 de outubro decorre a análise técnica das propostas, decorrendo a votação durante um mês, até 15 de novembro, através do site do município (www.cm-cantanhede.pt) ou de forma presencial nas instalações da Câmara Municipal de Cantanhede. O projeto vencedor será anunciado até 16 de dezembro de 2022.

Mais informações disponíveis em https://www.cm-cantanhede.pt/participa .

Academia de Música de Castelo de Paiva voltou a promover iniciativa 12ª edição da Academia Ibero-Americana de Clarinete encerra amanhã com concerto no Auditório Municipal


Projecção internacional do evento realçada por José Rocha
A Câmara Municipal promoveu ontem a habitual recepção aos participantes da 12ª edição da “ Academia Ibero-Americana do Clarinete", uma iniciativa da anual da Academia de Musica de Castelo de Paiva que voltou a ser um sucesso e contemplou um programa bem recheado de actividades, registando cinco concertos no Auditório Municipal e envolvendo professores e alunos vindos do estrangeiro, dando assim, continuidade ao processo de implementação e desenvolvimento de um projecto educativo que ultrapassa já as duas décadas e meia de duração, no qual desenvolve actividade cultural e artística a um nível local, mas também a nível nacional e internacional.
Na cerimónia realizada nos Paços do Concelho, destacaram-se, entre outras, a intervenção do Prof. Agostinho Vieira, director pedagógico da Academia de Música, que agradeceu o gesto da autarquia em promover a recepção e evidenciou a sua satisfação pelo facto desta iniciativa, que considerou um projecto enriquecedor, continuar a ser um excelente espaço de experiencia e de partilha de conhecimentos, valorizando um instrumento e uma aprendizagem que se quer mais ampla e com mais apoios, sublinhando que não foi dificil arrancar com este projecto educativo, difícil é manter este nível e esta qualidade do evento, continuando a ganhar projecção internacional, realçando em todas as edições, a presença de docentes com curriculun de excelência na área do clarinete, e do autarca paivense José Rocha, que deixou rasgados elogios a esta actividade da Academia de Musica, evidenciando na sua abordagem que, o ensino da música assume um papel fundamental na dinâmica escolar que o concelho hoje apresenta, traduzindo-se num valor acrescentado para a comunidade e para o Município, realçando depois, o compromisso assumido para a valorização constante da Academia de Musica, como instituição de ensino de conceituado e reconhecido mérito nacional.

