sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Soza (Vagos) recebe a IX Feira da Abóbora neste final de semana

 Decorre, nos dias 18 e 19 de setembro de 2021, no Largo de S. Miguel, em Soza, a 9ª Feira da Abóbora, promovida pela Confraria dos Sabores da Abóbora e pelo Município de Vagos e conta com o apoio da CIRA - Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Estão previstas diversas atividades, desde show cookings, animação musical, tasquinhas, exposições e mostras de vários produtos regionais desde o artesanato, stands de abóboras, venda de pão, broa e sobremesas confecionadas com abóbora. Os almoços e jantares carecem de pré-reservas pelo que as pessoas interessadas devem fazê-lo através dos seguintes contactos telefónicos: 919 213 657, 937 946 091, 963 632 355.

Este evento tem como finalidade divulgar e mostrar a potencialidade da abóbora tão utilizada, ao longo dos tempos, no concelho de Vagos, assim como valorizar e promover os recursos endógenos da região.

A Feira da Abóbora é uma iniciativa que se tem revelado de extrema importância para a divulgação deste fruto/legume no mercado nacional e mesmo internacional.

PROGRAMA DA 9ª FEIRA DA ABÓBORA

Dia18 – Sábado

10h00 – Abertura

11h00 – Show Cooking

12h00 – Animação com o grupo Códeas do Diabo

12h30 – Almoço – Chanfana e Filetes

16h00 – Show Cooking

19h30 – Jantar – Rojões e pataniscas de bacalhau com abóbora

20h30 – Animação com Verónica Matias

23h00 – Encerramento

Dia 19 – Domingo

10h00 – Abertura

11h00 – Show Cooking

12h00 – Animação com Stephanie Espadilha e João Santos

12h30 – Almoço – Entrecosto e Bacalhau no forno

16h00 – Show Cooking

18h00 - Encerramento

Em permanência: stands de artesanato, stands de abóboras, vendas de pão, broa e sobremesas confecionadas com abóbora.

Burger King é o novo patrocinador da Liga Portugal


A Burger King vai patrocinar a Liga Portugal bwin e a Liga Portugal Sabseg, primeira e segunda divisão de futebol, respectivamente, durante esta época.

Com esta parceria com a Liga Portugal, a Burger King dará nome aos prémios Avançado do Mês da Liga Portugal bwin e da Liga Portugal Sabseg. A marca também ficará associada ao 11 da Jornada da Liga Portugal bwin, divulgado semanalmente nos canais próprios da Liga Portugal.
«A estratégia de crescimento da Burger King passa por uma aposta na proximidade com o mercado português e este acordo com a Liga Portugal é uma ferramenta de excelência para cumprir esse propósito. Sabemos que o futebol é universal, mas cada adepto disfruta dele à sua maneira. Este é o claim do Burger King – Have It Your Way® – À tua maneira – e esta parceria é no fundo um convite para disfrutar do futebol, agora com toda a conveniência da Burger King que está sempre onde e quando todos os seus clientes necessitam, oferecendo os melhores produtos e a melhor experiência», afirma Jorge Carvalho, director-geral da Burger King para Portugal e Espanha.
Sónia Carneiro, directora-executiva coordenadora da Liga Portugal, afirma que esta parceria é mais um sinal do reconhecimento da atractividade comercial da Liga Portugal e das suas competições. «Temos seguido uma estratégia de proximidade com as grandes marcas em determinados sectores de actividade, que partilham connosco a visão de entretenimento e aproximação aos adeptos e consumidores. A Burger King é uma marca de referência à escala global, o que está também alinhado com o plano de expansão internacional da Liga Portugal e das suas competições», sublinha.

De referir que a Burger King também decidiu apostar no futebol em Espanha, tendo anunciado uma parceria com a La Liga, a primeira divisão de futebol daquele país, enquanto patrocinador oficial da competição até à época 2023/2024.

Marketeer

Em 2020, no IPO do Porto, 67 doações foram exportadas para 14 países diferentes.

 O IPO do Porto assinala no sábado o Dia Mundial do Dador de Medula Óssea com um evento que visa desmistificar receios e ideias erróneas e colocar Portugal e os seus dadores no mapa global.

De acordo com dados disponibilizados esta sexta-feira à Lusa, no IPO do Porto, em 2020, 67 doações foram exportadas para 14 países diferentes, acrescem ainda 29 colheitas a dadores familiares e 106 colheitas autólogas exclusivamente para transplante de doentes do instituto.

O evento a realizar no Dia Mundial do Dador de Medula óssea, que se assinala no sábado, conta com a presença de especialistas na área e testemunhos reais de dadores de medula óssea de todo o país, que relatam a sua experiência de dádiva.

Nesta edição, haverá ainda um painel dedicado ao tema das terapias celulares inovadoras, as células CAR T, terapêutica que o IPO do Porto iniciou de forma pioneira em Portugal em 2019.

O evento acontecerá em formato híbrido, com transmissão no canal de YouTube em www.youtube.com/c/IPOPorto74.

Este evento será pela primeira vez integrado nas celebrações do World Marrow Donor Day (WMDD), uma iniciativa da World Marrow Donor Association (WMDA) - associação internacional sediada na Holanda, que reúne os registos de dadores de todo o mundo -, dando assim reconhecimento internacional aos dadores portugueses de células e medula óssea.

"Este é um dia para consciencializar as entidades responsáveis e a comunidade, em especial os grupos étnicos, sobre a importância da inscrição como dador voluntário de medula óssea e do impacto que o transplante tem no tratamento dos doentes, ajudando a salvar vidas", refere Susana Roncon, diretora da Terapia Celular do IPO do Porto.

