segunda-feira, 7 de junho de 2021

Guilherme Cardoso da Sociedade Columbófila sagra-se vice campeão nacional de águas abertas


Decorreu nos passados dias 05 e 06 de junho, a edição de 2021 do Campeonato Nacional de Águas Abertas.

O evento realizou-se na Praia Fluvial de Aldeia do Mato, no concelho de Abrantes, na margem esquerda do Rio Zêzere, em plena Albufeira de Castelo do Bode.

A competição contou com a presença de 74 atletas em representação de 21 clubes e ainda com a participação de uma seleção nacional de Espanha.

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede marcou presença com 4 atletas.

No sábado, o destaque da participação da coletividade de Cantanhede vai para o 2º lugar obtido pelo nadador, Guilherme Cardoso, de 16 anos, que competiu na distância de 7,5 Km, no escalão de Juniores, competindo igualmente na mesma distância, Marisa Nobre que por indisposição, não conseguiu concluir a prova.

No domingo foi a vez de Gustavo Pires e João Lucas participarem na distância de 5Km, alcançando na classificação geral individual a 4ª e 5ª posição respetivamente.

Marinha Grande | “Jardim das Bicicletas” Ornamenta Jardim Luís de Camões


O Jardim Luís de Camões, na Marinha Grande, acolhe a exposição "Jardim das Bicicletas”, de 3 a 20 de junho, para apresentar ornamentos e instalações artísticos criados por cerca de 900 alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do Agrupamento Nascente.
Trata-se de uma iniciativa do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, no âmbito do Projeto Cultural de Escola do Plano Nacional das Artes, dos Ministérios da Cultura e da Educação, com a parceria da Câmara Municipal da Marinha Grande.
A exposição “Jardim das Bicicletas” pretende dar vida e embelezar aquele espaço público da cidade, com a apresentação de trabalhos criados pelas turmas do pré-escolar e do 1º ciclo, sob o tema da reciclagem de materiais.
Foram reconvertidas rodas de bicicleta, um símbolo da Marinha Grande, que resultou na criação de cerca de 40 flores / objetos escultóricos que irão estar dispostos pelo espaço do jardim durante o referido período.
Reutilizando rodas de bicicleta, com diferentes materiais e soluções técnicas, as crianças construíram “flores” originais e muito coloridas, para embelezar um jardim público da cidade. Esta iniciativa surge com dois propósitos: levar os alunos a valorizarem o meio de transporte outrora utilizado nesta cidade, a bicicleta; e assinalar o Dia Mundial da Bicicleta, 3 de junho, envolvendo toda a comunidade educativa.





Segunda Jornada do Torneio Quadrangular de Natação realizou no complexo de piscinas de Cantanhede

Realizou-se no passado dia 06 de junho a 2ª jornada do Quadrangular – CNMC, SCC, ALN, CAQC, destinado aos nadadores dos escalões de cadetes e infantis, masculinos e femininos.

O evento teve como palco o Complexo de Piscinas Municipais de Cantanhede, tendo esta jornada sido organizada pela Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede, com o apoio do Município de Cantanhede, da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Continente Modelo e Nestlé Longa Vida.

Participaram na competição cerca de 150 atletas em representação de 10 clubes.

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede, foi o clube com a maior comitiva tendo apresentado 28 atletas para competir.

Águeda | Inauguração Largo Senhora da Saúd


Largo da Senhora da Saúde e ruas adjacentes requalificadas. Obras que transformaram aquele espaço central de Fermentelos foram inauguradas ontem
“Este espaço tem tudo para ser a sala de visitas de Fermentelos”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, ontem, na inauguração das obras de requalificação do Largo da Senhora da Saúde.

Esta intervenção, que já está pronta há algum tempo mas cuja inauguração formal foi sendo adiada, contemplou a requalificação do largo, nomeadamente nos seus espaços verdes, bem como com a plantação de árvores e a instalação de iluminação pública com tecnologia LED, para além da definição de uma área onde foram colocados equipamentos de ginástica ao ar livre, entre outros aspetos de melhoramentos efetuados. Foram ainda intervencionadas várias ruas adjacentes e alargado o espaço do cemitério contíguo ao largo.

Para Jorge Almeida, esta é “uma obra emblemática”, que se traduz “numa quebra com o tempo de indecisão”. Isto porque a requalificação deste Largo era um anseio com muitos anos, em que sempre que parecia estar pronta para iniciar, alguém sugeria alterações e demorou a ser concretizada. “Foi com uma vontade muito grande que deitámos mãos à obra, em que optámos por não fazer mais alterações e avançar”, disse o Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que, no final desta como de qualquer outra obra que se faça, “será sempre imperfeita, haveria sempre o que fazer diferente. Está muito agradável e ainda vai ficar mais”, declarou.
Esta e todas as intervenções que estão programadas e que pretendem transformar toda a área central de Fermentelos, cumprem uma lógica assumida pelo Município de Águeda de implementar nas zonas centrais das freguesias medidas de regeneração urbana, à semelhança do que foi feito no centro da cidade, conferindo-lhes uma outra atratividade.

“No início do nosso percurso na Câmara Municipal, nos mandatos anteriores, percebemos que era necessário ter uma sede de concelho forte, pelo que a aposta foi na cidade em primeiro lugar, mas três mandatos depois era mais do que tempo para alargarmos essa capacidade de investir, de fazer e de construir às freguesias”, declarou em Fermentelos, frisando que é algo que está atualmente a ser feito nas freguesias do Concelho.