Depois de falar na dimensão deste evento e no crescimento desta iniciativa de valorização musical à volta do clarinete, deixando a todos os intervenientes uma saudação de gratidão por terem contribuído para o êxito desta iniciativa cultural, e ao mesmo tempo, para o engrandecimento da instituição e do concelho, o presidente da edilidade destacou o interesse e a excelência deste evento artístico de grandeza internacional que a academia paivense continua a promover com redobrado entusiasmo e rotundo êxito desde 2010, sustentado numa visão estratégica que privilegia o ensino da música, num trabalho que é reconhecido pela sua classe e qualidade.
José Rocha referiu que, a cultura, e neste caso a música, não pode continuar a ser um parente pobre nas políticas governativas e deve merecer o melhor apoio, sendo importante potenciar a motivação no ensino da música, porque isso é a chave da qualidade e do sucesso dos alunos que todos os anos concluem os seus estudos nesta academia e prosseguem a carreira artística em prestigiadas filarmónicas e orquestras do país e até do estrangeiro, muitos deles seguindo também cursos superiores e a via do ensino, sendo que, o Município de Castelo de Paiva tem na música um pilar da sua identidade, um contorno de qualidade e de profissionalismo, com uma componente fundamental para o crescimento e valorização dos jovens.
Como paradigma do sucesso que é um orgulho para o concelho, o presidente José Rocha enalteceu a qualidade do ensino que tem sido ministrado e o notável trabalho desenvolvido nas últimas décadas pela Academia de Musica de Castelo de Paiva, hoje com mais de 500 alunos, evidenciado na relevante acção formativa de crianças e jovens, abrindo novas perspectivas a todos aqueles que sentiram a música como vocação, numa terra que, desde sempre, teve uma profunda ligação com a actividade musical, constatada na intensa acção de três bandas musicais e cinco ranchos folclóricos, para além de diversos grupos corais, sendo por isso esta instituição, merecedora do merecido reconhecimento público.
Enquadrado neste evento cultural realizou-se o 2ºConcurso Ibero Americano de Clarinete, contabilizando a participação de 20 alunos, sendo o primeiro prémio no valor de 5 mil euros, atribuído a Martin Barbosa ( patrocínio da Fundação Bancária LaCaixa/BPI ), enquanto o 2º lugar com um prémio de 3000 euros foi para Tiago Gonçalves ( patrocinado pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva ), ficando na terceira posição o aluno Jorge Neves, arrecadando um prémio de 1500 euros, patrocinado pela OEI- Organização dos Estados Ibero-Americanos.
De acordo com o Regulamento do Concurso, foram analisadas e avaliadas as gravações em vídeo e apuradas para a 2ª eliminatória 10 candidatos, apresentando-se os seleccionados perante um júri constituído pelos professores e maestros António Saiote, Luís Carvalho, Alejandro Moreno, David Madina, Dominique Vidal, Florent Héau e Mariano Rey.
Tratando-se de uma iniciativa de projecção internacional, aberta a todos os clarinetistas que desejem melhorar as suas capacidades musicais num ambiente privilegiado, a Academia Ibero – Americana do Clarinete oferece um vasto leque de experiências, como Repertório de Orquestra, Mecanismo e Técnicas de Aquecimento, Recital, Concerto, Técnicas Contemporâneas, Musica de Câmera e Ensemble de Clarinetes.
Aos participantes, todos os anos é dada a possibilidade de marcar presença em diversos concertos, assim como a oportunidade de assistir gratuitamente a vários recitais integrados neste evento, que continua a trazer músicos de reconhecido prestígio, este ano oriundos de Portugal, Argentina, México, França, Chile, Perú, Itália e Venezuela
Acolhendo este ano, a participação de 70 alunos do espaço ibero-americano, a iniciativa contou com a presença dos professores António Saiote, Victor Pereira, Fábio Meneses e Luís Carvalho, de Portugal, Alejandro Moreno, do México, David Madina, da Venezuela, Dominique Vidal e Florent Héau, de França, e Mariano Rey, da Argentina, sendo que, a jornada de encerramento desta Academia Ibero Americana 2022, está agendada para amanha, às 19h00 com a participação da Orquestra de Clarinetes da AIAC com direcção musical de Fábio Meneses, seguindo-se uma actuação da Orquestra Ligeira da Academia de Musica de Castelo de Paiva, sob a direcção de Hugo Lopes.
Recorde-se que esta iniciativa da AMCP nasceu das sinergias geradas entre alunos e professores do espaço cultural ibero-americano e herda alguma tradição que vem da colaboração já existente entre personalidades que repartem os seus conhecimentos e a sua arte no espaço Ibero – Americano, através da Orquestra Ibero-Americana e tambem da Escola Internacional do Príncipe das Astúrias.

Esta organização da Academia de Musica, de cariz internacional, que termina num ambiente de partilha e convivialidade, teve o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, e os patrocínios do Ministério da Educação e DGEst – Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares, para além de diversas entidades e empresas.

Carlos Oliveira

Câmara e DGEstE visitam refeitórios escolares do concelho de Águeda

 Vereadora, diretores de agrupamentos, elementos da DGEstE e técnicos municipais almoçaram numa das cantinas e atestaram o regular funcionamento dos refeitórios escolares.

A Câmara Municipal de Águeda e a DGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares) fizeram, na última sexta-feira, último dia de aulas antes da interrupção letiva da Páscoa, uma visita aos refeitórios escolares concessionados pela DGEstE, com vista a avaliar o seu funcionamento.

Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, acompanhou Catarina Solnado, nutricionista da Direção de Serviços da Região Centro da DGEstE, aos refeitórios da EB Fernando Caldeira, EB2,3 de Aguada de Cima, Escola Secundária Marques de Castilho e EB Dr. Artur Nunes Vidal, em Fermentelos (que servem várias escolas do concelho), onde almoçaram.