Em comunicado, a médica alerta para a necessidade de informar a população em geral, sobretudo os mais novos, acerca dos processos inerentes à dádiva de medula, esclarecendo dúvidas e prevenindo eventuais escusas.

Serviço de Terapia Celular realiza colheita de células e medula óssea a dadores voluntários inscritos no CEDACE (Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão).

Estes produtos celulares são enviados para centros de transplante nacionais e internacionais para tratarem doentes com patologia oncológica e não oncológica.

O Serviço iniciou a atividade de exportação no ano 2000, tendo já enviado mais de 700 produtos para 36 países diferentes nos continentes da EuropaAméricaÁsia e Oceânia.

Em paralelo com esta atividade, recebe dadores familiares e ainda doentes que realizam colheita de células para si próprios (as chamadas colheitas autólogas), sendo o único serviço do Norte e Centro de Portugal a realizar este procedimento a crianças e adolescentes.

Neste momento, o CEDACE conta com mais de 400 mil dadores, mantendo o terceiro lugar dos países com mais dadores inscritos por milhão de habitantes.

Lusa

Reagendada a atividade de recriação das Vindimas pelos idosos da Casa dos Pobres de Coimbra na ESAC

 As Vindimas da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) serão uma oportunidade para, à semelhança do ano passado, os idosos da Casa dos Pobres de Coimbra reviverem uma atividade à qual estão associadas boas memórias.

A ESAC, numa ação promovida em parceria com o Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa e ao Cuidador – GAPIC da Casa dos Pobres, à semelhança do ano passado, irá receber os utentes desta Estrutura Residencial no período da manhã de dia 13 (próxima 2.ª feira), para a recriação da "Vindima". O objetivo da iniciativa é apelar às suas reminiscências, uma vez que valorizam de forma entusiasta os momentos de alegria vividos na juventude, ligados quase sempre aos trabalhos do campo, fazendo muitas vezes referência às vindimas.

Proença-a-Nova | Antigo Instituto de Santiago acolhe Base Permanente da Força Especial de Proteção Civil

 

O edifício do antigo Instituto de Santiago acolhe a Base Permanente da Força Especial de Proteção Civil de Castelo Branco, tendo os presidentes da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil assinado, no dia 16 de setembro, o protocolo de cooperação que define os termos da cedência do espaço. João Lobo, presidente da autarquia, recordou os cerca de 30 anos em que aquele edifício esteve ao serviço do concelho e da educação, tendo encerrado por falta de alunos. “Hoje é com gosto que acolhemos e sediamos aqui a Brigada da Força Especial de Proteção Civil de Castelo Branco, que traduz uma valência para o próprio concelho de Proença-a-Nova e para toda a região”.

O presente protocolo estará em vigor até ao momento em que começarem as obras de adaptação do edifício com o objetivo de o dotar de condições para acolher idosos e cuidados de saúde, no âmbito de candidatura formalizada ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais — 3.ª Geração (PARES 3.0) denominada “S. Tiago - Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Lar Residencial”. João Lobo referiu ainda os contactos que estão a ser realizados com a Secretária de Estado da Proteção Civil para a ampliação do Centro de Meios Aéreos da Moita, onde a Força Especial de Proteção Civil (FEPC) estava anteriormente sediada, revelando-se o espaço insuficiente para acolher todos os operacionais em condições dignas.

O presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro-General José Manuel Duarte da Costa, considera fundamental o caminho conjunto que é feito com os municípios: “não há proteção civil que sobreviva e subsista sem o apoio autárquico”, referiu. “Este passo que estamos a dar aqui acaba por melhorar em muito as condições de vida daquilo que é a FEPC, mas melhora sobretudo aquilo que são as condições de resposta operacional em prol da sociedade e em prol de todos os elementos que vivem nestas regiões porque estamos a dar mais segurança aos portugueses”. Recordando os momentos difíceis que foram vividos neste território, com a morte de operacionais e os incêndios em larga escala, José Manuel Duarte da Costa aponta a responsabilidade de cada um na proteção civil: “todos somos proteção civil”.

Proença-a-Nova | Programa de animação de verão com balanço positivo

A época balnear no concelho de Proença-a-Nova terminou oficialmente no dia 13 de setembro, numa semana marcada pela chuva e descida das temperaturas máximas, contrastando com o tempo quente registado em julho e agosto, meses altos para o sector do turismo. A afluência aos espaços balneares foi um excelente indicador para as taxas de ocupação no sector hoteleiro e também o Centro Ciência Viva da Floresta, dos equipamentos mais visitados no concelho, recebeu entre 26 de junho e 13 de setembro 2.957 visitantes, mais 856 do que em igual período de 2020. Para além da oferta criada pelas praias fluviais de Aldeia Ruiva, Fróia e Malhadal, pelas zonas balneares de Alvito da Beira e Cerejeira e pelas piscinas públicas de Pedra do Altar, Proença-a-Nova (piscina coberta) e São Pedro do Esteval, o Município dinamizou o habitual programa de animação de verão com diversas iniciativas desportivas e culturais.

O Grupo de Desporto realizou, nos meses de julho e agosto, as aulas de hidroginástica nas piscinas, com a participação, em média, de 15 pessoas por sessão. Também o Parque Urbano recebeu a aula de ginástica ao ar livre, uma vez por semana, com a presença de oito pessoas, em média. Foi ainda realizada a descida de rio, a 24 e 31 de julho, com as inscrições a lotarem nos quatro percursos, iniciativa dinamizada em colaboração com a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Padrão.

No campo cultural, e tendo em conta que as aldeias ainda não puderam promover a tradicional festa, considerando as restrições devido à pandemia da COVID-19, o Município disponibilizou música nas localidades que o solicitaram para dar um “ar de festa” durante os fins de semana em que costumava decorrer a festividade. Adicionalmente, na atividade “Uma tarde bem passada”, grupos de música popular, do concelho e da região, animaram os locais onde existem espaços abertos ao público – privados ou geridos por associações.