“Temos obras em todas as freguesias, mesmo num mandato que é marcado por esta pandemia, que nos acompanha pelo menos durante metade do tempo”, disse Jorge Almeida, frisando que “é uma satisfação muito grande ver esta e outras obras concretizadas”. “Fizemos e estamos a fazer como nunca; só não vê quem não quer”, apontou.

O Presidente da Câmara lembra, a este propósito, uma das grandes dificuldades que tem afetado as Autarquias um pouco por toda a região e país, que é a falta de mão de obra e que tem levado a que muitos concursos públicos não atraiam qualquer empreiteiro com disponibilidade para executar as obras, tal como aconteceu, recentemente, no concurso para a requalificação do centro de Fermentelos, junto à igreja, a exemplo de tantos outros, como em Barrô e Mourisca do Vouga.

Na inauguração do Largo da Senhora da Saúde, Jorge Almeida frisou que a prioridade “é lançar de novo este concurso, agora com um preço base ainda mais alto, já nas próximas semanas”. A Câmara entende que “aquela obra é essencial para trazer para as freguesias a aquela lógica da regeneração urbana, onde vamos aumentar sobretudo o conforto, a beleza e a atratividade”.

Fermentelos é, defende, “uma das freguesias mais urbanas do Concelho”, pelo que faz todo o sentido “criarmos essa capacidade de fazer, de transformar e modernizar o centro urbano, no sentido de o tornar mais atrativo, onde haja uma maior frequência das pessoas e com isso mais comércio e mais serviços”.

O Presidente da Câmara de Águeda lembrou algumas obras feitas em Fermentelos, como a aquisição de uma casa que permitirá alargar o cemitério, o campo de futebol ou ainda a pavimentação “de muitas ruas”, apontando outras intervenções programadas para a freguesia. “Quando damos uma volta por Fermentelos damos conta de que falta muito mais. Só conheço um tipo de pessoas que fazem tudo, ao mesmo tempo e em todo o lado, que são os que não fazem e nós temos muitos projetos para fazer”, disse, avançando, a título de exemplo, que o projeto para a Rua do Vieira “já está entregue” e vai ser apresentado “dentro de dias”.

Jorge Almeida sublinha que um dos projetos “mais emblemáticos” será o que se refere à Pateira, com uma intervenção que implica a aquisição de terrenos junto à margem para criar um parque de lazer. “Por mim, a aquisição dos terrenos poderia ser hoje, mas vai sê-lo muito rapidamente. Neste dia em que estamos aqui de mangas arregaçadas, que seja um símbolo desta capacidade de caminhar para o futuro e de continuar a construir”, disse o Edil, avançando ainda que o projeto do novo auditório, localizado no Largo da Senhora da Saúde, está em fase final de execução “e muito em breve vamos mostrá-lo aos fermentelenses”.

Brito Salvador, presidente da Assembleia Municipal de Águeda, aproveitou o momento da inauguração do Largo da Senhora da Saúde para agradecer o empenho e dedicação pelas freguesias. “Hoje é um dia de festa para os fermentelenses. Tenho muito orgulho em ver concretizada uma obra que já era esperada há mais de duas décadas”, declarou, definindo o novo espaço como “acolhedor e muito agradável para podermos estar, não só nas nossas festas tão tradicionais, mas também para passear, fazer ginástica e conviver”.

“Apostar nas freguesias era o objetivo assumido no início do mandato, que está a ser cumprido, nomeadamente numa freguesia como a nossa que já não via obra há muitos anos”, disse Brito Salvador, desejando que a população aproveite o renovado espaço.

O presidente da Junta de Freguesia de Fermentelos, Carlos Lemos, reforçou a “luta antiga” em fazer a requalificação do Largo, que agora apresenta-se completamente renovado, com “uma parte recreativa e outra desportiva”, num “marco histórico para a freguesia” e “um grande orgulho” de ver concretizado. Salientou acreditar que a obra do auditório irá avançar. “Em breve, iremos apresentar a maquete e contamos, neste momento, com cerca de 70 mil euros que já estão aprovados pela Câmara e Assembleia Municipal para a nossa freguesia para executar esse trabalho”, anunciou, agradecendo a aposta continuada na evolução das freguesias.

Leiria | Publicado em Diário da República Decreto que classifica como tesouro nacional o esqueleto da Criança do Lapedo e artefactos arqueológicos associados


Foi publicado esta segunda-feira em Diário da República o decreto que classifica como tesouro nacional o esqueleto da Criança do Lapedo e artefactos arqueológicos associados, em depósito no Museu Nacional de Arqueologia.
O documento refere que os bens que o Governo classifica como de interesse nacional revestem-se de excecional interesse nacional, pelo que se torna imperativo que se lhes proporcione especial proteção e valorização, nos termos que a lei prevê.

“Nos termos dos n.os 1 a 3 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 148/2015, de 4 de agosto, os bens ora classificados refletem os critérios constantes do artigo 16.º do mesmo diploma, relativos ao interesse dos bens enquanto testemunhos notáveis de vivências ou factos históricos, ao seu valor estético, técnico ou material intrínseco, ao seu interesse como testemunho simbólico ou religioso, à sua importância na perspetiva da sua investigação histórica e científica, e ao que nele se reflete do ponto de vista de memória coletiva”, lê-se no documento que pode ser consultado em https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/164712118/details/normal?sort=whenSearchable&sortOrder=DESC&q=lapedo. 