Tratou-se de uma ação programada no âmbito da descentralização de competências na área da educação, com vista a efetuar uma avaliação global dos refeitórios em questão que, a partir de setembro próximo, passarão para a gestão municipal.

Neste périplo, para além de se verificar “in loco” o funcionamento destes espaços, foi feito um levantamento das necessidades existentes, bem como foi verificada a qualidade das refeições e o cumprimento das ementas semanais.

“Esta reunião prática de trabalho foi uma ótima oportunidade para perceber e avaliar a qualidade do serviço que é prestado nestes refeitórios escolares e que estão, neste momento, sob responsabilidade da DGEstE”, começou por dizer Marlene Gaio, acrescentando que, ao assumir o controlo de gestão das cantinas no próximo ano letivo, a Câmara pretende implementar um modelo rigoroso e que responda às necessidades.

A Vereadora da Educação salientou que a refeição que teve a oportunidade de experimentar em Fermentelos estava saborosa e dentro da normalidade do que é servido nas cantinas. “Há, naturalmente, alguns aspetos a melhorar e é, por isso, um assunto a que estamos atentos e que iremos acompanhar de perto para assegurar que as nossas crianças continuam a ser bem tratadas nos espaços escolares”, declarou ainda.

Praia de Mira vence Prémio Cinco Estrelas Regiões 2022

A Praia de Mira venceu o Prémio Cinco Estrelas Regiões/2022, na categoria “Praias” no distrito de Coimbra.

A Praia de Mira foi distinguida pela primeira vez com este prémio, uma distinção conferida pela votação de 425 mil consumidores portugueses que avaliaram 912 marcas.

É com orgulho e satisfação que recebemos este prémio, que define e distingue a Praia de Mira como uma referência turística e um destino de excelência”, refere o Presidente do Município de Mira, acrescentando que “Esta distinção é um prémio de todos os que trabalham diariamente para que a Praia de Mira esteja nas melhores condições para receber quem nos visita, com maior foco antes e durante da época balnear. Este é um prémio de todos, população da Praia de Mira e de todos aqueles que garantem a segurança, a limpeza, a inovação e o bem receber das nossas praias.”

Com um extenso areal de areia fina, rodeada por dunas e banhada pelo Oceano Atlântico, a Praia de Mira é a única zona balnear do Mundo com Bandeira Azul desde que foi iniciada a sua atribuição em 1987, que juntamente com a galardão de Qualidade de Ouro, é uma praia com “selo” de qualidade ambiental. “Este prémio vem ainda valorizar mais o nosso território, em especial a Praia de Mira, o que nos traz mais responsabilidade para o futuro, onde queremos manter as distinções que garantem a qualidade ambiental do nosso território e das nossas praias“ conclui o autarca mirense.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada uma das 20 regiões (18 distritos + 2 regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional, bem como premeia empresas e marcas portuguesas que se diferenciam a nível regional.

Através de uma votação nacional os portugueses identificaram, para cada região, o que consideram Cinco Estrelas a vários níveis. Esta votação foi gerida pela Multidados.com, uma das empresas de estudos de mercado parceiras dos Prémios Cinco Estrelas, tendo contado no total com a participação de 425 mil consumidores portugueses.

Mais informações em: https://r.cinco-estrelas.pt/vencedor/praia-de-mira/

Fonte: Mira Online

Aveiro acolhe Campus Juvenil Internacional sobre alterações climáticas

De 9 a 13 de abril, decorre em Aveiro um Campus Juvenil Internacional sobre alterações climáticas, que reúne 69 alunos do ensino secundário e 23 professores oriundos de várias regiões de Espanha, Portugal, Polónia e Brasil. Pelo quarto ano, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro acolhe e co-organiza, juntamente com o projeto Climántica, este evento que procura encontrar respostas criativas e educativas para o problema das alterações climáticas.


Após dois anos de interregno devido à pandemia, esta edição do Campus Juvenil Internacional Climántica tem sido duplamente especial, não só pela alegria do reencontro, mas também por ser a vigésima edição do campus com alunos em formato presencial.