Os espaços balneares receberam dez sunsets cortiçada, com o DJ Miguel Domingos, nos Paços do Concelho teve lugar o espetáculo de magia com Mário Daniel, a 7 de agosto, e, para um público mais abrangente, no início do mês de setembro, realizou-se o concerto com o grupo Big Gang Orquestra no Parque Urbano, inicialmente agendado para 14 de agosto, mas adiado devido ao surto de COVID-19 na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova que motivou o cancelamento de todas as atividades durante duas semanas.

Proença-a-Nova | Vindimas aumentam afluência ao CCV da Floresta


O Centro Ciência Viva da Floresta tem verificado uma maior procura do serviço do laboratório de análise de vinho. Desde o seu início tem havido uma maior procura dando aos seus clientes auxílio durante as várias fases do processo de elaboração do vinho. Catarina Antunes, responsável pelo laboratório, antecipa “muito trabalho até final de março. Fazemos o acompanhamento desde o controlo de maturação das uvas, controlo de mostos frescos e consequentes análises para garantir uma melhor conservação do vinho”.

Existem agora mais utilizadores do que à data do ano anterior e o ritmo promete continuar acelerado nos próximos meses. Catarina Antunes refere que os novos clientes não se limitam às fronteiras do município: “o laboratório tem clientes que vêm de Mação, Sertã, Castelo Branco, Idanha-a-Nova e até Abrantes. Nós tentamos dar resposta de forma rápida (no próprio dia) pois no vinho existem seres vivos que “nunca dormem”. Não nos limitamos a dar indicações para as pessoas fazerem só por fazer, mas tentamos explicar-lhes o porquê desse procedimento, a ciência que está por detrás”. Apesar de consciente do significado de receber novos clientes, Catarina Antunes aponta que “é importante verificarmos que aqueles que já nos procuravam antes, continuem a solicitar a nossa ajuda, ano após ano, porque isso significa que gostam do trabalho que realizamos”.

Com o laboratório em funcionamento desde 2012, Catarina Antunes, não esconde o espanto em relação à procura por parte da população: “sinto que as pessoas estão muito mais recetivas. No início do projeto disse ao enólogo, que dá apoio técnico ao laboratório, que achava que a população não fosse aceitar ajuda, por haver hábitos vincados de elaboração do vinho, mas pelo contrário, mesmo as pessoas mais idosas começaram a procurar o nosso apoio nesta área”, frisa.

Para mais informações consulte www.ccvfloresta.com ou por telefone 274 670 220.

XIX Congresso Ibérico de Entomologia realiza-se em formato on-line, a partir de Coimbra

 De 21 a 24 de setembro de 2021, a Entomologia Ibérica reúne-se virtualmente em torno do tema “Os Insetos e o Homem” para discutir a incrível diversidade destes organismos, as suas ameaças e possíveis benefícios para o Homem. O evento é organizado pela Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra e pelo Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, com a colaboração da Sociedade Portuguesa de Entomologia.

O objetivo principal deste evento, que devido à situação pandémica foi adaptado para promover uma experiência segura, é a reunião e troca de conhecimento entre profissionais e amantes da Entomologia, “para assim se compreender o estado atual e criar sinergias para fazer a área progredir”. As vantagens do formato online, associadas ao menor impacte ambiental e menos custos para os participantes, permitiram atrair um elevado número de inscritos (mais de 400), que incluem participantes de toda a Península Ibérica e América Latina, muitos dos quais estudantes.

"Os Insetos e o Homem", "Entomologia Agrícola & Florestal", "Entomologia & Saúde", " Comunicação de Ciência (SCICOM) em Entomologia", "Espécies Invasoras", "Taxonomia, Sistemática & Evolução", "Biodiversidade, Biogeografia & Conservação" e "Biologia & Ecologia" são os temas do congresso, que compreende palestras, workshops diversificados, comunicações orais e apresentações de posters. Para o congresso estão convidados vários oradores internacionais, com um foco Ibérico (ainda que não exclusivamente), especialistas nas temáticas em abordagem. A palestra inaugural, no dia 21, às 16h30, sobre “Controlo biológico de pragas agrícolas”, será proferida por Elisabete Figueiredo do Instituto Superior de Agronomia. Esta palestra, assim como a maioria das palestras plenárias, será transmitida em direto a partir de StreamYard para as redes sociais do Congresso(https://www.facebook.com/XIXCIECOIMBRA e http://tiny.cc/youtubeXIXCIE), permitindo que qualquer pessoa interessada possa assistir.

Associado ao XIX CIE, está ainda decorrer, de 12 a 24 de setembro, um BIOBLITZ Ibérico de insetos no qual todos estão desafiados a participar. Basta registarem-se/entrarem no iNaturalist/ Biodiversity4All, aderir ao Projeto BIOBLITZ Ibérico de insetos e fotografar os insetos observados.

Todas as informações sobre o evento, incluindo programa, palestrantes convidados e temáticas debatidas, estão disponíveis em https://xixciecoimbra.wixsite.com/oficial.

 

Combate ao Jacinto-de-Água em Montemor-o-Velho: Conheça o Plano de Ação Local

 Sabia que o Jacinto-de-Água, apesar de ser uma planta bonita, é uma planta que destrói o ecossistema do Município?

Com o intuito de continuar a implementar mecanismos de controlo da espécie invasora, o Município de Montemor-o-Velho encontra-se a desenvolver o projeto CEIEJAM – Combate à Invasora Exótica Jacinto-de-Água em Montemor-o-Velho.