“No que respeita ao esqueleto da Criança do Lapedo, cumpre referir que o achado deste esqueleto, pertencente a uma criança do Paleolítico Superior, com cerca de 29.000 anos, ocorreu em 1998, na região de Leiria, num abrigo natural existente na margem esquerda do Vale do Lapedo, denominado Abrigo do Lagar Velho. Objeto de diversas intervenções arqueológicas, o Abrigo do Lagar Velho tem vindo a revelar uma importante sequência de ocupações humanas do Paleolítico Superior, encontrando-se, desde 2013, classificado como Monumento Nacional”, refere o texto.

“Aproveitando uma reentrância natural existente na parede de fundo deste Abrigo, um grupo de caçadores recoletores do Período Gravetense depositou aí o corpo de uma criança que terá falecido no decurso do seu quinto ano de vida. A deposição desta criança envolveu um ritual muito cuidadoso e complexo, incluindo a colocação de um gorro ornamentado com quatro caninos de veado (Cervus elaphus) e um colar com duas conchas de caracol do mar (Littorina obtusata)”, acrescenta, realçando que “os estudos efetuados por equipas internacionais e multidisciplinares vieram demonstrar a importância deste esqueleto a nível mundial, pois, embora corresponda claramente a um indivíduo juvenil moderno (Homo sapiens sapiens) apresenta, igualmente, algumas características morfológicas arcaicas que se aproximam das observadas nos neandertais, algo que a sequenciação do genoma destes últimos acabaria por confirmar”.

Para o Município de Leiria, esta distinção representa, por um lado, um reconhecimento do vastíssimo trabalho científico nacional e internacional gerado ao longo de duas décadas e, por outro lado, o mote para o incremento de ações de investigação e valorização deste espólio, do sítio onde foi descoberto, da sua envolvente e do Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho.

Imagem: RTP Ensina

Aveiro | Procuram-se: Criativos disponíveis para “Ocupar” Residências Artísticas

Candidaturas abertas até 13 de junho 

Os dois melhores projetos a concurso no Aveiro Criatech Artistic Residences levarão para casa um prémio de 1400€ cada -

As candidaturas para o programa mais criativo e geek do país estão abertas até ao dia 13 de junho de 2021 e apenas 20 participantes serão selecionados para participar das Aveiro Criatech Artistic Residences que decorrerão entre os dias 23 de junho e 3 de julho.

Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa Aveiro Tech City, da Câmara Municipal de Aveiro, lança o Aveiro Criatech Artistic Residences, um projeto que promove uma cultura de aprendizagem, pensamento, experimentação, exploração e produção de inovação. Com o objetivo de cruzar a criatividade emergente das áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), este programa de residências artísticas e tutoria, que acontece num contexto de idealização colaborativa, conta com a participação de profissionais e estudantes de várias áreas criativas.

Na edição deste ano, as Aveiro Criatech Artistic Residences contam com o acompanhamento de especialistas da ESAD e da UA e terá como mentores os artistas convidados Patrícia J. Reis e Mathieu Le Sord.

Os dois melhores projetos desenvolvidos durante o programa levarão para casa um prémio de 1400€ cada e verão ainda as suas obras serem exibidas durante o evento Criatech 2021, a decorrer em outubro.

As Aveiro Criatech Artistic Residences 2021 destinam-se a pessoas ligadas às indústrias criativas ou tecnológicas, criadores, artistas, estudantes e todos que tenham como ambição desenvolver projetos inéditos na área das artes multimédia. Os interessados devem enviar o seu dossier de candidatura para o e-mail aveirotechcity@cm-aveiro.pt. Todas as informações e cronograma da iniciativa encontram-se disponíveis na página Aveiro Criatech Artistic Residences.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.


Festa Arte Nova de Aveiro conta com balão de ar quente

 

De 10 a 13 de junho, a Câmara Municipal de Aveiro, como a Cidade Arte Nova Portuguesa de referência, irá comemorar a Festa Arte Nova, cujo Dia Mundial se celebra a 10 de junho, com uma proposta inovadora: viagens diárias num balão de ar quente no Rossio. O Museu Arte Nova terá entradas gratuitas nos quatro dias.

Destinada do público em geral, a Festa Arte Nova terá participação gratuita e pretende recordar que, no período de 1900, os balões de ar quente e os dirigíveis integravam o imaginário coletivo e eram alvo de notícia. Nesta edição da Festa Arte Nova propõe-se a experiência de uma viagem num balão de ar quente.

Assim, durante quatro dias, entre as 8h00 e as 11h00 e as 19h00 e as 22h00 (sujeito a condições atmosféricas favoráveis), serão proporcionados vários “Voos Cativos em Balão de Ar Quente”. A participação implica inscrição prévia e as viagens acontecerão por ordem de chegada.

Com sessões marcadas para as 10h00 e as 15h00, haverá visita guiadas e comentadas ao Roteiro Arte Nova de Aveiro. Trata-se de um percurso interpretativo para observar os edifícios ao gosto Arte Nova, abordando-se esta corrente artística e o seu desenvolvimento local.

Ainda nos quatro dias, pelas 11h30 e 16h30, realiza-se o atelier Infantil “Viajar no Papel”, uma atividade que puxa pela imaginação, recorrendo a colagens e tintas que se misturam, criativamente com réplicas de postais antigos relacionados com o tema das viagens e da descoberta do mundo.

Nestas duas últimas ações, podem inscrever-se, por e-mail, até 10 participantes por sessão (museucidade@cm-aveiro.pt)

No dia 10 de junho haverá uma Happy Hour nos Museus de Aveiro, às 18h00, dedicada à Arte Nova: “Em privado. A Arte Nova e o interior doméstico”. Será difundida na página de Facebook dos Museus de Aveiro (facebook.com/Museudacidadedeaveiro).