Aos encontros e seminários online e projetos digitais desenvolvidos nos meses anteriores, seguem-se agora workshops presenciais, visitas guiadas, ensaios e formação inovadora focada na capacitação de estudantes para atuarem contra as alterações climáticas.

Ao longos destes dias, os jovens têm participado em workshops de elaboração de histórias, canto, dança e improvisação teatral e musical, artes plásticas, holografia, robótica, fotografia, vídeo e redes sociais, num programa de formação STEAM que combina arte, ciência e técnica para sensibilizar a opinião pública sobre a emergência climática.


No âmbito deste Campus Juvenil Internacional, os alunos são desafiados a produzir um espetáculo musical que junte teatro, música, dança e artes plásticas, e ainda seis curtas-metragens de sensibilização ambiental sobre as alterações climáticas. A produção do espetáculo e das curtas-metragens enquadram-se ainda no âmbito do projeto europeu EDUCINEMA Clima Tour Action, no qual a Fábrica Centro Ciência Viva é parceira.


O evento de encerramento, com a apresentação final do espetáculo musical A Volta ao Clima em 10 Atos” e das curtas-metragens, produzidos pelos alunos, acontece no último dia do campus, 13 de abril, das 12h00 às 14h00, no auditório do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, e é aberta ao público em geral. O evento vai ser também transmitido por streaming no link https://www.educinema-cta.org/campus-climantica/.


A abertura deste evento final vai contar com a presença de Rogério Carlos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, de Francisco Soñora-Luna, da Universidade de Santiago de Compostela e coordenador dos projetos Climántica e EDUCinema, e de Pedro Pombo, diretor da Fábrica.


Filho do presidente da Câmara de Alcobaça morre durante viagem de finalistas

Estudante sofria de uma doença oncológica.

Um estudante de 18 anos, filho do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, morreu esta terça-feira durante uma viagem de finalistas a Marina Dor, Espanha.

A informação foi inicialmente avançada pelo município numa publicação na rede social Facebook:

O Município de Alcobaça, na pessoa da Sra. Vice-Presidente da Câmara Municipal, manifesta publicamente o seu pesar pelo falecimento de Xavier Rodrigues, filho do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça. Ao SR. Presidente e à sua família, o Município de Alcobaça endereça sinceros pêsames”, lê-se na nota de pesar publicada no site oficial da autarquia.

Em declarações à SIC Notícias, fonte da Sporjovem – empresa responsável pela organização da viagem – revela que o estudante sofria de uma doença oncológica e contraiu recentemente gripe A e covid-19.

Xavier Rodrigues ter-se-á sentido mal. Ainda foi assistido pela equipa médica e seguiu “estável” para o hospital, onde acabou por morrer. Aguardam-se os resultados da autópsia.

Em reação à morte do jovem aluno, o PS de Alcobaça – partido da oposição no concelho – manifestou “o seu profundo pesar” e “choque pela triste notícia recebida”.

ABRIL EM SILVES APRESENTA VASTO PROGRAMA DE ATIVIDADES NO ÂMBITO DO 48.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

 Os 48 anos do 25 de Abril serão assinalados em Silves através de um vasto programa comemorativo que inclui teatro, música, poesia, um workshop, a apresentação de um livro e uma exposição bibliográfica. O concerto dos UHF “A Herança do Andarilho” é outro dos destaques deste programa. Todos os eventos são de entrada livre.

«Abril é tempo de celebrar os valores da Liberdade e Democracia, pilares essenciais da nossa sociedade, sendo que “Abril em Silves” apresenta uma oferta variada e abrangente permitindo a todas as gerações vivenciar os valores de Abril” afirma Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves. “No momento em o número de anos de democracia iguala os de ditadura, a autarquia pretende destacar os 48 anos da Revolução de Abril, marco histórico do nosso país que abriu as portas da democracia e da liberdade», pelo que «é intenção do município, através da programação proposta, transmitir a importância e o significado deste acontecimento histórico, em especial junto das camadas mais jovens, não esquecendo nem o percurso nem todos aqueles que lutaram para que, hoje, os ideais e o espirito de Abril continuem a ser uma realidade», reforça a autarca.