A iniciativa, que conta com financiamento do Fundo Ambiental, contempla a elaboração do Plano de Ação Local e aquisição de equipamento para o controlo, contenção ou erradicação do Jacinto-de-Água.

Recentemente, o Plano de Ação Local para o Controlo, Contenção e Erradicação do Jacinto-de-Água obteve o parecer favorável do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF, I.P.), dando, assim, garantias que o projeto vai continuar a servir o propósito de defesa e proteção da biodiversidade do concelho de Montemor-o-Velho, e em particular do nenúfar-amarelo do Baixo Mondego.


CIEJAM – Combate à Invasora Exótica Jacinto-de-Água em Montemor-o-Velho

Entidade Promotora: Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.

O projeto "CIEJAM - Combate à Invasora Exótica Jacinto-de-Água em Montemor-o-Velho", destina-se a combater a espécie exótica invasora Jacinto-de-Água (Eichhornia crassipes), integrando-se numa estratégia de longo prazo com vista à erradicação desta praga dos cursos de água do concelho.

O projeto tem como alvo três cursos de água de intervenção prioritária, a saber:

  • Leito Periférico Direito do Rio Mondego;
  • Leito Abandonado do Rio Mondego;
  • Vala de Escoamento – Esteiro da Ereira.

O projeto assenta numa estrutura com duas vertentes distintas e complementares - uma vertente de planeamento e uma vertente de operacionalização - e contempla investimentos na:

  • Elaboração do "Plano de Ação Local para o Controlo, Contenção e Erradicação de Jacinto-de-Água (Eichhornia crassipes)" do Município de Montemor-o-Velho;
  • Aquisição de equipamento para o controlo, contenção ou erradicação de Jacinto-de-Água.

O Plano de Ação Local obedece ao modelo definido pelo ICNF.

Os equipamentos contemplados no projeto são os seguintes:

  • Embarcação de lastro curto e reboque, para recolha de Jacinto-de-Água;
  • Barreiras de contenção para o Jacinto-de-Água (em seis locais dos três cursos de água prioritários);
  • Balde para recolha de Jacinto-de-Água (equipamento mecânico de apoio a máquina giratória), especificamente concebido para recolha de Jacinto-de-Água;
  • 50 bidões para armazenagem temporária dos Jacintos-de-Água recolhidos (capacidade de 1 m3 cada um);
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os recursos humanos envolvidos nas operações de controlo, contenção e erradicação de Jacinto-de-Água (equipa de dois elementos, que manuseia embarcação).

O projeto incorpora ainda despesas com três técnicos afetados ao mesmo, bem como as seguintes atividades:

  • Realização de ações de informação, divulgação e sensibilização sobre a temática do Jacinto-de-Água;
  • Realização de ações de capacitação de técnicos operacionais.

A área de intervenção do presente projeto foca-se em três troços abaixo discriminados:

Troço 1 - Leito periférico direito do Rio Mondego (do ponto de Lavariz até à confluência do Rio Mondego do limite do Concelho de Montemor-o-Velho e Soure).

- Junto ao Poço da Cal próximo da zona onde se encontra localizado o nenúfar amarelo;

- Local depois da ponte rodoviária.

Troço 2 - Leito abandonado do Rio Mondego (da povoação de Casal Novo do Rio até à Estação de Bombagem do Rio Foja – limite do Concelho de Montemor-o-Velho e Figueira da Foz).

- Entre a última passagem rodoviária, o campo agrícola e a estação de bombagem do Foja.

Troço 3 - Vala de escoamento do esteiro da Ereira (até à estação de bombagem do Rio Foja, limite do Concelho de Montemor-o-Velho e Figueira da Foz).

- Junto à ponte da Alagoa;

- Junto a bifurcação entre a vala que passa o estaleiro municipal e o Leito Abandonado;

- Junto à ponte da Ereira.

Candidatura financiada pelo Fundo Ambiental | Valor Global Aprovado do Projeto 65 039,72 euros, Valor do Financiamento 55 283,76 euros

Anadia associa-se à Semana Europeia do Desporto

Anadia vai associar-se à “Semana Europeia do Desporto”, à semelhança do que já aconteceu em anos anteriores, através da realização de um conjunto de atividades desportivas dirigidas à população, com o objetivo de criar hábitos de vida saudável e promover o desporto e a atividade física em estabelecimentos de ensino, espaços ao ar livre, locais de trabalho e ginásios.

A iniciativa vai decorrer, entre os dias 23 e 29 de setembro, com um leque variado de ações que decorrerão em vários locais, nomeadamente Centro Social, Recreativo e Cultural de Pedralva, Complexo Desportivo de Anadia, Parque Urbano de Anadia e Escola Básica 1 de Mogofores.

A semana do desporto abre com uma aula de ginástica geriátrica “Movimento Sénior é Vida”, no dia 23 de setembro, das 11h00 às 12h00, no Centro Social, Recreativo e Cultural de Pedralva.

Para o dia 24, está programado um dia aberto no Complexo Desportivo de Anadia, entre as 17h30 e as 20h30, com entrada gratuita para os utilizadores de aula livre das piscinas, courts de ténis e campo de futebol sintético de 7.

No dia 27, a atividade vai ter lugar no Parque Urbano de Anadia, com uma gincana de bicicleta para crianças, no âmbito do projeto “Ciclismo vai ao Parque da Cidade”, que decorrerá entre as 18h30 e as 19h30. No dia seguinte, 28 de setembro, das 18h30 às 19h30, o Parque Urbano de Anadia volta a ser palco de uma atividade, desta feita, uma aula de Bootcamp.

A semana do desporto termina, no dia 29 de setembro, na Escola Básica 1 de Mogofores, com a atividade “A Brincar também se aprende”, que decorrerá entre as 11h00 e as 12h00.