Recorde-se que o Museu Arte Nova tem patente a exposição “Artesãos de Fogo” que apresenta uma das coleções mais importantes de vidro Arte Nova produzidas nos finais do século XIX e princípios do século XX na região francesa de Lorena, mais concretamente, em Nancy.

Foi ali que os artesãos da época criaram peças de vidro únicas, com decorações inspiradas na Natureza.

A exposição revelará a essência desta técnica artesanal de trabalhar o vidro, que requer muita perícia e destreza dos vidreiros durante todo o processo.


 

Portugal aguarda esclarecimentos sobre entrada em Espanha pelas fronteiras terrestres

O Governo português aguarda uma resposta de Madrid a um pedido de esclarecimentos sobre a exigência de apresentar teste à covid-19 a quem entrar em Espanha pelas fronteiras terrestres, segundo fonte da embaixada de Portugal em Madrid.

Os executivos dos dois países estão em contacto "permanente" para "esclarecer" o alcance da medida e o impacto real no que é o quotidiano entre os dois países, aguardando-se uma reação do lado espanhol, disse a mesma fonte à agência Lusa.

Espanha passou a exigir, desde hoje, a quem viajar de Portugal por via terrestre um teste negativo à covid-19, certificado de vacinação ou de recuperação da doença, segundo o Consulado Geral de Espanha em Portugal.

Esta medida já se aplica a quem viajava de Portugal para Espanha pelas vias marítimas ou aéreas, sendo a partir de hoje obrigatório para quem cruzar a fronteira terrestre.

A partir de 7 de junho todas as pessoas com mais de seis anos que cruzem a fronteira terrestre entre Portugal devem dispor de alguma das certificações sanitárias exigidas a todos os passageiros que entrem em Espanha por via aérea e marítima", refere o Consulado Geral de Espanha em Portugal na sua página da Internet.

Estas certificações passam pelo teste de diagnóstico à covid-19 negativo (feito nas 48 horas anteriores), que pode ser PCR ou antigénio, certificado de vacinação ou de recuperação da doença.

O Consulado Geral de Espanha em Portugal refere ainda que Portugal está agora incluído na "lista de países ou zonas de risco".

As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha estiveram fechadas entre 31 de janeiro e 30 de abril devido à pandemia de covid-19 e apenas era permitida a passagem, em 18 pontos autorizados, ao transporte internacional de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, veículos de emergência, socorro e serviço de urgência.

Lusa

Vagos permite a presença de familiares de atletas em recintos desportivos


O Município de Vagos promove e valoriza a prática da atividade desportiva em geral, uma vez que esta contribui, de forma relevante, para a formação global da pessoa humana sendo este um aspeto que assume especial importância se incrementado, desde cedo, em crianças e jovens.

Nesta perspetiva, é de realçar a extrema importância do acompanhamento familiar da criança e do jovem ao longo do seu trajeto desportivo, seja ele efetivado de forma lúdica, em contexto escolar ou no âmbito do desporto federado.

Em virtude da pandemia de COVID-19, este acompanhamento tem vindo a ser limitado, nomeadamente, no que concerne à possibilidade de os familiares das crianças e jovens vaguenses poderem acompanhar os seus filhos nas infraestruturas desportivas do concelho.

No entanto, a realidade apresenta-se hoje de forma diferente. Ao desconfinamento sucedeu-se a retoma da competição dos escalões de formação que estavam estagnados há um ano.

Acompanhando o contexto de evolução favorável da situação pandémica e em articulação com a Autoridade Local de Saúde, já será possível a presença dos familiares dos atletas em jogos de formação desportiva nas diversas modalidades.

Esta presença deve ser sujeita ao cumprimento das linhas orientadoras da Direção Geral da Saúde para a pandemia de COVID-19, nomeadamente, com o uso obrigatório de máscara, a manutenção do distanciamento social e a desinfeção frequente das mãos.

Câmara de Anadia atribui mais de 100 mil euros a IPSS’s


A Câmara Municipal de Anadia aprovou a atribuição de apoios financeiros, no valor total de 110 mil euros, às 18 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho visando apoiar o cumprimento dos seus objetivos e ajudar na prossecução dos respetivos planos de atividades. A deliberação foi tomada na reunião extraordinário de executivo, no passado dia 31 de maio.

O apoio municipal tem como pretensão reconhecer o esforço e incentivar o crucial trabalho que vem sendo realizado pelas IPSS’s no concelho, em estreita articulação e coordenação com a Rede Social de Anadia. Por outro lado, as verbas atribuídas têm também em atenção as respostas sociais, o número de utentes, a sua participação nos vários projetos promovidos pela autarquia, a colaboração prestada à Câmara Municipal no desenvolvimento de competências que lhe estão legalmente atribuídas na área da ação social escolar e em outras intervenções.

De sublinhar que o trabalho realizado pelas instituições sociais tem sido imprescindível para superar as adversidades resultantes das medidas restritivas implementadas pelas autoridades competentes para a prevenção e resposta à pandemia da doença Covid-19.

Não obstante a melhoria da situação epidemiológica, continua a revelar-se ainda imprescindível o esforço acrescido que vem sendo investido pelas instituições e que lhes tem permitido dar uma resposta consentânea com as exigências inerentes a tão atípica situação.

Câmara de Vagos não deixa passar em branco o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades


Realizam-se, no próximo dia 10 de junho de 2021, as Comemorações Municipais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, pelas 10h00, nos Paços do Concelho, no centro da Vila de Vagos.

Pelas 10h15, será hasteada a Bandeira Nacional ao som do Hino de Portugal, interpretado pela Banda Vaguense.