E o programa comemorativo começa mesmo pelos mais jovens, com a realização do workshop “Dama de Abril”, por Telma Santos, que decorrerá dia 20 de abril e durante um mês, na Escola Secundária de Silves (ESS).

No dia 21 de abril, a peça “Romance do 25 de Abril”, pelo Teatro Mosca, adaptando o livro homónimo de João Pedro Mésseder e Alex Gozblau, irá mostrar aos alunos do ensino básico como foram os momentos mais marcantes da História recente do nosso país.

A apresentação do livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”, pela URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses, marcará o dia 22 de abril com duas sessões, uma dirigida à comunidade educativa, pelas 10h25 na ESS, e outra dirigida ao público em geral, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Silves.

Integrando as comemorações do 14.º aniversário da Biblioteca Municipal de Silves, no dia 23 de abril há, pelas 15h00, Música para Bebés e Crianças e, pelas 18h00, o recital “Pela santa Liberdade”, por Afonso Dias. O dia terminará com o concerto “A substância do tempo”, por Luís Galrito e António Hilário, no Teatro Mascarenhas Gregório, às 21h30.

O programa prossegue no dia 24 de abril, com o concerto “A Herança do Andarilho” que trará a Silves, pelas 21h30, os UHF, num espetáculo imperdível.

O dia 25 de Abril será marcado pela arruada da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, pelas 9h30, em Silves, seguida da habitual Sessão Solene da Assembleia Municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 10h00. A partir das 11h45, Luís Galrito será protagonista de um apontamento musical. O programa deste dia culminará com a peça de teatro “Qual a cor da Liberdade”, pelo Teatro Independente de Loures, pelas 15h30, no Teatro Mascarenhas Gregório.

De referir que de 24 de abril a 25 de maio, os Paços do Concelho acolhem a mostra bibliográfica “Livros Não Livres”, que poderá ser visitada das 9h00 às 16h00.

O Município de Silves convida todos a viver Abril e a participar neste diversificado programa para todas as idades.

 

Cantanhede | Exposição Abelhas à chuva com trabalhos de alunos dos Jardins de Infância do Concelho. Com a obra de Carlos de Oliveira como ponto de partida

Está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 30 de abril, a mostra Abelhas à chuva. Inspirados no título “Uma abelha na chuva”, livro de Carlos de Oliveira, os alunos dos Jardins de Infância dos Agrupamentos de Escolas Gândara Mar, da Tocha e Lima-de-Faria e Marquês de Marialva, em Cantanhede, elaboraram treze trabalhos que se encontram agora em exposição neste equipamento cultural.

Subordinada à temática “Abelhas à chuva”, título de uma das mais emblemáticas obras literárias do escritor gandarês, os trabalhos expostos reproduzem a imagética relacionada com a obra. Os pequenos artistas, auxiliados pelas respetivas educadoras, foram desafiados a executar desenhos e trabalhos em papel, utilizando para o efeito materiais como cartão, tecidos, plástico e outros materiais de aproveitamento, representando pequenas figuras de abelhas à chuva.

Esta é já a segunda mostra alusiva ao tema que a Biblioteca Municipal recebe, pois já em outubro de 2021, estiveram expostos trabalhos, desta feita realizados por Jardins de Infância e EB1 do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, Cantanhede.

Ambas as iniciativas tiveram como objetivo contribuir para os festejos que o Município de Cantanhede desenvolveu durante 2021, a propósito da celebração do centenário do nascimento do escritor Carlos de Oliveira.





JAZZ NAS ADEGAS COM SILVES FILARMÓNICA COMBO NO ALGOZ

 O Município de Silves leva a rúbrica Jazz nas Adegas, nos dias 29 e 30 de abril, pelas 21h00 e 17h00, respetivamente, à Quinta do Barranco Longo, no Algoz, com a atuação da SILVES FILARMÓNICA COMBO.

A Banda Filarmónica de Silves preparou propositadamente para esta edição do Jazz nas adegas, um Combo de Jazz, constituído por músicos da sua banda.

Este grupo de músicos vai apresentar um repertório constituído por alguns clássicos mundialmente conhecidos, assim como outros temas com influências de vários estilos musicais.