A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia, sendo desenvolvida em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude. Tem como propósito promover o desporto e a atividade física em toda a Europa e continuar a gerar novas atividades, aproveitando as experiências positivas já existentes. O principal tema da campanha continua a ser “#BeActive” que deverá incentivar cada um a estar ativo durante a “semana”, mas também a permanecer ativo durante todo o ano.

O desporto e a atividade física contribuem de maneira significativa para o bem-estar dos cidadãos europeus. No entanto, o nível da atividade física está atualmente a estagnar e mesmo a baixar nalguns países. A ausência de atividade física, para além do impacto negativo na sociedade e na saúde das pessoas, também tem custos económicos. Além disso, o desporto é um excelente meio de veicular mensagens de tolerância e de reforçar a cidadania em toda a Europa.

À exceção dos dias 23 e 29 de setembro, restritas aos utentes das instituições de solidariedade social do concelho e à comunidade educativa da Escola Básica 1 de Mogofores, respetivamente, todas as restantes atividades são de participação livre e gratuita.

Milhares de voluntários vão limpar praias portuguesas no sábado

Milhares de voluntários vão limpar no sábado praias e zonas subaquáticas de Portugal para assinalar o Dia Internacional da Limpeza Costeira, em mais 150 de ações promovidas pela Fundação Oceano Azul com associações e clubes locais, disse fonte a organização.

Albufeira, Lagoa e Silves, no Algarve, são municípios onde estão previstas ações de limpeza do lixo marinho, mas a iniciativa abrange outras zonas do país e das regiões autónomas da Madeira e Açores, com a organização a estimar que o número de 3.600 voluntários que participaram na edição do ano passado "vai ser ultrapassado".

"Este é o terceiro ano da iniciativa, que surgiu em 2019 com o ímpeto de juntar e agregar as várias iniciativas que iam decorrendo também para celebrar esta data do Dia Internacional da Limpeza Costeira um pouco espalhadas pelo país", contextualizou a responsável de projetos da Fundação Oceano Azul, Flávia Zurga Silva.

A mesma fonte referiu que, em 2019, estiveram "mais de 100 entidades envolvidas" na ação e foram realizadas "65 ações de limpeza numa semana em Portugal", números que, "em 2020, o segundo ano, chegou às 160 ações de limpeza, com quase 200 organizações envolvidas".

"O objetivo é mesmo não só assinalar este dia simbolicamente, com a recolha de lixo nas praias, mas dar visibilidade a todas estas organizações que todo o ano trabalham em prol de um oceano mais limpo e mais saudável", afirmou Flávia Zurga Silva, frisando que o dia internacional da Limpeza Costeira se "assinala sempre no terceiro sábado de setembro".

Este ano, a organização espera "superar os números de 2020", no qual foram recolhidas "ao longo de todo o país, 29 toneladas de lixo marinho", num conjunto de "160 ações", com a participação de "3.600 voluntários", disse a mesma fonte.

"Na zona do futuro parque marinho [do Algarve], os municípios envolvidos, Lagoa Albufeira e Silves, juntaram-se também a esta celebração para assinalar a importância daquela zona e da proteção e conservação daquele espaço", destacou a responsável da Fundação Oceano Azul.

Flávia Zurga Silva frisou que, apesar de haver "ações concertadas naquela zona do Algarve", envolvendo "não só municípios, como organizações ambientais" ou "associações de pescadores" e "centros de mergulho e escolas de surf", a iniciativa estende-se a todo o país e vai envolver também "80 turmas" de escolas nacionais, com "1.300 alunos", em iniciativas a realizar durante os dias úteis da próxima semana.

A responsável de projetos da Fundação frisou a importância da retirada de lixo marinho das zonas costeiras, mas também alertou para a necessidade de catalogar o lixo recolhido, "em conjunto com outros parceiros nacionais, com listas uniformizadas para Portugal" fazer a recolha desses dados.

"É muito importante, claro, fazer estas limpezas e recolher o máximo de lixo possível. Estamos a aliviar o sistema, estamos a ajudar a que este lixo não se degrade, não se separe em milhões de partículas e não firam ou matem animais, mas é muito importante conhecermos o lixo que está nas praias para depois propor medidas ou impor regras", justificou.

Flávia Zurga Silva sublinhou que "o mais importante aqui é mudar comportamentos e atuar na fonte onde este lixo tem origem".

A iniciativa conta com a colaboração do surfista Frederico Morais ou da bodyboarder Joana Schenker, que tem um clube onde ensina a modalidade e "já aderiu com o seu clube nos últimos dois anos", realizando "ações no Algarve, a sua terra".

Por outro lado, a iniciativa está também ligada à a campanha #EUBeachCleanup, que "agrega ações de limpeza em todo o Mundo" para "assinalar a data em cada país", mostrando "o trabalho que se tem desenvolvido em Portugal" ao "juntar tantas organizações e limpezas em simultâneo".

Lusa

Imagem: Essência do Ambiente

Gases de refrigeração ficam na atmosfera 50 mil anos e são 23 mil vezes piores do que CO2

Os gases de refrigeração têm um potencial de aquecimento global 23 mil vezes maior do que o dióxido de carbono e ficam na atmosfera 50 mil anos, alertou hoje a investigadora Ana Pereiro, que salienta a importância da reciclagem.

Atualmente a quase totalidade desses gases, os gases fluorados, são libertados para a atmosfera quando se deixam de usar por exemplo automóveis, aparelhos de ar condicionado ou frigoríficos. O projeto de investigação KET4F-Gas, que tem como um dos parceiros a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa, pretende inverter a situação.