De seguida, pelas 10h30, o Município de Vagos fará a entrega Diplomas de Mérito Municipal, no Centro de Educação e Recreio de Vagos, às entidades concelhias como forma de reconhecimento pelo trabalho, coragem e empenho no combate à pandemia provocada pela COVID-19, bem como no apoio prestado à população, com especial enfoque nos mais vulneráveis.

Pelas 12h00, será, também, realizada uma cerimónia de comemoração do Centenário do Jornal “Eco de Vagos”.

Sul | Geopalcos traz “A Terra onde se nasce” a Silves no dia 10 de junho

No âmbito do Geoparque Algarvensis terá lugar no próximo dia 10 de junho, pelas 21h00, na Praça al-Muthamid, em Silves, o evento Geopalcos “A Terra Onde Se Nasce”. Nesta iniciativa e através da poesia, da música e da dança, Pedro Pinto (Reflect), João Mestre e Laura Abel envolvem-se numa atmosfera multidisciplinar, tendo como base paisagens cuja história se prolonga para lá do horizonte. A entrada é livre.

Será, assim, um serão que promete pela performance inédita e original onde, partindo da obra de João de Deus, os três intervenientes irão explorar camadas artísticas. A entrada é limitada a 150 pessoas, cumprindo as orientações da DGS para este tipo de espetáculos.

 

De referir que o Festival Geopalcos Arte.Ciência.Natureza prolonga-se até 12 de setembro e é um evento bianual que liga a arte, a ciência e a natureza com e para as pessoas, pensado a partir da colaboração e participação das populações e dinamizado pelo aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira, através dos municípios. O projeto surgiu de uma candidatura intermunicipal, liderada pela AMAL, juntando os 16 municípios algarvios e a Direção Regional de Cultura do Algarve, que resultou no “Bezaranha - Programação Cultural em Rede”, programa que assegura parcialmente o financiamento do Geopalcos, recorrendo ao Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC2020).

 

Os telefones 282 440 800 (ext. 2722) | 282 440 850 (ext. 2745) e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de cultura do Município de Silves disponíveis para o fornecimento de informação adicional sobre o evento.

 

Notas Biográficas:

Pedro Pinto (Reflect)

Reflect para a música, fundou a editora algarvia Kimahera em 2005. Estreou-se nas edições em 2008 com o álbum "Último acto" e em 2013 lançou o homónimo "Reflect". Nos últimos anos, lançou vários singles dos quais destaca "Eu Fico bem", "Barco de Papel" e "Imortais". A solo ou em parceria, já pisou alguns dos maiores palcos do país. A sua música vive de emoção que, não cabendo no Pedro, transborda em músicas que dá a conhecer ao mundo desde 2003.

João Mestre

Inspirado pelas suas emoções, explora e mistura a sonoridade de instrumentos de orquestra clássica com sons eletrónicos modernos, colocando em cada trabalho seu um pedaço íntimo de si. A experiência que adquiriu em estúdio e ao vivo, permitiu ao artista desenvolver uma sensibilidade e uma paixão únicas e intensas pelo piano. Destaca os espetáculos de Reflect com Orquestra, assim como a participação em várias edições da Kimahera.

Laura Abel

Com apenas 6 anos, ingressou na Ginástica Rítmica de competição. Após 12 anos pôs um ponto final nesta modalidade. Em 2018, com 22 anos, acabou a Licenciatura em Dança, na Escola Superior de Dança e ao longo deste caminho, esteve 6 meses a estudar dança na Holanda. De regresso a Portugal destaca a Companhia Quorum Ballet com quem trabalhou, e mais recentemente São Castro e António Cabrita na peça "LAST". O seu movimento, carregado de sentimento e genuinidade, rende qualquer coração à emoção.

 

Toda a informação em https://www.geoparquealgarvensis.pt/aprender-e-sensibilizar/atividades/item/736-a-terra-onde-se-nasce

Marinha Grande | Exposição de Pintura de Aquilino Ferreira na Galeria Tony Vitorino


A Galeria Municipal Tony Vitorino, situada no primeiro andar do Cine-Teatro Actor Álvaro, no Largo da República, em Vieira de Leiria, inaugura a exposição “IV Revolução Industrial”, da autoria de Aquilino Ferreira, no próximo domingo, 13 de junho, pelas 19h00.
A iniciativa é organizada numa parceria da Câmara Municipal da Marinha Grande e da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria. De 13 de junho a 30 de agosto, vão estar patentes ao público cerca de 40 obras da coleção “IV Revolução Industrial”, da autoria daquele artista.

Aquilino Ferreira nasceu em Vieira de Leiria. Estendeu-se além fronteiras, “desbravando longos caminhos, cortando nas ondas dos mares qual caravela destemida, à procura de novos rumos, dando-se a conhecer por outras terras deste grandioso mundo pintado e colorido como uma aguarela. Mas acaba por regressar para ficar, pois é aqui o seu porto de abrigo”.

O artista “recolhe das suas origens as bases da sua formação pessoal e artística, pois elas estão implícitas. É inato o seu dom pela arte. Da sua relação com o teatro, rádio e cinema ficam as regras da harmonia que predominam nas suas obras”.

Aquilino “é versátil em várias áreas dominando técnicas e desafiando fronteiras inalcançáveis. Dono de um currículo invejável iniciado em França nos anos 80. É aí que inicia a sua carreira artística expondo a sua arte num patamar já muito elevado.

Foi convidado a realizar três painéis de azulejos para A Gare de Disney Land (Paris), onde de seguida, realioua a sua primeira exposição de arte. Expôs em Chambre Syndicale dês Céramiste et Atelier d’Art de France, antes de ter concluído Formação nas áreas da Pintura, da Cerâmica, da Gráfica, do Design e Publicidade.” Atualmente, usa lixo eletrónico que vai reciclando para lhe dar uma nova oportunidade.