As restantes sessões do “Jazz nas Adegas” encontram-se programadas, conforme se segue:

 

13.maio. 21h00 | 14.maio. 17h00

Swingtête & Paula Padilha

Paxa Wines, Silves

 

28.maio.17h00

“Miss Manouche”

Armação de Pêra

 

Os ingressos têm um custo associado de 15 euros, incluindo para além do concerto, prova de vinhos do produtor, degustação de tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho.

Os bilhetes encontram-se à venda na plataforma BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios.

O evento destina-se a maiores de 18 anos.

Mantém-se a obrigatoriedade do uso de máscara em recintos fechados.

+ Info: Sector de Turismo da CMS | tel.: 282 440 800 | email: turismo@cm-silves.pt

 

A lei natural e a moral católica não justificam a invasão da Ucrânia pela Rússia

Luiz Sérgio Solimeo

No momento em que este artigo está sendo redigido, as tropas de Putin estão nos subúrbios da capital da Ucrânia, Kiev, depois de invadir o país por terra, mar e ar.

Aqui vamos considerar apenas um aspecto do conflito: esta é uma guerra justa ou não? Em outras palavras, o ex-coronel da KGB e hoje presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, tinha o direito de ordenar a invasão da Ucrânia?

Para analisar a questão adequadamente, devemos relembrar alguns princípios de direito natural e da doutrina católica sobre a guerra justa.

Razões inválidas para se iniciar uma guerra

Primeiro, vejamos as razões inválidas para se iniciar uma guerra. O célebre Doutor de Salamanca, Padre Francisco de Vitoria, O.P. (1492-1546), é considerado “o fundador do direito internacional”. Ele resume as razões que são sempre injustificáveis para se iniciar uma guerra:

         1. Uma diferença de religião não pode ser causa de guerra justa.

         2. A expansão do império não pode ser causa de guerra justa.

         3. A glória ou conveniência pessoal do príncipe não é causa de guerra justa.

         4. Nem toda ou qualquer ofensa é motivo suficiente para travar uma guerra.1

Para Francisco de Vitória, apenas uma situação justifica o início de uma guerra: é quando algum dano foi infligido.

Por fim, ele adverte contra interpretações egoístas dos fatos e circunstâncias de uma situação.

Famílias fogem da violência indiscriminada dos exércitos de Putin.

Condições para se travar uma guerra justa

Além de haver razões válidas para se iniciar uma guerra, certas condições devem ser cumpridas para que uma guerra seja justa ou legítima. São Tomás de Aquino as resume assim:

  1. Deve ser declarada pela autoridade legítima. São Paulo diz: “Não é sem razão que

[a autoridade]

leva a espada: [ela] é ministro de Deus, para fazer justiça e para exercer a ira contra aquele que pratica o mal” (Rm 13,4).

  • A causa deve ser justa. Ele cita Santo Agostinho: “Uma guerra justa costuma ser descrita como aquela que vinga injustiças, quando uma nação ou estado deve ser punido por se recusar a reparar os danos infligidos por seus súditos ou a restituir o que tomou injustamente”.
  • Deve ser travada com boa intenção. “Pois pode acontecer que a guerra seja declarada pela autoridade legítima e por uma causa justa, e ainda assim se torne ilícita por uma intenção má. Daí Agostinho dizer (Contra Faust. Xxii, 74): ‘A paixão por infligir danos, a sede cruel de vingança, um espírito não pacífico e implacável, a febre de revolta, a ânsia de poder, e coisas semelhantes, tudo isso é com razão condenado na guerra’”.2

Princípio da Proporcionalidade

Os teólogos também salientam o princípio da proporcionalidade. Além da justa causa, da declaração pela autoridade legítima e da reta intenção, deve haver proporção entre o bem a ser recuperado ou preservado, a situação injusta a ser remediada ou prevenida, e os males que necessariamente surgem no rastro da guerra, principalmente o número de mortes.

Além disso, todos os meios pacíficos devem ser esgotados antes de se recorrer à guerra.