Através do projeto foram, nos últimos três anos, desenvolvidas tecnologias inovadoras para separar e reciclar os gases fluorados no fim do ciclo de vida dos equipamentos e as conclusões do projeto são apresentadas hoje, no ‘webinar’ “Solutions for a Sustainable Management of Fluorinated Greenhouse Gases”. O projeto tem também uma componente de sensibilização para o problema, como explicou Ana Pereiro, investigadora principal da FCT e uma das coordenadoras do projeto.

Os gases fluorados (HFC) substituíram no final da década de 1990 os antigos gases usados nos sistemas de refrigeração, conhecidos como CFC (clorofluorcarbonetos), que eram muito destrutivos da camada de ozono. Os HFC foram na altura considerados ideais, sem serem tóxicos ou inflamáveis, e o seu uso aumentou exponencialmente, lembrou Ana Pereiro, salientando que estes gases fluorados têm afinal um “alto potencial de aquecimento global”.

Por isso, disse, o objetivo do projeto é evitar a libertação desses gases e sensibilizar consumidores, indústria e empresas. Por isso o projeto contempla uma ferramenta ‘online’ e gratuita para, por exemplo, o consumido conhecer melhor que tipo de gás usa o equipamento que está a comprar e poder optar pelos menos poluentes.

“Fizemos uma escala semelhante à etiqueta energética”, explicou, acrescentando que do projeto faz parte também um manual de boas práticas para a indústria.

Ana Pereiro salientou que os compostos em questão são seguros e inofensivos quando estão nos equipamentos, mas que o problema surge quando existem fugas. E a verdade é que só entre 01% e 05% desses gases são recuperados dos equipamentos em fim de vida, ainda que existam unidades de reciclagem.

“Muitas pessoas tiram o cobre dos equipamentos e libertam todo o gás para a atmosfera”, alertou a especialista, acrescentando outro dado: no fim do ciclo de vida dos veículos, por falta de incentivos, o gás é libertado para a atmosfera. “Nenhum veículo chega com gás refrigerante e os ares condicionados chegam também sem esse gás”.

Os gases fluorados têm sido objeto de legislação na União Europeia desde 2015, a emissão para a atmosfera é proibida em Portugal desde 2017, e pretende-se substituí-los por alternativas com menor impacto ambiental até 2030, incentivando-se a investigação e de tecnologias para recuperar, separar e reciclar os gases.

Ana Pereiro alerta para o contrabando de gases fluorados e para o não cumprimento dos regulamentos e a falta de fiscalização, porque não há multas. E diz: “O que propomos é que em vez de se sancionar se incentive as empresas a terem boas práticas, que as empresas que instalem equipamentos com esses gases tenham certificação, que todos percebam que estas boas práticas têm de ser implementadas a nível doméstico e industrial”.

O projeto KET4F-Gas, financiado com dinheiros de Bruxelas e com a participação de 13 sócios e seis entidades associadas de quatro países, Portugal incluído, desenvolveu também tecnologias inovadoras para separar e reciclar os gases fluorados no fim do ciclo de vida dos equipamentos. São, nas palavras de Ana Pereiro, dois protótipos “únicos a nível mundial”, que em outubro devem ser implementados em ambiente real numa empresa gestora de resíduos.

Estima-se que em 2050 até 12% do total de emissões globais de gases com efeito de estufa poderão ter a sua origem em HFC, já que se espera que a procura mundial de energia para equipamentos de refrigeração triplique devido ao aumento da temperatura.

Ana Pereiro salientou a importância de um novo olhar para o problema, incentivando-se a recuperação dos gases fluorados (que são inofensivos para quem os maneja e liberta para a atmosfera). Mas também adiantou que para o setor “não há uma solução perfeita”.

Não havendo o refrigerante perfeito, as misturas que dão os gases fluorados são para já a solução, e “se forem usadas de maneira correta são inofensivas”.

Mas é preciso, salienta, explicar tudo isto às pessoas, porque “as pessoas quando pensam em aquecimento global só pensam no dióxido de carbono”.

Lusa

Candidaturas abertas para a edição 2021/2022 do Parlamento dos Jovens


Fake news: o impacto da desinformação na democracia» é o tema sobre o qual jovens de centenas de estabelecimentos do ensino secundário vão debater e propor soluções.
Está já aberto o período de inscrição das escolas na edição 2021/2022 do Programa Parlamento dos Jovens, este ano com o tema Fake news: o impacto da desinformação na democracia.

O Programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

O Programa culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República:

- Uma Sessão destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico;
- Uma Sessão destinada aos alunos do ensino secundário.

Os objetivos do Programa são:

- Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;

- Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;

- Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;

- Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;

- Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;

- Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;

Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Para mais informações consultar:
Portal do IPDJ: https//ipdj.gov.pt

No âmbito do Projeto Milage Aprender + Município de Silves renova Protocolo com a Universidade do Algarve


O Município de Silves e a Universidade do Algarve renovaram o protocolo de colaboração no âmbito do Projeto MILAGE APRENDER +, traduzido na implementação do “Plano de inovação e promoção do sucesso escolar com as salas APRENDER+© Matemática” nos Agrupamentos de Escolas Silves e Silves Sul, no ano letivo 2021/2022. Este é, assim, o segundo ano letivo em que os alunos do concelho de Silves têm acesso a este projeto que permite aos mesmos, através de uma app concebida para dispositivos móveis, acederem a conteúdos pedagógicos, dentro e fora da sala de aula.
Esta ferramenta de apoio inovadora, que está a merecer o interesse e a adesão de inúmeros municípios portugueses e de quatro países estrangeiros, facilita quer a aprendizagem dos alunos (no que respeita à resolução autónoma de fichas de exercícios), quer a gestão de tempo dos professores (atendendo a que não têm de resolver na sala de aula os exercícios que constam nas fichas integradas na plataforma). Por outro lado, a implementação deste projeto permitirá aos alunos estudar num ambiente gamificado, onde são contemplados diferentes níveis de dificuldade de exercícios, possibilitando, assim, o apoio a alunos com maior dificuldade de aprendizagem e incluir também alunos que estejam num nível mais avançado. A plataforma contempla, ainda, vídeos educacionais para a promoção de diferentes estilos de aprendizagem e para uma aprendizagem ativa centrada no aluno, possibilitando a resolução dos exercícios passo a passo.