Numa técnica mista, cria autênticas obras de arte em tela, num tema muito atual, a “IV Revolução Industrial”, representando algumas das personagens mais relevantes na mudança de mentalidades e onde o coração e a mente de Aquilino surgem sobre a mescla das cores.

A exposição “IV Revolução Industrial” pode ser vista de 13 de junho a 30 de agosto, de sexta-feira a domingo, das 16h00 às 22h00. Para os restantes dias, é necessário marcação de visita, através do email galeriatonyvitorino@gmail.com ou telemóvel 915128409. A entrada é gratuita.

Covilhã | Utentes do CAI desfilam moda na piscina praia


O Centro de atividades (CAI) da Covilhã promoveu, no dia 3 de junho, um desfile de moda com a participação especial dos seus utentes que encantaram as dezenas de espetadores que não quiseram perder o evento. A iniciativa teve lugar na Piscina Praia e abriu com um momento musical por Rúben de Matos, seguido do desfile.

Este evento teve como objetivo dinamizar a atuação do CAI, estimular as relações interpessoais e fomentar a socialização dos utentes, após largos meses de encerramento daquele espaço devido à situação pandémica.

Recordamos que o CAI reabriu as suas portas no passado dia 3 de maio. Embora ainda com poucas atividades presenciais, devido às normas de higiene e segurança estabelecidas pelo Gabinete de Proteção Civil da Câmara Municipal e pela DGS, os utentes do CAI contam já com aulas de Estimulação Cognitiva, a caminhada semanal Giravolta pela Cidade (quartas-feiras de manhã), Laboratório de Artes Cénicas (pela Quarta Parede), Atelier de Rendas, Malhas e Bordados, Aulas de Informática, Aulas de Alfabetização e Língua Portuguesa para Estrangeiros. Realizam-se também atividades pontuais atualizadas mensalmente, sendo necessária inscrição prévia para a frequência das mesmas, devido ao número de utentes permitido em cada espaço.

Para mais informações e para integrar os programas do Centro de Ativ’Idades, os utentes interessados devem contactar através do telefone 275 315 137 ou dirigir-se diretamente às instalações, no Sporting Shopping Center, no centro da cidade da Covilhã.



Cantanhede | No último sábado, com a caravana “Surf no Crowd”

Grande jornada de promoção do surf e da Praia da Tocha

Foi uma grande jornada de promoção do surf e da Praia da Tocha aquela que se viveu no último sábado, conforme havia vaticinado a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, na apresentação do Surf no Crowd. O projeto está a ser desenvolvido no âmbito de uma parceria da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC) com os municípios de Cantanhede, Figueira da Foz e Mira, visando potenciar a prática da modalidade nas praias destes três concelhos da Gândara, através de ações integradas, com o envolvimento ativo dos agentes locais. Na Praia da Tocha estiveram envolvidos a Associação de Moradores, o Parque de Campismo, a Associação de Bodyboard, a escola de surf e alojamento local Ticket2Surf, os surf camps da Paria da Tocha Dreamsea e Sea Natives e A Catraia, grupo de jovens que se dedicam à defesa do meio ambiente e da sustentabilidade ambiental.

“O que se pretende é dinamizar a procura das condições de excelência de que as nossas zonas balneares dispõem para a prática de desportos de ondas, mas preservando a sua identidade e singularidade, atraindo surfistas que valorizam o contacto com a natureza e a essência de cada lugar”, referiu Helena Teodósio, manifestando o seu “grande regozijo “por ser isso que está a acontecer bastante na Praia da Tocha, cujas características casam primorosamente com a filosofia do Surf no Crowd”.

Esta ideia foi também sublinhada pelo vereador do desporto, Adérito Machado, na abertura das atividades do último sábado, um programa diversificado dirigido a diferentes públicos e que registou a participação de cerca de 100 pessoas. No período da manhã realizou-se o Expression Surf Session, exibição de surfistas locais sujeita a avaliação por um júri, a que se seguiu uma aula de yoga no tablado do areal e um workshop da bióloga Filipa Bessa sobre “Surfar num Oceano Saudável”.

À tarde, dezenas de pessoas estiveram no batismo de surf orientado por Brian Wirtz, da Ticket2Surf, e batismo de bodyboard, neste caso por monitores da Associação de Bodyboard, além de aulas de surf adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, enquanto no areal o artesão Licínio Oliveira e o pescador António Mendes, faziam a reinterpretação do artesanato local.

O encerramento foi no CIAX - Centro Interpretativo de Arte Xávega com uma tertúlia sobre surf, destinos de surf e viagens a que assistiram a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, e os presidentes de junta de Freguesia da Tocha e da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, respetivamente Fernando Pais Alves e Aidil Machado, bem como representantes das entidades envolvidas nas atividades. Moderada por Miguel Pereira, a tertúlia teve como intervenientes os embaixadores do Surf no Crowd, que são Gonçalo Cadilhe, surfista e viajante com vários livros e artigos sobre viagens publicados, e Cláudia Pinto, modelo, apresentadora e surfista, que estiveram à conversa com Brian Wirtz, proprietário da escola de surf e alojamento local Ticket2Surf. Este último, conjuntamente com Rodrigo Corte-Real, da Associação Bodyboard dos Palheiros da Tocha, Lluis Tobella, do Dreamsea Surf Camp, e Júlia Hock, do SeaNatives Surf Camp, estiveram à “Conversa com…” a assistência sobre a preservação da atmosfera particular da Praia da Tocha e o modo de a valorizar sem comprometer a sua identidade.