Esses teólogos observam que a necessidade de justificação se aplica apenas à guerra ofensiva. A legitimidade moral da autodefesa diante de um ataque é evidente.3

Dever de ajudar os países injustamente atacados

Volodymyr Zelenski, presidente da Ucrânia, acompanha as ações de defesa de Kiev

As nações não podem ficar de braços cruzados quando veem uma nação mais fraca atacada injustamente por outra mais forte. Elas têm obrigação de ajudar a nação atacada contra o agressor. Com efeito, devido à fraternidade que deve existir entre os povos, as nações que podem socorrer um país injustamente atacado devem fazê-lo por dever de solidariedade.

Em sua famosa Radiommensagem de Natal de 1948, depois de falar sobre o direito do país injustamente atacado de se defender, o Papa Pio XII afirma: “Para esta defesa deve haver a solidariedade das nações, que têm o dever de não deixar abandonado o povo agredido. A segurança de que tal dever não deixará de ser cumprido, servirá para desencorajar o agressor e até para evitar a guerra, ou ao menos, na pior das hipóteses, para abreviar os sofrimentos”.4

A guerra injusta de Vladimir Putin

As razões alegadas pelo autocrata russo para invadir a Ucrânia não passam despercebidas. Ele não respeitou nenhum princípio da lei natural que justifique a guerra. Para maior clareza, vamos examiná-los.

O principal argumento de Putin para invadir a Ucrânia é o desejo daquele país de se tornar membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Ele afirma que isso é uma ameaça para a Rússia. Este argumento é falacioso porque o Tratado do Atlântico Norte é um tratado de defesa mútua. Foi criado em 1949 por países europeus, mais os Estados Unidos e o Canadá, justamente para proteger a Europa do expansionismo soviético. Seu artigo 5º, frequentemente citado, afirma: “As Partes concordam que um ataque armado contra uma ou mais delas na Europa ou na América do Norte será considerado um ataque contra todas elas”.5

A adesão à OTAN só poderia apresentar problemas para a Rússia se esta pretendesse atacar a Ucrânia, como aconteceu agora.

Além desse argumento primário, Putin usa outros que são completamente irracionais, como Paul Kirby comentou na BBC News: “Muitas das justificativas [do presidente Putin] para isso eram falsas ou irracionais. Ele alegou que seu objetivo era proteger as pessoas [os ucranianos] submetidas a importunação [bullying] e genocídio e visar a ‘desmilitarização e desnazificação’ da Ucrânia. Não houve genocídio na Ucrânia: ela é uma democracia vibrante, liderada por um presidente que é judeu”.6

Kirby acrescenta: “O presidente Putin tem acusado frequentemente a Ucrânia de ter sido tomada por extremistas, desde que seu presidente pró-Rússia, Viktor Yanukovych, foi deposto em 2014 após meses de protestos contra seu governo”.7

Putin supostamente um defensor da moral?

Alguns sites de inspiração católica e conservadora tentam justificar a invasão da Ucrânia, alegando que Putin é um “defensor da família”, enquanto os governantes ocidentais, que se opõem ao ataque, favorecem a imoralidade e promulgam leis imorais.

No entanto, Putin, que passou toda a sua carreira na temível KGB, não esconde sua ideologia comunista. Falando a alguns seguidores em 2016, ele disse que ainda tem sua carteirinha de membro do Partido Comunista, acrescentando: “Ainda gosto muito das ideias comunistas e socialistas”. Para ele, tais ideias são “como a Bíblia”.8

É preciso lembrar que, em Fátima, Nossa Senhora advertiu contra os erros da Rússia, ou seja, o comunismo. No entanto, mesmo se fosse verdade que o ex-coronel da KGB é um defensor declarado dos valores familiares, isso não lhe daria o direito de invadir a Ucrânia nem de transformar esse ataque não provocado em uma guerra justa. Como dizem os moralistas, “um mal não se torna certo ou lícito simplesmente porque um mal maior poderia ser escolhido”.9

Ademais, a admiração que esses círculos têm pela Rússia é injustificada. A Rússia é tão imoral quanto o Ocidente, se não mais. Tem a maior taxa de aborto do mundo.10 A prostituição é desenfreada, com alguns relatos da mídia afirmando que ali existem mais de três milhões de prostitutas (em uma população de 144 milhões).11

Coluna de blindados destruída pelas forças ucranianas

“Globalização” socialista e dominação comunista

Muitos alegam a existência de uma conspiração ocidental para formar uma sociedade globalizada de nações, o Grande Reset, e que essa espécie de República Universal seria pior do que a invasão da Ucrânia.