Com a renovação deste protocolo pretende-se manter a aposta na promoção do desenvolvimento qualitativo do sistema educativo, através da implementação de práticas pedagógicas inovadoras e de aprendizagem móvel, por forma, a que através de um trabalho em rede, realizado com os diferentes agentes educativos, se desenvolvam projetos mobilizadores e inovadores, ao serviço das aprendizagens dos alunos, fomentando, assim, no seio da comunidade educativa uma cultura de responsabilidade pelo sucesso escolar.

 

Liga MEO Surf - Carina Duarte e Mafalda Lopes destacam-se no arranque da prova feminina em Supertubos


- Favoritas mostraram-se com scores elevados;

- Juventude deu cartas a caminho da ronda 3;

- Afonso Antunes e Camila Cardoso vencem Expression Sessions;

- Dia final do Bom Petisco Peniche Pro com chamada para as 9 horas.
Quadro de resultados - Clique aqui
Fotografias do dia 2 de competição (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas) - Clique aqui
Peniche (17/09/2021) - O Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga MEO Surf, retomou esta sexta-feira na Praia de Supertubos para o arranque da prova feminina, onde as favoritas assumiram as rédeas da ação, mostrando bom surf e conseguindo notas consistentes. Apesar de o mar ter caído em relação à véspera foi ainda possível realizar duas rondas femininas e também as Go Chill Expression Sessions.

A ação retomou em Supertubos ainda antes das 8 horas e, apesar de algumas dificuldades pela frente, as melhores surfistas nacionais não demoraram muito tempo até conseguirem encontrar o ritmo e proporcionarem notas altas. Na ronda inaugural foi Carina Duarte quem mais brilhou, ao conseguir um score total de 14,75, com uma onda excelente de 8,25 pontos pelo meio.

Nesta fase, além da grande exibição da antiga bicampeã nacional de 2008 e 2013, destaque ainda para as performances de Gabriela Dinis (11,55 pontos), Camila Cardoso (11,50) e ainda da recém-coroada campeã nacional Kika Veselko (10,75), que nesta etapa procura a primeira vitória da carreira na Liga MEO Surf. Todas elas venceram os respetivos heats, com as jovens Beatriz Costa e Maria Dias a conquistarem triunfos nas restantes baterias.

Na ronda 2 a tendência manteve-se, mas aqui já foi Mafalda Lopes a conseguir a melhor performance desta fase, com um score de 14, que lhe rendeu o triunfo no heat 1. Num dos heats mais disputados desta ronda Gabriela Dinis (12,15) conseguiu a segunda vitória do dia, com Carina Duarte a avançar também, mas no 2.º posto.

Já Kika Veselko repetiu o score da ronda inaugural para garantir mais um triunfo rumo à ronda 3. A outra vencedora da ronda foi a jovem Constância Simões, vincando assim uma boa afirmação da geração de surfistas mais jovens neste segundo dia de ação em Supertubos. Neste lote também se inclui Maria Dias, outra das grandes surpresas entre as oito surfistas finalistas.

Após uma manhã intensa de ação ficaram já definidas as surfistas que avançam para o dia final do Bom Petisco Peniche Pro, com um grande heat em perspetiva. No heat 1 da ronda 3 Mafalda Lopes, Gabriela Dinis, Carolina Santos e Carina Duarte vão lutar por duas vagas nas meias-finais woman-on-woman, enquanto na outra bateria a disputa será entre Francisca Veselko, Constância Simões, Camila Cardoso e Maria Dias.

Com a ação da maré a não oferecer condições de qualidade, a organização decidiu parar a prova por esta sexta-feira, logo após a realização das Go Chill Expression Session. Do lado masculino foi o jovem Afonso Antunes, atual número dois nacional, a sair vencedor, graças a um blow tail reverse. Já a disputa feminina foi vencida por Camila Cardoso, autora da manobra mais expressiva.

Para este sábado, o dia final do Bom Petisco Peniche Pro tem chamada marcada para as 9 horas, esperando-se que o mar suba ao longo do dia. As expectativas são que os tubos regressem à Praia de Supertubos para coroar em festa os campeões desta etapa.

Agenda para sábado
09H00 – Call terceiro dia de competição
15h00 – Finais do Bom Petisco Peniche Pro
16h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Bom Petisco Peniche Pro

A nível televisivo, tendo presente a proibição de público nos termos legais, o Bom Petisco Peniche Pro poderá ser acompanhado a partir de casa em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2021 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Portugal, Go Chill, Joaquim Chaves Saúde, Superbock, Somersby, Rip Curl, Ericeira Surf and Skate, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Peniche, e o apoio técnico do Península de Peniche Surf Clube e da Federação Portuguesa de Surf.

Fotos: Mafalda Lopes, Afonso Antunes e Camila Cardoso (Jorge Matreno/ANSurfistas)





Nota de pesar pelo falecimento de Sir Clive Sinclair (1940-2021)


É com enorme tristeza que a direção do Museu LOAD ZX SPECTRUM – criado especificamente para homenagear e divulgar o trabalho visionário de Sir Clive Marles Sinclair –, partilha o sentimento de perda que toda uma geração está a sentir nesta altura. O maior responsável pela democratização e generalização no acesso aos microcomputadores na Europa e no mundo faleceu ontem, 16 de setembro, em Londres, aos 81 anos, vítima de doença prolongada.