Essa é de resto uma das preocupações da presidente da Câmara Municipal, que a este respeito tem manifestado a intenção da autarquia em “continuar a investir na dinamização dos fatores de atratividade da Praia da Tocha, incluindo naturalmente os relacionados com o surf e o bodyboard, até porque se trata de atividades vantajosas para toda a economia local”.

Figueiró dos Vinhos | Sessão de Informação: “Dinamização Empresarial da Região de Leiria – apoios e benefícios do NERLEI”

 


No próximo dia 16 de junho, pelas 18h30m, realiza-se na Casa da Cultura, em Figueiró dos Vinhos, uma Sessão de Informação promovida pela NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria em colaboração com o Município de Figueiró dos Vinhos.

Destinada a empresários, empreendedores e interessados em geral, é subordinada ao tema “Dinamização Empresarial da Região de Leiria – apoios e benefícios do NERLEI” e será realizada cumprindo todas as normas  de segurança da DGS no âmbito da Pandemia COVID-19.


Marinha Grande | ESPETÁCULO DE FADOS NO MERCADO MUNICIPAL

 

A Câmara Municipal da Marinha Grande realiza o concerto "JUNHO, PORTUGAL & FADO”, com Luís Filipe Fortunato e a Idília Pedrosa, no próximo sábado, 12 de junho, a partir das 09h00, no Mercado Municipal da Marinha Grande.

A iniciativa pretende celebrar o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, em que a língua portuguesa é o mote para este espetáculo que terá como protagonistas dois fadistas do concelho.
O concerto "JUNHO, PORTUGAL & FADO” é mais uma atividade que pretende tornar o ato de fazer compras no Mercado num momento também cultural, através da atuação de artistas locais.



Castelo de Paiva | Mais de 500 alunos frequentam esta instituição de ensino especializado

 Academia de Música de Castelo de Paiva entregou diplomas de mérito e de conclusão do curso básico

Realizou-se recentemente nas instalações da Academia de Musica de Castelo de Paiva, em Sobrado, a cerimónia de entrega de Diplomas de Mérito e Diplomas de Conclusão do Curso Básico de Música referentes ao Ano Lectivo 2019-2020, tendo sido contemplados cerca de meia centena alunos deste instituição de ensino especializado.

Nesta cerimonia, que contou com a presença presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, a directora do AE de Castelo de Paiva, Beatriz Rodrigues, e o director pedagógico da Academia de Musica, Agostinho Vieira, receberam Diplomas de Mérito os alunos do 4º ano ( 16 ), 6º ano ( 18 ) e 9º ano de escolaridade ( 16 ), sendo que, 65 alunos finalistas do Curso Básico, equivalente ao 9º ano, receberam o diploma de conclusão de curso, tendo anteriormente sido realizada cerimonia idêntica para 18 alunos do 12º ano, em que 13 receberam Diplomas de Mérito.

Na oportunidade da sua intervenção, o edil paivense deus os parabéns aos laureados, a quem desejou as maiores felicidades nesta opção de ensino, associando no voto de felicitação á instituição, o destaque pelo primor e a exigência do ensino artístico nesta instituição que continua a honrar e a prestigiar Castelo de Paiva.


O presidente Gonçalo Rocha teve também a oportunidade de expressar felicitações à AMCP e ao seu director pedagógico, Agostinho Vieira, evidenciando o reconhecimento granjeado junto das entidades oficiais, congéneres nacionais e internacionais, patrocinadores, músicos e artistas, realçando depois a excelência do ensino artístico nesta instituição paivense.

      


Numa conjuntura difícil, em que apela ao inconformismo e á resiliência, o autarca paivense deixou uma palavra de apreço e gratidão pelo admirável projecto educativo, sustentado no trabalho dos seus dirigentes, corpo docente, funcionários, alunos e comunidade educativa.


Importa referir que a Academia de Musica de Castelo de Paiva lecciona cursos básicos e secundários de música em regime articulado e supletivo, frequentando a Academia cerca de 500 alunos e leccionam 40 professores, com os alunos a ser oriundos de um território que abrange os concelhos de Castelo de Paiva, Cinfães, Penafiel, Marco de Canaveses e Arouca, recebendo ainda alunos de Baião e Resende.


Carlos Oliveira

AIDA: 7º Fórum Empresarial Distrito de Aveiro "Revitalizar a Indústria, Relançar a Economia" | 25 jun | online



A AIDA CCI vai realizar a 25 de junho, a 7ª edição do Fórum Empresarial Distrito de Aveiro subordinado ao tema “Revitalizar a Indústria, Relançar a Economia”.

O evento que decorrerá em formato online para os participantes, conta com um painel de oradores especialistas em diferentes temáticas, pelo que convidamos desde já V/ Exª a participar, podendo consultar o programe em https://7forumempresarial.digitalstream.pt/

Considerando o interesse dos temas e o painel de oradores enviamos e-mail para que possa divulgar junto dos V/ contactos e parceiros empresariais, assim como link do evento para que possam Partilhar nas v/ redes sociais:


Alertamos para o facto do 7º Fórum Empresarial Distrito de Aveiro ter um custo associado que altera a partir do dia 14 de junho, pelo que convidamos a inscrever-se já.

Ansião | Câmara aprovou Contas de 2020


O Relatório de Prestação de Contas Individuais do exercício de 2020, do Município de Ansião, foi votado favoravelmente, com quatro votos a favor e três abstenções, em reunião da Câmara Municipal no passado dia 31 de maio.