Aqueles que defendem esse argumento não percebem que no fundo esses globalistas também têm uma mentalidade socialista e que uma República Universal é essencialmente comunista. O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira já denunciava isso em 1959, em sua obra-mestra Revolução e Contra-Revolução.12

Não há contradição entre o objetivo de dominação mundial, nacionalista pós-comunista, cosmista e pan-eslavo de Putin e uma República Universal globalista. Em última análise, ambos querem a mesma coisa: o fim da civilização cristã ocidental e dos países independentes, que ainda possuem alguns resquícios da lei natural e dos valores cristãos.

Conclusão

Dois jovens soldados veneram a Padroeira da Ucrânia antes de ir para a frente de batalha.

         A conclusão ineludível é que a invasão da Rússia, analisada à luz da lei natural, da moral católica e dos fatos, não pode ser justificada moralmente. Portanto, todos os católicos e todas as pessoas com o menor senso de justiça devem repudiá-la totalmente.

Santíssima Mãe de Deus padroeira da Ucrânia

A guerra na Ucrânia pode ser o início de um conflito mais amplo, uma guerra mundial. Em Fátima, Nossa Senhora avisou que, a menos que se convertesse, a humanidade seria punida. No entanto, vemos um crescimento surpreendente do pecado, chegando até ao satanismo público.

Qualquer que seja o desfecho da guerra de agressão russa na Ucrânia, é insensato esperar que a salvação do mundo moderno possa vir de autocratas orientais ou líderes políticos ocidentais de orientação liberal. A solução para a terrível crise moral em que se encontra a humanidade só poderá vir de uma autêntica conversão dos costumes e do retorno a uma fé e confiança ardentes em Deus.

A promessa de Nossa Senhora em Fátima deve nos encorajar: “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará”.

ABIM

____________

Notas:

  1. Anthony Pagden e Jeremy Lawrance, eds. Vitoria: Political Writings (Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 1991), 302–304.
  2. São Tomás de Aquino, Summa Theologica, II–II, q. 40.
  3. A. Lanza-P. Palazzini, Pincipios de Teologia Moral (Madrid: Ediciones Rialp, S.A., 1958), 2:288–94.
  4. Pio XII, Radiomensagem de Natal de 1948. A Segurança e o Aperfeiçoamento da Paz, nº 32. 1939-1958,_SS_Pius_XII,_Radiomensagens_de_Natal,_PT. (Ênfase nossa).
  5. “The North Atlantic Treaty,” NATO.int, accessed Feb. 26, 2022, https://www.nato.int/cps/en/natolive/official_texts_17120.htm.
  6. Paul Kirby, “Why Is Russia Invading Ukraine and What Does Putin Want?” BBC, Mar. 2, 2022, https://www.bbc.com/news/world-europe-56720589.
  7. Id. Ibidem.
  8. “Putin Still Has His Communist Party Card, Likes Socialist Ideals,” AFP, Jan. 25, 2016, https://news.yahoo.com/putin-still-communist-party-card-likes-socialist-ideals-183734163.html?fr=yhssrp_catchall.
  9. Ludovico Bender, O.P., s.v. “Lesser Evil” [“Mal menor”], in Francesco Roberti e Pietro Palazzini, Dictionary of Moral Theology, trans. Henry J. Yannone (Westminster, Md.: Newman Press, 1962), 705.
  10. Ver “Abortion Rate,” UNData A World of Information, accessed Feb. 28, 2022, http://data.un.org/Data.aspx?d=GenderStat&f=inID%3A12
  11. Ver Damien Sharkov, “Prostitution Surges in Russia in Wake of Financial Crisis: Report” Newsweek, Mar. 17, 2016.
  12. Plinio Corrêa de Oliveira, Revolução e Contra-Revolução, Atpress, São Paulo, Brasil, 1998, Cap. 11, n. 3.