Curvando-nos perante a grandeza da vida e obra do inventor que contribuiu para o grande avanço das tecnologias digitais, como computadores, sistemas de rádio, relógios, calculadoras, telefones sem fios ou veículos elétricos, queremos manifestar publicamente o nosso pesar pela morte de Sir Clive Sinclair, reiterando o compromisso que esteve na origem do Museu LOAD ZX SPECTRUM, ou seja, aprofundar o estudo, documentar e partilhar o universo das inovações do seu patrono.

Entretanto, a direção do museu vai abrir ainda hoje um livro de condolências online nas plataformas digitais de que dispõe para quem quiser deixar mensagens que serão posteriormente envidas à família.

O LOAD ZX Spectrum, recorde-se, é um espaço museológico na cidade de Cantanhede que surgiu no âmbito de uma parceria da Câmara Municipal com a Associação Geração Spectrum, liderada por João Diogo Ramos, um dos maiores colecionadores mundiais neste domínio.

Trata-se de um projeto, único no mundo, que conta a história das criações de Sir Clive Sinclair e de todos os que, de alguma forma, estiveram envolvidos na revolução tecnológica operada nas últimas duas décadas do século XX, processo que tem também um contributo importante da TIMEX Portugal, conforme se percebe de uma das zonas de exposição do LOAD ZX Spectrum.

Cantanhede, 17 de setembro de 2021
A Direção do Museu LOAD ZX SPECTRUM

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE ARRANCOU EM ÉVORA


À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Évora associou-se às comemorações da Semana Europeia da Mobilidade, que em 2021 decorre oficialmente entre 16 e 22 de setembro.
Enquadrada nesta iniciativa, a Autarquia está a proceder à recolha de informação que se traduzirá num contributo fundamental para o trabalho de construção do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Cidade de Évora, que se encontra em fase de preparação: em concreto, foi disponibilizado no Portal da CME um inquérito sobre mobilidade para o qual desde já a Câmara Municipal agradece a atenção da população através do respetivo preenchimento e submissão on-line das respostas. Para o efeito, é apenas necessário aceder através do link: https://forms.gle/FBnfDWPNyRpymuQFA

Foi também já iniciada a recolha de informação através da monitorização da circulação de pessoas e veículos nas entradas do Centro Histórico de Évora. Também para esta área a Câmara Municipal de Évora solicita a colaboração dos munícipes respondendo a uma pergunta simples, localizada no seguinte link: https://www.cm-evora.pt/questionario-mobilidade-urbana/

Das iniciativas programadas, destacam-se:
- A realização em Évora do “A World for Travel”, Évora Fórum, Turismo Sustentável, que decorreu na Universidade de Évora entre os dias 16 e 17;

- A instalação de equipamento para estacionamento de bicicletas na Escola Secundária Severim de Faria e adaptação de novo local para estacionamento de motociclos;

- Instalação de ciclovia provisória na Rua Cosme Delgado e corredor pedonal na Rua de Serpa Pinto junto à Escola de Santa Clara;

- Instalação de sinalética para proteção de ciclistas na cidade;

- “II Volta às Escolas”;

- Pedonalização da circulação às sextas-feiras na Rua de Santa Clara.

Parlamento vota hoje diploma para limitar margens na comercialização de combustíveis

Os deputados votam hoje, no parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos.

O Governo aprovou em julho, em Conselho de Ministros (CM) uma proposta de lei que permitirá ao executivo limitar as margens na comercialização de combustíveis por portaria, caso considere que estão demasiado altas "sem justificação", segundo o ministro do Ambiente.

Em conferência de imprensa, João Pedro Matos Fernandes disse que este diploma, que abrange também as botijas de gás, seria enviado à Assembleia da República, salientando que a medida será "limitada no tempo".

Esta proposta de lei tem como objetivo "dar ao Governo uma ferramenta para que, quando comprovadamente as margens na venda de combustíveis e botijas de gás forem inusitadamente altas e sem justificação, este poder, por portaria, limitar essas mesmas margens", indicou o governante.

"Uma vez aprovada [a proposta de lei], pode então o Governo, ouvindo sempre a ERSE [Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos] e a Autoridade da Concorrência, por portaria, sempre por períodos limitados no tempo, que imagino um mês, dois meses, fixar administrativamente a margem máxima para a venda dos combustíveis", adiantou então João Matos Fernandes.

O governante recordou que esta margem é "também um somatório de margens que têm a ver com o transporte, com o armazenamento, com a distribuição grossista, com a própria distribuição retalhista", sendo que estes valores de referência "continuam a ser calculados dia a dia por parte da ENSE [Entidade Nacional para o Setor Energético]".

"Uma vez aprovada esta proposta de lei passamos a dispor desta ferramenta", destacou, garantindo que hoje não tem o "Estado qualquer possibilidade" de intervir na limitação dos preços dos combustíveis e da botija de gás.

No plenário irão ainda ser votados três projetos de lei do PCP, para estabelecer um regime excecional e temporário de preços máximos dos combustíveis líquidos, um regime de preços máximos no gás e a desoneração fiscal da eletricidade produzida por fontes de energia renovável, bem como outras medidas para contrariar a escalada inflacionista do preço da eletricidade.

O CDS, por sua vez, vai levar ao parlamento um projeto de lei para a eliminação do aumento do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e o Bloco de Esquerda propõe a introdução de um regime de preços máximos de combustíveis e medidas anti-especulativas na formação dos preços de combustíveis.

Lusa