Da análise dos documentos, demonstrou-se que o ano de 2020 se constituiu como um impulso significativo no cumprimento do programa e da estratégia do executivo municipal, tendo-se verificado que as Grandes Opções do Plano foram executadas a 93,76%, o que corresponde ao segundo valor mais alto dos últimos 7 anos.

Este resultado considera-se de grande relevância tendo em conta que foi atingido num ano fortemente condicionado pela pandemia da Covid-19, que, a partir de março, obrigou a um intenso esforço de mitigação do impacto da pandemia nas famílias, nas empresas, nas freguesias, associações e outras entidades, com um impacto negativo nas contas municipais de aproximadamente 900 mil euros.

Apesar deste constrangimento, da execução orçamental resultou um saldo de gerência no valor de 1.789,665,46 euros, salientando-se a elevada taxa de realização da receita, assim como as taxas de pagamentos sobre a despesa comprometida e sobre a despesa faturada, muito próximas dos 100%. A receita do Exercício de 2020 fixou-se em 12.258.380,55 euros, com a despesa fixada em 10.468.715,09 euros. Os investimentos cifraram-se no valor de 2.925.606,63 euros, o maior registado nos últimos sete anos.

De destacar são também as transferências efetuadas para as Juntas de Freguesia e outras entidades, a rondar os 1.250.000 euros, assim como os 22,6 milhões de euros de projetos municipais candidatados e apoiados pelos fundos europeus de investimento e por fundos nacionais, dos quais 14 milhões foram candidatados no presente mandato autárquico.


Covilhã | Inaugurada nova casa mortuária do Dominguizo


Decorreu no dia 03 de junho, quinta-feira, a inauguração da nova Casa Mortuária do Dominguizo.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, do Presidente da Junta de Freguesia do Dominguizo, José Matos, e de D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da Diocese da Guarda.

Para Vítor Pereira, “esta obra é uma resposta a uma necessidade há muito reclamada pela população, que passa agora a deter uma nova estrutura com dignidade e conforto”. “Acreditamos na importância de garantir as condições necessárias às pessoas que, por motivos difíceis, frequentam estes espaços”, destacou.

“É um dia feliz para a população do Dominguizo”, sublinhou José Matos, acrescentando que “há várias décadas que esta obra era ansiada pela população do Dominguizo e finalmente foi concretizada. É uma obra com qualidade e com as valências que uma estrutura deste tipo deve ter”.

Este novo espaço resulta da conjugação de esforços entre a autarquia e a freguesia do Dominguizo e representa um investimento de cerca de 170 mil euros, suportado, na sua totalidade, pelo Município da Covilhã.

A RENÚNCIA DO CARDEAL MARX

 

Cardeal Marx, arcebispo de Munique, ex-presidente da Conferência Episcopal Alemã (de 2014 a 2020).

O arcebispo de Munique insiste na “Via Sinodal”, apesar de sua obra destruidora

  • Mathias von Gersdorff

Em sua carta de renúncia dirigida ao Papa Francisco, o Cardeal Marx analisa a situação da Igreja Católica na Alemanha e acha que ela chegou a um beco sem saída.

Isso só é verdadeiro em parte: o projeto progressista de uma igreja nacional igualitária alemã fracassou e chegou a um “ponto morto”!

Portanto, é bastante trágico que o Cardeal Marx enfatize novamente: “Em minha opinião, uma saída desta crise só pode ser através da Via Sinodal”.

Essa afirmação é inimaginável e irresponsável.

A “Via Sinodal” é usada como pretexto para os progressistas mais radicais difundirem suas posições anticatólicas, tais como a exigência da introdução do sacerdócio feminino na Igreja ou das “bênçãos de parcerias homossexuais”.

A “Via Sinodal” já obrigou várias vezes Roma a intervir nos assuntos alemães e reforçou no mundo inteiro a suspeita de que a Igreja Católica na Alemanha se encontra em estado de cisma.

Com espanto pode-se registrar por toda a parte as sucessivas revoltas do movimento progressista alemão contra Roma, o Magistério romano, a Congregação para a Doutrina da Fé etc.

Por que a Igreja Católica na Alemanha não pode levar uma vida normal? Por que os católicos alemães alinhados com o espírito do tempo acreditam obstinadamente que a Igreja universal deva ser deformada de acordo com seus experimentos teológicos obscuros e confusos?

Em vez de finalmente perceberem que a Igreja Católica na Alemanha só tem futuro se aceitar com alegria e de coração aberto a posição tradicional do Magistério, o Cardeal Marx recomenda — antes de deixar o seu cargo — que a Igreja Católica na Alemanha continue no processo de destruição da “Via Sinodal”.

Não é a Igreja que chegou a um beco sem saída, mas o progressismo.

De fato, o que está acontecendo não é novo. A “Via Sinodal” foi concebida desde o início simultaneamente como uma revolução eclesial e um espetáculo midiático, mas fracassou miseravelmente. Durante muito tempo, quase ninguém fora dos círculos católicos se interessou por ela e a mobilização dos fiéis foi mínima.

O progressismo, que hoje se encastela em postos-chave da hierarquia eclesiástica, parece tão obstinadamente apegado a seus objetivos e visões erradas que aparentemente está disposto a arrastar a Igreja inteira à ruína.

E Dom Bätzing, sucessor do Cardeal Marx como presidente da Conferência Episcopal Alemã, ainda não tem dado qualquer sinal de que deseja mudar algo na “Via Sinodal” que leva ao abismo.

ABIM

___________________

Tradução do original alemão por Renato Murta de Vasconcelos